-GOVERNO VAI OFERECER BENEFÍCIOS A CONDUTORES QUE NÃO TIVEREM MULTAS
-DÍVIDA LÍQUIDA DO ESTADO TEM QUEDA DE SEIS BILHÕES DE REAIS EM MAIO
-DEBATE NA PEPERI DISCUTE REDUÇÃO DAS ÁREAS DE APP NO PERÍMETRO URBANO
-EXÉRCITO PARTICIPA MUTIRÃO CONTRA A DENGUE EM DOIS BAIRROS DA CIDADE
-DELEGADA DIZ QUE POLÍCIA CIVIL REGISTRA GOLPES PRATICAMENTE TODOS OS DIAS
-HOMEM É PRESO DEPOIS DE JOGAR CHALEIRA ELÉTRICA NA CABEÇA DA COMPANHEIRA
-MULHER ATROPELA MARIDO DENTRO DA GARAGEM DE CASA NA RUA GUANABARA
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 22 graus. A mínima das últimas horas foi de nove graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 12 centavos. O euro está valendo cinco reais e 41 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
O grupo dos países mais desenvolvidos do mundo "comprometeu-se a proibir ou eliminar gradualmente as importações de petróleo russo". Segundo a Casa Branca, isso será um duro golpe para a principal artéria da economia do presidente russo VLADIMIR PUTIN e lhe negará a renda necessária para financiar a guerra. O texto não especifica quais compromissos foram assumidos pelos membros do G7, França, Alemanha, Canadá, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos, que realizou neste domingo sua terceira reunião do ano por videoconferência, com a participação do presidente da Ucrânia, VOLODYMYR ZELENSKY.
O presidente russo, VLADIMIR PUTIN, evocou nesta segunda-feira a memória do heroísmo soviético na Segunda Guerra Mundial para incentivar seu exército à vitória na Ucrânia. Dirigindo-se a fileiras de militares na Praça Vermelha no aniversário da vitória sobre a Alemanha nazista, PUTIN condenou o que chamou de ameaças externas para enfraquecer e dividir a Rússia, e repetiu argumentos familiares que ele usou para justificar sua invasão, especialmente que a OTAN estava criando ameaças logo em seguida às suas fronteiras. A invasão Rússia na Ucrânia completa hoje 75 dias.
O governo colombiano reforçou neste domingo a ofensiva militar contra o Clã do Golfo, grupo do narcotráfico que paralisa dezenas de municípios do norte da Colômbia por meio de ameaças, em represália pela extradição do seu líder, DAIRO ANTONIO ÚSUGA, conhecido como "OTONIEL". Cerca de dois mil militares e policiais se somaram às tropas que tentam pôr fim à "paralisação armada" imposta pela organização de OTONIEL, segundo o ministro da Defesa, DIEGO MOLANO. A ofensiva contra o Clã do Golfo envolve um total de 52 mil soldados e policiais nas áreas de influência da organização que movimenta entre 30 e 60 por cento da cocaína produzida na Colômbia.
A Petrobras anunciou nesta segunda-feira que vai elevar o preço do diesel para as distribuidoras. O preço médio do litro vai passar de quatro reais e 51 centavos para quatro e 91 a partir de amanhã. Os preços da gasolina e do gás de cozinha não serão alterados. Segundo a petroleira, o diesel não sofria reajuste há 60 dias, desde 11 de março. Naquele momento, diz a Petrobras, a alta refletia "apenas parte da elevação observada nos preços de mercado". Em nota a estatal afirmou que “com esse movimento, a Petrobras segue outros fornecedores de combustíveis no Brasil que já promoveram ajustes nos seus preços de venda acompanhando os preços de mercado".
