-QUEIROGA SINALIZA DISPENSA DO USO DE MÁSCARAS AO AR LIVRE E VACINAÇÃO ANUAL
-RODOVIAS FEDERAIS CATARINENSES SOFREM NOVO CORTE NO ORÇAMENTO DESTE ANO
-FIESC BUSCA NOVAS PARCERIAS COM MUNICÍPIOS DA REGIÃO
-PROGRAMAS DO GOVERNO ESTADUAL MUDAM REALIDADE DAS APAEs
-SJO REGISTRA AUMENTO ECONÔMICO AGROPECUÁRIO E QUEDA NO COMÉRCIO
-BOMBEIROS ALERTAM PARA AUMENTO DE ACIDENTES DE TRABALHO
-POLÍCIA PRENDE SUSPEITOS DE ROUBO E TRÁFICO DE DROGAS
O Tempo em Itapiranga apresenta-se parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é que ocorram chuvas isoladas em alguns municípios. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 35 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e quatro centavos. O euro está valendo cinco reais e 59 centavos. Já o peso argentino está cotado em cinco centavos.
Os Estados Unidos alertaram nesta quarta-feira que a Rússia pode estar planejando o uso de armas químicas ou biológicas na Ucrânia, sob o pretexto de responder a uma suposta ameaça no país que, segundo asseguraram, é "falsa". A porta-voz da Casa Branca, JEN PSAKI, fez essa advertência em resposta às acusações russas de que os Estados Unidos estão financiando um suposto programa biológico-militar na Ucrânia. Em sua conta oficial no Twitter, JEN escreveu que todos devem estar atentos à possibilidade da Rússia usar armas químicas ou biológicas na Ucrânia.
O vice-prefeito de Mariupol, SERGEI ORLOV, afirmou que três pessoas morreram, sendo uma criança, no hospital infantil e maternidade da cidade. Segundo os ucranianos, a unidade foi bombardeada nesta quarta-feira pela Rússia. Pelo menos outras 17 pessoas ficaram feridas, entre elas uma mulher grávida. Segundo ele, 300 leitos que estavam destinados ao tratamento de pacientes com Covid-19 também foram destruídos, além de um centro de coleta de sangue. A Cruz Vermelha descreveu a situação na cidade como sendo apocalíptica.
A diretora técnica da Organização Mundial da Saúde, MARIA VAN KERKHOVE, confirmou nesta quarta-feira que a agência monitora o surgimento de uma nova variante do coronavírus que combina as cepas Ômicron e Delta. Informalmente, a mistura das duas vem sendo chamada de Deltacron. Virologistas do Instituto Pasteur, da França, enviaram na terça-feira ainda o sequenciamento genômico completo do vírus para o GISAID, maior banco de dados internacional de Covid, confirmando as primeiras evidências sólidas sobre a existência da variante recombinante, que foi identificada pela primeira vez na França, em janeiro. A nova variante já foi detectada na França, Holanda e Dinamarca, porém, em níveis muito baixos.
O presidente JAIR BOLSONARO assinou nesta quarta-feira um decreto que regulamenta o procedimento para devolução de recursos dos benefícios do auxílio emergencial recebidos de forma indevida. A medida vale para casos onde sejam constatadas irregularidades ou erro material na concessão, manutenção ou revisão do benefício. Pelas regras do novo decreto, o beneficiário que tiver recebido indevidamente o auxílio emergencial poderá ser notificado por meio eletrônico, pelos canais digitais dos bancos, correio, pessoalmente ou por edital para devolução dos valores. A partir da notificação, o beneficiário poderá optar pelo pagamento à vista ou em até 60 parcelas mensais. O beneficiário que não efetuar o pagamento de três parcelas, consecutivas ou alternadas, terá o parcelamento cancelado e será considerado inadimplente.
