-QUEIROGA SINALIZA DISPENSA DO USO DE MÁSCARAS AO AR LIVRE E VACINAÇÃO ANUAL
-RODOVIAS FEDERAIS CATARINENSES SOFREM NOVO CORTE NO ORÇAMENTO DESTE ANO
-CORPO DE BOMBEIROS ALERTA PARA AUMENTO DE QUEDAS DE ALTURA NA REGIÃO
-REGIONAL DE SAÚDE CONFIRMA APLICAÇÃO DE NEBULIZAÇÃO AMANHÃ EM IPORÃ DO OESTE
-HOSPITAL DE MONDAÍ TERÁ ALA DE PSIQUIATRIA INFANTO JUVENIL
-CONTADOR ALERTA PARA CUIDADOS COM A DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA
-COLISÃO ENTRE DOIS VEÍCULOS DEIXA MULHER FERIDA NA REGIÃO
-APÓS FAZER AMIZADE EM BAR, HOMEM TEM VEÍCULO FURTADO NO INTERIOR
O tempo na região Extremo Oeste é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é que ocorram chuvas isoladas em alguns municípios. A mínima das últimas horas foi de 21 graus e a máxima para hoje deve ser de 29 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e quatro centavos. O euro está valendo cinco reais e 59 centavos. Já o peso argentino está cotado em cinco centavos.
Os Estados Unidos alertaram nesta quarta-feira que a Rússia pode estar planejando o uso de armas químicas ou biológicas na Ucrânia, sob o pretexto de responder a uma suposta ameaça no país que, segundo asseguraram, é "falsa". A porta-voz da Casa Branca, JEN PSAKI, fez essa advertência em resposta às acusações russas de que os Estados Unidos estão financiando um suposto programa biológico-militar na Ucrânia. Em sua conta oficial no Twitter, JEN escreveu que todos devem estar atentos à possibilidade da Rússia usar armas químicas ou biológicas na Ucrânia.
O vice-prefeito de Mariupol, SERGEI ORLOV, afirmou que três pessoas morreram, sendo uma criança, no hospital infantil e maternidade da cidade. Segundo os ucranianos, a unidade foi bombardeada nesta quarta-feira pela Rússia. Pelo menos outras 17 pessoas ficaram feridas, entre elas uma mulher grávida. Segundo ele, 300 leitos que estavam destinados ao tratamento de pacientes com Covid-19 também foram destruídos, além de um centro de coleta de sangue. A Cruz Vermelha descreveu a situação na cidade como sendo apocalíptica.
A diretora técnica da Organização Mundial da Saúde, MARIA VAN KERKHOVE, confirmou nesta quarta-feira que a agência monitora o surgimento de uma nova variante do coronavírus que combina as cepas Ômicron e Delta. Informalmente, a mistura das duas vem sendo chamada de Deltacron. Virologistas do Instituto Pasteur, da França, enviaram na terça-feira ainda o seqüenciamento genômico completo do vírus para o GISAID, maior banco de dados internacional de Covid, confirmando as primeiras evidências sólidas sobre a existência da variante recombinante, que foi identificada pela primeira vez na França, em janeiro. A nova variante já foi detectada na França, Holanda e Dinamarca, porém, em níveis muito baixos.
O presidente JAIR BOLSONARO assinou nesta quarta-feira um decreto que regulamenta o procedimento para devolução de recursos dos benefícios do auxílio emergencial recebidos de forma indevida.A medida vale para casos onde sejam constatadas irregularidades ou erro material na concessão, manutenção ou revisão do benefício. / Pelas regras do novo decreto, o beneficiário que tiver recebido indevidamente o auxílio emergencial poderá ser notificado por meio eletrônico, pelos canais digitais dos bancos, correio, pessoalmente ou por edital para devolução dos valores. A partir da notificação, o beneficiário poderá optar pelo pagamento à vista ou em até 60 parcelas mensais. O beneficiário que não efetuar o pagamento de três parcelas, consecutivas ou alternadas, terá o parcelamento cancelado e será considerado inadimplente.
Começa a valer a partir desta quinta-feira o uso obrigatório do prefixo 0303 nas ligações realizadas para clientes pelas empresas de telemarketing. A mudança, anunciada no final do ano passado pela Anatel, tem o objetivo de ajudar os usuários a identificarem facilmente esse tipo de ligação e decidir se vão aceitar a chamada. O código aparecerá no início do número de qualquer ligação que vise a oferta de produtos ou serviços. As mudanças valem apenas para as prestadoras de telefonia móvel. Daqui a 90 dias, deverão ser implementadas também pelas operadoras de telefonia fixa.
