ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 10-04-2021 Sábado

-BOLSONARO DIZ QUE BARROSO AGIU COM MILITÂNCIA POLÍTICA NO CASO DA CPI DA COVID

-MEDIDAS RESTRITIVAS SÃO PRORROGADAS POR MAIS 14 DIAS EM SANTA CATARINA

-MUNICÍPIO REGISTRA MAIS DE 70 POR CENTO DOS CASOS DE COVID NESTE ANO

-TUNÁPOLIS INCENTIVA DOAÇÃO DE SANGUE

-CASAN VIABILIZA AÇÕES PARA EVITAR REVEZAMENTO NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA

-SINDICATO AJUDA NO ENCAMINHAMENTO DO AUXÍLIO DOENÇA AO INSS

-CASA DE ALVERNARIA É DESTRUÍDA POR INCÊNDIO NA REGIÃO

-HOMEM É PRESO POR DESCAMINHO DE VINHO ARGENTINO


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 33graus. A mínima das últimas horas foi de 17graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 65centavos. O euro está valendo seis reais e 72 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.


Grupos de jovens e a polícia na Irlanda do Norte entraram em confronto pela décima noite seguida. Os incidentes começaram em 30 de março, quando um grupo de jovens lançou coquetéis molotov contra uma viatura policial na cidade. Desde então, houve mais atos violentos, especialmente nas regiões favoráveis à permanência da Irlanda do Norte no Reino Unido. Os grupos não aceitam a saída do país da União Europeia. O governo britânico reiterou o pedido de calma à população nesta sexta-feira.


O príncipe PHILIP, marido da rainha ELIZABETH SEGUNDA, do Reino Unido, morreu aos 99 anos nesta sexta-feira. Ele completaria 100 anos em junho. A causa exata da morte ainda não foi informada pelo Palácio de Buckingham. Em fevereiro, ele passou mal e foi internado como "medida de precaução". No entanto, o príncipe precisou ser submetido a uma cirurgia cardíaca. Ele recebeu alta depois de um mês. O velório será realizado na capela de São Jorge, no Castelo de Windsor. O príncipe também vai ser enterrado nesse castelo.


Autoridades norte-americanas e iranianas se desentenderam nesta sexta-feira sobre quais sanções os Estados Unidos deveriam suspender para a retomada do acordo nuclear de 2015. Washington prevê um impasse se Teerã seguir com a exigência de que todas as sanções desde 2017 sejam removidas. Os dois países estabeleceram posições duras durante conversas indiretas em Viena sobre como trazer ambos de volta ao cumprimento total do acordo. As negociações, nas quais autoridades da União Europeia estão fazendo a intermediação, visam restaurar o ponto central do acordo que são restrições às atividades nucleares do Irã em troca da retirada de sanções norte-americanas e internacionais.



O Ministério da Educação anunciou a prorrogação das inscrições do Sistema de Seleção Unificada para a próxima quarta-feira. O sistema se encerraria às 23 e 59 desta sexta. A data de divulgação dos resultados também foi transferida da próxima terça para a sexta, dia 16. Neste ano serão ofertadas 209 mil 190 mil vagas, distribuídas em cinco 685 mil cursos de graduação em universidades públicas do país. A pasta não explicou o motivo para a extensão do prazo em nota divulgada no site, mas post do ministro no Twitter menciona que foram "sensíveis às demandas dos estudantes". Pelo segundo ano consecutivo, candidatos reclamaram de um sistema introduzido pelo MEC que infla temporariamente as notas de corte e foi chamado de "dupla classificação" ou "nota fantasma".


O governo federal anunciou nesta sexta-feira a redução do percentual de mistura do biodiesel no diesel, de 13 para 10 por cento. O objetivo é segurar o preço do combustível, que acumula alta de 36 por cento nas refinarias em 2021. A decisão dos ministérios de Minas e Energia e da Agricultura se dá perto do fim da isenção fiscal ao diesel. Emarço, o governo federal zerou as alíquotas de PIS e Cofins que incidiam sobre o produto, medida que tem prazo de vigência até o próximo dia 30. A redução na mistura do biodiesel, portanto, seria uma forma de compensar o aumento no preço em razão da volta dos impostos.


