-CÂMARA APROVA O PROJETO QUE RETOMA COBRANÇA DO DPVAT PARA MOTORISTAS
-VOLUME DE CHUVAS EM MARÇO FICA ACIMA DA MÉDIA NO OESTE E EXTREMO-OESTE
-IPORÃ DO OESTE TRABALHA PARA LIBERAR USO DO NOVO CEMITÉRIO MUNICIPAL
-CONSELHO DE EDUCAÇÃO APROVA PROPOSTA PEDAGÓGICA EM TEMPO INTEGRAL
-REDUÇÃO DA SELIC FAVORECE CONSTRUÇÃO CIVIL E INVESTIMENTO EM IMÓVEIS
-SINDICATO MOBILIZA PROFESSORES DA REGIÃO PARA A GREVE DO MAGISTÉRIO
-MULHER FICA FERIDA EM COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO
-MORADOR DE ITAPIRANGA É ENCONTRADO MORTO EM HOTEL
O tempo é de sol entre muitas nuvens. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva. A mínima nas últimas horas foi de 18 graus e a máxima pode chegar a 28 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e cinco centavos. O euro está valendo cinco reais e 44 centavos. O peso está cotado em 0,058 centavos.
O líder supremo do Irã, o aiatolá ALI KHAMENEI, disse nesta quarta-feira que Israel “deve ser punido e será” por atacar o complexo da embaixada iraniana na Síria. Numa grande escalada da guerra de Israel com adversários regionais, supostos aviões de guerra israelense bombardearam o consulado do Irã na capital síria, no dia primeiro de abril, num ataque que o Irã disse ter matado sete conselheiros militares, prometendo retaliar. O ministro das Relações Exteriores do Irã, culpou Israel pelo ataque, mas também disse que os Estados Unidos foram responsáveis por isso porque apoiam Israel.
O Conselho de Segurança das Nações Unidas discutiu nesta terça-feira, a portas fechadas, a disputa territorial sobre a região do Essequibo, território rico em petróleo e recursos que pertence à Guiana, mas que a Venezuela reivindica. No começo deste mês, o governo de NICOLÁS MADURO sanciou uma lei que prevê a anexação de Essequibo, após a realização de um referendo no país, no ano passado, sobre o tema, que gerou ameaças de guerra das duas partes. Os 15 membros do Conselho de Segurança devem emitir um comunicado com os principais pontos da reunião nas próximas horas.
A Justiça Federal da Argentina determinou o bloqueio de bens e quebra do sigilo bancário do ex-presidente ALBERTO FERNÁNDEZ. As informações foram divulgadas pelo jornal "Clarín" na noite desta terça-feira. Em fevereiro, FERNANDEZ foi acusado de desvio de dinheiro público para a contratação irregular de seguros para funcionários públicos. Além do ex-presidente, outras duas pessoas investigadas tiveram os bens bloqueados pela Justiça da Argentina: HÉCTOR MARTÍNEZ SOSA, amigo de FERNANDEZ e corretor e MARÍA CANTERO, esposa de HÉCTOR e ex-secretária de FERNANDEZ. De acordo com o Clarín, a investigação envolve um decreto publicado por FERNANDEZ em 2021, que obriga o setor público a contratar serviços de seguro. A norma também exigia que a contratação fosse feita exclusivamente com a empresa Nación Seguros.
A Câmara aprovou nesta terça-feira o requerimento de urgência para a tramitação do projeto de lei que acaba com o Perse, Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos. Pelo texto, os benefícios do programa serão reduzidos gradualmente até que o programa deixe de existir em 2027. O programa foi criado em 2021 para compensar o setor de eventos pelos impactos durante a pandemia da Covid-19. O texto, protocolado pelo líder do governo, JOSÉ GUIMARÃES, propõe reduzir de 30 para 12 o número de setores da Classificação Nacional de Atividades Econômicas que serão incluídos no Perse após a aprovação do projeto. O fim do programa é um pleito do ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD. A equipe econômica do governo argumenta que irregularidades levaram o programa ao patamar de 17 bilhões de renúncia fiscal. Inicialmente, o Perse previa renúncia de quatro bilhões.
