ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 10/06/2022

-GUEDES COBRA GOVERNADORES PARA BOTAR A MÃO NO BOLSO E AJUDAR O PAÍS

-PIB DE SC DESACELERA, MAS CRESCE SEIS VÍRGULA QUATRO POR CENTO ATÉ MARÇO

-PREFEITURA PREVÊ DESAPROPRIAR NOVA ÁREA PARA O CEMITÉRIO NESTE ANO

-CÂMARA DE GUARUJÁ DO SUL APROVA DUAS EMENDAS POR UNANIMIDADE

-ADMINISTRAÇÃO EFETUA PROCESSOS LICITATÓRIOS PARA NOVOS INVESTIMENTOS

-EXCESSO DE CHUVAS COMEÇA PREJUDICAR LAVOURAS DE GRÃOS

-MUNICÍPIO DEBATE SOBRE O PROGRAMA SC MAIS MORADIAS

-DEPARTAMENTO DE CULTURA PROMOVE PROJETOS DE HORTAS FAMILIARES

-DISCUSSÃO ENTRE VIZINHOS DEIXA UMA PESSOA FERIDA COM DISPARO DE ARMA

-MULHER SOFRE TENTATIVA DE FURTO APÓS DAR ENTRADA NO HOSPITAL

O tempo é de céu encoberto. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável sem chuva nesta sexta-feira. A temperatura pode chegar a 15 graus. A mínima das últimas horas foi de sete graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 93. O euro está valendo cinco reais e 19 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

A Suprema Corte da República Popular de Donetsk, uma região separatista no leste da Ucrânia apoiada pela Rússia, condenou dois cidadãos britânicos e um marroquino à pena de morte nesta quinta-feira. Eles foram acusados por terrorismo. Os dois lutavam na guerra da Ucrânia ao lado das tropas de Kiev, foram capturados por forças russas na região do Donbass, no leste do país, e levados a julgamento esta semana. O jornal inglês "Guardian" afirmou que os soldados acusados recorrerão da sentença, sob o argumento de que estavam lutando dentro da Guarda Marinha da Ucrânia e, por isso, devem ser protegidos pela Convenção de Genebra que determina normas para julgamento de prisioneiros de guerra.

O presidente polonês, ANDRZEJ DUDA, criticou nesta quinta-feira os líderes da Alemanha e da França por seus contatos telefônicos constantes com o presidente russo, VLADIMIR PUTIN. Segundo o político nacionalista polonês, a atitude seria equivalente a manter uma linha direta com o ditador nazista ADOLF HITLER durante a Segunda Guerra Mundial. Ele questiona o que o chanceler federal alemão, OLAF SCHOLZ, e o presidente da França, EMMANUEL MACRON, pensam que podem tirar de proveito dessas ligações, enquanto a Rússia continua bombardeando alvos civis na Ucrânia.

O candidato presidencial colombiano RODOLFO HERNÁNDEZ cancelou suas atividades públicas a 10 dias da eleição. Ele afirma que sua vida corre risco e por isso não vai participar de atos até a final da próxima semana. HERNÁNDEZ, um candidato da direita não-tradicional, começou a subir nas últimas semanas antes do primeiro turno. Ele enfrenta o esquerdista GUSTAVO PETRO. Durante uma entrevista coletiva nesta quinta-feira, HERNÁNDEZ, de 77 anos, disse que está sendo feita uma campanha contra ele.

O preço por ação na oferta da Eletrobras foi definido em 42, segundo comunicado divulgado nesta sexta-feira pela companhia. A operação irá resultar na privatização da maior empresa do setor elétrico brasileiro. O total da operação pode chegar a 33 bilhões 680 milhões de reais, considerando o lote suplementar de até 15 por cento das ações da oferta inicial. Trata-se da maior oferta de ações na Bolsa brasileira desde a megacapitalização da Petrobras, realizada em 2010. O governo decidiu privatizar a Eletrobras, a principal empresa do setor elétrico brasileiro. Para isso, irá emitir novas ações e, assim, reduzir a participação da União na empresa. A participação dos União na elétrica deve cair de 72 a cerca de 45 por cento.

O ministro da Economia, PAULO GUEDES, cobrou de governadores nesta quinta-feira abrir mão de arrecadação, "botar a mão no bolso" e dar "uma contribuição para o Brasil". GUEDES deu as declarações ao discursar ao lado do presidente JAIR BOLSONARO, de forma virtual: o ministro em Brasília e o presidente em Los Angeles. Eles participaram de um evento organizado pelo setor de supermercados. O presidente também fez um "apelo" e voltou a pedir ao setor supermercadista reduza os lucros para que os preços dos produtos da cesta básica possam cair. PAULO GUEDES, disse então que o governo federal "transferiu" aos estados cerca de 500 bilhões e que está na hora de os governadores "ajudarem o Brasil".

