ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 10/08/21

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 22 centavos. O euro está valendo seis reais e 12 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

O Taleban assumiu na segunda-feira o controle de mais duas capitais regionais no Afeganistão. O grupo extremista islâmico domina agora seis dos 34 centros de poder provinciais. Mesmo diante da ofensiva, os Estados Unidos mantiveram o cronograma de retirada de tropas, que devem encerrar no fim do mês uma guerra que já dura 20 anos. Com a retirada das tropas ocidentais, o Taleban iniciou uma agressiva campanha militar. No final de julho, o grupo extremista havia assumido o controle de aproximadamente metade dos 400 distritos do país.

Os bombeiros prosseguem, nesta terça-feira, com os trabalhos de combate aos incêndios que atingem o leste do país há uma semana. Os principais focos estão na ilha de Eubeia, a 200 quilômetros da capital Atenas. Embora a maioria dos incêndios tenha se estabilizado, ou diminuído de intensidade, a questão ainda é preocupante e apresenta um cenário apocalíptico. As chamas destruíram mais de 56 mil hectares na Grécia, nos últimos dez dias, de acordo com o Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais.

A cúpula das Forças Armadas dos Estados Unidos quer que o presidente do país, JOE BIDEN, determine que os militares e civis que trabalham nas forças sejam obrigados a serem vacinados até o meio de setembro. O presidente disse em um comunicado que apoia "fortemente" essa decisão, dizendo que "essas vacinas salvam vidas". No mês passado, BIDEN pediu aos governos estaduais que paguem aos moradores para que eles tomem vacina contra a Covid-19. Ele também decretou novas regras para servidores federais, que precisarão ser vacinados ou então passar por testes regulares. Eles são obrigados a usar máscaras e devem observar algumas restrições a viagens.

A Marinha brasileira informou nesta segunda-feira que o desfile de veículos militares blindados em Brasília nesta terça-feira foi planejado antes da agenda de votação da PEC do voto impresso pela Câmara e "não possui relação com a mesma, ou qualquer outro ato em curso nos Poderes da República". Segundo a Força, um comboio de 150 veículos militares fará a entrega de convite a diversas autoridades da República, entre elas o presidente JAIR BOLSONARO, para participarem do dia de Demonstração Operativa, no próximo dia 16 de agosto. Dos veículos do comboio, 14 viaturas ficarão expostas na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O presidente da Câmara dos Deputados, ARTHUR LIRA, afirmou que não apoia o desfile de tanques militares no dia da votação da PEC do voto impresso e que trata-se de uma “trágica coincidência”.

A Secretaria-Geral da Presidência informou que o governo enviou nesta segunda-feira ao Congresso Nacional a proposta de emenda à Constituição que permitirá ao governo parcelar em até dez vezes o pagamento de precatórios a partir de 2022. Precatórios são dívidas da União com pessoas físicas, jurídicas, estados e municípios reconhecidas em decisões judiciais definitivas, ou seja, que não são mais passíveis de recursos e que devem ser pagas pelo governo. A estratégia do governo é, com a aprovação da PEC, abrir espaço no orçamento para bancar o programa social conhecido como novo Bolsa Família. Até este ano, o governo vinha pagando integralmente os precatórios. A partir de 2022, a conta passará de 54 bilhões para cerca de 90 bilhões, o que, segundo o Poder Executivo, inviabiliza o lançamento do novo programa social.

A comissão especial da Câmara dos Deputados que discute mudanças nas regras eleitorais aprovou nesta segunda-feira uma proposta de emenda à Constituição que prevê a adoção do modelo "distritão" e a volta das coligações nas eleições para deputados e vereadores. Com a aprovação, o relatório segue para o plenário, ao qual caberá votar qual dos dois modelos deverá ser adotado. Em seguida, a proposta seguirá para o Senado. O sistema atualmente em vigor é o proporcional, pelo qual as cadeiras de deputados são distribuídas proporcionalmente à quantidade de votos recebidos pelos candidatos e pelos partidos, ou seja, os votos nas siglas também são considerados no cálculo. Pelo "distritão", são eleitos os candidatos mais votados individualmente, desconsiderando os votos nas siglas.

A pandemia obrigou muitos restaurantes já consagrados em Santa Catarina a fecharem as portas. Mesmo aqueles que conseguiram sobreviver à crise desde março de 2020, estão funcionando com dificuldades. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, sete em cada dez restaurantes estão endividados. O setor contava com aproximadamente 15 mil estabelecimentos em Santa Catarina antes da pandemia e 100 mil empregos gerados diretamente. No entanto, enquetes feitas pela Abrasel mostram que 30 por cento dos restaurantes foram fechados e no auge da pandemia, houveram 40 por cento de demissões no setor em Santa Catarina.

