ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em Foco Itapiranga - 10/04/2020

GLOBO EM FOCO – 10/04/20

-STF JULGA NA PRÓXIMA SEMANA AÇÕES QUE CONTESTAM MEDIDAS DO GOVERNO

-MINISTÉRIO DA SAÚDE ANUNCIA LIBERAÇÃO DE 133 MILHÕES PARA SC

-COMERCIANTES PROTESTAM CONTRA FECHAMENTO DE LOJAS

-PREFEITO DE TUNÁPOLIS NOMEIA NOVA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO

-NÚCLEO DAMULHER EMPRESÁRIA REALIZA PÁSCOA SOLIDÁRIA

-PROMOTORA ALERTA PARA MEDIDAS ADOTADAS EM ANO ELEITORAL

-POLÍCIA FLAGRA AGLOMERAÇÃO DE PESSOAS EM GINÁSIO

-HOMEM SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM ACIDENTE EM SÃO JOÃO DO OESTE

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 27 graus.

O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.


O Ministério da Saúde da Espanha atualizou nesta sexta-feira o número de mortes por coronavírus no país. São mais de 15 mil e 800 mil mortes pela Covid-19, um aumento de mais de 600 nas últimas 24 horas, número abaixo da média dos últimos dias. O país também tem mais de 157 mil casos confirmados. O mundo ultrapassou os mais de um milhão e 600 mil casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Em atualização feita no começo da manhã de hoje, a universidade norte-americana Johns Hopkins apontou um milhão 605 mil 548 casos de contágio, além de 95 mil 808 mortos e mais de 356 mil recuperados da Covid-19.


As mortes pela epidemia de Covid-19 na Itália aumentaram em 610 nesta quinta-feira, ante alta de 542 no dia anterior. O número de novos casos também acelerou a alta, com quatro mil 204 novos registros, em comparação com as três mil 836 da véspera. A contagem diária de casos desta quinta-feira foi a mais alta desde cinco de abril. A Itália está em quarentena desde nove de março. O número total de mortos no país, desde o surgimento do surto em 21 de fevereiro, chegou a 18 mil 279, segundo a Agência de Proteção Civil. O número de casos confirmados subiu para 143 mil 626, a terceira maior contagem global, atrás dos Estados Unidos e da Espanha.


Os Estados Unidos são o segundo país com mais mortes causadas pelo coronavírus, com 15 mil 774 óbitos registrados até a tarde desta quinta-feira, segundo a universidade Johns Hopkins. Ao atingir a marca, ele ultrapassou a Espanha, que agora aparece em terceiro. O país com mais mortes provocadas pelo coronavírus continua sendo a Itália. Os EUA são ainda o país com mais casos confirmados em todo o mundo, 363 mil 851 nesta quinta, mais que o dobro do segundo mais afetado, a Espanha. Nos últimos dois dias, os Estados Unidos bateram recordes de mortes pela doença, com quase dois mil óbitos em períodos de 24 horas.


O Supremo Tribunal Federal julgará na próxima semana ações apresentadas por partidos e entidades que questionam medidas adotadas pelo governo federal para tentar conter o avanço do coronavírus e os efeitos da crise na economia. Esta será a primeira vez que as ações vão ser analisadas de forma conjunta pelos ministros, que nos últimos dias têm decidido individualmente os processos. Parte das ações têm relação com a disputa entre o presidente JAIR BOLSONARO e governadores sobre as linhas gerais a serem seguidas em temas como isolamento social, por exemplo. Em 129 anos de história, esta será a primeira vez que o STF fará sessão por videoconferência, com os ministros apresentando os votos à distância.

