ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sábado 10 04 2021

-BOLSONARO DIZ QUE BARROSO AGIU COM MILITÂNCIA POLÍTICA NO CASO DA CPI DA COVID

-MEDIDAS RESTRITIVAS SÃO PRORROGADAS POR MAIS 14 DIAS EM SANTA CATARINA

-GRUPO DE PAIS PEDE VOLTA DAS AULAS PRESENCIAIS NO INSTITUTO FEDERAL

-CONSELHO LANÇA EDITAL PARA FINANCIAR PROJETOS NA ÁREA DA INFÂNCIA

-PELA PRIMEIRA VEZ EM MAIS DE 40 DIAS, HOSPITAL TEM LEITOS VAGOS DE UTI-COVID

-INCENDIO DESTRÓI RESIDÊNCIA EM PROPRIEDADE RURAL

-MOTOCICLISTA SOFRE FERIMENTOS EM ACIDENTE NA SC 163

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 65 centavos. O euro está valendo seis reais e 72 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

Grupos de jovens e a polícia na Irlanda do Norte entraram em confronto pela décima noite seguida. Os incidentes começaram em 30 de março, quando um grupo de jovens lançou coquetéis molotov contra uma viatura policial na cidade. Desde então, houve mais atos violentos, especialmente nas regiões favoráveis à permanência da Irlanda do Norte no Reino Unido. Os grupos não aceitam a saída do país da União Europeia. O governo britânico reiterou o pedido de calma à população nesta sexta-feira.

O príncipe PHILIP, marido da rainha ELIZABETH SEGUNDA, do Reino Unido, morreu aos 99 anos nesta sexta-feira. Ele completaria 100 anos em junho. A causa exata da morte ainda não foi informada pelo Palácio de Buckingham. Em fevereiro, ele passou mal e foi internado como "medida de precaução". No entanto, o príncipe precisou ser submetido a uma cirurgia cardíaca. Ele recebeu alta depois de um mês. O velório será realizado na capela de São Jorge, no Castelo de Windsor. O príncipe também vai ser enterrado nesse castelo.

Autoridades norte-americanas e iranianas se desentenderam nesta sexta-feira sobre quais sanções os Estados Unidos deveriam suspender para a retomada do acordo nuclear de 2015. Washington prevê um impasse se Teerã seguir com a exigência de que todas as sanções desde 2017 sejam removidas. Os dois países estabeleceram posições duras durante conversas indiretas em Viena sobre como trazer ambos de volta ao cumprimento total do acordo. As negociações, nas quais autoridades da União Europeia estão fazendo a intermediação, visam restaurar o ponto central do acordo que são restrições às atividades nucleares do Irã em troca da retirada de sanções norte-americanas e internacionais.

O Ministério da Educação anunciou a prorrogação das inscrições do Sistema de Seleção Unificada para a próxima quarta-feira. O sistema se encerraria às 23 e 59 desta sexta. A data de divulgação dos resultados também foi transferida da próxima terça para a sexta, dia 16. Neste ano serão ofertadas 209 mil 190 mil vagas, distribuídas em cinco 685 mil cursos de graduação em universidades públicas do país. A pasta não explicou o motivo para a extensão do prazo em nota divulgada no site, mas post do ministro no Twitter menciona que foram "sensíveis às demandas dos estudantes". Pelo segundo ano consecutivo, candidatos reclamaram de um sistema introduzido pelo MEC que infla temporariamente as notas de corte e foi chamado de "dupla classificação" ou "nota fantasma".

O governo federal anunciou nesta sexta-feira a redução do percentual de mistura do biodiesel no diesel, de 13 para 10 por cento. O objetivo é segurar o preço do combustível, que acumula alta de 36 por cento nas refinarias em 2021. A decisão dos ministérios de Minas e Energia e da Agricultura se dá perto do fim da isenção fiscal ao diesel. Emarço, o governo federal zerou as alíquotas de PIS e Cofins que incidiam sobre o produto, medida que tem prazo de vigência até o próximo dia 30. A redução na mistura do biodiesel, portanto, seria uma forma de compensar o aumento no preço em razão da volta dos impostos.

O presidente JAIR BOLSONARO criticou nesta sexta-feira o ministro LUÍS ROBERTO BARROSO, do Supremo Tribunal Federal, por ter determinado a instalação no Senado de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a atuação do governo federal no enfrentamento da pandemia da Covid-19. Pela manhã, por meio de uma rede social, o presidente afirmou, em relação a BARROSO, que "falta-lhe coragem moral e sobra-lhe imprópria militância política". O ministro BAROSSO respondeu no começo da tarde afirmando que cumpre o que é previsto na Constituição e desempenha o papel de magistrado com "seriedade, educação e serenidade". O ministro tomou a decisão ao julgar pedido levado ao Supremo por dois senadores e disse que, antes de decidir, consultou todos os demais ministros do STF.

