ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 10/03/21

O governo espanhol anunciou nesta terça-feira uma nova prorrogação, até 30 de março, das restrições impostas aos voos oriundos do Brasil, Reino Unido e África do Sul. O objetivo da medida é evitar a propagação de variantes do coronavírus no país. Atualmente, apenas os cidadãos espanhóis e estrangeiros residentes na Espanha e em Andorra podem entrar no país caso venham de localidades brasileiras, britânicas ou sul-africanas. Já os passageiros em trânsito podem desembarcar, mas não são autorizados a sair do aeroporto nem permanecer por mais de 24 horas. As restrições deveriam vigorar até 16 de março, mas diante do avanço das novas variantes do vírus, as autoridades decidiram prorrogar a medida.

Um relatório da Organização Mundial da Saúde publicado nesta terça-feira alerta que um terço das mulheres no mundo, o equivalente a 736 milhões de vítimas, sofrem violência física ou sexual ao longo da vida. O documento ressalta, contudo, que a estimativa não reflete o impacto negativo da pandemia de Covid-19 sobre a população feminina. Segundo a OMS, a violência começa cedo na vida das mulheres: uma em cada quatro adolescentes e jovens, entre 15 anos e 24 anos, que esteve em um relacionamento, já sofreu violência de um parceiro íntimo.

Quase 11 mil menores de idade que ficaram órfãos de pai ou mãe no Peru devido à Covid-19 receberão uma pensão mensal equivalente a 313 reais nas próximas semanas. Os pagamentos aos primeiros beneficiários serão efetuados quando o registro e a avaliação terminarem, em cerca de 20 dias. Os beneficiários receberão ajuda financeira até completarem 18 anos. A pensão para órfãos havia sido anunciada em 28 de julho do ano passado pelo então presidente MARTÍN VIZCARRA, durante mensagem à nação. Com 33 milhões de habitantes, o Peru acumula mais de um milhão e 300 mil infecções por covid-19 e ultrapassa 47 mil e 800 mortes.

O Brasil ultrapassou, na terça-feira, os Estados Unidos em número de mortes registradas em 24 horas por causa da Covid-19. De acordo com o consórcio de veículos de imprensa, mil 954 brasileiros morreram por Covid-19 em apenas um dia. Entre os americanos, foram mil 947 mortes, segundo dados do “Our World in Data”, da Universidade de Oxford. Não é a primeira vez em que o Brasil passa os Estados Unidos em número de óbitos. Isso vem acontecendo nos últimos cinco dias. Estados Unidos e Brasil são os dois países que mais registraram mortes por Covid no mundo desde o início da pandemia.

O ministro NUNES MARQUES pediu mais tempo para analisar o processo e com isso adiou a conclusão do julgamento na Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal sobre a suspeição do ex-juiz SERGIO MORO na condenação do ex-presidente LULA. Os cinco ministros da turma estão decidindo se MORO agiu com parcialidade ao condenar LULA no caso do triplex do Guarujá, investigação no âmbito da Operação Lava Jato no Paraná. Os demais ministros já votaram, e o resultado está dois a dois. Em tese, o voto de NUNES MARQUES, sem data para ser apresentado, seria o decisivo. CARMEN LÚCIA e EDSON FACHIN, que já votaram no início do julgamento, em dezembro de 2018, ambos contra o pedido de suspeição, anunciaram que farão uma nova manifestação de voto, o que poderá alterar o placar.

A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quarta-feira, em primeiro turno, o texto-base da proposta de emenda à Constituição que viabiliza a retomada do auxílio emergencial e prevê mecanismos em caso de descumprimento do teto de gastos, a chamada PEC Emergencial. Foram 341 votos a favor, 121 contrários e dez abstenções. Para concluir a votação, os deputados precisam analisar os destaques e votar a PEC em segundo turno. A sessão deliberativa para concluir a votação vai ocorrer nesta quarta-feira para votação dos destaques do primeiro turno e o segundo turno da proposta. A PEC foi aprovada na semana passada pelo Senado.

O secretário da Saúde de Santa Catarina, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, enviou um ofício questionando diretamente o procurador-geral da República, AUGUSTO ARAS, sobre a recomendação de suspender as atividades não essenciais por até 14 dias feita pela Procuradoria catarinense em fevereiro por causa da Covid-19. No ofício encaminhado ao PGR, MOTTA pergunta quais seriam as evidências científicas que serviram de fundamento para a recomendação. Ele também questionou, com base ainda nestes estudos técnicos, quais seriam as atividades que o MPF entende que devem ser consideradas essenciais? Além do MPF em Santa Catarina, outros órgãos públicos assinaram a recomendação pelo fechamento da economia por 14 dias.

