-GOVERNO FEDERAL PAGA 785 MILHÕES EM DÍVIDAS ATRASADAS DE ESTADOS
-ALESC APROVA REFORMA COM AUMENTO DA INDENIZAÇÃO PARA AGENTES DA CASA MILITAR
-SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DEFINE AÇÕES DA CAMPANHA MAIO LARANJA
-OBRAS DE REFORMA E AMPLIAÇÃO DA APAE ESTÃO 90 POR CENTO CONCLUÍDAS
-BAIXA PROCURA DE CANDIDATOS PARA O CONSELHO TUTELAR PREOCUPA MUNICÍPIOS
-MOTOCICLISTA SOFRE FRATURAS EM COLISÃO CONTRA MICROONIBUS NA SC 163
-PM PRENDE TRÊS PESSOAS SUSPEITAS DE TRÁFICO DE DROGAS NO VILA NOVA DOIS
O tempo é de sol com poucas nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima das últimas horas foi de oito graus e a máxima para hoje deve ser de 21 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 94 centavos. O euro está valendo cinco reais e 44 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula dois centavos.
Mais de cinco mil e 500 pessoas ainda estão desaparecidas por conta de fortes chuvas que atingiram o leste da República Democrática do Congo na semana passada, segundo um balanço oficial divulgado nesta terça-feira. 411 pessoas morreram por conta de deslizamentos de terra e inundações repentinas. Trabalhadores da Cruz Vermelha soaram o alarme sobre a falta de suprimentos e equipamentos para ajudar mais de oito mil 800 residentes afetados, muitos desabrigados e traumatizados após um dos desastres naturais mais letais da história recente do país. As chuvas torrenciais destruíram edifícios e casas e devastaram plantações.
Longas filas de imigrantes se acumulavam na cidade fronteiriça de Tijuana, perto do extenso muro que separa o México dos Estados Unidos, durante os últimos dias de uma política de três anos contra a Covid-19 que impedia as pessoas que atravessavam de pedir asilo. A política, conhecida como Título 42, vai expirar à meia-noite de 11 de maio, provocando uma corrida de imigrantes para a fronteira. O governo BIDEN e o governo do Estado do Texas estão enviando reforços à fronteira para se preparar para um possível aumento da imigração ilegal.
O Congresso do Equador decidiu, em uma votação nesta terça-feira, abrir um processo de impeachment contra o presidente GUILLERME LASSO por suspeita de corrupção. Foram 88 votos favoráveis de um total de 116 congressistas presentes. Outros 23 deputados votaram contra o julgamento, e cinco se abstiveram. O presidente é acusado de não ter determinado o encerramento de um contrato entre a Frota Petroleira Equatoriana e o grupo internacional Amazonas Tanker, que inclui companhias russas, apesar de lesar os interesses estatais, ao provocar perdas de mais de seis milhões de dólares à empresa equatoriana.
O Telegram disparou mensagens contra o PL das Fake News para os usuários da plataforma nesta terça-feira, dizendo que o projeto de lei “irá acabar com a liberdade de expressão“. O comunicado aponta que “O Brasil está prestes a aprovar uma lei que irá acabar com a liberdade de expressão e dá ao governo poderes de censura sem supervisão judicial prévia”. A empresa também afirma que o texto seria uma das “legislações mais perigosas já consideradas no Brasil” e que “matará a internet moderna se for aprovado com a redação atual”. O Telegram enfrenta embate com a justiça brasileira, após não ter cumprido, segundo as autoridades, pedidos judiciais sobre identificação de usuários em grupos neonazistas na plataforma.
A Secretaria do Tesouro Nacional informou que a União pagou 785 milhões em dívidas atrasadas de estados.
O dado consta do Relatório de Garantias Honradas pela União em operações de crédito. Os valores foram pagos porque a União é garantidora dos estados e municípios em operações de crédito junto a instituições financeiras. Em abril, foram pagas dívidas de seis estados, sendo 318 milhões do Rio de Janeiro e 280 milhões de Minas Gerais. O governo federal não precisou pagar dívidas de municípios em abril.
