-CÂMARA APROVA O PROJETO QUE RETOMA COBRANÇA DO DPVAT PARA MOTORISTAS
-VOLUME DE CHUVAS EM MARÇO FICA ACIMA DA MÉDIA NO OESTE E EXTREMO-OESTE
-PREFEITO DEFINE NOVO SECRETÁRIO DE TRANSPORTES E OBRAS
-EX-PREFEITO É PRESO POR SUPERFATURAMENTO EM SHOWS
-INSTRUTOR DA PM ELOGIA ENVOLVIMENTO DAS FAMÍLIAS NAS AULAS DO PROERD
-COOAFI TEM PRODUÇÃO DE LEITE COMO PRIORIDADE EM APOIO AOS AGRICULTORES
-MULHER SOFRE FERIMENTOS EM ACIDENTE ENTRE CARRO E MOTO
-PEDESTRE FICA FERIDA EM ATROPELAMENTO EM ITAPIRANGA
O Tempo em Itapiranga apresenta-se estável. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva. A mínima nas últimas horas foi de 18 graus e a máxima pode chegar a 32 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e cinco centavos. O euro está valendo cinco reais e 44 centavos. O peso está cotado em 0,058 centavos.
O líder supremo do Irã, o aiatolá ALI KHAMENEI, disse nesta quarta-feira que Israel “deve ser punido e será” por atacar o complexo da embaixada iraniana na Síria. Numa grande escalada da guerra de Israel com adversários regionais, supostos aviões de guerra israelense bombardearam o consulado do Irã na capital síria, no dia primeiro de abril, num ataque que o Irã disse ter matado sete conselheiros militares, prometendo retaliar. O ministro das Relações Exteriores do Irã, culpou Israel pelo ataque, mas também disse que os Estados Unidos foram responsáveis por isso porque apoiam Israel.
O Conselho de Segurança das Nações Unidas discutiu nesta terça-feira, a portas fechadas, a disputa territorial sobre a região do Essequibo, território rico em petróleo e recursos que pertence à Guiana, mas que a Venezuela reivindica. No começo deste mês, o governo de NICOLÁS MADURO sanciou uma lei que prevê a anexação de Essequibo, após a realização de um referendo no país, no ano passado, sobre o tema, que gerou ameaças de guerra das duas partes. Os 15 membros do Conselho de Segurança devem emitir um comunicado com os principais pontos da reunião nas próximas horas.
A Justiça Federal da Argentina determinou o bloqueio de bens e quebra do sigilo bancário do ex-presidente ALBERTO FERNÁNDEZ. As informações foram divulgadas pelo jornal "Clarín" na noite desta terça-feira. Em fevereiro, FERNANDEZ foi acusado de desvio de dinheiro público para a contratação irregular de seguros para funcionários públicos. Além do ex-presidente, outras duas pessoas investigadas tiveram os bens bloqueados pela Justiça da Argentina: HÉCTOR MARTÍNEZ SOSA, amigo de FERNANDEZ e corretor e MARÍA CANTERO, esposa de HÉCTOR e ex-secretária de FERNANDEZ. De acordo com o Clarín, a investigação envolve um decreto publicado por FERNANDEZ em 2021, que obriga o setor público a contratar serviços de seguro. A norma também exigia que a contratação fosse feita exclusivamente com a empresa Nación Seguros.
A Câmara aprovou nesta terça-feira o requerimento de urgência para a tramitação do projeto de lei que acaba com o Perse, Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos. Pelo texto, os benefícios do programa serão reduzidos gradualmente até que o programa deixe de existir em 2027. O programa foi criado em 2021 para compensar o setor de eventos pelos impactos durante a pandemia da Covid-19. O texto, protocolado pelo líder do governo, JOSÉ GUIMARÃES, propõe reduzir de 30 para 12 o número de setores da Classificação Nacional de Atividades Econômicas que serão incluídos no Perse após a aprovação do projeto. O fim do programa é um pleito do ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD. A equipe econômica do governo argumenta que irregularidades levaram o programa ao patamar de 17 bilhões de renúncia fiscal. Inicialmente, o Perse previa renúncia de quatro bilhões.
