ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 10-06-2021 Quinta-feira

-STF AUTORIZA E GOVERNADOR DO AMAZONAS NÃO COMPARECE A CPI DA COVID

-ALESC APROVA PROJETO QUE CRIA AUXILIO EMERGENCIAL DE 900 REAIS

-SC 163 SEGUE SEM PROJETO DE INVESTIMENTO

-MUNICÍPIO TERÁ FEIRÃO DE IMÓVEIS NESTA SEXTA E SÁBADO

-JOVEM EMPREENDEDOR DA AEST ESTIMULA ENTRADA DE NOVOS NUCLEADOS

-IPORÃ DO OESTE COMEMORA VACINAÇÃO DE MAIS DE 45 POR CENTO DA POPULAÇÃO ADULTA CONTRA COVID-19

-POLÍCIA PRENDE HOMEM NO INTERIOR DE SÃO JOÃO DO OESTE

-COORDENADORA DO CRAS MORRE EM ACIDENTE COM TRÊS VEÍCULOS NA MANHÃ DE HOJE


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de chuva melhorando à tarde e à noite.A temperatura pode chegar a 20graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus.Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e quatro centavos. O euro está valendo seis reais e 14centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.


Um prédio desabou após fortes chuvas em Mumbai, na Índia, deixando ao menos 11 mortos e sete feridos. Entre as vítimas estão oito crianças, segundo a agência de notícias France Presse. O prédio de três andares desabou na noite de quarta-feira em uma área carente da cidade, que é a capital financeira e de entretenimento do país. Equipes de resgate procuram por sobreviventes. Entre os feridos está uma mulher de 30 anos que foi internada em estado crítico. Os moradores dos prédios próximos foram retirados de suas casas por precaução.


O candidato de esquerda PEDRO CASTILLO já se apresenta como vencedor da acirrada eleição presidencial de domingo no Peru. A manifestação ocorre mesmo sem o anúncio oficial por parte das autoridades eleitorais do país. CASTILLO publicou mensagens nas redes sociais em tom de vitória ao alcançar 50 vírgula 20 por cento dos votos contra 49 vírgula 79 por cento para KEIKO FUJIMORI. O esquerdista recebeu o cumprimento do ex-presidente boliviano EVO MORALES por sua "vitória". CASTILLO tem quase 71 mil votos a mais que a adversária.


O presidente da Argentina, ALBERTO FERNÁNDEZ, se equivocou nesta quarta-feira, ao fazer uma citação que despertou reações ofendidas de mexicanos e brasileiros em redes sociais. FERNARDEZ declarou que os mexicanos vieram dos índios, os brasileiros saíram da selva e os argentinos vieram de barco da Europa. A afirmação foi dada durante um evento com o primeiro-ministro da Espanha, PEDRO SÁNCHEZ, e empresários argentinos e espanhóis, nesta quarta-feira.Após a repercussão negativa, o presidente pediu desculpas em mensagens no Twitter.


O Carrefour afirmou, nesta quarta-feira, que está avançando nas tratativas junto às autoridades públicas e associações civis para a celebração de um Termo de Ajustamento de Conduta, no valor de 120 milhões de reais, para evitar ações no caso do homem negro morto em uma unidade da rede, em Porto Alegre. No dia 19 de novembro de 2020, JOÃO ALBERTO SILVEIRA FREITAS, de 40 anos, foi espancado até a morte por seguranças no Carrefour do bairro Passo D'Areia, na Zona Norte da capital. Seis pessoas ainda respondem pelo crime na Justiça. No final de maio, a viúva de JOÃO ALBERTO aceitou a proposta de indenização feita pelo Carrefour que ficou em torno de um milhão de reais.


A inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, ficou em zero vírgula 83 por cento em maio deste ano. A taxa é superior ao zero vírgula 31 por cento de abril e a maior para um mês de maio desde 1996, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O IPCA acumula taxas de três vírgula 22 por cento no ano e oito vírgula zero seis por cento em 12 meses. Os nove grupos de produtos e serviços pesquisados apresentaram inflação em maio, com destaque para habitação e transportes. Os itens que mais influenciaram esses grupos foram energia elétrica que passou para a bandeira tarifária vermelha patamar Um no mês e gasolina que subiu dois vírgula 87 por cento. Outros grupos com taxa de inflação importantes foram saúde e cuidados pessoais.


