ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - terça-feira - 10 06 2025

-DEPUTADOS PODEM VOTAR HOJE PROJETO QUE PROÍBE DESCONTOS PARA APOSENTADOS

-OPERAÇÃO CONTRA LAVAGEM DE DINHEIRO PRENDE QUASE 40 PESSOAS EM SC

-MUNICIPIO PROMOVE HOJE ETAPA LOCAL DA CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

-SÃO MIGUEL RECEBE A PARTIR DE HOJE A PRIMEIRA EDIÇAO DO ALESC ITINERANTE 2025

-DEPUTADOS FARÃO DUAS SESSOES ORDINÁRIAS COM ESPAÇO PARA 30 ENTIDADES DA REGIAO

-PM PRENDE HOMEM COM MANDADO DE PRISÃO POR FURTO NO BAIRRO SÃO GOTARDO

-PRF ENCONTRA 200 QUILOS DE MACONHA EM CARRO ARGENTINO INCENDIADO NA BR-163

A previsão para as próximas horas é que o tempo permaneça dessa forma. A mínima nas últimas horas foi de seis graus e a máxima desta terça-feira deve ser de 16 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar começou a terça-feira cotado em cinco reais e 55 centavos. O euro está valendo seis reais e 34 centavos. O peso está cotado em 0,0047 centavos.

Ao menos 30 pessoas ficaram feridas no último domingo após um touro escapar e atacar a plateia durante uma tourada na cidade de Ayacucho, no Peru. O evento fazia parte de uma celebração religiosa local em homenagem ao Senhor de Andamarca. Em um vídeo divulgado é possível ver o momento em que o animal rompe o cercado e escapa da área delimitada gerando pânico entre as centenas de pessoas reunidas no local. Segundo relatos, o touro conseguiu alcançar uma área elevada destinada aos funcionários da festa fora do controle imediato dos organizadores. Ao menos seis pessoas ficaram feridas em estado grave.

A Força Aérea da Ucrânia informou nesta terça-feira que a Rússia lançou 315 drones de ataque e sete mísseis contra o país durante a noite de ontem. Segundo o presidente, VOLODYMYR ZELENSKY, os ataques deixaram mortos e ao menos 13 feridos. Ele disse que as unidades ucranianas destruíram ou neutralizaram 284 dos drones e todos os mísseis. ZELENSKI classificou ainda a ofensiva como um dos maiores ataques aéreos da guerra que já dura três anos.

Um ataque a tiros em uma escola na Áustria deixou nove mortos e diversos feridos nesta terça-feira. Policiais, unidades especiais e helicópteros foram designados para responder ao incidente, ocorrido na cidade de Graz, no sudeste do país. A prefeita de Graz, ELKE KAHR, chamou o ataque de "tragédia horrível" e afirmou que entre os mortos estão sete estudantes e um adulto. Segundo o porta-voz da polícia, o suposto autor do ataque teria sido um aluno que tirou a própria vida durante o ataque. A polícia acredita que o autor do ataque tenha agido sozinho.

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA deve se encontrar nesta terça-feira com o ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD, para aprovar o novo decreto que vai rever o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras. O recuo do governo federal na medida criticada por empresários foi anunciado por HADDAD após reunião com os presidentes da Câmara, HUGO MOTTA do Senado, DAVI ALCOLUMBRE. Na ocasião, HADDAD adiantou que todos os pontos do primeiro decreto anunciado pela Fazenda serão revistos. Segundo ele, como alternativa para manter as contas públicas, o governo vai publicar uma medida provisória revendo isenções fiscais.

A Caixa Econômica Federal divulgou que as novas adesões ao saque-aniversário do FGTS voltaram a crescer em maio. Segundo a instituição, o número passou de 473 mil, em maio de 2024, para 557 mil, no mesmo período deste ano, representando um aumento de 18 por cento. Desde 2020, o saque-aniversário já retirou mais de 159 bilhões do FGTS e desse total, 66 por cento foram repassados aos bancos devido à alienação do saldo, enquanto 34 por cento foram pagos diretamente aos trabalhadores. Atualmente, 37 milhões de trabalhadores com conta ativa no FGTS escolheram a modalidade e 25 milhões deram seu saldo de FGTS em garantia aos bancos em operações de crédito de antecipação saque-aniversário.

A Câmara dos Deputados pode votar nesta terça-feira um projeto de lei que proíbe descontos de entidades associativas na folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS. O texto, de autoria do deputado SIDNEY LEITE do PSD do Amazonas vai abrigar outras propostas para se tornar o “pacote antifraude” nos descontos feitos por entidades conveniadas ao INSS. Até o momento, contudo, não há um relator designado para a proposta. O projeto revoga a previsão de planos de benefícios da previdência social, o que impede os descontos feitos por sindicatos, como os investigados pela Polícia Federal. O projeto no entanto, mantém, outras possibilidades de desconto que hoje já existem.