O senador SERGIO MORO do União do Paraná fez um pronunciamento na noite desta terça-feira no Senado Federal, em Brasília. Segundo ele, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná preservou a "soberania popular" e "honrou os votos de quase dois milhões de paranaenses". O pronunciamento foi logo após o TRE concluir o julgamento sobre a perda do mandato de MORO, que terminou com um placar de cinco a dois contra a cassação. MORO foi julgado por abuso de poder econômico na pré-campanha eleitoral de 2022. O senador afirmou ainda que seguiu todas as regras durante a campanha eleitoral. Os advogados do PL e do PT, partidos que pediram a cassação de MORO, afirmaram após o julgamento que vão recorrer ao TSE.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira a recriação do seguro para vítimas de acidente de trânsito, conhecido como DPVAT. Um dos pontos é que o seguro passará a se chamar Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidente de Trânsito. O SPVAT funcionará como um seguro obrigatório para indenizações de danos causados por veículos ou por suas cargas. A taxa deve ser paga por todos os donos de veículos. A cobrança do DPVAT foi extinta durante o governo do presidente JAIR BOLSONARO. A última vez que os donos de veículos pagaram o DPVAT foi em 2020. Desde 2021, a gestão do saldo passou da seguradora Líder para a Caixa Econômica Federal. No início deste ano, entretanto, o governo anunciou que os recursos estavam acabando. Com isso, enviou um projeto de lei complementar ao Congresso para recriar o seguro.
A quantidade de médicos em Santa Catarina dobrou em 13 anos. Em 2011, o Estado tinha 11 mil 790 profissionais e, agora, conta com 24 mil 754. Com isso, a densidade por mil habitantes também cresceu: passou de um vírgula 89 para três virgula 15 médicos a cada mil pessoas. Os dados são da Demografia Médica 2024, elaborada pelo Conselho Federal de Medicina e divulgados na segunda-feira. Segundo o levantamento, a maioria dos profissionais que atuam no Estado é homem: são 13 mil 429 médicos e 11 mil 325 médicas. A média de idade desses profissionais é de 43 anos e meio, enquanto a média do tempo de formado chega a 17 anos. Na distribuição pelo território, cinco mil 823 médicos atuam em Florianópolis e 18 mil 931 no interior.
Durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite, realizada na Assembleia Legislativa, a Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família e representantes dos municípios, pactuaram a distribuição dos 60 milhões de reais do Cofinanciamento Estadual de Assistência Social. Até o ano passado o repasse para as 295 cidades era de 55 milhões. Para este ano o Governo do Estado anunciou um aumento de nove por cento no repasse. A forma como esse aumento de cinco milhões será distribuído foi um dos temas da pauta da reunião. Uma das novidades desse ano é que pela primeira vez o Estado cofinanciará equipamentos da alta complexidade como instituições que fazem acolhimento institucional, instituições de longa permanência, casas de passagem e repúblicas. A proposta é que o repasse seja feito em três parcelas como já ocorreu no ano passado.
O Governo de Santa Catarina divulgou o Boletim Hidrometeorológico Integrado da análise do primeiro trimestre de 2024. No período, não houve falta de chuva que caracterize estiagem com impactos de restrição de usos da água. No entanto, o documento reforça os cuidados do uso racional de água e recursos hídricos devido a uma previsão de déficit hídrico nas cinco regiões do estado para os próximos meses. Em março, o volume de chuvas, ficou acima da média climatológica no Extremo Oeste e Oeste catarinense, e um pouco abaixo da média na região Centro-Leste. Essa condição manteve a umidade do solo e os cursos de água, reservatórios e mananciais com bons níveis para o atendimento dos usos dos recursos hídricos, como a agricultura, criação animal, indústria e abastecimento das populações urbanas e rurais.
