ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sexta-feira 10 04 2020

-STF JULGA NA PRÓXIMA SEMANA AÇÕES QUE CONTESTAM MEDIDAS DO GOVERNO

-MINISTÉRIO DA SAÚDE ANUNCIA LIBERAÇÃO DE 133 MILHÕES PARA SC

-CERCA DE SEIS MIL PESSOAS JÁ FORAM VACINADAS CONTRA A GRIPE NO MUNICÍPIO

-NÚMERO DE CASOS CONFIRMADOS DE DENGUE SOBE PARA 90

-COMITÊ ALERTA PARA AUMENTO DO RISCO DE CONTAMINAÇÃO PELO CORONAVÍRUS

-INCÊNDIO DESTRÓI RESIDENCIA EM PROPRIEDADE RURAL DA REGIÃO

-MOTOCICLISTA SOFRE FRATURA EM COLISÃO CONTRA CAMINHÃO NA SC 496

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de sete graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

O Ministério da Saúde da Espanha atualizou nesta sexta-feira o número de mortes por coronavírus no país. São mais de 15 mil e 800 mil mortes pela Covid-19, um aumento de mais de 600 nas últimas 24 horas, número abaixo da média dos últimos dias. O país também tem mais de 157 mil casos confirmados. O mundo ultrapassou os mais de um milhão e 600 mil casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Em atualização feita no começo da manhã de hoje, a universidade norte-americana Johns Hopkins apontou um milhão 605 mil 548 casos de contágio, além de 95 mil 808 mortos e mais de 356 mil recuperados da Covid-19.

As mortes pela epidemia de Covid-19 na Itália aumentaram em 610 nesta quinta-feira, ante alta de 542 no dia anterior. O número de novos casos também acelerou a alta, com quatro mil 204 novos registros, em comparação com as três mil 836 da véspera. A contagem diária de casos desta quinta-feira foi a mais alta desde cinco de abril. A Itália está em quarentena desde nove de março. O número total de mortos no país, desde o surgimento do surto em 21 de fevereiro, chegou a 18 mil 279, segundo a Agência de Proteção Civil. O número de casos confirmados subiu para 143 mil 626, a terceira maior contagem global, atrás dos Estados Unidos e da Espanha.

Os Estados Unidos são o segundo país com mais mortes causadas pelo coronavírus, com 15 mil 774 óbitos registrados até a tarde desta quinta-feira, segundo a universidade Johns Hopkins. Ao atingir a marca, ele ultrapassou a Espanha, que agora aparece em terceiro. O país com mais mortes provocadas pelo coronavírus continua sendo a Itália. Os EUA são ainda o país com mais casos confirmados em todo o mundo, 363 mil 851 nesta quinta, mais que o dobro do segundo mais afetado, a Espanha. Nos últimos dois dias, os Estados Unidos bateram recordes de mortes pela doença, com quase dois mil óbitos em períodos de 24 horas.

O Supremo Tribunal Federal julgará na próxima semana ações apresentadas por partidos e entidades que questionam medidas adotadas pelo governo federal para tentar conter o avanço do coronavírus e os efeitos da crise na economia. Esta será a primeira vez que as ações vão ser analisadas de forma conjunta pelos ministros, que nos últimos dias têm decidido individualmente os processos. Parte das ações têm relação com a disputa entre o presidente JAIR BOLSONARO e governadores sobre as linhas gerais a serem seguidas em temas como isolamento social, por exemplo. Em 129 anos de história, esta será a primeira vez que o STF fará sessão por videoconferência, com os ministros apresentando os votos à distância.

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as dez da manhã desta sexta-feira, 18 mil 176 casos confirmados do novo coronavírus no Brasil, com 960 mortes pela Covid-19. São Paulo continua com o maior número de casos confirmados e de mortes. São sete mil 480 infectados e 496 óbitos. O Rio de Janeiro tem dois mil 216 casos e 122 mortes. O Ceará conta mil 445 infectados e 57 mortes. Um dos impacto no coronavírus foi a redução do tráfego aéreo no país. A oferta semanal de voos domésticos no Brasil despencou de 14 mil 781 para apenas mil 241 desde o fim de março. Com a queda na demanda e as medidas contra a pandemia do novo coronavírus, a Agência Nacional de Aviação Civil conseguiu acordo com as três principais companhias aéreas e formatou uma nova malha aérea em 46 localidades brasileiras.

