ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco terça-feira 10 03 2020

-COMISSÃO VOTAR HOJE PARECER SOBRE MP DE ESTÍMULO A EMPREGO DE JOVENS

-SECRETÁRIO DIZ QUE GOVERNO NÃO TEM POSIÇÃO DEFINIDA SOBRE ICMS DE DEFENSIVOS

-PROCESSO SELETIVO DO IBGE TEM 170 VAGAS NA REGIÃO DE SÃO MIGUEL

-SECRETARIA DE SAÚDE CONFIRMA TRÊS CASOS DE DENGUE NO MUNICÍPIO

-EQUIPES FAZEM APLICAÇÃO DE FUMACÊ NO BAIRRO ESTRELA

-MULHER FICA FERIDA EM COLISÃO ENVOLVENDO CARRO E MOTO

-POLÍCIA MILITAR RECUPERA VEÍCULO FURTADO NO MUNICÍPIO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 35 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais para a compra e cinco reais e 25 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, TEDROS ADHANOM, declarou nesta segunda que a "ameaça de pandemia" pelo Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, é real. Ele afirmou que seria a primeira pandemia da história que poderia ser controlada. Segundo o último boletim da entidade, 101 países, áreas ou territórios foram atingidos pelo Covid-19. Já o diretor-executivo de programas de emergências da OMS, MICHAEL RYAN, o mundo ainda está no começo ou no meio da epidemia. Ele disse que o ciclo é de subida e a doença não terminou seu caminho de forma alguma.

O primeiro-ministro da Itália, GIUSEPPE CONTE, endureceu nesta segunda-feira as restrições na circulação em todo o território italiano para tentar conter a crise gerada pelo novo coronavírus. As medidas contra o novo coronavírus vão valer para toda a Itália a partir desta terça-feira até, ao menos, três de abril. Entre elas estão: circulação de pessoas entre cidades fica restrita a motivos relacionados a trabalho ou saúde; proibição de reuniões públicas, inclusive cerimônias religiosas como funerais e casamentos; fechamento de bares e restaurantes até as seis horas da tarde, fechamento de escolas e faculdades e suspensão de todos os eventos esportivos, incluindo futebol. O país tem o maior número de casos de Covid-19 fora da Ásia com nove mil 172 casos confirmados e 463 mortes.

Seis estados realizam primárias do Partido Democrata nesta terça-feira nos Estados Unidos. São mais 352 delegados em jogo, que podem virar a balança a favor de BERNIE SANDERS ou fazer JOE BIDEN disparar na disputa pela indicação à candidatura à presidência em novembro. Segundo pesquisas mais recentes, a tendência é que BIDEN consolide seu novo favoritismo, conquistado depois de uma virada expressiva na Superterça. De acordo com média de pesquisas nacionais, ele abriu 16 pontos de vantagem, e hoje tem 51 vírgula três pontos contra 45 vírgula três de SANDERS.

As empresas listadas na bolsa de valores brasileira, a B3, perderam, juntas, um trilhão de reais em valor de mercado no ano de 2020, de acordo com dados da Economatica. As maiores baixas do ano são da Petrobras, que teve queda de 191 bilhões, seguida pelo Bradesco com 82 bilhões ee Vale que teve queda de 79 bilhões. Somente nesta segunda-feira, dia em que os mercados financeiros desabaram, as empresas tiveram perdas de 431 bilhões. A Bovespa fechou em baixa de 12 vírgula 78 por cento, a maior desde 1998. A Petrobras liderou as baixas, ao reportar uma queda de 91 bilhões em valor de mercado, após o tombo preços do petróleo adicionar mais um componente de turbulência, elevando os temores de uma recessão global.

