ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 10/06/2021

-STF AUTORIZA E GOVERNADOR DO AMAZONAS NÃO COMPARECE A CPI DA COVID

-ALESC APROVA PROJETO QUE CRIA AUXILIO EMERGENCIAL DE 900 REAIS

-CASO DE SUPOSTA AMEAÇA A AGRICULTORES GERA POLÊMICA NO MUNICÍPIO

-PREFEITUR DISPONIBILIZA A PARTIR DE HOJE A RETIRADA DOS CARNÊS DE IPTU

-MUNICÍPIO INICIA EMISSÃO DE AUTORIZAÇÕES DE RETIRADA DO TROCA-TROCA

-EPAGRI REALIZARÁ CURSO DE PROCESSAMENTO DE CANA-DE-AÇÚCAR

-SETOR DE MEIO AMBIENTE INICIA DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE ARBORIZAÇÃO

-CONSTRUÇÕES QUE NÃO RESPEITAM OCUPAÇÃO DE SOLO NÃO PODEM SER FINANCIADAS

-HOMEM É PRESO POR DESCUMPRIMENTO DE MEDIDA PROTETIVA DE URGÊNCIA

-COORDENADORA DO CRAS MORRE EM ACIDENTE ENTRE TRÊS VEÍCULOS

O tempo está parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de chuva melhorando à tarde e à noite. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro,... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e quatro centavos. O euro está valendo seis reais e 14 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

Um prédio desabou após fortes chuvas em Mumbai, na Índia, deixando ao menos 11 mortos e sete feridos. Entre as vítimas estão oito crianças, segundo a agência de notícias France Presse. O prédio de três andares desabou na noite de quarta-feira em uma área carente da cidade, que é a capital financeira e de entretenimento do país. Equipes de resgate procuram por sobreviventes. Entre os feridos está uma mulher de 30 anos que foi internada em estado crítico. Os moradores dos prédios próximos foram retirados de suas casas por precaução.

O candidato de esquerda PEDRO CASTILLO já se apresenta como vencedor da acirrada eleição presidencial de domingo no Peru. A manifestação ocorre mesmo sem o anúncio oficial por parte das autoridades eleitorais do país. CASTILLO publicou mensagens nas redes sociais em tom de vitória ao alcançar 50 vírgula 20 por cento dos votos contra 49 vírgula 79 por cento para KEIKO FUJIMORI. O esquerdista recebeu o cumprimento do ex-presidente boliviano EVO MORALES por sua "vitória". CASTILLO tem quase 71 mil votos a mais que a adversária.

O presidente da Argentina, ALBERTO FERNÁNDEZ, se equivocou nesta quarta-feira, ao fazer uma citação que despertou reações ofendidas de mexicanos e brasileiros em redes sociais. FERNARDEZ declarou que os mexicanos vieram dos índios, os brasileiros saíram da selva e os argentinos vieram de barco da Europa. A afirmação foi dada durante um evento com o primeiro-ministro da Espanha, PEDRO SÁNCHEZ, e empresários argentinos e espanhóis, nesta quarta-feira. Após a repercussão negativa, o presidente pediu desculpas em mensagens no Twitter.

O Carrefour afirmou, nesta quarta-feira, que está avançando nas tratativas junto às autoridades públicas e associações civis para a celebração de um Termo de Ajustamento de Conduta, no valor de 120 milhões de reais, para evitar ações no caso do homem negro morto em uma unidade da rede, em Porto Alegre. No dia 19 de novembro de 2020, JOÃO ALBERTO SILVEIRA FREITAS, de 40 anos, foi espancado até a morte por seguranças no Carrefour do bairro Passo D'Areia, na Zona Norte da capital. Seis pessoas ainda respondem pelo crime na Justiça. No final de maio, a viúva de JOÃO ALBERTO aceitou a proposta de indenização feita pelo Carrefour que ficou em torno de um milhão de reais.

A inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, ficou em zero vírgula 83 por cento em maio deste ano. A taxa é superior ao zero vírgula 31 por cento de abril e a maior para um mês de maio desde 1996, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O IPCA acumula taxas de três vírgula 22 por cento no ano e oito vírgula zero seis por cento em 12 meses. Os nove grupos de produtos e serviços pesquisados apresentaram inflação em maio, com destaque para habitação e transportes. Os itens que mais influenciaram esses grupos foram energia elétrica que passou para a bandeira tarifária vermelha patamar Um no mês e gasolina que subiu dois vírgula 87 por cento. Outros grupos com taxa de inflação importantes foram saúde e cuidados pessoais.

A CPI da Covid vota nesta quinta-feira pedidos de convocações e quebra de sigilo de pelo menos 10 pessoas. Esse deve ser o principal trabalho do dia, já que o depoimento do governador do Amazonas, WILSON LIMA não vai acontecer. Ontem, a ministra ROSA WEBER, do STF, decidiu que o governador não é obrigado a comparecer. Ao analisar pedido dos advogados de Lima, ROSA WEBER afirmou que o governador pode decidir, por livre e espontânea vontade, se quer comparecer à CPI. A ministra entendeu que, como LIMA já foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República e é investigado por suposto envolvimento em um esquema de desvio de verbas destinadas ao enfrentamento da pandemia de Covid, ele tem direito de não dar respostas que possam incriminá-lo.

Santa Catarina encerrou maio com receita de 983 milhões de dólares nas exportações, uma alta de 36 por cento em relação ao mesmo mês do ano passado e de um vírgula sete por cento frente ao mês anterior. No acumulado do ano, as vendas externas do Estado somaram três bilhões e 800 milhões de dólares e cresceram 11 por cento frente aos mesmos meses de 2020. As importações chegaram a dois bilhões 129 milhões, o que resultou em déficit comercial de um bilhão 145 milhões de dólares. Os dados foram apurados pelo Observatório Fiesc, da Federação das Indústrias do Estado junto à Secretaria de Comércio Exterior. A soja liderou o faturamento das exportações de maio, com 143 milhões de dólares, 51 por cento mais do que no mesmo mês de 2020.

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina confirmou na noite desta quarta-feira mais um caso de reinfecção por coronavírus em Santa Catarina. Com isso, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), há, no total, quatro casos de pessoas que se reinfectaram com o vírus no estado desde o início da pandemia. Além dos quatro casos confirmados por analises de laboratório, há outros 15 casos suspeitos que seguem sendo analisados. Outros 38 casos já foram descartados. Santa Catarina contabiliza, desde o início da pandemia, 994 mil 125 diagnosticados e 15 mil 798 mortes por Covid-19.

Os deputados estaduais de Santa Catarina aprovaram a criação do auxílio emergencial para 67 mil famílias. O valor é de 900 reais dividido em três parcelas. Chamado de SC Mais Renda pelo governo do Estado, ele será pago em cartões que os beneficiados usarão em estabelecimentos como supermercados, farmácias, postos de combustíveis, entre outros. A primeira parcela deve ser paga em julho, conforme planejamento da secretaria de Desenvolvimento Social. A tramitação na Assembleia Legislativa ocorreu em duas semanas desde a entrada da emenda enviada pelo governador CARLOS MOISÉS DA SILVA para alterar a Medida Provisória que aumentou o valor de 600 para 900 e incluiu mais sete mil famílias junto as outras 60 mil já contempladas.

A prefeitura de Princesa, através da secretaria de Saúde informou que notificou a Anvisa devido ao número de doses a menos recebidas pela município. Este caso não foi registrado apenas em Princesa. No caso do Estado vizinho, Rio Grande do Sul, 127 municípios receberam doses a menos e comunicaram a Anvisa sobre o problema. As notificações são as mesmas, ao invés de conter dez frascos, cada caixa vem com oito ou nove frascos. Em Santa Catarina, aproximadamente 20 municípios fizeram a mesma notificação. Estes casos vem sendo registrados por vários municípios do Brasil. Em nota divulgada pela Anvisa, ainda em abril, informou que está apurando os casos. Na época, o Instituto Butantan disse que a suspeita do problema é na extração.