Cerca de dois milhões e 500 mil brasileiros receberam nesta quinta-feira a primeira parcela do auxílio emergencial de 600 reis anunciado pelo governo para trabalhadores informais. Os primeiros a receber foram aqueles que estão no Cadastro Único do governo federal, mas não recebem Bolsa Família, e que têm conta no Banco do Brasil ou poupança na Caixa. O benefício foi creditado na conta poupança de dois milhões 150 mil 497 clientes da Caixa e na conta de 436.078 clientes do Banco do Brasil. O total disponibilizado foi de cerca de um bilhão e meio de reais. O auxílio emergencial será pago para trabalhadores informais, desempregados, contribuintes individuais do INSS e MEIs.

Em portaria divulgada nesta quinta-feira, o Ministério da Saúde anunciou a liberação de 133 milhões para o setor público catarinense destinar à saúde para tratar o coronavírus. Desse montante, 44 milhões são para o governo do Estado e 89 milhões para os municípios. A liberação foi informada pelo senador JORGINHO MELLO. Segundo o senador, a liberação desses recursos está prevista para esta sexta-feira. Os municípios que vão receber mais recursos são Blumenau com 11 milhões e 300 mil reais, seguido por Joinville que vai receber oito milhões. O valor para Chapecó será de sete milhões e 600 mil reais. A maior distribuição de recursos foi para cidades que são polos regionais no atendimento à saúde, com grandes hospitais municipais.

O Governo de Santa Catarina irá congelar a folha de salários dos servidores públicos estaduais devido à crise do coronavírus. A medida será anunciada na próxima semana a vai valer para os servidores do Poder Executivo. A ideia é fazer um retrato da folha atual e não permitir o crescimento vegetativo. As regras irão impedir novas promoções e pagamentos de triênios, um terço de férias, abono permanência e os direitos retroativos conquistados na justiça. O governo vai empurrar para frente e pagar quando tiver condições de fazê-lo. Técnicos do governo estão finalizando os estudos. O pacote de medidas deve ser anunciado até a próxima terça-feira. O valor da arrecadação finaliza no dia 13 e a folha será rodada no dia 14 de abril. Quanto ao pagamento da próxima folha o Estado não vê risco de atraso.

O número de casos confirmados de coronavírus em Santa Catarina aumentou em quase 40 por cento nesta quinta-feira. São 693 pacientes positivados para a doença, 192 a mais em relação ao dia anterior. Um novo óbito também foi registrado no estado, elevando a conta de mortes para 18. A vítima é uma mulher de 49 anos, que residia em Massaranduba, no Norte de Santa Catarina. Entre as pessoas que tiveram diagnóstico positivo para a doença, 318 são homens e 375 são mulheres. Há 55 pacientes internados em Unidade de Tratamento Intensivo com diagnóstico confirmado de Covid-19. As cinco cidades com número mais alto de pacientes infectados são Florianópolis, com 166 casos, seguida de Blumenau com 59, Joinville com 49, Criciúma com 37 e Itajaí, com 34. O número de municípios com moradores infectados por coronavírus no Estado chegou a 78.

A tradicional celebração da Paixão do Senhor nesta sexta-feira Santa está confirmada para as três horas da tarde. A missa não terá presença de público em razão da medidas de isolamento social previstas no decreto do governador do estado. A celebração será transmitida ao vivo pela rádio Peperi. No sábado a celebração será às oitos horas da noite com a Vigília Pascal. A Semana Santa encerra no domingo com a celebração da Ressureição do Senhor às oito e meia da manhã. Todas as cerimônias da Igreja Católica nesta semana Santa serão transmitidas ao vivo aqui pela Rádio Peperi no canal 99 vírgula nove de FM.

Os agricultores devem ficar atentos para o prazo final de pagamento do programa Troca Troca de sementes do governo estadual. O alerta é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Oeste, JOEL DE MOURA. De acordo com ele, a Fetaesc esteve reunida recentemente com a Secretaria de Agricultura do Estado para debater o assunto. Conforme ele, a resposta obtida foi de que não existe a possibilidade de prorrogar o prazo final de pagamento. Segundo JOEL, a justificativa dada é que muitos agricultores não sofreram prejuízos e por isso o pagamento deve ser realizado no prazo já estipulado.

