ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - segunda-feira - 10 06 2024

-JULGAMENTO SOBRE CORREÇÃO DO FGTS VOLTA À PAUTA DO STF NESTA SEMANA

-PRAZO DE INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO DA CELESC TERMINA QUINTA-FEIRA

-NÚCLEO DAS COOPERATIVA SEPARA DOAÇÕES PARA ENVIAR AO RIO GRANDE DO SUL

-CÂMARA DOS DEPUTADOS PROMOVE EVENTO SOBRE EDUCAÇÃO HOJE EM SÃO MIGUEL

-MUNICÍPIO VACINA 237 CRIANÇAS NO DIA D DA CAMPANHA CONTRA A POLIOMIELITE

-MULHER SOFRE TRAUMATISMO CRANIANO AO SER AGREDIDO PELO COMPANHEIRO

-CICLISTA FICA GRAVEMENTE FERIDO EM ACIDENTE NAA VENIDA WILLY BARTH

O tempo é de sol com algumas nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura mínima nas últimas horas foi de 17 graus e a máxima pode chegar a 27 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 36 centavos. O euro está valendo cinco reais e 75 centavos. O peso está cotado em 0,0057 centavos.

NARENDRA MODI foi empossado como primeiro-ministro da Índia neste domingo para um terceiro mandato Aos 73 anos, MODI garantiu o terceiro mandato nas eleições que terminaram em primeiro de junho com o apoio de 14 partidos regionais na Aliança Democrática Nacional. Ao contrário dos dois mandatos anteriores, dessa vez, o partido dele não obteve uma maioria absoluta. O resultado é visto como um grande revés para o líder popular. O novo mandato de MODI como primeiro-ministro, será de desafios na construção de consenso sobre questões políticas e políticas controversas face aos diferentes interesses dos partidos regionais e a uma oposição mais forte.

Até agora, 90 estados e organizações confirmaram presença na cúpula que visa preparar o caminho para a paz na Ucrânia, que a Suíça sediará nos dias 15 e 16 de junho. A Rússia não foi convidada para a cúpula, mas o governo afirmou num comunicado que a reunião terá como objetivo “definir conjuntamente um roteiro” sobre como envolver tanto o Kremlin como a Ucrânia num futuro processo de paz. A cúpula deverá discutir áreas de ampla preocupação internacional, como a necessidade de segurança nuclear e alimentar, liberdade de navegação, bem como questões humanitárias, como prisioneiros de guerra.

O presidente da França, EMMANUEL MACRON, dissolveu o parlamento francês neste domingo, e convocou novas eleições. O anúncio ocorre após derrota do partido dele nas eleições do Parlamento Europeu para o partido Reunião Nacional de MARINE LE PEN, política populista de extrema direita. Segundo MACRON, a ascensão de nacionalistas é um perigo para a Europa. A nova votação acontecerá em dois turnos. O primeiro turno será em 30 de junho e o segundo turno em 7 de julho. O presidente MACRON disse queresultado não foi bom para o partido dele e por isso tomou essa decisão.

Os analistas do mercado financeiro elevaram a estimativa de inflação novamente para este ano e passaram a projetar um crescimento maior da economia em 2024. As informações constam do relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. O levantamento ouviu mais de 100 instituições financeiras, na semana passada, sobre as projeções para a economia. Para este ano, os analistas dos bancos elevaram a expectativa de inflação de três vírgula 88 para três virgula 90 por cento. Esse foi o quinto aumento seguido no indicador. Para o crescimento do Produto Interno Bruto em 2024, a expectativa do mercado subiu de dois vírgula zero cinco por cento para dois virgula zero nove na semana passada.

A discussão sobre a correção das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço volta à pauta do Supremo Tribunal Federal na próxima quarta-feira. O processo é o segundo item da lista de julgamentos. O pedido na ação é para que o dinheiro depositado nas contas vinculadas ao fundo tenha um rendimento maior. A forma atual não repõe a inflação. O governo está preocupado com o impacto financeiro da decisão nas contas públicas. Há três votos, até o momento, para alterar o índice de correção, visando aumentar o rendimento dos valores. O julgamento da ação está parado desde novembro por um pedido de vista do ministro CRISTIANO ZANIN.

A tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul deixou 173 mortes, de acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil estadual neste domingo. No documento publicado na terça-feira, eram 172 vítimas. A vítima morreu na cidade de Roca Sales. De acordo com o levantamento mais recente, a cidade de Canoas foi a que registrou mais óbitos, 31 ao total. Em seguida, Roca Sales teve 13 óbitos e Cruzeiro do Sul 12 óbitos registrados nas chuvas do mês de maio. O número de desaparecidos caiu de 44 para 38. Além disso, mais de 800 ficaram feridos por conta de ocorrências relacionadas às cheias. Mais de 470 cidades foram atingidas, e as bacias dos rios Taquari, Caí, Pardo, Jacuí, Sinos e Gravataí transbordaram.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar autorizou na última terça-feira o reajuste máximo de seis vírgula 91 por cento no preço dos planos de saúde individual e familiar. Em Santa Catarina, de acordo com a agência, 170 mil 786 beneficiários devem ter o reajuste aplicado aos contratos. Segundo a ANS, o reajuste de seis vírgula 91 por cento é um teto, o que significa que as operadoras podem aplicar valores menores, mas não ultrapassar esse percentual. A decisão não envolve planos coletivos, sejam eles empresariais contratados pelas empresas onde os beneficiários trabalham ou por adesão que são adquiridos por meio de administradoras de benefícios, por exemplo.

O prazo para se inscrever no concurso público da Celesc se encerra na próxima quinta-feira. O certame oferece vagas para os níveis médio, técnico e superior, com salários de até 11 mil e 200 reais. O concurso tem como objetivo o preenchimento de duas vagas de analista de sistemas, e também a formação de cadastro de reserva. Os aprovados serão chamados conforme necessidade, durante a validade do concurso. Há oportunidades com cargas horárias entre 20 e 40 horas semanais e salários que variam entre mil 506 e 11 mil 264 reais em diferentes funções. As provas estão previstas para o dia 14 de julho nas cidades de Chapecó, Criciúma, Grande Florianópolis, Joinville e Lages.

Os casos de Febre Oropouche, que é transmitida pelo maruim, aumentou nas últimas semanas no Estado de Santa Catarina. Desde o final de maio, foram registrados 14 novos casos. Ao todo, são 52 casos em 12 municípios de Santa Catarina. A região mais atingida é o Vale do Itajaí. Os sintomas da Febre Oropouche são parecidos com os da dengue e da chikungunya: dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, náusea e diarreia. Conforme a Dive, não existe um tratamento específico, mas o recomendado é que os pacientes permaneçam em repouso, com tratamento sintomático e acompanhamento médico. A doença é transmitida pelo mosquito maruim.

Entidades de diferentes setores produtivos estão se mobilizando contra a medida provisória que altera benefícios fiscais. Segundo o presidente do Conseleite SILVINO GIESEL, diversas entidades estão elaborando documentos para barrar a medida provisória 1227 que está aumentando a carga tributária para vários setores. O presidente do conselho do leite entende que a MP é inconstitucional devido ao prazo de 90 dias que não foi respeitado para vigência da medida. Ele afirmou que as empresas não tem tempo de se adaptar às novas regras e entender as mudanças no pagamento de impostos. GIESEL entende que a decisão do governo federal é equivocada e desproporcional ao proibir a utilização de créditos de PisCofins para pagamentos de débitos tributários das empresas. Ele esclarece que o pagamento dava retorno de até 20 por cento do que era pago. No setor leiteiro esse retorno em crédito presumido era de 50 por cento.

O Projeto Leite Bom, lançado há dois meses pelo governo do estado, ainda não teve ações para beneficiar o produtor. De acordo com o presidente do Conseleite,SILVINO GIESEL, o programa lançado em abril promete uma série de incentivos, no entanto, ainda não foi aprovado pela Alesc. Ele afirmou que essa ação do governo do Estado poderá beneficiar o setor, pois, prevê três eixos. O primeiro foi um decreto que suspende a concessão de incentivo fiscal para a importação de leite e derivados por Santa Catarina, acabando com a concorrência desleal. As outras duas ações são os financiamentos aos produtores e os incentivos fiscais para a indústria leiteira. GIESEL entende que o projeto vai trazer um alento para os agricultores. A expectativa é que o Leite Bom inicie a operacionalização em julho.

Começa hoje o segundo cronograma de recolhimento e trituração de entulhos vegetais em São Miguel do Oeste. O serviço acontece há cinco na cidade e prevê a coleta em todos os bairros e no centro da cidade. O roteiro do segundo semestre começa hoje pelo bairro São Sebastião. O secretário de Urbanismo, JEFERSON DIAS, explicou que as pessoas podem fazer os cortes de galhos de arvores e outras plantas e deixar o material na parte de estacionamento da rua, sem obstruir a calçada. A prefeitura tem uma maquina que tritura os galhos. O secretário reforçou a necessidade dos moradores observarem o calendário de recolha para fazer a limpeza dos quintais.

