ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 10/05/21

Novos confrontos entre palestinos e policiais israelenses na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém, deixaram centenas de feridos nesta segunda-feira no "Dia de Jerusalém". A data do calendário hebraico celebra o dia em que Israel conquistou Jerusalém Oriental e a Cidade Velha, que abriga lugares sagrados muçulmanos, judeus e cristãos, em 1967. Ao menos 180 pessoas ficaram feridas e 80 foram hospitalizadas, segundo médicos palestinos. Desde o início dos confrontos, na sexta-feira, mais de 500 pessoas se feriram.

O número de mortos em um atentado perto de uma escola secundária para meninas em um bairro povoado principalmente por xiitas hazara de Cabul, no Afeganistão, subiu para 50. O número foi atualizado neste domingo pelo Ministério do Interior afegão. O porta-voz do ministério disse que um carro-bomba explodiu em frente a escola no sábado e duas outras bombas explodiram enquanto estudantes em pânico corriam. O ataque ainda deixou outros 50 feridos. Ninguém assumiu a responsabilidade pelo ataque. Um porta-voz dos talibãs negou o envolvimento do grupo no atentado.

Confrontos motivados pela greve geral na Colômbia deixaram oito feridos em Cali neste domingo. Grupos de civis armados dispararam contra manifestantes que integram um movimento indígena, que protestava contra o governo do presidente IVÁN DUQUE. Os bloqueios organizados pelos manifestantes já provocam a escassez de produtos e suprimentos na região. Neste domingo, o presidente IVÁN DUQUE autorizou o envio de reforços para a Força Pública “para garantir a ordem pública na cidade e proporcionar tranquilidade à população”.

O Ministério da Saúde começa a distribuir a partir desta segunda-feira mais um lote com um milhão 120 mil doses da vacina contra a Covid-19 da PfizerBioNTech. As doses são destinadas para a primeira aplicação em pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas e pessoas com deficiência permanente. Segundo a pasta todos os estados e Distrito Federal receberão o imunizante de forma proporcional e igualitária. Na semana passada, o governo distribuiu o primeiro lote, com um milhão de doses. De acordo com a pasta, a logística de distribuição das vacinas da Pfizer foi montada levando em conta as condições de armazenamento do imunizante.

A Fundação Oswaldo Cruz começa a fabricar a vacina da OxfordAstraZeneca com o ingrediente farmacêutico ativo produzido no Brasil no dia próximo sábado. A previsão foi feita pelo vice-presidente da instituição, MARIO MOREIRA, em entrevista coletiva do Ministério da Saúde. De acordo com o dirigente, a fundação está em condições de produzir e obteve a certificação de boas práticas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, mas ainda há procedimentos de avaliação a serem realizados, além do processo do registro definitivo do imunizante. A produção com o IFA nacional é resultado de um acordo de transferência de tecnologia entre a Fiocruz e o consórcio formado pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca. Até o momento as doses produzidas dependem de insumos importados da China.

A Frente Parlamentar do Serviço Público promoveu um encontro no final de semana para debater a regulamentar o trabalho remoto no país. O evento reuniu parlamentares, gestores públicos e representantes de servidores. Uma das preocupações conciliar a economia nos cofres públicos e no caixa das empresas com a manutenção dos direitos dos trabalhadores. Um dos principais números analisados na discussão é a redução das despesas que, de acordo com o governo federal, somam 465 milhões do custeio administrativo. O valor é referente aos deslocamentos,viagens e os serviços de energia elétrica e comunicação que reduziram. O levantamento foi divulgado última semana pelo Ministério da Economia e abrange o período de abril a junho.

Santa Catarina chegou a 910 mil 222 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia, segundo boletim estadual divulgado neste domingo. A doença causou 14 mil e 56 óbitos. São 19 mil 540 pacientes em acompanhamento e 876 mil 626 que já estão recuperados. Em todo estado, a taxa de ocupação geral em UTIs é de 94 por cento e há 43 pessoas na fila de espera por um leito de UTI especializado em Covid. Neste sábado, na primeira reunião após o afastamento por causa do segundo processo de impeachment, o governador CARLOS MOISÉS se reuniu com o secretário de Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO. No encontro, segundo a assessoria, ficou definido um reforço da fiscalização como uma das estratégias de enfrentamento à Covid-19. Contudo, essas ações de reforço não foram detalhadas.

Após o retorno ao comando do Executivo estadual, o governador CARLOS MOISÉS reuniu parte do secretariado para alinhar o trabalho com as pastas e definir as próximas ações para Santa Catarina neste final de semana. Durante a reunião, ele determinou que os titulares de cada secretaria façam uma atualização do setor para resgatar projetos importantes, corrigir e aprimorar o que for necessário e acelerar entregas pelo estado. Ações de enfrentamento à pandemia, continuidade do plano de imunização e projetos de auxílio emergencial também foram pautas da reunião. Uma das ações prioritárias, segundo o governador, será resgatar projetos importantes lançados antes do afastamento, como o auxílio emergencial a empresários que prevê o aporte de 250 milhões para financiamentos com juros pagos pelo Estado.

