De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 11 centavos. O euro está valendo cinco reais e 40 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
A Ucrânia perde 170 milhões de dólares a cada dia que é cortada do acesso ao mar e a capacidade nacional de exportação foi reduzida para mais da metade. A informação é do primeiro-ministro DENYS SHMYHAL (XI MI RAL). Ele disse que 90 milhões de toneladas de produtos agrícolas, que a Ucrânia planejava exportar para países da Ásia, África e Europa, foram bloqueados. O primeiro ministro ucraniano afirmou ainda que alguns produtos foram exportados por rodovias ou ferrovias, mas algumas outras reservas permaneceram em áreas sob bombardeios ou foram capturadas pela Rússia.
Bombeiros e equipes de resgate extraíram, nesta segunda-feira, mais quatro corpos dos escombros do hotel em Havana, Cuba, que explodiu há três dias devido a um vazamento de gás, elevando o número de vítimas fatais para 35. Na sexta-feira, o luxuoso hotel Saratoga, localizado em Havana Velha, explodiu no final da manhã, no momento em que estava sendo abastecido com gás. Até a noite de domingo, o ministério da Saúde Pública contabilizava 85 vítimas, incluindo 31 falecidos, 24 internados e 30 que já receberam alta. O emblemático hotel cinco estrelas estava fechado há dois anos devido à pandemia de coronavírus e preparava-se para reabrir ao público nesta terça-feira.
Pelo menos quatro mulheres morreram pisoteadas nesta segunda-feira na cidade de Potosí, na Bolívia, no meio de uma assembleia de estudantes na Universidade Autônoma Tomás Frías. Segundo o jornal "La Razón", as pessoas começaram a correr dentro de um ginásio depois que soltaram uma bomba de gás no interior do recinto. A informação das mortes foi confirmada pelo Ministério Público de Potosí e por EDUARDO DEL CASTILLO, ministro de Governo do país. Os estudantes estavam reunidos para eleger os representantes da Federação Universitária Local.
A Secretaria do Tesouro Nacional informou nesta quinta-feira que a União pagou, em abril, 512 milhões de reais em dívidas atrasadas de quatro estados. Os valores foram pagos porque a União é fiadora dos estados e municípios em operações de crédito junto a instituições financeiras. Os quatro estados que tiveram dívidas pagas pelo governo federal em abril são: Rio de Janeiro no valor de 196 milhões; Minas Gerais com 188 milhões, Goiás com 81 milhões e Rio Grande do Sul com 47 milhões. No acumulado do ano, as dívidas de estados e municípios quitadas pelo governo federal somam dois bilhões e 600 milhões, segundo o Tesouro Nacional.
O governo planeja um corte de 10 por cento na tarifa geral de importação praticada pelo país. Além disso, prepara uma medida para zerar o imposto de importação de 11 produtos, incluindo o aço e bens que integram a cesta básica. O corte se somaria a outro anunciado há cerca de seis meses, quando o governo reduziu as tarifas de importação também em 10 por cento. Na época, a medida foi justificada pelo Ministério da Economia como uma forma de facilitar a entrada de bens estrangeiros e moderar a inflação. Para o novo movimento, o Ministério de Relações Exteriores tem conversado com membros do Mercosul para reunir consenso na decisão — mas, de acordo com integrantes do Executivo, haverá a redução mesmo sem concordância dos demais países.
O Tribunal Superior Eleitoral informou nesta segunda-feira que rejeitou novas sugestões das Forças Armadas sobre o processo eleitoral de 2022. O TSE nega de forma assertiva três das sete sugestões e diz que o restante já está em prática, ou seja, que não há o que mudar. Em ofício enviado aos membros da Comissão de Transparência Eleitoral, órgão que tem uma cadeira para as Forças Armadas, o presidente do tribunal, EDSON FACHIN, reafirma que o pleito deste ano terá segurança. Na resposta divulgada nesta segunda, a equipe do TSE aponta que as Forças Armadas confundem "conceitos" e erram cálculos ao apontar risco de inconformidade em testes de integridades das urnas. O tribunal ainda repete que não há "sala secreta" de totalização dos votos.
RONALDO CARIONE BARBOSA não é mais o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em Santa Catarina. A portaria da exoneração, com data de 4 de maio, foi publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União. Ainda não foi anunciado o nome do substituto. Em fevereiro deste ano, o então ministro da Infraestrutura, TARCÍSIO GOMES DE FREITAS, havia ameaçado CARIONI de demissão publicamente ao fazer críticas sobre o andamento de obras federais em Santa Catarina. CARIONI comandava o DNIT no Estado desde o governo MICHEL TEMER e permaneceu no cargo após a eleição de JAIR BOLSONARO.
