ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco segunda-feira 10 05 2021

-CAPITAIS RECEBEM HOJE UM MILHÃO DE DOSES DA VACINA DA PFIZER

-COMÉRCIO CATARINENSE CRESCE 7,7% NO PRIMEIRO TRIMESTRE DO ANO

-DEPOIS DE OITO ANOS, RONCAGLIO DEIXA COMANDO DA POLÍCIA AMBIENTAL

-MUNICÍPIO RETOMA AMANHÃ IMUNIZAÇÃO DE PESSOAS COM COMORBIDADES

-MÉDIA MÓVEL DE CASOS DE COVID TEM QUEDA DE 20% NOS ÚLTIMOS 15 DIAS

-POLÍCIA MILITAR PRENDE CASAL SUSPEITO DE TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO

-BRIGA DE FACÃO DEIXA TRÊS PESSOAS FERIDAS EM COMUNIDADE DO INTERIOR

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 22 centavos. O euro está valendo seis reais e 35 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

Novos confrontos entre palestinos e policiais israelenses na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém, deixaram centenas de feridos nesta segunda-feira no "Dia de Jerusalém". A data do calendário hebraico celebra o dia em que Israel conquistou Jerusalém Oriental e a Cidade Velha, que abriga lugares sagrados muçulmanos, judeus e cristãos, em 1967. Ao menos 180 pessoas ficaram feridas e 80 foram hospitalizadas, segundo médicos palestinos. Desde o início dos confrontos, na sexta-feira, mais de 500 pessoas se feriram.

O número de mortos em um atentado perto de uma escola secundária para meninas em um bairro povoado principalmente por xiitas hazara de Cabul, no Afeganistão, subiu para 50. O número foi atualizado neste domingo pelo Ministério do Interior afegão. O porta-voz do ministério disse que um carro-bomba explodiu em frente a escola no sábado e duas outras bombas explodiram enquanto estudantes em pânico corriam. O ataque ainda deixou outros 50 feridos. Ninguém assumiu a responsabilidade pelo ataque. Um porta-voz dos talibãs negou o envolvimento do grupo no atentado.

Confrontos motivados pela greve geral na Colômbia deixaram oito feridos em Cali neste domingo. Grupos de civis armados dispararam contra manifestantes que integram um movimento indígena, que protestava contra o governo do presidente IVÁN DUQUE. Os bloqueios organizados pelos manifestantes já provocam a escassez de produtos e suprimentos na região. Neste domingo, o presidente IVÁN DUQUE autorizou o envio de reforços para a Força Pública “para garantir a ordem pública na cidade e proporcionar tranquilidade à população”.

O Ministério da Saúde começa a distribuir a partir desta segunda-feira mais um lote com um milhão 120 mil doses da vacina contra a Covid-19 da PfizerBioNTech. As doses são destinadas para a primeira aplicação em pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas e pessoas com deficiência permanente. Segundo a pasta todos os estados e Distrito Federal receberão o imunizante de forma proporcional e igualitária. Na semana passada, o governo distribuiu o primeiro lote, com um milhão de doses. De acordo com a pasta, a logística de distribuição das vacinas da Pfizer foi montada levando em conta as condições de armazenamento do imunizante.

A Fundação Oswaldo Cruz começa a fabricar a vacina da OxfordAstraZeneca com o ingrediente farmacêutico ativo produzido no Brasil no próximo sábado. A previsão foi feita pelo vice-presidente da instituição, MARIO MOREIRA, em entrevista coletiva do Ministério da Saúde. De acordo com o dirigente, a fundação está em condições de produzir e obteve a certificação de boas práticas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, mas ainda há procedimentos de avaliação a serem realizados, além do processo do registro definitivo do imunizante. A produção com o IFA nacional é resultado de um acordo de transferência de tecnologia entre a Fiocruz e o consórcio formado pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca. Até o momento as doses produzidas dependem de insumos importados da China.