O senador FERNANDO BEZERRA COELHO leu nesta quinta-feira, no plenário do Senado, o relatório ao projeto que fixa o limite da alíquota do ICMS sobre itens como combustíveis, energia e comunicações. A leitura é uma etapa da tramitação do projeto. O texto, já aprovado pela Câmara, deve ser votado pelos senadores na próxima segunda-feira. O ICMS é um tributo estadual e compõe o preço da maioria dos produtos vendidos no país, incluindo os combustíveis, e é responsável pela maior parcela de tributos arrecadada pelos estados. A aprovação da proposta é defendida pelo governo, que incluiu a redução dos tributos estaduais sobre combustíveis como uma das soluções para tentar conter a disparada dos preços e, consequentemente, da inflação.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou três mil 428 vagas de trabalho em Santa Catarina para o Censo 2022. A nova fase das seleções não terá prova. A inscrição é gratuita para as vagas não preenchidas ao final do processo seletivo do edital no 102021, que teve o resultado divulgado em maio. As inscrições vão até 15 de junho e devem ser feitas online no Portal do IBGE, no qual se deve preencher e enviar o formulário de inscrição. No portal, há o quadro de vagas por município para o cargo de recenseador. Com o menor índice de desocupação do país, Santa Catarina teve preenchidas apenas, na primeira rodada da seleção, 49 por cento das vagas ofertadas. Restaram vagas, nesta nova rodada, em 290 dos 295 municípios catarinenses.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou, na quarta-feira, o projeto de lei que institui o Programa de Estímulo à Implantação das Tecnologias de Conectividade Móvel no Estado. O objetivo é viabilizar a implantação do 5G nas cidades catarinenses. O projeto de lei prevê o incentivo à atualização das legislações locais e a indicação do texto base que serve de exemplo para os municípios aprovem a lei necessária sobre ocupação e uso do solo pelas torres e postes de suporte para as antenas. O texto segue agora para sanção do governador CARLOS MOISÉS. A data de chegada da quinta geração de internet móvel em Florianópolis estava prevista para 31 de julho, mas foi adiada pela Anatel para 29 de setembro.

Apesar de sofrer desaceleração devido aos impactos da Covid-19 e guerra na Ucrânia, o Produto Interno Bruto de Santa Catarina acumulou crescimento de seis vírgula quatro por cento nos 12 meses até março, segundo estimativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável. O resultado ficou abaixo da série de 12 meses do trimestre encerrado em dezembro, quando cresceu oito vírgula três por cento. Mesmo assim, Santa Catarina teve crescimento maior que a média nacional até março. O estado teve crescimento de sete vírgula seis por cento no volume de serviços, seis vírgula oito no varejo ampliado e de quatro vírgula três por cento da indústria de transformação.

O prefeito de Palma Sola, CLEOMAR MANTELLI, acompanhado de sua equipe e da Epagri, entregou na manhã de ontem, o Certificado de Registro no Serviço de Inspeção Municipal, o selo SIM, à uma agroindústria no ramo de mel. O SIM atesta que a unidade segue todos os requisitos necessários para fabricação e comercialização do produto. A partir de agora, o estabelecimento de produtos apícolas está autorizado a comercializar os produtos de mel e própolis para todos os municípios da Ameosc. A prefeitura, por meio da secretaria de Agricultura, realiza um trabalho de assistência aos produtores que desejam comercializar os seus produtos. O objetivo do Serviço de Inspeção Municipal é garantir a saúde pública, a proteção do meio ambiente e a regularização das agroindústrias para a comercialização, através da concessão do registro e da inspeção sanitária dos produtos de origem animal.

O Comdema de Palma Sola avalia desenvolver mais concursos municipais. Segundo RAFAEL LINK, serão mais duas categorias do concurso de boas práticas ambientais, para que todas as pessoas possam participar. A próxima etapa do concurso terá o prêmio de dois mil e 500 reais para o primeiro lugar de todas as categorias. Mil reais para o segundo e troféu e certificado para o terceiro. O presidente salientou que as inscrições começam dia 13 deste mês, através do portal da prefeitura.

