-STF AUTORIZA E GOVERNADOR DO AMAZONAS NÃO COMPARECE A CPI DA COVID
-ALESC APROVA PROJETO QUE CRIA AUXILIO EMERGENCIAL DE 900 REAIS
-PREFEITURA DA REGIÃO VAI INVESTIR 450 MIL REAIS EM CRÉDITOS PARA AGRICULTORES
-HOSPITAL REGIONAL AMPLIA LEITOS DE ENFERMARIA PARA PACIENTES DA COVID
-ENTIDADE APONTA REDUÇÃO DOS CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
-PM ATENDE DUAS OCORRENCIAS DE POSSE DE DROGAS NAS ÚLTIMAS 24 HORAS
-COORDENADORA DO CRAS DE BANDEIRANTE MORRE EM ACIDENTE NA SC 492
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de chuva melhorando à tarde e à noite. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus.Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e quatro centavos. O euro está valendo seis reais e 14 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
Um prédio desabou após fortes chuvas em Mumbai, na Índia, deixando ao menos 11 mortos e sete feridos. Entre as vítimas estão oito crianças, segundo a agência de notícias France Presse. O prédio de três andares desabou na noite de quarta-feira em uma área carente da cidade, que é a capital financeira e de entretenimento do país. Equipes de resgate procuram por sobreviventes. Entre os feridos está uma mulher de 30 anos que foi internada em estado crítico. Os moradores dos prédios próximos foram retirados de suas casas por precaução.
O candidato de esquerda PEDRO CASTILLO já se apresenta como vencedor da acirrada eleição presidencial de domingo no Peru. A manifestação ocorre mesmo sem o anúncio oficial por parte das autoridades eleitorais do país. CASTILLO publicou mensagens nas redes sociais em tom de vitória ao alcançar 50 vírgula 20 por cento dos votos contra 49 vírgula 79 por cento para KEIKO FUJIMORI. O esquerdista recebeu o cumprimento do ex-presidente boliviano EVO MORALES por sua "vitória". CASTILLO tem quase 71 mil votos a mais que a adversária.
O presidente da Argentina, ALBERTO FERNÁNDEZ, se equivocou nesta quarta-feira, ao fazer uma citação que despertou reações ofendidas de mexicanos e brasileiros em redes sociais. FERNARDEZ declarou que os mexicanos vieram dos índios, os brasileiros saíram da selva e os argentinos vieram de barco da Europa. A afirmação foi dada durante um evento com o primeiro-ministro da Espanha, PEDRO SÁNCHEZ, e empresários argentinos e espanhóis, nesta quarta-feira. Após a repercussão negativa, o presidente pediu desculpas em mensagens no Twitter.
O Carrefour afirmou, nesta quarta-feira, que está avançando nas tratativas junto às autoridades públicas e associações civis para a celebração de um Termo de Ajustamento de Conduta, no valor de 120 milhões de reais, para evitar ações no caso do homem negro morto em uma unidade da rede, em Porto Alegre. No dia 19 de novembro de 2020, JOÃO ALBERTO SILVEIRA FREITAS, de 40 anos, foi espancado até a morte por seguranças no Carrefour do bairro Passo D'Areia, na Zona Norte da capital. Seis pessoas ainda respondem pelo crime na Justiça. No final de maio, a viúva de JOÃO ALBERTO aceitou a proposta de indenização feita pelo Carrefour que ficou em torno de um milhão de reais.
A inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, ficou em zero vírgula 83 por cento em maio deste ano. A taxa é superior ao zero vírgula 31 por cento de abril e a maior para um mês de maio desde 1996, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O IPCA acumula taxas de três vírgula 22 por cento no ano e oito vírgula zero seis por cento em 12 meses. Os nove grupos de produtos e serviços pesquisados apresentaram inflação em maio, com destaque para habitação e transportes. Os itens que mais influenciaram esses grupos foram energia elétrica que passou para a bandeira tarifária vermelha patamar Um no mês e gasolina que subiu dois vírgula 87 por cento. Outros grupos com taxa de inflação importantes foram saúde e cuidados pessoais.
