-QUEIROGA SINALIZA DISPENSA DO USO DE MÁSCARAS AO AR LIVRE E VACINAÇÃO ANUAL
-RODOVIAS FEDERAIS CATARINENSES SOFREM NOVO CORTE NO ORÇAMENTO DESTE ANO
-PORTO SECO DE DIONÍSIO CERQUEIRA É TEMA DE REUNIÃO ENTRE ENTIDADES
-INSTITUTO SANTÉ PROMOVE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
-FIRMADA PARCERIA COM HOSPITAL DE SÃO CARLOS PARA CIRURGIAS OFTALMOLÓGICAS
-VEÍCULO QUE HAVIA SIDO FURTADO POR “AMIGO DE BAR” É ENCONTRADO
-BOMBEIROS E POLÍCIA MILITAR ATENDEM DOIS ACIDENTES EM SMOESTE
SICOOB INFORMA
De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e quatro centavos. O euro está valendo cinco reais e 59 centavos. Já o peso argentino está cotado em cinco centavos.
O Sicoob é o parceiro ideal de quem quer plantar, cuidar, colher e produzir. Seja na agricultura, na pecuária, em toda cadeia do agronegócio. No Sicoob você tem crédito para o Plano Safra 20212022 com taxas a partir de 3% ao ano.
Procure uma de nossas Cooperativas e conheça as melhores opções para investir na propriedade e aumentar a produtividade.
Sicoob, somos feitos de valores, somos feitos para ajudar a produção no campo.
Os Estados Unidos alertaram nesta quarta-feira que a Rússia pode estar planejando o uso de armas químicas ou biológicas na Ucrânia, sob o pretexto de responder a uma suposta ameaça no país que, segundo asseguraram, é "falsa". A porta-voz da Casa Branca, JEN PSAKI, fez essa advertência em resposta às acusações russas de que os Estados Unidos estão financiando um suposto programa biológico-militar na Ucrânia. Em sua conta oficial no Twitter, JEN escreveu que todos devem estar atentos à possibilidade da Rússia usar armas químicas ou biológicas na Ucrânia.
O vice-prefeito de Mariupol, SERGEI ORLOV, afirmou que três pessoas morreram, sendo uma criança, no hospital infantil e maternidade da cidade. Segundo os ucranianos, a unidade foi bombardeada nesta quarta-feira pela Rússia. Pelo menos outras 17 pessoas ficaram feridas, entre elas uma mulher grávida. Segundo ele, 300 leitos que estavam destinados ao tratamento de pacientes com Covid-19 também foram destruídos, além de um centro de coleta de sangue. A Cruz Vermelha descreveu a situação na cidade como sendo apocalíptica.
A diretora técnica da Organização Mundial da Saúde, MARIA VAN KERKHOVE, confirmou nesta quarta-feira que a agência monitora o surgimento de uma nova variante do coronavírus que combina as cepas Ômicron e Delta. Informalmente, a mistura das duas vem sendo chamada de Deltacron. Virologistas do Instituto Pasteur, da França, enviaram na terça-feira ainda o sequenciamento genômico completo do vírus para o GISAID, maior banco de dados internacional de Covid, confirmando as primeiras evidências sólidas sobre a existência da variante recombinante, que foi identificada pela primeira vez na França, em janeiro. A nova variante já foi detectada na França, Holanda e Dinamarca, porém, em níveis muito baixos.
O presidente JAIR BOLSONARO assinou nesta quarta-feira um decreto que regulamenta o procedimento para devolução de recursos dos benefícios do auxílio emergencial recebidos de forma indevida. A medida vale para casos onde sejam constatadas irregularidades ou erro material na concessão, manutenção ou revisão do benefício. Pelas regras do novo decreto, o beneficiário que tiver recebido indevidamente o auxílio emergencial poderá ser notificado por meio eletrônico, pelos canais digitais dos bancos, correio, pessoalmente ou por edital para devolução dos valores. A partir da notificação, o beneficiário poderá optar pelo pagamento à vista ou em até 60 parcelas mensais. O beneficiário que não efetuar o pagamento de três parcelas, consecutivas ou alternadas, terá o parcelamento cancelado e será considerado inadimplente.