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as dez da manhã desta sexta-feira, 18 mil 176 casos confirmados do novo coronavírus no Brasil, com 960 mortes pela Covid-19. São Paulo continua com o maior número de casos confirmados e de mortes. São sete mil 480 infectados e 496 óbitos. O Rio de Janeiro tem dois mil 216 casos e 122 mortes. O Ceará conta mil 445 infectados e 57 mortes. Um dos impacto no coronavírus foi a redução do tráfego aéreo no país. A oferta semanal de voos domésticos no Brasil despencou de 14 mil 781 para apenas mil 241 desde o fim de março. Com a queda na demanda e as medidas contra a pandemia do novo coronavírus, a Agência Nacional de Aviação Civil conseguiu acordo com as três principais companhias aéreas e formatou uma nova malha aérea em 46 localidades brasileiras.

Cerca de dois milhões e 500 mil brasileiros receberam nesta quinta-feira a primeira parcela do auxílio emergencial de 600 reis anunciado pelo governo para trabalhadores informais. Os primeiros a receber foram aqueles que estão no Cadastro Único do governo federal, mas não recebem Bolsa Família, e que têm conta no Banco do Brasil ou poupança na Caixa. O benefício foi creditado na conta poupança de dois milhões 150 mil 497 clientes da Caixa e na conta de 436.078 clientes do Banco do Brasil. O total disponibilizado foi de cerca de um bilhão e meio de reais. O auxílio emergencial será pago para trabalhadores informais, desempregados, contribuintes individuais do INSS e MEIs.

Em portaria divulgada nesta quinta-feira, o Ministério da Saúde anunciou a liberação de 133 milhões para o setor público catarinense destinar à saúde para tratar o coronavírus. Desse montante, 44 milhões são para o governo do Estado e 89 milhões para os municípios. A liberação foi informada pelo senador JORGINHO MELLO. Segundo o senador, a liberação desses recursos está prevista para esta sexta-feira. Os municípios que vão receber mais recursos são Blumenau com 11 milhões e 300 mil reais, seguido por Joinville que vai receber oito milhões. O valor para Chapecó será de sete milhões e 600 mil reais. A maior distribuição de recursos foi para cidades que são polos regionais no atendimento à saúde, com grandes hospitais municipais.


O Governo de Santa Catarina irá congelar a folha de salários dos servidores públicos estaduais devido à crise do coronavírus. A medida será anunciada na próxima semana a vai valer para os servidores do Poder Executivo. A ideia é fazer um retrato da folha atual e não permitir o crescimento vegetativo. As regras irão impedir novas promoções e pagamentos de triênios, um terço de férias, abono permanência e os direitos retroativos conquistados na justiça. O governo vai empurrar para frente e pagar quando tiver condições de fazê-lo. Técnicos do governo estão finalizando os estudos. O pacote de medidas deve ser anunciado até a próxima terça-feira. O valor da arrecadação finaliza no dia 13 e a folha será rodada no dia 14 de abril. Quanto ao pagamento da próxima folha o Estado não vê risco de atraso.

O número de casos confirmados de coronavírus em Santa Catarina aumentou em quase 40 por cento nesta quinta-feira. São 693 pacientes positivados para a doença, 192 a mais em relação ao dia anterior. Um novo óbito também foi registrado no estado, elevando a conta de mortes para 18. A vítima é uma mulher de 49 anos, que residia em Massaranduba, no Norte de Santa Catarina. Entre as pessoas que tiveram diagnóstico positivo para a doença, 318 são homens e 375 são mulheres. Há 55 pacientes internados em Unidade de Tratamento Intensivo com diagnóstico confirmado de Covid-19. As cinco cidades com número mais alto de pacientes infectados são Florianópolis, com 166 casos, seguida de Blumenau com 59, Joinville com 49, Criciúma com 37 e Itajaí, com 34. O número de municípios com moradores infectados por coronavírus no Estado chegou a 78.

Decisão do governador de prorrogar o decreto da quarentena e de manter o comércio geral de portas fechadas até segunda-feira não foi bem recebida por empresários. Conforme o presidente da FCDL, IVAN TAUFFER o comércio esperava pela liberação das atividades já na quarta-feira. Ele faz parte do grupo econômico do coronavírus criado pelo governo para discutir o retorno das atividades econômicas em Santa Catarina. O presidente destaca que as entidades fizeram uma série de pedidos ao governador e o setor ficou surpreso com a falta de atendimento desses apelos. Para TAUFFER, o comércio varejista está sendo o segmento mais afetado pela crise. Ele defende que os cuidados de prevenção sejam rigorosamente seguidos, mas, evitando a falência do pequeno empresário. TAUFFER entende que com a flexibilização de alguns setores os comerciantes se sentiram injustiçados, já que poderiam abrir, seguindo as mesmas recomendações. O presidente declarou que em breve haverá a pandemia da falência.

