ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em foco Itapiranga - 10/07/2025

GLOBO EM FOCO – 10/07/25

-LULA REBATE TRUMP E DIZ QUE TARIFAS TERÃO RESPOSTA PELA LEI DE RECIPROCIDADE

-SC ALCANÇA MARCO HISTÓRICO COM EXPORTAÇÕES DE CARNE SUÍNA EM 2025

-ASSEMIT PROMOVE PROJETO DO PROGRAMA ACELERAÇÃO DE NÚCLEOS

-BANDA DO BIERWAGEN DEFINE DETALHES PARA SEMANA ALEMÃ

-FEIRA DO LIVRO TERÁ INTEGRAÇÃO COM OUTROS EVENTOS EM ITAPIRANGA

-PRESIDENTE DA CÂMARA APONTA AUMENTO DE SERVIDORES NO EXECUTIVO

-POLÍCIA PRENDE HOMEM SUSPEITO COMPARTILHAR PORNOGRAFIA INFANTIL

-MORADOR DE RUA É VÍTIMA DE AGRESSÃO A FACADAS

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com poucas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de oito graus. A máxima pode chegar a 23 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar abriu a sexta-feira cotado em cinco reais e 54 centavos. O euro está valendo seis reais e 49 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0043 centavos.

O número de mortes causadas pelas enchentes que atingiram o Texas, nos Estados Unidos, desde sexta-feira passada aumentou novamente para 119 nesta quarta-feira, segundo autoridades locais. Outras 173 pessoas seguem desaparecidas. O presidente DONALD TRUMP afirma que visitará as regiões afetadas na sexta. As inundações, que começaram de forma repentina no feriado de 4 de julho, atingiram de forma majoritária seis condados do Texas. A origem das enchentes foram chuvas torrenciais que elevaram em 9 metros o nível do Rio Guadalupe em apenas duas horas, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia. Só no condado de Kerr ocorreram 95 das mais de 100 mortes registradas no total, com 161 desaparecidos.

A União Europeia anunciou nesta quarta-feira um plano inédito na história do bloco para armazenar bens essenciais como alimentos, água, combustível e medicamentos em caso de crise, como pandemias, desastres naturais, apagões, ameaças nucleares ou químicas e conflitos. A "estratégia de estocagem" foi justificada diante de tensões geopolíticas crescentes, ataques híbridos e cibernéticos patrocinados por governos estrangeiros, tentativas de interferência estrangeira e mudanças climáticas. O bloco, que reúne 27 países, também está investindo maciçamente para ampliar suas capacidades militares até 2030.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, começou a enviar nesta quarta-feira a segunda leva de cartas para notificar parceiros comerciais. Ele definiu tarifas mínimas sobre produtos importados, que variam entre 20 e 50 por cento, a depender do país, com validade a partir de primeiro de agosto. Nesta segunda etapa, oito países foram notificados até agora: Argélia, Brasil, Brunei, Filipinas, Iraque, Líbia, Moldávia e Sri Lanka. Só na segunda-feira, o republicano enviou os documentos a 14 nações. Na prática, a medida funciona como um mecanismo de pressão internacional para defender os interesses comerciais dos Estados Unidos.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, considerado a inflação oficial do país, registrou uma alta de zero vírgula 24 por cento em junho, conforme dados divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Com o resultado, ficou confirmado que o Brasil descumpriu a meta de inflação estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional. Pela nova regra da meta contínua — em vigor desde janeiro — há descumprimento quando a inflação oficial fica fora do intervalo de tolerância por seis meses consecutivos. Oito dos nove grupos pesquisados pelo IBGE apresentaram alta em junho, entre eles, habitação, artigos de residência, vestuário e transporte.