O envio de pacientes catarinenses com coronavírus para internação no Espírito Santo está suspenso pelos próximos dois dias, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde desta terça-feira. Um alerta sobre a possível suspensão das transferências em razão do aumento da demanda de pacientes naquele estado já havia sido emitido um dia antes. O comunicado da tarde desta terça afirma que a situação do estado capixaba será monitorada diariamente pelas equipes da secretaria, a fim de verificar disponibilidade de leitos de Unidade de Terapia Intensiva para novas transferências. O estado do Espirito Santo havia disponibilizado até 16 leitos de terapia intensiva para pacientes oriundos de Santa Catarina.

Uma nova remessa da vacina contra o coronavírus chegou a Santa Catarina na manhã desta quarta-feira. As 86 mil e 400 novas doses da Coronavac chegam por volta das oito e meia e foram levadas para o centro de distribuição da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, em São José, na Grande Florianópolis. Assim como ocorreu com as remessas anteriores, apenas metade do lote será distribuído no primeiro momento, conforme recomendação do Ministério da Saúde. Dessa forma, serão repassadas 43 mil e 200 vacinas aos municípios catarinenses para a aplicação da primeira dose em pessoas que ainda não iniciaram o processo de imunização. O restante é enviado somente no período em que ocorre a segunda aplicação, em um intervalo de duas a quatro semanas após primeira vacina.

Bombeiros fazem homenagem aos profissionais que atuam nas atividades de atendimento de saúde do município, SAMU, UPA 24H e Hospital Fundação. A ação foi feita ontem pelo Corpo de Bombeiros de São Lourenço do Oeste. Em reconhecimento ao trabalho de essencial importância que esses profissionais estão prestando a sociedade, e tendo ciência de todas as dificuldades encontradas por eles para a realizaçãodo atendimento às vítimas do Covid-19, a corporação se uniu a Polícia Militar, IGP e a Polícia Civilpara levar uma mensagem de agradecimento e de gratidão a estas pessoas que fazem um trabalho de excelência.

Profissionais e trabalhadores da saúde em São Lourenço agradecem homenagem. Depois de um ano atendendo pacientes acometidos pelo novo coronavírus, os profissionais e trabalhadores da saúde da Fundação Hospitalar São Lourenço foram homenageados pelo Grupo de Oração Jesus Misericórdia da Renovação Carismática Católica e órgãos de segurança pública, como polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto Geral de Perícias. O ato, que contou com mensagem, música, lembranças e oração, foi feita ontem em frente à entidade hospitalar.

Ato é uma maneira de homenagear todos que estão liderando os trabalhos de enfrentamento ao vírus. Porém, também lembra que é uma forma de motivar as equipes e, principalmente mobilizar a comunidade sobre a importância dos cuidados, como: uso de máscara, álcool gel 70 por cento e distanciamento. ALINE NICOLA - psicóloga do hospital, desabafa que os profissionais não querem passar por momentos ainda mais difíceis. Ela disse que teve um aumento significativo de pacientes hospitalizados com piora do quadro de muitos. Citando a música interpretada na homenagem - A Vida é Um Rio, de Raffa Torres, ela confirma que todos precisam estar unidos no mesmo propósito.

A população precisa entender esse momento e ver a pandemia com outros olhos. O comentário é da psicóloga do Hospital ALINE NICOLA. A gente precisa falar menos e fazer mais. Todos os dias ouvimos as pessoas falando sobre a importância dos cuidados, de usar máscara e álcool em gel, mas na prática o comportamento, em muitos casos, é outro”, observa, a profissional. Segundo a psicóloga, o objetivo disso tudo é um só. É preciso que a sociedade olhe a situação e aja com cuidado e, principalmente com respeito à vida e aos profissionais que estão trabalhando desde o início da pandemia. Agradece a disponibilidade e sensibilidade do Grupo da Renovação Carismática Católica e dos órgãos de segurança pública que participaram da homenagem.

Momento terapêutico é oferecido aos professores. Chamado Projeto Ateliê da Pintura, a ação foi desenvolvida ontem, no Centro de Eventos, para os profissionais de Campo Erê. A coordenadora da proposta, professora, ANA PAULA DO PRADO, explica que objetivo é fazer com que, os profissionais da educação, em pequenos grupos e tomando todos os cuidados exigidos pela pandemia do coronavírus, façam trabalhos em tela. Elas são construídas individualmente, para que depois possa ser criada uma grande obra de arte. A ideia é fazer com que os professores se sintam acolhidos e cuidados, pois esses profissionais estão muito envolvidos com esse momento histórico que o mundo todo vive.

