-CAPITAIS RECEBEM HOJE UM MILHÃO DE DOSES DA VACINA DA PFIZER
-COMÉRCIO CATARINENSE CRESCE 7,7% NO PRIMEIRO TRIMESTREDO ANO
-MORADOR DE IPORÃ DO OESTE RELATA COMO SUPEROU A COVID-19
-AUMENTO DO TRÁFICO DE DROGAS PREOCUPA FORÇAS DE SEGURANÇA
-MÉDICO VETERINÁRIO ALERTA SOBRE CUIDADOS COM ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO NO INVERNO
-FALTA DE POLÍTICAS PARA AGRONEGÓCIO GERA INSATISFAÇÃO EM SINDICATO DA AGRICULTURA FAMILIAR
-HOMEM É PRESO POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E POSSE DE ARMAS NA REGIÃO
-POLÍCIA PRENDE CASAL POR TRÁFICO DE DROGAS EM IPORÃ DO OESTE
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens.A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 22centavos. O euro está valendo seis reais e 35centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
Novos confrontos entre palestinos e policiais israelenses na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém, deixaram centenas de feridos nesta segunda-feira no "Dia de Jerusalém". A data do calendário hebraico celebra o dia em que Israel conquistou Jerusalém Oriental e a Cidade Velha, que abriga lugares sagrados muçulmanos, judeus e cristãos, em 1967. Ao menos 180 pessoas ficaram feridas e 80 foram hospitalizadas, segundo médicos palestinos. Desde o início dos confrontos, na sexta-feira, mais de 500 pessoas se feriram.
O número de mortos em um atentado perto de uma escola secundária para meninas em um bairro povoado principalmente por xiitas hazara de Cabul, no Afeganistão, subiu para 50. O número foi atualizado neste domingo pelo Ministério do Interior afegão. O porta-voz do ministério disse que um carro-bomba explodiu em frente a escola no sábado e duas outras bombas explodiram enquanto estudantes em pânico corriam. O ataque ainda deixou outros 50 feridos. Ninguém assumiu a responsabilidade pelo ataque. Um porta-voz dos talibãs negou o envolvimento do grupo no atentado.
Confrontos motivados pela greve geral na Colômbia deixaram oito feridos em Cali neste domingo. Grupos de civis armados dispararam contra manifestantes que integram um movimento indígena, que protestava contra o governo do presidente IVÁN DUQUE. Os bloqueios organizados pelos manifestantes já provocam a escassez de produtos e suprimentos na região. Neste domingo, o presidente IVÁN DUQUE autorizou o envio de reforços para a Força Pública “para garantir a ordem pública na cidade e proporcionar tranquilidade à população”.
O Ministério da Saúde começa a distribuir a partir desta segunda-feira mais um lote com um milhão 120 mil doses da vacina contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech. As doses são destinadas para a primeira aplicação em pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas e pessoas com deficiência permanente. Segundo a pasta todos os estados e Distrito Federal receberão o imunizante de forma proporcional e igualitária. Na semana passada, o governo distribuiu o primeiro lote, com um milhão de doses. De acordo com a pasta, a logística de distribuição das vacinas da Pfizer foi montada levando em conta as condições de armazenamento do imunizante.
A Fundação Oswaldo Cruz começa a fabricar a vacina da Oxford/AstraZeneca com o ingrediente farmacêutico ativo produzido no Brasil no dia próximo sábado. A previsão foi feita pelo vice-presidente da instituição, MARIO MOREIRA, em entrevista coletiva do Ministério da Saúde. De acordo com o dirigente, a fundação está em condições de produzir e obteve a certificação de boas práticas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, mas ainda há procedimentos de avaliação a serem realizados, além do processo do registro definitivo do imunizante. A produção com o IFA nacional é resultado de um acordo de transferência de tecnologia entre a Fiocruz e o consórcio formado pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca. Até o momento as doses produzidas dependem de insumos importados da China.
A Frente Parlamentar do Serviço Público promoveu um encontro no final de semana para debater a regulamentar o trabalho remoto no país. O evento reuniu parlamentares, gestores públicos e representantes de servidores. Uma das preocupações conciliar a economia nos cofres públicos e no caixa das empresas com a manutenção dos direitos dos trabalhadores. Um dos principais números analisados na discussão é a redução das despesas que, de acordo com o governo federal, somam 465 milhões do custeio administrativo. O valor é referente aos deslocamentos,viagens e os serviços de energia elétrica e comunicação que reduziram. O levantamento foi divulgado última semana pelo Ministério da Economia e abrange o período de abril a junho.