O Tribunal Superior Eleitoral informou que vai se posicionar até quarta-feira sobre as sete novas sugestões apresentadas pelo Ministério da Defesa para adaptação do sistema eleitoral. A informação consta em uma nota divulgada nesta segunda-feira pela Secretaria de Comunicação e Multimídia. As Forças Armadas integram a Comissão de Transparência das Eleições. O órgão foi criado pelo TSE em setembro do ano passado para discutir medidas que possam ampliar ainda mais a transparência e a segurança das eleições. Também participam representantes da sociedade civil, de universidades e do Congresso. Foi essa comissão que aprovou, na semana passada, o plano com dez medidas para ampliar a segurança e a transparência do processo eleitoral. Essas ações foram concebidas a partir de 44 sugestões apresentadas pelos membros da comissão, em dezembro do ano passado. Entre essas ações, seis foram sugestões das Forças Armadas.
O Conselho Nacional de Trânsito publicou nesta segunda-feira uma deliberação regulamentando e estabelecendo as regras do RNPC, o Registro Nacional Positivo de Condutores. O registro, modelo de "cadastro positivo", tem o objetivo de estimular a condução responsável e conceder benefícios a motoristas que não tiverem cometido infrações ao longo de 12 meses. O benefício faz parte da nova lei de trânsito brasileira, que entrou em vigor em 12 de abril de 2021, mas precisava de regulamentação. Dentre as vantagens das mudanças há possibilidade de benefícios fiscais e tarifários, como o desconto no IPVA. O governo ainda não detalhou quais são os benefícios que os motoristas terão.
A Dívida Consolidada Líquida do Estado caiu seis bilhões de reais e os dados com a despesa com pessoal ficaram abaixo do limite prudencial de alerta de 44 por cento em Santa Catarina. As informações estão detalhados no Boletim de Indicadores Econômico-Fiscais de maio. A publicação foi lançada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável. De acordo com os dados apresentados no Boletim, a Dívida Consolidada Líquida caiu de 20 para 14 bilhões reais. Isso representa 43 por cento da Receita Corrente Líquida, bem abaixo dos 80 por cento que representava em 2019. A despesa com pessoal também vem apresentando queda desde 2019. No terceiro quadrimestre de 2021 chegou a 43 por cento da Receita Corrente Líquida. O limite máximo estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal é de 49 por cento.
Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em crianças tiveram aumento de 19 vírgula 76 por cento em Santa Catarina nos três primeiros meses de 2022. Esse número representa o crescimento dos dados quando comparados ao mesmo período do ano passado, segundo a Secretaria de Estado da Saúde.Entre os meses de janeiro e março de 2021, em todo o Estado, 921 crianças de zero a 11 anos tiveram a síndrome. Neste ano, foram notificados mil 103 casos. Apesar da alta nos casos, de acordo com a Secretaria de Saúde, até o final do mês não havia pacientes pediátricos internados com síndrome respiratória aguda hospitais de Santa Catarina.
O governo de Santa Catarina emitiu uma nota aos municípios que alerta sobre casos de hepatite aguda grave, de causa desconhecida, que têm sido registrados em crianças de vários países. No Brasil, o Ministério da Saúde monitora sete casos suspeitos da doença, sendo três no Paraná e quatro no Rio de Janeiro. O documento divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde orienta que os serviços de saúde de Santa Catarina fiquem em alerta para pacientes menores de 16 anos com hepatite aguda, em que o diagnóstico não seja das hepatites A, B, C, D ou E, e com início dos sintomas desde primeiro de outubro de 2021. Esses pacientes são considerados como caso suspeito para a doença.
O Peperi Debates deste sábado aprofundou a discussão sobre a redução das áreas de preservação no perímetro urbano de São Miguel do Oeste e perguntou: até que ponto é importante reduzir o espaço as margens de cursos de água onde ficam proibidas novas construções e que impacto essas alterações podem ter no meio ambiente e no crescimento da cidade? O debate reuniu o diretor do Conder Ambiental, JOSÉ MORA, o presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, ALCENIR MINUSCOLI, o vereador autor do projeto que reduz a área de APP, PAULO DRUMM e o vice-presidente da Fiesc, ASTOR KIST. O áudio e as fotos do programa estão disponíveis no portal da Peperi na internet.
