-GOVERNO AUTORIZA CONCURSO COM 814 VAGAS NO MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA
-10 MUNICÍPIOS SEDIAM 48 POR CENTO DOS EMPREGOS FORMAIS NO ESTADO
-UNIDADE DE SAÚDE DE IPORÃ DO OESTE INICIA VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE
-CASA FAMILIAR RURAL ESPERANÇA REALIZA VISITAS EM PROPRIEDADES AGRÍCOLAS
-CORPO DE BOMBEIROS PROMOVE AÇÃO PREVENTIVA EM ESCOLAS ESTADUAIS
-TUNÁPOLIS TERÁ ESCOLHA DE SOBERANAS E BAILE DE ANIVERSÁRIO NESTE MÊS
-POLÍCIA REGISTRA POSSÍVEL ESTUPRO DE CRIANÇA DE SEIS ANOS NA REGIÃO
-MULHER FICA FERIDA EM COLISÃO ENTRE DOIS VEÍCULOS NA RODOVIA SC-163
O tempo é de sol com algumas nuvens em Iporã do Oeste, no extremo oeste catarinense. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A mínima das últimas horas foi de 16 graus e a máxima para hoje deve ser de 28 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e oito centavos. O euro está valendo cinco reais e 51 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula quatro centavos.
Milhares de fiéis se reuniram neste domingo em Jerusalém, onde coincidem as celebrações da Páscoa cristã, do Pessach judaico e o mês sagrado muçulmano do Ramadã. As comemorações acontecem em meio à escalada da violência do conflito entre Israel e Palestina. As autoridades israelenses mobilizaram um grande aparato policial na Cidade Velha, local de confrontos entre adeptos das três religiões, em Jerusalém Oriental, o setor palestino da cidade ocupado e anexado por Israel desde 1967. A área registra um aumento da violência desde a operação da última quarta-feira das forças de segurança israelenses na mesquita de Al-Aqsa de Jerusalém, terceiro local mais sagrado do Islã.
O papa FRANCISCO condenou neste domingo os muitos “obstáculos” para a paz mundial e pediu que a comunidade internacional trabalhe “pelo fim do conflito” durante sua mensagem de Páscoa. Segundo o Vaticano, cerca de 100 mil pessoas se reuniram nas proximidades da Praça de São Pedro para receber a bênção Urbi et Orbi do pontífice após a missa. Além de condenar a nova espiral de violência no Oriente Médio, FRANCISCO também fez um novo apelo pela paz na Ucrânia, pedindo “luz” sobre o povo russo e rogando à comunidade internacional que trabalhe “pelo fim do conflito”.
Documentos confidenciais do Pentágono vazados nas últimas semanas forneceram detalhes de como os Estados Unidos espionam aliados e inimigos, preocupando as autoridades americanas, que temem que as revelações possam comprometer fontes confidenciais e importantes relações estrangeiras. Alguns dos documentos, que as autoridades americanas dizem ser autênticos, expõem a extensão da espionagem dos Estados Unidos em aliados importantes, incluindo Coreia do Sul, Israel e a Ucrânia. Outros revelam até que ponto o país entrou no Ministério da Defesa russo e na organização mercenária russa Grupo Wagner, em grande parte por meio de comunicações interceptadas e fontes humanas, que agora podem ser cortadas ou colocadas em perigo.
O ministro da Justiça, FLÁVIO DINO, afirmou neste sábado que foi solicitada a exclusão de centenas de contas em redes sociais que fizeram publicações com hashtags relacionadas a ataques contra escolas. A informação integra um balanço do oitavo dia da Operação Escola Segura. Segundo ele, houve a solicitação de exclusão de 270 contas do Twitter, busca e apreensão de sete armas e prisão de um suspeito e a solicitação de remoção de duas contas do TikTok. Na sexta-feira, DINO afirmou que o governo vai cobrar maior rigor das plataformas virtuais e redes sociais no combate à violência em escolas e creches. Segundo o ministro, representantes do governo devem se reunir ainda hoje com representantes das plataformas.
Ao longo desta semana, comissões permanentes da Câmara dos deputados devem receber pelo menos cinco ministros do governo federal. A expectativa é de que os chefes das pastas prestem esclarecimentos a respeito de temas como segurança pública, transportes, legalização das drogas, povos indígenas, educação e sobre os atos de 8 de janeiro, marcados pela invasão e depredação das sedes dos Três Poderes em Brasília. O primeiro ministro esperado para se apresentar à Câmara é o chefe da Justiça e Segurança Pública, FLÁVIO DINO. Também serão ouvidos nesta semana os ministros da Educação, CAMILO SANTANA, dos Povos Indígenas, SÔNIA GUAJAJARA, dos Transportes RENAN FILHO e do Trabalho e Emprego, LUIZ MARINHO.