O senador SERGIO MORO do União do Paraná fez um pronunciamento na noite desta terça-feira no Senado Federal, em Brasília. Segundo ele, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná preservou a "soberania popular" e "honrou os votos de quase dois milhões de paranaenses". O pronunciamento foi logo após o TRE concluir o julgamento sobre a perda do mandato de MORO, que terminou com um placar de cinco a dois contra a cassação. MORO foi julgado por abuso de poder econômico na pré-campanha eleitoral de 2022. O senador afirmou ainda que seguiu todas as regras durante a campanha eleitoral. Os advogados do PL e do PT, partidos que pediram a cassação de MORO, afirmaram após o julgamento que vão recorrer ao TSE.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira a recriação do seguro para vítimas de acidente de trânsito, conhecido como DPVAT. Um dos pontos é que o seguro passará a se chamar Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidente de Trânsito. O SPVAT funcionará como um seguro obrigatório para indenizações de danos causados por veículos ou por suas cargas. A taxa deve ser paga por todos os donos de veículos. A cobrança do DPVAT foi extinta durante o governo do presidente JAIR BOLSONARO. A última vez que os donos de veículos pagaram o DPVAT foi em 2020. Desde 2021, a gestão do saldo passou da seguradora Líder para a Caixa Econômica Federal. No início deste ano, entretanto, o governo anunciou que os recursos estavam acabando. Com isso, enviou um projeto de lei complementar ao Congresso para recriar o seguro.
A quantidade de médicos em Santa Catarina dobrou em 13 anos. Em 2011, o Estado tinha 11 mil 790 profissionais e, agora, conta com 24 mil 754. Com isso, a densidade por mil habitantes também cresceu: passou de um vírgula 89 para três virgula 15 médicos a cada mil pessoas. Os dados são da Demografia Médica 2024, elaborada pelo Conselho Federal de Medicina e divulgados na segunda-feira. Segundo o levantamento, a maioria dos profissionais que atuam no Estado é homem: são 13 mil 429 médicos e 11 mil 325 médicas. A média de idade desses profissionais é de 43 anos e meio, enquanto a média do tempo de formado chega a 17 anos. Na distribuição pelo território, cinco mil 823 médicos atuam em Florianópolis e 18 mil 931 no interior.
Durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite, realizada na Assembleia Legislativa, a Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família e representantes dos municípios, pactuaram a distribuição dos 60 milhões de reais do Cofinanciamento Estadual de Assistência Social. Até o ano passado o repasse para as 295 cidades era de 55 milhões. Para este ano o Governo do Estado anunciou um aumento de nove por cento no repasse. A forma como esse aumento de cinco milhões será distribuído foi um dos temas da pauta da reunião. Uma das novidades desse ano é que pela primeira vez o Estado cofinanciará equipamentos da alta complexidade como instituições que fazem acolhimento institucional, instituições de longa permanência, casas de passagem e repúblicas. A proposta é que o repasse seja feito em três parcelas como já ocorreu no ano passado.
O Governo de Santa Catarina divulgou o Boletim Hidrometeorológico Integrado da análise do primeiro trimestre de 2024. No período, não houve falta de chuva que caracterize estiagem com impactos de restrição de usos da água. No entanto, o documento reforça os cuidados do uso racional de água e recursos hídricos devido a uma previsão de déficit hídrico nas cinco regiões do estado para os próximos meses. Em março, o volume de chuvas, ficou acima da média climatológica no Extremo Oeste e Oeste catarinense, e um pouco abaixo da média na região Centro-Leste. Essa condição manteve a umidade do solo e os cursos de água, reservatórios e mananciais com bons níveis para o atendimento dos usos dos recursos hídricos, como a agricultura, criação animal, indústria e abastecimento das populações urbanas e rurais.
O SINTE – Sindicato dos Trabalhadores em Educação começou ontem o trabalho de mobilização do magistério para a greve da categoria, a partir do dia 23. Na manhã de ontem, o coordenador do SINTE, EVANDRO ACADROLLI esteve reunido com professores em alguns municípios do Extremo Oeste. Ele disse que o sindicato está se reunindo com os educadores e preparando a categoria para a paralisação. Além disso, o SINTE já protocolou um pedido de audiência com o governador, JORGINHO MELLO, para discutir os pontos de pauta de reivindicações. ACADROLLI disse que até agora, o governo do estado não respondeu aos pedidos do magistério catarinense.
Deputado critica atraso no repasse de verbas para obras na região. O Deputado Estadual, FABIANO DA LUZ, diz que o problema começou quando o governo decidiu paralisar as obras que haviam iniciado, mesmo tendo mais de 620 bilhões de reais em caixa. O Deputado comenta que na paralização das obras, os projetos também pararam. FABIANO DA LUZ afirma que neste ano, quando o governo decidiu continuar as obras, se deparou com diversas licitações que não poderiam ser feitas por não ter projetos concluídos. O Deputado comenta que 87 obras foram paralisadas em Santa Catarina por falta de planejamento do Governo Estadual.