O Governo Federal prevê novas flexibilizações para o Brasil nas próximas semanas. A informação foi revelada nesta quarta-feira pelo Ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, ao prefeito de Florianópolis, GEAN LOUREIRO. No encontro, em Brasília, QUEIROGA previu novas flexibilizações no país nas próximas semanas, como a não obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços abertos. Em Santa Catarina, essa regra já está valendo desde o ano passado. O ministro também descartou uma quarta dose da vacina e antecipou que o ministério prevê uma vacina anual contra a Covid-19, assim como a da Influenza.
A chuva registrada em Santa Catarina durante o mês de fevereiro ficou em taxas mais próximas da média histórica do que nos meses anteriores. Dessa forma, o déficit de chuva foi menor, porém, mesmo assim, a precipitação ficou abaixo do esperado mensalmente em quase todo o território catarinense. Com isso, os efeitos da estiagem se intensificaram em algumas áreas, dado os vários meses com déficit hídrico. A região mais afetada é a Oeste, embora praticamente todo o estado sinta os efeitos da seca. Grande parte de Santa Catarina registrou precipitação entre 50 e 150 milímetros em fevereiro. Os maiores valores foram observados no Extremo Oeste, onde praticamente metade da região apresentou precipitação entre 150 e 200 milímetros de chuva.
Santa Catarina conta com uma nova ferramenta para monitorar denúncias e suspeitas de desmatamento ilegal no Estado. O Sistema Integrado de Monitoramento e Alertas de Desmatamento utiliza imagens de satélite para comparar a situação de um mesmo local em períodos diferentes e, assim, identificar possíveis áreas em que esteja ocorrendo a supressão de vegetação sem autorização ambiental. A novidade foi desenvolvida pela própria equipe do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina e começou a operar oficialmente no início deste ano. Atualmente, uma varredura em todo o estado é feita uma vez por mês para comparar a situação com o período anterior.
As rodovias federais em obras de Santa Catarina sofreram mais um corte no orçamento da União de 2022. Cinco estradas perderam um total de 13 vírgula dois milhões após uma portaria, publicada em 25 de fevereiro redirecionar verbas do DNIT para o Ministério da Economia. As mais prejudicadas são as duplicações das BRs 280 e 470. A BR-280 perdeu cinco virgula quatro milhões e a 470 perdeu quatro milhões de reais. Também tiveram cortes as BRs 285, 282 e 163. Juntas, a redução é de três vírgula sete milhões de reais. Este é o segundo revés de Santa Catarina no orçamento apenas neste ano. Em janeiro, o presidente JAIR BOLSONARO havia vetado 43 milhões de reais que estavam previstos para obras rodoviárias no Estado no projeto de lei orçamentária aprovado pelo Congresso Nacional.
-SÃO JOÃO DO OESTE REGISTROU CRESCIMENTO NO MOVIMENTO ECONÔMICO DE 2021
-CORPO DE BOMBEIROS ALERTA PARA AUMENTO DE QUEDAS DE ALTURA NA REGIÃO
-REGIONAL DE SAÚDE CONFIRMA APLICAÇÃO DE NEBULIZAÇÃO AMANHÃ EM IPORÃ DO OESTE
-HOSPITAL DE MONDAÍ TERÁ ALA DE PSIQUIATRIA INFANTO JUVENIL
-CONTADOR ALERTA PARA CUIDADOS COM A DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA
Novos programas do governo estadual mudam realidade das APAEs. Volume de recursos permite investimentos em estrutura, equipamentos e veículos. A presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial, JANICE KRASNIAK visitou a região nesta semana para conhecer a estrutura da APAE e conferir aplicação de recursos que foram liberados. Ela destaca a importância de criar Política de Educação Especial em Santa Catarina. São 250 instituições especializadas, com mais de 25 mil alunos com necessidades especiaisatendidos. A Fundação também presta assessoramento e pesquisa para inovar o trabalho em busca de melhores resultados.
