ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 10/03/2022

De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e quatro centavos. O euro está valendo cinco reais e 59 centavos. Já o peso argentino está cotado em cinco centavos.

Os Estados Unidos alertaram nesta quarta-feira que a Rússia pode estar planejando o uso de armas químicas ou biológicas na Ucrânia, sob o pretexto de responder a uma suposta ameaça no país que, segundo asseguraram, é "falsa". A porta-voz da Casa Branca, JEN PSAKI, fez essa advertência em resposta às acusações russas de que os Estados Unidos estão financiando um suposto programa biológico-militar na Ucrânia. Em sua conta oficial no Twitter, JEN escreveu que todos devem estar atentos à possibilidade da Rússia usar armas químicas ou biológicas na Ucrânia.

O vice-prefeito de Mariupol, SERGEI ORLOV, afirmou que três pessoas morreram, sendo uma criança, no hospital infantil e maternidade da cidade. Segundo os ucranianos, a unidade foi bombardeada nesta quarta-feira pela Rússia. Pelo menos outras 17 pessoas ficaram feridas, entre elas uma mulher grávida. Segundo ele, 300 leitos que estavam destinados ao tratamento de pacientes com Covid-19 também foram destruídos, além de um centro de coleta de sangue. A Cruz Vermelha descreveu a situação na cidade como sendo apocalíptica.

A diretora técnica da Organização Mundial da Saúde, MARIA VAN KERKHOVE, confirmou nesta quarta-feira que a agência monitora o surgimento de uma nova variante do coronavírus que combina as cepas Ômicron e Delta. Informalmente, a mistura das duas vem sendo chamada de Deltacron. Virologistas do Instituto Pasteur, da França, enviaram na terça-feira ainda o sequenciamento genômico completo do vírus para o GISAID, maior banco de dados internacional de Covid, confirmando as primeiras evidências sólidas sobre a existência da variante recombinante, que foi identificada pela primeira vez na França, em janeiro. A nova variante já foi detectada na França, Holanda e Dinamarca, porém, em níveis muito baixos.

O presidente JAIR BOLSONARO assinou nesta quarta-feira um decreto que regulamenta o procedimento para devolução de recursos dos benefícios do auxílio emergencial recebidos de forma indevida. A medida vale para casos onde sejam constatadas irregularidades ou erro material na concessão, manutenção ou revisão do benefício. Pelas regras do novo decreto, o beneficiário que tiver recebido indevidamente o auxílio emergencial poderá ser notificado por meio eletrônico, pelos canais digitais dos bancos, correio, pessoalmente ou por edital para devolução dos valores. A partir da notificação, o beneficiário poderá optar pelo pagamento à vista ou em até 60 parcelas mensais. O beneficiário que não efetuar o pagamento de três parcelas, consecutivas ou alternadas, terá o parcelamento cancelado e será considerado inadimplente.

Começa a valer, a partir desta quinta-feira o uso obrigatório do prefixo 0303 nas ligações realizadas para clientes pelas empresas de telemarketing. A mudança, anunciada no final do ano passado pela Anatel, tem o objetivo de ajudar os usuários a identificarem facilmente esse tipo de ligação e decidir se vão aceitar a chamada. O código aparecerá no início do número de qualquer ligação que vise a oferta de produtos ou serviços. As mudanças valem apenas para as prestadoras de telefonia móvel. Daqui a 90 dias, deverão ser implementadas também pelas operadoras de telefonia fixa.

O Governo Federal prevê novas flexibilizações para o Brasil nas próximas semanas. A informação foi revelada nesta quarta-feira pelo Ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, ao prefeito de Florianópolis, GEAN LOUREIRO. No encontro, em Brasília, QUEIROGA previu novas flexibilizações no país nas próximas semanas, como a não obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços abertos. Em Santa Catarina, essa regra já está valendo desde o ano passado. O ministro também descartou uma quarta dose da vacina e antecipou que o ministério prevê uma vacina anual contra a Covid-19, assim como a da Influenza.

A chuva registrada em Santa Catarina durante o mês de fevereiro ficou em taxas mais próximas da média histórica do que nos meses anteriores. Dessa forma, o déficit de chuva foi menor, porém, mesmo assim, a precipitação ficou abaixo do esperado mensalmente em quase todo o território catarinense. Com isso, os efeitos da estiagem se intensificaram em algumas áreas, dado os vários meses com déficit hídrico. A região mais afetada é a Oeste, embora praticamente todo o estado sinta os efeitos da seca. Grande parte de Santa Catarina registrou precipitação entre 50 e 150 milímetros em fevereiro. Os maiores valores foram observados no Extremo Oeste, onde praticamente metade da região apresentou precipitação entre 150 e 200 milímetros de chuva.