A CPI da Covid vota nesta quinta-feira pedidos de convocações e quebra de sigilo de pelo menos 10 pessoas. Esse deve ser o principal trabalho do dia, já que o depoimento do governador do Amazonas, WILSON LIMA não vai acontecer. Ontem, a ministra ROSA WEBER, do STF, decidiu que o governador não é obrigado a comparecer. Ao analisar pedido dos advogados de Lima, ROSA WEBER afirmou que o governador pode decidir, por livre e espontânea vontade, se quer comparecer à CPI. A ministra entendeu que, como LIMA já foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República e é investigado por suposto envolvimento em um esquema de desvio de verbas destinadas ao enfrentamento da pandemia de Covid, ele tem direito de não dar respostas que possam incriminá-lo.
Santa Catarina encerrou maio com receita de 983 milhões de dólares nas exportações, uma alta de 36 por cento em relação ao mesmo mês do ano passado e de um vírgula sete por cento frente ao mês anterior. No acumulado do ano, as vendas externas do Estado somaram três bilhões e 800 milhões de dólares e cresceram 11 por cento frente aos mesmos meses de 2020. As importações chegaram a dois bilhões 129 milhões, o que resultou em déficit comercial de um bilhão 145 milhões de dólares. Os dados foram apurados pelo Observatório Fiesc, da Federação das Indústrias do Estado junto à Secretaria de Comércio Exterior. A soja liderou o faturamento das exportações de maio, com 143 milhões de dólares, 51 por cento mais do que no mesmo mês de 2020.
A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina confirmou na noite desta quarta-feira mais um caso de reinfecção por coronavírus em Santa Catarina. Com isso, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), há, no total, quatro casos de pessoas que se reinfectaram com o vírus no estado desde o início da pandemia. Além dos quatro casos confirmados por analises de laboratório, há outros 15 casos suspeitos que seguem sendo analisados. Outros 38 casos já foram descartados. Santa Catarina contabiliza, desde o início da pandemia, 994 mil 125 diagnosticados e 15 mil 798 mortes por Covid-19.
Os deputados estaduais de Santa Catarina aprovaram a criação do auxílio emergencial para 67 mil famílias. O valor é de 900 reais dividido em três parcelas. Chamado de SC Mais Renda pelo governo do Estado, ele será pago em cartões que os beneficiados usarão em estabelecimentos como supermercados, farmácias, postos de combustíveis, entre outros. A primeira parcela deve ser paga em julho, conforme planejamento da secretaria de Desenvolvimento Social. A tramitação na Assembleia Legislativa ocorreu em duas semanas desde a entrada da emenda enviada pelo governador CARLOS MOISÉS DA SILVA para alterar a Medida Provisória que aumentou o valor de 600 para 900 e incluiu mais sete mil famílias junto as outras 60 mil já contempladas.
A prefeitura de Guaraciaba está implantando o programa o Programa Meu Crédito voltando para os agricultores do município. De acordo com o prefeito VANDECIR DORIGON, a administração começou o credenciamento de empresas, prestadores de serviços e estabelecimentos comerciais. Em seguida, os produtores vão receber cartas de crédito de acordo com o movimento econômico de cada um. Com esse documento, os agricultores podem fazer aquisições nas empresas habilitadas. As compras feitas pelos produtores serão pagas pela prefeitura. Para se credenciar, os empresários devem apresentar o CNPJ e as negativas da empresa. O credenciamento vai até o dia 30 de junho.