Justiça determina início da pena e ex-prefeito NELSON FOSS DA SILVA é preso. O ex-prefeito de São Miguel do Oeste, NELSON FOSS DA SILVA, do PT, foi preso no começo da tarde desta terça-feira. A justiça local emitiu um mandado de prisão para o início do cumprimento da pena em razão de uma condenação de segundo grau imposta ao ex-prefeito. NELSON foi recolhido ao presídio de São Miguel do Oeste. O advogado de defesa, ROGÉRIO DUARTE DA SILVA confirmou a informação e disse que vai recorrer da decisão para que o ex-prefeito possa aguardar em liberdade o julgamento do mérito da ação pelo Superior Tribunal de Justiça.
O caso que levou o ex-prefeito do PT a prisão é relativo ao processo movido pelo Ministério Público por conta da contratação de shows pela administração na época em que NELSON FOSS DA SILVA foi prefeito. Segundo o MP, no período de fevereiro 2011 a junho de 2012, foram contratados 10 shows de modo irregular. NELSON foi condenado a 15 anos de prisão em primeiro grau. No Tribunal de Justiça, a condenação foi mantida, mas a pena reduzida a sete anos. De acordo com o advogado do ex-prefeito, ROGÉRIO DUARTE DA SILVA, o mandado de prisão foi expedido apenas contra NELSON por uma questão de cunho processual. Os outros réus do processo continuam respondendo em liberdade.
Em entrevista para a Peperi, o advogado ROGERIO DUARTE DA SILVA disse que vai recorrer da decisão que levou o prefeito para a cadeia. Ele citou que acredita na reversão do quadro nas instâncias superiores, inclusive em relação ao mérito. No entender da defesa, não houve conduta criminosa e as práticas em nada feriram a lei de licitações ou a legislação penal em vigor na época dos fatos. A defesa do ex-prefeito vai emitir, nesta quarta-feira, uma nota oficial sobre o caso.
Prefeito de São João do Oeste define novo Secretário de Transportes e Obras. A posse aconteceu na manhã de ontem no gabinete do prefeito. O Secretário da Agricultura, ROGÉRIO RECH estava acumulando a função após a exoneração do titular da pasta, AFONSO HAMMERSCHMITT. O novo Secretário de Transportes e Obras de São João do Oeste é CLENOR NAUE. Ele ficará responsável em programar, planejar, fiscalizar, controlar e executar as obras municipais, tanto em estradas, pontes, serviços em propriedades públicas e privadas, manutenções, enterro de animais e maquinário em geral do setor.
A prefeitura de Itapiranga investiu aproximadamente 600 mil reais na aquisição de rolo compactador. A entrega ocorreu nesta terça-feira, na Secretaria de Transportes e Obras. O rolo compactador foi adquirido com recursos próprios pelo valor de 591 mil reais. O prefeito, ALEXANDRE RIBAS, destaca que é a quarta máquina incorporada à frota da secretaria municipal de Transportes e Obras em menos de 20 dias, visando dar ainda mais agilidade e qualidade aos serviços de manutenção das estradas municipais. Conforme o prefeito, nos próximos dias também será entregue um caminhão caçamba basculante, adquirido com recursos próprios. Nesta etapa, o Governo Municipal de Itapiranga investiu aproximadamente três milhões e 500 mil reais na renovação da frota da secretaria de Transportes e Obras. Teve ainda aquisição de uma escavadeira giratória, uma patrola, uma retroescavadeira.
O Sinduscon – Sindicato da Indústria da Construção Civil do Extremo Oeste catarinense tem o objetivo principal de trazer aos associados, informações privilegiadas sobre tudo o que acontece a nível de Brasil e que pode influenciar no dia-a-dia das empresas. De acordo com o presidente, CLEONOR MAHL, o Sindicato é um dos mais atuantes no estado de Santa Catarina e conta com participação ativa dos associados em reuniões e demais atividades que são promovidas. Sobre o cenário do setor para os próximos meses, o engenheiro civil e presidente do Sinduscon ressalta que o Comitê de Política Monetária do Banco Central aponta para continuidade da redução da taxa Selic, diretamente ligada à concessão de crédito. MAHL frisa que isso favorece os investimentos em construção civil, visto que há maior facilidade de acesso à financiamento com juros menores junto às instituições bancárias.