Quem realizou o plantio no ano passado ainda não registrou perdas significativas na colheita. O comentário é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Oeste, JOEL DE MOURA. Ele explicou que o zoneamento agrícola na região Extremo Oeste ocorre entre 20 de agosto e 20 de dezembro e por isso muitas famílias não foram afetadas. O sindicalista destacou que diante disso não existe uma justificava formal para pedir a prorrogação do pagamento. JOEL orientou que todos os agricultores devem efetuar o pagamento até a próxima quarta-feira, data limite de pagamento do programa Troca Troca.

Os agricultores que não efetuarem o pagamento da guia até a próxima semana perderam o desconto proporcionado pelo programa Troca Troca do governo estadual. A informação é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Oeste, JOEL DE MOURA. Ele revelou que a Fetaesc está trabalhando junto com o governo estadual a possibilidade de conceder incentivo aos agricultores para o próximo plantio. JOEL ressaltou que a ideia é que o estado conceda sementes de milho para a próxima safra que começa em agosto. O presidente lembrou que muitas famílias registraram perdas na safrinha e por isso o Sindicato está trabalhando para conseguir um auxílio do governo Estadual.

Acabou nesta quinta-feira, mais uma remessa de vacinas contra a gripe em São Miguel do Oeste. A cobertura ficou acima dos 100 por cento do público-alvo para a primeira fase da campanha. Estimativas oficiais davam conta de que São Miguel do Oeste tivesse um total de 974 profissionais de saúde e quatro mil 391 idosos. No entanto, segundo a coordenadora da Sala de Vacinas, LEANDRA MORTARI, foram imunizados quatro mil 522 idosos e mil e 88 profissionais da saúde, todos com suas condições comprovadas. Com a meta da primeira etapa concluída, o município já começou a aplicar as doses nos grupos prioritário da segunda etapa que deveria iniciar apenas no dia 16 de abril. A vacinação do segundo grupo acabou zerando o estoque de vacinas que estavam no município.

460 pessoas da segunda etapa da campanha de imunização contra a gripe já foram vacinadas em São Miguel do Oeste. A informação é da coordenadora da Sala de Vacinas, LEANDRA MORTARI. Até o momento, foram imunizados oito caminhoneiros e motoristas de transportes coletivos, 29 servidores do sistema prisional, 104 pessoas privadas de liberdade, 156 profissionais das forças de segurança e salvamento e 162 portadores de doenças crônicas. De acordo com LEANDRA, ainda não há uma data confirmada para a chegada de uma nova remessa da vacina. A projeção é de que isso aconteça no decorrer da próxima semana. Ela também disse que virtude das previsões climáticas, a equipe da Saúde está estudando a viabilidade de manter ou não a concentração da vacinação contra a gripe na Praça Walnir Bottaro Daniel, conforme ocorreu nesta primeira fase.

O grupo prioritário da segunda fase da campanha é composto por caminhoneiros, motoristas de transportes coletivos e portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. A explicação é da a coordenadora da Sala de Vacinas, LEANDRA MORTARI. Ela também informou que a terceira etapa deve iniciar dia nove de maio com o seguinte público-alvo: professores das escolas públicas e privadas, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas, povos indígenas, adultos de 55 a 59 anos de idade, e pessoas com deficiência. O município também está recebendo o medicamento da Secretaria Estadual de Saúde por etapas.

A Associação Empresarial de São Miguel do Oeste e a Câmara dos Dirigentes Lojistas lançaram, nesta quinta-feira, uma campanha de orientação à população relacionada ao uso de máscaras. A iniciativa é mais uma ação do grupo São Miguel em Ação que desenvolvendo uma série de medidas para o enfrentamento da pandemia de coronavírus. De acordo com o presidente da Acismo, DANIEL DE SOUZA, a intenção é auxiliar nas medidas protetivas e colaborar com a contenção desse problema que já causa sérios danos à economia da região. O material distribuído nesta quinta-feira contém uma série de orientações sobre a importância e o uso correto das máscara cirúrgicas ou caseiras.