O município de Guaraciaba vai investir cerca de 450 mil reais no programa Meu Crédito. A informação é do prefeito VANDECIR DORIGON. Ele explicou que os beneficiários terão direito ao incentivo segundo o valor de movimentação econômica anual registrada por meio da emissão de Notas Fiscais de venda de produtor rural. Será fixado o coeficiente de dois milésimos de reais por real de nota fiscal emitida. Os agricultores vão receber créditos para gastar no comércio local entre 50 e mil e 500 reais. DORIGON comentou que o programa tem dois objetivos: premiar o produtor rural eincentivar e fomentar o comércio local. Ele ressaltou que os valores que serão recebidos pelos produtores só poderão ser gastos no Município e isso vai gerar ainda mais movimento econômico para Guaraciaba.
As Certidões de Crédito para os produtores rurais de Guaraciaba dentro do programa Meu Crédito vão ser entregues a partir do mês de julho. A orientação é para que os agricultores com blocos de produtor e que não possuem débitos com a prefeitura compareçam na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para retirar a certidão de crédito do programa. O agricultor poderá escolher o estabelecimento que preferir para adquirir qualquer mercadoria ou produto, como roupas, calçados, insumos agrícolas, produtos alimentícios e combustíveis, por exemplo. Na hora da compra o agricultor entregará a sua certidão de crédito e o estabelecimento irá emitir a nota. Após isso, a empresa credenciada que realizou a venda, deverá entregar a certidão de crédito juntamente com a nota fiscal na Prefeitura Municipal para que a Administração realize o pagamento direto para a empresa.
A Epagri promove, desde 1990, cursos de processamento da cana-de-açúcar no Centro de Treinamento de São Miguel do Oeste. A informação é do coordenador do Cetresmo, ADILSON MOSS. Neste ano, serão dois cursos na área. Nos dias 15 e 16 de junho será realizado o curso de doces a partir da cana de açúcar e nos dias 28, 29 e 30 junho, o de cachaça e licores. Ele destacou que as capacitações terão duração de 16 horas e incluem hospedagem e alimentação. Em razão da pandemia do coronavírus, o número de participantes será reduzido. Para se inscrever, os interessados devem procurar os escritórios da Epagri nos municípios da região.
O município de Barra Bonita recebeu nas últimas semanas ao menos duas emendas parlamentares. A informação é do prefeito, AGNALDO DERESZ. Ele participou do RPN segunda Edição da última terça-feira e trouxe detalhes desses recursos. De acordo com ele, um dos recursos é da deputada federal do PSDB, GEOVANIA DE SÁ no valor de 150 mil reais e outro do deputado estadual do MDB, MAURO DE NADAL no valor de 200 mil reais. Conforme ele, ao todo, os dois recursos somam 350 mil reais para os cofres do município.
O montante recebido através de emendas parlamentares será usado para a construção de um Centro de Educação onde vai abrigar a secretaria de Educação e também a Biblioteca Pública. A afirmação é do prefeito de Barra Bonita, AGNALDO DERESZ. Segundo ele, a obra é de extrema importância, pois atualmente o setor está em um espaço alugado. Ele destacou que o objetivo com essa nova sede é economizar esse valor gasto mensalmente em aluguel. AGNALDO salientou que o município aguarda agora a liberação do recurso para de fato dar sequência nos trâmites legais para a construção desse novo espaço.
A expectativa é que a obra tenha um valor elevado e por isso a ideia é construir a nova sede em etapas. A projeção é do prefeito de Barra Bonita, AGNALDO DERESZ. Ele revelou que o projeto já está sendo elaborado pela equipe de engenharia da prefeitura e o local já está pré-definido, sendo construído ao lado do Centro Educacional, na antiga rodoviária. Ele revelou que com a saída do aluguel, o município deve economizar mais de 52 mil reais em quatro anos. AGNALDO DERESZ comentou que não há previsão de início da obra, visto toda a parte burocrática que ainda precisa ser executada para que de fato os trabalhos se iniciem em Barra Bonita.