O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, mandou nesta quarta-feira uma carta pública ao presidente LULA e anunciou uma tarifa de 50 por cento sobre produtos brasileiros. A nova taxa está prevista para entrar em vigor em primeiro de agosto. Ao justificar a elevação da tarifa sobre o Brasil, TRUMP citou JAIR BOLSONARO e disse ser "uma vergonha internacional" o julgamento do ex-presidente no Supremo Tribunal Federal. TRUMP cita ainda que a balança comercial com o Brasil é desfavorável aos Estados Unidos. Após o anúncio, o presidente LULA afirmou que o Brasil "não aceitará ser tutelado por ninguém" e que o aumento unilateral de tarifas sobre exportações brasileiras será respondido com base na Lei da Reciprocidade Econômica. Em reunião nesta quarta-feira no Itamaraty, o governo brasileiro disse a representantes da embaixada dos EUA que devolve a carta de TRUMP.

A decisão de DONALD TRUMP de taxar o Brasil em 50 por cento provocou preocupações imediatas com as possíveis consequências sobre a saúde das empresas. A Associação Brasileira das Exportadoras de Carne declarou que o aumento da tarifa atrapalha o comércio e afeta negativamente o setor produtivo. A entidade informou que é importante que questões geopolíticas não se transformem em barreiras ao abastecimento global. A Frente Parlamentar da Agropecuária afirmou que haverá impactos no câmbio e consequente aumento de custo de insumos importados, que isso afeta a competitividade das exportações brasileiras; que a diplomacia é o caminho mais estratégico. A Confederação Nacional da Indústria afirmou que não há qualquer fato econômico que justifique uma medida desse tamanho. A CNI argumentou que, ao contrário do que diz o governo americano, há mais de 15 anos os Estados Unidos mantêm superávit nas relações com o Brasil.

As apreensões de drogas em rodovias estaduais catarinenses aumentaram expressivamente no último ano. No caso do crack, o aumento entre o primeiro semestre de 2024 e 2025 foi de mais de 500 por cento. Já a maconha teve aumento de 263 por cento nas apreensões no período. Os dados referentes a apreensões de drogas no primeiro semestre de 2025 foram divulgados pela Polícia Militar de Santa Catarina nesta quarta-feira. Em 2025, foram apreendidas 12 vírgula sete toneladas de maconha e 50 quilos de crack. Também foram apreendidos 244 mil maços de cigarros contrabandeados, 19 armas de fogo e mil 492 munições nas rodovias estaduais de Santa Catarina.

Santa Catarina alcançou um marco histórico nas exportações de carne suína em junho e no acumulado do primeiro semestre de 2025, consolidando sua liderança nacional no setor. O estado exportou 369 mil toneladas de carne suína entre janeiro e junho, gerando uma receita recorde de 904 milhões de dólares, o melhor resultado da série histórica desde 1997, tanto em volume quanto em valor. Em junho, foram embarcadas 69 mil e 800 toneladas de carne suína, movimentando 178 milhões de dólares, o maior faturamento mensal já registrado pelo setor e o segundo melhor desempenho da série histórica em volume. O crescimento foi impulsionado pela forte demanda de países asiáticos como Japão, China e Filipinas.

O tarifaço de 50 por cento anunciado nesta quarta-feira pelo presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, para todos os produtos importados do Brasil surpreendeu pelo tamanho da alíquota e, se realmente entrar em vigor, vai afetar as exportações catarinenses ao mercado americano, que nos últimos anos tem sido o principal destino de produtos de Santa Catarina. A afirmação é do primeiro vice-presidente e presidente eleito da Federação das Indústrias, GILBERTO SELEME. Ele disse que agora os diplomatas brasileiros devem negociar com o governo americano porque se a tarifa prevalecer, indústrias do estado vão perder a competitividade. SELEME disse que se não puder exportar aos Estados Unidos, a opção é levas as vendas para um outro, mas não existe mercado para comprar o volume que Santa Catarina produz.