A Frente Parlamentar do Serviço Público promoveu um encontro no final de semana para debater a regulamentar o trabalho remoto no país. O evento reuniu parlamentares, gestores públicos e representantes de servidores. Uma das preocupações conciliar a economia nos cofres públicos e no caixa das empresas com a manutenção dos direitos dos trabalhadores. Um dos principais números analisados na discussão é a redução das despesas que, de acordo com o governo federal, somam 465 milhões do custeio administrativo. O valor é referente aos deslocamentos, viagens e os serviços de energia elétrica e comunicação que reduziram. O levantamento foi divulgado última semana pelo Ministério da Economia e abrange o período de abril a junho.

Santa Catarina chegou a 910 mil 222 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia, segundo boletim estadual divulgado neste domingo. A doença causou 14 mil e 56 óbitos. São 19 mil 540 pacientes em acompanhamento e 876 mil 626 que já estão recuperados. Em todo estado, a taxa de ocupação geral em UTIs é de 94 por cento e há 43 pessoas na fila de espera por um leito de UTI especializado em Covid. Neste sábado, na primeira reunião após o afastamento por causa do segundo processo de impeachment, o governador CARLOS MOISÉS se reuniu com o secretário de Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO. No encontro, segundo a assessoria, ficou definido um reforço da fiscalização como uma das estratégias de enfrentamento à Covid-19. Contudo, essas ações de reforço não foram detalhadas.

Após o retorno ao comando do Executivo estadual, o governador CARLOS MOISÉS reuniu parte do secretariado para alinhar o trabalho com as pastas e definir as próximas ações para Santa Catarina neste final de semana. Durante a reunião, ele determinou que os titulares de cada secretaria façam uma atualização do setor para resgatar projetos importantes, corrigir e aprimorar o que for necessário e acelerar entregas pelo estado. Ações de enfrentamento à pandemia, continuidade do plano de imunização e projetos de auxílio emergencial também foram pautas da reunião. Uma das ações prioritárias, segundo o governador, será resgatar projetos importantes lançados antes do afastamento, como o auxílio emergencial a empresários que prevê o aporte de 250 milhões para financiamentos com juros pagos pelo Estado.

O volume de vendas do comércio varejista ampliado em Santa Catarina teve alta de 25 vírgula oito por cento em março, na comparação com o mesmo mês do ano passado. O resultado representa mais que o dobro da média nacional e do desempenho da região Sul. Este índice contempla também as atividades de veículos, motos, partes e peças e materiais de construção. Os números foram divulgados nesta sexta-feira na Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE. O desempenho de Santa Catarina foi o quinto melhor do país. O crescimento foi puxado, principalmente, pelos veículos, motocicletas, partes e peças com alta de 66 por cento. Já no acumulado de 2021, Santa Catarina registra crescimento de sete vírgula sete por cento na comparação com o mesmo balanço do ano passado, enquanto a média nacional foi de um vírgula quatro por cento.

A deputada estadual LUCIANE CARMINATTI fez a entrega simbólica, neste final de semana, de uma emenda parlamentar para investimentos na feira livre do município. O valor a ser repassado para os feirante é de 245 mil reais. De acordo com um dos representantes dos agricultores que participam da feira, MÁRCIO SANTIN, os recursos serão utilizados em obras de acessibilidade, reforma e compra de equipamentos para a Feira Livre. A deputada esteve na Peperi na manhã de sábado e disse que a emenda é muito importante para valorizar os pequenos agricultores do município e melhorar o espaço onde eles vendem os produtos e conseguem renda para se manter.

O Crea passa a contar com 18 novos inspetores regionais no extremo-oeste. Entre os profissionais estão engenheiro eletricista, civil, industrial entre outros novos engenheiros. De acordo com o diretor regional do órgão, DOUGLAS PATEL, a inspetoria tem capacidade para mais dois profissionais que já estão em processo de avaliação. Os novos inspetores foram contratados para atuar até 2023 nos 27 municípios do Crea Regional. O diretor destacou que os inspetores são lideranças regionais que representam alguma entidade ou organização. O Crea se reúnem mensalmente para debater assuntos sobre os trabalhos da regional. Ele disse que a intenção da direção é realizar reuniões em cada microrregião para possibilitar um melhor desempenho dos planos do Crea em diversos setores, como agricultura por exemplo.