O governo autorizou a realização de concurso público com 814 cargos no Ministério da Ciência e Tecnologia em Inovação. A portaria com o aval para a seleção com vagas de analista, tecnologista e pesquisador foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira. São 296 vagas para analista em ciência e tecnologia; 253 vagas de pesquisador; e 265 vagas de tecnologista. A pasta tem até 10 de outubro — seis meses a partir desta segunda-feira — para divulgar o edital e, depois disso, outros dois meses para a aplicação das provas. A última seleção para a pasta foi realizada em 2012 e ofertou 510 vagas em cargos de nível médio, técnico e superior. Os salários que podem alcançar 16 mil reais.
O professor da rede estadual de ensino em Joinville que foi denunciado por alunos após ter feito comentários agressivos sobre o assassinato de crianças no ataque a uma creche em Blumenau, na última quarta-feira, será monitorado por tornozeleira eletrônica e está proibido de se aproximar mais de 50 metros de qualquer escola, seja ela pública ou privada. A decisão judicial é deste domingo à tarde, assinada pelo juiz YHON TOSTES, que atendeu a uma representação da Polícia Civil. A lista de medidas determinadas contra o professor inclui a proibição de acesso ou frequência a qualquer unidade escolar municipal, estadual ou federal, proibição de manter contato com qualquer estudante que tenha sido seu aluno ou presenciado os fatos narrados no inquérito, e obrigação de manter distância mínima de 50 metros dos estudantes, além do uso da tornozeleira.
Está programado para a próxima semana o lançamento de dois novos fóruns e o relançamento de uma frente parlamentar na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Os grupos de deputados vão acompanhar assuntos de interesse estadual ligados a áreas como economia, saúde e serviço público. Na terça-feira, será relançada a Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público e das Empresas Públicas. Os dois novos fóruns parlamentares serão oficializados na quarta-feira. As nove da manhã será a cerimônia de lançamento do Fórum Parlamentar em Defesa do Serviço de Facção de Santa Catarina. Já às cinco da tarde está programado o lançamento do Fórum Parlamentar das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.
10 municípios sediam 48 por cento dos empregos formais no Estado, isto é, quase a metade das vagas com carteira assinada. Joinville lidera com nove vírgula quatro por cento do total de empregos, seguida por Florianópolis, Blumenau, São José, Itajaí, Chapecó, Criciúma, Jaraguá do Sul, Brusque e Balneário Camboriú. Essa informação é um dos destaques do Balanço Geral do Estado, entregue na última semana ao Tribunal de Contas de Santa Catarina. Esse ranking foi elaborado com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Segundo o levantamento, o estado encerrou 2022 com dois milhões 352 mil 968 trabalhadores empregados na formalidade, quatro por cento a mais do que o total do ano anterior, 2021. O saldo de 2022 foi positivo em 90 mil 355 novas vagas com carteira assinada no Estado.
A Campanha “Penso, Logo Destino” está em andamento no município de Descanso. O objetivo da ação é de reduzir a quantidade de resíduos descartados de forma irregular e promover a preservação do meio ambiente. Em Descanso, a campanha conta com a parceria da Epagri e do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional. Até o dia 28 de abril, estão sendo recolhidas lâmpadas, pilhas, baterias, exceto automotivas e eletroeletrônicos, exceto geladeiras e ares-condicionados. Os pontos de coleta são a Secretaria de Agricultura, a Prefeitura Municipal, a CDL, Cooper A1, Cooperdes, Epagri e Instaladora Marchesan. Os Eletroeletrônicos devem ser levados diretamente na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, enquanto as lâmpadas devem ser embaladas em caixas de papelão identificadas com a quantidade. Pilhas podem ser embaladas em garrafas pet e os demais materiais podem ser embalados em caixas e sacolas plásticas.
Santa Helena ainda não teve registro de casos de dengue neste ano. As ações de prevenção e de conscientização frearam a transmissão da doença no município. Se comparados com os dois anos anteriores, os dados apontam que os índices são satisfatórios, pois em 2023 foram contabilizados apenas 12 focos do mosquito, enquanto no ano passado foram 28 focos, 51 casos confirmados e também houve o registro de um óbito pela doença. No ano de 2021, a situação era ainda mais crítica, quando foram confirmados 70 casos da doença e 40 focos do mosquito foram encontrados. Na semana passada, ocorreu uma reunião da Sala de Situação com participação do prefeito, BLÁSIO HICKMANN, alguns secretários, servidores e representantes de órgãos e entidades, onde foi reforçada a importância do combate aos possíveis criadouros do mosquito, mesmo diante do atual cenário positivo do município.