O curso básico de atendimento a emergência do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina já está com todas as vagas preenchidas. A informação é do capitão do décimo segundo Batalhão com sede em São Miguel do Oeste, FABIANO GALEAZZI. De acordo com ele, as inscrições foram abertas no último dia primeiro e em apenas 10 horas todas as cinco mil vagas foram ocupadas. Conforme ele, o período para os interessados realizarem as inscrições seria até o dia 15 de agosto, porém, com a alta procura, o sistema não possui mais nenhuma vaga a disposição dos interessados.
Neste ano, devido a pandemia da Covid-19, o curso básico de atendimento a emergência do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina será no modo online e isso fez com que a procura aumentasse, ocasionando o preenchimento das vagas em menos de um dia de inscrições. A explicação é do capitão do décimo segundo Batalhão com sede em São Miguel do Oeste, FABIANO GALEAZZI. Ele disse que isso acabou abrangendo um número maior de pessoas em todo o estado, gerando a procura expressiva em poucas horas.
O Batalhão do Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste ainda não possui os dados sobre quantas pessoas da região Extremo Oeste conseguiram realizar a inscrição no curso básico de atendimento a emergência. O comentário é do capitão, FABIANO GALEAZZI. Conforme ele, os dados ainda estão sendo contabilizados e em breve deverão ser divulgados. Ele lembrou que o curso tem como objetivo repassar informações básicas de como proceder em situações de emergência, sendo um dos pré-requisitos para aqueles que desejam se tornar um bombeiro comunitário. GALEAZZI declarou que não há no momento previsão de uma nova turma para esse curso.
A bancada do oeste e o secretário estadual de infraestrutura, THIAGO VIEIRA, discutiram, nesta quarta-feira, a elaboração de um projeto de engenharia para restauração do trecho da SC-163 entre Itapiranga e São Miguel do Oeste. Uma das possibilidades debatidas no encontro é uma parceria do estado com a Associação dos Municípios do Extremo Oeste para agilizar as obras. O coordenador da Bancada do Oeste, deputado FABIANO DA LUZ destacou a importância da reunião como forma de encontrar uma saída para os problemas da rodovia. O secretário enfatizou que a elaboração do projeto de engenharia, seja pela Ameosc ou por um consórcio de municípios será mais rápido e eficiente. Nessa semana, VIEIRA disse no Peperi Entrevista que a federalização da SC 163 não deve ocorrer antes de 2023.
O número de casos ativos de Covid em São Miguel do Oeste caiu para 268 nesta quarta-feira. Os dados foram divulgados no boletim diário da secretaria municipal de saúde no final da tarde de ontem. Trinta e duas pessoas testaram positivo para a doença e outras 37 pessoas entraram para a lista de recuperados. No total, cinco mil 274 pessoas foram confirmadas com a doença no município e quatro mil 947 já se recuperaram. No Hospital Regional Terezinha Gaio Basso a ocupação é de 25 pacientes confirmados na UTI. Todos os leitos estão confirmados. Na enfermaria, são 11 confirmados. No Pronto Socorro, dois pacientes aguardam vagas em leitos de UTI.
O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso decidiu ampliar o número de leitos de enfermaria destinados aos pacientes de Covid-19. Até terça-feira, o hospital tinha oito leitos no setor. Ontem, foram abertas mais oito vagas. Agora, a enfermaria Covid conta com 16 leitos. De acordo com o diretor do Hospital, RODRIGO LOPES, a decisão foi tomada diante do aumento de pessoas que chegam a unidade com a doença. Ontem, a taxa de ocupação na enfermaria foi de cerca de 70 por cento. Além disso, o hospital voltou a ter fila de espera por vagas na UTI. Ontem, dois pacientes estavam nessa condição.