Depois de oito anos, o major EVERTON RONCAGLIO deixou o comando da Polícia Militar Ambiental do Extremo-oeste. Como o cargo é compatível até o posto de capitão, ele tinha duas opções: aceitar a transferência para Chapecó ou voltar para o décimo primeiro batalhão da Polícia Militar. RONCAGLIO optou pela segunda e vai atuar na Polícia Militar. O comando da Polícia Ambiental será exercido pelo tenente ALCENIR MINUSCOLI. Ele disse que pretende continuar com o trabalho desenvolvido pelo comandante anterior e seguir as diretrizes previstas na legislação. MINUSCOLI ainda está se inteirando da realidade ambiental da região para depois definir as metas e objetivos específicos do comando.

A Secretaria de Educação de São Miguel do Oeste, promoveu na última sexta-feira uma palestra online para marcar o “dia de quem cuida de mim”. Conforme a secretária SISSE VELOZO, o tema da palestra foi escolhido pensando nos cuidadores, nas pessoas que cuidam de outras pessoas, nesse caso, as mães, os pais, ou qualquer adulto que faça o papel de cuidar de crianças e adolescentes, especialmente daqueles que frequentam as escolas e as creches da rede municipal. O assunto foi abordado pela psicóloga escolar, GABRIELA MARIN. Ela ressaltou foi abordada a importância do autocuidado, do reconhecimento de limites pessoais, habilidades, capacidades e dificuldades. O objetivo é contribuir para que as relações humanas possam acontecer de forma mais satisfatória.

A Secretaria Municipal de Assistência Social está promovendo uma série de ações alusivas à Campanha Maio Laranja. O objetivo é o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A principal intenção das ações é disseminar as informações sobre os canais de denúncia, emergência e socorro, a fim de facilitar o acesso aos recursos necessários para a busca de auxílio em casos de abuso, exploração sexual ou qualquer violação de direitos contra crianças e adolescentes. De acordo com a secretária, ANDREIA REBELATO, as atividades da campanha Maio Laranja, assim como as demais ações neste sentido que ocorrem durante o ano todo, são promovidas de forma conjunta e articulada entre a rede de atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência. As denúncias podem ser feitas para os telefones 100, 181 e 190.

As principais ações previstas para o Maio Laranja são a instalação de murais informativos em espaços de acesso público das secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação e Prefeitura. Além disso, será lançado um banner com informações sobre o tema no site oficial do município, o saomiguel.sc.gov.br. Esse banner ficará disponível de forma permanente com informações sobre o tema da violência sexual contra crianças e adolescentes. O município também deve produzir um audiovisual para as redes sociais sobre a mesma temática. A diretora de Assistência Social, SIMONE BACK, complementa que também foi proporcionado um curso de capacitação aos técnicos dos serviços socioassistenciais e conselheiros tutelares. Os profissionais da Secretaria estão realizando, ainda, um amplo trabalho de divulgação entre os usuários das políticas de assistência social.

A CDL de São Miguel do Oeste organizou uma reunião com empresários do setor de eventos para analisar o cenário e avaliar um plano de retomada das atividades. O encontro ocorreu na sexta-feira, depois da publicação do decreto estadual que autoriza a retomada parcial das atividades do segmento. A presidente da CDL, GLEICE KOOP, que conduziu a reunião, disse que a situação é delicada, mas que há a necessidade de viabilizar a manutenção econômica de todo o setor que há mais de um ano está com as atividades suspensas. Os empresários destacaram que a flexibilização é importante, mas não é garantia de retomada das atividades, porque além das diversas exigências impostas para realização, não há como as empresas se responsabilizarem pela conduta dos participantes. Além disso, a liberação para eventos de no máximo cem pessoas não vai resolver a situação, especialmente das empresas que trabalham com grandes eventos e investiram em materiais, equipamentos e estruturas para esse tipo de atividade.