A secretária de Saúde de Santa Helena, SUZANA MARIA FRIZON, enalteceu o engajamento de todos para que os casos de dengue tivessem redução no município. Conforme ela, a união com as demais entidades é fundamental para que seja realizado o melhor trabalho possível de combate ao mosquito. Já o agente de Endemias, JOEL GODOIS, chamou atenção da população para que todos fiquem atentos aos pequenos detalhes no dia a dia como lonas, potes de alimentação dos animais, calhas, caixas de água e cisternas, pois são locais propícios para procriação dos mosquitos. No caso das caixas de água e cisternas, ele lembrou que deve ser feito o tratamento com pastilhas para o controle vetorial. Na reunião da semana passada, o prefeito de Santa Helena, BLÁSIO HICKMANN, anunciou a compra de um drone com câmera para auxiliar na vistoria em lugares altos como calhas e caixas de água.
Tunápolis terá escolha de soberanas e baile de aniversário de emancipação. O prefeito, MARINO FREY, relata programações para comemorar os 34 anos de emancipação político-administrativa. O aniversário é no dia 26 de abril, porém, as comemorações vão ocorrer na véspera do feriado municipal, com atrações no Ginásio de Esportes. O baile do município terá escolha das soberanas da décima quinta Efacitus, que será realizada em 2024. Segundo FREY, o interesse em participar do concurso é motivo de satisfação, com 12 candidatas concorrendo ao título de rainha e princesas da Feira. O evento de escolha das soberanas já é tradicional na programação de aniversário de Tunápolis e costuma reunir um grande público.
MARINO FREY lembra que as atrações terão início às 20 horas e 30 minutos com pronunciamentos, seguido de desfile e baile com animação do Grupo Momentos. Segundo o Prefeito de Tunápolis, o ingresso é livre e isso gera uma grande oportunidade para comemorar o aniversário do município. FREY lembra que as soberanas são importantes na divulgação da Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Tunápolis. Elas também representam o município em outros eventos em toda a região.
O Ministério Público de Santa Catarina realizou a entrega de um carro zero quilômetro, modelo Fiat Pulse MT, para o Conselho Tutelar de Mondaí. O automóvel faz parte de um kit que visa estruturar as atividades desenvolvidas em defesa das crianças e adolescentes. Outros equipamentos devem ser entregues na próxima etapa, sendo cinco computadores, impressora multifuncional, bebedouro, refrigerador, cadeira para o transporte de crianças em automóvel e smartphone. A Secretária de Assistência Social de Mondaí, LUCIANE MARASCHIN, destaca que o Conselho Tutelar, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Rede de Apoio, asseguram os direitos da criança e do adolescente, sendo um órgão que tem fundamental importância para ajudar no enfrentamento à negligência, violência e exploração sexual, além de fortalecer o acesso aos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Os vereadores de Iporã do Oeste vão se reunir para a décima Sessão Ordinária do ano na noite desta segunda-feira. A reunião terá votação de dois Projetos de Lei, de autoria do Executivo, em segundo turno. Um deles é o Projeto 092023, aprovado na primeira votação e que autoriza o Município a conceder repasse financeiro no valor de até trezentos mil reais para a Associação Grêmio União. O recurso é destinado e deverá ser aplicado no pagamento das despesas decorrentes da construção das arquibancadas cobertas junto ao campo de futebol da Associação, no Estádio Laura Rauber. O referido Projeto prevê que, caso aprovado, a partir da data da liberação dos recursos, a entidade beneficiada terá o prazo de 60 dias para realizar a execução do Plano de Trabalho e a prestação de contas à Unidade de Controle Interno da prefeitura, mediante apresentação de documentos fiscais que comprovem a aplicação dos recursos.