O presidente JAIR BOLSONARO criticou nesta sexta-feira o ministro LUÍS ROBERTO BARROSO, do Supremo Tribunal Federal, por ter determinado a instalação no Senado de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a atuação do governo federal no enfrentamento da pandemia da Covid-19. Pela manhã, por meio de uma rede social, o presidente afirmou, em relação a BARROSO, que "falta-lhe coragem moral e sobra-lhe imprópria militância política". O ministro BAROSSO respondeu no começo da tarde afirmando que cumpre o que é previsto na Constituição e desempenha o papel de magistrado com "seriedade, educação e serenidade". O ministro tomou a decisão ao julgar pedido levado ao Supremo por dois senadores e disse que, antes de decidir, consultou todos os demais ministros do STF.


O Procurador-Geral de Justiça, FERNANDO COMIN, foi reconduzido à chefia do Ministério Público de Santa Catarina nesta sexta-feira. Reeleito pelos pares com 87 por cento dos votos, COMIN pontuou as posições do MP na condução da pandemia, falou sobre fake news, polarização e o papel constitucional em defesa da democracia. Ele terminou o discurso com um pedido aos procuradores estaduais e da União para que atuem com “serenidade e isenção ideológica”. O procurador afirmou que o “reducionismo ideológico” é o maior desafio das instituições em um período de “instabilidade e tensão institucional”.


A região da Grande Florianópolis apareceu no relatório do governo catarinense nesta sexta-feira sem nenhum paciente aguardando leito de Unidade de Terapia Intensiva Covid. Com isso, agora o estado tem duas áreas sem filas. A outra é a Grande Oeste. Mesmo assim, ainda há 134 pessoas no território catarinense que esperam por uma vaga de UTI Covid. A taxa de ocupação de leitos de UTI da rede pública é de 96 vírgula 30 por cento. O boletim desta sexta do governo do estado também trouxe a informação de que 832 mil 834 pessoas foram infectadas com o novo coronavírus desde o início da pandemia. Desse total, 11 mil 874 morreram.


As restrições para conter o coronavírus em Santa Catarina foram prorrogadas por mais 14 dias. Com a decisão do governo do Estado, as medidas restritivas que iriam até a próxima segunda-feira vão continuar valendo até as seis horas da manhã do dia 26 de abril. As normas estabelecidas no novo decreto, publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial, foram debatidas pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde. Com isso, as regras que estavam em vigor continua valendo, como por exemplo, a abertura do comércio entre oito da manhã e oito da noite e a proibição do fornecimento de bebidas alcoólicas para consumo no próprio estabelecimento entre dez da noite e seis da manhã.


-AÇÃO EM CONJUNTO POSSIBILITA CAMPANHA DO AGASALHO

-MUNICÍPIO REGISTRA MAIS DE 70 POR CENTO DOS CASOS DE COVID NESTE ANO

-TUNÁPOLIS INCENTIVA DOAÇÃO DE SANGUE

-CASAN VIABILIZA AÇÕES PARA EVITAR REVEZAMENTO NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA

-SINDICATO AJUDA NO ENCAMINHAMENTO DO AUXÍLIO DOENÇA AO INSS


A Campanha Nota Premiada, realizada pela prefeitura de Iporã do Oeste, contemplou mais cinco pessoas na manhã de ontem. O sorteio é mensal, com cinco prêmios de R$ 200,00. Os ganhadores foram: IDAIR RECH REINA, ANDREIA DALLA NORA, IRIA SCHUH, JOSÉ CLAUDIR AHMAM e JONE FOLLMANN. Os contemplados devem procurar a prefeitura para encaminhar o recebimento do prêmio. O sorteio tem por objetivo estimular a aquisição de produtos e serviços no comércio local. Para participar o munícipe deve apresentar e trocar na prefeitura as notas fiscais de compra ou de prestação de serviços. Cada nota fiscal emitida pelo comércio de Iporã do Oeste garante ao cidadão o direito a um cupom e para cada nota fiscal de prestação de serviço tem direito a duas cartelas, que após serem preenchidas corretamente devem ser depositadas na urna que fica na prefeitura.