A CPI da Covid vota nesta quinta-feira pedidos de convocações e quebra de sigilo de pelo menos 10 pessoas. Esse deve ser o principal trabalho do dia, já que o depoimento do governador do Amazonas, WILSON LIMA não vai acontecer. Ontem, a ministra ROSA WEBER, do STF, decidiu que o governador não é obrigado a comparecer. Ao analisar pedido dos advogados de Lima, ROSA WEBER afirmou que o governador pode decidir, por livre e espontânea vontade, se quer comparecer à CPI. A ministra entendeu que, como LIMA já foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República e é investigado por suposto envolvimento em um esquema de desvio de verbas destinadas ao enfrentamento da pandemia de Covid, ele tem direito de não dar respostas que possam incriminá-lo.


Santa Catarina encerrou maio com receita de 983 milhões de dólares nas exportações, uma alta de 36 por cento em relação ao mesmo mês do ano passado e de um vírgula sete por cento frente ao mês anterior. No acumulado do ano, as vendas externas do Estado somaram três bilhões e 800 milhões de dólares e cresceram 11 por cento frente aos mesmos meses de 2020. As importações chegaram a dois bilhões 129 milhões, o que resultou em déficit comercial de um bilhão 145 milhões de dólares. Os dados foram apurados pelo Observatório Fiesc, da Federação das Indústrias do Estado junto à Secretaria de Comércio Exterior. A soja liderou o faturamento das exportações de maio, com 143 milhões de dólares, 51 por cento mais do que no mesmo mês de 2020.


A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina confirmou na noite desta quarta-feira mais um caso de reinfecção por coronavírus em Santa Catarina. Com isso, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), há, no total, quatro casos de pessoas que se reinfectaram com o vírus no estado desde o início da pandemia. Além dos quatro casos confirmados por analises de laboratório, há outros 15 casos suspeitos que seguem sendo analisados. Outros 38 casos já foram descartados. Santa Catarina contabiliza, desde o início da pandemia, 994 mil 125 diagnosticados e 15 mil 798 mortes por Covid-19.


Os deputados estaduais de Santa Catarina aprovaram a criação do auxílio emergencial para 67 mil famílias. O valor é de 900 reais dividido em três parcelas. Chamado de SC Mais Renda pelo governo do Estado, ele será pago em cartões que os beneficiados usarão em estabelecimentos como supermercados, farmácias, postos de combustíveis, entre outros. A primeira parcela deve ser paga em julho, conforme planejamento da secretaria de Desenvolvimento Social. A tramitação na Assembleia Legislativa ocorreu em duas semanas desde a entrada da emenda enviada pelo governador CARLOS MOISÉS DA SILVA para alterar a Medida Provisória que aumentou o valor de 600 para 900 e incluiu mais sete mil famílias junto as outras 60 mil já contempladas.


-DESCANSO REPASSA RECURSOS PARA CASA FAMILIAR RURAL

-ESTADO APLICA 100 MILHÕES EM RODOVIAS FEDERAIS, ENQUANTO SC 163 SEGUE SEM PROJETO DE INVESTIMENTO

-MUNICÍPIO TERÁ FEIRÃO DE IMÓVEIS NESTA SEXTA E SÁBADO

-JOVEM EMPREENDEDOR DA AEST ESTIMULA ENTRADA DE NOVOS NUCLEADOS

-IPORÃ DO OESTE COMEMORA VACINAÇÃO DE MAIS DE 45 POR CENTO DA POPULAÇÃO ADULTA CONTRA COVID-19


Região apresenta queda acentuada no volume de chuva. Nos últimos quatro anos ocorre um processo de estiagem na média anual. A informação é do aposentado WOLFGANG LENGERT, da comunidade de Presidente Becker, interior de Itapiranga. Ele possui uma estação meteorológica usada como referência por RONALDO COUTINHO. LENGERT apresenta dados sobre chuva e temperatura diária há 85 anos. O armazenamento destes dados é uma herança da família. O Homem do Tempo, como é conhecido, destaca que a partir de 2018, o volume de chuva vem caindo de maneira significativa. Em 2021 o problema persiste. Até o momento foram registrados 688 milímetros, longe de atingir a média histórica de quase dois mil milímetros por ano.


