-MORTES POR COVID CAEM NOVE POR CENTO E CASOS RECUAM 29 POR CENTO NO PAÍS
-SANTA CATARINA TEM PRIMEIRO DIA SEM FILA NA UTI COVID EM SEIS MESES
-DEPUTADO COBRA MAIOR ENVOLVIMENTO DA REGIÃO NO TURISMO LOCAL
-GICA DIZ QUE SECRETARIA DE SAÚDE POSSUI TODOS OS CONTRATOS VENCIDOS
-VEREADOR DENUNCIA SUMIÇO DE 300 DOSES DA VACINA CONTRA COVID-19 EM SMOESTE
-HOMEM É PRESO POR TRÁFICO DE DROGAS E POSSE IRREGULAR DE ARMA DE FOGO
-POLÍCIA CIVIL PRENDE AUTORES DE ROUBO A IDOSO DE 82 ANOS NA REGIÃO
O tempo na região Extremo Oeste é bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima das últimas horas foi de 10 graus e a máxima deve ser de 25 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar fechou a semana cotado em cinco reais e 23 centavos. O euro está valendo seis reais e 20 centavo. Já o peso argentino está cotado em cinco vírgula seis centavos.
Um hospital da Tailândia ofereceu doses de vacinas contra o coronavírus por meio de uma plataforma de e-commerce, informou a agência Reuters nesta sexta-feira. Quem quisesse se vacinar tinha de desembolsar o equivalente a cerca 266 reais. Essa venda de imunizantes está dentro das leis tailandesas. Segundo um representante do comércio digital, as doses oferecidas se esgotaram em minutos. Ao todo, eram um virgula oito mil vagas para se vacinar com o imunizante do laboratório Moderna.
Trabalhadores começaram a remover as últimas barreiras de alta segurança em torno do Capitólio dos Estados Unidos, nesta sexta-feira. A ação acontece mais de seis meses depois de apoiadores do ex-presidente DONALD TRUMP lançarem um ataque letal à casa do Congresso do país. A barreira preta com dois vírgula quatro metros de altura em certo momento cercou vários quarteirões em torno do Capitólio, interferindo com o tráfego de pedestres e veículos. As partes que ainda estão em pé, fechando apenas o complexo com cúpula branca do Capitólio, serão removidas em três dias, segundo Sargento de Armas da Câmara, WILLIAM WALKER.
O Senado do Haiti declarou nesta sexta-feira que JOSEPH LAMBERT, irá ocupar a presidência interina do país, após o assassinato do presidente JOVENEL MOISE, na última quarta-feira. Seu nome foi apontado após uma votação vencida por maioria entre os presentes. Até então, o cargo estava sendo exercido provisoriamente pelo primeiro-ministro interino do país, CLAUDE JOSEPH. O Haiti também pediu aos Estados Unidos e à ONU que enviem tropas para proteger seus portos, aeroporto e outros locais estratégicos.
A variação de zero vírgula 53 por cento da inflação oficial em junho foi menor do que a esperada para o mês, mas ainda não é motivo para comemoração por parte dos consumidores, já que os reajustes das contas de energia elétrica e dos combustíveis voltarão a pesar no bolso neste mês de julho. As previsões apontam para o chamado "efeito cascata" a partir dos aumentos já anunciados. A movimentação passa por toda a cadeia produtiva, desde o custo das empresas ao fabricar os bens até a mesa das famílias. Já neste mês, as contas de luz seguirão com a bandeira vermelha patamar dois, com o diferencial de que o custo adicional para cada 100 quilowatt-hora consumidos será de nove reais com 49 centavos. Valor este, superior a 52 por cento ao cobrado em junho.
A proposta de reformulação do Imposto de Renda, em tramitação na Câmara dos Deputados, não vai aumentar a carga tributária. A garantia é do ministro da Economia, PAULO GUEDES. Ele admitiu a possibilidade de ajustes no texto, mas disse que o mesmo está “na direção correta” e reiterou a defesa da tributação de dividendos, ou seja, parcela do lucro das empresas distribuída aos sócios e acionistas. GUEDES também voltou a defender a reintrodução do Imposto de Renda sobre dividendos. A proposta prevê alíquota de 20 por cento sobre a distribuição desses recursos, com lucros de até 20 mil reais mensais isentos. Sem entrar em detalhes, o ministro citou pressões contrárias para evitar a tributação dos mais ricos, possibilitada pela medida.
