ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo Em Foco Itapiranga - 10/08/2021

GLOBO EM FOCO – 10/08/21

-COMISSÃO ESPECIAL APROVA DISTRITÃO E COLIGAÇÃO PARA DEPUTADOS

-SC DESTINA MAIS DE TRES MIL DOSES DE VACINAS PARA MORADORES DE RUA

-BOMBEIROS ALERTAM PARA OS RISCOS DE REALIZAR QUEIMADAS

-TUNÁPOLIS PROMOVE CAMPANHA PARA AMAMENTAÇÃO

-SÃO JOÃO DO OESTE APOIA NOVAS ATIVIDADES ECONÔMICAS NA AGRICULTURA

-CRIMES AMBIENTAIS CAUSAM TRANSTORNOS E PREOCUPAÇÕES

-POLÍCIA APREENDE 11 ANIMAIS SILVESTRE ABATIDOS EM TUNÁPOLIS

-IDOSO SOFRE GRAVES FERIMENTOS AO CAIR DE MÁQUINA AGRÍCOLA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 32 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 22 centavos. O euro está valendo seis reais e 12 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.


O Taleban assumiu na segunda-feira o controle de mais duas capitais regionais no Afeganistão. O grupo extremista islâmico domina agora seis dos 34 centros de poder provinciais. Mesmo diante da ofensiva, os Estados Unidos mantiveram o cronograma de retirada de tropas, que devem encerrar no fim do mês uma guerra que já dura 20 anos. Com a retirada das tropas ocidentais, o Taleban iniciou uma agressiva campanha militar. No final de julho, o grupo extremista havia assumido o controle de aproximadamente metade dos 400 distritos do país.


Os bombeiros prosseguem, nesta terça-feira, com os trabalhos de combate aos incêndios que atingem o leste do país há uma semana. Os principais focos estão na ilha de Eubeia, a 200 quilômetros da capital Atenas. Embora a maioria dos incêndios tenha se estabilizado, ou diminuído de intensidade, a questão ainda é preocupante e apresenta um cenário apocalíptico. As chamas destruíram mais de 56 mil hectares na Grécia, nos últimos dez dias, de acordo com o Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais.


A cúpula das Forças Armadas dos Estados Unidos quer que o presidente do país, JOE BIDEN, determine que os militares e civis que trabalham nas forças sejam obrigados a serem vacinados até o meio de setembro. O presidente disse em um comunicado que apoia "fortemente" essa decisão, dizendo que "essas vacinas salvam vidas". No mês passado, BIDEN pediu aos governos estaduais que paguem aos moradores para que eles tomem vacina contra a Covid-19. Ele também decretou novas regras para servidores federais, que precisarão ser vacinados ou então passar por testes regulares. Eles são obrigados a usar máscaras e devem observar algumas restrições a viagens.

A Marinha brasileira informou nesta segunda-feira que o desfile de veículos militares blindados em Brasília nesta terça-feira foi planejado antes da agenda de votação da PEC do voto impresso pela Câmara e "não possui relação com a mesma, ou qualquer outro ato em curso nos Poderes da República". Segundo a Força, um comboio de 150 veículos militares fará a entrega de convite a diversas autoridades da República, entre elas o presidente JAIR BOLSONARO, para participarem do dia de Demonstração Operativa, no próximo dia 16 de agosto. Dos veículos do comboio, 14 viaturas ficarão expostas na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O presidente da Câmara dos Deputados, ARTHUR LIRA, afirmou que não apoia o desfile do tanques militares no dia da votação da PEC do voto impresso e que trata-se de uma “trágica coincidência”.