Comerciante está sufocado e não terá dinheiro para pagar os fornecedores e os salários dos trabalhadores. A afirmação é do presidente da FCDL, IVAN TAUFFER. Ele percebe que a maioria das pequenas empresas é familiares e não tem mais como arcar as despesas diante da falta de movimento e de receita. O presidente antecipou que existe uma possibilidade concreta de que os comerciantes não respeitem o novo decreto. Mas, pede calma dos empresários sobre as leis, evitando ainda mais dor de cabeça com a polícia e multas. Ele percebeu que o fluxo e a aglomeração das pessoas estão ocorrendo, mesmo com o comércio de portas fechadas. TAUFFER citou que as pessoas estão frequentando supermercados, bancos e lotéricas e existe o risco de contágio nesses espaços. Na visão do presidente da FCDL, o comércio poderia abrir com equipes reduzidas ou com horários limitados de funcionamento, mas teria que abrir assim como outros setores. O presidente explicou que sem impostos o estado também poderá entrar num colapso.

Estação Meteorológica da Epagri é alvo de furto. A informação é do gerente regional da Epagri, SIDINEI SIMON. De acordo com ele, o fato foi percebido quando os profissionais constataram que os dados estavam totalmente fora do padrão. Conforme ele, diante disso a equipe se deslocou até a estação e verificou o furto de vários fios de cobre. Segundo o gerente, essa é a primeira vez que um crime ocorre no local. Ele lamenta que este furto dos fios na estação meteorológica vai afetar grande parte da região Extremo Oeste. SIDINEI destacou que diante desse fato muitos municípios vão ficar sem informações importantes que eram coletadas através da estação localizada nas proximidades do Cetresmo como das chuvas, temperatura, umidade que são usados nas pesquisas e pelos agricultores. O profissional ressaltou que até o momento não foi realizado o levantamento total das perdas, porém salientou que um Boletim de Ocorrência já foi confeccionado.

Regional da Epagri está em contato com a Ciram para verificar duas possibilidades de amenizar os danos causados por esse furto ocorrido no último final de semana. O comentário é do gerente regional da empresa, SIDINEI SIMON. Ele revela que uma das opções é a instalação de outra estação meteorológica ou então a possibilidade de se manter conectado provisoriamente a antiga estação localizada nas proximidades do aeroporto Hélio Wassun. Mesmo assim a regional ficará desabastecida de dados da estação meteorológica por no mínimo 30 dias. Conforme SIMON, caso se confirme um investimento em equipamentos novos, o local escolhido será nas proximidades do Cetresmo, onde passará a ter mais visibilidade. O gerente destacou porém que nesse novo local os dados coletados não serão tão precisos quanto os obtidos atualmente nas proximidades do aeroporto.

Prefeitura de Tunápolis nomeia nova secretária de Educação. ANGELITA BOURSCHEID, que era a responsável pela pasta, solicitou o afastamento na sexta-feira da semana passada, obedecendo o prazo da legislação eleitoral para afastamento de cargos de confiança com intenção de concorrer à vaga na câmara de vereadores na eleição deste ano. A nova secretária nomeada para o setor de Educação é MARCIANE ROHDEN TOILLIER. De acordo com a nova secretária, desde o início do ano já atuava no setor como coordenadora geral de ensino. Ela afirma que recebeu o convite para assumir a secretaria com surpresa, e irá encarar o desafio e trabalhar pelo melhor dos estudantes. MARCIANE ressalta que em reunião com diretores e equipe pedagógica no começo desta semana foram discutidas as ações que serão adotadas em função da paralisação das aulas.