O Deputado Estadual critica a centralização no governador JORGINHO MELLO. Ele comenta que todos os projetos são aprovados apenas pelo executivo estadual e isso atrasa ainda mais os pagamentos. De acordo com FABIANO DA LUZ, o estado tem dinheiro em caixa, mas a centralização amarra o governo e não permite que os projetos andem naturalmente. De acordo com o Deputado a grande preocupação agora é com o período eleitoral. Segundo ele, o governo prometeu que os repasses irão acontecer até o mês de junho. O Deputado ressalta que o objetivo é a continuação das obras durante o período das eleições, para evitar ainda mais atrasos.
A Administração de Belmonte, com apoio do Sebrae, lançou na manhã desta quarta-feira, o Programa Cidade Empreendedora e inaugurou a Sala do Empreendedor. A parceria consiste na realização de reuniões bimestrais com os parceiros, afim de buscar estratégias para as ações da Sala do Empreendedor, como a definição de cursos e oficinas de capacitação e qualificação para colaboradores e gestores, organização de eventos, feiras e estímulo ao pequeno empreendedor. O prefeito, JAIR GIUMBELLI, ressaltou a importância desse lançamento e disse que a parceria vai permitir a participação ativa de empresas do município, além de ampliar e qualificar ainda mais o comércio local, com estratégias e ações conjuntas para o desenvolvimento do município.
O Município de Belmonte vai instalar novas câmeras de monitoramento em alguns pontos da cidade. De acordo com o prefeito, JAIR GIUMBELLI, a licitação dos equipamentos foi feita por meio do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional, ainda no ano passado. Ele salienta que a escolha do modelo das câmeras ocorreu em parceria com a Polícia Militar, que será responsável pelo monitoramento das imagens. Pelo menos oito locais passarão a contar com câmeras de monitoramento, das quais cinco captarão somente a movimentação de pessoas e veículos e outras três captarão também as placas dos veículos, por meio de uma nova tecnologia. O prefeito explica que as câmeras serão instaladas em pontos estratégicos como as proximidades da prefeitura, agências bancárias, escolas e nas entradas e saídas da cidade. O objetivo é proporcionar maior segurança aos munícipes e ao comércio local. A instalação das câmeras deve terminar em até 60 dias.
Prefeito de São João do Oeste define novo Secretário de Transportes e Obras. A posse aconteceu na manhã de ontem no gabinete do prefeito. O Secretário da Agricultura, ROGÉRIO RECH, estava acumulando a função após a exoneração do então titular da pasta, AFONSO HAMMERSCHMITT. O novo Secretário de Transportes e Obras de São João do Oeste é CLENOR NAUE. Ele ficará responsável em programar, planejar, fiscalizar, controlar e executar as obras municipais, tanto em estradas, pontes, serviços em propriedades públicas e privadas, manutenções, enterro de animais e maquinário em geral do setor.
O Grupo Escoteiro Tupã de Iporã do Oeste vai realizar mais uma edição da tradicional macarronada neste mês. A programação está prevista para ocorrer no sábado, dia 27 de abril. De acordo com o presidente, JEFERSON BLATT, o almoço começará a ser servido às 11h45 da manhã no pavilhão católico da cidade. Menciona que a macarronada terá um custo de 30 reais para adultos e 20 reais para crianças de seis a 11 anos, com direito a diversos tipos de molhos e acompanhamentos. BLATT lembra que neste ano não haverá entrega de marmitas, apenas almoços no local do evento. O presidente do Grupo Escoteiro Tupã salienta que será um momento especial de confraternização e arrecadação de recursos para a manutenção das atividades escoteiras no município. A programação marcará o encerramento da Semana Escoteira deste ano, que iniciou na segunda-feira, dia 08.
O Município de Iporã do Oeste está trabalhando nos últimos trâmites para a liberação do novo cemitério municipal, localizado na entrada da Linha Aparecida. A construção está concluída, restando agora apenas a obtenção da Licença Ambiental de Operação para que o espaço possa ser utilizado pela população. De acordo com o secretário de Administração e Finanças de Iporã do Oeste, ERVINO HENKEL, a construção ocorreu mediante a obtenção da Licença Ambiental Prévia e da Licença Ambiental de Instalação, que envolveram estudos do solo e outras particularidades. Também já foi aprovada pelos vereadores a Lei Municipal que regulamenta o funcionamento do cemitério. HENKEL menciona que apesar da complexidade, todo o processo transcorreu dentro da normalidade. Ele enaltece que o cemitério era aguardado há décadas pela população de Iporã do Oeste.