Santa Catarina chegou a 910 mil 222 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia, segundo boletim estadual divulgado neste domingo. A doença causou 14 mil e 56 óbitos. São 19 mil 540 pacientes em acompanhamento e 876 mil 626 que já estão recuperados. Em todo estado, a taxa de ocupação geral em UTIs é de 94 por cento e há 43 pessoas na fila de espera por um leito de UTI especializado em Covid. Neste sábado, na primeira reunião após o afastamento por causa do segundo processo de impeachment, o governador CARLOS MOISÉS se reuniu com o secretário de Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO. No encontro, segundo a assessoria, ficou definido um reforço da fiscalização como uma das estratégias de enfrentamento à Covid-19. Contudo, essas ações de reforço não foram detalhadas.
Após o retorno ao comando do Executivo estadual, o governador CARLOS MOISÉS reuniu parte do secretariado para alinhar o trabalho com as pastas e definir as próximas ações para Santa Catarina neste final de semana. Durante a reunião, ele determinou que os titulares de cada secretaria façam uma atualização do setor para resgatar projetos importantes, corrigir e aprimorar o que for necessário e acelerar entregas pelo estado. Ações de enfrentamento à pandemia, continuidade do plano de imunização e projetos de auxílio emergencial também foram pautas da reunião. Uma das ações prioritárias, segundo o governador, será resgatar projetos importantes lançados antes do afastamento, como o auxílio emergencial a empresários que prevê o aporte de 250 milhões para financiamentos com juros pagos pelo Estado.
O volume de vendas do comércio varejista ampliado em Santa Catarina teve alta de 25 vírgula oito por cento em março, na comparação com o mesmo mês do ano passado. O resultado representa mais que o dobro da média nacional e do desempenho da região Sul. Este índice contempla também as atividades de veículos, motos, partes e peças e materiais de construção. Os números foram divulgados nesta sexta-feirana Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE. O desempenho de Santa Catarina foi o quinto melhor do país. O crescimento foi puxado, principalmente, pelos veículos, motocicletas, partes e peças com alta de 66 por cento. Já no acumulado de 2021, Santa Catarina registra crescimento de sete vírgula sete por cento na comparação com o mesmo balanço do ano passado, enquanto a média nacional foi de um vírgula quatro por cento.
-MORADOR DE IPORÃ DO OESTE RELATA COMO SUPEROU A COVID-19
-MUNICÍPIO CHEGA QUASE À METADE DA POPULAÇÃO VACINADA
-AUMENTO DO TRÁFICO DE DROGAS PREOCUPA FORÇAS DE SEGURANÇA
-MÉDICO VETERINÁRIO ALERTA SOBRE CUIDADOS COM ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO NO INVERNO
-FALTA DE POLÍTICAS PARA AGRONEGÓCIO GERA INSATISFAÇÃO EM SINDICATO DA AGRICULTURA FAMILIAR
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) passa a contar com 18 novos inspetores regionais. Entre estes profissionais estão engenheiro eletricista, civil, industrial e outros novos engenheiros. Os detalhes são do diretor regional, DOUGLAS PATEL. Segundo ele, a inspetoria tem capacidade para mais dois profissionais que já estão sendo avaliados pelo CREA. Os novos profissionais foram contratados para atuar até 2023 na regional, que possui 27 municípios. O diretor destacou que os inspetores são lideranças regionais que representam alguma entidade ou organização como o presidente da Cooper A1, do coordenador de curso da Uceff, Epagri e Conder, por exemplo. PATEL comenta ainda que os profissionais do CREA se reúnem mensalmente para debater assuntos sobre trabalhos na regional. Enfatiza que a intenção da direção é realizar reuniões em cada microrregião para possibilitar um melhor desempenho dos planos do CREA em diversos setores, como agricultura, por exemplo.