A secretária de Educação de Tunápolis antecipa que os primeiros 15 dias de paralisação serão contamos como o recesso escolar de julho. Dessa forma, não haverá o tradicional período de férias escolares na metade do ano. MARCIANE ROHDEN TOILLIER comenta que para minimizar os transtornos com a suspensão das aulas serão encaminhadas aos alunos, a partir de segunda-feira, atividades escolares a distância por meio das redes sociais. Quem não tiver acesso a internet irá receber o material impresso em casa, que será entregue pelo motorista da secretaria. MARCIANE lembra que as atividades irão contar como horas do ano letivo de 2020. O levantamento sobre os alunos que vão ter que receber o material em casa já foi concluído, e no momento os professores estão organizando os grupos de WhatsApp para o repasse do conteúdo.

Polícia Militar Ambiental orienta sobre prática de despesca e comercialização de peixes na Semana Santa. Segundo o comandante da Polícia Militar Ambiental do Extremo Oeste, capitão EVERTON RONCÁGLIO, devido a Semana Santa a procura e o consumo pela carne de peixe aumenta, atividade que representa uma fonte de renda importante para muitas famílias. O capitão chama atenção para alguns cuidados que os responsáveis devem adotar para não serem penalizados. RONCÁGLIO ressalta que para o comércio do pescado deve ser buscada uma autorização pelo responsável. Além disso, o capitão ressalta que para a despesca não há uma autorização ambiental para liberar a água para algum rio, mas o produtor deve ficar atento a quantia de água que será liberada, bem como, a coloração desta água que irá entrar no rio para não comprometer a composição da água.

A pratica correta de despesca, orientada pela Polícia Militar Ambiental, é que a água do reservatório seja liberada apenas até a metade, e depois fazer a despesca com redes e tarrafas ou outros métodos. Somente dias depois deve ser liberado o restante da água, exceto o lodo que permanece no fundo. Este lodo, se descartado no rio, se caracteriza como infração ambiental. Em relação à pesca em rios, o capitão EVERTON RONCÁGLIO esclarece que na região há duas classes de pescadores: o amador e o profissional, este último que obtém renda com a atividade. O pescador amador não pode usar rede e tarrafa, somente uma linha de mão. Se quiser usar molinete ou carretilha o pescador amador terá que fazer um cadastro. Já o pescador profissional, cadastrado para a atividade, pode usar estes materiais e comercializar o peixe, observando o tamanho do peixe e o local da pesca, obedecendo também o período de Piracema.

Evento Páscoa Solidária ocorre neste sábado em Itapiranga. Campanha será na Praça das Bandeiras, ao lado Sicoob, no período das nove horas às 16 horas. Segundo a coordenadora do Núcleo Mulher Empresária de Itapiranga, MARIANA GRÜTZMANN, serão adotadas todas as medidas de prevenção ao novo coronavírus. Um pequeno grupo de voluntários estará em uma estrutura para receber doações. MARIANE cita que serão aceitos chocolates, cestas básicas, alimentos não-perecíveis, produtos de higiene pessoal ou produtos de limpeza. Os produtos arrecadados serão doados para o setor de Assistência Social e destinados para famílias necessitadas conforme cadastro.

Núcleo da Mulher Empresária de prevenção no evento Páscoa Solidária. Cuidados visam evitar aglomerações. MARIANA GRÜTZMANN observa que foi mantido contato com órgãos responsáveis para realização de um evento seguro para os voluntários e doadores. Meta é realizar um trabalho rápido para evitar aglomeração. As integrantes do Núcleo farão a retirada das doações dos veículos. MARIANA considera que é nos momentos difíceis que a população demonstra sua solidariedade. A coordenadora demonstra confiança em arrecadar produtos em quantidade suficiente para alegra a Páscoa de famílias carentes.