O ministro NUNES MARQUES será o relator da ação da Advocacia-Geral da União no Supremo Tribunal Federal que questiona pontos da privatização da Eletrobras. A ação, apresentada na sexta-feira, é assinada também pelo presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. A privatização da Eletrobras foi autorizada pelo Congresso em 2021 e concluída na Bolsa de Valores em junho de 2022. O governo quer discutir as partes da lei da desestatização da Eletrobras que tratam sobre o poder de voto dos acionistas. O governo entende que a lei diminuiu irregularmente o peso dos votos a que teria direito.
O Ministério da Saúde vai liberar recursos para seis hospitais de Santa Catarina. As portarias com as autorizações para habilitação de leitos e outros investimentos foram publicadas na segunda-feira no Diário Oficial da União. No total, seis instituições hospitalares serão beneficiadas, nas cidades de Araranguá, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Rio do Sul e Xanxerê. No total, os novos valores de custeio somam cinco milhões e meio de reais. Os recursos serão destinados à abertura de novos leitos de UTI e de vagas em alas neonatais e de cuidados intermediários. O maior valor, um milhão e 900 mil, será destinado ao Hospital Regional de Araranguá.
Entre 2017 e 2022, o custo do transporte da indústria catarinense cresceu 75 por cento e passou de quatro centavos por real faturado para sete centavos. Foi isso que apurou o estudo FiescUFSC divulgado nesta terça-feira. Apesar disso, as empresas conseguiram reduzir custos de logística com gestão eficiente. Contudo, enfrentam rodovias cada vez mais paradas nas horas de transportar os produtos pelo Estado. O custo logístico global da indústria por real faturado recuou de 14 para 11 centavos. Já o custo da armazenagem dobrou e passou de um para dois centavos. De acordo com estimativa da pesquisa, a redução de um centavo no custo logístico garantiria uma economia de quatro bilhões por ano ao Estado.
A reforma administrativa proposta pelo governador JORGINHO MELLO foi aprovada por unanimidade pelos deputados estaduais no Plenário da Alesc na tarde desta terça-feira. Foi aprovada também a previsão de salários maiores aos agentes da Casa Militar do governo, a divisão que cuida da segurança pessoal do governador e da vice. A proposta foi votada separadamente e teve 21 votos a favor e nove contrários. Até então, eram pagos acréscimos equivalentes a 10 por cento do salário aos oficiais e a sete por cento do salário de um coronel aos praças levados à Casa Militar. Agora, todos esses agentes terão uma remuneração extra de 50 por cento do salário. Esse valor extra será pago como uma indenização, o que permite que a remuneração total dos policiais da Casa Militar fique acima até do teto constitucional, de 41 e 600 mil, e do subsídio mensal pago ao próprio governador.
Estão sendo instaladas em Barra Bonita câmeras de videomonitoramento que irão auxiliar a Polícia Militar no monitoramento e segurança da população. Os equipamentos estão sendo colocados na cidade e em algumas comunidades do interior. O projeto é uma parceria com o Poder Judiciário da Comarca de São Miguel do Oeste, através de verbas oriundas de penas restritivas de diretos, prestação pecuniária e da suspensão condicional de processo. Com o auxílio do videomonitoramento, a Polícia Militar poderá realizar o acompanhamento da movimentação de possíveis suspeitos ou mesmo veículos em desvio de rota que transitam pelo município. De acordo com a administração, após todos os procedimentos licitatórios, de instalação, funcionamento e operacionalização, o sistema passará a integrar o projeto Bem-Te-Vi da Polícia Militar de Santa Catarina.
