-TEMPORAIS VOLTAM HOJE AO ESTADO E COLOCAM RS EM ALERTA MAIS UMA VEZ
-ALESC ANALISA PROPOSTA DE GRATIFICAÇÃO A SERVIDORES DA DEFESA CIVIL
-SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS ELEGE NOVA DIRETORIA NESTE SÁBADO
-CENTRAL DE ARRECADAÇÃO DE DONATIVOS PARA O RS É INSTALADA NO PARQUE DA FAISMO
-GRUPO DE 12 VOLUNTÁRIOS DO MUNICÍPIO VAI AJUDAR FAMÍLIAS EM ROCA SALLES
-FUGITIVO DO SISTEMA PENITENCIÁRIO CATARINENSE É LOCALIZADO NA REGIÃO
-COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO DEIXA UMA PESSOA FERIDA NA WILLY BARTH
O tempo está parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva. A mínima nas últimas horas foi de 18 graus e a máxima pode chegar a 26 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 14 centavos. O euro está valendo cinco reais e 53 centavos. O peso está cotado em 0,0057 centavos.
Mais de 80 mil pessoas fugiram da cidade de Rafah, no sul de Gaza, desde o início da semana. A informação foi divulgada pela ONU nesta quinta-feira enquanto tanques israelenses se aproximam da área, que vem sendo alvo de bombardeios constantes. A operação na região começou na segunda-feira, quando Tel Aviv ordenou que cerca de 100 mil pessoas saíssem da parte leste de Rafah, no que foi interpretado como um prenúncio da invasão terrestre. A ONU também alertou que alimentos e combustível estão se esgotando na região, que concentra mais de um milhão de palestinos, a grande maioria refugiados de outras áreas do norte de Gaza destruídas no conflito.
O Legislativo da Ucrânia aprovou uma lei na quarta-feira para que criminosos que já foram condenados pela Justiça sejam recrutados para lutar contra a Rússia na guerra e, em troca, recebam liberdade condicional. A lei ainda não está em vigor; o texto ainda precisa ser sancionado pelo presidente VOLODYMYR ZELENSKY. O país está com dificuldade de repor soldados na guerra as tropas russas são mais numerosas. Para os analistas, esse é um dos principais problemas da Ucrânia no confronto. O número de homens presos que se enquadram no perfil de um soldado é de cerca de 20 mil. Além disso, a Rússia anunciou que vai fazer exercícios militares com armas nucleares táticas no sul do seu território.
O governo de JAVIER MILEI, da Argentina, tirou da grade de TV digital aberta o canal Telesur, controlado pelo governo da Venezuela. O presidente venezuelano, NICOLÁS MADURO chamou a decisão de censura. O sinal da Telesur deixará de ser transmitido na grade da TV digital aberta no dia primeiro de julho, mas continuará a constar na TV paga. Segundo o jornal "Clarín", hoje, os países que são sócios da Telesur são a Venezuela, Cuba e Nicarágua. Nesta quinta-feira, houve uma greve geral contra as políticas de ajuste de MILEI. A paralisação de 24 horas ocorreu em protesto contra a lei de reformas econômicas que está sendo discutida no Senado.
O Tribunal Superior Eleitoral começará a julgar os recursos que pedem a cassação do senador SERGIO MORO antes de retomar o caso de outro membro do Senado, JORGE SEIF, que também tem o mandato em risco. Na última quinta-feira, o ministro ALEXANDRE DE MORAES, presidente do TSE, reservou as sessões dos dias 16 e 21 de maio para que o plenário da Corte julgue dois recursos contra a absolvição MORO no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. Já o caso de SEIF, que é acusado de abuso de poder econômico nas eleições de 2022, ainda não consta na pauta da Corte Eleitoral. Em 30 de abril, não houve análise do mérito do caso e o relator da ação, ministro FLORIANO DE AZEVEDO MARQUES determinou uma nova coleta de provas para trazer elementos sobre o uso ou não de aeronaves da empresa Havan em proveito de SEIF.