Na Sessão Ordinária desta segunda-feira, os vereadores de Iporã do Oeste também vão discutir e votar em segundo turno, o Projeto de Lei 102023, aprovado por unanimidade na primeira votação e que autoriza o Município a formalizar acordo de cooperação com a Associação Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Iporã do Oeste – FAIC, com a finalidade de realizar a décima edição do evento entre os dias sete e dez de setembro. Através do acordo, a Associação ficará encarregada por todos os atos de administração e gerenciamento do evento. Na justificativa, o Executivo afirma que será uma excelente oportunidade de negócios, onde várias empresas do município e da região terão uma oportunidade diferenciada para demonstrar seu potencial, divulgando seus produtos e potenciais nos mais diversos setores que abrangem a Feira. A Sessão Ordinária vai iniciar às 19h, no Plenário Vereador Pedro Artur Ammon, na Rua Boa Vista, em Iporã do Oeste.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina iniciou uma atividade preventiva em todas as escolas estaduais nesta segunda-feira. A ação vai ocorrer nos turnos matutino e vespertino e prevê a presença de uma viatura na entrada da escola por pelo menos 30 minutos. Conforme o comandante do Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste, sargento OLDAIR SCHMITZ, a ordem para a realização da ação preventiva foi recebida neste domingo e nos próximos dias deverá ocorrer a regulamentação da atividade, por parte do comando estadual dos Bombeiros. Ele explica que a ação não vai ocorrer necessariamente no horário de entrada ou saída dos alunos, mas que haverá a presença de uma viatura na frente da instituição de ensino em algum momento do turno escolar. A medida foi tomada após o ataque a uma creche em Blumenau, na semana passada, que deixou quatro crianças mortas.
Uma reunião de emergência entre várias autoridades foi realizada na última quinta-feira, na sede da Prefeitura de Iporã do Oeste, para debater sobre os diferentes tipos de violências e definir algumas ações após o ataque a creche, em Blumenau, na semana passada. Conforme a Secretária de Educação de Iporã do Oeste, NEUSA BEILKE, uma das abordagens foi sobre o crescimento da violência doméstica, da violência em acidentes de trânsito, o crescimento da automutilação de crianças e adolescentes e o alto índice de suicídios de crianças e jovens. A Secretária observa que existe um problema maior por trás de todas as situações de violência e que a preocupação das autoridades é de buscar uma articulação com a comunidade, visando encontrar estratégias de combatê-las pela raiz.
NEUSA BEILKE salienta que durante a reunião realizada na quinta-feira, foram apresentadas as ações já adotadas pela municipalidade e apontadas as ações que ainda podem ser feitas para melhorar a segurança das escolas. A Secretária de Educação de Iporã do Oeste frisa que o objetivo é de ouvir a comunidade em uma grande Audiência Pública marcada para acontecer nesta quarta-feira, 12 de abril, a partir das 19h, no pavilhão católico da cidade. A reunião contará com a presença de autoridades da segurança pública e da administração municipal abordando sobre as estratégias de segurança e o trabalho de base que precisa ser feito, principalmente sobre o convívio familiar. NEUSA BEILKE reforça a importância de que pelo menos uma pessoa de cada família participe da Audiência Pública na noite desta quarta-feira.
A Casa Familiar Rural Esperança de Iporã do Oeste realizou visitas às propriedades dos alunos do primeiro ano do Ensino Médio. A atividade aconteceu na semana passada e é uma das ferramentas da pedagogia da alternância. De acordo com a diretora, ITAMARA BAGATINI, o objetivo das visitas é conhecer a realidade em que cada aluno vive, suas famílias, o dia-a-dia e as culturas. ITAMARA salienta que a atividade faz parte da formação dos estudantes e possibilita que os professores desenvolvam trabalhos de acordo com as necessidades de cada aluno. A diretora explica que os professores se dividem em trios para visitar cada propriedade, em momentos prazerosos que geram maior integração entre escola e famílias. A diretora da Casa Familiar Rural Esperança de Iporã do Oeste, ITAMARA BAGATINI, enaltece que as visitas são realizadas anualmente e contemplam todas as turmas do Ensino Médio. Ela enfatiza que no mês de junho as visitas serão dedicas aos alunos do segundo ano e em julho serão visitadas as famílias dos alunos do terceiro ano do educandário.
A Campanha de Vacinação contra a Influenza inicia nesta segunda-feira em Iporã do Oeste, seguindo o calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde. De acordo com o enfermeiro chefe da Unidade de Saúde, PAULO MASSING, o público prioritário são as crianças maiores de seis meses até os seis anos de idade, os idosos acima de 60 anos ou com doenças crônicas como hipertensão e diabetes, os trabalhadores da saúde, professores e motoristas do transporte coletivo. MASSING enfatiza que a população deve procurar a sala de vacinas em horário de expediente, até o dia 31 de maio. O enfermeiro explica que a vacina não tem efeito colateral e possui uma boa eficácia. No entanto, as pessoas que estiverem com quadro gripal muito intenso nesse período devem evitem realizar a vacina até a melhora do quadro de saúde. O enfermeiro chefe da Unidade de Saúde de Iporã do Oeste, PAULO MASSING, salienta a importância da população realizar a vacinação antes do período do inverno para garantir uma maior imunidade, evitando dessa forma, quadros gripais e problemas respiratórios mais graves. Outra forma de prevenção apontada pelo enfermeiro é manter os ambientes ventilados e arejados, bem como lavar as mãos com frequência. PAULO MASSING lembra também que no caso das doenças respiratórias, o uso da máscara segue sendo importante em ambientes fechados ou com presença de um número maior de pessoas.
