ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco Cedro - 10/02/2023

-GOVERNO LIMITA DESCONTO DO CONSIGNADO A 5% DO AUXÍLIO BRASIL

-ESTADO RECEBE PRIMEIRO LOTE DE VACINAS BIVALENTES CONTRA COVID

-PRESIDENTE DEFENDE AUMENTO NO NÚMERO DE CADEIRAS NA CÂMARA

-HOSPITAL BUSCA FAZER NOVAS CONTRATAÇÕES DE ESPECIALISTAS

-AO MENOS 70 EMPRESAS FORAM CREDENCIADAS NO BÔNUS AGRÍCOLA

-BAILE PARA A ESCOLHA DAS SOBERANAS DA FACIG SERÁ AMANHÃ

-REFORMA E AMPLIAÇÃO DA APAE ATRASA RETOMADA DAS AULAS

-SEMINÁRIO DE DANÇAS ALEMÃS ACONTECE ESTE MÊS

-JOVEM SOFRE FERIMENTOS EM COLISÃO TRASEIRA

-BATIDA ENTRE DOIS CARROS DEIXA MOTORISTA FERIDO BR-163

O tempo está instável. A previsão é de condições de nebulosidade variável com pancadas de chuva durante o dia. A mínima desta manhã foi de 20 graus e a máxima para hoje deve ser de 35 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 26 centavos. O euro está valendo cinco reais e 62 centavos. Já o peso argentino está cotado em menos de três centavos.

A contagem de mortos pelo terremoto que atingiu a Turquia e a Síria três dias atrás atingiu a marca de 20 mil vítimas fatais. Centenas de milhares de pessoas nos dois países estão desabrigadas no meio do inverno. Muitas se acamparam em abrigos improvisados em estacionamentos de supermercados, mesquitas, beira da estreada ou entre as ruínas, muitas vezes desesperadas por comida, água ou aquecimento. As autoridades dizem que cerca de seis mil e 500 prédios na Turquia desabaram e incontáveis outros foram danificados. Autoridades turcas dizem que cerca de 13 milhões e meio de pessoas foram afetadas na região.

A Alemanha, Dinamarca e Holanda formaram uma coalizão para enviar à Ucrânia mais de 100 tanques Leopard Um. Segundo anunciou o ministro da Defesa alemão, BORIS PISTORIUS, o envio ocorrerá por etapas, e Kiev deve receber nos próximos meses ao menos 20 veículos. Até o fim do ano, o objetivo da coalizão é entregar 80 tanques, pelo menos, número que seria suficiente para armar três batalhões. Outros 100 blindados devem ser enviados ao longo de 2024. O ministro alemão indicou, além disso, que a formação de 600 militares ucranianos para conduzir os veículos blindados já começou.

O governo chileno decretou toque de recolher noturno nas áreas mais atingidas pelos incêndios florestais no centro-sul do país, uma medida que também será aplicada em outras regiões para evitar roubos e saques. O toque de recolher entrou em vigor na sexta-feira e ficará ativo de meia-noite até às cinco da manhã. Os incêndios, que já deixaram ao menos 24 mortos e pelo menos dois mil 180 feridos, devastaram uma área de mais de 309 mil hectares em quatro regiões do Chile. Em uma semana, as chamas destruíram mil 180 residências e deixaram cinco mil 560 pessoas desabrigadas.

A Comissão Interministerial Permanente de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas no Brasil se reuniu pela primeira vez nesta quarta-feira. O principal objetivo do grupo criado pelo governo federal é zerar o desmatamento em todos os biomas brasileiros até 2030.O esforço interministerial também busca reduzir as emissões de gases de efeito estufa e gerar renda e qualidade de vida para a população que vive e se relaciona com a floresta. A agenda de trabalho prevê prazos para entrega dos planos de ação para cada bioma: os primeiros 45 dias para a Amazônia, os 90 dias subsequentes para o Cerrado e depois Pantanal, Caatinga, Mata Atlântica e Pampa.