Assemit promove projeto do programa aceleração de núcleos. O projeto ocorre uma vez ao ano, com objetivo de capacitar os empresários em algum determinado assunto. Encontros deste ano ocorrem terça-feira e ontem, abordando a reforma tributária. Conforme a Consultora de Núcleos, CARLA KLEIN, a reforma traz demandas, leis e requisitos que os empreendedores utilizam diariamente, com determinações a serem cumpridas e observadas com contadores. De acordo com CARLA, a capacitação foi com o especialista ROBERTO MELLO. Ela avalia que a aceitação dos empreendedores foi positiva, entendo a importância dos contadores e de não omitir nenhuma informação. Segundo ela, são projetadas várias mudanças impactantes na legislação, que entraria em vigor em 2026.

Café com associados da Assemit irá debater lixo e possui vagas abertas. Segunda edição deste ano ocorre no dia 17 de julho, a partir das sete horas e visa solucionar demandas dos empreendedores de Itapiranga. Conforme a Consultora de Núcleos, CARLA KLEIN, o debate será sobre o lixo, abordando ainda, a retirada das lixeiras da cidade. Ela menciona que profissionais da prefeitura estarão presentes, com informações sobre como deve ocorrer a retirada e ouvindo sugestões dos empreendedores. CARLA comenta que os interessados em participar devem entrar em contato com a associação. Algumas vagas ainda estão disponíveis.

Baile da terceira idade da Deutsche Woche deve reunir 500 idosos na segunda-feira. Abertura da Semana Alemã será no dia 19. Na segunda-feira, dia 21, a programação contempla a terceira idade, responsável pela colonização do município. Conforme a Coordenadora do Grupo de Idosos de São João do Oeste, LOIVA HOFF, o evento ocorre no pavilhão paroquial, a partir das 13 horas e deve reunir 500 participantes. Ela comenta que a reserva das mesas deve ser feita até o dia 17 de julho, próxima quinta-feira, para poder acomodar todos os envolvidos de forma confortável. O evento gratuito terá animação do grupo Reis da Alegria. LOIVA cita ainda a parceria com a diretoria do grupo de patinação Rosas do Sul, que será responsável pela copa e cozinha do evento.

Desfile de encerramento da Semana Alemã terá participação de idosos. São 14 grupos no município. Serão, pelo menos, dois representantes por grupo no desfile de encerramento. A informação foi confirmada pela Coordenadora do Grupo de Idoso, LOIVA HOFF. Ela comenta que ocorre reunião nesta sexta-feira, para definir os detalhes da participação da terceira idade. A programação do encerramento da décima quinta Semana Alemã terá, além do desfile, música ao vivo na praça da cidade, festa das crianças e baile de chopp com a Orquestra La Montanara.

Banda do Bierwagen define detalhes para Semana Alemã. Todos os dias a tradicional bandinha irá animar o público pelas ruas da cidade. Conforme um dos integrantes, NESTOR BRACHT, o grupo, com 12 integrantes, realiza ensaios mensais durante o ano para manter a atividade. Ele comenta são 14 anos de história, incentivando a cultura alemã de São João do Oeste. O integrante da bandinha, NESTOR BRACHT aponta que apenas adultos fazem parte do grupo, com intuito de animar os visitantes. Entre os instrumentos estão pistões, saxofones e baterias. São apenas instrumentos musicais que não necessitam de conexão para ampliar o som.

Três pessoas morreram em São Miguel do Oeste por complicações da Influenza nas últimas duas semanas. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quarta-feira. As vítimas são um homem de 57 anos, sem comorbidades, uma mulher de 52 anos, com comorbidades e um paciente de 65 anos, também com comorbidades. Segundo o balanço da secretaria, 15 pessoas já foram hospitalizadas com quadros graves de Influenza, sendo quatro em UTI. A maioria dos casos foi causada pela variante Influenza A. Dos internados, 10 são idosos com mais de 60 anos. Também há registros em dois adultos de meia-idade e três bebês com menos de um ano. Em comum, a maioria tem histórico de doenças pré-existentes.

Apesar dos alertas, a cobertura vacinal contra a gripe está em apenas 40 por cento no município. Para conter a disseminação, ações como vacinação em domicílio, campanhas em grupos prioritários e eventos aos fins de semana estão sendo realizadas.