Comerciantes de São Miguel do Oeste realizam protesto contra o fechamento do comércio. Insatisfação com as medidas do governo do estado causa mobilização de empresários. Durante o protesto de ontem à tarde o diretor da Peperi, jornalista ADILSON BALDISSERA demostrou sua indignação com a situação atual. Em poucas palavras BALDISSERA disse que de nada adianta o comércio estar fechado enquanto agências bancárias e até mesmo lotéricas acabam ficando lotadas (......). O governador CARLOS MOISÉS sinaliza que a partir de segunda-feira terá maior flexibilização para abertura do comércio em Santa Catarina.

Ministério Público questiona uso de máscaras cirúrgicas em manequins nas vitrines. A promotora de justiça da comarca de Itapiranga, ANA CAROLINA CERIOTTI reconhece que o comércio sofre com as restrições devido a pandemia da Covid-19. Ela cita o dilema de equilibra as questões econômicas com a saúde pública diante das medidas para isolamento social. A promotora chama atenção que lojas na comarca de Itapiranga estavam usando máscaras cirúrgicas como adereços nos manequins expostos nas vitrines. Salienta que este é um fato preocupante em razão da escassez dos equipamentos de proteção individual com falta generalizada de máscaras. Segundo ANA CAROLINA, o Ministério Publico expediu uma recomendação para a Associação Empresarial e lojistas para não utilizarem máscaras cirúrgicas em manequins e sim apenas para os fins necessários.

As lojas foram informadas e prontamente entenderam o equívoco. Destaca ainda a importância da confecção de máscaras caseiras, dando preferência aos profissionais da saúde que enfrentam dificuldade para o trabalho. A promotora diz que todos precisam buscar a melhor forma de atuar e prevenir. A promotora avalia que o governo do estado precisa adotar medidas cabíveis com base e evidencias cientificas e administra as divisões que ocorrem sobre a saúde pública e a economia. Salienta que o desafio é buscar um equilíbrio entre estes dois extremos. Devido ao isolamento social a promotoria alterou o atendimento, mas seguem com grande demanda de serviço. De acordo com ANA CAROLINA, está ocorrendo uma contribuição bastante grande da população e empresários para manter o cuidado visando evitar a propagação do vírus e retomada gradual das atividades econômicas.

No campo político a promotora da comarca de Itapiranga avalia que é preciso ter cuidados com as ações. ANA CAROLINA CERIOTTI observa que ocorrem projetos para a redução da jornada de trabalho mediante a redução proporcional dos vencimentos com amplo debate sobre constitucionalidade e aprovação do legislativo. Para a promotora, agentes políticos que abrem mão de parte da remuneração para doações ao Fundo Municipal de Saúde estão fazendo uso de uma liberalidade individual e não há nenhuma ilegalidade nisso. ANA CAROLINA observa que, por ser ano eleitoral, em outubro haverá eleição para eleger prefeitos e vereadores, é preciso ter cautela. A promotora recomenda cuidado para que atitudes imbuídas de uma causa nobre, de motivos relevantes e interesse público não sejam praticadas com viés de promoção pessoal. Ela reforça que não tem nada que impeça este tipo de ação.

Polícia flagra aglomeração de pessoas em ginásio e notifica responsável por descumprimento ao decreto. A guarnição da PM de Dionísio Cerqueira realizou ao longo dia a fiscalização de vários locais, entre eles estabelecimentos e também denúncias sobre descumprimento das medidas que suspendem eventos. Após informações a guarnição se deslocou até o ginásio onde estaria ocorrendo um jogo de futebol. No local foi constatada a presença de vários veículos nas proximidades do ginásio e no interior estavam aproximadamente 20 pessoas. O responsável pelo espaço não quis falar sobre a situação e quem havia combinado a partida. O responsável foi orientado a encerrar as atividades e recebeu um termo de notificação. No local também foi fixado um selo de notificação de risco em ordem pública.