A chacina ocorrida em Saudades na última terça-feira fez lideranças políticas pensarem em alternativas para melhorar a segurança nas escolas. A deputada estadual LUCIANE CARMINATTI, neste sentido, detalha que já conversou com o promotor da Vara da Infância e Adolescência, para que haja avanços na garantia de psicólogo na Educação. Cita que esta é inclusive uma lei federal. Ao mesmo tempo, defende a necessidade imediata de garantir medidas e protocolos de segurança nos educandários. Segundo a deputada, ninguém esperava isso de Saudades, um município de dez mil habitantes, e não há como prever se pode ocorrer novamente, por isso a importância destas intervenções preventivas.
Em relação à estiagem, LUCIANE CARMINATTI salienta que os municípios estão sofrendo muito com a situação. Ela cita um requerimento que foi aprovado na Secretaria de Estado da Agricultura, para convocar dois secretários de governo e tratar do planejamento hídrico no estado. A deputada frisa que são necessários investimentos e discutir ações não só quando tem estiagem, mas preventivas. Lembra ainda que o estado tem recursos e condições para isso. LUCIANE afirma que assim que acontecerem as audiências relativas à estiagem e abastecimento de água, os resultados serão divulgados nos meios de comunicação.
CELSO NEIS, cabeleireiro de Iporã do Oeste, sobreviveu à luta de dois meses e 21 dias contra o coronavírus. O irmão dele LUIZ NEIS, que era pároco de Itapiranga, faleceu por conta da Covid, mas ainda antes de ser internado, abençoou CELSO, que conseguiu se reabilitar e retornou ao trabalho na última semana. CELSO NEIS lembra que sentiu fraqueza e falta de ar no início, mas não perdeu o apetite, nem o gosto da comida. O primeiro teste, feito com cotonete, deu negativo para coronavírus, mas no seguinte, feito dias depois, com coleta de sangue, atestou positivo para o vírus. O cabeleireiro detalha que recebeu oxigênio no início do tratamento, nos dez dias em que ficou internado no hospital de Iporã do Oeste, e apresentou melhoras. Porém depois começou a enfraquecer gradativamente e teve que ser transferido para SMO.
Já no Hospital Regional, fizeram tomografia e iniciaram o tratamento do paciente. CELSO NEIS recorda que a primeira notícia que mandaram para a esposa dele era que seria forte candidato para ser encaminhado à entubação, com sintomas de fibrose pulmonar, o que afeta o funcionamento deste órgão. Com o pulmão seriamente comprometido, ele ficou três horas na fila para ser entubado, momento em que a saturação de oxigênio voltou a melhorar e NEIS pôde voltar à enfermaria. CELSO recebeu a bênção do irmão LUIZ naquela manhã, e à noite, quando esteve prestes a ser entubado, conseguiu reagir. Em outra noite, NEIS foi conduzido de volta à semi UTI, montada ao lado do pronto socorro, para ser entubado, mas escapou novamente da entubação. Já o irmão LUIZ, quatro dias depois de dar a benção a CELSO, começou a ter sintomas de Covid, foi entubado e faleceu cinco dias depois. CELSO recorda que o irmão lhe enviou áudio relatando que teria sido entubado, o que ficou sabendo mais tarde, por familiares.
CELSO NEIS expressa a consternação pelo falecimento do irmão, mas ressalta a necessidade de permanecer forte e levar a vida adiante. Acredita que enquanto não for a hora da pessoa, ela não vai partir, e agradece pela segunda chance de viver. O cabeleireiro de Iporã do Oeste enfatiza que ficou afastado do trabalho por dois meses e 21 dias para se tratar contra o vírus. Num primeiro momento, ao sair do hospital, revela que esteve tão fraco que precisou pegar andador para conseguir caminhar. Depois recebeu atendimento de fisioterapeuta em casa, duas vezes por dia, e seguindo as recomendações, conseguiu se recuperar rapidamente. NEIS destaca que hoje já está forte, até consegue correr um pouco, embora ainda sinta um pouco de falta de ar quando sobe algum morro. Deixa como mensagem para as pessoas, que se cuidem, tenham fé, sejam ativas e lutem o máximo possível para manter a saúde. CELSO NEIS atua há 27 anos como cabeleireiro em Iporã do Oeste, e retornou ao salão dele na última semana. Agradece a todos que rezaram e o apoiaram nessa luta.