O Brasil registrou um mil 433 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando nesta sexta-feira 531 mil 777 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos sete dias chegou a um mil 387, sendo o menor registro desde o dia 4 de março quando estava em um mil 361. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação apresentou queda de 19 por cento e aponta tendência de queda. É o décimo terceiro dia seguido de queda nesse comparativo. Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.
Levou apenas quatro minutos o agendamento de duas mil vacinas contra a Covid-19 em Blumenau, nesta sexta-feira. Pessoas com 40 anos ou mais, além de grupos prioritários, puderam marcar horário para receber a primeira dose hoje. Segundo a prefeitura, ajustes no sistema reduziram o número de tentativas que cada usuário precisava fazer antes de conseguir agendar. Na Vila Germânica, onde cerca de três mil foram vacinados nesta sexta, houve formação de filas porque muitos chegaram antes do horário.
A secretária de Integridade e Governança do governo de Santa Catarina, NAIARA AUGUSTO CZARNOBAI, deixou o cargo. A confirmação da saída ocorreu no final da tarde de ontem. NAIARA estava no cargo desde o início da gestão, em janeiro de 2019. Na mesma edição do Diário Oficial do Estado ela foi indicada para assumir um cargo interno de consultora executiva no governo. Em seu lugar, na secretaria, vai responder cumulativamente o controlador-geral do Estado, CRISTIANO SOCAS DA SILVA. A pasta de Integridade e Governança foi criada pelo governador CARLOS MOISÉS na reforma administrativa aprovada na Alesc em 2019, assim como a Controladoria-Geral. Os dois órgãos vieram para ajudar no controle dos processos internos do Estado.
Santa Catarina teve nesta sexta-feira o primeiro dia sem pacientes com Covid-19 à espera de um leito de Unidade de Terapia Intensiva em seis meses. Os dados são da Superintendência de Serviços Especializados e Regulação, da Secretaria de Estado da Saúde. Desde janeiro, foram registradas no estado mortes de pacientes que aguardavam por uma vaga. Até 15 de abril, Santa Catarina teve 322 óbitos de pessoas nessa situação. Nesse mês, o número de pacientes na fila começou a cair, com queda mais acentuada a partir de maio. O secretário de Estado da Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, afirmou que o fim da espera por leitos de UTI Covid se deve à abertura de leitos, ao investimento nos hospitais e ao avanço da vacinação.
Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram na última quinta-feira o projeto de autoria do Executivo que institui o programa Melhor Amigo. O texto trata sobre o controle populacional e de bem-estar de cães e gatos no âmbito do município. O projeto prevê que São Miguel do Oeste vai prestar de forma direta ou indireta, a castração, serviços médico-veterinários, medicações de uso veterinário e vacinação. O texto também estabelece que a participação no Programa Melhor Amigo será por meio de ONGs de proteção animal, protetores individuais, cuidadores e tutores de animais. O projeto estabelece ainda que o município poderá contratar clínicas veterinárias, além de firmar parcerias diversas e apoiar campanhas que visam a castração dos animais.
Três proposições também foram apresentadas durante a sessão da última quinta-feira em São Miguel do Oeste. A primeira é de autoria do vereador VAGNER PASSOS que solicita informações do Estado em relação ao Samu do município. Ele questiona se o secretário estadual de Saúde tem conhecimento que os funcionários estão há três anos sem férias, há seis anos sem reajuste salarial e sobre os equipamentos de proteção individual que são de péssima qualidade, além de outras questões. Já GILMAR BALDISSERA solicita que o município crie o serviço de Plantão Psicológico Covid-19. Para ele, a ação seria de extrema importância visto que a doença afeta não só os pacientes, mas também familiares e amigos. Por fim, MARLI DA ROSA solicita a construção de banheiros na praça do bairro São Jorge, além de um profissional para realizar a manutenção constante do espaço. As três indicações serão enviadas aos responsáveis de cada setor.
O inverno neste ano deve ser mais intenso que em anos anteriores. A informação é do engenheiro agrônomo da Climaterra de São Joaquim, RONALDO COUTINHO. De acordo com ele, a previsão feita ainda em março deste ano deve se confirmar ao longo dos próximos meses no Sul do Brasil. Conforme ele, na região Extremo Oeste, a estação iniciou em maio e deve se estender até meados de setembro. Segundo ele, normalmente as baixas temperaturas se encerram em agosto, porém 2021 será diferente e vai ganhar um período ainda maior de frio.