A Secretaria de Saúde reforça que a vacina contra a Influenza é segura, gratuita e a principal forma de evitar internações e mortes. Também foram destacadas orientações preventivas, como o uso de máscara, higienização das mãos e cuidados com sintomas gripais.

Feira do Livro de Itapiranga terá integração com dia D Deustchland. Décima oitava edição da feira ocorre de 13 e 16 de agosto, na sociedade Imigrantes, centro de Itapiranga. Neste ano, o trabalho será integrado entre as secretarias de educação e desenvolvimento econômico e turismo, para proporcionar espaço adequado para os participantes. O dia D Deustchland, tradicionalmente no primeiro sábado, a cada dois meses, será realizado de forma excepcional, no segundo sábado de agosto, para viabilizar a parceria. A festa ocorre normalmente na rodoviária e será um incremento chamativo para a Feira do Livro. Conforme a Secretária de Educação, ELAINE MULLER, a programação é bastante ampla, com parceria de diversas entidades.

ELAINE MULLER comenta que entre as parcerias estão instituições públicas e privadas, com foco no fomento a leitura na cidade. A Secretaria possui dois projetos paralelos em andamento, que buscam desenvolver o hábito entre as crianças e adolescentes das escolas de Itapiranga. De acordo com ELAINE, a biblioteca pública, no centro da cidade, proporciona grande envolvimento para os alunos da escola Funei e colégio Sagrada Família. Ela menciona a participação de uma profissional que semanalmente realiza trabalho de contação de história nas escolas, estimulando o gosto dos pequenos leitores. Ela reforça ainda a participação dos alunos em oficinas de teatro. Para a Secretária, a prática auxilia no gosto de crianças e adolescentes por livros.

Secretaria de Educação define na próxima terça-feira desfile de sete de setembro. A organização para o desfile cívico deste ano já começou em Itapiranga. A fanfarra conta com ensaios em andamento para a comemoração de independência do Brasil. Segundo a Secretária de Educação, ELAINE MULLER, a primeira reunião para organização do desfile ocorre na próxima terça-feira, dia 15, a partir das 13 horas e 15 minutos, no auditório da secretaria. Ela comenta que será momento de definição das entidades participantes do desfile, com objetivo em proporcionar um grande evento para todos os moradores. No ano passado, o tema do desfile foi os 70 anos de emancipação político-administrativa de Itapiranga e contou com grande presença de público.

Presidente da Câmara relata exageros na contratação de servidores municipais em Itapiranga. A Reforma Administrativa pretendida pelo governo de Itapiranga, gerou discussões e algumas polêmicas devido a elevação do valor da folha de pagamento. O Presidente da Câmara de Itapiranga, LEONARDO SAUSEN, afirma o ambiente é de diálogo entre os vereadores e com o executivo. Ele considera que divergência de ideias é algo normal, porém sem ataques pessoais. Ele também afirma que não é oposição ao município e sim aos gastos exagerados do executivo. Segundo SAUSEN, a bancada de oposição tem dado governabilidade ao Prefeito ALEXANDRE RIBAS com aprovação de projetos para contratação de servidores em diversas áreas em um total de 76 vagas efetivas do primeiro mandato do atual governo.

O Presidente do Legislativo destaca que o projeto da atual reforma foi amplamente discutido e os vereadores entenderam que o custo adicional de aproximadamente quatro milhões e 500 mil por ano seria exagerado. De acordo com LEONARDO SAUSEN, foi aprovado a criação de oito vagas e não 24 como pretendia o governo municipal. Ressalta que os vereadores aprovaram a contratação de mais um médico, além de servidores para o urbanismo e outros cargos considerados essenciais para a prestação de serviços a população. Segundo SAUSEN, na área da saúde, o município pode fazer credenciamento para atendimentos na área da saúde. Ele lembra ainda que os vereadores já aprovaram contratação de auxiliar administrativo, nutricionista, agentes de combates e endemias, motoristas, técnicas de enfermagem.