O Procurador-Geral de Justiça, FERNANDO COMIN, foi reconduzido à chefia do Ministério Público de Santa Catarina nesta sexta-feira. Reeleito pelos pares com 87 por cento dos votos, COMIN pontuou as posições do MP na condução da pandemia,falou sobre fake news, polarização e o papel constitucional em defesa da democracia. Ele terminou o discurso com um pedido aos procuradores estaduais e da União para que atuem com “serenidade e isenção ideológica”. O procurador afirmou que o “reducionismo ideológico” é o maior desafio das instituições em um período de “instabilidade e tensão institucional”.

A região da Grande Florianópolis apareceu no relatório do governo catarinense nesta sexta-feira sem nenhum paciente aguardando leito de Unidade de Terapia Intensiva Covid. Com isso, agora o estado tem duas áreas sem filas. A outra é a Grande Oeste. Mesmo assim, ainda há 134 pessoas no território catarinense que esperam por uma vaga de UTI Covid. A taxa de ocupação de leitos de UTI da rede pública é de 96 vírgula 30 por cento. O boletim desta sexta do governo do estado também trouxe a informação de que 832 mil 834 pessoas foram infectadas com o novo coronavírus desde o início da pandemia. Desse total, 11 mil 874 morreram.

As restrições para conter o coronavírus em Santa Catarina foram prorrogadas por mais 14 dias. Com a decisão do governo do Estado, as medidas restritivas que iriam até a próxima segunda-feira vão continuar valendo até as seis horas da manhã do dia 26 de abril. As normas estabelecidas no novo decreto, publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial, foram debatidas pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde. Com isso, as regras que estavam em vigor continua valendo, como por exemplo, a abertura do comércio entre oito da manhã e oito da noite e a proibição do fornecimento de bebidas alcoólicas para consumo no próprio estabelecimento entre dez da noite e seis da manhã.

O Peperi Debates deste sábado discutiu a redução dos índices de criminalidade neste ano e como está a segurança pública em tempos de pandemia. O programa também questionou se o tensionamento gerado pela preocupação com a doença, pelas restrições, pela consequência no campo econômico e pelo distanciamento afetam o comportamento humano e abrem os caminhos para a violência. O debate reuniu o comandante da Policia Militar, tenente coronel JAILSON FRANZEN, o delegado regional da Polícia Civil, delegado WESLEY ANDRADE e o advogado DARLAN KUHN. O áudio e as fotos do programa estão disponíveis no portal da Peperi na internet.

A queda dos índices de ocorrências criminais no primeiro trimestres deste ano é explicada por uma série de fatores. De acordo com o comandante da Polícia Militar na região, tenente coronel JAILSO FRANZEN, uma das razões da redução é o trabalho de inteligência e de envolvimento dos policiais com a comunidade. Além disso, as medidas restritivas que reduziram o consumo de bebida alcoólica e deixaram as pessoas mais tempo em casa tiveram impactos no número de crimes. FRANZEN disse que a região tem poucos registros de homicídios, roubos e furtos. Ele ressaltou que a ação policial acabou gerando o aumento de alguns crimes, como tráfico de drogas, por exemplo. O policial citou que a ocorrência que mais aconteceu neste ano foram as perturbações do sossego e festas clandestinas.

Os números da criminalidade em 2021 são impressionantes, especialmente porque o volume de ocorrências no primeiro trimestre do ano passado já foi reduzido. A avaliação é do delegado regional da Polícia Civil, WESLEY ANDRADE. Ele comentou que os resultados desse ano são fruto de um trabalho conjunto e articulado das polícias, do Ministério Público e outros órgãos. Para ANDRADE, os números do primeiro trimestre mostram que a estrutura de segurança pública tem funcionado bem em Santa Catarina. O delegado comentou que apesar da queda geral, alguns crimes tiveram alta na região, como os golpes aplicados de diversas formas.

A redução dos indicadores sobre a criminalidade é, de fato, um sinal de que a violência está em queda. O comentário é do advogado DARLAN KUHN. Ele ressaltou, no entanto que os dados são gerais e podem ser diferentes em algumas regiões. DARLAN lembrou que os crimes aumentaram nos primeiros meses da pandemia em 2020, mas agora, um ano depois, está acontecendo exatamente o contrário, ou seja, a redução da criminalidade. O advogado destacou que o momento de tensão gerado pela pandemia não provocou, de forma expressiva, comportamentos mais violentos ou agressivos por parte das pessoas. Ele também entende que a além dos dados oficiais, a realidade que não chega até o conhecimento das autoridades também teve queda.