O cenário da pandemia no Brasil está animador nos últimos dias. Isso também se reflete em Santa Catarina e na região Extremo Oeste. O avanço da vacinação é um dos fatores que contribuem para a redução do contágio pelo Coronavírus. Tunápolis atinge índices que merecem destaque pela eficiência na prevenção e controle da propagação da doença. O prefeito MARINO FREY relata que os dados mais recentes indicam que o município está zerando o número de casos ativos e monitorados. Ele observa que a equipe da saúde não possui notícias de novos casos de Covid-19 desde a semana passada e isso gera uma sensação muito positiva sobre as ações realizadas pela equipe e também no comportamento dos munícipes. O prefeito chama atenção que é fundamental a colaboração da população para que seja possível controlar a doença que já causou mortes e prejuízos.
Tunápolis já teve mais de mil casos de Covid-19 e cinco mortes provocadas pela doença. O prefeito MARINO FREY comemora resultados eficientes na imunização dos grupos prioritários. Cita que o município está atingindo duas mil doses já aplicadas e isso representa quase 50 por cento da população local. O prefeito avalia que aos poucos a rotina está voltando ao normal com aulas presenciais e intenso trabalho por parte da indústria e comércio. Salienta ainda a retomada das atividades dos departamentos de Cultura e Esporte, com escolinhas e atividades recreativas. MARINO FREY demonstra alívio e otimismo, porém mantém o alerta nos cuidados que ainda são necessários e recomendados pelas equipes técnicas, como evitar aglomeração e seguir com os cuidados relativos ao uso de máscara e álcool gel.
O aumento das ocorrências envolvendo drogas na região Extremo Oeste de Santa Catarina vem preocupando as forças de segurança. A informação é do comandante do décimo primeiro batalhão de Polícia Militar de Fronteira, JAILSON FRANZEN. De acordo com ele, nas últimas semanas houve um aumento expressivo nos casos de posse, apreensão e tráfico de drogas. FRANZEN detalha que apenas na última semana, foram nove pessoas conduzidas à delegacia, entre elas, quatro em flagrante e um cumprimento de mandado de prisão. Segundo FRANZEN, diante desse aumento, a Polícia Militar está cada vez mais empenhada com o objetivo de coibir esse tipo de ação presente na sociedade.
O número de ocorrências atendidas neste ano relacionadas ao tráfico de drogas na região já é quase a metade das atendidas em todo o ano passado. O comandante JAILSON FRANZEN destaca que em 2020 foram 55 ocorrências. Já em apenas quatro meses deste ano, a PM atendeu 26 chamados dessa natureza. FRANZEN salienta que esses indicativos preocupam os profissionais, visto o aumento não ser apenas em São Miguel do Oeste, mas sim em todos os municípios de abrangência do batalhão. Os dados divulgados são apenas os obtidos com base na Polícia Militar, não contabilizando as operações de outras instituições de segurança da região. Se contabilizados todos os números das demais operações, os índices seriam bem maiores, segundo FRANZEN. Ele ressalta que o assunto é debatido e priorizado pela PM constantemente. O profissional lembra que o foco do trabalho é buscar informações para que as guarnições possam identificar, localizar e prender os responsáveis pelo tráfico de drogas.
Já em relação à posse de drogas, a Polícia Militar atendeu neste ano 114 ocorrências nos municípios da região Extremo Oeste. O comandante da Polícia Militar de Fronteira enfatiza que o número é alto, pois comparado com a região de Maravilha, no mesmo período houve apenas 50 ocorrências. Ele atribui o aumento das ocorrências ao fato de a droga trazer um dinheiro fácil, ou seja, ser rentável para os traficantes. FRANZEN analisa que as penas no Brasil não são brandas, porém, o sistema processual dificulta para que as pessoas sejam presas e cumpram de fato as prisões, fatores que na visão do comandante, geram um sentimento de impunidade e acabam incentivando a prática desse crime.
Médico veterinário alerta sobre cuidados com animais de estimação no inverno. A chegada do frio no final da última semana requer cuidados também em relação aos animais de estimação. Segundo o médico veterinário ALEXANDRE BARROS, de Iporã do Oeste, uma das principais orientações é ficar atento ao comportamento do animal, seja ele cão, gato ou ave. Se ele começar a ficar quieto, procurando lugar para se esconder, se enrolar ou deitar, é sinal de que está com frio. BARROS defende que é importante tomar cuidados principalmente com as aves. Caso elas fiquem fora de casa, é importante puxar alguma lona ou proteção. Para o médico veterinário, não existe exagero no cuidado dos animais. Se alguém colocar roupa e ele se sentir incomodado, o próprio animal vai buscar alguma forma de sair da situação.