O tema da epilepsia foi destacado pelo deputado estadual VICENTE CAROPRESO, que é médico neurologista e repercutiu o tema na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Para o parlamentar, o desafio é romper preconceitos quanto à doença e garantir que pacientes tenham acesso a tratamento adequado. A epilepsia é um distúrbio neurológico crônico que afeta quase dois milhões no Brasil. Em Santa Catarina, são cerca de 130 mil pessoas. Médica que atua no Hospital Sagrada Família de Itapiranga, DESIRE?E SABIONI afirma que o diagnóstico da doença é feito com exame físico em análise durante a crise e exames especializados. Ela cita que os pacientes que realizam o tratamento correto deixam de ter ataques, porém muitas dessas pessoas têm dificuldade em conseguir realizar exames como eletroencefalograma e tomografia de crânio.


Pacientes que fazem uso contínuo de medicação conseguem evolução e até deixam de tomar remédios, mas maioria precisa manter medicação mínima para ter boa qualidade de vida. Já uma pequena parcela tem casos graves de epilepsia. A médica DESIRE?E SABIONI observa que as crises duram em média de 30 segundos a cinco minutos e neste período é para evitar colocar a mão na boca da pessoa, que pode morder por estar fora de controle, manter deitada e ter cuidado para não se bater e causar ferimentos. A doença afeta todas as idades, porém é mais comum em crianças prematuras e idosos que já tiveram algum problema de saúde anterior.


Mais 164 doses de vacinas contra o coronavírus foram aplicadas na manhã de hoje, no Centro Público de Convivência de Iporã do Oeste. De acordo com a responsável da sala de vacinas, KARIN BLATT, 150 doses foram para a faixa etária de 66 e 67 anos e outras 14 para pessoas de 65 anos. Algumas doses foram aplicadas em idosos que em etapas de vacinação anteriores estavam infectadas com o vírus ou haviam assinado termo de recusa e depois mudaram de ideia. Com a aplicação deste sábado, Iporã do Oeste já vacinou mais de mil 750 pessoas, entre aquelas que receberam somente a primeira ou também a segunda dose. KARIN enfatiza que o grupo contemplado na manhã de hoje recebeu a primeira dose, porém reforça que a pessoa é considerada imunizada apenas depois da segunda.


No momento em que recebe a primeira aplicação, a pessoa já é comunicada sobre o dia em que vai receber a segunda dose. Em alguns municípios, pessoas com menos de 65 anos já estão sendo vacinadas. Conforme a responsável da sala de vacinas, isto varia conforme o número de idosos em cada faixa etária. KARIN BLATT explica que em Iporã do Oeste há mais de mil e 200 pessoas entre 60 e 70 anos, um número maior se comparado a outros municípios da região. A perspectiva é de que a cada semana chegue certa quantidade de vacinas contra Covid-19, embora a equipe de Saúde ainda não saiba quantas. No último sábado, véspera de Páscoa, por exemplo, o município atendeu um grupo com a segunda dose.


O município de Descanso registrou mais de 70 por cento dos casos positivos para coronavírus nos primeiros 100 dias do ano. A informação é do secretário de Saúde, CLEBER RECH. Segundo ele, em 2020 o município confirmou 215 e no ano novo já foram 524 casos. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado na tarde de ontem, Descanso tem 22 casos ativos de Covid-19 e 45 pessoas estão em isolamento domiciliar. Até o momento ocorreram nove óbitos por conta do vírus no município. Entre final de fevereiro e início de março, Descanso registrava em média oito novos casos de coronavírus por dia, que diminuiu nas últimas semanas. Na terça-feira, foram confirmados mais 13 novos casos, decorrentes do feriadão de Páscoa. Já nos últimos dias, o máximo de confirmações diárias foi de três casos.