O programa Boa Tarde Peperi repercutiu, nessa semana, os dados de uma pesquisa encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública que apontou que uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos afirma ter sofrido algum tipo de violência no último ano no Brasil. O levantamento apontou que o número de agressões dentro de casa passou de 42 para 48 vírgula oito por cento e a violência sofrida por mulheres na rua caiu de 29 para 19 por cento. Segundo a presidente do conselho municipal dos direitos da mulher, BERENICE CABRAL, o sentimento é de indignação. Ela citou que apesar de todo o trabalho de conscientização e do endurecimento das leis contra a violência doméstica, o número de casos ainda é bastante alto. BERENICE disse que as famílias estão vivendo em semi-isolamento, sem alternativas de lazer nos finais de semana, e isso pode ter contribuído para o aumento de casos dentro das casas.
O número de casos de violência contra a mulher ainda não corresponde a realidade. Segundo a presidente do conselho municipal dos direitos da mulher, BERENICE CABRAL, a subnotificação ainda é problema que esconde uma boa parte dos casos. Ela citou que muitas mulheres não identificam algumas situações como violência. Segundo BERENICE, as agressões, normalmente, são precedidas de outras formas de violência toleradas pelas mulheres, com a psicológica por exemplo. Ela voltou a citar a importância das campanhas de conscientização e da denúncia para enfrentar o tema da violência contra a mulher. BERENICE disse que o conselho deve intensificar as ações para levar informações para a comunidade.
Apesar da pesquisa nacional apontar um alto índice de mulheres vítimas de violência, a situação no estado é um diferente. A afirmação é da soldado do Rede Catarina de proteção à mulher, ANTONIA SOMAVILLA. De acordo com ela, a Polícia Militar identificou uma redução de 10 por cento das ocorrências de violência doméstica. Ela comentou que houve redução da violência e não queda das denúncias. ANTONIA comentou que as mulheres dispõem de uma ampla rede e mais canais para denunciar os casos. Ela destacou que a subnotificação também está diminuindo e as vítimas estão procurando ajuda. A policial reforçou que o acesso a informação aumentou e as mulheres se sentem mais seguras para romper o ciclo da violência.
A Polícia Militar atendeu duas ocorrências de posse de drogas nas últimas 24 horas na região. A primeira foi por volta das sete e meia da noite de ontem em Mondaí. Em rondas da operação Horus, uma guarnição da PM abordou um homem de 29 anos na Estrada geral da Linha Sanga Forte, interior do município. Ele portava uma pequena quantidade de maconha. A droga foi apreendida e o homem vai responder em juízo pelo fato. A outra ocorrência foi registra por volta das duas e meia da madrugada de hoje na rua Ângelo Longhi, Bairro São Luiz, em São Miguel do Oeste. A PM abordou um veículo com dois homens. Um deles tinha, dentro da carteira, um torrão de maconha. O outro tinha a droga dentro do tênis. Os dois também terão que comparecer em audiência na justiça para explicar o fato.
Um grave acidente envolveu três veículos e deixou uma pessoa morta na manhã de hoje na SC 492. A colisão aconteceu por volta das nove e meia na rodovia que liga São Miguel do Oeste a Bandeirante. O acidente envolveu um Corsa, uma caminhonete Hilux e uma Trailblazer. Uma mulher que estava no Corsa morreu na hora. CARLA DALMORO era coordenadora do Cras de Bandeirante. Uma outra pessoa sofreu ferimentos e foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros. A dinâmica do acidente não foi confirmada oficialmente pelos órgãos de segurança.
O município de Bandeirante decretou luto oficial de três dias em razão da morte da servidora CARLA DALMORO. A mulher, de 39 anos, morreu na colisão envolvendo três veículos na manhã de hoje na SC 492. CARLA era coordenadora do Cras do município e trabalhava na prefeitura há cerca de quatro anos. Ela estava dirigindo o Corsa da prefeitura quando colidiu contra uma caminhonete Hilux e uma TrailBlazer. De acordo com o secretário de Administração, EDER MARCON, o decreto do luto oficial deve ser assinado hoje à tarde pelo prefeito CELSO BIEGELMEIER. Ainda não há informações sobre horários e locais do velório e sepultamento da servidora.