Colisão entre camionete e moto deixa caroneira ferida. A guarnição dos bombeiros de Anchieta foi acionada por volta das 11 horas e 45 minutos desta quinta-feira, para atender um acidente na Linha Café Filho interior do município. No local foi constatado se tratar de uma colisão frontal entre camioneta D20 e uma motocicleta CG, placa Anchieta. O condutor da moto, um rapaz de 22 anos se queixava de dores no braço esquerdo. Já a caroneira estava deitada com suspeita de fratura em várias partes da perna esquerda e escoriações na face. Ela recebeu os primeiros socorros no local e foi conduzida ao pronto atendimento. O condutor da camionete não se feriu e ficou no local aguardando a chegada da PM.

Casa é destruída pelo fogo no interior de Guaraciaba. Os bombeiros foram chamados por volta das 16h30 desta quinta-feira, 09, para realizar atendimento de ocorrência de incêndio em residência mista, na Linha Liso Alto. Ao chegar ao local foi constatado que as chamas já estavam por toda residência com cerca de 120 m2, sendo que restaram somente cerca de 20m2 que não foram atingidos pelo fogo. Foram gastos mais de 11 mil litros de água entre combate e rescaldo. A guarnição realizou ainda a ventilação do ambiente. Não houveram feridos e o proprietário informou que ao notar o início do incêndio, tentou retirar alguns bens, porém sem sucesso. Os móveis e pertences da família foram todos queimados. Será realizada a perícia no local para averiguar o fato que ocasionou o início do incêndio.

PMR inicia Operação Semana Santa 2020. A operação iniciou às 18 horas de quarta-feira e se estende até dia 13 de abril. Conforme o comandante da terceira companhia de Polícia Militar Rodoviária, capitão DEIBER HAEFLIGER, o objetivo da operação é garantir um tráfego seguro aos usuários das rodovias, considerando que durante o período prolongado do feriado da Semana Santa e de Páscoa, aumenta o fluxo de veículos. O capitão cita que em todo o estado a PMR abrange uma malha viária de quatro mil quilômetros, e na abrangência da terceira companhia, nos três postos de Iporã do Oeste, São Lourenço do Oeste e Bom Jesus, são quase 900 quilômetros a serem patrulhados. O comandante cita que o foco será na prevenção e repressão ao excesso de velocidade, ultrapassagens proibidas e embriaguez ao volante. Ele lembra que a orientação é que as pessoas permaneçam em isolamento social, mas se for necessário viajar, que sejam respeitadas as regras de trânsito.

Com a redução no fluxo de veículos nas rodovias, devido a quarentena, a PMR espera uma redução significativa no número de ocorrências na Operação Semana Santa deste ano. No ano passado foram registrados nas rodovias estaduais 66 acidentes, destes 37 com vítimas e 59 sem vítimas, envolvendo 160 veículos e causando ferimentos em 56 pessoas e três mortes. O capitão DEIBER HAEFLIGER ressalta que a PMR constata uma redução significativa no movimento de veículos nas rodovias, que dependendo do dia chega a ser de 40 a 70% inferior a dias normais. O comandante da Polícia Militar Rodoviária chama atenção que na véspera do feriado percebe-se que o fluxo de veículos já está maior. Ele afirma que a preocupação é com os abusos no trânsito, como excesso de velocidade, devido ao menor movimento. A PMR tem flagrado carros transitando a mais de 140 km por hora, onde o permitido é de 80 km. Em função disso, os três postos irão aumentar a fiscalização para reforçar o combate as infrações de trânsito.

Homem sofre ferimentos graves em colisão entre motocicleta e caminhão. Foi por volta das sete horas e 45 minutos de hoje, na SC 496, na localidade de Beato Roque, em São João do Oeste. A guarnição dos bombeiros de Itapiranga socorreu um homem de 39 anos. Ele conduzia uma motocicleta Yamanha Lander e colidiu na traseira de um caminhão Mercedes Bens, ambos de São Joao do Oeste. O condutor da motocicleta apresentava fratura exposta na perna direita e pequena hemorragia no ouvido direito. A vítima foi conduzida ao Hospital Santa Casa Rural de São João do Oeste e posteriormente transferida, com ambulância do município, ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste. A Polícia Militar também esteve presente no local do acidente.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.