Com a proximidade do inverno e dias de frio intenso em Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família tem orientado os municípios sobre a abertura de abrigos temporários, além da concessão de benefícios eventuais para proteger populações em situação de maior vulnerabilidade. Por meio de uma nota técnica, publicada na última semana, foram orientadas a realização de ações de prevenção, articulação intersetorial e resposta qualificada das equipes frente às situações de risco iminente em virtude das baixas temperaturas. Os municípios também devem fazer o mapeamento das áreas mais vulneráveis, bem como, divulgar pontos de apoio e de referência para a população carente.

O juiz ELLESTON LISSANDRO CANALI, da Vara Criminal da Região Metropolitana da Comarca da Capital, decidiu no final de semana determinar a extinção da punibilidade a três investigados em um dos núcleos do “caso dos respiradores” em Santa Catarina. A apuração tem como foco a compra de 200 respiradores pelo governo do Estado em abril de 2020 por 33 milhões de reais. A decisão do magistrado, na prática, entende que prescreveu qualquer punição pelos crime o qual o trio respondia, que era peculato culposo. Entre os absolvidos, está o ex-secretário de Saúde, HELTON DE SOUZA ZEFERINO, que estava à frente da pasta na época que o caso veio à tona.

A Polícia Federal realizou nas primeiras horas desta terça-feira, uma operação de grandes proporções em Santa Catarina. A ação visa combater o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro de uma facção criminosa catarinense. A operação “Colapso” reuniu as polícias Federal, Civil e Penal, sendo cumpridos 48 mandados de busca e apreensão e 38 mandados de prisão preventiva. A Justiça autorizou ainda o bloqueio de bens, totalizando aproximadamente sete milhões pertencentes a 44 pessoas físicas e cerca de um vírgula quatro bilhão vinculados a 25 pessoas jurídicas. As ordens foram dadas pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Criciúma.

A Prefeitura de São Miguel do Oeste abriu ontem, um curso gratuito de informática e uso de celular voltado especialmente ao público idoso. A iniciativa tem o objetivo de promover a inclusão digital e orientar sobre o uso seguro da tecnologia, principalmente diante do aumento de golpes aplicados pela internet. O curso acontece em parceria com o SENAR e o Sindicato dos Produtores Rurais, que também cedeu o espaço para a primeira turma formada por moradores do bairro Jardim Peperi. As aulas serão concluídas hoje, as cinco horas da tarde. O curso tem dois dias de duração e carga horária total de 16 horas. O secretário de assistência social, PAULO HENRIQUE COUTO reforçou que a iniciativa não tem custo para os participantes.

Durante o curso de informática para os idosos, os participantes aprendem a usar o celular, navegar nas redes sociais, acessar aplicativos úteis e até fazer transações bancárias com mais segurança. De acordo com o secretário de Assistência Social, PAULO HENRIQUE COUTO, essa é uma ação essencial, que vai além do aprendizado básico de tecnologia. Ele disse que o curso é uma forma de proteger, empoderar e valorizar os idosos. A próxima turma será atendida nos dias 11 e 12 de junho, na comunidade Santa Rita. Neste caso, a estrutura do curso será levada até o local para facilitar o acesso dos moradores. COUTO destacou que a Prefeitura pretende ampliar o projeto para outras regiões da cidade nos próximos meses.

A Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social, promove nesta terça-feira, a décima terceira Conferência Municipal de Assistência Social. O evento tem como tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”. A conferencia tem como objetivo promover a participação popular na avaliação e no fortalecimento das políticas públicas de assistência social, além de discutir os avanços e desafios enfrentados pelo SUAS, Sistema Único de Assistência Social, ao longo de duas décadas de atuação. Em nota, a pasta reforçou que a presença da comunidade é fundamental, especialmente dos beneficiários do Bolsa Família, BPC e demais usuários dos serviços da Assistência Social.

A Conferência Municipal de Assistência Social começou as oito horas da manhã. Pela parte da manhã ocorreu um encontro interno com os técnicos da Secretaria de Assistência Social e membros do Conselho Municipal de Assistência Social, na sede da Secretaria, no bairro São Luiz. Na parte da tarde, a partir da uma hora, começa a plenária principal, aberta ao público em geral, no Salão Paroquial da Igreja Matriz. A programação segue até as cinco horas da tarde. De acordo com a secretaria, a conferência é um espaço democrático de diálogo entre o poder público e a sociedade civil, onde serão construídas propostas para o aprimoramento das ações e políticas voltadas à proteção social no município.