Começa a valer, a partir desta quinta-feira o uso obrigatório do prefixo 0303 nas ligações realizadas para clientes pelas empresas de telemarketing. A mudança, anunciada no final do ano passado pela Anatel, tem o objetivo de ajudar os usuários a identificarem facilmente esse tipo de ligação e decidir se vão aceitar a chamada. O código aparecerá no início do número de qualquer ligação que vise a oferta de produtos ou serviços. As mudanças valem apenas para as prestadoras de telefonia móvel. Daqui a 90 dias, deverão ser implementadas também pelas operadoras de telefonia fixa.//
O Governo Federal prevê novas flexibilizações para o Brasil nas próximas semanas. A informação foi revelada nesta quarta-feira pelo Ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, ao prefeito de Florianópolis, GEAN LOUREIRO. No encontro, em Brasília, QUEIROGA previu novas flexibilizações no país nas próximas semanas, como a não obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços abertos. Em Santa Catarina, essa regra já está valendo desde o ano passado. O ministro também descartou uma quarta dose da vacina e antecipou que o ministério prevê uma vacina anual contra a Covid-19, assim como a da Influenza.
A chuva registrada em Santa Catarina durante o mês de fevereiro ficou em taxas mais próximas da média histórica do que nos meses anteriores. Dessa forma, o déficit de chuva foi menor, porém, mesmo assim, a precipitação ficou abaixo do esperado mensalmente em quase todo o território catarinense. Com isso, os efeitos da estiagem se intensificaram em algumas áreas, dado os vários meses com déficit hídrico. A região mais afetada é a Oeste, embora praticamente todo o estado sinta os efeitos da seca. Grande parte de Santa Catarina registrou precipitação entre 50 e 150 milímetros em fevereiro. Os maiores valores foram observados no Extremo Oeste, onde praticamente metade da região apresentou precipitação entre 150 e 200 milímetros de chuva.
Santa Catarina conta com uma nova ferramenta para monitorar denúncias e suspeitas de desmatamento ilegal no Estado. O Sistema Integrado de Monitoramento e Alertas de Desmatamento utiliza imagens de satélite para comparar a situação de um mesmo local em períodos diferentes e, assim, identificar possíveis áreas em que esteja ocorrendo a supressão de vegetação sem autorização ambiental. A novidade foi desenvolvida pela própria equipe do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina e começou a operar oficialmente no início deste ano. Atualmente, uma varredura em todo o estado é feita uma vez por mês para comparar a situação com o período anterior.
As rodovias federais em obras de Santa Catarina sofreram mais um corte no orçamento da União de 2022. Cinco estradas perderam um total de 13 vírgula dois milhões após uma portaria, publicada em 25 de fevereiro redirecionar verbas do DNIT para o Ministério da Economia. As mais prejudicadas são as duplicações das BRs 280 e 470. A BR-280 perdeu cinco virgula quatro milhões e a 470 perdeu quatro milhões de reais. Também tiveram cortes as BRs 285, 282 e 163. Juntas, a redução é de três vírgula sete milhões de reais. Este é o segundo revés de Santa Catarina no orçamento apenas neste ano. Em janeiro, o presidente JAIR BOLSONARO havia vetado 43 milhões de reais que estavam previstos para obras rodoviárias no Estado no projeto de lei orçamentária aprovado pelo Congresso Nacional.
A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina juntamente com o Sesi/Senai realizou uma reunião com a Associação Empresarial da Fronteira para fortalecer ainda mais a região Extremo Oeste. A afirmação é do vice-presidente regional da Fiesc, ASTOR KIST. De acordo com ele, o objetivo é buscar soluções e ferramentas para alavancar ainda mais o desenvolvimento regional. Conforme ele, a ASCOAGRIN é formada na tríplice fronteira, abrangendo os municípios de Barracão no Paraná, Bom Jesus do Oeste e Dionísio Cerqueira, ambos de Santa Catarina e de forma indiretamente, Bernardo de Irigoyen, na Argentina.
A reunião realizada entre as entidades serviu para debater a homologação da concessão do Porto Seco de Dionísio Cerqueira. A informação é do vice-presidente regional da Fiesc, ASTOR KIST. Segundo ele, com essa decisão, o município passa a ter uma importância ainda maior no estado catarinense, visto o aumento expressivo de importação e exportação que passará pelo local. Ele destacou que a empresa vencedora já administra outros portos, porém, um decreto estadual está represado até a sua instalação. KIST explicou que pelo decreto, apenas as mercadorias que entram e saem de um porto catarinense têm direitos a incentivos fiscais. Ele citou que na região, o único que se encaixa nesse quesito é Dionísio Cerqueira, por isso a tamanha importância da cidade e consequentemente da região no mapa catarinense.