A presidente chama atenção para o impacto causado pelo Programa “SC Mais Inclusiva”, que destinou 58 milhões de reais para a educação especial. Todas as instituições que atendem pessoas com necessidade especiais estão recebendo recursos do governo estadual. A presidente da Fundação Catarinense cita investimentos em academia ao ar livre nas APAEs, sala de informática, parques adaptados, salas sensoriais, acessibilidade digital e transporte adaptado facilitando a acessibilidade dos alunos com deficiência física. Outra novidade foi a compra de móveis adaptados para atender as necessidades em praticamente todas as Escolas Especiais. JANICE KRASNIAK considera que a região Extremo Oeste tem um diferencial no comprometimento dos profissionais com a Educação Especial. Recursos para estrutura das APAEs também estão sendo liberados.
APAEs de Iporã do Oeste, Tunápolis e São João do Oeste foram contempladas em diferentes áreas com recursos do governo estadual. A Escola Especial de Tunápolis garantiu próximo de 600 mil reais para sala de informática e obras da sede própria. Já a APAE de São João do Oeste foi contemplada com 821 mil reais destinados para investimentos em sala de informática, aquisição de móveis e construção da sede própria. O CAESP/APAE Caminhos de Luz de Iporã do Oeste também foi contemplado com uma sala de informática.
São João do Oeste atingiu quase 650 milhões de reais de movimento econômico em 2021. Os dados foram divulgados ontem com destaque para o setor agropecuário. Indústria e comércio registraram queda em relação a 2020. De acordo com o prefeito de São João do Oeste, GENÉSIO ANTON, é o segundo ano consecutivo de queda no movimento econômico do setor, desta vez com redução de sete por cento. O prefeito chama atenção em 2021 a pandemia que atingiu o auge na região e afetou diretamente a indústria e comércio. Foi registrado falta de insumos em vários setores do comércio e indústria e ainda ocorreu retração nas compras. O valor movimentado pela indústria e comércio em 2021 foi de 132 milhões de reais.
O Movimento Econômico Geral em 2021 foi superior a 649 milhões de reais, com 35 por cento de crescimento no movimento agropecuário. Conforme o prefeito GENÉSIO ANTON, o município registrou aumento na produção de leite, aves e suínos, com maior volume e valor agregado na comercialização. O setor teve resultado significativo saltando de 380 milhões de reais em 2020 para 517 milhões de reais em 2021. ANTON é otimista com o setor agropecuário apesar das dificuldades provocadas pela estiagem prolongada. O prefeito aponta a construção de novas granjas de suínos e aves e que ainda vão impactar de maneira positiva nos próximos anos.
A diretora do Movimento Econômico de São João do Oeste lembra que os valores divulgados não são definitivos, em virtude de novos lançamentos que podem ocorrer por impugnação de recursos. TATIELE REINEHR, observa que a equipe técnica está atenta a qualquer possibilidade de aumentar valores com base em declarações que são feitas nas diferentes áreas econômicas do município. TATIELE chama atenção para a atividade da apicultura que registra expressivo crescimento. Em 2020 foram 110 mil reais no movimento econômico. Em 2021 o valor saltou para 450 mil reais e com isso a comercialização de mel ganha importância econômica. Ela destaca que está ocorrendo profissionalização e comercialização incluindo o mercado exterior com produto de qualidade. A atividade ainda tem muito para crescer em São João do Oeste.
Bombeiros alertam para aumento de acidentes de trabalho em obras de construção civil. O comandante do grupamento do Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste, Sargento OLDAIR SCHMITZ, observa que vem sendo registrado um número muito alto de quedas de nível, principalmente de telhados, em toda a região desde o ano passado. De acordo com ele, os principais registros tem ligação com obras da construção civil e reformas de estruturas. OLDAIR destaca que em muitos casos os telhados são feitos de Brasilit e que as pessoas acabam caminhando por cima desses locais que não dão sustentação ao peso e acabam quebrando, provocando quedas. Na avaliação do comandante, esse não é um problema isolado, mas que vem sendo registrado em toda a região. Ele comemora o fato do mercado da construção civil estar aquecido, proporcionando o crescimento dos municípios, mas lamenta a falta de responsabilidade no uso das regras de segurança.