O governo federal e o Congresso anunciaram nesta quinta-feira um acordo sobre a desoneração da folha de pagamento dos 17 setores da economia. A partir de 2025, as empresas voltarão a contribuir com a Previdência, com imposto de cinco por cento sobre o total da remuneração dos funcionários. Haverá um crescimento gradual da alíquota, que vai atingir 20 por cento em 2028. Hoje, a regra permite que empresas de 17 segmentos substituam esse pagamento, de 20 por cento sobre os salários dos empregados, por uma alíquota sobre a receita bruta do empreendimento, que varia de um a quatro e meio por cento de acordo com o setor e serviço prestado. Pela proposta, a partir do ano que vem, haverá a retomada gradual do imposto, sem a possibilidade de substituição.
Subiu para 113 o número de mortos por causa dos temporais que atingiram o Rio Grande do Sul, de acordo com o boletim mais recente da Defesa Civil, divulgado na manhã desta sexta-feira. Um óbito ainda está em investigação. O número de pessoas fora de casa pelos temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde 29 de abril chegou a 406 mil e 700. Há, no total, 69 mil 617 pessoas recebendo acolhimento em abrigos e outras 337 mil 116 abrigadas nas casas de amigos ou parentes. Há 756 feridos e 146 desaparecidos. O estado tem 435 dos seus 497 municípios com algum relato de problema relacionado aos temporais, com um milhão e 900 mil pessoas afetadas. O Instituto Nacional de Meteorologiaafirma que, nesta sexta-feira , o Rio Grande do Sul voltará a ser atingido por chuvas fortes. Os volumes podem passar dos 100 milímetros.
O estado alcançou a marca de mis de mil e 200 agricultores inscritos no Programa de Aquisição de Alimentos que agora poderão vender produtos para os municípios habilitados e fazer a entrega nos equipamentos da rede socioassistencial. O edital do PAA em Santa Catarina, no valor de 10 milhões de reais, prevê a possibilidade compra de 162 produtos. Entre os itens estão desde frutas e verduras, panificados, peixes, mel, entre outros. Cada agricultor pode vender até 15 mil reais pelo programa e precisa fazer a entrega diretamente nos equipamentos cadastrados pelas prefeituras. Segundo o governo do estado, o programa traz economia aos municípios, já que os gestores acabam economizando na compra de alimentos para a rede socioassistencial.
Está em tramitação na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei, de autoria do governo do Estado, que cria gratificação a servidores da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil. A proposta já foi aprovada nas comissões e deve passar ainda por votação no Plenário da Casa. A medida cria a Indenização por Atividade de Proteção e Defesa Civil, que será paga aos servidores públicos, militares da ativa e empregados públicos lotados ou em exercício na Defesa Civil, incluindo efetivos, comissionados, cedidos e à disposição. O valor da gratificação será equivalente a 40 por cento da remuneração ou subsídio do servidor. Conforme justificativa apresentada pelo governo, o objetivo é valorizar os profissionais que atuam na Secretaria da Defesa Civil.
Os portos de Santa Catarina tiveram um primeiro trimestre positivo na movimentação de cargas. O movimento registrado nos primeiros três meses de 2024 foi de 15 milhões e 200 mil toneladas, seis vírgula seis por cento maior que no mesmo período de 2023. O resultado catarinense ficou acima do crescimento médio nacional, que foi de cinco virgula dois por cento. Os dados foram apurados pela Gerência de Portos, da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias, conforme informações divulgadas pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários nesta quinta-feira. Na movimentação de contêineres, os portos catarinenses movimentaram seis milhões e 400 mil toneladas, com crescimento de três virgula oito por cento em relação ao primeiro trimestre de 2023.
O Peperi Debates deste sábado vai discutir o peso da carga tributária sobre a sociedade e os caminhos para equacionar uma questão que vem sendo motivo de reclamação das pessoas e das empresas. O programa vai aproveitar o mês do Feirão do Imposto para discutir um tema que desafia a sociedade. O debate vai reunir a advogada e coordenadora do Núcleo do Jovem Empreendedor, GABRIELA FAVERO, a coordenadora do nucleo de contadores da Acismo, PAMELA SCHONS, o presidente do Conselho das Entidades Empresariais, JUARES DOS SANTOS JUNIOR e o vice-presidente regional da Acats, RAVIER CENTENARO. O Peperi Debates começa as oito horas da manhã deste sábado.