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo de Iporã do Oeste possui várias atividades previstas para serem realizadas até o mês de agosto. O destaque é da secretária da pasta, MARGLEI ENZWEILER TREVISAN. De acordo com ela, a expectativa é grande para o lançamento do programa Cidade Empreendedora e da Sala do Empreendedor na próxima segunda-feira, dia 15. O ato solene vai ocorrer na sala de reuniões da Prefeitura Municipal, às 10h da manhã, e contará com apresentação das ações que já estão sendo desenvolvidas no município, por meio da parceria com o Sebrae. MARGLEI frisa que um dos objetivos é simplificar alguns processos e criar um plano anual de compras, através do qual os empreendedores locais terão facilidade para fornecer seus produtos e serviços ao Município de Iporã do Oeste.
MARGLEI TREVISAN salienta que por meio da parceria com o Sebrae, também é oferecido o eixo da Educação Empreendedora nas escolas municipais de Iporã do Oeste. A secretária de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo explica que ela trabalha o perfil empreendedor dos alunos, buscando despertar uma nova mentalidade nos estudantes sobre o empreendedorismo. Na área agrícola, o Programa Cidade Empreendedora disponibiliza cursos de capacitação, a exemplo do Negócio Certo Rural, que ainda possui algumas vagas disponíveis aos interessados em participar. MARGLEI lembra que o programa é gratuito e visa auxiliar os agricultores na formação de um plano de negócios para o desenvolvimento e crescimento das propriedades agrícolas. Também estão em desenvolvimento duas ações voltadas ao turismo local, com o Projeto de Artesanato Turístico e o Festival Gastronômico de Iporã do Oeste, previsto para agosto.
O Conselho Municipal de Educação de Iporã do Oeste se reuniu na manhã desta terça-feira para aprovar a proposta pedagógica do Programa de Educação Integral em Tempo Integral do município de Iporã do Oeste. De acordo com a secretária de Educação, NEUSA HAHN BEILKE, a proposta visa contemplar o CIER – Centro Integrado de Ensino Rural da Linha Esperança, onde a metodologia de ensino em tempo integral foi implantada recentemente para os alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental. Ela explica que a proposta pedagógica dispõe sobre o currículo escolar, especificando tudo o que é oferecido e trabalhado com os estudantes no período integral.
NEUSA BEILKE salienta que inicialmente o Conselho Municipal de Educação analisou a proposta de currículo, a qual precisava estar vinculada ao Currículo Municipal e a Base Nacional Comum Curricular. A partir do estudo e aprovação da proposta, ocorreu a alteração da grade curricular, que até então contava somente com a grade disposta na Base Nacional Comum Curricular. A secretária de Educação de Iporã do Oeste destaca que a partir da aprovação da Proposta de Educação em Tempo Integral, também foi aprovada a parte diversificada de ensino, que é oferecida no contra turno escolar.
NEUSA HAHN BEILKE explica que a proposta diversificada possui diversas oficinas como de comunicação e oratória, acompanhamento pedagógico, educação ambiental, agricultura sustentável e permacultura e ainda oficinas de violão, dança, karatê, esportes, jogos cooperativos, competências sócio emocionais e oficina de convivência. A secretária de Educação explica que todas são trabalhadas de forma integrada com as demais disciplinas da Base Nacional Comum Curricular, que já vinham sendo trabalhadas com os alunos. NEUSA BEILKE enaltece que o objetivo da metodologia em tempo integral é trabalhar a formação integral dos alunos, com competências em várias áreas.
O Sinduscon – Sindicato da Indústria da Construção Civil e de Artefatos de Concreto Armado do Extremo Oeste catarinense tem o objetivo principal de trazer aos associados, informações privilegiadas sobre tudo o que acontece a nível de Brasil e que pode influenciar no dia-a-dia das empresas. De acordo com o presidente, CLEONOR MAHL, o Sindicato é um dos mais atuantes no estado de Santa Catarina e conta com participação ativa dos associados em reuniões e demais atividades que são promovidas. Sobre o cenário do setor para os próximos meses, o engenheiro civil e presidente do Sinduscon ressalta que o Comitê de Política Monetária do Banco Central aponta para continuidade da redução da taxa Selic, diretamente ligada à concessão de crédito. MAHL frisa que isso favorece os investimentos em construção civil, visto que há maior facilidade de acesso à financiamento com juros menores junto às instituições bancárias.