O Município de Paraíso vai realizar, no final deste mês a audiência pública de prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2023. O evento vai acontecer na Sala de Reuniões da Sede Administrativa situada na Rua Alcides Zanin. A audiência pública está programada para o dia 30, uma terça-feira, as nove horas da manhã. Durante o encontro serão apresentados os dados e números relativos as receitas, despesas e investimentos do poder público municipal entre os meses de janeiro e abril deste ano. De acordo com a prefeita MARLENE GIACOMINI, todos os moradores estão convidados a participar e receber as informações do município.
A CDL vai promover amanhã à noite mais uma edição do Encontro de Damas. O evento, voltado ao público feminino, está marcado para as sete horas da noite no Clube Comercial. Os ingressos ainda podem ser adquiridos na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas. O valor é de 70 reais. A programação prevê jantar e bingo com prêmios para os participantes. A previsão da CDL é de que cerca de 400 pessoas prestigiem o Encontro de Damas deste ano.
O Município de São Miguel do Oeste, por meio da secretaria de Saúde, está executando um novo cronograma de coleta de entulhos e materiais diversos, exceto lixo orgânico, lâmpadas e sofás, nos bairros e no centro. Os containers estarão semanalmente passando em todos os bairros, conforme cronograma organizado pela Secretaria de Saúde, por meio do setor de Controle de Endemias. De acordo com o secretário ALFREDO SPIER, a população deverá ficar atenta ao cronograma e efetuar a limpeza de seus terrenos e quintais, a fim de descartar o que não utilizam mais. Nesta semana, o container está no bairro São Gotardo. A estrutura está ao lado do salão da comunidade.
A secretaria de Saúde vai realizar Dias D da Vacinação contra a gripe nas manhãs de sábado durante todo o mês de maio. De acordo com a enfermeira da Sala de Vacinas, MARIANA DEGGERONE, o objetivo é facilitar o acesso à população. O Dia D é destinado aos grupos prioritários.
Durante a semana, o atendimento é de segunda a sexta-feira, entre sete da manha e sete da noite. Aos sábados, a vacinação será entre oito da manhã e meio-dia. Estão no grupo prioritário, crianças de seis meses a menores de seis anos, trabalhadores da Saúde, gestantes e puérperas, professores idosos, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, portadoras de doenças crônicas, entre outros.
A Administração Municipal de São Miguel do Oeste deve iniciar, a partir do mês de junho, o pagamento da segunda edição do Programa Bônus Agrícola. Os valores variam entre 50 e dois mil e 500 reais, de acordo com o montante das notas emitidas por agricultor no ano de referência 2021. Para ter acesso ao benefício, os interessados devem protocolar o pedido na Prefeitura ou por meio do site oficial do Município, saomiguel.sc.gov.br. Quem emitiu notas eletrônicas no ano em questão, também precisa apresentar o relatório da movimentação ainda neste mês de maio. O município deve investir cerca de um milhão de reais com o Bônus Agrícola deste ano.
Os valores do bônus agrícola serão creditados, a partir de junho, nos cartões que os beneficiários receberam no ano passado. A informação é do secretário de Agricultura, ANTONIO ORSO. Ele comentou que este formato de programa beneficia tanto as famílias rurais, que poderão investir os recursos onde mais necessitam, quanto o comércio local. Os valores do bônus poderão ser investidos para compras em mais de 60 estabelecimentos credenciados, no próprio município, nos mais diversos ramos de atividade. ORSO citou que a iniciativa também estimula a emissão da nota de produtor rural o que gera um impacto positivo no movimento econômico e no aumento da arrecadação de recursos para os cofres municipais.
Durante todo o mês de maio a Secretaria de Assistência Social vai desenvolver a campanha Maio Laranja “Mãos que Protegem”. O objetivo é dar visibilidade e alertar sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes. As ações da campanha vão ser executadas pelos Centros de Referência de Assistência Social -CRAS Um e Dois - e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social, o CREAS. A iniciativa prevê a divulgação dos canais de denúncia, palestras, apresentações de teatro, caracterização de espaços físicos na cor laranja, distribuição de material informativo digital e distribuição de chaveiro com a temática. A campanha vai até o dia 31 deste mês.