O Feirão do Imposto 2024 terá como tema "Digitos que Sufocam - Uma carga tributária de tirar o fôlego”. O Feirão do Imposto é uma iniciativa nacional que visa conscientizar a população sobre a alta carga tributária do país e suas consequências para a sociedade. Por meio de atividades educativas e informativas, o Feirão busca promover o debate sobre a necessidade de uma reforma fiscal que torne os impostos mais justos e transparentes. Entre as atividades programadas pelo Núcleo do Jovem Empreendedor da Acismo para a campanha deste ano, estão previstas visitas aos veículos de comunicação locais para falar sobre o tema e as ações do Feirão do Imposto, palestras para conscientizar os estudantes sobre a importância do tema, e a instalação de um outdoor no centro de São Miguel do Oeste para chamar a atenção da comunidade.
Outra atividade do Feirão do Imposto deste mês será um Talk no Espaço Coworking, com representantes do Poder Legislativo, para debater sobre a carga tributária. O evento será no dia 13 de maio em conjunto com o Núcleo de Contadores da Acismo. Além disso, será divulgado o impostômetro em um painel no centro da cidade, mostrando em tempo real como a carga tributária sufoca as pessoas e afeta o dia a dia dos cidadãos. Como parte da campanha, também será realizado o sorteio do direito de comprar 240 litros de combustível sem impostos, divididos em oito vales de 30 litros cada. Segundo PAMELLA SCHONS, uma das organizadoras do Feirão do Imposto, a campanha tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a alta carga tributária do país e suas consequências.
O Colegiado de Agropecuária da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina se reuniu no Centro de Treinamento da Epagri nesta quinta-feira. O encontro contou com a presença de representantes dos municípios da região, líderes do setor agropecuário e autoridades ligadas à agricultura e pecuária. A reunião serviu para analisar de forma detalhada as políticas públicas implementadas pela Secretaria da Agricultura do Estado, com ênfase no programa "Leite Bom", lançado recentemente pelo Governo Estadual. A apresentação e análise dos laudos emitidos pela Defesa Civil acerca do corte de árvores também fez parte da pauta do encontro desta quinta-feira entre os municípios da região.
O Colegiado de Agropecuária da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina também discutiu, nesta quinta-feira, o seminário dedicado ao setor de gado de corte na região. O evento, organizado pela Epagri, está marcado para o dia quatro de julho no Cetresmo da Epagri. De acordo com o engenheiro Agronômo da Epagri, JONAS RAMON, o objetivo é melhorar todos os elos da cadeia produtiva de carne, com foco na rentabilidade do produtor. O foco, de acordo com ele, é a pecuária de corte intensiva e sustentável. A previsão é reunir cerca de 250 produtores da região no seminário do mês de julho.
O Sindicato dos Produtores Rurais vai realizar amanhã uma assembleia geral para escolha da nova diretoria da entidade. O evento vai acontecer no bairro Agostini. A assembleia terá prestação de contas, parecer do conselho fiscal e aprovação do orçamento para 2024. A eleição será também neste sábado, entre nove da manhã e três da tarde. Apenas uma chapa foi inscrita para a disputa eleitoral. O atual presidente, ADAIR TEIXEIRA, é candidato a reeleição na chapa única. Em entrevista recente a Peperi, TEIXEIRA destacou a importância da chapa de consenso para manter a unidade e o foco dos trabalhos por parte do Sindicato dos Produtores de São Miguel que é um dos mais importantes do estado.
Cerca de 370 associados ao sindicato dos produtores rurais estão aptos a votar na eleição deste sábado. A informação é do presidente da entidade, ADAIR TEIXEIRA. De acordo com ele, mesmo com chapa de consenso, vai ocorrer eleição e os sócios devem responder “SIM” ou “NÃO” na cédula de votação. Para validar o resultado, a chapa precisa de 50 por cento mais um para confirmar o resultado. Não há previsão nos estatutos de número mínimo de votantes para validar o processo. TEIXEIRA reforçou o pedido para que os associados participem da assembleia e eleição da nova diretoria na eleição de amanhã no bairro Agostini.