Começa a valer, a partir desta quinta-feira o uso obrigatório do prefixo 0303 nas ligações realizadas para clientes pelas empresas de telemarketing. A mudança, anunciada no final do ano passado pela Anatel, tem o objetivo de ajudar os usuários a identificarem facilmente esse tipo de ligação e decidir se vão aceitar a chamada. O código aparecerá no início do número de qualquer ligação que vise a oferta de produtos ou serviços. As mudanças valem apenas para as prestadoras de telefonia móvel. Daqui a 90 dias, deverão ser implementadas também pelas operadoras de telefonia fixa.
O Governo Federal prevê novas flexibilizações para o Brasil nas próximas semanas. A informação foi revelada nesta quarta-feira pelo Ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, ao prefeito de Florianópolis, GEAN LOUREIRO. No encontro, em Brasília, QUEIROGA previu novas flexibilizações no país nas próximas semanas, como a não obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços abertos. Em Santa Catarina, essa regra já está valendo desde o ano passado. O ministro também descartou uma quarta dose da vacina e antecipou que o ministério prevê uma vacina anual contra a Covid-19, assim como a da Influenza.
A chuva registrada em Santa Catarina durante o mês de fevereiro ficou em taxas mais próximas da média histórica do que nos meses anteriores. Dessa forma, o déficit de chuva foi menor, porém, mesmo assim, a precipitação ficou abaixo do esperado mensalmente em quase todo o território catarinense. Com isso, os efeitos da estiagem se intensificaram em algumas áreas, dado os vários meses com déficit hídrico. A região mais afetada é a Oeste, embora praticamente todo o estado sinta os efeitos da seca. Grande parte de Santa Catarina registrou precipitação entre 50 e 150 milímetros em fevereiro. Os maiores valores foram observados no Extremo Oeste, onde praticamente metade da região apresentou precipitação entre 150 e 200 milímetros de chuva.
Santa Catarina conta com uma nova ferramenta para monitorar denúncias e suspeitas de desmatamento ilegal no Estado. O Sistema Integrado de Monitoramento e Alertas de Desmatamento utiliza imagens de satélite para comparar a situação de um mesmo local em períodos diferentes e, assim, identificar possíveis áreas em que esteja ocorrendo a supressão de vegetação sem autorização ambiental. A novidade foi desenvolvida pela própria equipe do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina e começou a operar oficialmente no início deste ano. Atualmente, uma varredura em todo o estado é feita uma vez por mês para comparar a situação com o período anterior.
As rodovias federais em obras de Santa Catarina sofreram mais um corte no orçamento da União de 2022. Cinco estradas perderam um total de 13 vírgula dois milhões após uma portaria, publicada em 25 de fevereiro redirecionar verbas do DNIT para o Ministério da Economia. As mais prejudicadas são as duplicações das BRs 280 e 470. A BR-280 perdeu cinco virgula quatro milhões e a 470 perdeu quatro milhões de reais. Também tiveram cortes as BRs 285, 282 e 163. Juntas, a redução é de três vírgula sete milhões de reais. Este é o segundo revés de Santa Catarina no orçamento apenas neste ano. Em janeiro, o presidente JAIR BOLSONARO havia vetado 43 milhões de reais que estavam previstos para obras rodoviárias no Estado no projeto de lei orçamentária aprovado pelo Congresso Nacional.
Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram em primeiro turno por unanimidade na sessão da última terça-feira um projeto de autoria do executivo que visa lotear uma área de quase 75 mil metros quadrados. O terreno está localizado no bairro Santa Rita e terá área total de pouco mais de 25 mil metros quadrados, comportando 41 lotes, ruas, calçadas, acessos, área institucional e área verde. O espaço será denominado de “Loteamento Mirante” e a área remanescente do imóvel será de pouco mais de 49 mil metros quadrados. O prazo para término dos serviços é de quatro anos. Também foi aprovado o projeto que autoriza o município a receber em doação parte de um imóvel nas proximidades do cemitério do bairro Santa Rita. Apenas um vereador se absteve nessa votação em primeiro turno.