A reunião da CDL com os empresários do setor de eventos da cidade também serviu para reforçar os pedidos do segmentos aos governos estadual e federal. De acordo com a presidente da entidade, GLEICE KOOP, a CDL vai tentar uma aproximação com os governos através dos deputados para viabilizar linhas de crédito facilitadas e a isenção de algumas taxas e alvarás de estabelecimentos que estão sem atividades durante todo esse período. Os pedidos também vão ser encaminhados para a prefeitura. Os empresários do setor de eventos citaram ainda a necessidade de uma carência maior para começar a pagar os empréstimos, pois o setor terá que retomar as atividades para ter condições de administrar os financiamentos para capital de giro.

A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste aplicou a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em idosos de 66 anos nesta segunda-feira. O público vacinado nesta manhã na praça Walnir Botaro Daniel recebeu a primeira dose do imunizante no dia seis de abril. A aplicação das doses foi entre nove e dez horas. A secretária de Saúde, GENI GIRELLI disse que o Estado demorou um pouco mais do que o previsto para enviar a totalidade das doses necessárias para concluir esta imunização. Para receber a segunda dose, é necessário apresentar a Carteira de Vacinação, onde consta a comprovação da aplicação da primeira dose.

O município dará prosseguimento à vacinação contra covid-19 nesta terça-feira. A secretaria de saúde vai retomar a imunização para pessoas com idades de 58 e 59 anos de idade que tenham comorbidades comprovadas. A imunização ocorrerá na Praça Walnir Bottaro Daniel, amanhã, as oito as 11 horas. Além dos documentos pessoais, como comprovante de residência, cartão SUS, carteira de vacinação, RG ou CPF, o públicos dessa etapa precisa apresentar um comprovante da deficiência e um exame, atestado ou receita médica que comprove a comorbidade considerada pelo Ministério da Saúde. Pessoas que estiverem com sintomas gripais ou que tiverem positivado para covid nos últimos 30 dias devem aguardar para receber a vacina em outra oportunidade.

A média móvel de casos de Covid-19 em São Miguel do Oeste apresentou um redução de 20 por cento nos últimos 15 dias. Segundo a vigilância epidemiológica em saúde do município, o dado representa uma diminuição no número de casos. No boletim divulgado sexta-feira, o órgão ressaltou uma redução de 42 por cento no quantitativo de novos casos em abril na comparação com o mês de março. Em abril, foram diagnosticados 364 novos casos e em março, foram 636. Em fevereiro o total de registros ficou em 850. Nos últimos 15 dias a média diária de casos novos diagnosticados foi de 12 moradores com covid-19 na cidade.

Mais da metade dos casos de Covid registrados nas últimas duas semanas foram em pessoas com idades entre 20 e 59 anos. De acordo com o boletim epidemiológico da doença, 65 por cento dos novos casos ocorreram nessa faixa etária. Outros 21 por cento dos diagnósticos ocorreram em pessoas com até 19 anos e 14 por cento na faixa etária acima dos 60, público considerado de risco para a doença. O boletim também apontou que continua a predominância de mulheres entre os infectados pelo coronavirus. Do total de casos, 55 por cento são do sexo feminino e 45 por cento, masculino.

O número de casos ativos de Covid vem caindo desde o mês de fevereiro no município. O pico foi no dia 27 daquele mês quando a secretaria de saúde registrou 391 moradores em tratamento para a doença. Na primeira quinzena de março, a quantidade de pessoas com o vírus ativo caiu para 266 e, na segunda metade desse mesmo mês, o total de casos ativos chegou a 108. Neste final de semana, oito pessoas testaram positivo para a covid e outras oito entraram para a lista de recuperados. O total de moradores de moradores com o vírus ativo está em 94. Os índices de contaminados pelo vírus na cidade é menor do que a média estadual. Em São Miguel do Oeste, são nove mil 557 casos por grupo de cem mil habitantes. Em Santa Catarina, o índice é de mais de 12 mil.