Está mantida a previsão do Calendário Estadual de Vacinação contra a Covid-19 de aplicar, ao menos a primeira dose da vacina em toda a população adulta, com 18 anos ou mais, até o dia 31 de agosto. Para isso devem ser entregues pelo Ministério da Saúde 900 mil doses ao longo deste mês, de acordo levantamento da Secretaria da Saúde. O superintendente de vigilância em saúde, EDUARDO MACÁRIO, explicou que apesar das irregularidades nas entregas de vacinas, por parte do Ministério da Saúde, a previsão é que o estado receba a partir de agora, por semana, aproximadamente 300 mil doses, quantitativo suficiente para vacinar toda a população adulta.Levantamento realizado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica nesta segunda-feira, mostra que 147 mil e 31 pessoas que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 não retornaram.

Santa Catarina reservou doses que recebeu da vacina Janssen para aplicação exclusiva na população em situação de rua. Um lote com três mil e 300 imunizantes do fabricante chegou ao estado na sexta-feira. Essa vacina é aplicada em dose única. A medida é para aumentar o número de vacinados neste público e facilitar a imunização completa. No final de maio, doses da Astrazeneca foram encaminhadas aos municípios para aplicação em pessoas em situação de rua. Foram cerca de cinco mil 300 doses distribuídas, mas apenas mil 360 pessoas do grupo foram vacinadas. Agora, os imunizantes da Janssen para moradores de rua só serão distribuídos após levantamento dos municípios sobre quantas pessoas do grupo ainda não foram vacinadas.

Secretaria de Saúde de Campo Erê imuniza pessoas de 28 anos contra coronavírus. A coordenadora da vigilância em saúde – SAMARA RONCHI, anuncia que a partir de hoje, qualquer pessoa do município com 28 anos ou mais, pode ir se vacinar. Para trabalhadores da indústria a idade é ainda mais baixa, com imunizantes disponíveis para quem tem acima de 23 anos. SAMARA informa que a aplicação vai começar às 13 horas, na unidade sede do posto de saúde, indo até às 17 horas, ou enquanto houver doses disponíveis. Comenta que a procura pelo público jovem tem sido muito grande.

Estado manda imunizar 75 por cento de uma faixa-etária antes de iniciar a nova. SAMARA RONCHI garante que respeita a ordem do Governo do Estado, e que a busca pela vacina em Campo Erê está sendo muito boa. Explica que no caso de outros municípios que já estão vacinando pessoas mais novas, pode ser devido à baixa procura, obrigando a saúde pública a baixar a idade para não ficar com doses paradas. A coordenadora da vigilância em saúde de Campo Erê informa que amanhã começa a aplicar a segunda dose em quem recebeu a primeira vacina no dia 31 de maio. Segundo SAMARA, são idosos, pessoas com comorbidades e profissionais da educação e segurança.

Estação meteorológica de Anchieta integra uma rede que faz cobertura em todo Estado. JACIR STRAPAZZON – extensionista da Epagri e responsável pela estação, compara a sua com a estação de Novo Horizonte. Elas coletam dados que são enviados a toda hora para o Ciram, em Florianópolis, que tem meteorologistas que trabalham as informações para poderem elaborar a previsão do tempo. JACIR diz que é muito importante os produtores terem as previsões para a semana, 15 ou até 90 dias com antecedência. Ele observa que cada vez mais existe precisão nas previsões e isso é importante.

A ação do homem tem contribuído cada vez mais para os rigores do clima como estiagem muito longa ou chuvas demais num curto período. O extensionista da Epagri JACIR STRAPAZZON assegura que isso acontece pelos desmatamentos e falta de preservação dos mananciais de água. O técnico não recomenda plantar milho antes de 15 de setembro. É que estão previstas pelo menos mais duas ondas fortes de frio até lá. Mas o problema maior é a escassez de chuva para a região. Não há boas previsões de precipitação para melhorar os mananciais. Por isso é preciso guardar água o máximo que se pode através de cisternas.

É para preservar a pouca água que tem, que a Secretaria de Agricultura de Santa Catarina criou programas para auxiliar os plantadores. Conforme o extensionista da Epagri JACIR STRAPAZZON, existem vários incentivos aos agricultores que precisam mandar fazer projetos para captação e armazenamento de água da chuva ou de fonte.

Presidente da Câmara de Vereadores de Campo Erê faz avaliação do primeiro semestre. JOSÉ ATÍLIO BOARETO traz um levantamento das principais ações do legislativo, desde o início do ano até agora. Foram aprovados 43 projetos de lei, 6 projetos de lei complementar, apresentadas 38 indicações e 10 requerimentos. Ao todo foram realizadas 25 sessões ordinárias e 9 extras. O presidente assegura que nenhum projeto está pendente de votação ou baixado em alguma comissão.

Vereadores de Campo Erê foram buscar junto a seus deputados importantes emendas parlamentares. De acordo com o presidente JOSÉ ATÍLIO BOARETO, eles conseguiram encaminhar mais de 2 milhões de reais que se forem confirmados, vão ser distribuídos para os mais diversos setores do município. BOARETO aproveita para informar que tem um projeto concluído para reformar o prédio da Câmara de Vereadores. É que o prédio está apresentando muitas infiltrações e goteiras. Outra providência será a construção de uma rampa de acesso para cadeirantes. Ele quer providenciar também uma sala adequada para arquivar documentos.