Santa Catarina conta com uma nova ferramenta para monitorar denúncias e suspeitas de desmatamento ilegal no Estado. O Sistema Integrado de Monitoramento e Alertas de Desmatamento utiliza imagens de satélite para comparar a situação de um mesmo local em períodos diferentes e, assim, identificar possíveis áreas em que esteja ocorrendo a supressão de vegetação sem autorização ambiental. A novidade foi desenvolvida pela própria equipe do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina e começou a operar oficialmente no início deste ano. Atualmente, uma varredura em todo o estado é feita uma vez por mês para comparar a situação com o período anterior.

As rodovias federais em obras de Santa Catarina sofreram mais um corte no orçamento da União de 2022. Cinco estradas perderam um total de 13 vírgula dois milhões após uma portaria, publicada em 25 de fevereiro redirecionar verbas do DNIT para o Ministério da Economia. As mais prejudicadas são as duplicações das BRs 280 e 470. A BR-280 perdeu cinco virgula quatro milhões e a 470 perdeu quatro milhões de reais.Também tiveram cortes as BRs 285, 282 e 163. Juntas, a redução é de três vírgula sete milhões de reais. Este é o segundo revés de Santa Catarina no orçamento apenas neste ano. Em janeiro, o presidente JAIR BOLSONARO havia vetado 43 milhões de reais que estavam previstos para obras rodoviárias no Estado no projeto de lei orçamentária aprovado pelo Congresso Nacional.

Sobe para sete o número de casos suspeitos de dengue em Campo Erê. A cada dia que passa aumenta a preocupação da saúde pública do município com relação a dengue. A enfermeira SAMARA RONCHI, que também é a coordenadora da vigilância em saúde de Campo Erê, faz um alerta para a população: Se os cuidados não forem intensificados agora, o município corre um sério risco de sofrer uma epidemia de dengue, como é o caso de algumas cidades próximas, Romelândia e Maravilha. Outros municípios vizinhos também estão preocupados, pois eles também estão registando um aumento muito grande nos casos positivos. Todos estão infestados com Ades Aegypti e o mosquito esta infectado, o que dobra as chances de transmissão.

Toda a área urbana de Campo Erê está infestada por Aedes aegypti, por isso cabe a todos a eliminação de criadouros do mosquito. SAMARA reforça o pedido para todos fiquem atentos aos sinais e sintomas da doença, e diante de qualquer suspeita o paciente deve buscar imediatamente atendimento médico. Ainda a população precisa observar calhas, cisternas, arredores dos terrenos buscando recipientes que possam acumular água da chuva: pneus, garrafas e pratinhos de plantas.

Município recebe emenda parlamentar no valor de 400 mil reais para investimentos na saúde pública. O governo municipal de São Lourenço do Oeste receberá 400 mil para o Fundo Municipal de Saúde, da Secretaria de Saúde, que deverão ser utilizados para realização de cirurgias eletivas ou campanhas de doenças crônicas. Os recursos são do Ministério da Saúde, através de emenda parlamentar do deputado federal CELSO MALDANER. O prefeito RAFAEL CALEFFI, explica que serviços e procedimentos da média e alta complexidade são relevantes para a garantia da resolutividade e integralidade da assistência ao cidadão.

Todo investimento é bem vindo ainda mais nesse momento em que a saúde passou por muitos altos e baixos devido a pandemia, disse o prefeito. Ele acrescenta que os 400 mil reais serão para serviços que envolvem tecnologia e alto custo, que nem sempre o município consegue fazer com recursos próprios. CALEFFI agradece a sensibilidade do deputado MALDANER, que sempre destina recursos para a saúde pública de São Lourenço do Oeste.

Departamento do meio ambiente trabalha em ações de educação ambiental. O diretor da defesa civil municipal de Palma Sola e também do meio ambiente do município – DOUGLAS RIBEIRO, destaca que nesse mês se comemora o Dia da Água e em junho a semana do meio ambiente, por isso algumas atividades voltadas ao tema serão feitas. Elas visam a conscientização das pessoas para a preservação do meio ambiente não só da água. Essas ações serão executadas no dia cinco de junho. Um dos principais pontos será a questão da água, disse DOUGLAS, ainda vivemos os reflexos de uma estiagem que começou ainda em 2019 e se intensificou agora em 2022.

Conservação e uso consciente da água é tema das ações da semana do meio ambiente em Palma Sola. DOUGLAS RIBEIRO, destaca que desde já o departamento já se organiza para desenvolver atividades diferenciadas e que de fato causam impacto na população. RIBEIRO comenta que os municípios de Campo Erê, Palma Sola e Dionísio Cerqueira são divisores de bacia hidrográfica do Rio Iguaçu e do Rio Uruguai. E é no limite dessas três cidades que nascem os rios que formam a Bacia Hidrográfica do Rio das Antas e Bacias Contiguas. Em Palma Sola são três sub-bacias que percorrem o município, o Rio Capetinga que é o que faz divisa com Campo Erê, o Tracutinga perto de Dionísio e o que percorre o meio do município que é o Rio Chicão e Lajeado Grande.