A redução das áreas de preservação permanente é uma possibilidade que deve ser trabalhada pelos municípios, mas dentro dos critérios legais e ambientais. A afirmação é do diretor do Conder Ambiental, JOSÉ MORA. Ele disse que é necessário rever alguns limites para estimular o desenvolvimento das cidades de modo equilibrado. MORA ressaltou que a redução das áreas de APPs deve ser feita com cuidado e sempre com base no diagnóstico sócio ambiental. Ele lembrou que a redução das áreas as margens dos cursos de água só pode ocorrer dentro de áreas consolidadas. Na visão de MORA, novos loteamentos em regiões mais afastadas não podem ser beneficiados pela redução. Nesses casos, os limites devem seguir os 30 metros definidos no código florestal.
O vice-presidente da Fiesc, ASTOR KIST, disse que a legislação que permite aos municípios reduzir as áreas de preservação nas margens de cursos de agua no perímetro urbano é muito importante. Ele citou que isso vai permitir a regularização das situações consolidadas há muitos anos. O empresário destacou que a Fiesc trabalhou ativamente para essa mudança que traz tranquilidade para as cidades. KIST ressaltou, no entanto, que não concorda com a aplicação dessa possiblidade em novos loteamentos fora da área consolidada. Para ele, é preciso manter a proibição de construções a menos de 30 metros dos cursos de água em espaços mais afastados, nos arredores da cidade, perto da zona rural.
O vereador PAULO DRUMM, autor do projeto que reduz a área de APP no perímetro urbano de São Miguel do Oeste, afirmou que a legislação permite que a mudança também atinge os novos loteamentos, mesmo os que estão fora da áreas consolidadas. Ele disse no Peperi Debates de sábado que a legislação deixa uma brecha e, por isso, ele incluiu no projeto que tramita na câmara a redução da área de APP de 30 para 15 metros em todo o perímetro urbano. O vereador destacou que é importante diminuir a exigência para estimular o crescimento da cidade. DRUMM citou que os 15 metros são suficientes para proteger os cursos de água, mas ressaltou que o estudo sócio ambiental é que vai indicar exatamente qual o distancia mais recomendada no caso de São Miguel do Oeste.
A regulamentação das áreas de proteção ambiental nas margens dos cursos de água nos perímetros urbanos deve ocorrer porque quase todas as cidades da região tem construções dentro dessas áreas. A afirmação é do presidente do Conselho de Meio Ambiente e coordenador da Polícia Ambiental, ALCENIR MINUSCULI. Ele disse que a definição deve ocorrer com base em critério técnicos e que é possível, por exemplo, que determinadas partes da cidade tenham uma extensão de proteção e outras tenham faixas de APPs menores ou maiores. MINUSCULI disse que enquanto a questão não for resolvida via lei municipal, a Polícia Ambiental é obrigada a seguir a legislação mais restritiva, no caso, a que fixa os limites das APPs urbanas em 30 metros.
A secretaria de Agricultura e a Epagri de Bandeirante abriram hoje as inscrições para o programa Mais Frutas no meu Pomar. De acordo com o secretário CLAUDINEI ZIMERMANN, os interessados em receber as mudas de árvores frutíferas devem se inscrever na prefeitura. Ele disse que a expectativa é de uma boa procura, uma vez que na primeira edição do programa foram entregues cerca de cinco mudas de árvores. Segundo ZIMERMANN, além de frutas, o programa também fornece mudas de flores para os interessados. As inscrições podem ser feitas até o mês de junho e o único requisito é residir em Bandeirante.