O Brasil criou dois milhões 37 mil 982 postos com carteira assinada em 2022, segundo dados do Caged divulgados nesta semana pelo Ministério do Trabalho. Faxineiro foi a função que mais teve vagas criadas, enquanto operador de telemarketing ativo e receptivo foi o que mais teve postos fechados em 2022. No caso do faxineiro, esse cargo tem sido o que mais abre vagas nos últimos anos, tendência que se manteve em 2022. No ano passado, o saldo foi de 154 mil vagas abertas. Em segundo lugar, aparece alimentador de linha de produção com 120 mil postos gerados. Todos os setores da economia tiveram saldo positivo de vagas, com destaque para serviços e comércio.

O governo federal mudou algumas regras do empréstimo consignado do Auxílio Brasil. As normas estão em uma portaria publicada nesta quinta-feira e já estão em vigor. As alterações deverão provocar uma redução expressiva no valor que os beneficiários poderão pegar como empréstimo. Antes, o banco podia descontar até 40 por cento do valor do benefício a cada mês para pagar o empréstimo. Agora, o limite caiu para cinco por cento do valor mensal que o beneficiário recebe de Auxílio Brasil. O limite anterior era aplicado sobre 400 reais. Assim, o valor do desconto era de no máximo de 160 por mês. Agora, a parcela não pode passar de 20 reais. Os juros que eram de três e meio caíram para dois e meio por cento.

Um grupo de 24 trabalhadores venezuelanos com crianças e bebês foi resgatado de condição análoga à escravidão em Rio do Sul, no Vale do Itajaí, na quinta-feira. Junto às famílias, eles viviam sem cozinha, colchões e água suficiente, informou o Grupo Especial de Fiscalização Móvel. Conforme o órgão, eles trabalhavam na construção de alojamento e de galpões. Algumas pessoas do grupo também foram vítimas de tráfico de pessoas, já que chegaram a ser aliciadas em cidades distintas para realizar os serviços. As vítimas saíram das cidades de Chapecó e Itapiranga. Nenhuma delas teve a carteira de trabalho registrada. Após a notificação da Inspeção do Trabalho, as vítimas foram retiradas do alojamento e levados para hotéis em Rio do Sul. Os contratos de trabalho foram rescindidos e a empresa efetuou o pagamento, na tarde de quinta, dos direitos trabalhistas devidos.

Santa Cataria já começou a receber doses da vacina bivalente contra a Covid-19. O primeiro lote chegou na terça-feira. A previsão é de que, até o dia 27, o Estado tenha 671 mil 118 doses. Segundo o governo, a distribuição das vacinas para as regionais de saúde começa em 22 de fevereiro, e a aplicação das doses em grupos prioritários inicia no dia 27. A dose de reforço com a vacina bivalente é recomendada para pessoas com 12 anos ou mais, que façam parte do grupo prioritário. Em SC, essa parcela da população soma um milhão e 600 milpessoas. São nove grupos prioritário começando por pessoas com idade acima dos 70 anos.

Já estão em tramitação os primeiros projetos de lei protocolados neste ano na Assembleia de Santa Catarina. Ao todo, são 10 projetos, todos de autoria parlamentar. Além deles, há 26 mensagens de veto encaminhadas pelo Poder Executivo, referentes a matérias aprovadas pelo Parlamento no fim do ano passado. Dos 10 projetos, doistratam de alterações em leis que regem impostos estaduais. e três dizem respeito ao combate à violência contra a mulher. O primeiro, da deputada PAULINHA do Podemos, estabelece o programa “Não se calem” nas casas noturnas, casas de shows e espaços de eventos no estado. O objetivo é criar um protocolo para amparar mulheres em possível situação de abuso sexual ocorrido nas dependências desses estabelecimentos.