Conforme RECH, a redução dos números da pandemia está relacionada ao trabalho desenvolvido pelo governo municipal, Comitê de Crise e principalmente o engajamento da população. O município já havia vacinado mil 636 pessoas entre primeira e segunda dose até sexta-feira. Na manhã deste sábado, um lote com a segunda dose da vacina foi aplicado. Já à tarde, das 13h às 15h será aplicada a primeira dose para os idosos de 66 anos do ESF III de Itajubá e para os idosos de 65 anos dos três ESFs. A aplicação será em frente ao posto de saúde central e é necessário levar a carteira de vacinação e o cartão SUS. CLEBER RECH salienta que nesta semana a Federação Butantan entregou um milhão de doses da Coronavac para o Ministério da Saúde, sendo que o estado de SC recebeu 144 mil. Ele lembra que a pessoa deve tomar os mesmos cuidados contra Covid-19, mesmo após receber a vacina. Uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social seguem obrigatórios para todos. O secretário de Saúde solicita para as pessoas procurarem a unidade de saúde logo que notarem algum sintoma do vírus, pois quanto mais esperar, mais pode agravar.


O comandante da Polícia Militar de Itapiranga, sargento FLÁVIO PAULUS, alerta os motoristas para alterações no código de trânsito a partir de segunda-feira. Novidades envolvem condutores e documentação. O sargento chama atenção para nova validade para renovação da CNH. Para motorista com até 50 anos, a habilitação terá validade de 10 anos. Pessoas com idade entre 50 e 70 anos vão precisar renovar a carteira de habilitação a cada cinco anos. Acima de 70 anos a validade da CNH será de três anos, sendo que o médico pode avaliar a necessidade de renovação mais frequente. PAULUS diz que a carteira digital que está disponível em aplicativo no celular já é utilizada por vários motoristas. O documento do veículo também é possível ser conferido pelo mesmo aplicativo da habilitação.


A Campanha do Agasalho 2021 em Iporã do Oeste será efetuada por meio do trabalho em conjunto entre representantes do município, como os secretários de Saúde e de Planejamento, assistentes sociais e integrantes do Corpo de Bombeiros e do Lions. De acordo com a assistente social do CRAS, CRISTIANE HAHN, um cronograma com datas foi elaborado para receber as doações e também para fazer as entregas às famílias, por meio do auxílio das agentes de saúde. As doações serão recebidas entre os dias 19 e 26 de abril, no Centro Público de Convivência ou no Corpo de Bombeiros. A ideia é principalmente receber roupas e calçados para o inverno, além de cobertores. CRISTIANE explica que a distribuição começa no início de maio. Ela solicita para as roupas serem trazidas em plenas condições de uso, pois a equipe não conta com pessoa para remendar. Conforme a assistente social, a recepção destas doações foi alterada porque em outras ocasiões o CRAS recebia o ano todo, o que dificultava o armazenamento, e também por precaução ao coronavírus.


O município de Tunápolis incentiva doação de sangue ao Hemosc de Chapecó. Na manhã de ontem, inclusive, saiu o primeiro transporte deste ano com doadores do município para Chapecó, onde o sangue é coletado. A secretária de Saúde de Tunápolis, ROSELI BONAVIGO, destaca a importância da doação, mesmo em tempos de pandemia. O município organizou através da Secretaria e obteve um grande número de doadores de sangue, que se dirigem ao Hemosc com certa regularidade. Ela lembra que neste período de pandemia alguns ficaram receosos em relação à doação. Embora tenha demorado um pouco, a Secretaria agendou para a doação acontecer com segurança.


ROSELI enfatiza que a Secretaria de Saúde dispõe de grupo de WhatsApp, com todos os doadores. A partir do momento que a doação é agendada no banco de sangue, este grupo é comunicado e todas as vagas são preenchidas rapidamente. A secretária relata que no início do ano não houve transporte para o banco de sangue, e a partir do momento que foi liberado, a van só pode receber metade da ocupação máxima. Segundo ROSELI BONAVIGO, a mídia divulga que os estoques de sangue estão baixos, o que motiva a Secretaria a se mobilizar para levar os munícipes ao Hemosc, com todos os cuidados necessários para viabilizar a doação.