LEONARDO SAUSEN afirma que os vereadores de oposição estão trabalhando em prol de Itapiranga de diversas formas. Segundo o Presidente da Câmara, ocorrem investimentos com recursos de emendas parlamentares buscadas por vereadores, que contemplam o município, SAMU, Bombeiros e Hospital Sagrada Família. De acordo com SAUSEN, a limitação na contratação de servidores também visa gerar economia no setor público. O Presidente do Legislativo relata que no período de quatro anos, a Prefeitura de Itapiranga passou de 634 para 756 funcionários, um acréscimo de 122 servidores públicos.

Uma operação da Polícia Militar resultou na prisão de uma mulher por tráfico de drogas na tarde desta quarta-feira, por volta das 18 Horas e 30 minutos, na Vila Nova II, em São Miguel do Oeste. De acordo com a Polícia Militar, duas mulheres, de 54 e 49 anos, foram abordadas no local após denúncias de tráfico. Elas permitiram a entrada dos policiais na residência, onde, com apoio da cadela Ayla, foram encontradas porções de crack totalizando sete gramas, além de 590 reais em dinheiro. Segundo a PM, a mulher de 54 anos confessou ser a responsável pela droga e disse estar vendendo entorpecentes por não ter emprego. As duas foram encaminhadas à Delegacia de Polícia Civil, junto com os materiais apreendidos, como celulares, dinheiro e itens usados na embalagem da droga.

A Polícia Civil cumpriu na manhã desta quinta-feira, um mandado de busca e apreensão na casa de um homem de 38 anos, suspeito de armazenar e compartilhar conteúdo pornográfico envolvendo crianças e adolescentes, no município de Maravilha. Segundo a Polícia Civil, as investigações indicam que o homem guardava no celular imagens e vídeos de pornografia infantil. Também há indícios de que ele teria compartilhado esse material com terceiros por meio de aplicativos de mensagens. De acordo com a Polícia Civil, o celular do suspeito foi apreendido e será enviado à Polícia Científica para perícia. Um inquérito foi instaurado e o procedimento será finalizado após a análise do equipamento.

Polícia Civil localiza adolescente desaparecido em Descanso. FELIPE SOARES, de 16 anos, foi encontrado por volta das nove horas e 30 minutos desta quinta-feira, em uma área de mata, no interior de Descanso. A localização ocorreu após troca de informações entre Polícia Civil e Polícia Militar. Segundo o relato do próprio adolescente, a fuga de casa se deu após atritos com o pai. Após ser localizado, ele foi levado à Delegacia de Polícia da Comarca de Descanso, onde o Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar e garantir seu bem-estar, providenciando inclusive alimentação. O pai do menor foi chamado à delegacia e expressou grande alívio ao saber que o filho havia sido encontrado.

Um morador de rua de 48 anos foi vítima de uma grave agressão a facadas na manhã desta quinta-feira, na Avenida Willy Barth, região central de São Miguel do Oeste. A Polícia Militar foi acionada por volta das seis horas e encontrou o homem ferido, com um corte em uma das pernas provocado por arma branca. O homem relatou aos policiais que foi abordado por três homens que chegaram em um carro branco. Inicialmente, o grupo ofereceu drogas, mas a abordagem rapidamente se transformou em uma briga. Durante o confronto, os agressores mostraram ao morador de rua a foto de uma mulher que supostamente teria sido vítima de um furto de celular, crime pelo qual ele foi acusado, mas negou qualquer envolvimento.

A discussão culminou na agressão a facadas. Além dos ferimentos, o homem teve sua mochila, com todos os seus pertences, roubada pelo grupo, que fugiu em direção ao centro da cidade. O Corpo de Bombeiros prestou os primeiros atendimentos à vítima no local e a encaminhou ao pronto-socorro do Hospital Regional Teresinha Gaio Basso para avaliação médica. A Polícia Militar lavrou o boletim de ocorrência e realizou rondas na tentativa de localizar os autores do crime.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.