O clima na região Extremo Oeste catarinense deve oscilar com pequenos períodos de aumento na temperatura. A afirmação é do engenheiro agrônomo da Climaterra de São Joaquim, RONALDO COUTINHO. Ele destacou que geadas não são descartadas nos meses de setembro e outubro. Diante disso, ele orientou que os agricultores iniciem a plantação pelo local mais alto da propriedade e terminem nas baixadas. COUTINHO alertou que também não adianta as famílias anteciparem a plantação de milho. Ele salientou que aqueles que decidirem realizar o plantio no início de agosto podem sofrer com a falta ou até mesmo excesso de chuva fora do período.
O famoso “Veranico” não está descartado e pode ocorrer, desde que haja pelo menos cinco dias seguidos de temperaturas acima da média normal. O comentário é do engenheiro agrônomo da Climaterra de São Joaquim, RONALDO COUTINHO. Ele disse que pode haver dias com o termômetro marcando temperaturas fora da média, porém, nas últimas três décadas, o fenômeno ocorreu apenas três vezes. Ele explicou que, além de cinco dias seguidos das temperaturas acima da média, também é necessário noites quentes. RONALDO COUTINHO ressaltou que para configurar onda de frio, é preciso que as temperaturas estejam cinco graus abaixo da média mínima.
O Movimento Pró-ponte que liga os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina segue colecionando conquistas. A organização comunitária conta com apoio de prefeitos e várias entidades dos dois estados do Sul. Na última semana foi aprovado o projeto de lei que prevê a federalização da RS-163. Em sessão plenária da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o trecho, entre Tenente Portela e Barra do Guarita, foi aprovado para ser repassado ao governo federal. Esse é um requisito para uma futura construção de ponte sobre o Rio Uruguai, entre Barra do Guarita e Itapiranga. O prefeito de Barra do Guarita, RODRIGO LOCATELLI, afirmou que a mobilização é grande em busca de um novo caminho de ligação entre o Noroeste do Rio Grande do Sul, com o Extremo Oeste catarinense, Paraná e as regiões Centro-Oeste e Sudeste do país.
O expressivo apoio ao Movimento Pró-ponte gera boa expectativa. A afirmação é do prefeito da cidade gaúcha de Barra do Guarita, RODRIGO LOCATELLI TISSOT. Ele destacou o envolvimento do prefeito de Três Passos, ARLEI TOMAZONI e várias entidades do Rio Grande do Sul. O movimentou passou a ter apoio também da Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste, na Grande Santa Rosa e do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. LOCATELLI é presidente do Movimento Pró-Ponte e também comemora o apoio de lideranças das regiões Celeiro e Fronteira Noroeste. Em Santa Catarina, além de prefeitos o movimento tem apoio da Ameosc, Assemit e Facisc.
Governadores também manifestam apoio ao Movimento Pró-ponte. O governador de Santa Catarina CARLOS MOISÉS e do Rio Grande do Sul, EDUARDO LEITE consideram que o investimento é importante para o desenvolvimento dos dois estados. O coordenador da comissão, RODRIGO LOCATELLI destacou que o próximo passo é buscar maior apoio na esfera federal com o Ministro da Infraestrutura, TARCÍSIO GOMES DE FREITAS e parlamentares de todos os partidos políticos para concretizar a federalização da SC-163 de Itapiranga São Miguel do Oeste e da RS-163 de Barra do Guarita a Tenente Portela.
O município de São Miguel do Oeste registrou nas últimas horas mais 22 pessoas, sendo sete homens e 15 mulheres com o vírus da Covid-19. Outras 17, sendo nove homens e oito mulheres se recuperaram da doença ontem. Ao todo, seis mil e 74 já confirmaram a doença no município e destas, cinco mil 863 já se recuperam. São Miguel do Oeste fecha a semana com 148 pessoas com o vírus ativo. Na última segunda-feira eram 111 pessoas com o vírus ativo no município.
O Hospital Regional registrou nesta sexta-feira um óbito por Covid-19. A ocupação atual é de 22 pacientes confirmados com a doença na UTI e 10 na enfermaria, além de um suspeito também na enfermaria. A ocupação na UTI é de 88 por cento e 68 vírgula 75 por cento na enfermaria. Ao todo, desde o começo da pandemia, 685 pessoas já foram internadas na enfermaria e 461 na UTI. Desde o ano passado, um mil 105 pessoas que procuraram o hospital estavam com o vírus e destas 740 precisaram de internação. O número de óbitos em decorrência do coronavírus é de 311 em mais de um ano de pandemia.
O deputado estadual pelo PL e presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, IVAN NAATZ esteve na região Extremo Oeste nesta semana realizando um roteiro de visitas. Ele participou do Peperi Entrevista e destacou que o objetivo da vinda foi se reunir com as lideranças do turismo regional. Conforme ele, a ação serviu para ouvir a demanda da região e também repassar informações e orientações aos gestores ligados ao turismo. IVAN NAATZ destacou que uma das principais cobranças feita na reunião desta semana foi por uma participação maior por parte do Estado e na maior aplicação de políticas públicas no setor do turismo.