A primeira parcela e a cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano 2021 vencerá no dia 30 de Junho em Princesa. Quem optar em pagar o imposto em cota única terá 10 por cento de desconto. Os contribuintes poderão parcelar em até seis vezes sem juros. A informação é da fiscal de Tributos e Obras de Princesa, TATIANE SCHNEIDER. Conforme ela, as guias já estão disponíveis para a retirada a partir de hoje no município. Para a retirada do carnê, a prefeitura estará atendendo das 7 e 30 às 12 horas e das 13 às 16 horas e 30 minutos. Foram emitidos 736 carnês. O pagamento poderá ser feito na Cresol de Princesa ou em qualquer ou correspondente bancário. TATIANE informou que, se todos pagarem o IPTU, a prefeitura pretende receber 330 mil reais. Conforme ela, nenhum morador solicitou isenção do IPTU para este ano.

A prefeitura de Palma Sola vem trabalhando no Plano Diretor há alguns meses. Juntamente com este trabalho, o setor de Meio Ambiente está desenvolvendo o projeto de arborização no perímetro urbano. Os detalhes são do diretor de Meio Ambiente, DOUGLAS RIBEIRO. Conforme ele, este trabalho técnico é necessário ser feito com objetivo de possuir alguns dados de quantas espécies de árvores existem no município. Como também os locais mais aptos para plantar uma determinada espécie. Além de levar em consideração os equipamentos urbanos, a fiação da concessionária de energia elétrica e a rede de distribuição de água. RIBEIRO destacou que o município necessariamente precisa realizar a regularização destes manejos, ou seja, das espécies plantadas. O diretor disse ainda que também é preciso estar atento ao conforto climático, o paisagismo, além da altura e estética, como também não pode haver espécies exóticas. Todo este levantamento é para evitar um desgaste futuro.

Conforme o diretor do Meio Ambiente de Palma Sola, DOUGLAS RIBEIRO, a intenção da administração é dar validade ao plano de manejo neste segundo semestre. Ele comentou que nos primeiros levantamentos, já foi possível verificar algumas espécies propícias para o uso no município como a canela. Mas também haverá retirada de algumas árvores de altura acima do ideal no perímetro urbano do município. O objetivo é evitar alguns transtornos na cidade, principalmente com a fiação da rede elétrica. RIBEIRO destacou que este levantamento também está levando em consideração a indicação técnica do Crea. DOUGLAS lembrou que houve a consulta à concessionária de energia elétrica para se informar sobre os padrões de instalação de postes na cidade.

Princesa inicia emissão de Autorizações de Retirada para programa Troca-Troca de sementes de milho. A informação é do extensionista da Epagri de Princesa, LEANDRO HUBNER. Ele orientou que a partir dessa semana, os agricultores interessados em adquirir sementes de milho e se utilizar do programa Troca-Troca do governo do Estado, podem procurar os escritórios da Epagri para tirar os AR. O extensionista comentou que o Troca-Troca faz parte do programa Estadual Terra Boa, que também envolve outros projetos, como o de calcário, cobertura de solo, recuperação do solo e água entre outros. Esses programas têm o objetivo de incentivar e subsidiar a aquisição de insumos e sementes para desenvolvimento das atividades produtivas dos agricultores. HUBNER destacou que o programa prevê o subsídio de parte dos custos das sementes além de possibilitar o pagamento somente no próximo ano, em abril.

O extensionista da Epagri de Princesa, LEANDRO HUBNER, explicou que anualmente são disponibilizados até cinco sacos de sementes por agricultor com bloco de produtor no município. Ele comentou que em 2020, foram distribuídos mil 390 sacos de sementes, atendendo 299 agricultores de Princesa. O extensionista destacou que o governo Estadual concede subsídios de até 130 reais por saco de semente, dependendo do cultivar e tecnologia contida na semente, além de possibilitar que o pagamento ocorra somente após a colheita dessas lavouras no ano seguinte. Para ter direito ao Troca-Troca de sementes de milho, os produtores precisam ter Bloco de Produtor Rural cadastrado e ativo no município, além de ser agricultor familiar enquadrava em Pronaf e não possuir dívidas com os programas do Estado. O programa Troca-Troca de sementes de milho ficará ativo até 15 de novembro.

