-QUINTA TURMA DO STF ADIA JULGAMENTO SOBRE PARCIALIDADE DE MORO
-SC RECEBE MAIS 86 MIL DOSES DA CORONOVAC NA MANHÃ DESTA QUARTA
-EMPRESA QUER CONCLUIR OBRAS NO ELEVADO DA BR 163 ATÉ O FINAL DO ANO
-CDL LANÇA CAMPANHA SOLIDÁRIA EM PROL DO HOSPITAL REGIONAL
-VEREADORES PEDEM CRIAÇÃO DE PONTO DE REFERENCIA PARA ENTREGA DO KIT-COVID
-HOMEM CONDENADO POR TRÁFICO DE DROGAS É PRESO EM MUNICÍPIO DA REGIÃO
-MOTORISTA EMBRIGADO CAUSA ACIDENTE E É DETIDO PELA POLÍCIA MILITAR
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 77 centavos. O euro está valendo seis reais e 85 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
O governo espanhol anunciou nesta terça-feira uma nova prorrogação, até 30 de março, das restrições impostas aos voos oriundos do Brasil, Reino Unido e África do Sul. O objetivo da medida é evitar a propagação de variantes do coronavírus no país. Atualmente, apenas os cidadãos espanhóis e estrangeiros residentes na Espanha e em Andorra podem entrar no país caso venham de localidades brasileiras, britânicas ou sul-africanas. Já os passageiros em trânsito podem desembarcar, mas não são autorizados a sair do aeroporto nem permanecer por mais de 24 horas.
As restrições deveriam vigorar até 16 de março, mas diante do avanço das novas variantes do vírus, as autoridades decidiram prorrogar a medida.
Um relatório da Organização Mundial da Saúde publicado nesta terça-feira alerta que um terço das mulheres no mundo, o equivalente a 736 milhões de vítimas, sofrem violência física ou sexual ao longo da vida. O documento ressalta, contudo, que a estimativa não reflete o impacto negativo da pandemia de Covid-19 sobre a população feminina. Segundo a OMS, a violência começa cedo na vida das mulheres: uma em cada quatro adolescentes e jovens, entre 15 anos e 24 anos, que esteve em um relacionamento, já sofreu violência de um parceiro íntimo.
Quase 11 mil menores de idade que ficaram órfãos de pai ou mãe no Peru devido à Covid-19 receberão uma pensão mensal equivalente a 313 reais nas próximas semanas. Os pagamentos aos primeiros beneficiários serão efetuados quando o registro e a avaliação terminarem, em cerca de 20 dias. Os beneficiários receberão ajuda financeira até completarem 18 anos. A pensão para órfãos havia sido anunciada em 28 de julho do ano passado pelo então presidente MARTÍN VIZCARRA, durante mensagem à nação. Com 33 milhões de habitantes, o Peru acumula mais de um milhão e 300 mil infecções por covid-19 e ultrapassa 47 mil e 800 mortes.
O Brasil ultrapassou, na terça-feira, os Estados Unidos em número de mortes registradas em 24 horas por causa da Covid-19. De acordo com o consórcio de veículos de imprensa, mil 954 brasileiros morreram por Covid-19 em apenas um dia. Entre os americanos, foram mil 947 mortes, segundo dados do “Our World in Data”, da Universidade de Oxford. Não é a primeira vez em que o Brasil passa os Estados Unidos em número de óbitos. Isso vem acontecendo nos últimos cinco dias. Estados Unidos e Brasil são os dois países que mais registraram mortes por Covid no mundo desde o início da pandemia.