O aumento de fluxo em Dionísio Cerqueira vai trazer uma melhora significativa para o Extremo Oeste de Santa Catarina. O comentário é do vice-presidente regional da Fiesc, ASTOR KIST. Ele lembrou que existem estudos para que no futuro seja criado uma zona franca no município. Ele disse que a entidade tem um departamento especializado em questões de importação e exportação e por isso a Fiesc está disposta a contribuir com a ASCOAGRIN. Ele citou que com a concessão, a região também deve estar preparada para prestar treinamentos às pessoas, além de certificação de origem, questões de saúde e segurança do trabalho, entre outras questões. ASTOR KIST avaliou a reunião como sendo proveitosa e declarou que as conversas devem avançar ainda mais nas próximas semanas.
Novos programas do governo estadual mudam realidade das APAEs. Volume de recursos permite investimentos em estrutura, equipamentos e veículos. A presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial, JANICE KRASNIAK visitou Itapiranga nesta semana para conhecer a estrutura da APAE e conferi aplicação de recursos que foram liberados. Ela destaca a importância de criar Política de Educação Especial nem Santa Catarina. São 250 instituições especializadas, com mais de 25 mil alunos com necessidades especiaisatendidos. A Fundação também presta assessoramento e pesquisa para inovar o trabalho em busca de melhores resultados.
A Secretaria de Saúde de Tunápolis reforça trabalho com grupos em ações preventivas. O Grupo de Gestantes está sendo reestruturado. Haverá atividades com equipe multiprofissional, dentista, fisioterapeuta, médico, nutricionista, psicóloga, assistente social, enfermeira e bombeiros.. Objetivo é proporcionar amplo apoio e dar maior tranquilidade no período de gestação. Ao final do curso será entregue brinde para as gestantes que participarem de todos os encontros. Diferentes temas serão abordados pelos profissionais como forma de contribuir na preparação para o nascimento da criança.
A presidente chama atenção para o impacto causado pelo Programa SC Mais Inclusiva que destinou 58 milhões de reais para a educação especial. Todas as instituições que atendem pessoas com necessidade especiais estão recebendo recursos do governo estadual. A presidente da Fundação Catarinense cita investimentos em academia ao ar livre nas APAEs, sala de informática, parques adaptados, salas sensoriais, acessibilidade digital e transporte adaptado facilitando a acessibilidade dos alunos com deficiência física. Outra novidade foi a compra de móveis adaptados para atender as necessidades em praticamente todas as Escolas Especiais. JANICE KRASNIAK considera que a região Extremo Oeste tem um diferencial no comprometimento dos profissionais com a Educação Especial. Recursos para estrutura das APAEs também estão sendo liberados.
APAEs de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste contempladas em diferentes áreas com recursos do governo estadual. A Escola Especial Irene Scheroeder de Itapiranga foi contemplada com academia ao ar livre no valor de 15 mil, mais 45 mil reais para equipamentos de informática e casa sensorial no valor de 350 mil reais. Para a reforma na sede da APAE foi solicitado mais 300 mil reais. Tunápolis garantiu próximo de 600 mil reais para sala de informática e obras da sede própria. Já a APAE de São João do Oeste foi contemplada com 821 mil reais destinados para investimentos em sala de informática, aquisição de móveis e construção da sede própria.
São João do Oeste atingiu quase 650 milhões de reais de movimento econômico em 2021. Os dados foram divulgados ontem com destaque para o setor agropecuário. Industria e comércio registraram queda em relação a 2020. De acordo com o prefeito de São João do Oeste, GENÉSIO ANTON, é o segundo ano consecutivo de queda no movimento econômico do setor, desta vez com redução de sete por cento. O prefeito chama atenção em 2021 a pandemia atingiu o auge na região e afetou diretamente a indústria e comércio. Foi registrado falta de insumos em vários setores do comércio e indústria e ainda ocorreu retração nas compras. O valor movimentado pela indústria e comércio em 2021 foi de 132 milhões de reais.
O Movimento Econômico Geral em 2021 foi superior a 649milhões de reais, com 35 por cento de crescimento no movimento agropecuário. Conforme o prefeito GENÉSIO ANTON, o município registrou aumento na produção de leite, aves e suínos, com maior volume e valor agregado na comercialização. O setor teve resultado significativo saltando de 380 milhões de reais em 2020 para 517 milhões de reais em 2021. ANTON é otimista com o setor agropecuário apesar das dificuldades provocadas pela estiagem prolongada. O prefeito aponta a construção de novas granjas de suínos e aves e que ainda vão impactar de maneira positiva nos próximos anos.