A Polícia Civil firmou parceria com o Senac para a oferta de cursos profissionalizantes a mulheres que são atendidas nas DPCAMI’s de todo Estado de Santa Catarina. O objetivo dessa parceria é disponibilizar a mulheres envolvidas em situação de violência doméstica o acesso a oportunidades de qualificação profissional. De acordo com a delegada LISIANE JUNGES, os casos de violência doméstica são caracterizados por condutas violentas praticadas entre pessoas que se conhecem e mantém vínculos. Ela explicou que reestruturar esses vínculos, ou mesmo rompê-los, exige que a mulher se fortaleça e é isso que essa parceria da Polícia Civil com o SENAC espera que aconteça.

Um grupo de pais se reuniu nesta semana com a direção do Instituto Federal de Santa Catarina, Campus de São Miguel do Oeste para pedir o retorno presencial das aulas na instituição de ensino. A informação é do diretor, DIEGO MARTINS. De acordo com ele, essa conversa foi proposta pelos pais dos alunos que frequentam o curso integrado do IFSC, ou seja, aqueles que realizam o ensino médio e o técnico de forma simultânea. Conforme ele, a intenção dos pais é que a instituição retorne, mesmo que de forma parcial as atividades no campus de São Miguel do Oeste.

O campus do IFSC de São Miguel do Oeste está com as atividades presenciais suspensas desde o começo da pandemia no ano passado. A lembrança é do diretor, DIEGO MARTINS. Segundo ele, na reunião desta semana, os pais apresentaram o pedido do retorno para a instituição, além de realizar uma série de considerações relativas ao modo de ensino nesse período e de como os filhos estão conseguindo lidar com o ensino remoto desde então. Ele destacou que os pais alegaram que os prejuízos com a falta das aulas práticas são grandes e por isso o IFSC deve considerar e retornar, mesmo que de forma parcial as atividades no campus de São Miguel do Oeste.

A decisão de retorno ou não das atividades no Instituto Federal de Santa Catarina não pode ocorrer de forma isolada. A explicação é do diretor do campus de São Miguel do Oeste, DIEGO MARTINS. Ele comentou que o IFSC não permite que cada diretor tome essa decisão, ou seja, ou todos os campus retornam ou nenhum retoma as atividades presenciais. Ele disse que essa decisão é coletiva e é tomada pelo Conselho Superior do instituto que se reúne com frequência para analisar a situação do coronavírus e decidir pelo retorno presencial ou não. DIEGO lembrou que esse conselho vai se reunir no próximo dia 19 e o pedido apresentado pelos pais será repassado aos demais conselheiros do Instituto Federal de Santa Catarina.

As obras na BR 163 começam a ser intensificadas no trevo de São José do Cedro. Nesta semana, as máquinas da Torc realizaram alguns serviços de adaptação do solo para a aplicação da camada asfáltica, depois da base de sustento da rodovia. O trabalho está concentrado trecho compreendido entre São José do Cedro a Guarujá do Sul. As máquinas realizaram a retirada de pedras e da mata verde que havia ao lado da rodovia. Os trabalhos iniciaram no dia 22 de março e nesta quinta-feira, a empresa encaminhou novos maquinários à região para ampliar o ritmo das ações nessa fase inicial de retomada do projeto.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente lançou, nesta semana, o edital de seleção de projetos a serem financiados pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. De acordo com o presidente do CMDCA, MÁRCIO PICOLLO, o edital estabelece todos os critérios a serem cumpridos para o credenciamento, incluindo os requisitos, análise, classificação e prestação de contas dos recursos que serão liberados para as entidades. O edital está disponível no Portal da Transparência do Município. O evento de lançamento do edital do FIA contou com a presença de representantes da prefeitura, câmara de vereadores, Unoesc, CDL e núcleo de contadores.

O objetivo do Conselho municipal dos direitos da criança e adolescente é contar com o apoio dos contadores para incentivar os empresários a destinar um percentual da declaração do imposto de renda para o FIA. O presidente do conselho, MARCIO PICOLLO explicou que ao fazer essa opção, parte do imposto pago é destinado para o fundo municipal que financia projetos na área da infância e juventude. Atualmente, o FIA possui 353 mil reais em caixa e uma Comissão vai analisar todos os projetos selecionados. A intenção é atender o maior número possível de projetos e crianças com esses recursos.

O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, recebeu nesta semana, a visita do deputado estadual ONIR MOCELLIN que confirmou a destinação de uma emenda de 600 mil reais para o município. O parlamentar esteve na prefeitura e explicou que serão 250 mil reais para a Educação, que serão investidos na ampliação de creches, e mais 350 mil para a área de infraestrutura. O deputado também fez a entrega simbólica de um veículo para a Polícia Militar do município. O carro foi adquirido com recursos que também são oriundos de emenda parlamentar.