Município realiza capacitação na atividade leiteira. O prefeito de Palma Sola, CLEOMAR MANTELLI participou do curso de “Sustentabilidade Leiteira” promovido pela Epagri em parceria com a Secretaria de Agricultura. O encontro foi realizado no Centro de Convivência dos Idosos e contou também com a participação do secretário JULIANO ZANDONÁ, servidores da pasta, presidente da Câmara de Vereadores CLAIR MUNARO, extensionistas da Epagri e agricultores.

Essa é a segunda turma do curso, neste ano a proposta é “Produção de Leite à Base de Pastagens Perenes”. O coordenador de pecuária da Epagri, JEAN PILGER, comandou a apresentação e dinâmica do assunto. 13 agricultores de Palma Sola participam da capacitação. De acordo com o prefeito KIKO, os demais encontros serão realizados na propriedade de cada um deles com dia de campo e práticas demonstrativas.

Curso na atividade leiteira é dividido em oito etapas. Segundo o extensionista da Epagri de Palma Sola, MARCOS FURLAN, esse grupo nasceu em 2020, mas devido à pandemia estava paralisado. Ele fala que essa retomada já contou com uma visita numa propriedade em Guaraciaba de 13 agricultores. Frisa que a nova etapa está prevista para o dia 26, agora de agosto, onde será discutida a implantação de pastagem perene e a implantação do sistema.

O extensionista da Epagri menciona que o curso é desenvolvido em oito etapas, sendo seis possíveis fazer esse ano e duas no ano que vem, inclusive com excursão para São Lourenço do Oeste. MARCOS FURLAN da Epagri de Palma Sola explica que essa segunda turma demonstrou que os jovens estão se interessando pela atividade de leite, pois em 2019 o primeiro curso teve a participação de pessoas mais velhas.

Nove agricultores implantam cisternas no munícipio. A informação é do secretário de Agricultura de Palma Sola, JULIANO ZANDONÁ. Ele explica que foi aprovada uma lei de incentivo com horas máquinas da prefeitura para confecção das cisternas. A ideia é utilizar os programas do Governo do Estado em parceria com o município de Palma Sola para sanar um pouco os problemas de estiagem que assolam a região e com isso, já foram nove construídas e tem projeto para mais seis.

O secretário de agricultura relata que a procura pelas cisternas está sendo satisfatória. JULIANO, fala que a maioria está pronta só esperando as chuvas para enche-las. Quem tiver interesse em saber como funciona podem procurar a Secretaria de Agricultura de Palma Sola ou então a Epagri que são parceiras no programa. O agricultor de Palma Sola tem direito a 15 horas máquinas para construção de cisternas.

Incêndio atinge área de sete mil metros quadrados. Por volta das 19 horas e 20 minutos de ontem, o Corpo de Bombeiros foi chamado próximo à estrada de acesso à linha São Braz, em Vitorino, divisa com São Lourenço do Oeste. O local ficava a aproximadamente um quilometro do contorno viário Armindo Echer, na SC-157. O fogo aconteceu numa área de preservação permanente, com fontes de água, e ia em direção a um local de mata nativa. Os Bombeiros imediatamente iniciaram o combate às chamas, que durou aproximadamente 50 minutos, mas utilizando cerca de dois mil e 500 litros de água, conseguiram apagar o fogo e preservar 250 mil metros quadrados de mata.


Cachorro é morto após ter supostamente mordido uma pessoa. Na última sexta-feira, o Departamento de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Marmeleiro recebeu uma denúncia de que um cão havia sido morto a machadadas após morder uma pessoa da família no bairro Ipiranga, em Marmeleiro. No sábado um morador da comunidade de Linha Pocinho, encontrou um cachorro na beira da estrada, que estava muito ferido, porém ainda com vida e agonizando. O homem socorreu o animal e levou até o departamento de Meio Ambiente. Um grupo de proteção voluntária de animais do município foi informado sobre o estado do cão e o encaminhou a um veterinário.

O profissional constatou traumatismo crânio encefálico, perda dos dois olhos e fratura exposta na mandíbula, causada pelo ferimento na cabeça. O cão recebeu atendimento, mas não resistiu e morreu na tarde de sábado. A ocorrência foi registrada na delegacia da Polícia Civil e Polícia Ambiental. Serão abertos procedimentos judiciais e o responsável pela morte do animal deverá responder pelo crime, podendo ser condenado a dois a cinco anos de prisão, multa, responsabilidade pelos custos no atendimento veterinário e ainda deve responder por crime ambiental. A orientação em caso de ataque de animal a uma pessoa, é procurar a polícia, porém nunca ferir ou matar o animal, que caracteriza crime.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.