O ministro NUNES MARQUES pediu mais tempo para analisar o processo e com isso adiou a conclusão do julgamento na Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal sobre a suspeição do ex-juiz SERGIO MORO na condenação do ex-presidente LULA. Os cinco ministros da turma estão decidindo se MORO agiu com parcialidade ao condenar LULA no caso do triplex do Guarujá, investigação no âmbito da Operação Lava Jato no Paraná. Os demais ministros já votaram, e o resultado está dois a dois. Em tese, o voto de NUNES MARQUES, sem data para ser apresentado, seria o decisivo. CARMEN LÚCIA e EDSON FACHIN, que já votaram no início do julgamento, em dezembro de 2018, ambos contra o pedido de suspeição, anunciaram que farão uma nova manifestação de voto, o que poderá alterar o placar.
A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quarta-feira, em primeiro turno, o texto-base da proposta de emenda à Constituição que viabiliza a retomada do auxílio emergencial e prevê mecanismos em caso de descumprimento do teto de gastos, a chamada PEC Emergencial. Foram 341 votos a favor, 121 contrários e dez abstenções. Para concluir a votação, os deputados precisam analisar os destaques e votar a PEC em segundo turno. A sessão deliberativa para concluir a votação vai ocorrer nesta quarta-feira para votação dos destaques do primeiro turno e o segundo turno da proposta. A PEC foi aprovada na semana passada pelo Senado.
O secretário da Saúde de Santa Catarina, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, enviou um ofício questionando diretamente o procurador-geral da República, AUGUSTO ARAS, sobre a recomendação de suspender as atividades não essenciais por até 14 dias feita pela Procuradoria catarinense em fevereiro por causa da Covid-19. No ofício encaminhado ao PGR, MOTTA pergunta quais seriam as evidências científicas que serviram de fundamento para a recomendação. Ele também questionou, com base ainda nestes estudos técnicos, quais seriam as atividades que o MPF entende que devem ser consideradas essenciais? Além do MPF em Santa Catarina, outros órgãos públicos assinaram a recomendação pelo fechamento da economia por 14 dias.
O envio de pacientes catarinenses com coronavírus para internação no Espírito Santo está suspenso pelos próximos dois dias, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde desta terça-feira. Um alerta sobre a possível suspensão das transferências em razão do aumento da demanda de pacientes naquele estado já havia sido emitido um dia antes. O comunicado da tarde desta terça afirma que a situação do estado capixaba será monitorada diariamente pelas equipes da secretaria, a fim de verificar disponibilidade de leitos de Unidade de Terapia Intensiva para novas transferências. O estado do Espirito Santo havia disponibilizado até 16 leitos de terapia intensiva para pacientes oriundos de Santa Catarina.
Uma nova remessa da vacina contra o coronavírus chegou a Santa Catarina na manhã desta quarta-feira. As 86 mil e 400 novas doses da Coronavac chegam por volta das oito e meia e foram levadas para o centro de distribuição da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, em São José, na Grande Florianópolis. Assim como ocorreu com as remessas anteriores, apenas metade do lote será distribuído no primeiro momento, conforme recomendação do Ministério da Saúde. Dessa forma, serão repassadas 43 mil e 200 vacinas aos municípios catarinenses para a aplicação da primeira dose em pessoas que ainda não iniciaram o processo de imunização. O restante é enviado somente no período em que ocorre a segunda aplicação, em um intervalo de duas a quatro semanas após primeira vacina.
O próximo leilão de gado geral de São Miguel do Oeste está confirmado para a próxima semana. De acordo com o presidente da Associação de Criadores de Bovinos do Extremo-oeste, MOACIR PIROCA, o remate será realizado apenas com novilhos produzidos a partir do programa de assistência técnica ao produtor. Esse programa é uma iniciativa do Sindicato dos Produtores Rurais, Faesc, Senar e Sebrae. PIROCA explicou que devem ser comercializados cerca de 420 animais desenvolvidos por inseminação artificial. O leilão está marcado para a sexta-feira, dia 19, sem a presença dos criadores. O evento será cem por cento online.