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação fez uma avaliação positiva da greve que durou 15 dias nas escolas da rede pública estadual. O movimento foi suspenso nesta quarta-feira depois da assembleia da categoria na capital do estado. O coordenador do Sinte, EVANDRO ACADROLLI esteve no Peperi Entrevista desta quinta-feira e disse que mesmo que o principal pedido da categoria não tenha sido atendido, a greve resultou em algumas conquistas. Ele citou como avanço, a antecipação do aumento do vale-alimentação de 18 para 25 por dia em novembro de 2024; aplicação de um terço da hora-atividade a partir de 2025; e o lançamento de edital de concurso público da educação em junho de 2024, com chamamento dos aprovados a partir de 2025.
O que está pendente na pauta de reivindicações do Sinte é a reposição salarial e a descompactação da tabela, temas que devem ser discutidos com o governo nos próximos 60 dias. A informação é do coordenador estadual do Sinte, EVANDRO ACADROLLI. Ele disse que a primeira reunião, inclusive, está marcada para o dia 29 de maio, as três da tarde entre os representantes do governo e do magistério. ACADROLI citou que o sindicato entende que é possível discutir e acertar esses dois pontos nesse período de dois meses. Sobrea a reposição das aulas, o sindicalista disse que os professores grevistas vão definir o calendário com as direções das escolas e que garantir o conteúdo para os alunos é um compromisso que os que educadores vão cumprir.
A coordenadoria regional de educação recebeu, durante reunião com o Secretário de Estado da Educação,ARISTIDIS CIMADON, as orientações para o Plano de Reposição da aulas. A informação é da supervisora de educação de São Miguel, ROSANGELA FIAMETTI. De acordo com ela, hoje à tarde, a Coordenadoria Regional de Educação reunirá os Diretores e Equipes Pedagógicas para a elaboração do Plano de Reposição, onde cada unidade escolar terá autonomia na elaboração do Plano, usando feriados, sábados e o recesso do mês de julho para a reposição. RONSAGELA disse que foram 11 dias desafiadores de greve, mas cada escola demonstrou habilidade em lidar e contornar a situação da melhor maneira possível.
Os Vereadores aprovaram, nesta quinta-feira, uma moção para que municípios da Ameosc adotem cidades atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O pedido é de autoria de seis vereadores: PAULO DRUMM, GILMAR BALDISSERA, CRIS ZANATTA, MOACIR FIORINI, VALNIR SCHARNOSKI e VANIRTO CONRAD. Os vereadores estão sugerindo que os municípios da região prestem apoio as cidades gaúchas por meio de ações como o envio de caminhões, máquinas, materiais de construção e de limpeza, além de voluntários. O objetivo é apoiar o Rio Grande do Sul na reconstrução e recuperação das áreas atingidas pelas enchentes. A moção é destinada ao prefeito de São Miguel do Oeste e presidente da Ameosc, WILSON TREVISAN.
O presidente da Ameosc, WILSON TREVISAN, disse hoje na Peperi que discorda da ideia de que as cidades da região adotem apenas um município gaúcho afetado pelas enchentes. Ele destacou, em entrevista para a Peperi, a importância da solidariedade ampla em relação aos municípios atingidos no Rio Grande do Sul. O prefeito defendeu que todos os municípios se unam para auxiliar aqueles que estão enfrentando dificuldades, ao invés de direcionar ajuda apenas a uma cidade específica. Durante a entrevista, ele abordou a necessidade de um esforço conjunto para atender às demandas das diversas localidades afetadas pela situação de emergência.
As doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul seguem em São Miguel do Oeste, porém com prioridades diferentes. O foco agora é arrecadação de alimentos não perecíveis, produtos de higiene e limpeza e medicamentos. A médica, ALANA ANDRADE PACOVSKA, disse que quantos aos produtos para ferimentos, as prioridades são gazes, ataduras, soro fisiológico, água oxigenada e clorexidina. Na questão dos medicamentos, ela salientou que as prioridades são remédios para vômitos e diarreias, inclusive em gotas para as crianças. Conforme ALANA, a população afetada pela enchente está vulnerável a diversas doenças infectocontagiosas, como por exemplo leptospirose e gastroenterite. Além disso, as vítimas estão sujeitas a influenza, o que ressalta a importância da doação de medicamentos contra resfriados.