Santa Catarina é estado que mais gerou empregos na construção civil em proporção à população total no primeiro trimestre deste ano, de acordo com dados do Ministério do Trabalho e Previdência. Ao todo, foram nove mil 763 novas vagas em janeiro, fevereiro e março. Os dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção mostram que o nível de atividade no primeiro trimestre de 2022 é o melhor dos últimos 10 anos. Considerando somente os meses de março, o setor alcançou o maior patamar desde 2012 e a construção de edifícios é a área que mais impulsiona o nível de atividade. O número total de empregos gerados no estado foi maior do que em estados mais populosos como Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Pernambuco.
A redução do ICMS para alimentos foi sancionada pelo governador CARLOS MOISÉS e publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira. Com isso, o projeto, que foi aprovado na Assembleia Legislativa após polêmicas, virou lei. Entre os itens que sofreram alterações, está o leite longa vida, que pode, inclusive ficar mais barato. A alíquota do ICMS do produto era de 17 e, com a lei, cai para sete por cento. O preço pode baixar um pouco nos supermercados. Segundo a Associação Catarinense de Supermercados, isso dependerá do valor que cada empresa vai aplicar. Os alimentos vendidos em bares e restaurantes também tiveram redução da taxa do imposto, que ficou em três virgula dois por cento. O preço da farinha de trigo não terá impacto algum no bolso dos consumidores, já que as três indústrias que fabricam a mistura para pão vendem apenas para fora do Estado.
GLOBO-MANCHETES-TERÇA-10.05.22-MÁRCIA
Estão abertas inscrições para rainha e princesas do município de Saltinho. ELISÂNGELA SGANZERLA – membro da CCO a Comissão Central Organizadora das festividades de aniversário do município conta que ficam abertas até para que as interessadas em participar do concurso rainha e primeira e segunda princesa possam se inscrever. Alguns requisitos são necessários. As interessadas precisam ir até a prefeitura para retirar a ficha e preenchida e entregue posteriormente entregue de volta na administração.
As candidatas ainda terão que participar dos ensaios oferecidos pela administração, além dessa parte será fornecido apoio psicológico para as interessadas e todos os demais encaminhamentos necessários para o concurso. Só poderão participar do desfile que será realizado no dia 25 de junho, as candidatas que cumprirem a risca todo o protocolo exigido pela comissão. A avaliação será feita pelos jurados no dia do desfile, entre os critérios a serem avaliados estão: beleza, simpatia e desenvoltura na passarela.
Palma Sola tem grande crescimento no desenvolvimento econômico. RODRIGO CALEGARI – Secretário de Administração acredita que é o município que mais cresce dentro da Ameosc. Ele explica que a Administração Municipal vem trabalhando a bastante tempo para melhorar a arrecadação, ficando na sétima posição na região. As indústrias e produtores rurais tiram nota fiscal, atendendo a uma forte campanha. Todos ganham com isso porque a prefeitura tem condições de investir mais nas necessidades básicas da população. Ano passado a arrecadação do município foi de 547 milhões de reais, atingindo 66 por cento de aumento na arrecadação.
No setor agropecuário Palma Sola cresceu 51 por cento. Já na indústria e comércio e prestação de serviço o incremento atingiu 86 por cento, o que ocasionou arrecadação de 272 milhões de reais. A pontuação do município no Estado é baixa, 014, mas com o crescimento vai pular para 017. Conforme o secretário RODRIGO CALEGARI, o orçamento no ano passado foi de 32 milhões. O município já recebeu do Governo do Estado um excelente volume de recursos. A folha de pagamento da prefeitura representa 48 por cento de toda arrecadação. CALEGARI destaca que a prefeitura atende as propriedades somente de quem tem a movimentação econômica ativa, por isso vale a pena tirar sempre a Nota de Produtor.
Ruas do Jardim Esperança estão sendo pavimentadas, num investimento de 700 mil reais. Trata-se de uma ação conjunta da Administração Municipal e os vereadores CLEVERSON DOS SANTOS e LAURA TREVISAN, por seus deputados. A Rua Antônio Mendes é outra que será asfaltada, com intervenção do vereador GELSON CAVALHEIRO. O esforço rendeu 980 mil reais. A outra metade da rua vai absorver 1 milhão de reais, com participação da vereadora SUZIANE TESKE.
Secretaria de Agricultura de Campo Erê organiza formação para aos jovens que trabalham no campo. Essa ação é conjunta com a Epagri e o município de São Bernardino. Conforme a Administração Municipal, será realizado um curso para produção de leite a base de pasto perene. Todos os jovens que tem interesse em se aperfeiçoar na atividade podem se inscrever na Epagri.
Recebimento de pneus e de eletrônicos passou a ser diário depois do departamento de Infraestrutura notar o grande volume de materiais deixados pelos passeios no perímetro urbano de Anchieta. Os moradores podem deixar os materiais na secretaria de Obras. Os detalhes são do diretor CLAUDECIR VIEIRA. Aos sábados, até o meio-dia, também poderá ser depositado na secretaria. Conforme ele, a decisão de alterar a recolha foi por causa dos diversos equipamentos jogados em terrenos ou nas beiras de estradas. Entre os eletrônicos encontrados estão micro-ondas, televisão, geladeiras, fornos elétricos, entre outros aparelhos. A entrega pode ser feita por moradores da área urbana e rural de Anchieta.