A vigésima quarta edição do Itaipu Rural Show não terá exposição de aves. A decisão foi adotada para prevenir a influenza aviária que está atingindo diversos países, por isso não terá a exposição de frangos de corte, como era de costume em outras edições. O responsável pelo setor JOVIANO DURIGON, falou sobre a parceria de todos os órgãos de vigilância e Cidasc, com muito cuidado o vírus da gripe aviária poderá ser combatido no Brasil. JOVIANO explicou que essa doença é bastante contagiosa e de rápida transmissão. Ela atinge principalmente as aves, mas também há registro de contaminação em humanos. Os produtores de aves precisam de boa biossegurança para evitar influenza aviária. De acordo com ele, os produtores de aves são orientados para que tenham o controle adequado com as suas propriedades. Para prevenir é preciso fazer blindagem dos aviários com tela anti-pássaros, usar calçados específicos, fornecer ração de qualidade, ter controle dos insumos e dos visitantes no espaço de criação das aves.

A secretaria de Cidade esteve, durante esta semana, cumprindo com o roteiro de trabalhos em Anchieta. Um dos serviços foi efetuar a limpeza do cemitério municipal no intuito de deixá-lo limpeza, bem como evitar pontos com água parada. O secretário CLAUDECIR VIEIRA, falou que a situação a qual foi encontrada no cemitério gerou preocupação quanto ao descuido da população. Ele falou que o momento, mais do que outros, é de extremo cuidado para não criar focos do mosquito da dengue em Anchieta. Isso poderia desencadear um cenário desfavorável à saúde pública. Por isso, ele reforça o pedido de que os moradores cuidem e não joguem entulhos no local para não ter recipientes que acumulam água. Também foi feita a limpeza geral como o corte de grama e limpeza no entorno de túmulos. Ele ainda pede que os cidadãos visitem o espaço com maior frequência para realizar a retirada de entulhos e manter o local limpo. VIEIRA ainda pede que os moradores próximos não descartem os lixos em frente ao cemitério, sendo que não é espaço para tal finalidade.

A Acepro de São José do Cedro vai promover, na semana que vem, os primeiros cursos do ano. A informação é da presidente, MARIA VOGT. Conforme ela, ainda restam algumas vagas e as interessadas devem procurar a associação para se inscreverem. Um dos cursos será o de Corte e Costura e terá início das aulas em março. Ao menos, segundo ela, 45 mulheres participam dos eventos semanais da associação. Durante os encontros, ela disse que as mulheres podem indicar temas a serem abordados com as participantes. MARIA ainda falou que em março acontece mais uma edição do brechó da Acepro.

O grupo de Danças Himmelblau da Linha Santa Terezinha, em São José do Cedro, está se preparando para sediar o Seminário de Danças Regional da Laosc. O evento acontece no complexo Oktober. A informação é do presidente, FELIPE WELTER. Segundo ele, este seminário ocorre entre os dias 17 e 21 de Fevereiro com a organização realizada pelo grupo de danças e comunidade de Santa Terezinha. Diferente de anos passados, este ano o seminário contará com dois dias a mais de evento para repassar as novas coreografias de danças alemãs. Estima-se que 40 pessoas vão participar do curso. Os próximos encontros estão marcados para acontecer em Cunha Porã e Palmitos.

A Apae Martinho Burger de Anchieta está passando por reformas desde o ano passado, quando foi contemplada com recursos do governo de Santa Catarina – no montante de quase um milhão e meio de reais. A previsão inicial da empresa, assim como da direção do educandário especial, era deconcluir as obras na unidade antes da data de reinício das aulas neste ano, no entanto, isso não se concretizou. Conforme a presidente IONE PRESSOTTO, esse atraso vai impactar no calendário de retomada dos serviços com os alunos na Apae. Com isso, as aulas na unidade especial ficaram marcadas para começar no dia 27 deste mês – desde que a estrutura esteja pronta para receber os estudantes. Já os professores retornaram para as atividades ainda no último dia seis, mesmo com as obras em andamento, para organização do planejamento do ano. A presidente falou que a empreiteira agilizou as melhorias no intuito de cumprir com o novo calendário. A direção da escola especial mantém o contato com os pais para informar sobre os processos da obra.