A Secretaria-Geral da Presidência informou que o governo enviou nesta segunda-feira ao Congresso Nacional a proposta de emenda à Constituição que permitirá ao governo parcelar o em até dez vezes o pagamento de precatórios a partir de 2022. Precatórios são dívidas da União com pessoas físicas, jurídicas, estados e municípios reconhecidas em decisões judiciais definitivas, ou seja, que não são mais passíveis de recursos e que devem ser pagas pelo governo. A estratégia do governo é, com a aprovação da PEC, abrir espaço no orçamento para bancar o programa social conhecido como novo Bolsa Família. Até este ano, o governo vinha pagando integralmente os precatórios. A partir de 2022, a conta passará de 54 bilhões para cerca de 90 bilhões, o que, segundo o Poder Executivo, inviabiliza o lançamento do novo programa social.

A comissão especial da Câmara dos Deputados que discute mudanças nas regras eleitorais aprovou nesta segunda-feira uma proposta de emenda à Constituição que prevê a adoção do modelo "distritão" e a volta das coligações nas eleições para deputados e vereadores. Com a aprovação, o relatório segue para o plenário, ao qual caberá votar qual dos dois modelos deverá ser adotado. Em seguida, a proposta seguirá para o Senado. O sistema atualmente em vigor é o proporcional, pelo qual as cadeiras de deputados são distribuídas proporcionalmente à quantidade de votos recebidos pelos candidatos e pelos partidos, ou seja, os votos nas siglas também são considerados no cálculo. Pelo "distritão", são eleitos os candidatos mais votados individualmente, desconsiderando os votos nas siglas.

A pandemia obrigou muitos restaurantes já consagrados em Santa Catarina a fecharem as portas. Mesmo aqueles que conseguiram sobreviver à crise desde março de 2020, estão funcionando com dificuldades. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, sete em cada dez restaurantes estão endividados. O setor contava com aproximadamente 15 mil estabelecimentos em Santa Catarina antes da pandemia e 100 mil empregos gerados diretamente. No entanto, enquetes feitas pela Abrasel mostram que 30 por cento dos restaurantes foram fechados e no auge da pandemia, houveram 40 por cento de demissões no setor em Santa Catarina.


Está mantida a previsão do Calendário Estadual de Vacinação contra a Covid-19 de aplicar, ao menos a primeira dose da vacina em toda a população adulta, com 18 anos ou mais, até o dia 31 de agosto. Para isso devem ser entregues pelo Ministério da Saúde 900 mil doses ao longo deste mês, de acordo levantamento da Secretaria da Saúde. O superintendente de vigilância em saúde, EDUARDO MACÁRIO, explicou que apesar das irregularidades nas entregas de vacinas, por parte do Ministério da Saúde, a previsão é que o estado receba a partir de agora, por semana, aproximadamente 300 mil doses, quantitativo suficiente para vacinar toda a população adulta. Levantamento realizado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica nesta segunda-feira, mostra que 147 mil e 31 pessoas que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 não retornaram.


Santa Catarina reservou doses que recebeu da vacina Janssen para aplicação exclusiva na população em situação de rua. Um lote com três mil e 300 imunizantes do fabricante chegou ao estado na sexta-feira. Essa vacina é aplicada em dose única. A medida é para aumentar o número de vacinados neste público e facilitar a imunização completa. No final de maio, doses da Astrazeneca foram encaminhadas aos muniípios para aplicação em pessoas em situação de rua. Foram cerca de cinco mil 300 mil doses distribuidas, mas apenas mil 360 pessoas do grupo foram vacinadas. Agora, os imunizantes da Janssen para moradores de rua só serão distribuídos após levantamento dos municípios sobre quantas pessoas do grupo ainda não foram vacinadas.

Geadas e falta de chuva deixa os bombeiros em alerta para risco de queimadas. Cenário é favorável para a propagação do fogo. O comandante do Corpo de Bombeiros de Itapiranga, sargento ANDRE RAUBER, lembra que agosto é um mês marcado por queimadas no preparo de lavoras. O comandante ressalta que os municípios de São João do Oeste e Itapiranga, área de atuação do quartel dos bombeiros, possuem menor índice de queimadas. RAUBER aponta que a população está mais consciente sobre o risco do fogo fugir do controle e gerar vários problemas com prejuízos consideráveis.