Ateliê da Pintura faz com que profissionais se reencontrem. Segundo a coordenadora da ação ANA PAULA DO PRADO, os professores também tem família, também vivem momentos de angustia, desespero e medo. Diante disso, a Secretaria de Educação viu a necessidade de um suporte a esse público. Saúde mental é uma questão muito importante, principalmente agora na pandemia. Nesse primeiro momento, as atividades do Projeto estão sendo desenvolvidas com os professores da educação infantil. Porém, a proposta abrange ainda os dos anos iniciais e ensino fundamental.

Educação tem muitas perdas causadas pela pandemia do coronavírus.

Quem observa é a professora de Campo Erê, ANA PAULA DO PRADO. Muitas são as dificuldades que a categoria já está enfrentando, e que vai se intensificar ainda mais quando houver o retorno presencial dos alunos, disse a profissional. De acordo com ela, entre todo o contexto que é amplo, isso envolvem perdas de conteúdo, experiências com crianças pequenas e saúde mental da família, do aluno e do professor. Por isso, o profissional precisa estar preparado para esse momento, para que possa compreender e desenvolver ações que vão ajudar as crianças e também a desenvolver melhor o seu trabalho.

Psicológico dos professores precisa ser trabalhado nesse momento que estamos vivendo. Quem comenta é RAFAELA SPADER – psicóloga da Secretaria de Educação de Campo Erê que também coordena o Projeto Ateliê da Pintura. Ela disse que é fundamental pensar no cuidador. Os professores vêm desenvolvendo um trabalho remoto e existe uma preocupação muito grande com relação a isso. As mudanças são inúmeras e os profissionais precisaram aprender novos caminhos, se adaptar a novos jeitos de comunicação e isso gerou angústia, incertezas e muita insegurança e é preciso trabalhar esses sentimentos com eles.

Trabalhos psicológicos sempre são desenvolvidos com profissionais da educação. RAFAELA, comenta que mesmo quando não tinha a pandemia do coronavírus, ações voltadas para o fortalecimento da saúde mental eram desenvolvidas nas escolas com professores e alunos. No entanto, agora diante de toda essa situação, elas são intensificadas. A psicóloga destaca que sentimentos precisam ser abordados, e compreendidos para que quando eles voltarem para sala de aula, tenham o suporte necessário para compreender e abordar o sentimento do aluno. O Projeto Ateliê da Pintura, serve para que eles através da tela transmitam seus sentimentos para que possam ser compreendidos e trabalhados, na particularidade de cada um.

Após um ano de pandemia, município registra primeira morte por Covid-19. A informação é do secretário de saúde de São Bernardino ALCEU NEGRI. De acordo com ele, se trata de um homem que tinha algumas comorbidades, mas nada grave. O município recebe com muita tristeza essa notícia. Ele disse que o paciente estava há quase 50 dias internado na UTI, por complicações do coronavírus. Essa situação, afirma o secretário, só vem para reforçar o que a saúde pública já vinha fazendo, a exemplo dos atendimentos apenas de urgência e emergências. Além, das demais ações do decreto municipal e estadual, que restringem aglomeração de pessoas e exigem o uso de máscara.

População precisa de uma vez por todas entender o que o coronavírus e o que ele está causando na saúde das pessoas. A manifestação é do secretário ALCEU NEGRI. Ele pede que a sociedade reveja suas ações e tente fazer a sua parte. A situação melhorou de um modo geral em todos os municípios da região com registro de diminuição no número de casos. No entanto, NEGRI, coloca que, ainda os leitos dos hospitais continuam cheios, e amanhã pode ser um de nós ou um familiar que podem precisar de uma vaga e não ter tempo suficiente de ser transportado para uma.

Saúde pública entende a polêmica entre: abre comércio e volta às aulas. O secretário da pasta em São Bernardino, ALCEU NEGRI, cita a pressão que os órgãos de segurança e de saúde sofrem para que essas atividades voltem a acontecer. No entanto, fica a pergunta. Como que a saúde pública vai proceder diante dessa volta? Pois de um lado tem a pressão que o pessoal precisa trabalhar e voltar às aulas, e por outro questão de saúde pública. SONORA

Não tem como colocar a vida da população em risco. Antes desse retorno, o secretário entende que é preciso controlar a pandemia. Para que isso ocorra, só depende das pessoas. Quanto antes se conscientizarem de que é necessário passar alguns dias em casa, para que logo tudo volte ao normal, antes a região e o mundo pode voltar a desenvolver todas suas atividades.