Os recursos obtidos por meio da Fundação Catarinense de Educação Especial estão possibilitando a adequação da estrutura da Apae Martinho Burger. A presidente IONE PRESSOTTO, citou a troca de rede elétrica, forro, piso, além da construção de salas e de um auditório e instalação de uma piscina. Ela ainda citou a adequação do espaço quando o assunto é acessibilidade com a construção de rampas e instalação de equipamentos que auxiliam no deslocamento dos alunos dentro da escola especial. Estas obras vêm ao encontro da necessidade de atender os matriculados, bem como a crescente demanda nos últimos anos. A estimulação precoce, que abrange o público de crianças de até seis anos, é uma das principais demandas atualmente – o que está gerando preocupação da direção. Alguns alunos da rede regular de ensino também frequentam a Apae no contraturno para participar de aulas de educação especial.

A secretaria de Assistência Social de Guaraciaba vai promover a terceira edição do Casamento Comunitário. A informação é da secretária, GEOVANI ZANIN. Segundo ela, com o intuito de propiciar a união e o fortalecimento familiar, será promovido este casamento comunitário. É com essa iniciativa que a Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Cartório de Guaraciaba, abre inscrição para esta edição do Casamento Comunitário. A cerimônia não terá custos para os noivos e qualquer casal em condição de hipossuficiência econômica tem direito ao casamento civil gratuito. É uma oportunidade de pessoas que estão amigadas poder legalizar perante a lei, e também para aquelas pessoas que pretendem casar e não tem condições de pagar a taxa. O casal interessado deve morar em Guaraciaba e comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, portando os documentos como: RG, CPF, comprovante de residência e certidão de nascimento. A cerimônia será realizada no dia 20 de maio.

A Subcomissão de Shows e Eventos da Facig 2023 vai realizar neste sábado o baile para a Escolha das Soberanas da feira. Este evento vai acontecer no CTG Fronteira do Oeste em Guaraciaba. E faz parte da programação que antecede a Facig, prevista para os dias 29 e 30 de Setembro e Primeiro de Outubro deste ano. A coordenadora desta subcomissão, LAIS BIANCHI, falou que a preparação das oito candidatas começou ainda em novembro passado. Para o acesso à noite de gala, foram disponibilizados ingressos antecipados em alguns pontos de venda em Guaraciaba. Cada ingresso comprado agora custa 20 reais e na hora estará custando 25. A Facig vai acontece no segundo semestre do ano, mas a Comissão Central Organizadora – CCO, já está realizando a contratação de artistas renomados nacionalmente para apresentação durante a feira. Uma indefinição que ainda está em discussão é em relação ao show principal no domingo – último dia da feira. Amanhã, além do baile para Escolha das Soberanas, também será marcada pelo lançamento oficial desta edição.

Os microempreendedores individuais possuem uma linha de crédito a juros zero em Palma Sola. A Sala do Empreendedor tem recebido tais pedidos sobre o assunto nas últimas semanas, mesmo que a linha exista desde 2011. A agente de Desenvolvimento Local ALINE BELÉ, falou que esta linha de crédito é disponibilizada por uma cooperativa parceira do governo de Santa Catarina. Cada MEI tem direito a dois empréstimos no valor máximo de cinco mil reais cada, sendo paga em sete parcelas e a oitava é quitada pelo governo como forma de compensar os juros. A busca por este empréstimo, em Palma Sola, tem registrado aumento nas últimas semanas frente a necessidade de investimentos por parte dos microempreendedores. Segundo ela, a orientação repassada aos interessados é que busquem o atendimento junto a cooperativa que cede este empréstimo. ALINE ainda falou que a Sala do Empreendedor voltou ao atendimento normal após um período de turno único decretada pela prefeitura no final do ano passado.