Em janeiro choveu 350 milímetros, em fevereiro apenas 25, março subiu para 135 milímetros, em abril, a média já caiu para 36 e em maio, foram 71 milímetros de chuva, mesmo volume registrado até o momento em junho na região. WOLFGANG LENGERT informa que em 2018 choveu o equivalente a mil 844 milímetros, maior volume dos últimos anos. As informações sobre temperaturas mínima e máxima a cada dia e volume de chuva são anotadas pela família desde 1935. Atualmente conta com termômetros modernos e uma Estação Meteorológica. As informações também já resultaram em um livro, publicado em 2019.


A Escola Municipal Elisabeth Ramminger, de Mondaí, realizou recentemente várias atividades diferentes na educação infantil. Conforme a diretora VÂNIA MIOTTO, as professoras desenvolveram, junto com as turmas do Maternal ao Pré Dois, resgate de brinquedos que os pais utilizavam, fabricados com alguma coisa que tivessem em casa. Ainda, houve cantigas de roda, casinhas, cabanas de lençóis e espaço com biblioteca numa sala. Segundo a diretora, trata-se de um salão enorme, com uma sala que vai ficar montada por meio ano. Relata que as crianças brincam como se estivessem na própria residência, tudo com coisas que elas mesmas trouxeram de suas famílias. VÂNIA acrescenta que por meio do projeto Casinhas de Infância as crianças também fabricaram geladeiras e televisão de brinquedo, além de fantasiar e brincar com isso.


A diretora comenta que as crianças amam o novo espaço instalado e querem ir lá brincar todo dia. Destaca também o envolvimento dos pais. De acordo com VÂNIA MIOTTO, na educação infantil as crianças aprendem a conviver com o colega e a desenvolver amizades. A Escola Elisabeth Ramminger tem 29 crianças matriculadas no ensino presencial e também atende 30 crianças que estão no remoto e fazem atividades de casa.


Município de Descanso repassa recursos para Casa Familiar Rural Esperança. Os recursos são repassados por meio de Termo de Fomento. São nove mil e 600 reais para o desenvolvimento das atividades da Associação. A Casa Familiar Rural Esperança atende atualmente oito alunos de Descanso e trabalha com o ensino profissionalizante baseado na teoria e prática, por meio da interação entre a propriedade rural e escola. Conforme o prefeito de Descanso, SADI BONAMIGO, a associação tem um papel fundamental na capacitação desses jovens, proporcionando amplos conhecimentos e uma experiência prática que faz toda a diferença, além de fomentar a sucessão familiar, fazendo com que os jovens permaneçam na agricultura.


Belmonte recebeu na última semana emendas de dois deputados. Uma é de MARLENE FENGLER, que destinou 50 mil para Agricultura. Outros 100 mil, de JULIO GARCIA, foram para a Educação. Conforme o prefeito JAIR GIUMBELLI, os recursos destinados à Agricultura serão aplicados em distribuidor de esterco, que vai ajudar os agricultores. Já o valor direcionado à Saúde será utilizado em despesas com exames ou até pequenas cirurgias particulares, que o SUS não está fazendo. Na visão do prefeito, estas são coisas urgentes que o município tem obrigação de fazer e não se pode deixar a população à mercê do Sistema Único de Saúde. GIUMBELLI destaca a importância de o município divulgar os nomes dos deputados que fazem emendas. Recentemente, a deputada GEOVANIA DE SÁ comunicou ao prefeito que está abrindo cadastramento de recursos de 300 mil para a Saúde.