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, na próxima segunda-feira, dia 13, acontecerá a Caminhada Ecológica no município de Princesa. A ação envolverá as escolas, entidades parceiras e a comunidade em geral. A programação iniciará pela parte da manhã com a saída às nove horas e a tarde às 13 horas, ambas, em frente ao Renascer, na Rua Sete de Setembro. O roteiro seguirá pela Agência Sicoob Rua Três de Maio até a prefeitura, Rua Rio Grande do Sul. No mesmo dia, sob coordenação do grupo ambiental da Escola Renascer, acontecerá o Pedágio Ecológico. Será em frente à igreja católica, na Rio Grande do Sul, pela manhã e à tarde sendo das dez às 11 horas às e das 14 e 30 ás 15 horas e 30 minutos. Na oportunidade serão distribuídas mudinhas de árvores produzidas pela escola e material educativo alusivo a data.

O excesso de chuvas nos últimos meses começa a refletir negativamente nas lavouras em propriedades rurais de Guarujá do Sul. Em apenas três meses foram registrados entre mil e 100 e mil e 300 milímetros, dependendo da localidade. Isso representa praticamente a metade do previsto para todo ano. A informação é do extensionista da Epagri LEUNIR DILI. A média anual de chuva varia entre mil e 700 e dois mil e 100 milímetros. Ele relatou que alguns meses atrás os agricultores estavam preocupados com a falta de chuva e agora com o excesso dela. Isso tem impactado nas lavouras, principalmente nas de safrinha de milho que, mesmo com o amadurecimento, a umidade no solo impede a colheita para fazer a silagem. Na soja safrinha cerca de 30 por cento dos agricultores não fizeram a colheita em Guarujá do Sul que da mesma forma registram danos. Já no feijão safrinha, o excesso de chuva prejudica ainda mais na fase final para colheita. Alguns agricultores já relatam perdas entre dez e 20 por cento. A lavoura de trigo também sofre com isso.

O extensionista da Epagri LEUNIR DILLI, comentou que a produção leiteira também poderá ser afetada com a falta de pastagem para alimentação do gado devido ao excesso de chuvas. Ele comentou que este ano está sendo de grandes desencontros com período longo de seca e outros de chuvas. DILLI também comentou sobre a umidade do solo, mas sem a presença do sol isso não altera o cenário negativo.

Uma comitiva de servidores da Cidasc esteve participando da sétima Conferência Nacional sobre a Defesa Agropecuária em Belo Horizonte. Segundo o presidente JUNIOR KUNZ, o intuito da participação foi de buscar fortalecimento das empresas e agências agropecuárias do Brasil para tentar tornar todo o território nacional uma área livre de febre aftosa. A previsão é de colocar o Brasil como área livre de febre aftosa até 2026, mas ele acredita que, conforme está avançando, o país terá este selo antes do prazo estipulado. O Estado de Santa Catarina está um passo à frente no que se refere a este selo de área livre de febre aftosa sem vacinação. Mas, conforme o presidente, a Cidasc precisa avançar muito devido às peculiaridades de cada localidade. Ele salientou que algumas informações obtidas nesta conferência será possível aplicar em Santa Catarina.

Na manhã de ontem, na sala de reuniões da prefeitura de Anchieta, estiveram reunidos os membros do Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social. Na oportunidade, os membros realizaram a eleição de uma nova diretoria, a qual ficou assim composta pelo presidente VILMAR PIOVEZANI, vice-presidente, VENTURA WOLFART, e como secretária JOZANE ANTUNES. Ainda foram deliberados assuntos como: a composição do Conselho bem como suas atribuições que são de caráter consultivo, assessoramento deliberativo relacionados a política Municipal de Habitação de Interesse Social em Anchieta. Também foi feita a explanação sobre o Programa SC Mais Moradias, onde o munícipio foi contemplado com 15 casas no valor de 70 mil reais cada. Ainda foi observado, que já existe um processo licitatório em andamento para definir que empresa fara essas casas. O programa é uma parceria entre o Estado e o município, sendo que o Estado dispôs dos os 70 mil e o município precisa dispor o terreno.

Os alunos da escola Cemeg realizam atividades voltadas às artes circenses. A proposta da atividade surgiu baseada nas atividades do circo instalado na cidade, de acordo com a professora de arte do educandário, ELENICE CORÁ, os alunos visitaram o circo e assistiram aos espetáculos. Como conteúdo sugerido para ser trabalhado no primeiro bimestre letivo, “Circo Arte Popular”, na apostila Aprende Brasil, segundo a professora, foi de grande valia, uma vez que aliou a teoria e contextualização de forma prática e bem interessante. Após a contextualização, os alunos dos sextos anos foram orientados pela professora para escolherem um número para o espetáculo circense. A professora disse que houve muita colaboração e os espetáculos foram variados, teve apresentação de músicas com participação da família, malabares orientados também pelo professor de educação física, contação de piadas e muito mais diversão.