O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado MAURÍCIO ESKUDLARK, protocolou, esta semana, o requerimento para a constituição da Frente Parlamentar do Bombeiro Voluntário. A frente tem como objetivo promover estudos quanto à valorização e defesa da categoria que presta um serviço de extrema importância na defesa da vida e do patrimônio dos cidadãos catarinenses. O vice-presidente falou que os bombeiros voluntários representam uma das maiores e mais sólidas instituições de do Estado. Ele ainda disse ser lamentável que alterações na legislação federal possam prejudicar não só a instituição, mas também toda nossa população, por isso a propositura desta frente para tratar do tema. Segundo ESKUDLARK, criar mecanismos para dificultar o trabalho dos Bombeiros Voluntários não é uma afronta à instituição, mas sim ao cidadão que depende desse trabalho. Santa Catarina possui 32 corporações que atendem mais de 50 municípios.

O presidente da Câmara de São José do Cedro defendeu a ideia de aumentar o número de cadeiras no Legislativo, conforme a densidade populacional de um município. CLÁUDIO WARTHA falou que não necessariamente seria preciso aumentar o número de vereadores na Câmara cedrense, por exemplo, para 11 no total se a população estiver sendo bem atendida pelos nove vereadores atualmente. Na avaliação dele, baseado no número atual de vereadores em Cedro, cada um dos parlamentares é “responsável” por atender as demandas de mil e 500 pessoas. Acredita-se que aumentar o número de vereadores em cidades maiores poderia ser importante para o desenvolvimento. Ele ainda citou São Miguel do Oeste, onde existem 13 vereadores para atender quase 44 mil habitantes. Com base nisso, seriam quase três mil e 390 cidadãos por vereador – considerado número alto. Por isso, um debate sobre aumento de cadeiras em cidades com densidade populacional seria importante para o crescimento de um município.

A Constituição estabelece que os municípios com até um milhão de habitantes devem ter o mínimo de nove e o máximo de 21 vereadores. Em 2003, o Supremo Tribunal Federal restabeleceu o número de vereadores proporcional ao de habitantes das cidades brasileiras e muitas delas registram queda no número de vereadores nos legislativos. No entanto, passados duas décadas, seria importante, segundo o CLÁUDIO WARTHA, presidente da Câmara de São José do Cedro, uma nova análise visando melhorar o atendimento ao público cedrense. CLÁUDIO está em seu quarto mandato como presidente da Casa e no seu sétimo mandato como vereador e pensa em deixar a vida política ao encerrar o atual ciclo político. Ele já afirmou em outras oportunidades que essa foi a última vez que concorreu ao cargo de vereador em Cedro. E ainda afirmou ser preciso pensar em nomes para daqui a dois anos, além de pensar na renovação da Câmara.

Em seu segundo mês no cargo, o presidente do Conder está correndo contra o tempo para colocar em funcionamento a usina de asfalto do Extremo-Oeste. VANDECIR DORIGON falou que, dentre outros assuntos, este é um dos principais para a atual gestão do consórcio. A usina, conforme ele, deve começar a produzir massa asfáltica até meados deste ano se nada atrapalhar o cronograma. Os municípios consorciados aguardam apenas a conclusão das obras no terreno onde será instalado a empresa. Recentemente foram licitados novos processos que deram corpo a estrutura. Segundo o presidente, a grande maioria dos equipamentos já estão adquiridos para instalação nos pavilhões. Outra importante área do Conder é o programa de Licitações Compartilhadas, que visa baratear os custos para as prefeituras. Ele disse que os municípios estão vendo este barateamento nas licitações. A compra, em sua maioria, são de itens em necessidade para dar prosseguimento aos trabalhos no ano. O programa de Gestão Ambiental também é outro ponto importante do consórcio.