Também foi aprovado na sessão da última terça-feira a abertura de um crédito adicional especial na importância de 280 mil reais. O dinheiro é oriundo do governo estadual e será utilizado para a aquisição de uma Van para o esporte escolar. Os vereadores aprovaram ainda a abertura de um crédito adicional de pouco mais de 130 mil reais para ser destinado para a Saúde de São Miguel do Oeste. Ambos projetos tramitaram em regime de urgência e foram aprovados em votação única. Já o projeto de autoria do executivo denominado “Agora é Crescer”, foi aprovado em segundo turno com abstenção de apenas um vereador.
O município de Belmonte recebeu nesta semana, um ofício confirmando o recebimento de 100 mil reais para aplicar no setor da Saúde. A informação é do prefeito, JAIR GIUMBELLI. Conforme ele, o valor é oriundo de uma emenda parlamentar da deputada federal, CAROLINE DE TONI do PSL. Segundo ele, o montante será destinado para ações que serão desenvolvidas pela atenção básica de Saúde do município. O prefeito JAIR GIUMBELLI destacou que o valor veio em boa hora e é extremamente importante para proporcionar uma qualidade ainda maior e melhor no atendimento da população de Belmonte.
A Secretaria de Assistência Social de São Miguel do Oeste juntamente com o décimo quarto Regimento de Cavalaria Mecanizado realizou no começo desta semana a aula inaugural do programa Pelotão Mirim, “Pequenos Lanceiros do Ponche Verde”. A cerimônia ocorreu nas dependências da própria instituição. Neste ano, 30 alunos vão participar das atividades, sendo seis meninas e 24 meninos com idades entre 10 e 14 anos. O objetivo do projeto é desenvolver as potencialidades de cada participante, além de fortalecer os vínculos sociais. As crianças e adolescentes terão acesso a aulas de informática, esporte e música, além de acompanhamento pedagógico e lúdico.
O município de São Miguel do Oeste registrou nas últimas 24 horas apenas quatro novos casos de Covid-19. O número é extremamente positivo pois é um dois mais baixos das últimas semanas. Outras 29 pessoas entraram para a lista de recuperados e nesta quinta-feira, 32 moradores estão com o vírus ativo. A secretaria de Saúde também está monitorando 99 pessoas que possuem algum sintoma suspeito. Já no hospital regional houve um aumento das internações em decorrência da doença. Nesta quinta-feira são seis casos confirmados na UTI Covid e um suspeito. Na enfermaria Covid são duas internações, sendo um caso confirmado e um suspeito.
O grupo Velho Oeste Car Club de São Miguel do Oeste vai realizar neste mês no município mais uma edição do encontro de carros antigos. A informação é de um dos organizadores do evento, GIOVANI GOBBI. Conforme ele, a programação está na quarta edição e será realizada nos dias 19 e 20, sendo um sábado e domingo. De acordo com ele, o evento já é tradicional e sempre acaba superando as expectativas. GOBBI lembrou que a realização do encontro ocorre a cada dois anos, porém, houve um atraso nesta edição, visto a pandemia da Covid-19. Ele pontuou que o último evento foi em 2019 no município.
Como de costume, a edição do encontro de carros antigos promovido pelo Velho Oeste Car Club será na área coberta da praça Walnir Bottaro Daniel. A afirmação é de um dos organizadores, GIOVANI GOBBI. Segundo ele, o evento é aberto para todo o público e não haverá cobrança de ingresso. Ele frisou que aqueles que querem expor precisam pagar uma taxa de inscrição de 30 reais e um quilo de alimento não perecível. GOBBI salientou que o valor será para cobrir os custos do evento. Ele destacou que os detalhes estão sendo finalizados, porém, antecipou que haverá brinquedos infláveis para as crianças, além de espaço Food Truck e demais atividades para toda a família.