A secretaria de Educação de São José do Cedro, através do departamento de Cultura, desenvolve o projeto sobre hortas familiares. A diretora FRANCIELI BEAL, comentou que nesta oficina é trabalhado sobre como preparar uma horta na área urbana. Além de detalhar quais os pratos podem ser feitos com estas verduras e legumes. Na avaliação dela, a oficina está gerando bons resultados com a participação de 30 alunos que também desempenham o aprendizado em casa. A diretora salientou que a faixa etária ficou bastante diversificada, abordando desde adolescentes até pessoas de maior idade. Já foram realizados seis encontros e ocorrem às quartas-feiras no CTG Mate Amargo. Faltam mais três aulas. Na última oficina foi trabalhada com a criação de pomadas. A diretora salientou que foi sugerido uma oficina sobre formas de podar uma árvore frutífera.

Guarujá do Sul está passando por processos licitatórios para contratação de empresas visando efetuar as obras de reforma da antiga prefeitura, para a construção da área coberta e também a garagem. Os detalhes são do vice-prefeito NOÉ BENETTI. Conforme o vice, o prazo dos processos licitatórios é de 30 dias e nas próximas semanas as responsáveis pelas obras devem ser conhecidas. No caso da rua coberta, serão investidos mais de 840 mil e apenas 200 mil são de emenda parlamentar, sendo o restante de recursos próprios. Para a revitalização e a construção da primeira etapa da antiga prefeitura, já estão garantidos 800 mil do total de um milhão e 300 mil. Devido às emendas parlamentares, ele comentou que a equipe da administração busca agilizar os processos para dar início às obras antes do período eleitoral. BENETTI ainda relatou sobre a intenção de lançar o edital para a construção da garagem na semana que vem. O projeto está sendo concluído. A construção deve começar neste ano. Já estão garantidos para esta obra 800 mil reais.

A prefeitura de Guarujá do Sul também foi contemplada com 450 mil reais provenientes de duas emendas parlamentares. Deste montante, 300 mil para infraestrutura são do senador ESPERIDIÃO AMIN e os outros 150 mil reais é emenda da deputada ANGELA AMIN, sendo esta para a saúde. A afirmação é do vice-prefeito NOÉ BENETTI. A ofício dos valores foi recebido ontem. Estes recursos são frutos da mais recente viagem do executivo e estão garantidos para a administração. Guarujá do Sul foi contemplado pelo governo do Estado, através de emendas, com valores que superam três milhões e meio de reais para obras como a pavimentação de estradas da nova área industrial, máquinas e equipamentos agrícolas. Além de meio milhão de reais que serão usados na construção da creche avaliada em dois milhões e 390 mil reais que, inclusive, recebe os trabalhos prévios para posterior construção.

A Câmara de Vereadores de Guarujá do Sul aprovou na noite de ontem duas emendas à lei orgânica. Uma delas foi apresentada pela bancada governista e se trata sobre a retirada do recesso de julho do legislativo. Com a promulgação, a regra valerá para este ano. Outra emenda, mas apresentada pela bancada de oposição de Guarujá do Sul, visa proibir que um vereador licenciado para assumir uma vaga no primeiro escalão, volte ao legislativo para cumprimento do mandato. Para o vereador RODRIGO LUNKES, isso tornaria o político fiscalizador de suas próprias atividades enquanto esteve no primeiro escalão. A emenda teve uma alteração sugerida pela bancada governista no que se refere ao legislativo. Neste caso, ao vereador que se afastar do seu mandato para assumir uma vaga na Casa, perderá da mesma forma o seu mandato. Para ele, o político foi eleito pela população para trabalhar como vereador. LUNKES salientou que esta mesma proposta tramitou na Câmara no ano de 2012.

A decisão de apresentar o texto foi depois de se reunir com os membros da bancada de oposição, os vereadores trabalharam na emenda e levaram para apreciação dos colegas. Para o vereador RODRIGO LUNKES, o político pode aceitar o convite do prefeito para assumir uma vaga no primeiro escalão. Mas não poderá voltar a exercer a função de vereador para qual foi eleito. Para o vereador, isso impedirá acordos políticos que vão contra os interesses da sociedade. RODRIGO ainda afirmou que já existe uma regra similar quanto a um vereador assumir uma empresa ligada ao setor público. Mas não abrangia os vereadores.