Além de amparar as doações de sangue e permanecer atenta aos casos de coronavírus, a Secretaria de Saúde de Tunápolis também atende situações de urgência e emergência, gestantes e o desenvolvimento das crianças, por meio de agendamento. Nesta semana, o município lançou um grupo de gestantes de forma online, que em anos anteriores acontecia de maneira presencial. Tunápolis ainda mantém atendimento de pediatra e ginecologista no município, sempre com horário agendado para evitar maiores aglomerações na unidade de saúde.


A CASAN efetuou na tarde de ontem ações para evitar revezamento no abastecimento de água em Iporã do Oeste. A informação é do responsável pelo escritório da CASAN de Iporã do Oeste, LUIZ MIKNA. Ele ressalta que desde a última estiagem registrada no município, no ano passado, foi necessário tomar medidas mais drásticas. Na época quatro caminhões pipa, contratados pela empresa, passaram a transportar água, por quatro dias seguidos. Para evitar maiores problemas no abastecimento de água, nos últimos 30 dias a CASAN foi atrás de outras obras, como é o caso da captação próxima à estação de tratamento e outra no Riacho Jundiá. Esta última captação prosseguiu ainda na tarde desta sexta-feira.


Conforme MIKNA, se houver chuva na semana que vem não haverá problema de abastecimento, pois as lagoas estarão cheias, e ainda com alguma sobra de água. No momento, estima que a CASAN ainda dispõe de água suficiente caso não chova nos próximos dez a 15 dias. Ainda que não tenha conseguido ampliar a rede, LUIZ MIKNA enfatiza que a empresa fez o possível com os recursos e a mão de obra disponível. Ele pede a colaboração da população para não ocorrer problemas graves daqui para frente, pois a previsão climática não é favorável para o abastecimento de água.


Devido à pandemia do coronavírus, na maior parte do ano passado não era permitido atendimento presencial nas agências do INSS. Neste sentido, os agendamentos de perícias precisavam ser encaminhados pelo sistema na internet ou no fone 135, informando a documentação e o atestado médico. De acordo com o presidente do Sindicato da Agricultura Familiar de Iporã do Oeste (SINTRAF), CANÍSIO REINEHR, o INSS pagava aos agricultores associados um salário mínimo por mês, desde que a pessoa tivesse atestado médico de 90 dias. O beneficiário ainda precisa solicitar a prorrogação do atestado a cada 30 dias, para continuar a receber do INSS. Desde o mês de novembro do ano passado, até o dia 31 de março, o governo passou exigir que o cidadão se deslocasse a uma agência do INSS para fazer perícia, munido de atestado médico e documentos.


Segundo REINEHR, mesmo quem encaminhava perícia pelo sindicato enfrentava grande dificuldade para conseguir agendar um dia, principalmente no INSS de SMO, onde as vagas eram concorridas. O presidente do SINTRAF de Iporã do Oeste lembra que apenas alguns associados conseguiram agendamentos e a maioria das perícias ainda foi direcionada para as agências de Chapecó ou Maravilha. Mesmo assim, 70 a 80 por cento das pessoas voltavam com o benefício negado, ainda que de fato o cidadão precisasse ficar afastado do trabalho, por conta de cirurgia ou outras situações que impediam de exercer sua função. Já no final de março foi publicada a lei 14 mil 131, que voltou atrás no agendamento de perícias, e elas novamente devem ser feitas pelo sistema na internet. A decisão do governo leva em conta o agravamento da pandemia, em nível nacional.