A Central de Doações para o Rio Grande do Sul foi instalada no Parque de exposições Rineu Gransotto. A partir desta sexta-feira, todas as doações arrecadadas em São Miguel do Oeste para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul serão concentradas no Parque da Faismo. No local, os materiais serão triados e distribuídos para o estado vizinho. Essa foi uma das principais definições de uma reunião realizada na manhã desta quinta-feira, no Salão Nobre da prefeitura. A iniciativa visa unificar as diversas ações solidárias realizadas por entidades, instituições, clubes de serviço, empresas e demais voluntários, fortalecendo a campanha “São Miguel pelo Rio Grande do Sul”.
A população pode continuar doando os itens mais necessários e urgentes nos pontos de coleta já conhecidos, em diversos locais da cidade, ou então, levar diretamente à Central de Doações instalada no Parque da Faismo. A orientação é do vice-prefeito, EDENILSON ZANARDI. Além disso, também está sendo colocado à disposição da população o serviço de transporte de itens maiores para doação, como colchões e outros materiais. Se o morador não tiver condições de realizar o transporte até o Parque da Faismo, veículos do Município e voluntários serão utilizados neste trabalho. O telefone para o contato com whatsApp é o 3631-2028. Neste momento, todas as doações são importantes para ajudar o Rio Grande do Sul.
A Central de Doações no parque de exposições Rineu Gransotto vai funcionar todos os dias, inclusive no sábado e domingo. Neste primeiro momento, o espaço estará aberto para receber os donativos das oito horas da manhã até as dez da noite. A orientação é para que as pessoas doem somente materiais que estejam em boas condições de uso, e, se possível, já identificados para facilitar a separação e destinação para o Rio Grande do Sul. Hoje pela manhã, o movimento de pessoas, entidades e empresas levando doações até o parque de exposições foi bastante intenso.
Um grupo de moradores partiu hoje de São Miguel do Oeste com destino ao Rio Grande do Sul para ajudar no resgate e apoio das vítimas das enchetes. 12 voluntários estão em viagem para o estado vizinho com o objetivo de ajudar no que for preciso. De acordo com o organizador do grupo, HENRIQUE BRASIL, o objetivo é oferecer ajuda braçal, seja no atendimento das pessoas ou na limpeza e reconstrução do que foi destruído pelas chuvas. Ele explicou que a intenção é montar outros grupos e seguir para o Rio Grande do Sul nos próximos dias. O telefone para participar do grupo é 9 9200-2754 ou pelo instagram @brasilhenrique.
Um fugitivo do sistema prisional de Santa Catarina foi recapturado nesta quinta-feira no extremo-oeste. O homem de 44 anos, foragido do sistema prisional da cidade de Barra Velha, foi localizado ontem em Dionísio Cerqueira. Uma guarnição da Polícia Milita desconfiou de um homem em atitude suspeita próximo à fronteira com a Argentina, no Porto Seco. Após a abordagem e identificação, constatou-se que ele é um fugitivo da Justiça. Ele foi detido e levado para o presídio regional de São José do Cedro.
Um curto circuito provocou um princípio de incêndio na madrugada desta sexta-feira em Iporã do Oeste. O caso aconteceu por volta das cinco horas na rua Balduino Wandscheer, nas proximidades da praça central da cidade. O morador acordou com os latidos do cachorro e percebeu muita fumaça em um dos quartos da casa. O homem conseguiu desligar o disjuntor do quadro da Celesc e conteve o incêndio com um balde de água. A equipe do Corpo de Bombeiros foi chamada e averiguou a situação. O incidente foi causado por um curto-circuito em um fio de eletricidade no forro da casa. Os bombeiros orientaram o morador a procurar o proprietário para solicitar uma revisão completa da parte elétrica da residência.
Um homem ficou ferido em um acidente na noite de ontem na avenida Willy Barth. A colisão aconteceu por volta das sete horas e envolveu um Corsa e uma moto Bros nas proximidades da entrada para o Hospital Regional, no bairro São Gotardo. O condutor da moto sofreu escoriações e ferimentos em uma das pernas. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. O condutor do carro saiu ileso do acidente.