O quarto encontro de carros antigos que será realizado em São Miguel do Oeste neste mês de março deverá contar com menos expositores que o último evento realizado em 2019. A projeção é de um dos organizadores, GIOVANI GOBBI. Ele lembrou que na última edição, mais de 200 carros foram expostos, porém, com a pandemia, muitas famílias deixaram de participar. Apesar disso, ele garantiu que a expectativa é positiva para o evento do próximo dia 19 de março. GIOVANI GOBBI ressaltou que o evento terá início a uma e meia da tarde do sábado e seguirá até o final da tarde de domingo. Para participar da exposição, os veículos precisam estar em boas condições e possuírem mais de 30 anos, ou no mínimo 20 anos.
A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina juntamente com o SesiSenai realizou uma reunião com a Associação Empresarial da Fronteira para fortalecer ainda mais a região Extremo Oeste. A afirmação é do vice-presidente regional da Fiesc, ASTOR KIST. De acordo com ele, o objetivo é buscar soluções e ferramentas para alavancar ainda mais o desenvolvimento regional. Conforme ele, a ASCOAGRIN é formada na tríplice fronteira, abrangendo os municípios de Barracão no Paraná, Bom Jesus do Oeste e Dionísio Cerqueira, ambos de Santa Catarina e de forma indiretamente, Bernardo de Irigoyen, na Argentina.
A reunião realizada entre as entidades serviu para debater a homologação da concessão do Porto Seco de Dionísio Cerqueira. A informação é do vice-presidente regional da Fiesc, ASTOR KIST. Segundo ele, com essa decisão, o município passa a ter uma importância ainda maior no estado catarinense, visto o aumento expressivo de importação e exportação que passará pelo local. Ele destacou que a empresa vencedora já administra outros portos, porém, um decreto estadual está represado até a sua instalação. KIST explicou que pelo decreto, apenas as mercadorias que entram e saem de um porto catarinense têm direitos a incentivos fiscais. Ele citou que na região, o único que se encaixa nesse quesito é Dionísio Cerqueira, por isso a tamanha importância da cidade e consequentemente da região no mapa catarinense.
O aumento de fluxo em Dionísio Cerqueira vai trazer uma melhora significativa para o Extremo Oeste de Santa Catarina. O comentário é do vice-presidente regional da Fiesc, ASTOR KIST. Ele lembrou que existem estudos para que no futuro seja criado uma zona franca no município. Ele disse que a entidade tem um departamento especializado em questões de importação e exportação e por isso a Fiesc está disposta a contribuir com a ASCOAGRIN. Ele citou que com a concessão, a região também deve estar preparada para prestar treinamentos às pessoas, além de certificação de origem, questões de saúde e segurança do trabalho, entre outras questões. ASTOR KIST avaliou a reunião como sendo proveitosa e declarou que as conversas devem avançar ainda mais nas próximas semanas.
O Instituto Santé, responsável pela administração do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste lançou nesta semana uma campanha de conscientização sobre a violência doméstica. A ação é denominada “Santé por elas”, e visa a prevenção da violência contra a mulher. Conforme o instituto, ao todo, são cerca de 900 profissionais que atuam na empresa, totalizando 80 por cento da equipe total. Segundo o presidente, TÉRCIO KASTEN, o objetivo é impactar positivamente na sociedade e proteger, tanto as mulheres funcionárias como as demais mulheres conectadas ao núcleo familiar.
A ação “Santé por elas”, será realizado por meio de encontros virtuais e presenciais, além de cartilhas, palestras, rodas de conversa e canal virtual de apoio institucional. A explicação é do presidente, TÉRCIO KASTEN. De acordo com ele, também haverá parcerias com a Polícia Militar, Polícia Civil e setores da Assistência Social. O diretor executivo do Santé e um dos coordenadores do projeto, JEFERSON GOMES disse que a ação vai trazer muitos reflexos positivos em relação à gestão de pessoas, visto que a violência doméstica acaba afetando as mulheres não apenas fisicamente, mas emocionalmente. O profissional pontuou ainda que a campanha iniciou na última terça-feira e seguirá até o final deste ano em toda a rede Santé.