Conforme BARROS, com quatro meses, o filhote já deve receber a vacina contra raiva. O médico veterinário reitera que ao contrário do que muitos pensam, a vacina contra raiva não é específica para agosto, chamado de “mês do cachorro louco”. Esta vacina, na realidade, pode ser aplicada em qualquer período do ano. Já o vermífugo deve ser feito em filhotes com até onze meses, a cada mês. Quando adulto, deve ser aplicado a cada três meses. Se o período passar batido, pode causar problemas no animal.
Falta de políticas para agronegócio gera insatisfação em Sindicato da Agricultura Familiar. Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Iporã do Oeste (SINTRAF), CANÍSIO REINEHR, a pandemia vem afetando todos os setores econômicos desde o ano passado. O mesmo vale para a agricultura, que já enfrenta a terceira estiagem consecutiva. REINEHR enfatiza que o sindicato reivindicou ao governo federal recursos para amenizar as perdas elevadas que os agricultores tiveram nas lavouras, bem como o auxílio emergencial, especialmente para as famílias mais carentes. Nenhuma destas solicitações, no entanto, foi atendida. No caso deste auxílio, o presidente do SINTRAF frisa que o sindicato, junto com Associação Três Fronteiras, pediu auxílio emergencial de 30 mil reais para que os associados pudessem fazer um giro na propriedade.
O presidente do SINTRAF de Iporã do Oeste compara que há três anos foi providenciado pelo governo federal um crédito emergencial, no qual o agricultor conseguiu pegar emprestado 10 mil reais e houve inadimplência zero. Como aquele crédito deu muito certo, o sindicato solicitou novamente um auxílio, desta vez de 30 mil reais, mas que não foi atendido pelo governo a nível de País. Após estas negativas, o SINTRAF encaminhou ofício para o estado, pedindo possível anistia no valor do troca-troca, de 30 por cento. Em resposta, o governo de SC mandou certa quantia de milho, mas muitos produtores ficaram de fora. Por outro lado, REINEHR reconhece que o estado enviou muitos recursos para a questão da água. Com isso, muitos agricultores melhoraram o abastecimento na propriedade. Já em relação à estiagem, CANÍSIO REINEHR lamenta que não exista qualquer resolução para ajudar o agricultor a arcar com as dívidas decorrentes.
Em contato com agente financeiro, o sindicato foi informado que não existe qualquer resolução para ajudar o agricultor a arcar com as dívidas decorrentes da estiagem. A situação faz com que o produtor não encontre formas de prorrogar dívidas ou jogar para a última parcela do investimento que tem a vencer neste período em que a agricultura é atingida pela estiagem, como ocorreu também em 2020. O presidente do SINTRAF de Iporã do Oeste ressalta que mesmo com todas as situações contra o agronegócio, a luta é constante e o sindicato vai continuar pedindo melhores condições de trabalho. Reitera que o agronegócio é o que mais faz a economia brasileira girar, tanto nos pequenos municípios, como em nível nacional, e merece a devida atenção dos governos. Segundo CANÍSIO REINEHR, esse processo de afastamento e volta do governador prejudica o agronegócio. Reconhece o esforço do secretário de Estado da Agricultura, que é da região e conhece a realidade de cada município. Por outro lado, comenta que o governo federal poderia ajudar muito mais, principalmente SC, que é um grande produtor de carnes e gera muita economia em nível nacional.
-BRIGA DE FACÃO DEIXA TRÊS HOMENS FERIDOS NO INTERIOR
-HOMEM É PRESO POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E POSSE DE ARMAS NA REGIÃO
-POLÍCIA PRENDE CASAL POR TRÁFICO DE DROGAS EM IPORÃ DO OESTE
Bombeiros salvam bebê de quatro dias que estava engasgado. Por volta das 11h30 deste domingo, uma família foi até o quartel de Campo Erê e levou consigo um bebê de apenas quatro dias de vida apresentando OVACE (Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho). Assim que os pais chegaram com a criança no colo, o Soldado NICOLAS tomou a criança em seus braços e deu início às manobras de tapotagem. A guarnição preparou o transporte e levou o bebê até o hospital. Toda a ação durou menos de um minuto.