A Rede Feminina de Combate ao Câncer permanece de portas fechadas por conta da pandemia do coronavírus. A informação é da secretária executiva da entidade, KELLY BURIN. De acordo com ela, todos os serviços prestados à comunidade foram suspensos em razão do aumento de casos de Covid-19 e do colapso do sistema de saúde com os hospitais lotados. A Rede Feminina foi fechada por tempo indeterminado e segue uma decisão adotada pela entidade em outros municípios catarinenses. KELLY citou que a medida também visa a preservação da saúde das pacientes e das voluntárias da Rede de Combate ao Câncer. O brechó da rede também está de portas fechadas.
A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Miguel do Oeste lançou nesta semana uma campanha solidária em prol do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. A informação é da presidente da entidade, GLEICE KOOP. De acordo com ela, a decisão ocorreu devido ao momento crítico vivido em decorrência da pandemia causada pela Covid-19. Conforme ela, a unidade hospitalar ainda não está com falta de suprimentos, porém, em conversa com a direção do Hospital, a CDL decidiu organizar uma campanha que visa arrecadar doações diversas para que o mesmo possa utilizar os recursos para a compra de medicamentos e outros itens.
A intenção da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Miguel do Oeste é arrecadar recursos financeiros e também alimentícios para o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. A afirmação é da presidente GLEICE KOOP. Segundo ela, o objetivo é envolver todos os associados e também a comunidade regional, visto que todos são beneficiados com o atendimento prestado pelo Hospital. Ela lembrou que na semana passada, a CDL já realizou uma doação de 100 fardos de água mineral, destinados aos pacientes com Covid-19 que estão internados na unidade hospitalar de São Miguel do Oeste.
A campanha em prol do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso iniciou na última segunda-feira e segue até o dia três de abril. O comentário é da presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Miguel do Oeste, GLEICE KOOP. Ela disse que os interessados em contribuirfinanceiramente podem estar doando qualquer valor via transferência bancária ou Pix através das agências Sicoob e Sicredi. No Sicoob a agência é 3039 e a Conta Corrente é a 108.885 dígito oito. Já o Pix através do Sicoob é o 49984270423. Pelo Sicredi a agência é 0313, Conta Corrente 38046 dígito zero.
As doações em alimentos destinadas ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso devem ser feitas nos pontos de coletas disponíveis em sete locais, sendo seis supermercados e na própria CDL de São Miguel do Oeste. O lembrete é da presidente GLEICE KOOP. Ela ressaltou que entre os itens que poderão ser doados estão os não-perecíveis como açúcar, arroz, feijão e massa, além de água, biscoitos e chás. A presidente salientou que após o término da campanha, a CDL fará a doação de todos os donativos recebidos ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.
O Hospital Regional Terezinha Gaio registrou, nas últimas 24 horas, mais três óbitos relacionados ao coronavírus. Os casos são de um três homens com idade entre 51 e 55 anos São Miguel do Oeste, Quilombo e Pinhalzinho. A ocupação ainda permanece em cem por cento dos leitos de UTI com 25 pacientes confirmados. Na enfermaria são 13 confirmados. 15 pacientes aguardam transferência para leito de UTI, destes 10 estão no Pronto Socorro e cinco estão na enfermaria. Em São Miguel do Oeste, 30 pessoas foram diagnosticadas com covid-19 ontem. Outros 39 pacientes entraram para a lista de recuperados. No total, 273 estão com o vírus ativo.
Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram em primeiro turno, nesta terça-feira, o projeto de lei que dispõe sobre a reestruturação do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica. O projeto foi aprovado por unanimidade em sessão por videoconferência. O Conselho tem por finalidade exercer o acompanhamento e o controle sobre a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Fundeb. O texto aprovado em plenário prevê que a composição, o mandato e outras questões que envolvem o funcionamento do conselho. A segunda votação do projeto vai ocorrer na próxima sessão da câmara.