O volume de vendas do comércio varejista ampliado em Santa Catarina teve alta de 25 vírgula oito por cento em março, na comparação com o mesmo mês do ano passado. O resultado representa mais que o dobro da média nacional e do desempenho da região Sul. Este índice contempla também as atividades de veículos, motos, partes e peças e materiais de construção. Os números foram divulgados nesta sexta-feira na Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE. O desempenho de Santa Catarina foi o quinto melhor do país. O crescimento foi puxado, principalmente, pelos veículos, motocicletas, partes e peças com alta de 66 por cento. Já no acumulado de 2021, Santa Catarina registra crescimento de sete vírgula sete por cento na comparação com o mesmo balanço do ano passado, enquanto a média nacional foi de um vírgula quatro por cento.

Sintraf realiza primeira reunião com sócios em 2021. Os agricultores associados ao Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar podem comparecer amanhã na primeira assembleia do ano. O encontro será na sede do Sintraf, começando a partir das duas e meia da tarde, como conta a presidente do sindicato em Campo Erê - ISOLETE LUDWIG. Segundo ela, a assembleia será dividida em duas partes. A primeira convocação é com apenas 20 por cento dos sócios, e na segunda todos que quiserem e estiverem em dia com o sindicato podem participar.

Assembleia do Sintraf discute assuntos de interesse de todos os associados. A presidente do Sindicato dos trabalhadores na Agricultura Familiar de Campo Erê - ISOLETE LUDWIG, adianta que será tratada a prestação de contas do ano passado. Outra pauta da reunião é a eleição dos delegados e suplentes para participar do Quinto Congresso Nacional da Contraf e CUT. Para que tudo ocorra bem, ISOLETE pede a quem for na reunião, que se cuide. Só será permitida a entrada usando máscara, e o espaço é amplo para ajudar no distanciamento. Essa é a primeira reunião entre o sindicato e ao sócios em 2021.

Secretaria de Agricultura faz parceria com Epagri para ajudar produtores durante a estiagem. Preocupado com a seca que atinge toda a região a cerca de dois anos, o responsável pelo setor agrícola de Santa Terezinha do Progresso - JACOB JUNGES, tem uma boa notícia para o homem do campo. Através da Secretaria de Estado da Agricultura, está sendo disponibilizado um financiamento de dez mil reais, com 50 por cento de rebate. JUNGES explica que o produtor que pegar o incentivo só precisará pagar cinco mil, em cinco anos e sem juros.

Programa pode ser acessado por pequenos produtores. Conforme o secretário de agricultura de Santa Terezinha - JACOB JUNGES, somente aqueles com renda anual de até 50 mil reais são contemplados com o financiamento. Segundo ele, o incentivo é para investimentos no setor de água, principalmente em proteção de fontes e construção de cisternas. Até o momento três famílias do município já receberam, e cerca de 20 projetos foram encaminhados. Quem quiser pedir o financiamento deve ir até a Secretaria ou Epagri levando a DAP – Declaração de Aptidão ao Pronaf, e ter dois avalistas.

Estado tem outro projeto para agricultores com renda acima de 50 mil reais. Produtores com renda anual mais alta têm direito de financiar mais, porém devem pagar o valor integral. JACOB JUNGES anuncia que o incentivo pode chegar a 40 mil reais, para ser pago em até cinco anos sem taxa de juro. O secretário de agricultura de Santa Terezinha explica que esse programa é para quem quer fazer um investimento maior em água. Comemora a chegada da chuva essa semana, destacando que ajudou principalmente as pastagens. Ele espera que venham mais precipitações, pois mais de 50 famílias pedem abastecimento.

Palma Sola inicia trabalhos de topografia. A informação é do diretor de meio ambiente, DOUGLAS RIBEIRO. Segundo ele, um destes levantamentos será para as instalações de tubulações. O diretor explicou que a empresa vencedora da licitação realizou os levantamentos solicitados, além de fazer outras adaptações para reurbanização e regularização de áreas irregulares. RIBEIRO explicou que estas áreas estão sem os devido processos da urbanização e objetivo é regularizar para que os proprietários possam se beneficiar de programas municipais. DOUGLAS disse ainda que outros levantamentos em terrenos foram feitos para que a propriedade dos lotes possam retornar para o município. Ele comentou que neste processo, há a participação da secretaria de administração e assistência social.

Ele comentou ainda que estes programas são contínuos e amplo. DOUGLAS disse que haverá outras etapas de cadastramento das famílias. Estes processos podem durar até três para a conclusão. O diretor salientou que, após o recebimento das imagens dos levantamentos, a prefeitura adotará as medidas sobre os pontos irregulares. RIBEIRO destacou que nos processos realizados, foi possível identificar edificações particulares construídas em espaços públicos. Nestes casos, o diretor disse que a prefeitura estará conversando com cada proprietário para solucionar os impasses..