O Governo de SC não deve fazer investimentos significativos na SC 163 nos próximos dois anos. Não existe nem ao menos projeto para as melhorias no trecho de SMO a Itapiranga. As declarações do Secretário Estadual da Infraestrutura, THIAGO VIEIRA, não animam a região em questões de investimentos em rodovias. O secretário culpa o impasse na federalização da rodovia para justificar o descaso que ocorre. VIEIRA afirma que existia a previsão de SC 163 ser federalizada, porém a falta de recursos do governo federal para investimento em asfalto impossibilitou a transferência da rodovia. O secretário diz que este impasse provocou um atraso na manutenção, pois a SC 163 nem faz parte dos projetos para pavimentações. Ele participou de videoconferência com o prefeito ALEXANDRE RIBAS para explicar a falta de investimentos.


O secretário de Infraestrutura de Santa Catarina é favorável ao investimento em usina de asfalto. THIAGO VIEIRA salienta que apoia o pedido dos prefeitos da região da Ameosc, que solicitaram recursos para concluir a usina de asfalto. O governo confirmou liberação de verbas e ainda abriu debate para os municípios realizarem a manutenção. VIEIRA avalia que a parceria visando a manutenção de rodovias estaduais ainda está mais distante de acontecer. Ele defende que é viável para a região assumir a manutenção por meio de convênio com o estado, porém, com vários encaminhamentos ainda pendentes. Segundo THIAGO VIEIRA, o governo do estado deve liberar mais de cinco milhões de reais para cada usina de asfalto. No momento cinco projetos estão em desenvolvimento em Santa Catarina.


Serviço de tapa buracos é considerado relevante pelo secretário estadual de Infraestrutura. THIAGO VIEIRA diz que o governo do estado tem dado atenção em ações paliativas, como tapa buracos no trecho da SC 163 de Itapiranga a Iporã do Oeste. Na semana passada, um manifesto de usuários da SC 163 pediu mais investimento, respeito à vida e ao Extremo Oeste. Com a indefinição sobre a federalização da rodovia, os usuários são os prejudicados. VIEIRA reconhece que o problema não é falta de dinheiro, pois o governo do estado vai investir 100 milhões de reais em rodovias federais. O Extremo Oeste segue sem projeto e sem investimento em pavimentação asfáltica.


A partir da parceria entre a imobiliária Terra Boa e a Caixa Econômica Federal, nesta sexta-feira e sábado haverá um feirão de imóveis em Iporã do Oeste. Trata-se de 52 lotes que estão disponíveis no Loteamento Vila Germânica. O correspondente bancário da Caixa no município, LUCAS CASAGRANDE, detalha que o feirão ocorre das oito horas da manhã até as seis da tarde. Enaltece que será uma oportunidade incrível para quem tem o sonho da casa própria, ou de investir em alguns terrenos. CASAGRANDE explica que a ideia é que a pessoa vá ao feirão num dos dois dias em que será realizado e escolha o lote na imobiliária Terra Boa. Em seguida o interessado pode passar na Caixa Econômica para ver as opções de financiamento. Após saber quanto terá de crédito, a pessoa pode passar no engenheiro civil e arquiteto para escolher o imóvel.


O correspondente bancário da Caixa estima que será um feirão promissor, visto que Iporã do Oeste tem grande perspectiva de crescimento. Avalia que a cidade necessita de expansão e que esta será uma ótima oportunidade para quem pensa em investir ou construir casa pela Caixa Econômica. LUCAS CASAGRANDE enfatiza que a agência bancária sempre foi líder na questão de taxas de financiamento de imóveis, tanto em juros quanto no prazo de pagamento. A Caixa trabalha com duas linhas de financiamento. Uma é o programa Casa Verde e Amarela, o antigo Minha Casa Minha Vida, que abrange até o valor de 140 mil reais. Outra linha de financiamento é por meio do SBPE, para empreendimentos de até um milhão e meio. Nesta linha existem duas taxas de juros, uma fixa e outra variável. A taxa fixa está em 7,60 por cento ao ano e a variável em 6,20. O prazo para pagamento é de 35 anos.