O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Extremo Oeste catarinense observa que a taxa Selic chegou ao patamar de 13,75% nos últimos anos e agora, a tendência é que caia gradualmente para menos de 10% até o fim deste ano. CLEONOR MAHL salienta que com isso, o setor da construção civil deve se valorizar ainda mais nos próximos meses, com aumento no número de novas construções saindo do papel por meio de financiamentos com juros menores concedidos pelos bancos. O presidente do Sinduscon menciona que esse é um ótimo momento para investir em imóveis, visto que na medida em que a taxa Selic for diminuindo, os imóveis irão se valorizar gradativamente.
Deputado critica atraso no repasse de verbas para obras na região. O Deputado Estadual, FABIANO DA LUZ, diz que o problema começou quando o governo decidiu paralisar as obras que haviam iniciado, mesmo tendo mais de 620 bilhões de reais em caixa. O Deputado comenta que na paralização das obras, os projetos também pararam. FABIANO DA LUZ afirma que neste ano, quando o governo decidiu continuar as obras, se deparou com diversas licitações que não poderiam ser feitas por não ter projetos concluídos. O Deputado comenta que 87 obras foram paralisadas em Santa Catarina por falta de planejamento do Governo Estadual.
O Deputado Estadual critica a centralização no governador JORGINHO MELLO. Ele comenta que todos os projetos são aprovados apenas pelo executivo estadual e isso atrasa ainda mais os pagamentos. De acordo com FABIANO DA LUZ, o estado tem dinheiro em caixa, mas a centralização amarra o governo e não permite que os projetos andem naturalmente. De acordo com o Deputado a grande preocupação agora é com o período eleitoral. Segundo ele, o governo prometeu que os repasses irão acontecer até o mês de junho. O Deputado ressalta que o objetivo é a continuação das obras durante o período das eleições, para evitar ainda mais atrasos.
O Projeto abrange alunos do quinto ano e tem como objetivo a conscientização sobre drogas. Conforme o Sargento CLEITON NIEHEUS, as aulas iniciaram na semana passada em sete escolas de Itapiranga, quatro da cidade e três do interior. A Escola Ludgero Wiggers da comunidade de Conceição não teve formação de turma. O Instrutor da PM lembra que o programa desenvolvido pela Polícia Militar conta com parceria dos educandários e das famílias, incluindo o desenvolvimento de conteúdos em casa. Segundo CLEITON, as atividades repassadas abrangem vários temas incluindo os problemas causados pelas drogas e como se manter longe delas. Comenta também a importância do tema bullying, se tratando de ambientes escolares.
De acordo com o Sargento da Polícia Militar de Itapiranga, a aceitação dos alunos é gratificante, e tem impactos positivos na sociedade. O Sargento da Polícia Militar de Itapiranga, CLEITON NIEHEUS ressalta também que o programa influencia os pais a terem bons hábitos. As atividades desenvolvidas em sala de aula são compartilhadas em casa e acaba tendo um efeito positivo entre as famílias dos alunos. O Instrutor reforça a importância do policial em sala de aula, que contribui para atrair atenção dos estudantes. NIEHEUS lembra que os instrutores são capacitados com base nas orientações da polícia dos Estados Unidos.