Cerca de 250 mulheres participaram do Encontro Saber Sabor e Saúde, realizado na tarde do último sábado. A quarta edição do evento foi realizada no Ginásio do CAIC, por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e Epagri. Na oportunidade, foram realizadas oficinas informativas, com a presença do curso de Fisioterapia da Unoesc, Bombeiros, Polícia Militar, empreendimentos locais de turismo e Práticas Integrativas Complementares da Secretaria de Saúde. Também foi desenvolvido um momento de reflexão com a terapeuta holística VANESSA COMIN CECCHIN, apresentação musical do grupo Águas Nativas e palestra motivacional com DEIVID FREITAS.
A Secretaria de Saúde retomou hojeo cronograma de vacinação contra covid. Nesta semana, o atendimento será em novo horário, das sete e meia as 11 e meia da manhã e à tarde, entre uma e cinco horas, na Unidade de Saúde Central, ao lado da Praça Belarmino Annoni. Hoje, quarta e sexta-feira haverá vacinação contra a Covid. Na terça e quinta-feira, o dia será dedicado à vacinação contra gripe. Para receber a vacina, é preciso apresentar o Cartão SUS, Carteira de Vacinação e CPF. Para adolescentes que não estejam acompanhados dos pais, também é necessário um Termo de Consentimento.
O calendário de vacinação contra a Covid foi retomado na manhã de hoje com a aplicação da primeira e segunda dose para adolescentes e adultos retardatários; terceira dose para adultos retardatários e quarta dose para idosos com mais de 70 anos que receberam a terceira dose há mais de quatro meses. Na quarta ocorre a aplicação da primeira dose para adolescentes e adultos retardatários; a terceira dose para adultos vacinados com a segunda dose até 11 de janeiro e retardatários; a quarta dose para idosos de 70 anos que receberam a terceira dose há mais de quatro meses e a segunda dose PFIZER para vacinados em 16 de março. Na sexta-feira será oferecida a primeira e segunda dose para crianças de 5 a 11 anos retardatárias.
A secretaria de saúde vai promover, nesta semana, um mutirão de combate ao mosquito da dengue em dois bairros da cidade. De acordo com o secretário de saúde, ALFREDO SPIER, as equipes dos agentes de endemia estão percorrendo residências, condomínios e empresas com o apoio dos militares do décimo quarto RCMEC. As vistorias também estão ocorrendo em terrenos baldios. SPIER disse que o objetivo é observar a questão da limpeza desses locais e eliminar possíveis criadouros do mosquito aedes aegypit. O mutirão desta segunda-feira está ocorrendo no bairro São Jorge. Amanhã será a vez do bairro Salete.
A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste vai realizar nesta quarta-feira uma audiência pública para debater o Projeto de Lei número 36, oriundo do Executivo Municipal. O projeto trata sobre o Serviço de Inspeção Municipal, propondo alterações na lei atual. A audiência pública será coordenada pelo vereador NINI SCHARNOSKI, proponente do pedido. Ele disse que uma leitura atenta do projeto permite concluir que os impactos da implantação da nova lei, caso aprovada, se estendem por toda economia do município em geral e aos agricultores e pequenos comerciantes de produtos de origem animal em particular. NINI comentou que a implantação da nova lei pode inviabilizar as atividades comerciais de produtos de origem animal em pequenos estabelecimentos.
Muitos pequenos empreendimentos não terão estrutura financeira para fazer frente às novas exigências previstas na lei que altera o Sistema de Inspeção Municipal. A afirmação é do vereador NINI SCHARNOSKI. Ele disse que o mesmo acontece com os pequenos agricultores. O vereador defende que a comunidade seja instada a discutir o assunto e tome conhecimento prévio dos reflexos que a nova realidade irá impor. Ele comentou que ao ouvir a opinião daqueles mais ligados diretamente às atividades abrangidas pelo SIM é possível dimensionar melhor os reflexos que a nova lei terá na comunidade. A audiência pública é aberta à participação de todos e está marcada para as sete horas da noite desta quarta-feira na câmara de vereadores.