Prefeitura terceiriza trabalhos de máquinas no interior. O anúncio é do prefeito em exercício de Palma Sola MÁRCIO SANSIGOLO, que assume o executivo por 30 dias, devido as férias do titular KIKO MANTELI. Ele defende que o parque de máquina deveria ter equipamentos sobrando porque os serviços nunca param. Quando uma máquina quebra é preciso parar com os serviços. Até abrir licitação para contratação do concerto, se perde muito tempo. Outra medida tomada pela Administração Municipal é a substituição das lâmpadas comuns por LED. 250 mil reais serão investidos na iluminação pública da cidade e em algumas localidades do interior.

Municipalização da água é uma das principais medidas adotadas pela Administração Municipal de Palma Sola, no momento. Prefeito MÁRCIO SANSIGOLO explica que assim, o abastecimento a população deixaria de ser responsabilidade da Casan. Outra prioridade da prefeitura esse ano é a elaboração de um plano diretor para a cidade. Também está nos planos do prefeito a realização do georreferenciamento para melhorar a arrecadação do município.

Administração Municipal toma medidas duras para conter o avanço do coronavírus. RODRIGO CALEGARI – Secretário de Administração de Palma Sola, informa que agora, quem desrespeita os decretos pode receber multa pesada, de no mínimo mil reais. A penalidade para as pessoas que se aglomeravam ou fossem flagradas transitando sem o uso de máscara, começou com cem reais. Também ficou determinado que todo estabelecimento comercial é responsável pela fiscalização de seus clientes. A loja que for negligente as leis, também pode ser multada. Conforme CALEGARI, só uma pessoa por família pode entrar no mercado para fazer compras.

Administração Municipal quer flexibilizar ao máximo para não prejudicar atividades econômicas. Prefeita ROSANE MOREIRA não quer a paralisação da economia, mas ao mesmo tempo pensa na preservação da vida da população. No seu entendimento, a situação só vai mudar quando cada cidadão mudar sua atitude, se cuidando e cuidando do outro. Ela lamenta quando sabe que tem gente positivada com coronavírus e sai tranquilamente na rua, colocando a vida alheia em risco. Os postos de saúde tem os remédios que estão disponíveis em qualquer centro, mas isso não basta.

Prefeita de Campo Erê se dispôs a comprar vacina contra Covid, mas o problema é que não tem para vender. Conforme ela, essa é a responsabilidade da União, mas mesmo assim, se encontrasse vacina, iria adquirir para aliviar o problema de contágio em Campo Erê. Por isso, diz que a população precisa se cuidar mais do que nunca. É que pode demorar bastante para as vacinas chegarem aos municípios da região, como precisa. ROSANE MOREIRA não afasta a possibilidade de decretar toque de recolher a noite. Essa possibilidade foi discutida junto com seus colegas da comarca.

Motorista perde controle e capota caminhão na 161. O Corpo de Bombeiros de Palma Sola foi chamado para socorrer a vítima na noite de ontem, por volta das 19 horas e 30 minutos. O veículo Mercedes Benz que capotou estava carregado com soja. O motorista, de 52 anos, foi encontrado consciente, caminhando e sem ferimentos aparentes. Ele se recusou ser levado para receber atendimento médico.

Polícia Militar e agentes penitenciários evitam fuga da cadeia de Francisco Beltrão. Ao perceber barulhos e movimentação estranha na parte de dentro da instituição, os agentes acionaram a PM, que cercou a estrutura. Ação aconteceu na tarde de ontem. Os policiais contam que, com a suspeita de fuga, levaram todos os presos ao pátio para fazer buscas pelas celas. Alguns presos tentaram resistir manuseando armas artesanais, mas foram controlados com granadas de efeito moral e balas de borracha. um túnel em estágio de construção avançado foi encontrado por uma equipe especializada. diversas armas artesanais foram apreendidas.

Polícia Militar resgata idosa que sofria maus tratos. A PM
de Marmeleiro recebeu denúncia na tarde de ontem, informando que uma mulher de 84 anos estava trancada dentro de uma casa. De acordo com os policiais, ao chegar ao local encontraram o portão trancado com cadeado e tiveram que pular o muro para chegar no quarto onde a mulher estava. Ao ver os agentes ela começou a chorar e implorou para que a tirassem daquela situação.

Ela estava com fome e disse que não havia se alimentado no dia, já por volta das 15 horas. Ela foi encaminhada ao hospital devido a escoriações e lesões, segundo ela resultado de agressões físicas que sofre durante o banho noturno com água gelada. A mulher foi entregue a assistente social do município e os responsáveis deverão responder por maus tratos.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.