Incêndios possuem origem por ação do homem. Até mesmo bituca de cigarro pode gerar queimada de vegetação. O comandante dos bombeiros de Itapiranga cita que as pessoas ainda insistem em realizar queimadas sem os devidos cuidados. ANDRÉ RAUBER afirma que é preciso ter bastante atenção com o isolamento da área, evitar iniciar o fogo nas horas mais quentes do dia e quando tiver ocorrendo vento. O comandante informa que o quartel está preparado para realizar o combate de chamas, incluindo uma viatura adaptada com tração quatro por quatro e tanque de mil litros que permite acessar locais mais restritos e com resultado mais eficiente. De acordo com RAUBER, também é importante o apoio dos agricultores que utilizam tratores com tanques de água no combate a incêndio. Segundo o sargento, está em desenvolvimento uma campanha de divulgação e conscientização sobre a importância de medidas preventivas do combate a incêndios.

Pesquisa confirma tendência de crescimento de audiência do rádio no público jovem. A pesquisa Share Of Ear" da Edison Research confirmou a tendência de crescimento de audiência do rádio no público jovem. O levantamento destacou que a programação do rádio também está inserida na redes sociais e ampliando ainda mais sua audiência, principalmente entre os jovens. Segundo o Diretor da Rede Peperi de Comunicação, ADILSON BALDISSERA, o rádio se projeta cada vez mais e vem consolidando a sua importância em diferentes plataformas. Ele ressaltou que rádio ainda é o melhor meio de comunicação para os ouvintes e anunciantes.

Maioria dos deputados catarinenses votará a favor do voto impresso. Se dependesse da bancada catarinense na Câmara dos Deputados, a PEC do voto impresso seria aprovada sem qualquer dificuldade. Até a manhã desta terça-feira, data em que a proposta deve entrar em votação, 11 dos 16 deputados federais de Santa Catarina já haviam se manifestado a favor da mudança. Além do núcleo mais próximo ao presidente JAIR BOLSONARO, como os deputados CAROLINE DE TONI, DANIEL FREITAS e CORONEL ARMANDO, todos do PSL, as manifestações também partiram de alguns políticos tradicionais, como os deputados ANGELA AMIN do PP e CELSO MALDANER, do MDB.

No caso de MALDANER, o voto a favor da PEC contraria a orientação do partido. O mesmo ocorre com RODRIGO COELHO do PSB e DARCI DE MATOS, do PSD, que também se manifestaram a favor do voto impresso, embora os partidos tenham orientado voto contrário. Até a manhã desta terça-feira, 10, apenas o deputado PEDRO UCZAI, do PT havia se manifestado contra o voto impresso. Ainda não haviam se manifestado os deputados CARLOS CHIODINI, CARMEN ZANOTTO, GEOVANIA DE SÁ e RICARDO GUIDI.

DNIT alerta para detonações de rochas na BR-163. O comunicado relata o andamento das obras de adequação de capacidade, restauração, melhoramentos e eliminação de pontos críticos na rodovia BR-163. , informamos a seguir a programação para realização de serviços de detonação de rochas, que incorrerão no bloqueio da rodovia: Dia 11/08/2021 (quarta-feira), entre os km 104 e km 106, em São José do Cedro, na região do Distrito Industrial, às 15:00h; Dia 12/08/2021 (quinta-feira), km 106, em São José do Cedro, na região do Distrito Industrial, às 15:00h. Esses trabalhos serão executados pela empresa contratada pelo DNIT, a qual disponibilizará equipes para sinalização e orientação do trânsito. Serão adotadas medidas para minimizar o impacto na fluidez do trânsito, mediante a realização de pequenos desmontes, os quais poderão incorrer em interrupções pontuais e de curta duração.