O município de Bandeirante vai reforçar o esquema de segurança nas escolas e creches da cidade. De acordo com o secretário de Administração, EDER MARCON, a administração sempre teve a segurança como um dos focos da educação e essa preocupação aumentou com o ataque que aconteceu em Saudades. Ele disse que as duas escolas e a creche da rede municipal já contam com sistema de monitoramento com câmeras e, nos próximos dias, haverá a contratação emergencial de seguranças. Os profissionais vão trabalhar nas três unidades de ensino. Ele disse que os pais podem ficar tranquilos que o esquema de segurança dos professores e alunos será reforçado já nesta semana.

Em São Miguel do Oeste, a secretaria de Educação está analisando a possibilidade de ampliar o sistema de segurança das creches e escolas da rede municipal. De acordo com a assessoria de comunicação da administração, a equipe da secretaria estuda continuamente o aprimoramento desses mecanismos e os investimentos podem ocorrer a qualquer momento. A assessoria também informou que as unidades educacionais do município já contam com um bom sistema de segurança e a maioria tem portões eletrônicos e sistema de videomonitoramento. Outros municípios da região, como Belmonte e São José do Cedro anunciaram investimentos para melhorar a segurança das creches e escolas.

Uma caminhonete da região se envolveu em um acidente com morte neste domingo no Paraná. A colisão aconteceu na tarde de ontem na BR-373, em Chopinzinho e envolveu uma caminhonete Hilux de Maravilha, uma Pajero e um Monza, os dois últimos de Foz do Iguaçu Catarina. O motorista do Monza morreu no local. Os socorristas informaram que o condutor do carro de Maravilha ficou preso às ferragens e foi encaminhado ao hospital. O motorista e o passageiro da Pajero também ficaram feridos e foram encaminhados para o atendimento médico. A dinâmica e as causas do acidente não foram informadas.

Um homem ficou ferido em um acidente de trânsito na manhã de sábado na avenida Willy Barth. A colisão aconteceu por volta das nove e meia da manhã e envolveu um táxi e uma moto. Otaxista relatou que seguia em direção ao trevo quando foi para a pista da esquerda para poder entrar em uma empresa e a moto acabou colidindo na traseira do carro. O condutor da moto sofreu ferimentos, foi socorrido pelos bombeiros e levado ao Hospital Regional. As fotos e vídeos do acidente estão no portal da Peperi na internet.

Um casal foi preso no último sábado por tráfico de drogas em Iporã do Oeste. O homem, de 33 anos, e a mulher, de 31, estavam em um Civic abordado em uma operação de rotina da Polícia Militar. Durante a revista do veículo, os policiais encontraram um pacote com cerca de 60 gramas de cocaína, dois mil 540 reais em dinheiro, mil 378 em cheques e três celulares. Em seguida, a polícia localizou balanças de precisão e outros materiais utilizados no fracionamento de drogas na residência do casal. Os materiais foram apreendidos e os dois suspeitos foram presos em flagrante por tráfico de drogas.

Três homens ficaram feridos durante uma briga no interior de São Miguel do Oeste neste final de semana. O fato aconteceu no início da noite de ontem na Linha Oito. A mulher de um deles informou que dois homens abordaram o veículo em que se encontravam e começaram a

desferir golpes de facão e foice contra seu marido. O homem conseguiu tomar o facão de um dos agressores e também desferiu golpes contra a dupla que correu para o mato. A mulher levou o marido para o Hospital. Os outros dois envolvidos foram socorridos pelos bombeiros e também encaminhados ao Hospital. Segundo a Polícia Militar, os dois homens informaram que foram atacados e fugiram do local. O caso será investigado pela Polícia Civil.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.