Açúcar mascavo, melado, rapadura e cachaça são apenas alguns dos produtos da cana-de-açúcar, cultura presente em muitas propriedades rurais catarinenses. Por conta da importância desse produto para a alimentação das famílias rurais e das agroindústrias do Estado. A Epagri realiza, desde a década de 1990, cursos de processamento da cana-de-açúcar no Centro de Treinamento de São Miguel. De acordo com o coordenador do Centro, ADILSON MOSS, os cursos deste ano estão com inscrições abertas nos dias 15 e 16 de junho será realizado o de doces e, nos dias 28, 29 e 30 junho, o de cachaça e licores. MOSS destacou que as capacitações terão duração de 16 horas e incluem hospedagem e alimentação. Neste ano, devido a pandemia do coronavírus, o número de participantes foi reduzido. Para se inscrever, os interessados devem procurar o escritório da Epagri em seu município.

A primeira etapa da capacitação será prática e teórica da cana-de-açúcar. Já a segunda etapa será realizada no final deste mês e abordará sobre o plantio, variedades e manejos da cana. Segundo o coordenador do Cetresmo, ADILSON MOSS, são dois grupos diferentes. Por isso, com o primeiro grupo será trabalhado neste ano. Ele informou que quem tiver interesse em participar poderá buscar informações na Epagri do município no qual o agricultor pertence. Devido a pandemia, cada etapa terá o número limite de 15 pessoas. MOSS não descartou a realização de uma terceira etapa já neste mês se houver um número maior de interessados. Cada participante necessitará pagar os serviços prestados como café da manhã, almoço e janta. Além de uma taxa de 30 reais devido aos materiais utilizados na capacitação como apostilas. Já para quem participar do curso de cachaça e licor teria um custo de aproximadamente 300 reais.

Nesta semana, o setor de Habitação realizou uma reunião com os moradores do loteamento Adelaide que são beneficiários do Reurb. Os detalhes são da diretora de Habitação de SJCedro, JÂNIA NIELSON. Conforme ela, estes são os próximos moradores que devem receber a matrícula atualizada. Na reunião, também foi explanada sobre os benefícios da matrícula atualizada no nome do contribuinte, além de abordar sobre o programa de regularização fundiária. JÂNIA salientou que foi tratado sobre a regularização do solo da chácara urbana. Caso os moradores queiram ampliar ou construir, será necessário fazer um projeto. Sendo que também será preciso obedecer o parcelamento de solo, a divisão de lote e a distância mínima. A diretora comentou que esta era uma dúvida frequente das pessoas que estão fazendo a regularização através do Reurb. Por isso, foi intensamente tratado sobre a regularização do terreno, mas não da edificação.

Construções que não respeitam o parcelamento e ocupação do solo não poderão ser ampliadas e financiadas. Só pode haver ampliação ou construção em lotes que respeitem a metragem mínima de 300 metros e que tenha mais de um metro e meio da edificação do vizinho. A afirmação é da diretora de Habitação, JÂNIA NIELSON. Ainda segundo ela, os contribuintes devem realizar o pagamento para a empresa responsável por realizar os levantamentos e fez os processos. Muitos credenses acreditam que, como é feita pela prefeitura, os trabalhos são gratuitos. O valor é de mil e 200 reais que necessariamente precisa ser pago a empresa responsável. JÂNIA explicou que um representante da empresa estará no dia em que será feita a entrega das regularizações. O beneficiário poderá optar em parcelar em até cinco vezes ou pagar o valor à vista. Além do custo de infraestrutura caso seja necessário.