O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira seu mais recente balanço sobre os casos do novo coronavírus. O vírus é o responsável pela epidemia da doença batizada de Covid-19. Os números apontam 930 casos suspeitos, um crescimento de 40 por cento na comparação com domingo, e 25 casos confirmados até o meio-dia de ontem. Depois do balanço federal, o Rio de Janeiro divulgou a confirmação de mais cinco casos, que só serão considerados pelo Ministério da Saúde no balanço de hoje.Com as novas confirmações, o Brasil passa a ter 30 casos confirmados de Covid-19. Ontem, o presidente JAIRO BOLSONARO disse que o poder destruidor do coronavírus está sendo superdimensionado.

A comissão mista do Congresso Nacional responsável por analisar a medida provisória que criou o programa Verde e Amarelo deve votar nesta terça-feira o relatório do deputado CHRISTINO ÁUREO sobre o tema. A MP foi editada pelo presidente JAIR BOLSONARO em novembro do ano passado e visa estimular a contratação de jovens entre 18 e 29 anos pelo mercado de trabalho. O desemprego entre os jovens chega a quase 21 por cento, enquanto o da população em geral é de 11 por cento. A ideia do governo é desburocratizar e desonerar as contratações e, assim, ajudar os jovens a obter o primeiro emprego e experiência profissional. A expectativa é reduzir entre 30 e 34 por cento o custo da mão de obra nas contratações por essa modalidade e criar um milhão e 800 mil vagas de trabalho.

Chegou ao final nesta segunda-feira o prazo dado pelo governo de Santa Catarina para uma decisão sobre a proposta de reposição salarial enviadas aos servidores através de 14 entidades diferentes. Nove delas aceitaram os 17 e meio por cento divididos entre 2020 e 2022, enquanto as outras cinco recusaram. Deram sinal positivo as associações que representam os policiais civis, os servidores do IGP e os oficiais da PM e do Corpo de Bombeiros. A recusa saiu das entidades dos praças militares. A Aprasc, com maior representatividade, é uma delas. Segundo o secretário de Administração do Estado, JORGE TASCA, a partir de agora o governo vai analisar a sequência do processo nos próximos dias.

O presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa, deputado do PSDB, MARCOS VIEIRA, a secretaria estadual de Agricultura vai defender no Confaz a cobrança do ICMS sobre os defensivos agrícolas no estado. Atualmente, a alíquota é zero. VIEIRA informou ainda que na semana passada o secretário da Fazenda, PAULO ELI, afirmou que o governo tem a pretensão de defender a cobrança do imposto. O deputado também disse que é contra a tributação e que o produtor rural não poder penalizado com o aumento de impostos, principalmente num momento em que a economia está fragilizada, com a questão do coronavírus. Amanhã, a Alesc vai promover uma audiência pública para discutir a tributação ou não de ICMS sobre os defensivos agrícolas no estado.

O secretário da Agricultura, Ricardo de Gouvea, esclareceu nesta segunda-feira que o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA não tem posição firmada a favor do aumento do ICMS de 17 por cento sobre os defensivos agrícolas. O Estado deve acompanhar o encaminhamento da política de incentivos fiscais na próxima reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária. O secretário informou que o governo de São Paulo tem intenção de cancelar alguns estímulos fiscais que não interessam a Santa Catarina. GOUVEA contestou a informação do deputado MARCOS VIEIRA de que teria revelado num evento em Mafra a decisão do governador Moisés de aplicar o aumento de 17 por cento do ICMS nos defensivos quando terminar a vigência da isenção em 30 de abril próximo. Ele garantiu que Santa Catarina não vai para o Confaz com uma proposta definida, mas com disposição de conversar e negociar com outros Estados. Ele admitiu que outra alternativa que está colocada sobre a mesa de debates é a elevação gradativa da alíquota do ICMS sobre os defensivos.

A secretaria de Obras de Paraíso está trabalhando desde o começo do ano em ações voltadas nas estradas do interior do município. A informação é do prefeito, VALDECIR CASAGRANDE. De acordo com ele, entre os trabalhos executados pela pasta estão a abertura de estradas, além de cascalhamento e melhoramento dos acessos as propriedades e também as lavouras. CASAGRANDE lembrou que o município está em fase de colheita e por isso as melhorias estão sendo executadas. Conforme ele, o objetivo é proporcionar condições necessárias para o escoamento da produção agrícola.