A Polícia Rodoviária Federal encerrou à meia-noite deste domingo, a Operação Semana Santa 2023, que começou na quinta-feira. Nestes quatro dias, a PRF registrou 105 acidentes, nos quais 126 pessoas ficaram feridas e cinco morreram em Santa Catarina. Em comparação com o mesmo feriadão do ano passado, houve aumento nos três indicadores de comparação: acidentes, feridos e óbitos. Os cinco óbitos foram registrados na sexta-feira em colisões frontais na BR-282, em Chapecó e em São José do Cerrito, no sábado em colisão frontal na BR-470 em Gaspar e num atropelamento de pedestre na BR 280, em Canoinhas. Quatro das cinco vítimas morreram devido ao mesmo tipo de acidente: colisão frontal em pista simples, devido a ultrapassagens mal sucedidas.
Nos quatro dias de trabalho especial, a fiscalização da PRF flagrou 95 motoristas dirigindo sob efeito de álcool, 168 ultrapassando em local proibido, 20 manuseando o celular e mil 256 transitando acima da velocidade máxima, com destaque negativo para uma motocicleta flagrada a 183 quilômetros por hora na BR-282. Além disso, 256 pessoas foram flagradas sem o cinto de segurança e 38 crianças estavam viajando fora da cadeirinha de segurança.
Uma moradora de São Miguel do Oeste perdeu mais de quatro mil reais em um golpe no WhatsApp. A ocorrência de estelionato foi atendida pela Polícia Militar na última quinta-feira. Uma mulher relatou aos policiais que recebeu uma mensagem pelo aplicativo WhatsApp informando ser sua filha, porém, com um novo número de contato, sendo esse, do seu trabalho. A suposta filha solicitou dinheiro e disse que precisava do valor, pois haviam vários boletos que venceriam naquela data e que o seu aplicativo não estava funcionando. A mulher acreditando na conversa, fez dois PIX, sendo um no valor de mil e 800 e outro de doi mil 498 reais, totalizando dessa forma, quatro mil 298 reais em PIX. Após as transferências realizadas, o criminoso apagou as mensagens e a mulher acionou a polícia, sendo registrado um Boletim de Ocorrência.
A Polícia Militar de Guaraciaba atendeu no final da tarde da última sexta-feira, uma ocorrência de possível estupro de vulnerável. Os policiais militares se deslocaram até a residência da possível vítima e lá encontraram as conselheiras tutelares e os pais do menino, além da própria criança. Em conversa com os profissionais, o pai do garoto contou que seu filho estava brincando nas proximidades da sua casa e que ao voltar para casa, relatou que estava com dor na região anal, sendo que ao ser questionado, a criança disse que um adolescente, de 14 anos, havia mexido com ele. Diante dos fatos, o garoto foi encaminhado para o hospital e por volta das 23h30, o médico de plantão confirmou parcialmente se tratar de um abuso sexual. O profissional solicitou ainda um exame de anuscopia. Os policiais militares se deslocaram até a residência do suspeito e ele foi ouvido e qualificado, para seguimento da ocorrência na delegacia de Polícia Civil.
Uma mulher ficou ferida em uma colisão entre dois veículos na SC 163, em Itapiranga. O acidente de trânsito foi registrado por volta das 20h de sábado, na SC 163, nas proximidades da entrada da Linha Popi, no interior do município. Foi uma colisão entre os veículos Clio e Civic, ambos com placas de Itapiranga. Uma mulher, de 64 anos, que conduzia o veículo Clio ficou ferida. Ela relatava dificuldade respiratória e dor na perna direita. Após atendimento dos Bombeiros no local, ela foi conduzida pelo Samu ao Hospital de Itapiranga, com uso de oxigênio. O condutor do Civic, de 29 anos, foi atendido pelo Corpo de Bombeiros. Ele relatava dor no peito e também foi conduzido ao Hospital. A Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste também esteve presente no local e fez o registro da ocorrência.