O poder público de São José do Cedro credencia, esta semana, as empresas que vão participar do programa agrícola 2023. Para este segundo ciclo do bônus, ao menos, 70 empresas estão aptas a receber os agricultores. A informação é do vice-prefeito, ELMAR HENTZ. O agricultor poderá, a partir de hoje, realizar a troca de seu bônus por produtos dos comércios credenciados.. O prazo final para uso do benefício é 31 de Maio deste ano. São José do Cedro tem mil 214 agricultores cadastrados para receber o incentivo com repasse total aproximado de um milhão e 848 mil reais. Segundo ele, o produtor poderá realizar a compra de mercadorias apenas nos estabelecimentos credenciados e com um documento autorizado pelo município. Os agricultores poderão gastar seus créditos comprovados a partir da movimentação econômica da retirada de notas fiscais dos produtos comercializados nas propriedades rurais.

O Hospital de São José do Cedro continua contratando profissionais médicos para se tornar referência nos procedimentos em otorrinolaringologia. A informação é do administrador, VITUS RITTER. Atualmente o hospital conta apenas com um profissional em otorrino, mas a ideia é fazer a contratação de outros médicos. O grande número de pacientes aguardando na fila pelo procedimento é bastante grande em São José do Cedro, bem como de cidades vizinhas. O administrador falou que já esteve reunido com os dois profissionais especialistas e com as negociações avançadas. A assinatura do contrato com os médicos deve ocorrer ainda este mês com previsão de começar os atendimentos a partir de março. Poderão ser realizadas consultas e processos cirúrgicos. RITTER também falou que a partir da semana que vem a unidade passa a agendar exames de ultrassonografia. Um profissional vai estar no município no próximo dia 15 para realizar os procedimentos. Neste dia 24 será feito uma reunião entre a direção do hospital e o Santé.

No início da tarde de ontem foi registrado um acidente de trânsito envolvendo duas caminhonetes na Rua Luiz Carlos Barreiro, no Bairro Nascente do Peperi, em Dionísio Cerqueira. Equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros foram acionadas. Na colisão, uma jovem, de 20 anos, de nacionalidade argentina, que estava na caminhonete preta, acabou ficando ferida. Ela apresentou possível luxação do lado esquerdo na clavícula, foi imobilizada e encaminhada ao Hospital de Dionísio Cerqueira para averiguação médica.

Na noite de ontem as equipes do Corpo de Bombeiros e Samu foram acionadas para se deslocar até a BR-163 para prestar atendimento a uma ocorrência de acidente de trânsito. O fato ocorreu por volta das oito e 15 no acesso ao Porto Seco, bairro Três Fronteiras, em Dionísio Cerqueira. No local, conforme as informações, houve uma colisão lateral envolvendo um veículo tipo furgão Peugeot e um Voyage. Como consequência do acidente o condutor do Voyage, ficou ferido. Segundo os socorristas, o homem foi localizado a cerca de 30 metros do veículo, ele estava estável, porém referia dores, e apresentava diminuição dos movimentos dos membros inferiores. Após os procedimentos no local a vítima foi encaminhada ao hospital pela equipe do Samu. Os demais envolvidos não se feriram e dispensaram o atendimento. A Polícia Militar auxiliou no trânsito, pois os veículos ficaram sobre a via.

O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado e ao chegar no local se deparou com um homem caído em frente a uma residência com um enxame de abelhas sobre a vítima. Por conta da grande quantidade de abelhas atacando a vítima, foi utilizado o extintor de incêndio da viatura para dispersar as abelhas e, com isso, acessarem a vítima. Os bombeiros constataram que o homem estava já inconsciente e sem movimento respiratório, em que foi preciso realizar a abertura das vias aéreas, retomando a respiração. Como a situação era grave, os bombeiros retiraram o homem do local, transportando para dentro da ambulância e orientado aos bombeiros comunitários que estavam na cena a saírem do local, por conta do risco. Dentro da viatura os bombeiros seguiram com o atendimento pré-hospitalar, com a vítima inconsciente, porém respirando e com oxigênio. Ao chegar no hospital os bombeiros auxiliaram a equipe médica no tratamento da vítima, para intubação e condução até a UTI do Hospital Regional em São Miguel do Oeste.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.