Cidade de Palma Sola é atendida com água da Casan. Já o interior do município, em especial as de áreas com pequenas propriedades, algumas são abastecidas com fontes profundas e a maioria de fonte superficial. São essas que enfrentam uma dificuldade maior nesse período de estiagem, pois como frisa DOUGLAS, desde 2019, a região vem sofrendo com períodos longos de estiagem. Essa dificuldade com a água é tanto para o consumo humano quanto para atender as propriedades e animais.

Agricultores de Santa Terezinha do Progresso vão receber curso de pastagem. JACÓ JUNGES – Secretário Municipal de Agricultura explica que a finalidade principal é incentivar os filhos a permanecerem nas propriedades, produzindo leite com menos custo e mais qualidade. O programa é uma parceria com o Estado e instituições financeiras que atuam na cidade. A abertura do curso vai acontecer dia 23, as 8 e meia da manhã, no colégio estadual. Poderão participar jovens a partir de 16 anos até agricultores com 35 anos de idade. As orientações serão teóricas e práticas através de visitas em propriedades modelos na região. Serão 9 etapas, uma por mês, com duração de um dia cada.

Prefeitura de Santa Terezinha do Progresso vai fornecer transporte para quem participar do curso de pastagem. O secretário da agricultura dá muito valor a esse curso justificando que 86 por cento da renda da população, é gerada no interior. Das 30 vagas oferecidas para o curso, 25 já foram preenchidas. Quem precisar dos detalhes deve se dirigir a Epagri ou ao sindicato. JACÓ JUNGES adianta que o curso vai orientar a melhor pastagem para cada propriedade, irrigação e piqueteamento. Todo o processo será acompanhado pela secretaria e será gratuito. Os técnicos garantem que trabalhando dentro da técnica, os produtores de leite terão grandes resultados.

Secretaria de Agricultura retoma trabalho com britagem nas estradas do interior. De acordo com o responsável pela pasta no município de São Lourenço do Oeste – DÁSIO FRANZ, as equipes trabalham com readequação, cascalhamento e britagem na estrada que liga a zona urbana até a comunidade de linha Costa. O Secretário de Agricultura, explica que a prefeitura, em breve, fará também os trechos do distrito de Presidente Juscelino até linha Alvorada e da comunidade de Planalto até linha Pieta. FRANZ enaltece que a prioridade da Agricultura de Agricultura neste momento é justamente o trabalho de britagem, mas também o abastecimento de água no interior, onde as propriedades têm enfrentado dificuldades diante da estiagem.

Nos últimos anos, a prefeitura realizou cascalhamento e britagem na estrada geral do distrito de São Roque, ligando a rodovia SC-157 até a comunidade de Ouro Verde. Além de uma parte da estrada que liga o distrito de Presidente Juscelino até a linha Filipini. O primeiro sistema de britagem foi realizado no distrito de Frederico Wastner, no trecho que liga São Lourenço do Oeste até a comunidade de São Caetano, passando pelas comunidades de Santa Clara e São João.

Mulher fica ferida em acidente. Foi no início da tarde de ontem, em Francisco Beltrão. Segundo informações no local, o veículo Audi transitava pela Rua Palmas e ao realizar a conversão para acessar a Rua Rio Grande do Sul, a condutora da moto que seguia atrás acabou colidindo no carro. Na moto estavam duas mulheres. A passageira teve ferimentos e foi socorrida pelo SAMU. A condutora sofreu escoriações no braço.

Veículo pega fogo na SC-160. Por volta das 04 horas e 50 minutos da madrugada de hoje, o Corpo de Bombeiros de Campo Erê foi acionado para apagar incêndio num automóvel ás margens da rodovia SC-160, em frente ao CTG do município de Campo Erê. Ao Chegar no local a guarnição deparou-se com o veículo consumido pelas chamas, foram gastos 500 litros de água para extinção completa. Não havia vítimas nem proprietário do veículo no local. Veículo com placas de Palma Sola.

Idoso que foi agredido em casa morre no hospital. Morreu ontem no Hospital São Lucas de Pato Branco, FERMINO DA SILVA de 85 anos, que estava internado no hospital desde o dia primeiro de março, quando foi agredido e teve pertences roubados em sua casa. Gravemente ferido ele foi socorrido ao hospital de Clevelândia e posteriormente transferido para Pato Branco.

O neto popular “BOB” foi preso gastando o dinheiro da aposentadoria do avô. Ele havia levado o dinheiro que estava com o avô e com o cartão de aposentadoria sacado mais mil e trezentos reais em dinheiro que foi recuperado pela Polícia Militar. BOB está preso desde o dia do crime e deve responder por Latrocínio (roubo seguido de morte). O corpo do idoso foi encaminhado ao IML de Pato Branco.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.