Além de servidores da Assistência Social, as ações da Campanha Maio Laranja serão desenvolvidas junto às crianças e adolescentes que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, alunos do programa Pelotão Mirim, alunos das escolas Santa Rita e Guilherme Missem, jovens aprendizes do SENAC e colaboradores da empresa Aurora. O objetivo também é levar as informações sobre o tema para o maior número possível de pessoas. De acordo com a secretária ANDREIA REBELATO, a meta principal do trabalho é disseminar os canais de denúncia e sensibilizar a população frente à temática do abuso exploração contra crianças e adolescentes. De acordo com ela, a denúncia é uma das principais formas de enfrentar o problema.
As obras na APAE de São Miguel do Oeste seguem sendo executadas e já estão próximas da conclusão. A informação é da presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, DILIS RIBEIRO. De acordo com ela, já é possível afirmar que cerca de 90 por cento dos trabalhos já foram concluídos, principalmente na questão do piso, construção da sala dos professores e demais locais, como picadeiro, sala de avaliação, cozinha, refeitório, entre outros. Conforme ele, nesse pontos, faltam apenas detalhes que estão sendo executados. Segundo DILIS RIBEIRO, as ações estão sendo executadas graças a dois recursos, sendo um no valor de 250 mil reais de emenda parlamentar do deputado estadual, MARCOS VIEIRA e outros 350 mil reais oriundos do estado via Fundação Catarinense de Educação Especial.
As obras que estão em andamento na APAE são fundamentais para melhorar o trabalho prestados na unidade. De acordo com a presidente da associação, DILIS RIBEIRO, as reformas eram necessárias já que os professores não possuíam um espaço para poder realizar o planejamento escolar. Ela destacou que os demais locais também foram melhorados e ampliados para ofertar uma maior qualidade de ensino e bem estar para a comunidade escolar da APAE de São Miguel do Oeste. DILIS citou que após a conclusão, todos os alunos poderão fazer o seu lanche ao mesmo tempo, o que não é possível até o momento visto a falta de espaço adequado. Além disso, a Apae também está focada na construção de uma nova ala para abrigar de forma adequada todos que precisam de atendimento.
A Apae atende cerca de 230 alunos entre atendidos e matriculados. Como o número é expressivo, DILI RIBEIRTO disse que as obras de ampliação são extremamente necessárias. Em relação a nova ala, ela informou que a equipe de engenharia está trabalhando para que o projeto de ampliação seja concluído e o recurso seja liberado, oportunizando dessa forma a ampliação para mais 11 salas de atendimento e terminando ou pelo menos amenizando a fila de espera existente. O projeto já foi protocolado no final do ano passado com orçamento de quatro milhões 580 mil reais. DILIS comentou que a Apae está buscando garantias da própria Fundação Catarinense de Educação Especial e também de parlamentares para que a obra saia papel.
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente lançou o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar de São Miguel do Oeste. O registro das candidaturas poder ser realizado até o dia 24 de maio, gratuitamente, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social que fica no Caic. São cinco vagas em disputa e o processo de escolha se dará por prova de conhecimentos específicos de caráter eliminatório, marcada para o dia dois de julho. Os candidatos que passarem pela prova vão disputar a eleição no dia primeiro de outubro. Neste ano, a eleição do conselho tutelar será simultâneo em todas os município da região. No dia primeiro de outubro, os eleitores vão escolher a nova composição do órgão que uma importante ferramenta para a defesa e efetivação dos direitos da criança e do adolescente.
Apesar da importância, muita gente ainda desconhece a forma de atuação e das competências do conselho, o que, em parte, explica a falta de participação da população no processo, com poucos candidatos e poucos votantes no dia da eleição. A afirmação é da secretária de Assistência Social de Descanso e coordenadora do colegiado da Ameosc, ANDRESSA BRUGNEROTTO. No final de abril, o órgão se reuniu para discutir os detalhes do processo eleitoral deste ano. De acordo com ANDRESSA, a preocupação é com a baixa procura dos candidatos a vaga de conselheiro. Ela disse que existe o risco de alguns municípios não atingirem o número mínimo de 10 candidatos para realizar a eleição.