Na manhã desta terça-feira, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas, em apoio à investigação presidida pela Promotoria de Justiça da Comarca de Campo Erê, deflagrou a Operação Electus que tem como propósito investigar e desarticular um esquema de fraude em concurso público. As ordens judiciais requeridas pela Promotoria de Justiça da Comarca de Campo Erê foram expedidas pela Vara Regional de Garantias da Comarca de São Miguel do Oeste. Hoje pela manhã foram cumpridos pelo GAECO quatro mandados de busca e apreensão nas cidades catarinenses de São Bernardino e Palmitos. A investigação apura a atuação de uma empresa organizadora de concursos e de um candidato que, supostamente, teriam fraudado processo seletivo em município da Comarca de Campo Erê.

A partir desta segunda-feira, as empresas que fazem importações terrestres para Santa Catarina deverão cumprir uma margem mínima obrigatória de 30 por cento de desembaraço pelo Porto Seco de Dionísio Cerqueira. O percentual mínimo obrigatório era de 20 por cento desde junho do ano passado. A regra vale para as mercadorias com incentivo fiscal vindas de qualquer país do Mercosul, com exceção do Uruguai e do Paraguai. Estes dois países já estão excluídos pela legislação. A decisão de subir a cota de 20 para 30 por cento foi tomada em consenso e com o apoio dos principais envolvidos: Prefeitura de Dionísio Cerqueira, empresários e a concessionária que opera a Aduana. Facisc, FIESC e Assembleia Legislativa.

Aproximadamente mil caminhões, em média, entram pelo Porto Seco mensalmente. A estimativa é que o movimento mensal terá um incremento médio de 450 veículos com o percentual adicional. A concessionária responsável pelo espaço assegura que tem condições de operar com maior volume de cargas no local. A ampliação da margem mínima obrigatória já estava prevista desde o ano passado, quando ficou estabelecido em decreto que o percentual do valor aduaneiro total das importações seria reavaliado pelo menos uma vez ao ano. Na prática, o escalonamento permite que a aduana de Dionísio Cerqueira promova as adequações necessárias em suas instalações para atender à demanda crescente de cargas.

Levantamento da Diretoria de Administração Tributária da Secretaria de Estado da Fazenda demonstra que as novas regras aumentaram a movimentação de mercadorias e contribuíram para o desenvolvimento da região extremo-oeste no ano passado. O estudo aponta que, mesmo com a obrigatoriedade de apenas 20 por cento do ingresso pelo Porto Seco, a entrada de cargas por Dionísio Cerqueira cresceu 500 por cento em 2024 comparado a 2023. Do total de mercadorias importadas por via terrestre que entraram em Santa Catarina por portos secos e zonas alfandegadas, 93 por cento foram desembaraçadas em Dionísio Cerqueira em 2024. Ao todo, a movimentação de mercadoria pelo porto seco no extremo-oeste somou dois bilhões 650 milhões de reais no ano passado.

A Câmara Municipal de São Miguel do Oeste realizou nesta segunda-feira, a sessão solene de diplomação e posse dos novos integrantes do Programa Parlamento Jovem, que representarão as escolas da cidade durante o ano legislativo de 2025. Ao todo, 44 estudantes concorreram às vagas. Destes, 17 foram empossados, os 14 mais votados nas escolas participantes e outros três selecionados por sorteio entre os primeiros suplentes, durante a própria sessão. Após a posse, os jovens parlamentares escolheram a nova Mesa Diretora, responsável por coordenar os trabalhos do Parlamento Jovem neste ano. Foram eleitos presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretários. Durante a semana que antecedeu a solenidade, os estudantes conheceram o plenário da Câmara e receberam orientações sobre as responsabilidades do mandato.

O município de São Miguel do Oeste está sediando nesta terça-feira e quarta-feira, a primeira edição do Alesc Itinerante, iniciativa visa aproximar o trabalho dos deputados estaduais dos catarinenses. O evento está ocorrendo no Centro Cultural da Unoesc. A programação do Alesc Itinerante começou as sete e meia da manhã com um Café com a Imprensa. Por volta das oito e 20 ocorreu uma coletiva de imprensa com o presidente da Alesc, JÚLIO GARCIA e com os deputados MAURO DE NADAL, NEODI SARETA, ALTAIR SILVA, FABIANO DA LUZ, NAPOLEÃO BERNARDI, LUCIANE CARMINATTI e PADRE PEDRO BALDISSERA. Hoje pela manhã também ocorreram as reuniões da bancada do oeste, da Comissão de Constituição e Justiça e da Comissão de Educação e Cultura.

A polêmica envolvendo a Universidade Gratuita foi um dos destaques da coletiva da manhã de hoje no centro cultural. A deputada LUCIANE CARMINATTI, presidente da Comissão de Educação e Cultura, defendeu os ajustes necessários no programa que em dois anos precisa rediscutir o critério de carência. Ela disse que no primeiro ano de sua criação, a parlamentar propôs a implantação de um disque-denúncia em função das inúmeras denúncias que chegavam até a Alesc. LUCIANE ainda informou que foram deliberadas duas prerrogativas. Ela explicou que será promovida uma audiência em cada universidade comunitária para ouvir as demandas a respeito dessa situação e também uma audiência conjunta com Comissão de Finanças e Comissão de Educação para tratar desses assuntos.