As regiões Oeste, Meio Oeste e Extremo Oeste carecem de investimentos, mas também precisam se mostrar mais para o restante do Estado. A declaração é do deputado estadual e presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, IVAN NAATZ. Ele ressaltou que para ter um turismo de qualidade e de destaque é preciso uma profissionalização nesse setor e também uma união de todos os municípios próximos. O parlamentar salientou que os gestores precisam ter ideias mais concretas nessa área para que a região consiga destaque.
A região Extremo Oeste precisa apostar no turismo regional, por meio das rotas turísticas. A orientação é do deputado estadual e presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, IVAN NAATZ. Ele lembrou que os municípios são ricos em recursos naturais e isso precisa ser explorado de maneira correta e que renda frutos positivos. Ele enfatizou que os gestores precisam se unir e batalhar para promover uma grande rota regional. IVAN NAATZ também disse que é fundamental que os municípios vão em busca de recurso e não fiquem apenas esperando os investimentos.
O fato que todos os 31 contratados firmados entre laboratórios e clínicas para com a secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste estavam vencidos foram determinantes para a saída da ex-secretária de Saúde, GENI GIRELLI. A afirmação é do vereador GILMAR BALDISSERA. Segundo ele, ao todo, são 33 laboratórios e clínicas nesta área que prestavam serviços para o município. Ele destacou 21 contratos venceram ainda no final do ano passado e não foram prorrogados. Já 16 receberam pagamentos ainda neste ano no valor de 453 mil reais. GICA ressaltou que apenas oito contratos foram editados apenas no mês de abril deste ano.
Os contratos vencidos explicam a imensa fila que São Miguel do Oeste tem por espera de exames diversos. O comentário é do vereador do PP, GILMAR BALDISSERA. Ele disse que o município gastou em 2020, um milhão e 278 mil reais na Saúde. O montante representa a média de 31 reais por mês e um real por dia por habitante conforme ele. GICA foi além e revelou que existe um processo de investigação para apurar o sumiço de 300 doses da vacina contra a Covid-19 em São Miguel do Oeste.
Após as declarações do vereador GILMAR BALDISSERA no Peperi Entrevista de ontem, a reportagem da Peperi entrou em contato com a prefeitura de São Miguel do Oeste e ofereceu o mesmo espaço utilizado pelo vereador na emissora. No final da tarde de ontem ainda, a assessoria da prefeitura confirmou que na próxima terça-feira a atual secretária de Saúde, DAIANA SIRTOLI vai participar do Peperi Entrevista e vai esclarecer os fatos apontados pelo vereador no programa de ontem. A repercussão da entrevista com a secretária de Saúde, DAIANA SIRTOLI estará no Globo em Foco da próxima quarta-feira.
A Polícia Militar de Maravilha atendeu no final da tarde de ontem uma ocorrência de tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo. O local já era de conhecimento das guarnições onde suspeitavam que estaria ocorrendo narcotraficancia. O morador do local também já teria diversas passagens policiais por roubo, homicídio e em outras oportunidades já havia sido abordado com drogas. Ontem à tarde durante rondas, os policiais perceberam uma grande movimentação na residência, sendo que algumas pessoas foram abordadas e drogas foram encontradas. No interior da residência também foi encontrada uma quantidade de droga e uma arma de fogo. Ele foi preso em flagrante.
A Polícia Civil de Dionísio Cerqueira identificou parte da quadrilha e prendeu dois dos autores de um roubo ocorrido em março deste ano contra um idoso de 82 anos. Na ocasião, o grupo estava armado com um revólver e entrou na residência da vítima. Eles usaram algemas e cordões para prender o idoso. Os criminosos reviraram a casa e após acharem uma quantia em dinheiro, fugiram do local. A vítima morava sozinha e foi achado horas mais tarde por familiares. Após investigação, três suspeitos tiveram prisões preventivas decretadas, porém, apenas dois foram localizados. O terceiro está foragido na cidade paranaense de Cascavel. A Polícia apurou ainda que ao menos sete pessoas estão envolvidas com o crime, sendo que cinco já foram identificadas. Um sexto envolvido no crime foi morto em confronto com a Polícia do Paraná em outro fato. O grupo integrava uma quadrilha de Cascavel que cometia crimes diversos no Paraná e em Santa Catarina.