A cada 15 dias a quantidade recolhida é levada para o Ecoponto em São Miguel do Oeste. Em caso de indisponibilidade de entrega por parte dos moradores, o diretor afirmou que o departamento efetua a recolha na residência. Para isso, cada morador terá que comunicar a secretaria de Obras. VIEIRA relatou que a adesão surpreendeu trazendo bons resultados.
Alguns municípios do extremo-oeste tem efetuado estas recolhas para eliminar ao máximo locais que possam acumular água. Tendo em vista o cenário epidêmico em grande parte dos municípios devido a Dengue. O diretor de Infraestrutura CLAUDECIR VIEIRA, comentou que apenas no último sábado foram recolhidos cerca de 20 eletrônicos. Também já há inúmeros pneus para serem levados ao ecoponto em São Miguel. Ele informou que a secretaria de Obras está aberta entre às sete e 17 horas para receber os entulhos.
Incêndio destrói residência e família perde tudo. Um incêndio destruiu uma casa de cerca de 80 metros quadrados por volta das 18 horas e 20 minutos de ontem, na comunidade de Seção Jacaré, zona rural de Francisco Beltrão. Na casa residiam o casal e um filho de 3 anos. Segundo informações, a mãe tinha saído com a criança e o pai estava trabalhando na cidade. Ao retornar para casa, a mulher percebeu a casa em chamas, pediu socorro, e foi acionado o Corpo de Bombeiros, porém o fogo destruiu completamente a residência e todos os pertences da família. Vizinhos e parentes já estão se mobilizando para iniciar uma campanha de auxílio para a família.
Acidente entre carro e micro-ônibus deixa dois feridos na SC-305. A colisão deixou ao menos duas pessoas feridas na Linha Prateleira, SC-305, município de Anchieta. Conforme os bombeiros, o micro-ônibus, de Dois VizinhosPR, estaria tentando efetuar uma ultrapassagem pela rodovia e não percebeu que o Gol já realizava a manobra. Desta maneira, o Gol foi atingido e acabou saindo da pista e capotando ao lado da via estadual. Ambos os veículos faziam o sentido GuaraciabaAnchieta. Os socorristas, ao chegarem no local, encontraram duas pessoas caminhando com ferimentos pelo corpo. Após o atendimento prévio, os jovens de 24 e 25 anos, ocupantes do Gol, foram levados para o pronto-socorro em Anchieta. O motorista do micro-ônibus permaneceu no local do acidente até a chegada da Polícia Rodoviária.
Fazendeiros caem em golpe e perdem41 mil e 300 reais em negócio de compra de gado em Anchieta. A Polícia Militar atendeu esta ocorrência na sexta-feira, por volta das 13 horas. O caso começou quando um fazendeiro de Anchieta havia anunciado a venda de 51 cabeças de gado por 169 mil em um grupo de anúncios do WhatsApp. Ao perceberem o anúncio, os estelionatários fizeram intermédio entre o vendedor e o comprador. Para o fazendeiro que estava vendendo as cabeças de gado, os estelionatários informaram que um olheiro (neste caso o comprador) estaria se deslocando até o município para verificar o gado e fechar o negócio.
Na sexta, o comprador esteve em Anchieta onde negociaram e chegaram a um acordo de 119 mil e 600 reais pelas 51 cabeças de gado. Logo foi providenciado o GTA, que passava o gado do nome do fazendeiro, que anunciou a venda, direto para uma outra fazenda. Com isso, o gado foi carregado no caminhão boiadeiro à espera dos depósitos. O pagamento foi feito em duas contas, a primeira de 41,3 mil via Pix e restante 78,3 mil por conta em banco.
Depois de fechado o negócio, o fazendeiro aguardou o depósito em dinheiro que acabou não ocorrendo e foi aí que o olheiro, que era de fato o comprador, e o fazendeiro, perceberam que se tratava de um golpe. Segundo a PM, o montante de 78 mil depositado em conta foi recuperado, já os mais de 40 mil não, e por isso ambos dividiram os prejuízos. A carga não foi entregue e novamente descarregada na fazenda.
Agricultor morre ao ser atacado por boi. Faleceu na tarde de ontem, no Hospital Regional de Francisco Beltrão, o agricultor JOÃO DIMAS DA SILVA, 53 anos, que na sexta-feira, havia sido atingido por uma chifrada de um boi em sua propriedade na comunidade de Jacutinga, interior de Francisco Beltrão. Segundo informações, ele estava tentando tirar uma corda que havia enroscado na pata do animal, quando o boi avançou contra ele acertando uma chifrada no abdômen. Com ferimentos graves, ele foi socorrido ao hospital, porém não resistiu. JOÃO DIMAS, era casado, deixa esposa e dois filhos. O seu corpo está sendo velado e será sepultado na comunidade de Jacutinga.