Ao menos duas comunidades já receberam o trabalho de cascalhamento da malha viária. A afirmação é do prefeito de Paraíso, VALDECIR CASAGRANDE. Segundo ele, entre as Linhas já beneficiadas estão Entre Rios e Castelo Branco. Ele destacou que a secretaria também já executou a limpeza e melhoramento da estrada que dá acesso ao centro do município. CASAGRANDE lembrou que a estrada principal está bloqueada visto a construção do novo portal e por isso o acesso ao centro está ocorrendo por uma estrada secundária.

Mais quatro comunidades vão receber as ações de melhorias nas estradas principais e secundárias. O comentário é do prefeito de Paraíso, VALDECIR CASAGRANDE. Ele disse que as Linhas Buriti, Soita, Parque São Miguel e Rincão das Flores serão as próximas beneficiadas. Ele ressaltou que a secretaria de Agricultura também está auxiliando nesse trabalho de abertura de estradas nas lavouras do interior. Questionado sobre as condições do parque de máquinas da prefeitura, CASAGRANDE revelou que a grande parte do maquinário está em boas condições. Ele admitiu que existem algumas máquinas antigas, porém, no geral o parque está bem equipado.

A administração municipal vai retomar nesta terça-feira o calendário de reuniões do programa Gabinete em Movimento. Hoje, o prefeito WILSON TREVISAN e os secretários da prefeitura vão se reunir com os moradores do bairro Salete. O encontro começa as seis e meia da tarde e vai até as oito da noite. Amanhã, o evento vai acontecer no bairro Santa Rita. A reunião de amanhã também vai envolver os moradores do Loteamento Trevo e da Linha Cruzinhas. Até agora, quatro bairros já receberam os encontros do Gabinete em Movimento: Andreatta, Jardim Peperi, Sagrado Coração de Jesus e Morada do Sol.

Empresários e moradores do município estão se mobilizando pelas redes sociais para um ato público neste domingo em São Miguel do Oeste. De acordo com o empresário VITÓRIO BOLFE, a intenção do grupo é defender o presidente JAIR BOLSONARO, a democracia, a soberania do país e reformas política, tributária e administrativa. Uma reunião realizada na noite de ontem no Edifício Andrômeda definiu a comissão que vai ser responsável pelo coordenação do movimento. Ele explicou que o movimento vem ganhando força também em outras cidades da região. O ato do próximo domingo será entre duas e quatro horas da tarde na área coberta da Praça Walnir Bottaro Daniel. BOLFE pediu que as pessoas vistam roupas nas cores verde e amarela e levem bandeiras do Brasil para o evento.

O CTG Porteira Aberta vai realizar amanhã à noite o jantar de lançamento da vigésima segunda do São Miguel Tchê. O evento está marcado para as sete horas da noite na sede social do CTG. Durante o jantar serão apresentados os detalhes e a programação do rodeio que é um dos mais tradicionais da região. O São Miguel Tchê está marcado para os dias 20, 21 e 22 de março no parque de exposições Rineu Gransotto. Normalmente, o rodeio aconteceu em fevereiro, durante a semana de aniversário do município, mas neste ano foi postergado para março a fim de permitir a participação de um número maior de piquetes e grupos de laçadores. A premiação para a vigésima segunda edição do São Miguel Tchê será de 30 mil reais. Cerca de 100 equipes de laçadores devem participar do evento neste mês.