A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste está aderindo, por meio da nova política hospitalar catarinense, a um novo sistema de parcerias para a realização de alguns procedimentos de alta complexidade. A informação é da secretária de Saúde, DAIANA SIRTOLI. De acordo com ela, o objetivo é promover um maior conforto, segurança e agilidade na realização de serviços complexos, como por exemplo, as cirurgias oftalmológicas. Ela explicou que esse novo sistema permite que os municípios firmem contratos com hospitais próximos e que sejam referência em algumas especialidades.
Até então, os pacientes que precisassem de um procedimento cirúrgico nos olhos eram encaminhados para uma unidade hospitalar de Florianópolis. O comentário é da secretária de Saúde, DAIANA SIRTOLI. Ela disse que com esse novo formato, os pacientes não precisarão mais fazer esse longo trajeto, sendo encaminhados a partir de agora para a cidade de São Carlos. Conforme ela, o contrato foi firmado com a Associação Hospitalar Padre João Berhier. DAIANA salientou que o percurso percorrido será diminuído em mais de mil quilômetros, proporcionando uma economia dos recursos públicos e também mais rapidez nos atendimentos.
Esse novo formato de contrato vai possibilitar que a formação de filas de espera para procedimentos de alta complexidade sejam reduzidos de forma expressiva. A projeção é da secretária de Saúde de São Miguel do Oeste, DAIANA SIRTOLI. Ela declarou ainda que além dos procedimentos oftalmológicos de alta complexidade, o setor também está buscando firmar parcerias para outras especialidades em hospitais próximos do município. A intenção é que a maioria dos pacientes recebam atendimento em municípios próximos a região Extremo Oeste, não precisando mais se deslocar para o litoral ou até mesmo para outros estados brasileiros.
A Polícia Civil de São Miguel do Oeste recuperou nesta quarta-feira um celular que havia sido furtado durante um assalto ocorrido em julho do ano passado no município. Na época, dois homens em posse de uma arma de fogo entraram em uma padaria no centro da cidade e trancaram a atendente no banheiro do estabelecimento. Na oportunidade eles também levaram 100 reais em espécie do caixa. De acordo com a Polícia Civil, o roubo foi cometido por um homem e um adolescente. Já o celular foi encontrado na posse de uma mulher de 21 anos no bairro Cohab. Conforme a Polícia, a mulher vai responder pelo crime de receptação de objeto furtado.
A Polícia Militar de Guaraciaba foi acionada nesta quarta-feira para atender uma ocorrência de encontro de veículo na Linha Liso, interior do município. No local, a guarnição foi informada pelo proprietário que seu automóvel havia sido furtado durante a madrugada. Ele contou que conheceu um homem em um bar e ambos se tornaram “amigos”. Em determinado momento eles foram dar uma volta de carro e a vítima foi ao banheiro, momento este, que o suposto “amigo” furtou o carro e os pertences contidos em seu interior. O homem acabou postando na sua rede social o fato e no começo da manhã de ontem, uma pessoa ligou avisando que seu automóvel estava no acesso à Linha Liso. O veículo foi encontrado estacionado e com diversos danos. Diante dos fatos o veículo foi removido ao pátio conveniado para os demais procedimentos.
O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar de São Miguel do Oeste atendeu ao menos dois acidentes de trânsito de maior gravidade nas últimas horas. O primeiro foi no começo da noite de ontem no cruzamento das Ruas Oiapoc e Marechal Floriano, no centro da cidade. No local, dois veículos acabaram colidindo. Umas das passageiras foi socorrida com ferimentos leves e encaminhada para o Hospital Regional. Já a segunda ocorrência foi por volta das duas horas de hoje no cruzamento da Mém de Sá com a Avenida Willy Barth. No local, também houve a colisão de dois automóveis que eram conduzidos por dois homens. A Polícia Rodoviária Federal também prestou apoio neste último acidente. Os danos foram de média monta e um dos condutores sofreu apenas ferimentos leves.