A câmara de vereadores aprovou, nesta terça-feira, uma indicação para que o município tenha um ponto de referência para a prescrição e entrega dos medicamentos que fazem parte do chamado tratamento precoce. A sugestão foi apresentada pelos vereadores MARLI DA ROSA, JOSÉ XAVIER, VANIRTO CONRAD, VAGNER PASSOS, RAVIER CENTENARO, ELÓI BORTOLOTTI, MOACIR FIORINI e CARLOS AGOSTINI. Os autores justificam o pedido afirmando que mesmo sem comprovação científica, os medicamentos têm sido usados como tratamento precoce de pacientes diagnosticados com a covid-19 por alguns profissionais da saúde. Os vereadores ainda afirmam que a sugestão visa minimizar a replicação viral e tem por objetivo impedir que a doença progrida para fases mais graves. A indicação será enviada ao prefeito e à secretária municipal de Saúde.
Os vereadores também aprovaram na noite de ontem uma moção para que o município incorpore ao SUS o atendimento precoce nos casos suspeitos de contaminação pelo coronavírus. O pedido foi apresentado pelo vereador NINI SCHARNOSKI do PL. Ele justificou que há centenas de pessoas que fizeram tratamento precoce e não precisaram ir ao hospital. Ele afirmou ainda que quanto menos pessoas na fila esperando uma vaga na UTI, melhor. O vereador NINI pediu que o município incorpore o tratamento precoce com hidroxicloroquina, ivermectina e azitromicina para os pacientes que buscarem atendimento no SUS. A moção foi aprovada por maioria, com abstenção do vereador PAULO DRUMM.
Vence nesta quarta-feira, o prazo para pagamento do IPTU 2021 em cota única em São Miguel do Oeste. A quitação integral do imposto tem desconto de 10 por cento. Para imprimir o boleto, basta acessar o site www.saomiguel.sc.gov.br, clicar no banner IPTU 2021 e inserir os dados requisitados. Quem não tiver acesso a impressora em casa ou no trabalho, pode solicitar o serviço na Prefeitura, Câmara de Vereadores ou em escolas da rede municipal. Também no dia de hoje, termina o prazo para pagamento da primeira parcela em caso de pagamento parcelado. De acordo com secretário de Administração, Finanças e Gestão de Pessoas, ALENCAR BARBIERI, o município de São Miguel do Oeste possui cerca de 23 mil imóveis lançados no IPTU 2021. Ele disse que o valor arrecadado é convertido em obras e serviços em benefício de toda a população.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres está executando uma operação para fiscalizar irregularidades relacionadas ao transporte de mercadorias e de passageiros nesta semana na região. Na segunda-feira, a operação ocorreu nos municípios de Paraíso e Itapiranga e na terça, em Iporã do Oeste. O trabalho prossegue durante a semana com trabalhos nas BRs 163 e 282. De acordo com o coordenador de fiscalização substituto da Agência Nacional de Transportes Terrestres, RODRIGO CASTRO, o principal objetivo é fiscalizar o piso mínimo de frete e o cumprimento da tabela por conta dos embarcadores, que são os meios de transporte utilizados no frete. A operação considera os transportadores autônomos e também verifica a questão de seguros e a documentação dos transportes. CASTRO esteve no RPN primeira edição de hoje e disse que a operação foi motivada por denúncias de irregularidades, especialmente de valores abaixo da tabela de fretes.
O número de cargas irregulares na região Oeste dobrou em 2020 na comparação com 2019. A informação é do coordenador de fiscalização substituto da Agência Nacional de Transportes Terrestres, RODRIGO CASTRO. Ele disse que a ANTT faz o trabalho de fiscalização para evitar que aconteçam acidentes e garantir maior segurança a todos os usuários das rodovias. CASTRO ressaltou que o órgão tem recebido muitas denúncias de descumprimento da tabela de fretes do piso mínimo por todo País e também na região. Ele comentou que o pagamento de valores de frete abaixo do piso mínimo gera multas ao embarcador, pelo dobro da diferença. A documentação também passa por auditoria para identificar outros problemas.