Em São Miguel do Oeste, a preocupação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente também é com o número de candidatos para a eleição do conselho tutelar. De acordo com a presidente do CMDCA, ELAINE MARIA PORSCH DIAS, algumas pessoas buscaram informações sobre a eleição, mas o número de candidatos inscritos ainda é muito baixo. Ela citou que o ideal seria ter 20 candidatos, mas dificilmente essa quantidade deve ser alcançada. Como o conselho deve ter cinco titulare e cinco suplentes, é necessário que a eleição tenham pelo menos 10 inscritos. ELAINE reforçou que o Conselho Tutelar é um órgão importante e a comunidade precisa se envolver nesse processo de escolha da nova composição. O salário do conselheiro é de cerca de três mil reais e o mandato é de quatro anos.
Um casa foi totalmente destruída em um incêndio na noite de ontem em Barra Bonita. O fogo atingiu uma residência de madeira por volta das sete e meia na comunidade de Alto Caçador. O Corpo de Bombeiros de Guaraciaba foi acionado e realizou o combate as chamas. A casa foi totalmente destruída. Foram utilizados aproximadamente 500 litros de água para o combate e rescaldo do fogo, além do controle de perímetro. Na residência morava apenas um homem e ninguém ficou ferido. A causa do incêndio não foi confirmada oficialmente.
Um motociclista ficou ferido em uma colisão na final da tarde desta terça-feira na SC-163. O acidente envolveu uma moto e um micro-ônibus na localidade conhecida como "reta da Linha Aparecida", no interior de Iporã do Oeste. O motorista relatou que trafegava no sentido a Itapiranga e que saiu para o acostamento a direita antes de iniciar a manobra de retorno à esquerda. Ele disse ainda que não percebeu a aproximação da moto, que acabou colidindo contra o coletivo. Com o impacto da colisão, o motociclista caiu em meio a uma vegetação às margens da pista. Ele sofreu um corte profundo no joelho direito e foi socorrido pelos Bombeiros com suspeita de fratura no pé e na clavícula esquerda.
A guarnição da Polícia Militar registrou mais uma ocorrência de Estelionato nesta terça-feira em São Miguel do Oeste. A vítima contou a polícia que recebeu uma oferta de emprego via aplicativos de celular. Pela proposta, ele teria que cumprir tarefas em uma plataforma Online, dizendo ser da Empresa Amazon. Ele disse que cumpriu as tarefas e os investimentos retornavam regularmente. Depois de um período, as tarefas
foram ficando maiores e em consequência os investimentos muito altos. O homem disse que investiu cerca de três mil e 500 reais e que não conseguiu receber o dinheiro de volta quando fez a solicitação. A PM fez o boletim de ocorrência e o caso será repassado para investigação da Polícia Civil.
Três pessoas foram presas por tráfico de drogas no município. As guarnições do Pelotão de Patrulhamento Tático e do Canil, em continuidade a operação Hórus, foram até um suposto ponto de venda de drogas no Vila Dois. Dois homens estavam na casa e um terceiro suspeito pulou uma janela com uma mochila e tentou fugir. Ele foi detido pela PM. Na mochila, foram encontrados 259 gramas de maconha fracionadas para a venda, 31 buchas, 31 pedras de crack, uma pequena quantidade de dinheiro e um tijolo de 715 gramas de maconha. Também foram apreendidos na casa, mil 370 reais em dinheiro e três aparelhos de telefone celular. Na casa, também foram encontrados objetos possivelmente furtados. Durante a ocorrência uma mulher desacatou os policiais, sendo então dado voz de prisão a ela pelo crime de desacato. Na ação, três pessoas foram presas por tráfico de drogas, uma por desacato e uma pessoa por posse de droga.