Secretaria da Agricultura de São João do Oeste apoia novas atividades econômicas no meio rural. Objetivo é viabilizar culturas pouco exploradas economicamente. O cenário de profissionalização e alto volume de produção em atividades tradicionais do setor agrícola, desperta interesse por renda alternativa. O secretário da Agricultura de São João do Oeste acredita que o município possui potencial para fontes de rendas que não são exploradas no momento. ROGÉRIO RECH aponta como exemplos a psicultura, horticultura e fruticultura. Alerta para a necessidade de ter conhecimento técnico, realizar investimentos e adotar logística de mercado que torne a produção completiva. O secretário afirma que existem grandes distribuidores que oferecem alta competividade de preço ao longo do ano.

O pequeno produtor rural precisar buscar uma logística diferente para fugir da concorrência em grande volume. Segundo ROGÉRIO RECH, existe espaço até mesmo na comercialização para industrias estabelecidas no município interessadas em fortalecer esta cadeia produtiva. A psicultura é considerada uma atividade econômica viável, porém ainda com um longo caminho pela frente. O secretário da Agricultura de São João do Oeste garante que o município está fazendo sua parte com diversos programas disponíveis. ROGÉRIO RECH cita a importância dos produtores esclarecerem dúvidas, pois a secretaria está disponível para prestar o melhor atendimento. Avalia que muitos produtores estão empenhados e isso é constatado nos encaminhamentos de renovação de licenças ambientais e novas solicitações. Ressalta que isso é sinal de preocupação com a legislação vigente que é bastante exigente.

Tunápolis desenvolve ações voltadas para a saúde da mulher e bebe. Grupo de Gestantes segue com trabalhos online por meio de chama de vídeo. As orientações são repassadas por enfermeiras, nutricionista e médico visando contribuir em vários aspectos. Segundo a enfermeira da Secretaria da Saúde de Tunápolis PAOLA PICCOLI, o aleitamento materno é indispensável até o sexto mês. A recomendação é seguir até os dois anos com amamentação sendo o alimento complementar. O período de amamentação depende de vários fatores e será determinado pela mãe. A enfermeira lembra que são várias vantagens para a saúde da mãe e do bebe com desenvolvimento mais seguro da criança que recebe anticorpos a partir da amamentação.

Os grupos formados em Tunápolis possuem encontros semanais com abordagens sobre alimentação durante a gestação, parto, cuidados com o recém-nascido, amamentação e alimentação do bebe. A formação de grupos ocorre com apoio das agentes comunitárias da saúde. PAOLA relata alguns benefícios do leito materno. A enfermeira PAOLA PICCOLI, reconhece que no sistema online o trabalho perde um pouco o vínculo na experiencia das atividades realizadas, porém segue com grande contribuição as gestantes. A enfermeira que a decisão é da mãe quando parar de amamentar. PAOLA reforça que o leite materno é o melhor alimento que pode ser fornecido para a criança, principalmente até o seis meses de vida.

Comandante alerta para frequentes ocorrência de crimes ambientais na região. Municípios de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste registram seguidas irregularidades. Desmatamento está entre as principais demandas na região, com agravante nos municípios de fronteira com a Argentina. O corte de floresta sem autorização ambiental e intervenções em Áreas de Preservação Permanente são crimes comuns. Outra situação considerada grave é a poluição causada por dejetos de suínos que causa diversos danos. Conforme o comandante do Pelotão da Polícia Militar Ambiental, tenente ALCENIR MINUSCULI, as irregularidades são constatadas durante patrulhamento de rotina ou por meio de denúncias. Ele observa que são constatados crimes ambientais e infrações administrativas ambientais. De acordo com o tenente, antes de realizar qualquer ação é preciso conferir a legalidade para não cometer crime ou infração ambiental.

ALCENIR MINUSCULI lembra que situações até simples acabam gerando transtornos judiciais, despesas e as pessoas responsáveis ainda terão que recuperar o dano causado ao meio ambiente. O comandante da Polícia Ambiental informa que após as constatações de ilegalidades ambientais, ocorre procedimento criminal encaminhado ao poder judiciário e ainda o processo administrativo, que é realizado pela Polícia Militar Ambiental, podendo gerar dupla penalização. ALCENIR MINUSCULI ressalta que é importante que as pessoas tenham a consciência que o meio ambiente é um bem comum, porém com necessidade de respeitar as questões legais nos cursos hídricos e cortes de árvores. Até mesmo os dejetos de suínos levados para as lavouras também podem configurar crime ambiental caso não sigam as normas estabelecidas.