A operação da ANTT na região também constatou irregularidades em itens de segurança para o transporte de produtos perigosos. Na barreira realizada ontem em Iporã do Oeste, por exemplo, foram registradas irregularidades no transporte de combustíveis. A empresa responsável pela carga foi multada. Nos dois primeiros dias de operação no Extremo Oeste, a ANTT não foi constatou nenhum problema no transporte de passageiros. O coordenador de fiscalização substituto da Agência Nacional de Transportes Terrestres, RODRIGO CASTRO disse que essa situação ocorre principalmente no litoral e Vale do Itajaí. A equipe da ANTT conta com 36 profissionais no estado distribuídos em sete regiões. As denúncias podem ser feitas pelos canais da agência: email [email protected] e ouvidoria, pelo 166.
A empresa Torc Engenharia, responsável pela execução das obras de revitalização da BR 163 na região, emitiu uma nota sobre o início dos trabalhos ainda neste mês. A primeira frente de trabalho será a conclusão do elevado de São José do Cedro. Segundo a nota, até o final de março, os esforços serão concentrados na mobilização de equipamentos, estruturação do canteiro de obras e contratação de colaboradores. A empresa cita que a conclusão do viaduto em São José do Cedro é uma demanda prioritária da região e que obra promoverá maior segurança e fluidez ao trecho. Segundo a Torc, esse tipo de estrutura evita que veículos cruzem as faixas da rodovia em manobras de entrada e saída de acessos, eliminando um dos maiores riscos de colisão.
Os trabalhos no elevado de São José do Cedro devem ser finalizados até o final de 2021. A projeção é da empresa Torc Engenharia. Em nota distribuída à imprensa nesta terça-feira, a informação é de que o trabalho será focado na recuperação do pavimento, melhorias no sistema de drenagem e na instalação de dispositivos de segurança. A TORC também destacou que adota uma política que prioriza a contratação de moradores das cidades onde atua, o que melhora a integração com a comunidade e contribui para desenvolvimento socioeconômico da região. Além disso, a empresa também dá preferência aos fornecedores locais na aquisição de suprimentos e serviços. Apenas nesta primeira frente de trabalho de São José do Cedro, projeta-se a contratação de 30 colaboradores.
A Polícia Civil prendeu, nesta terça-feira, um homem condenado pelo crime de tráfico de drogas na região. A prisão ocorreu no interior de São João do Oeste na tarde de ontem. Um homem de 35 anos foi condenado pela justiça do Rio Grande do Sul. Ele foi considerado culpado pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. O mandado de prisão preventiva contou com apoio da delegacia de Itapiranga. O homem não resistiu a abordagem policial. Ele será transferido para o Rio Grande do Sul onde vai cumprir a pena imposta na sentença judicial.
O Corpo de Bombeiros de Palma Sola atendeu um acidente de trânsito na noite de terça-feira na SC 161. De acordo com a corporação, o motorista de um caminhão Mercedes Benz, carregado com soja, perdeu o controle da direção, saiu da pista e capotou. O acidente aconteceu por volta das sete e meia da noite. O condutor do veículo, um homem de 52 anos, não sofreu ferimentos aparentes. Ele se recusou a ser levado para atendimento médico.
Um motorista foi detido pela polícia militar de São Miguel do Oeste depois de se envolver em um acidente de transito no final da tarde de ontem. O fato aconteceu por volta das seis e meia no cruzamento das ruas São Cristóvão e 21 de abril no bairro São Gotardo. A colisão envolveu uma moto Biz e um Fox, placas de Flor do Sertão. A condutora da moto sofreu ferimentos leves e foi levada para o Hospital Regional. A Polícia Militar foi acionada e fez o teste do bafômetro no motorista do carro, que confirmou a embriaguez. Ele foi detido e levado para a delegacia onde foi lavrado o flagrante pelo crime de dirigir sob o efeito de álcool.