Identificadas as vítimas carbonizadas em incêndio no Oeste de SC. Foram identificadas as quatro pessoas da mesma família carbonizadas em um incêndio na manhã de sábado, na cidade de São Domingos, no Oeste catarinense. Os nomes das vítimas foram confirmados por vizinhos e familiares. Morreram no incêndio RAQUEL ALVES, de 31 anos, NEOCIR RODIGHERI, de 34 anos, e os filhos do casal MARIA e JOÃO RODIGHERI, de 10 e 11 anos, respectivamente. O incêndio ocorreu na rua HUMBERTO VALDIR LODI, esquina com a rua São Domingos, no bairro Esperança. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, as chamas iniciaram por volta das 6h30 e destruíram a residência. A guarnição dos bombeiros realizou o combate direto e o rescaldo. O delegado de polícia responsável pelas investigações, JOSÉ DANEZI NETO, deverá ouvir nos próximos dias algumas testemunhas. Além disso, o laudo dos exames realizados nos corpos também servirá para dar sequência na investigação da polícia, que não descarta ter sido criminoso.
Pneus se desprendem de carreta e atingem casa em Iporã do Oeste. O fato ocorreu na manhã desta segunda-feira, na SC-163, próximo ao cemitério de Linha Cabeceira do Taquaruçu, em Iporã do Oeste. A carreta Scania 113 era conduzida por um motorista de 45 anos, no sentido Iporã do Oeste a Descanso, e tracionava um semireboque, que não tinha carga. Um dos dois pneus que se desprenderam do cavalinho da tração quase acertou uma criança de cinco anos, que brincava próximo à residência de CELITO GREZELE. O outro pneu foi parar no outro lado do asfalto. Conforme o morador, os pneus se desprenderam do caminhão na rodovia, há 50 metros da residência. Um deles bateu num muro e pulou dois metros por cima da criança, que brincava na caixa de areia, antes de acertar o telhado da casa, onde quebrou apenas uma aba. Não houve feridos.
Três homens ficaram feridos após discutirem e atacarem, uns aos outros, com golpes de facão. O caso ocorreu no início da noite deste domingo, na Linha Oito de Março, interior de São Miguel do Oeste. De acordo com informações obtidas pela reportagem do Portal Peperi, os três envolvidos estavam no salão da comunidade onde se desentenderam e se agrediram. Dois envolvidos foram encaminhados pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital Regional, com diversos ferimentos pelo corpo. O terceiro envolvido foi socorrido com ferimentos leves por familiares. A Polícia Militar atendeu a ocorrência e lavrou o Boletim de Ocorrências. A Polícia Civil esteve no Hospital e ouviu as partes envolvidas.
Homem é preso por violência doméstica e posse de armas na região. Por volta das 20h20 de sábado, A Polícia Militar atendeu ocorrência de violência doméstica em Romelândia. Segundo relato, aconteceram desentendimentos e um homem realizou ameaças e lesões corporais. A Polícia Militar prendeu um homem no local e logo após foi encontrado no pátio da residência uma espingarda, calibre 36, e cartuchos, sendo três intactos, mais 15 deflagrados, 17 munições de calibre 22, chumbos de diversos tamanhos, 15 espoletas para recarga, dois tubos de pólvora preta, bandoleira de nylon e uma espingarda de pressão. Além de prender o homem, também foram apreendidos os materiais ilícitos.
Polícia prende casal por tráfico de drogas em Iporã do Oeste. Na tarde deste sábado, em rondas na cidade, por volta das 17h a guarnição da Polícia Militar abordou veículo Honda Civic em atitude suspeita. Conforme a PM, em revista no interior do veículo, foi localizado um invólucro com 61,1 gramas de cocaína, dois mil 540 reais em espécie, mil 378 em cheques e três celulares. Em seguida, com apoio do Canil Setorial, foi efetuada busca na residência do casal, na cidade de Iporã do Oeste, onde foram localizadas balanças de precisão e outros materiais utilizados no fracionamento de drogas, e ainda, uma porção de maconha. Os materiais foram apreendidos, e o casal, um homem de 33 anos e uma mulher de 31 anos, presos em flagrante.