A diretora do Movimento Econômico de São João do Oeste lembra que os valores divulgados não são definitivos, em virtude de novos lançamentos que podem ocorrer por impugnação de recursos. TATIELE REINEHR, observa que a equipe técnica está atenta a qualquer possibilidade de aumentar valores com base em declarações que são feitas nas diferentes áreas econômicas do município. TATIELE chama atenção para a atividade da apicultura que registra expressivo crescimento. Em 2020 foram 110 mil reais no movimento econômico. Em 2021 o valor saltou para 450 mil reais e com isso a comercialização de mel ganha importância econômica. Ela destaca que está ocorrendo profissionalização e comercialização incluindo o mercado exterior com produto de qualidade. A atividade ainda tem muito para crescer em São João do Oeste.
Bombeiros alertam para aumento de acidentes de trabalho em obras de construção civil. O comandante do Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste, Sargento OLDAIR SCHMITZ, observa um número muito alto de quedas de nível, principalmente de telhados, em toda a região desde o ano passado. De acordo com ele, os principais registros tem ligação com obras e reformas de estruturas. OLDAIR destaca que em muitos casos os telhados são feitos de Brasilit e que as pessoas acabam caminhando por cima desses locais que não dão sustentação ao peso e acabam quebrando, provocando quedas. Na avaliação do comandante, esse não é um problema isolado, mas que vem sendo registrado em toda a região. Ele comemora o fato do mercado da construção civil estar aquecido, proporcionando o crescimento dos municípios, mas lamenta a falta de responsabilidade no uso das regras de segurança.
OLDAIR SCHMITZ lembra que as pessoas que trabalham em altura devem estar adequadas à Norma Regulamentadora 35, com uso adequado de equipamentos de segurança para esse tipo de trabalho como capacete, cinto, luvas, botas e demais apetrechos necessários, dependendo do tipo de trabalho realizado. O que se nota, no entanto, é a falta de responsabilidade e interesse por parte dos pedreiros e carpinteiros que fazem esses trabalhos e também das empresas que empregam pessoas nessas atividades, que acabam negligenciando a segurança do trabalho. O comandante chama atenção para a gravidade da situação, pois os acidentes envolvendo quedas de altura geralmente causam ferimentos graves como fraturas de membros, traumatismo craniano e inclusive com óbitos já registrados na região. SCHMITZ reforça a necessidade de exigência do uso dos Equipamentos de Proteção, pois eles salvam vidas.
Uma colisão envolvendo dois veículos deixou uma mulher ferida. O acidente aconteceu por volta das 19 horas desta quarta-feira, no cruzamento das Ruas Oiapoc e Marechal Floriano, centro de São Miguel do Oeste. A passageira ferida foi socorrida e encaminhada ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso com ferimentos leves pelo Corpo de Bombeiros. A Polícia Militar foi acionada para lavratura do Boletim de Ocorrências.
A Policia Civil em Tenente Portela procura o autor do homicídio ocorrido em seis de fevereiro. ELEANDRO BOHNENBERGER MELO, foi morto a facadas, no centro da cidade. O Delegado ROBERTO AUDINO, representou pela prisão preventiva de LUIS RODRIGUES DA ROSA, de 30 anos de idade, A prisão não foi realizada até o momento, sendo que o autor do homicídio LUIS RODRIGUES DA ROSA. Segundo o delegado, o autor do crime foi notificado do mandado de prisão através de seu advogado, mas não se apresentou e por isso é considerado foragido da justiça.
Na manhã desta quinta-feira policiais das Delegacias de Tenente Portela, Miraguaí e Barra do Guarita, com apoio da Brigada Militar, realizaram a prisão de um homem de 24 anos de idade, em Tenente Portela. Ele é suspeito de participar do roubo ocorrido em um posto de combustível no dia dois de março, na cidade de Tenente Portela. Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão na residência, foram localizadas drogas, balança de precisão, aparelhos celulares, bem como roupas que teriam sido utilizadas pelos suspeitos na prática do roubo. Segundo o Delegado ROBERTO AUDINO, no local outro homem de 24 anos de idade foi preso em flagrante delito pelo crime de tráfico de drogas. Os suspeitos foram encaminhados ao Presídio Estadual de Três Passos. Ambos já possuem outras passagens pela polícia.