O sindicato dos produtores Rurais de São Miguel do Oeste está organizando uma caravana para participar da audiência pública sobre a taxação dos defensivos agrícolas em Santa Catarina. O encontro, promovido pela Assembleia Legislativa, está marcado para a uma e meia da tarde de amanhã. O objetivo da audiência é discutir a manutenção da isenção da alíquota de ICMS sobre os defensivos agrícolas. Segundo o presidente do sindicato dos produtores rurais de São Miguel do Oeste, ADAIR TEIXEIRA, a Faesc convocou todos os sindicatos do estado para a audiência. Ele explicou que a entidade vai lotar um ônibus para levar os agricultores da região a Florianópolis. TEIXEIRA comentou que a classe pretende colocar cerca de cinco mil produtores na capital para pedir a manutenção da alíquota zero de ICMS sobre os defensivos agrícolas.

A taxação sobre os defensivos agrícolas vai encarecer o custo de produção da agricultura catarinense. O alerta é do presidente do sindicato dos produtores rurais de São Miguel do Oeste, ADAIR TEIXEIRA. Ele disse que a tributação desses insumos vai aumentar a dificuldade dos produtores rurais e reduzir a renda das famílias que vivem no campo. Além disso, se o governo tributar os defensivos, outros setores da economia serão afetados negativamente, como a indústria e o comércio. TEIXEIRA reforçou que a medida vai reduzir a competitividade das empresas do setor. Ele destacou que o ônibus com os produtores da região vai sair de São Miguel do Oeste na noite de hoje em direção a Florianópolis.

O IPTU 2020 de São Miguel do Oeste vence nesta terça-feira, dia 10 de março. O lembrete é do secretário de Administração e Finanças, ALENCAR BARBIERI. De acordo com ele, os contribuintes podem fazer o pagamento em cota única ou de forma parcelada. Neste ano, é possível fracionar a quitação do imposto territorial e predial urbana em até seis vezes. O IPTU é uma das principais fontes de receita do município. O valor gerado pelo imposto é de livre movimentação, ou seja, a prefeitura pode aplicar em qualquer setor ou área.

O prazo de inscrições para o processo seletivo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística vai até o dia 24 deste mês. A lembrança é do coordenador do IBGE na região de São Miguel do Oeste, CLAUDIO RADTKE JÚNIOR. Ele explicou que são dois processos seletivos. O primeiro é para a função de recenseador e os candidatos precisam ter apenas o ensino fundamental completo. Esses profissionais irão trabalhar na coleta de informações do Censo 2020, entrevistando os moradores. O segundo edital prevê o preenchimento das vagas para a função de agente censitário municipal e para a função de agente censitário supervisor. CLAUDIO explicou que, ao todo, são cerca de 170 vagas para a região de São Miguel do Oeste.

As vagas para agente censitário supervisor são para as oito cidades da região com posto de coleta do IBGE. Segundo o coordenador do Instituto, CLAUDIO RADTKE JUNIOR, o supervisores vão atuar nos municípios de São Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira, Iporã do Oeste Romelândia, São José do Cedro, Itapiranga e Tunapolis. No caso de São Miguel, são nove vagas de supervisor. Já as vagas para recenseador são destinadas para todos os municípios da região. Só em São Miguel são 34. CLAUDIO lembrou que os aprovados no processo seletivo vão passar por uma treinamento que também tem caráter eliminatório. A contratação será na primeira semana de agosto, período em que começa a coleta de informações com os moradores.

As entrevistas com a população em todas as casas dos municípios da região para o censo demográfico de 2020 deve durar cerca de três meses. A informação é do coordenador do Instituto, CLAUDIO RADTKE JUNIOR. Ele disse que o envolvimento e a aceitação dos moradores é fundamental para a precisão do levantamento das informações sobre a população. CLAUDIO destacou que o objetivo do censo não é fiscalizar a vida de nenhum morador, mas levantar dados que serão importantes para conhecer o Brasil e definir políticas públicas para a comunidade.

A secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste confirmou os três primeiros casos de dengue no município. Os exames realizados pelo Laboratório Central de Santa Catarina deram positivo para a doença. Os casos confirmados são de moradores dos bairros Estrela, São Luiz e São Jorge. Um dos casos é importado, ou seja, o paciente saiu de São Miguel do Oeste e retornou com a doença. Os outros dois são autóctones, ou seja, os moradores foram picados pelo mosquito aedes aegypti e contraíram a doença no município. De acordo com o enfermeiro da Vigilância Epidemiológica Municipal, MARCOS BORTOLANZA, dos 57 casos suspeitos da doença que foram notificados pela secretaria de saúde neste ano, 37 foram descartados e 17 continuam sob investigação. Os resultados dos exames de laboratório devem ser divulgados nos próximos dias.

Além dos casos de dengue, o município também tem um número considerável de suspeitas de zika vírus e febre chikungunya. As duas doenças também são transmitidas pelo mosquito aedes aegypti. De acordo com o enfermeiro da Vigilância Epidemiológica Municipal, MARCOS BORTOLANZA, o município notificou oito casos suspeitos de Zika Vírus, dos quais, cinco já foram descartados e três continuam em investigação. A Febre Chikungunya teve 35 casos suspeitos notificados até o momento, sendo que 22 apresentaram resultado negativo e outros 13 ainda sendo investigados pela secretaria de saúde. Os materiais para exames foram encaminhados para o Lacen, laboratório central do estado.

Os pacientes que tiveram a confirmação de dengue evoluíram bem e não tiveram maiores complicações com a doença. A explicação é do enfermeiro da Vigilância Epidemiológica Municipal, MARCOS BORTOLANZA. Ele disse agora à pouco no Peperi Entrevista que o risco de disseminação da doença a partir desses casos não existe mais, porém, o quadro é de muita preocupação. BORTOLANZA comentou que as ações da vigilância foram reforçadas a partir da confirmação dos primeiros casos.

O Setor da Dengue da Secretaria Municipal de Saúde retomou hoje o trabalho de fumacê para eliminar o mosquito aedes aegyti. A aplicação do produto começou as seis horas da manhã no bairro Estrela. As fotos do trabalho estão no portal da Peperi na internet. Na última sexta-feira, as equipes da dengue realizaram o fumacê em algumas das regiões mais afetadas pelo inseto nos bairros São Luiz e Sagrado Coração de Jesus. De acordo com o coordenador do setor da dengue, CÉLIO SILVA, o número de focos do mosquito já é de 248. A Secretaria também está realizando a dedetização de bocas de lobo em toda a cidade para reduzir a presença do mosquito. São Miguel do Oeste é uma das cidades catarinenses que está infestada pelo aedes aegypti.

O Corpo de Bombeiros atendeu uma ocorrência de incêndio em deposito na tarde de ontem em São Miguel do Oeste. O fogo atingiu um contêiner usado como depósito de materiais e ferramentas no bairro Santa Rita. A estrutura foi parcialmente destruída. Os bombeiros usaram cerca de mil e 500 litros de água para conter as chamas e evitar que o fogo se alastrasse. Ninguém ficou ferido.

Uma mulher ficou ferida em mais um acidente envolvendo carro e moto no centro de São Miguel do Oeste. A colisão aconteceu por volta das seis e meia da tarde de ontem e envolveu uma moto do município e um Clio de São José do Cedro. O acidente aconteceu na rua Joaquim Nabuco, bairro São Jorge e foi atendido pela equipe do Corpo de Bombeiros. A condutora da moto sofreu escoriações generalizadas. Ela recebeu os primeiros socorros no local e foi encaminhada para atendimento médico no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.

A Polícia Militar recuperou, nesta segunda-feira, um veículo furtado em São Miguel do Oeste. A guarnição foi chamada por volta das dez horas da noite atender uma ocorrência de furto de um Gol. A proprietária contou aos policias que deixou o carro estacionado na frente da casa e que só percebeu a falta do veículo na parte da noite. A PM fez buscas pela cidade e encontrou o carro abandonado na Rua Afonso Conradi, na saída para linha Emboaba. O ladrão furtou o sistema de som do Gol. O veículo foi recolhido para posterior devolução a proprietária.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.