Nos últimos dias diversas empresas de São José do Cedro, entre elas indústrias de vários segmentos a maioria delas nas áreas industriais estão recebendo serviços em uma parceria através da secretaria de planejamento e desenvolvimento econômico, secretaria de obras e setor de urbanismo. Os serviços são diversos, entre eles terraplenagem, nivelamento, colocação de cargas de cascalho e limpeza de materiais. Os pedidos são feitos diretamente na secretaria, ou então protocolados através do atende.net e são encaminhados ao Conselho de Desenvolvimento Econômico que possui representantes de empresas locais que fazem a avaliação desses pedidos. Para a análise e aprovação são levados em conta alguns critérios, entre eles os de que a empresa não possua pendências, ou seja, débitos juntos ao município, também são analisadas questões como geração de empregos e ampliação, além disso há um limite de horas máquinas no decorrer do ano. Neste primeiro semestre, foram atendidas aproximadamente 15 empresas, a maioria delas através do serviço de horas máquinas.

A prefeitura de São José do Cedro já estimou valores para compra da nova área de terra para o novo cemitério. Isso mostra que há uma programação de investimentos por parte da administração. A declaração é da secretária de Planejamento KELLY FIGUEIRÓ. Isso está previsto no PPA 2023. Uma nova área está sendo avaliada com a previsão de um decreto para desapropriação neste ano. Ela relatou sobre uma série de fatores que envolvem a nova área como a implantação distante de uma área de captação de água e nem mesmo casas e comércios próximos, além de evitar provocar prejuízos para o meio ambiente. A ideia é otimizar o novo cemitério com a implantação de gavetários. KELLY salientou que a atual área do cemitério São José e Almas precisou passar por uma regularização porque até então não estava no nome da prefeitura e agora o município busca o licenciamento. Neste caso, a prefeitura buscou informações junto ao município de Anchieta.

A secretária de Planejamento KELLY FIGUEIRÓ, lembrou sobre um projeto do executivo encaminhado para análise da Câmara sobre a obrigatoriedade de implantar os gavetários. Ela ainda disse que este texto sofreu alterações e a obrigatoriedade foi retirada, sendo, portanto, opcional. A secretária salientou que isso poderia fornecer mais seis anos de uso da atual área do cemitério São José e Almas. Visando otimizar o espaço, estão sendo construídos túmulos baixos. Hoje para construção de novas capelas precisa ter no mínimo três gavetas para otimizar o espaço. KELLY também lembrou que a administração efetuou um chamamento público para retirada dos restos mortais visando otimizar o local.

Discussão entre vizinhos deixou um deles ferido por disparo de arma de fogo efetuado por um homem na área central de Barra Bonita. A ocorrência foi atendida ontem por volta das 17 horas e 25 minutos pela Polícia Militar. Foi relatado para os policiais pela mãe da vítima, que estava na casa de sua filha, momento que um casal de vizinhos começou proferir ameaças contra a sua filha. E em determinado momento, um homem jogou uma caixa de isopor contra a mãe e filha e efetuou um disparo de arma de fogo que acertou o pé de sua filha. Ela foi levada pelos bombeiros ao Hospital Regional para receber o atendimento médico. Onde foi constatada uma lesão no pé direito. As PMs de Barra Bonita e Guaraciaba fizeram buscas na residência do suspeito do disparo, na área rural, mas o possível autor não foi localizado. A Polícia Civil passou a investigar o caso.

Uma mulher teve sua carteira furtada por um homem que lhe ofereceu ajuda para dar entrada no Hospital Regional em São Miguel do Oeste. O fato ocorreu ontem à noite às 22 horas e 40 minutos. De acordo com a Polícia Militar, o suspeito de 34 anos aguardou a vítima chegar ao hospital e se ofereceu para ajudá-la. Ele então pegou uma cadeira de rodas, colocou a vítima nela e a levou para dar entrada na unidade. A vítima, sem notar, deixou uma das portas do seu veículo entreaberta, momento em que o suspeito foi até o carro e pegou sua carteira. Porém, o alarme disparou e ele então voltou para o hospital e contou para a mulher que alguém estaria tentando mexer no seu carro. Mas outro paciente suspeitou do homem e chamou a Polícia Militar. O autor do furto tentou se desfazer da carteira da vítima, mas foi pego em flagrante no momento em que tentava esconder o item em um telefone público. Ele foi preso e levado à delegacia de Polícia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.