O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil e de Artefatos de Concreto Armado do Extremo Oeste catarinense observa que a taxa Selic chegou ao patamar de 13,75% nos últimos anos e agora, a tendência é que caia gradualmente para menos de 10% até o fim deste ano. CLEONOR MAHL salienta que com isso, o setor da construção civil deve se valorizar ainda mais nos próximos meses, com aumento no número de novas construções saindo do papel por meio de financiamentos com juros menores concedidos pelos bancos. O presidente do Sinduscon menciona que esse é um ótimo momento para investir em imóveis, visto que na medida em que a taxa Selic for diminuindo, os imóveis irão se valorizar gradativamente nos próximos meses.
Delegado Geral da Polícia Civil de Santa Catarina prestigia inauguração do NOC em São Miguel do Oeste. A inauguração foi realizada nesta terça-feira e contou com a presença de diversas autoridades. A inauguração do Núcleo de Operações com Cães da Polícia Civil, contou com a presença do Delegado-Geral, ULISSES GABRIEL, e diversas autoridades, marcando o início das atividades do núcleo em São Miguel do Oeste. Em seu discurso, o Delegado Geral reconheceu o empenho do delegado regional, WESLEY ANDRADE, do coordenador do NOC local, agente ALEXANDRE CUNHA, e de toda a comunidade envolvida na realização da obra, mesmo sem recursos provenientes da Polícia Civil. Ele também ressaltou que a região agora conta com mais uma frente no combate à criminalidade.
Criminosos furtaram dinheiro e bebidas de um trailer de lanches na noite da última segunda-feira, no centro de São Miguel do Oeste. O proprietário do ponto, localizado na esquina da rua Duque de Caxias com a La Salle, disse à reportagem da Peperi que quando chegou ao local na manhã de ontem, encontrou o trailer arrombado e percebeu a falta de 480 reais e de aproximadamente 50 bebidas. A Polícia Militar foi acionada, registrou os fatos e agora trabalha para identificar os criminosos.
Um homem foi preso por ameaçar a companheira na noite desta terça-feira. A Polícia Militar de São Miguel do Oeste foi chamada para intervir em uma situação de ameaça envolvendo um casal na BR-282, no sentido à cidade de Paraíso. Segundo relatos, a mulher estaria sendo ameaçada pelo seu companheiro, que estava embriagado. Ao chegar no local, os policiais encontraram o veículo em que o casal estava. Após uma ordem de parada, o motorista estacionou e a mulher saiu rapidamente do veículo, buscando evitar qualquer confronto. Ela relatou que vinha sofrendo ameaças de morte, além de diversos tipos de agressões psicológicas e verbais por parte do companheiro. O homem, de 48 anos, foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil. O veículo foi removido ao pátio de apreensões com auxílio da Polícia Rodoviária Federal.
Uma mulher sofreu ferimentos em um acidente entre carro e moto em Itapiranga. A colisão ocorreu na tarde desta terça-feira na Avenida Uruguai. A guarnição dos bombeiros foi acionada por volta das 17 horas e 10 minutos para socorrer vítima de acidente de acidente de trânsito, no centro da cidade. A colisão envolveu uma Ford Ecosport e uma motocicleta Honda Biz. No carro estava apenas condutor, o qual não se feriu e não necessitou atendimento, permanecendo no local. Na motocicleta trafegava apenas a condutora, uma mulher de 43 anos. Ela apresentava escoriações nos braços e na perna direita e relatava intensa dor na região lombar, sem indicação de fraturas. A mulher foi conduzida ao hospital Sagrada Família de Itapiranga. A Polícia Militar também esteve presente no local do acidente.
Um homem, de 41 anos, que estava desaparecido há cinco dias, desde a sexta-feira, foi encontrado morto em Sapucaia do Sul, no Rio Grande do Sul. Ele morava no município de Itapiranga, de onde havia saído na sexta-feira. A identidade da vítima não foi revelada. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o corpo foi encontrado na terça-feira por meio de um trabalho conjunto entre Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Os bombeiros de Itapiranga foram acionados por familiares do homem, que moram no Rio Grande do Sul. Eles informaram que desde a tarde do dia 05 de abril, não conseguiram mais contato com o parente. Os socorristas foram até o endereço do desaparecido e não encontraram o homem, nem o veículo. A PM de Itapiranga foi acionada para prestar apoio.
Os policiais militares de Itapiranga fizeram contato com familiares e pessoas próximas ao homem, em busca do paradeiro dele. O município onde o homem foi encontrado morto fica localizado a 60 quilômetros da cidade onde moram os familiares da vítima e a 479 quilômetros de Itapiranga, onde o homem morava. Segundo o Corpo de Bombeiros, as causas da morte até o momento são desconhecidas e estão a cargo das autoridades do estado do Rio Grande do Sul. Os socorristas não informaram se a vítima possuía ferimentos pelo corpo.