Cooafi possui metas de ampliação de suas ações. A Cooperativa da Agricultura Familiar de Itapiranga projeta grande evolução no decorrer deste ano. As informações são do Gerente Administrativo, DANIEL BRANDÃO. De acordo com ele as metas são ousadas e contemplam diferentes setores. Ele destaca a intenção de ampliar a assistência aos associados estando presenteno campo para serviços com engenheiros agrônomos para orientações em análise de solo e implantação de lavouras. Serviços de veterinários também estão entre as prioridades. Conforme BRANDÃO, é preciso fortalecer os agricultores. Ele menciona que a coleta de leite é uma das prioridades, pois isso gera expectativa do melhor rendimento possível aos produtores.
Nova sede da Cooafi será ampla e vai atender diferentes demandas. A Cooperativa da Agricultura Familiar de Itapiranga vai investir aproximadamente cinco milhões de reais nas edificações que iniciam esta semana. A obra será no terreno ao lado da atual sede e no próprio espaço existente que vai passar por completa adequação. Conforme o Gerente Administrativo, DANIEL BRANDÃO, serão construídos dois pavimentos para abrigar um supermercado, loja agropecuária e seto0r administrativo. As novas instalações também vão contemplar estacionamento e estrutura adequada para atender os clientes e associados. A Cooafi também vai ampliar sua áre ade atuação. Além de Itapiranga a Cooperativa vai abranger São João do Oeste, Tunápolis, Mondaí, Caibi e Riqueza.
Mulher sofre ferimentos em acidente entre carro e moto em Itapiranga. A colisão ocorreu na tarde desta terça-feira na Avenida Uruguai, em Itapiranga. A guarnição dos bombeiros foi acionada por volta das 17 horas e 10 minutos para socorrer vítima de acidente de acidente de trânsito, na Avenida Uruguai, centro da cidade. A colisão envolveu uma Ford Ecosport e uma motocicleta Honda Biz. No carro estava apenas condutor o qual não se feriu e não necessitou atendimento, permanecendo no local. Na motocicleta trafegava apenas a condutora, uma mulher de 43 anos. Ela apresentava escoriações nos braços e perna direita e relatava intensa dor na região lombar, sem indicação de fraturas. A mulher foi conduzida ao hospital Sagrada Família de Itapiranga. A Polícia Militar também esteve presente no local do acidente.
Criminosos furtaram dinheiro e bebidas de um trailer de lanche na noite de segunda-feira, no centro de São Miguel do Oeste. O proprietário do ponto, localizado na esquina da rua Duque de Caxias com a La Salle, disse à reportagem da Peperi que quando chegou ao local na manhã de terça-feira, encontrou o trailer arrombado e percebeu a falta de 480 reais e de aproximadamente 50 bebidas. A Polícia Militar foi acionada, registrou os fatos e agora trabalha para identificar os criminosos.
Delegado Geral da Polícia Civil de Santa Catarina prestigia inauguração do NOC em São Miguel do Oeste. A inauguração foi realizada nesta terça-feira e contou com a presença de diversas autoridades. A inauguração do Núcleo de Operações com Cães da Polícia Civil, contou com a presença do Delegado-Geral, ULISSES GABRIEL, e diversas autoridades, marcando o início das atividades do núcleo em São Miguel do Oeste. Em seu discurso, o Delegado Geral reconheceu o empenho do delegado regional, WESLEY ANDRADE, do coordenador do NOC local, agente ALEXANDRE CUNHA, e de toda a comunidade envolvida na realização da obra, mesmo sem recursos provenientes da Polícia Civil. Ele também ressaltou que a região agora conta com mais uma frente no combate à criminalidade.
Pedestre sofre ferimentos em atropelamento em Itapiranga. Foi por volta das sete horas e 20 minutos desta quarta-feira, na Rua São Jacó, centro de Itapiranga. Os bombeiros socorreram vítima de acidente de trânsito com atropelamento de uma mulher. A vítima relatava fortes dores na região da cintura em sua lateral direita. Em avaliação não foi detectado sinal de fratura. Após avaliação a vítima foi estabilizada em maca rígida e conduzida ao hospital. A condutora da motocicleta Honda Biz não se feriu e prestou apoio a vítima do acidente.