A bancada do Oeste, formada por deputados estaduais da região, firmou um compromisso com Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste. Em reunião realizada na última quarta-feira, os parlamentares também frisaram que irão em busca de apoio financeiro para a instituição. Na oportunidade, os deputados lembraram que durante a pandemia causada pela Covid-19, o Hospital passou por falta de profissionais, medicamentos e teve um aumento considerável nas despesas, além de ter reorganizado o atendimento aos pacientes que procuravam a unidade diariamente.

Pela primeira vez depois de cerca de 40 dias, o Hospital Regional tem dois leitos disponíveis no setor da UTI Covid. De acordo com boletim divulgado no final da tarde de ontem, 23 pacientes estavam internados no setor, o que representa uma taxa de ocupação de 93 por cento. Na enfermaria, são 16 confirmado e cem por cento de ocupação. Dois pacientes aguardam leito de enfermaria no Pronto Socorro. Em São Miguel do Oeste, 14 pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta sexta-feira. Outras 21 pessoas entraram para a lista de recuperados. No total, 110 estão com o vírus ativo.

O Hospital Regional passou cinco dias sem registrar mortes por coronavírus. Desde o início da pandemia, 226 pessoas perderam a vida na unidade em decorrência da Covid. Depois de cinco dias sem óbito, ontem, uma idosa de 65 anos de Itapiranga, morreu no Hospital. Este foi o maior período, nos últimos dois meses, em que a instituição ficou sem ter óbitos. Mesmo com a redução dos óbitos e com a queda da taxa de ocupação dos leitos de UTI, o Hospital Regional emitiu uma nota reforçando a necessidade da manutenção dos cuidados para evitar a transmissão do coronavírus. De acordo com a

a coordenadora de enfermagem, ANDRÉIA BOMFIM, os cuidados como o uso de máscara, evitar aglomerações e higienizar as mãos, mantendo o isolamento social, são muito importantes para evitar a disseminação da Covid-19.

A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste vai realizar na próxima semana a aplicação da segunda dose da vacinação contra covid para idosos de 69 a 71 anos e profissionais da saúde que receberam a primeira dose em 23 de março. Na terça, as pessoas com 71 anos devem comparecer à Praça Walnir Bottaro Daniel entre oito da manhã e meio-dia. Na parte da tarde, a vacina estará disponível para os idosos de 71 anos. Na quarta-feira pela manhã, o cronograma do município prevê a segunda dose para idosos de 69 anos e profissionais da saúde. Para receber o imunizante é necessário apresentar a Carteira de Vacinação, onde consta a comprovação da aplicação da primeira dose.

Uma residência de 100 metros quadrados foi totalmente destruída por incêndio no interior de Riqueza no começo da madrugada deste sábado. O fogo atingiu uma casa que fica na Linha Anta Gorda Baixa. O Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste atendeu a ocorrência por volta da meia noite. A edificação de alvenaria tinha apenas um pavimento e estava totalmente em chamas. As quatro pessoas que estavam na residência conseguiram sair assim que perceberam as chamas. Elas conseguiram salvar um carro e uma moto que estavam na garagem. Os bombeiros conseguiram apagar o incêndio depois de uma trabalho. As causas o sinistro não foram confirmadas pelo Corpo de Bombeiros.

A Polícia Militar fez uma nova apreensão de vinhos da Argentina na tarde de ontem em Dionísio Cerqueira. Uma guarnição da PM flagrou oito pessoas atravessando a fronteira com cerca de 230 garrafas de vinho sem o registro dos produtos na Receita Federal. Segundo a polícia, o valor estimado das mercadorias é de aproximadamente 35 mil reais. As pessoas, que estavam fazendo a passagem a pé, correram quando a guarnição chegou. Elas conseguiram fugir. Os vinhos estavam embalados com sacos pretos. As garrafas foram apreendidas e levadas para a Receita Federal.

A Polícia Rodoviária Estadual registrou apenas um acidente com pessoa ferida nas últimas 24 horas nas rodovias da região. Foi uma queda de motocicleta por volta das três horas da tarde de ontem na SC 163, na Linha Santa Fé Alta, interior de Itapiranga. Um homem de 44 anos, morador de São Miguel do Oeste, estava retornando de Itapiranga quando perdeu o controle da direção e sofreu uma queda na pista. A guarnição do Corpo de Bombeiros socorreu a vítima que sofreu várias escoriações. O homem foi conduzido para o Hospital de Itapiranga.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.