OLDAIR SCHMITZ lembra que as pessoas que trabalham em altura devem estar adequadas à Norma Regulamentadora 35, com uso adequado de equipamentos de segurança para esse tipo de trabalho como capacete, cinto, luvas, botas e demais apetrechos necessários, dependendo do tipo de trabalho realizado. O que se nota, no entanto, é a falta de responsabilidade e interesse por parte dos pedreiros e carpinteiros que fazem esses trabalhos e também das empresas que empregam pessoas nessas atividades, que acabam negligenciando a segurança do trabalho. O comandante chama atenção para a gravidade da situação, pois os acidentes envolvendo quedas de altura geralmente causam ferimentos graves como fraturas de membros, traumatismo craniano e inclusive com óbitos já registrados na região. SCHMITZ reforça a necessidade de exigência do uso dos Equipamentos de Proteção, pois eles salvam vidas.
Regional de Saúde confirma aplicação de fumacê em Iporã do Oeste. De acordo com a bióloga, DANIELA VINHA, a ação que deveria ter acontecido na segunda-feira, foi adiada para amanhã por causa da grande demanda em todos os municípios do Extremo Oeste. Ela informa que as condições do tempo também precisam estar favoráveis, sem vento ou chuva, para que a aplicação aconteça conforme planejado. A bióloga da Regional de Saúde de São Miguel do Oeste destaca que o fumacê será aplicado no início da manhã desta sexta-feira, das 6h30 às 8h, nas proximidades de todos os locais onde houve algum paciente diagnosticado com dengue, pois nesses locais há risco de existir um grande número de mosquitos Aedes Aegypti infectados. Nesta semana, a Regional recebeu dez novos galões de inseticida, que garantem a aplicação nos municípios onde há necessidade desse trabalho.
DANIELA VINHA destaca que o objetivo do fumacê, através do método de nebulização, é alcançar o maior número possível de mosquitos e promover uma redução de infecções, evitando que a doença se propague ainda mais. Através da nebulização, a bióloga destaca que o carro passa dos dois lados da rua formando uma espécie de névoa que fica suspensa no ar por um período de 40 a 60 minutos. Ela orienta para que nesse tempo as pessoas deixem as portas e janelas abertas para que o inseticida consiga chegar dentro das residências e não somente nos quintais. Outro cuidado recomendado por DANIELA VINHA, é com os animais de estimação, que devem ser resguardados em locais mais afastados, de forma que não fiquem expostos diretamente à nebulização. Quem possui criação de abelhas ou outros insetos também deve cobrir ou remover os enxames para locais seguros.
Já os moradores devem permanecer em locais mais afastados da casa entre 40 e 60 minutos para que o veneno se dissipe. É necessário promover uma limpeza simples com água e sabão e também lavar utensílios domésticos, como copos e talheres que porventura tenham ficado expostos ao inseticida. A bióloga da Regional de Saúde lembra que é muito importante que a população tenha consciência de que a nebulização não é uma solução definitiva, e sim paliativa, para um controle momentâneo da infestação de mosquitos. Ela reforça que a melhor ação continua sendo o cuidado com os quintais, com a eliminação da água parada.
A Associação Hospitalar de Mondaí vem pleiteando a habilitação de mais dez leitos para aumentar os valores financeiros recebidos pelo Hospital e para suprir a demanda de atendimento existente em toda a região. O presidente da Associação, PAULINHO STECKER, avalia que os atendimentos na área da psiquiatria infanto juvenil só são ofertados em Joinville e Florianópolis e que as regiões do Oeste e Extremo Oeste estão desamparadas nessas especialidades. De acordo com ele, o Secretário de Estado da Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, visitou o Hospital há poucos dias, onde ficou definido pela instalação da ala de psiquiatria infanto juvenil em Mondaí para atender toda a região, faltando agora apenas algumas adequações que ainda precisam ser feitas, como por exemplo, a disponibilização de mais cinco quartos para abrigar os acompanhantes, bem como o aumento de capacidade da cozinha e contratação de mais profissionais.
PAULINHO STECKER destaca que a expectativa é de que as primeiras internações aconteçam já nos próximos dias, assim que haja a liberação de recursos do Estado. O presidente da Associação Hospitalar de Mondaí destaca que os principais atendimentos na ala de psiquiatria infanto juvenil estarão relacionados à dependência de álcool e drogas e também os problemas familiares, como as brigas das crianças e adolescentes com os pais, por exemplo. PAULINHO STECKER foi reeleito recentemente e comandará o Hospital por mais dois anos. Ele avalia que o trabalho segue sendo um grande desafio, pois ainda existem muitos transtornos da pandemia a serem superados. A falta de recursos também exige muita atenção da administração da entidade.