A bancada do oeste discutiu pelo quatro temas de interesse do extremo-oeste na manhã de hoje. A pauta envolveu os seguintes temas: Cadastro Ambiental Rural e georreferciamento com a presença do secretário de Estado de Meio Ambiente e Economia Verde, EMERSON STEIN; a situação do Hospital Caxambu do Sul; a implantação da Aduana de Paraíso e o projeto de cicloturismo no Oeste. Sobre o turismo, a bancada do oeste está trabalhando na elaboração de uma proposta de apoio para o desenvolvimento do turismo na região. De acordo com o coordenador da bancada MAURO DE NADAL, a ideia é definir uma ação com recursos da bancada para estimular o setor.

Cerca de 20 projetos de autoria de deputados da região devem ser incluídos na pauta das sessões ordinárias da Alesc hoje e amanha no centro Cultural da Unoesc. A informação é do presidente da Alesc, JULIO GARCIA. Em entrevista para a rádio Peperi na manhã de hoje, o parlamentar citou que o Alesc Itinerante abre espaço para as demandas regionais e aproxima o parlamento das necessidades da população.

Cerca de 15 entidades da região terão espaço para manifestação na tribuna da Assembleia Legislativa a partir das duas horas da tarde desta terça-feira. O primeiro a se manifestar será o prefeito EDENILSON ZANARDI. Na sequência, terão espaço de fala o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso , Unoesc, Cooperativa Alfa, Cooperativa A-1, laboratório do leite pinhalzinho, Secretaria de Saúde, Secretaria de Mobilidade Urbana, Secretaria de Infraestrutura, Associação amigos do rio Uruguai e Afluentes de Mondaí, Citeosc- Centro de Tecnologia e Inovação do extremo-oeste, Instituto Federal, Movimento de defesa da propriedade e dignidade e justiça social, Associação dos autistas de São Miguel do Oeste, Instituto Parceiro Anjo e União de Associações de Moradores de São Miguel.

A ampliação do hospital regional do Extremo-oeste é das uma das pautas do Alesc Itineranente desta semana. A informação é do coordenador da bancada do Oeste, MAURO DE NADAL. Ele citou que existe um impasse porque o Hospital cita que os projetos estão liberados e que falta apenas a liberação de recursos para as obras. Já o governo fala que algumas questões estão pendentes. NADAL disse que o assunto vai ser discutido entre hoje e amanhã com o objetivo de avançar na busca de uma solução para essa antiga demanda da região.

Um idoso de 64 anos sofreu ameaças na tarde deste domingo, na linha Aurora, interior de São José do Cedro. De acordo com a Polícia Militar, o filho do homem, de 34 anos, chegou à residência em visível estado de embriaguez e passou a ameaçar os familiares com uma faca, dizendo que "iria matar todo mundo". Segundo a Polícia Militar, o agressor arremessou a faca em direção ao pai, mas ela acabou atingindo a parede. Em seguida, ele quebrou um vaso de flores e duas cadeiras de madeira da casa. Apesar da violência, o pai preferiu não representar criminalmente contra o filho naquele momento, sendo orientado pela guarnição sobre o prazo legal para tomar essa decisão. Após a mediação do conflito, o idoso optou apenas por pedir que o filho deixasse o local. Ainda embriagado, o homem recolheu seus pertences e saiu em direção à linha Padre Réus.

A Polícia Militar cumpriu um Mandado de Prisão em São Miguel do Oeste na tarde de ontem. Por volta das seis horas da tarde, uma guarnição da Policia Militar, realizava policiamento de rotina pela Rua José Bernardi, Bairro São Gotardo quando abordou um homem de 26 anos de idade, que se encontrava em frente a sua residência. Após consulta ao sistema foi constatado que o homem possuía em seu desfavor um mandado de prisão expedido pela comarca de São Miguel do Oeste pelo crime de furto. Ele foi detido e levado para o presídio regional da cidade.

Um carro argentino incendiado e abandonado desde julho de 2023 na BR-163, em São José do Cedro, guardava cerca de 200 quilos de maconha. A droga foi encontrada nesta segunda-feira, por policiais rodoviários federais, após denúncia feita por funcionários do pátio de guincho onde o veículo estava apreendido. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o veículo foi recolhido em 31 de julho de 2023 após ser encontrado em chamas e sem nenhum responsável por perto. Durante uma vistoria mais detalhada nesta semana, os agentes descobriram fundos falsos sob o assoalho do carro — e ali estavam escondidos os tabletes da droga. O entorpecente e o carro foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Guaraciaba, que vai investigar o caso.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.