Segundo CASAGRANDE, quando a pessoa financiar o terreno e a construção, será solicitado engenheiro da Caixa, que vai somar os valores para providenciar 80 por cento do total. O correspondente da agência bancária salienta que a procura pelo crédito está alta na região, seja em Iporã do Oeste ou Itapiranga. A Caixa Econômica inclusive bateu recorde de financiamento de imóveis neste semestre, em função das baixas taxas. LUCAS CASAGRANDE admite que ainda existe certa burocracia, pois é um valor elevado. Por outro lado, a pessoa pode ir ao escritório da imobiliária, que então se encarrega com a burocracia. Ela recolhe toda documentação do cliente, como comprovante de endereço e de renda, documento de identidade, e faz os demais encaminhamentos, o que proporciona comodidade ao cliente. Se a pessoa trabalha o dia inteiro durante a semana, é agendada visita para sábado ou domingo.


O coordenador do Núcleo do Jovem Empreendedor da Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis, (AEST), ROGÉRIO RECKTENWALD, enfatiza que houve modificações no estatuto para estimular entrada de novos associados. Até maio era permitida entrada de novos nucleados apenas duas vezes por ano, uma em cada semestre. Ele comenta que muitos jovens gostariam de entrar no meio deste período, o que não lhes agradava e até tirava o entusiasmo para participar posteriormente. Com as alterações efetuadas recentemente, agora é permitida entrada permanente de nucleados. O Núcleo de Jovens Empreendedores, vinculado à AEST, conta com mais de 20 jovens empreendedores que se reúnem a cada 15 dias para debater diversos assuntos.


Conforme RECKTENWALD, a entidade busca aumentar a rede de contato, faz capacitações, amplia a representatividade dos empresários envolvidos, cria novas lideranças e fomenta novos negócios, entre outras iniciativas. Esta é a Semana Estadual do Jovem Empreendedor, que acontece anualmente em junho. A cada ano é escolhido tema relevante e desta vez foi denominado como “Crie Sua Oportunidade”. ROGÉRIO RECKTENWALD frisa que a pandemia prejudicou a economia das empresas e é preciso melhorar a percepção sobre os negócios para manter as atividades dentro da realidade do Coronavírus. Este é um dos focos da Semana Estadual do Jovem Empreendedor, que também debate sobre a importância do associativismo e soluções para os problemas diários das empresas.


RECKTENWALD salienta que em SC mais de mil e 500 jovens empreendedores participam em núcleos locais, o que contribui para uma grande troca de informações, sugestões e propostas de melhorias, além das palestras e capacitações online. Na noite de ontem o Núcleo do Jovem Empreendedor da AEST ainda promoveu uma palestra bate papo com convidados no auditório municipal de Tunápolis. O prefeito MARINO FREY e os assessores de direção RENATO PAULATA e VIANEI HAMMERSCHMITT falaram com os nucleados sobre política e protagonismo na comunidade. Já a empresária LUÍZE SCHROEDER discorreu sobre o tema “Crie Sua Oportunidade”.


Iporã do Oeste ostenta a marca de três mil 475 pessoas vacinadas com a primeira dose da vacina contra o Coronavírus. Conforme o secretário de Saúde VALTUIR DAL BOSCO, isto representa 45 por cento da população adulta do município. Outras mil e 200 já receberam a segunda aplicação. DAL BOSCO destaca que todos os profissionais da Saúde, da Educação, idosos, pessoas que têm comorbidades, com deficiência, e também as forças de segurança e de salvamento, que são os policiais e os bombeiros, foram vacinados. O secretário enfatiza que a vacina é eficiente, pois na Casa Lar, por exemplo, um grupo de idosos foi infectado pelo vírus no último mês e todos tiveram sintomas leves, pois já haviam recebido as duas doses do imunizante. VALTUIR DAL BOSCO avalia que em Iporã do Oeste o ritmo de vacinação está bom, se comparado com outros municípios da região.