Os Lions Clube de São Miguel e o Núcleo das Cooperativas da Associação Empresarial de São Miguel do Oeste realizaram, no último sábado, uma ação para coletar alimentos e materiais para as famílias atingidas pelas cheias no Rio Grande do Sul. As duas entidades coletaram donativos em frente aos supermercados e empresas da cidade. De acordo com o presidente do Lions Clube São Miguel, ROBERTO MERLO, os voluntários montaram pontos de coleta na entrada dos supermercados. A ação recebeu o nome de "Coopera Rio Grande do Sul". Os materiais estão sendo organizados e contados nesta manhã e o resultado da iniciativa deve ser divulgado durante o dia. Os principais itens doados foram alimentos não perecíveis e material de higiene e limpeza.

Os donativos arrecadados na ação de sábado nos supermercados da cidade serão encaminhados para a região metropolitana de Porto Alegre. A informação é de um dos coordenadores do "Coopera Rio Grande do Sul", DIOGO WIEKZOREK. Ele disse que municípios como Novo Hamburgo, Canoas e Porto Alegre precisa de material de limpeza e alimentos. DIOGO comentou que a carga de doações deve ser encaminhada nesta semana para o estado vizinho. Ele explicou que a Organização da Cooperativas do Rio Grande do Sul vão receber as doações, separar os itens e montar as cestas básicas que serão levadas para as famílias atingidas pelas cheias.

A comissão de educação da Câmara dos Deputados está promovendo hoje em São Miguel do Oeste um evento sobre os Desafios contemporâneos da educação no Brasil. O encontro foi aberto as nove horas da manhã na câmara de vereadores. A programação prevê três mesas sobre temas ligados a educação. A primeira mesa foi realizada durante a manhã e versou sobre novos caminhos da educação no Brasil com debates sobre o novo ensino médio. Os debatedores da mesa foram o professor de São Miguel do Oeste e doutorando pela Universidade Federal do Paraná, JULIANO DEOTTI e o coordenador da Associação Nacional pela Formação dos Professores em Santa Catarina, DERLAN TROMBETTI.

O evento Desafios contemporâneos da educação no Brasil na câmara de vereadores de São Miguel do Oeste será retomado as duas horas da tarde com uma mesa sobre “Autismo na escola: desafio de educar e aprender dentro da perspectiva da inclusão”. O tema será abordado pela psicóloga ANDREA RIGOTI e por um representante do Lions Clube Maravilha te Acolhe. A última mesa do encontro será sobre o impacto do uso excessivo da tecnologia e das telas na educação de crianças e adolescentes. A palestra sobre o tema será ministrada por DAVID FREITAS do Grupo Palestra Show. O evento é gratuito e aberto as pessoas que tem interesse na área da educação.

A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste, realizou no sábado, o Dia D da Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite. No sábado, foram vacinadas 237 crianças menores de cinco anos. Segundo a enfermeira JÉSSICA LUDWIG, a campanha segue até o dia 14 de junho com vacinação na Sala de Vacinas da Unidade Central de Saúde, de segunda a sexta-feira, das sete da manhã até as sete da noite. A imunização contra paralisia infantil começou no dia 27 de maio e até o momento foram vacinadas 953 crianças. De acordo com JÉSSICA, a cidade tem um total de duas mil e 700 crianças menores de cinco anos que devem receber o imunizante.

A poliomielite é caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem tipo 1, 2 ou 3. A explicação é da enfermeira da secretaria municipal de saúde, JÉSSICA LUDWIG. De acordo com ela, a vacina contra a Poliomielite é composta por três doses aos dois, quatro e seis meses de vida. JÉSSICA explicou que o Calendário Nacional de Vacinação prevê ainda doses de reforço aos 15 meses e quatro anos de idade. Ela reforçou que os pais devem levar os filhos para o posto de saúde porque, embora a cidade não tenha mais registros de casos, o vírus da poliomielite ainda está circulando.

A Câmara de Vereadores de Iporã do Oeste realizou, na manhã desta segunda feira, uma Sessão Extraordinária para realizar a posse do atual vice prefeito VALMOR REIS no cargo de prefeito para o restante do mandato que encerra no dia 31 de dezembro. O ato se deve em decorrência do falecimento do prefeito ADÉLIO MARX. A Sessão iniciou às nove horas com a fala do presidente da Câmara de Vereadores, ODOLIR BORDIGNON, seguida de um minuto de silêncio. Posteriormente ocorreu a posse oficial de VALMOR REIS. A Sessão Extraordinária contou com a presença de autoridades, vereadores, familiares e público em geral.

O uso obrigatório da Nota Fiscal de Produtor Eletrônica foi adiado para o dia dois de janeiro de 2025. A decisão do Conselho Nacional de Política Fazendária, CONFAZ, adiou o uso obrigatório em todo o país. Além de prorrogar o início da obrigatoriedade, o ajuste também estendeu a medida a todos os agricultores e pecuaristas que ainda fazem uso da nota fiscal em papel, independentemente do faturamento. Desde o último dia primeiro de maio, a nota eletrônica era exigida dos produtores primários que faturaram acima de um milhão em 2022. Na prática, todos os produtores primários catarinenses que ainda comercializam seus produtos com a nota física terão mais tempo para se adaptar e migrar para a versão eletrônica.