A delegacia de polícia da comarca de São Miguel do Oeste registra boletins de ocorrência de estelionato praticamente todos os dias. A informação é da delegada JOELMA ALBERTON. Ela esteve no Peperi Rádio Repórter de sábado e disse que os golpes são aplicados a todo instante e a população precisa ficar muito atenta. De acordo com a delegada, os golpistas desenvolvem uma série de técnicas para enganar as pessoas e causar prejuízos financeiros. Os golpes, praticados pela internet, telefone ou presencialmente, já fizeram muitas vítimas. Ela explicou que esse crime sempre existiu, mas vem acontecendo com mais frequência nos últimos anos.
Em um dos casos de estelionato mais recentes, a vítima perdeu mais de cem mil reais. De acordo com a delegada de comarca, JOELMA ALBERTON, os golpistas receberam várias transferências que somaram cerca de 120 mil reais. A delegada explicou que independentemente do tipo de golpe, a situação fica praticamente irreversível quando o valor é transferido, especialmente via pix. JOELMA comentou que os golpistas trabalham com muitas contas bancárias abertas com documentos falsos, o que dificulta o rastreamento e identificação dos
A delegada JOELMA ALBERTON citou que os golpes são aplicados com muita organização e os suspeitos parecem trabalhar com “temporadas de golpe”, ou seja, escolhem um determinado tipo para usar durante um período. Ela explicou que os dois mais recentes são o do falso advogado e da atualização do cadastro da vítima. No primeiro, o golpista entra em contato e informa dados de um processo em nome do advogado da vítima e pede os dados pessoais que são usados para fazer compras. A delegada suspeita que neste caso os golpistas fazem uma pesquisa prévia para se passar por assessores do advogado. Outra situação bastante comum é o contato por telefone com a informação de que um representante da empresa vai passar na casa da vítima para pegar os documentos e atualizar os dados cadastrais. JOELMA disse que as pessoas devem desconfiar sempre.
A Polícia Militar emitiu um alerta para um golpe aplicado na manhã de hoje na região. Segundo a PM, quatro empresas receberam uma ligação onde a pessoa que ligou diz que vai invadir o local. O golpista afirma que criminosos estão do lado de fora da empresa e que o comerciante deve fazer um pix para evitar o ataque. Hoje, foram registrados quatro tentativa do golpe, um em Iporã do Oeste e três em São Miguel do Oeste. O alvo preferencial dos golpistas são as farmácias. A Polícia Militar orienta que não sejam efetuados pix e que a vítima entre em contato imediatamente com a Polícia Militar pelo número 190.
A Polícia Militar cumpriu um mandado judicial de prisão neste final de semana em Anchieta. A prisão ocorreu por volta das nove horas da noite de sábado na avenida Anchieta, centro da cidade. A Polícia Militar realizava rondas pelo local quando visualizou um homem que possuía mandado de prisão ativo. Ele foi identificado e preso pelos crimes de ameaça, tráfico e associação para o tráfico de drogas. O homem foi conduzido para atendimento médico porque sentiu-se mal. Depois de ser atendido na unidade de saúde ele foi encaminhado pela Unidade Prisional de São José do Cedro.
Um homem foi preso na última sexta-feira depois de atirar uma chaleira elétrica na cabeça da mulher. O caso de violência doméstica foi registrado no Bairro Santa Rita. A guarnição foi acionada via COPOM para atendimento de uma mulher que teria sido agredida durante uma briga entre um casal no local citado. Ao chegar no endereço, a mulher veio ao encontro dos policiais com um corte na cabeça. Ela confirmou que foi atingida por uma chaleira elétrica arremessada pelo companheiro. Havia sangue em vários locais na residência e o homem foi preso em flagrante com base na Lei Maria da Penha.
Uma mulher atropelou o marido na garagem da residência do casal no centro de São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu por volta das seis e meia da tarde de ontem na rua Guanabara. A mulher relatou aos bombeiros que estava manobrando o carro quando confundiu os pedais e atingiu o marido que estava na garagem. O homem é idoso e sofreu fratura fechada na perna. Ele foi socorrido pelos bombeiros e encaminhado para o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.