Contador de Iporã do Oeste chama a atenção quanto a cuidados na hora de encaminhar a Declaração de Renda. CANÍSIO MULLER, observa que a principal mudança na Declaração do Imposto de Renda em 2022 em relação aos anos anteriores, é o prazo menor. De acordo com ele, o período geralmente inicia no dia primeiro de março, porém neste ano, a Receita Federal liberou o programa para preenchimento da Declaração apenas nesta segunda-feira, dia sete, com encerramento do prazo em 29 de abril. Os valores continuam os mesmos e apenas as pessoas com rendimentos acima de 28 mil reais por ano ou que obtiveram lucro com ações na Bolsa de Valores e com a venda de imóveis e veículos precisam declarar. Já no caso dos agricultores, quem obteve faturamento acima de cento e 42 mil reais, é obrigado a fazer a declaração, com possibilidade de rateio entre os CPFs do núcleo familiar.
CANÍSIO MULLER lembra que nem todos precisam fazer o pagamento e que em muitos casos é preciso apenas fazer o preenchimento dos dados e enviar para a Receita Federal. O contador lembra ainda que os bens acima de trezentos mil reais também exigem declaração ao Leão. Outra novidade é a possibilidade de pagamento do imposto através do Pix. Ainda de acordo com ele, atualmente a tabela do imposto de renda é dividida em quatro faixas de taxação: de sete e meio por cento, de quinze por cento, vinte e dois e meio por cento e vinte e sete e meio por cento. Pelas regras, uma pessoa que recebe hoje mil 913 reais por mês já declara imposto de renda. CANÍSIO MULLER avalia que essa tabela não foi atualizada desde 1996 e está defasada em 134%, pois apenas quem recebe a partir de quatro mil e 400 reais por mês deveria prestar contas à Receita. Esse fator tem onerado muito os trabalhadores brasileiros, na avaliação do contador.
Ele observa que cada vez mais o Governo tem o controle das contas dos brasileiros e por isso é preciso tomar muito cuidado em relação ao patrimônio, movimentações financeiras e bens adquiridos para evitar transtornos futuros e até certas surpresas. A legislação prevê algumas deduções no Imposto. Em relação à restituição do imposto, o contador observa que geralmente quem recebe são aquelas pessoas que já têm o valor descontado todos os meses na folha de pagamento. CANÍSIO MULLER orienta para que as pessoas procurem um escritório de contabilidade em caso de dúvidas.
-COLISÃO ENTRE DOIS VEÍCULOS DEIXA MULHER FERIDA NA REGIÃO
-APÓS FAZER AMIZADE EM BAR, HOMEM TEM VEÍCULO FURTADO NO INTERIOR
Uma colisão envolvendo dois veículos deixou uma mulher ferida por volta das 19h desta quarta-feira, no cruzamento das Ruas Oiapoc e Marechal Floriano, no centro de São Miguel do Oeste. A passageira ferida foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso com ferimentos leves. A PM foi acionada para registro do Boletim de Ocorrência. A dinâmica do acidente não foi divulgada.
Por volta das 04h53 da madrugada desta quinta feira, o Corpo de Bombeiros de Campo Erê foi acionado para apagar incêndio em um veículo as margens da rodovia SC-160, em frente ao CTG do município. Ao chegar ao local, a guarnição deparou-se com o veículo, com placas de Palma Sola, consumido pelas chamas. Foram gastos 500 litros de água para extinção completa. Não havia vítimas nem proprietário do veículo no local.
A Polícia Militar de Guaraciaba foi acionada para uma ocorrência de furto na Linha Liso, interior do município. Os policiais se deslocaram até o local e conversaram com um homem, que relatou que durante a madrugada de quarta-feira teve seu veículo furtado. De acordo com o homem, ele conheceu o autor do furto num bar e se tornaram amigos. Mais tarde, eles foram dar uma volta de carro e quando retornaram o proprietário foi ao banheiro, momento em que o suposto amigo furtou o automóvel e os pertences da vítima. Depois dos fatos, ele postou nas suas redes sociais com o intuito de localizar o carro. Por volta das 08h da manhã, um homem entrou em contato dizendo que ele estava no acesso à comunidade. Ao chegar ao referido local, o proprietário encontrou o automóvel estacionado e com muitos danos na lataria. A mochila onde estavam seus documentos pessoais não foi localizada. Diante dos fatos, a guarnição da PM removeu o carro ao pátio conveniado para demais procedimentos da Polícia Civil, orientou e liberou o envolvido.