Câmara de São Bernardino aprova vários projetos que vão beneficiar agricultura. A presidente ALINE RIFFEL diz que nos últimos dias, poucas matérias deram entrada e os vereadores aproveitam para se dedicar aos projetos mais antigos, especialmente aqueles que autorizam o prefeito a estender auxílio as comunidades. As duas últimas sessões foram poucos movimentadas porque faltaram 2 vereadores que acompanharam o prefeito DALVIR LUDWIG, em Brasília, em busca de recursos. Na opinião de ALINE, um projeto muito importante é o Porteira Adentro, que veio da prefeitura.

Município de São Bernardino vai trabalhar para os moradores do interior em ações como cascalhamento, abertura de estradas e até de açudes e poços artesianos. A presidente do legislativo explica que as fontes de água vão ser utilizadas tanto para consumo das famílias como dos animais. ALINE RIFFEL lamenta todos os transtornos e prejuízos que a estiagem vem provocando no município. O prefeito entrou com novo decreto de emergência porque a produção está sendo seriamente afetada. Tem família que numa semana precisou de 3 cargas de água para dar de beber ao gado.

Auxílio na construção de cisternas tem total apoio da Câmara de Vereadores de São Bernardino. Conforme a presidente ALINE RIFFEL, o Executivo está auxiliando na hora máquina para abertura também de açudes. O município vai doar até meio metro de pó de brita, que vai servir para fazer a base na construção das caixas de água.

Prazo para pagamento do IPTU em parcela única e com desconto de 15% encerra hoje. Quem lembra é a prefeita de Campo Erê ROZANE MOREIRA. De acordo com ela, os contribuintes que desejarem pagar seu imposto predial e territorial urbano com desconto podem fazer ainda hoje, até o fim da tarde na lotérica. Aos que preferirem parcelar também podem fazer. É preciso procurar o setor de tributos da prefeitura.

Veículo capota em São Lourenço do Oeste e ocupantes não são localizados. O acidente foi por volta das 18 horas e 30 minutos de ontem, no bairro São Francisco, em São Lourenço do Oeste. Uma Montana emplacada no município saiu da pista e capotou na esquina das ruas Joraci Vilani e Edemar Hack. Quando os bombeiros chegaram no local não encontraram nenhum dos ocupantes do veículo. Também não foi possível identificar quem e quantas pessoas estavam no carro. A ocorrência ficou sob os cuidados da Polícia Militar.

A guarnição do Corpo do Bombeiros de São Lourenço do Oeste foi acionada por volta das 5 horas e 50 minutos de hoje, para atendimento de ocorrência de acidente de trânsito ocorrido no município de Vitorino Paraná, naestrada rural geral do Loteamento Araucaria. No local, os socorristas se depararam com uma saída de pista envolvendo um Gol, placas de Novo Horizonte com dois ocupantes. Ambos não apresentavam ferimentos, recusaram atendimento e permaneceram no local.

Bombeiros salvam bebê de quatro dias que estava engasgado. Por volta das 11 horas e 30 minutos de ontem, uma família foi até o quartel de Campo Erê e levou consigo um bebê de apenas quatro dias de vida apresentando OVACE (Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho). Assim que os pais chegaram com a criança no colo, o Soldado Nicolas tomou a criança em seus braços eu deu início às manobras de tapotagem. A guarnição preparou o transporte e levou o bebê até o hospital. Toda a ação durou menos de um minuto.

Homem é socorrido em estado grave após ser baleado na cabeça. A tentativa de homicídio foi no final da noite de sábado, no bairro Padre Ulrico, em Francisco Beltrão. A vítima, um homem moreno de estatura mediana, estava caído na calçada, com ferimento na cabeça, possivelmente por disparo de arma de fogo. Quando os policiais chegaram o homem ainda respirava, mas não conseguia se comunicar. O SAMU foi chamado e levou a vítima ainda com vida ao Hospital São Francisco. Dois investigadores da Polícia Civil estiveram no local e encontraram um projétil. Vizinhos contaram que ouviram disparos de arma de fogo, mas não viram ninguém saindo do local. O homem baleado não foi identificado.

O menino HENRYQUE, de 1 ano e 8 meses, que sobreviveu ao ataque à creche em Saudades, recebeu alta ontem. A informação foi confirmada em boletim médico divulgado pelo Hospital Regional do Oeste. Profissionais de saúde do Hospital da Criança de Chapecó, fizeram uma homenagem ao menino na saída dele, ao som do coral Mensageiros da Alegria. O bebê ainda recebeu um certificado com os dizeres: “Você é um super-herói”. Ele estava internado desde a terça-feira, quando foi uma das crianças atingidas no ataque à escola Infantil Pró-Infância Aquarela, por um jovem de 18 anos. O ataque resultou em cinco mortes, duas professoras e três crianças.

O menino HENRYQUE chegou a ficar na UTI, mas saiu da terapia intensiva para a enfermaria ainda na quarta-feira. O bebê chegou ao HRO com cortes na bochecha, lábios, barriga e com uma perfuração em um dos pulmões. Os ferimentos foram causados por golpes de facão disparados pelo autor do ataque. O menino foi submetido a uma cirurgia ainda na terça e, neste domingo, recebeu alta da unidade hospitalar.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.