Depois da manifestação do vereador e vice-presidente da Câmara de Vereadores de SJCedro, CLAUDIO WARTHA, sobre a suposta ameaça do subprefeito do distrito de Mariflor a agricultores, o fato causou grande polêmica no município. Até que os fatos sejam apurados, o servidor pediu exoneração do cargo. Em entrevista para a Rede Peperi, o vereador CLAUDIO WARTHA relatou que os dois jovens agricultores o procuraram assustados. O vereador orientou os jovens a buscarem algumas informações junto ao advogado para saber como proceder. E a dica foi levar os supostos fatos ao conhecimento público. WARTHA disse concordar com a orientação do advogado, e que entendeu que uma situação do tipo não poderia ficar apenas como um assunto interno. Ele disse que a administração agiu com firmeza na apuração. CLAUDIO destacou ainda que ficou bastante aliviado sobre a atitude do servidor que ajudou na apuração dos fatos ao assumir as atitudes feitas.

Conforme o servidor público e agora ex-subprefeito do distrito de Mariflor, JACSON LAZARETTI, a motivação da discussão foi devido a um trabalho realizado pela secretaria de Obras próxima a propriedade dos agricultores. Segundo LAZARETTI, a equipe havia feito a manutenção da estrada que dá acesso à fazenda e certa quantidade de terra ficou no terreno dos produtores. Com isso os dois agricultores foram solicitar a retirada na subprefeitura do distrito, quando houve um mal-entendido durante a conversa entre os três e se deu início à discussão com xingamentos e ameaças. JACSON disse ainda que durante a discussão, pegou um facão e desferiu em cima de uma mesa, momento que os agricultores se retiraram do local. Ele comentou que registrou um boletim de ocorrência contra os dois agricultores por ameaça e pediu para o prefeito, JOÃO DE ANDRADE, exoneração do cargo até que os fatos sejam apurados. JACSON LAZARETTI também se desculpou pelo ocorrido.

O poder executivo de SJCedro divulgou no início da tarde de terça-feira uma nota de esclarecimento após um fato envolvendo um servidor público supostamente ameaçar agricultores. Na nota divulgada constata que: A prefeitura de São José do Cedro informa que está apurando desde a noite de segunda-feira, dia 7, uma situação envolvendo um servidor público do distrito de Mariflor. Após a denúncia, mencionada na sessão ordinária na Câmara de Vereadores, o caso vem sendo tratado com prioridade pelo poder público municipal e todos setores relacionados. A prefeitura está ouvindo os envolvidos e tomando as medidas pertinentes ao caso, conforme prevê a Lei.

Homem é preso descumprindo medida protetiva de urgência. Na manhã de quarta-feira, a Polícia Militar atendeu uma ocorrência de Descumprimento de medida protetiva de urgência ocorrido na Rua Salgado Filho, nas proximidades da Servidão Publica em São Miguel do Oeste. A guarnição foi acionada via Central Regional de Emergência onde recebeu a solicitação da central de monitoramento das tornozeleiras eletrônicas, que um homem estaria a cerca de 20 metros próximos a vítima. Ao se aproximar do local foi visualizado o homem saindo da Servidão Publica adentrando a Avenida Salgado Filho e abordado o mesmo. A Polícia Militar deu voz de prisão ao homem pelo descumprimento, pois o mesmo havia proibição de estar no local.

Acidente entre três veículos deixa uma mulher morta na SC 492. Um grave acidente registrado na manhã desta quinta-feira, acabou vitimando uma mulher na SC 492 entre São Miguel do Oeste e Bandeirante. O fato foi nas proximidades do município de Bandeirante por volta das 9 e 30 da manhã. No local, envolveram-se um Corsa, uma Hilux e uma Trailblazer. A mulher que acabou falecendo estava no interior do Corsa. Além da vítima fatal, uma outra pessoa acabou ficando ferida, sendo conduzida ao Hospital. O Samu, Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar estão no local do acidente.

Coordenadora do Cras de Bandeirante morre em acidente na SC 492. Foi identificada a mulher que acabou falecendo na manhã desta quinta-feira, 10, na SC-492 entre São Miguel do Oeste e Bandeirante. CARLA CRISTINA DALMORO de 39 anos era coordenadora do Cras do município de Bandeirante e trabalhava na prefeitura há cerca de quatro anos. Ela acabou morrendo em uma colisão envolvendo três veículos. O secretário de Administração de Bandeirante, ÉDER MARCON comentou que o município vai decretar luto oficial de três dias pelo falecimento da servidora pública.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.