Na terça-feira, o público de 57 a 59 anos foi vacinado em Iporã do Oeste e de acordo com o calendário divulgado pelo estado, até o final do mês deverão ser contemplados todos os catarinenses até os 50 anos, em ordem decrescente. DAL BOSCO espera que o estado se comprometa e mande as vacinas, pois o município dispõe de equipe de vacinação que conta com ajuda das agentes de saúde e não medem esforços para aplicar as doses. Apesar do avanço na imunização contra Covid, o secretário de Saúde reitera que há um aumento evidente no número de contaminações. Desde o início de junho, em praticamente uma semana, 30 positivaram em Iporã do Oeste. Também há 12 internados no hospital do município, dos quais alguns são de outras regiões. VALTUIR DAL BOSCO observa que em municípios vizinhos os hospitais também estão lotados e no regional em SMO os 25 leitos de UTI ocupados. Há ainda pacientes aguardando vaga na unidade de terapia intensiva. O secretário pede para as pessoas fazerem a parte delas, com todos os cuidados necessários para evitar que haja transmissão do vírus.


VALTUIR DAL BOSCO comunica que a médica doutora DENISE, da área três, pediu afastamento temporário. Em virtude disso, pede para a população dessa área que venha ao posto de saúde apenas quando realmente precisar do atendimento. Exames de rotina da área três estão suspensos por 30 dias, até que a médica retorne. A solicitação é para que as pessoas desta área entrem em contato com a unidade caso precisarem de atendimento.


-HOMEM É PRESO POR DESCUMPRIR MEDIDA PROTETIVA DE URGÊNCIA

-POLÍCIA PRENDE HOMEM NO INTERIOR DE SÃO JOÃO DO OESTE

-COORDENADORA DO CRAS MORRE EM ACIDENTE COM TRÊS VEÍCULOS NA MANHÃ DE HOJE


A Polícia Militar de São Miguel do Oeste atendeu ocorrência de perturbação de sossego e aglomeração por volta das 11 e meia da noite de ontem. Uma boate estava em pleno funcionamento mesmo após as 23h, bem como os clientes não utilizavam máscaras, o que representa descumprimento das medidas do decreto de combate à Covid-19. Ainda no estabelecimento existia uma máquina com som alto. Foi lavrado o termo de interdição e do estabelecimento, bem como confeccionado o termo circunstanciado para audiência.


Uma mulher sofreu ferimentos em queda de motocicleta após colidir em cachorro. O Corpo de Bombeiros de Itapiranga registrou a ocorrência por volta das 13 horas de ontem na SC 163, próximo ao acesso da área industrial, em Itapiranga. Uma que conduzia uma Honda Biz 125, placa de Iporã do Oeste, sofreu queda, quando colidiu contra um cachorro. A vítima apresentava ferimento cortante no joelho direito. Ela foi conduzida ao pronto socorro do Hospital Sagrada Família de Itapiranga.


Um homem foi preso por descumprir medida protetiva de urgência por volta das 9h30 da manhã de ontem, em São Miguel do Oeste. A guarnição da Polícia Militar recebeu a solicitação da central de monitoramento das tornozeleiras eletrônicas, que um homem estaria a cerca de 20 metros próximo à vítima. A polícia localizou o homem e o prendeu pelo descumprimento, pois o mesmo havia proibição de estar no local.


Um homem foi preso no interior de São João do Oeste por volta das 8h da manhã de ontem. De acordo com a Polícia Militar, o homem, da Linha Fortaleza, possuía mandado de prisão em seu desfavor pelos crimes de furto e receptação. A polícia localizou e prendeu o homem, que foi entregue na unidade Prisional Avançada em São Miguel do Oeste.


Coordenadora do CRAS de Bandeirante morre em acidente na SC-492. Foi identificada a mulher que faleceu na manhã desta quinta-feira, na SC-492 entre São Miguel do Oeste e Bandeirante. CARLA CRISTINA DALMORO, de 39 anos, trabalhava na prefeitura de Bandeirante há cerca de quatro anos. Ela morreu numa colisão envolvendo três veículos, nas proximidades do município de Bandeirante. No local, envolveram-se um Corsa, uma Hilux e uma Trailblazer. A mulher que faleceu estava no interior do Corsa. Além da vítima fatal, outra pessoa ficou ferida e foi conduzida ao Hospital. SAMU, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar estiveram no local do acidente. As causas ainda não foram divulgadas. O secretário de Administração de Bandeirante, ÉDER MARCON, comentou que o município vai decretar luto oficial de três dias pelo falecimento da servidora pública.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.