A mudança de data da obrigatoriedade da nota fiscal eletrônica para o ano que vem já era esperada. A avaliação é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Oeste, LIRIO WATHIER. De acordo com ele, a decisão é acertada porque muitos agricultores não tem acesso a internet de qualidade ou não possuem equipamentos para começar a emitir a nota eletrônica. WATHIER explicou que a medida vale para os agricultores que ainda emitem a nota física do bloco de produtor. Os agricultores que já migraram pelo sistema eletrônico não podem voltar para o modelo da nota física.

Uma mulher sofreu traumatismo craniano ao ser agredida pelo companheiro na tarde de sábado em São Miguel do Oeste. O fato aconteceu por volta das três horas da tarde. A Polícia Militar foi acionada pela equipe da Unidade de Pronto Atendimento para registrar uma ocorrência de violência doméstica. A vítima foi levada até a UPA depois de ser agredida pelo companheiro. O homem estava na recepção da unidade ameaçando a mulher de morte. Em razão da gravidade das lesões, ela foi levada para o Hospital Regional. O homem, autor das agressões, foi preso em flagrante e levado para a delegacia de polícia.

Outro homem foi preso em flagrante por violência doméstica neste final de semana na região. No sábado, por volta das sete horas da noite, a Polícia Militar foi acionada para registrar um ocorrência de agressão na Rua São Francisco, no Bairro Rainha da Paz, em Itapiranga. No local, um homem embriagado agrediu a esposa e tentou bater na filha. A mulher contou aos policiais que foi agredida pelo companheiro e que no momento em que ele entrou na cozinha para pegar uma faca, ela e a filha conseguiram fugir e ligar para a Polícia. O homem que estava no local e em visível estado de embriaguez foi preso e levado para a delegacia de polícia.

A terceira prisão por violência doméstica aconteceu neste domingo na rua Aloísio Klein, no centro de São Miguel do Oeste. De acordo com a PM, um homem foi detido por ameaçar a ex-companheira e os filhos. A guarnição esteve no local e encontrou os filhos que afirmaram que iriam ser mortos se a mãe não retornasse para a casa. A mulher fugiu da residência com medo de ser morta. As vítimas também relataram que há poucos dias o homem havia invadido a casa e tentado matar a mulher com uma facada na cabeça. A Polícia Militar realizou buscas e encontrou o homem nas proximidades da residência da vítima. Ele estava carregando uma faca dentro da mochila. Diante do fato o homem foi preso e levado para a delegacia de Polícia.

Um idoso sofreu ferimentos em um acidente de trânsito com uma carretinha agrícola na Linha Gaúcha, no interior de Descanso. O fato aconteceu por volta das cinco e meia da tarde. Durante uma subida, o idoso tentou trocar de marcha, mas o veículo não engrenou, começando a recuar de ré. Nesse momento, ele perdeu o controle e o veículo saiu da estrada, colidindo com um barranco. O Corpo de Bombeiros foi acionado e atendeu a vítima, que sofreu ferimentos na cabeça. Ele foi levado ao Hospital de Descanso. Uma passageira que estava no veículo também foi conduzida ao hospital. Embora não tenha sofrido ferimentos, ela estava abalada pelo acidente.

Um acidente de trânsito deixou dois jovens feridos no final da tarde de ontem na SC 163. O fato aconteceu por volta das seis horas na comunidade de Linha Cruzinhas, interior de Descanso e envolveu uma moto e uma caminhonete no trecho entre Descanso e São Miguel do Oeste. De acordo com os envolvidos, o motociclista tentava realizar uma ultrapassagem quando uma camionete também iniciou a manobra para ultrapassar outro veículo. A moto acabou colidiu na lateral da camionete, saiu da pista e caiu. O condutor da moto sofreu uma fratura exposta na mão esquerda, enquanto a caroneira teve uma fratura no braço esquerdo. Ambos foram socorridos pelo SAMU e encaminhados ao Hospital Regional.

Um ciclista ficou gravemente ferido na manhã desta segunda-feira em um acidente de trânsito na Avenida Willy Barth. A colisão aconteceu por volta das sete horas no bairro São Gotardo. O Corpo de Bombeiros foi acionado e encontrou o ciclista caído às margens da avenida, sendo auxiliado pelo condutor de uma Saveiro. O ciclista apresentava uma fratura exposta em uma das pernas e estava bastante agitado. Após ser imobilizado, ele foi conduzido ao Pronto Socorro do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso para atendimento. A Polícia Rodoviária Federal também esteve no local para registras à ocorrência e investigar as circunstâncias do acidente.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.