REINEHR explica que agora o agricultor que precisa ficar afastado do trabalho precisa encaminhar novamente o auxílio doença da forma como ocorria até novembro do ano passado. O sindicato ajuda no processo e o produtor não precisa mais fazer perícia. Um detalhe que foi alterado é que agora a pessoa que recebe o atestado por 90 dias não precisa fazer novo encaminhamento a cada mês. CANÍSIO REINEHR salienta que o produtor que tiver dúvidas pode se dirigir ao sindicato, onde a situação será esclarecida. O presidente do Sindicato da Agricultura Familiar de Iporã do Oeste sempre incentivou o associado a segurar o atestado, que agora ainda poderá ser utilizado para o encaminhamento no INSS, desde que não seja muito antigo. CANÍSIO REINEHR salienta que o produtor que tiver dúvidas pode se dirigir ao sindicato, onde a situação será esclarecida. Enfatiza que o SINTRAF dispõe de profissional que trabalha há anos nesta área e que ajuda no encaminhamento do auxílio doença, entre outros benefícios, como aposentadoria ou auxílio maternidade. O sindicato também faz o acompanhamento do benefício, até ser concedido.


-CASA DE ALVERNARIA É DESTRUÍDA POR INCÊNDIO NA REGIÃO

-HOMEM É PRESO POR DESCAMINHO DE VINHO ARGENTINO

-MAIS DE 230 GARRAFAS DE VINHO SÃO APREENDIDAS NA ADUANA


Homem sofre ferimentos em queda de motocicleta da SC 163. O acidente foi registrado por volta das 15 horas de ontem, na SC 163, na comunidade de Santa Fé Alta, interior de Itapiranga. O condutor da moto relatou que sofreu a queda após passar por um dos buracos da pista. Um homem de 44 anos, residente em São Miguel do Oeste, estava retornando de Itapiranga quando perdeu o controle da motocicleta e sofreu a queda na pista. A guarnição dos bombeiros de Itapiranga socorreu a vítima que sofreu várias escoriações. O homem foi conduzido ao Hospital Sagrada Família.


Um motorista ficou ferido ao colidir com o carro num poste, por volta das 22 horas de ontem, na Rua do Comércio, centro de Itapiranga. A guarnição do corpo de bombeiros foi acionada para atender a vítima, que bateu de frente num poste de iluminação pública com uma Parati. O motorista, de 20 anos, estava preso nas ferragens. Ele apresentava escoriações no braço e joelho esquerdos e corte na língua. O jovem foi levado ao pronto socorro do Hospital Sagrada Família. A Polícia Militar também esteve presente no local. A Celesc foi acionada para fazer a manutenção da rede elétrica.


Uma casa de 100 metros quadrados foi totalmente destruída por incêndio na Linha Anta Gorda Baixa, interior do município de Riqueza. O Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste atendeu a ocorrência por volta da meia noite desta sexta-feira, com duas viaturas. A edificação de alvenaria e teto em madeira tinha um pavimento e estava totalmente em chamas. As quatro pessoas que estavam na residência conseguiram sair assim que perceberam as chamas e ainda conseguiram salvar um carro e uma moto. Os bombeiros utilizaram cerca de cinco mil litros de água e conseguir apagar o incêndio depois de uma hora. Não houve vítimas. A Polícia Militar, populares e vizinhos também estiveram no local. Serão feitas averiguações para levantar as possíveis causas do incêndio.


Homem é preso por descaminho de vinho argentino. A Polícia Militar abordou um Palio conduzido por um homem de 46 anos, por volta das 15h30 da tarde desta sexta-feira, próximo à Aduana Brasileira de Cargas, em Dionísio Cerqueira. Em busca veicular foram localizadas sete garrafas de vinho argentino, sem o devido registro na aduana, somando o valor aproximado de R$ 6 mil. Perante os fatos constatados, o homem foi conduzido à Receita Federal pelo crime de descaminho, juntamente com a carga e o veículo, que foram apreendidos. Ao todo, 234 garrafas de vinho argentino foram apreendidas nesta sexta-feira na aduana de Dionísio Cerqueira, com valor estimado no mercado nacional em aproximadamente R$ 35 mil. A guarnição da polícia flagrou cerca de oito homens que passavam próximo à Aduana de Cargas, e ao se aproximar do local os homens se evadiram, entrando na Argentina. Não foi possível abordar e identificar os homens. No local, os produtos de origem estrangeira estavam embalados com sacos pretos, sendo verificado que se tratava de vinho argentino. Ele foram apreendidos e entregues à Receita Federal.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.