O presidente da Associação de Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina e também prefeito de São José do Cedro, PLÍNIO DE CASTRO, apresentou nesta semana aos demais prefeitos um Plano de Ação para os municípios frente a pandemia do Coronavírus. O Plano de Ação foi uma iniciativa do Comitê de Crises da Ameosc, após a constituição de um grupo de lideranças de diversas entidades da região, que durante duas semanas dialogaram e deliberaram diversas ações para os municípios, as unidades de saúde e a população. O Comitê criado pela Ameosc é presidido pelo prefeito de Guarujá do Sul, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER e conta com representantes de demais prefeituras da região. Além do membros da Ameosc, fazem parte desse grupo integrantes do décimo quarto RCMEC, Polícia Militar, décimo segundo Batalhão de Bombeiros Militar, Promotoria de Justiça de São Miguel do Oeste, Defesa Civil de São Miguel do Oeste, médicos, supervisores regionais, secretários de saúde e também demais profissionais da área.

O Comitê criado pela Ameosc e estimulado pelos prefeitos da região tem como principal preocupação uniformizar as ações nos municípios. A declaração é do presidente da entidade e prefeito de São José do Cedro, PLÍNIO DE CASTRO. Ele lembrou que nos 19 municípios de abrangência, apenas um caso de Coronavírus foi confirmado em Itapiranga. Conforme ele, mesmo assim, a situação pede planejamento de ações de prevenção e enfrentamento da doença. Entre as medidas tomadas, PLÍNIO destacou a criação de um grupo municipal de gestão de crises, além de elaborar um plano de ação municipal, entre outras ações. De acordo com o presidente da entidade, a principal preocupação é com a estruturação dos hospitais da região para o atendimento dos casos mais graves da Covid-19.

Ao todo, as regiões da Ameosc e da Amerios possuem 239 leitos nos hospitais de pequeno porte. A informação é do presidente da Associação dos municípios do extremo-oeste, PLINIO DE CASTRO. De acordo com ele, o maior número de leitos está concentrado no município de Maravilha com 31 leitos clínicos e quatro UTIs. Em seguida, aparece Iporã do Oeste com 32 vagas. Logo atrás aparecem os municípios de Itapiranga e Descanso com 31 vagas cada. Já Guaraciaba e Saudades possuem 30 vagas cada. Quanto ao número de respiradores, as regiões das duas associações possuem 13 respiradores a disposição, seis bombas e 21 monitores.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, que é considerado de porte maior, possui 37 leitos clínicos e 10 de UTI. Além desses outros dois foram equipados, totalizando 12 leitos. Desse total, nove são destinados para os atendimentos em geral e três são exclusivos para os pacientes com Covid-19. A unidade possui ainda capacidade para a instalação de mais seis leitos de UTI, que ainda precisam ser equipados. Também, dos 37 leitos clínicos disponíveis, há possibilidade de reverter 10 em leitos de UTI, que também deverão ser totalmente equipados. O governo do estado anunciou que o repasse dos equipamentos para ampliação dos leitos de UTI no Hospital Regional deve ocorrer até o final do mês de maio.

A região de São Miguel do Oeste recebeu, nesta semana, uma carga de insumos para enfrentar a pandemia do coronavírus. O material foi transportado pela aeronave do Corpo de Bombeiros. O trabalho foi feito em parceria pela Defesa Civil Estadual e a Secretaria de Estado da Saúde, órgãos que estão a frente das ações adotadas pelo Governo do Estado no enfrentamento à COVID-19. No total, foram transportados mais de 36 mil máscaras de proteção facial, mais de 36 mil luvas de procedimento, 315 recipientes de álcool gel, 200 caixas de medicamento Cloroquina e 12 kits rápidos para a detecção da COVID-19. O material foi distribuído aos municípios pela gerencia regional de saúde.

O Comitê de Crise do Coronavírus em São Miguel do Oeste esteve reunido na manhã desta quinta-feira para discutir como ocorrerá a flexibilização do isolamento no município, prevista em Decreto Estadual. A preocupação se deve ao fato de que os riscos de contaminação pela doença aumentarão, apesar da medida ser necessária por uma questão econômica. O grupo técnico alerta que a quarentena será diminuída justamente no período em que há uma projeção para o aumento dos casos de Covid-19 na região. Por isso, segundo o coordenador do Comitê, MAURICIO PIACENTINI, algumas iniciativas serão necessárias, entre elas, a intensificação da fiscalização do funcionamento dos mais diversos estabelecimentos do setor público e privado, incluindo o comércio. O objetivo é garantir que as normativas sobre limite de circulação de pessoas sejam obedecidas.