O tenente avalia que muitas infrações são cometidas por sensação de impunidade e os autores acabam tendo grandes transtornos. MINUSCULI lembra que o licenciamento ambiental está mais acessível com a parceria dos municípios com o Conder Ambiental. Observa ainda que a equipe da Polícia Militar Ambiental possui uma grande demanda e tem ocorrências na fila para atendimento. O pelotão está bem equipado para o serviço e conta com parceria da Unoesc para análise da água quando envolve questões de poluição de rios. A população possui facilidade de acesso a denúncias, sendo que o canal oficial é o número 190 ou diretamente no pelotão da Policia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste.

Idoso sofre graves ferimentos ao cair de máquina agrícola. Um homem de 62 anos ficou gravemente ferido ao cair de uma máquina agrícola. Foi por volta das 15 horas e 30 minutos de ontem, na Linha Araçazinho, interior de Cunha Porã. O Corpo de Bombeiros foi acionado, porém a vítima já estava sendo conduzida ao hospital. O idoso estava inconsciente, com pulso fraco e dificuldade de respiração, além de um possível traumatismo craniano. A vítima foi encaminhada ao pronto socorro da fundação hospitalar de Cunha Porã. Devido à gravidade dos ferimentos a vítima foi transferida pelo Saerfron ao Hospital Regional de Chapecó.

Incêndio atinge área de sete mil metros quadrados. Foi por volta das 19 horas de ontem. O Corpo de Bombeiros de São Lourenço do Oeste foi chamado para combater um incêndio próximo à estrada de acesso à linha São Braz. O fogo acorreu numa área de preservação permanente, com fontes de água e mata nativa. O combate às chamas durou aproximadamente uma hora apagar o fogo.

Veículo furtado no interior é encontrado desmontado na BR-282. A Polícia Militar de São Miguel do Oeste atendeu na noite desta segunda-feira, uma ocorrência de recuperação de objeto furtado. Conforme informado na Central Regional de Emergências, às margens da BR-282 haviam duas pessoas em atitude suspeita. Elas estavam em posse de uma motocicleta e estariam realizando o desmonte de um automóvel. Os policiais se deslocaram até o local informado e em rondas não localizou os autores, porém, encontrou uma Saveiro que estava desmontada. O proprietário do veículo foi acionado e informou que o mesmo havia sido furtado da sua chácara na última semana.

Motociclista se envolve em acidente com máquina de sinalização viária no centro de SMOeste. Um motociclista sofreu ferimentos leves ao colidir contra uma máquina que realiza a pintura de sinalização viária na tarde desta segunda-feira, na Avenida Getúlio Vargas, centro de São Miguel do Oeste. O motociclista seguia pela avenida quando colidiu na lateral do equipamento do DEMUTRAN, Departamento Municipal de trânsito. O Corpo de Bombeiros foi acionado e atendeu o jovem com escoriações. Ele foi encaminhado ao atendimento médico do Hospital Regional. A Polícia Militar foi acionada e além de controlar o trânsito fez todos os levantamentos necessários.

A Polícia Militar Ambiental apreendeu 11 animais já abatidos na noite de domingo, em Tunápolis. Segundo a unidade da PMA de São Miguel do Oeste, os animais, da fauna silvestre brasileira, são provenientes de caça. Eles foram encontrados durante atividades de fiscalização realizadas no interior do município, quando os policiais abordaram um veículo conduzido por um homem. Diante do constatado foram instaurados os procedimentos administrativo e criminal cabíveis pela prática da infração ambiental. O homem não possuía antecedentes por este tipo de crime e foi liberado. O veículo foi recolhido por conta de irregularidades relacionadas à legislação de trânsito.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.