A meta do Comitê do Coronavírus é evitar aglomerações e assegurar que as orientações de segurança e higiene sejam seguidas. De acordo com o coordenador do grupo, MAURICIO PIACENTINI, este trabalho ficará a cargo da Polícia Militar e Vigilância Sanitária. Ele disse que para que haja uma maior eficiência e efetividade é preciso que a população denuncie as situações irregulares. Durante a reunião, o prefeito WILSON TREVISAN anunciou que a prefeitura também retomará o atendimento ao público a partir de segunda-feira, tomando todas as providências necessárias para minimizar os riscos de contaminação. Vários servidores continuarão em férias e outros se revezarão entre o trabalho presencial e o home office. Equipamentos de proteção individual, como máscaras e álcool gel serão disponibilizados para todos, e haverá um controle rígido sobre o fluxo de atendimento nos setores.

O município de São Miguel do Oeste não teve nenhum caso de Covid-19 confirmado até o momento, mas três suspeitos estão pendentes de resultado. Desde o começo da pandemia, a cidade já teve o registro de 19 casos suspeitos. 16 foram descartados pelo Laboratório Central do estado e três ainda estão em investigação. 34 pessoas seguem em isolamento domiciliar com sintomas respiratórios sem a coleta de exame. O teste somente, conforme normativa estadual, só é efetuado para pacientes graves ou profissionais da saúde que apresentem estes sintomas. 74 pessoas já saíram do isolamento domiciliar no município.

A Vigilância Epidemiológica de São Miguel do Oeste divulgou nesta quinta-feira, dados atualizados sobre a dengue no município. O número total de casos confirmados aumentou de 74 para 90 em uma semana. O enfermeiro MARCOS BORTOLANZA, coordenador da Vigilância, informou que o bairro com o maior número de pessoas infectadas continua sendo o Estrela, com 65 confirmações, o que representa 72 por cento do total. Em seguida, vem o São Jorge com 12 registros da doença, o São Luiz com três e o Salete e o São Sebastião com dois. O centro e os bairros Agostini e Sagrado Coração de Jesus tem um caso cada. Destes 90 casos, 87 são autóctones, dois importados e um indeterminado. Doze casos suspeitos ainda seguem em investigação aguardando o resultado do exame de laboratório. O município está em situação de Emergência em virtude desse quadro

A secretaria de saúde vai promover mais uma ação para reduzir a presença do mosquito que transmite a dengue no bairro Estrela. De acordo com o coordenador do setor da Dengue, CÉLIO SILVA, containers para coleta de entulhos e lixos diversos estarão disponíveis para a população em frente ao Salão Comunitário entre oito e 11 da manhã. O objetivo é retirar os entulhos e objetos de quintais e terrenos, reduzindo os possíveis criadouros do mosquito. Ele pediu que todos aproveitem a oportunidade para limpar suas casas e terrenos e se desfazerem destes materiais. CÉLIO reforçou que a situação da dengue é grave. Ele lembrou ainda que é preciso que cada morador faça a sua parte, limpando a sua casa e seu terreno, vasculhando calhas, ralos, caixas d´água, reservatórios da geladeira, vasos de plantas e bebedouros de animais, eliminando qualquer recipiente que possa acumular água parada e possibilitar a criação de mosquitos.

Uma casa foi destruída em um incêndio ontem no interior do município de Guaraciaba. O fogo atingiu uma casa mista de cerca de 120 metros quadrados na Linha Liso Alto por volta da quatro e meia da tarde. Os bombeiros foram chamados e conseguiram salvar apenas 20 metros quadrados da residência. Foram gastos mais de 11 mil litros de água entre o combate às chamas e o rescaldo. Não houveram feridos e o proprietário ainda tentou retirar alguns objetos da casa, mas não teve sucesso. Os móveis e pertences da família foram todos queimados. As causas do incêndio ainda não foram confirmadas.

Um motociclista sofreu ferimentos graves em um acidente na manhã de hoje na SC 496, rodovia que liga São João do Oeste à SC 163. O colisão aconteceu por volta das sete e 20 nas proximidades da Lac Lélo e envolveu uma moto e um caminhão. Os dois veículos são de São João do Oeste faziam o mesmo sentido em direção a SC 163. O condutor da moto, um homem de 39 anos colidiu no parachoque traseiro da caminhão. Ele foi atendido pelo Corpo de Bombeiros de Itapiranga e conduzido ao hospital de São João do Oeste com fratura na perna e escoriações. A Policia Militar fez o primeiro atendimento até a chegada dos Bombeiros e PRE.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.