-CÂMARA APROVA PROJETO QUE ALTERA CONTROLE DE AGROTÓXICOS NO PAÍS
-SINE TEM SETE MIL E 800 VAGAS DE EMPREGO ABERTAS EM SANTA CATARINA
-PRESIDENTE DA CÂMARA DE TUNÁPOLIS DESTACA DOIS PROJETOS ENCAMINHADOS PELO EXECUTIVO
-ESCOLA INFANTIL DE IPORÃ DO OESTE RETOMA AS ATIVIDADES EM 2022
-CORPO DE BOMBEIROS ORIENTA SOBRE EMISSÃO E RENOVAÇÃO DE ALVARÁS
-EFACITUS É ADIADA PARA SETEMBRO POR CAUSA DA ESTIAGEM
-MUNICÍPIO RECEBE NOVO LOTE DE VACINAS E AMPLIA IMUNIZAÇÃO NO DIA DE HOJE
-IDOSOS SOFREM ATAQUE DE ABELHAS EM TUNÁPOLIS
-AVENTUREIROS SÃO SOCORRIDOS APÓS EMBARCAÇÕES VIRAREM NO MEIO DO RIO URUGUAI
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a34graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus.Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 22centavos. O euro está valendo cinco reais e 97 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.
Pelo menos 80 pessoas morreram em Madagascar, após a passagem do ciclone Batsirai. Os dados estão no novo balanço divulgado nesta quarta-feira pelas autoridades locais. Destes, 60 óbitos foram no distrito de Ikongo. O Escritório Nacional de Gestão de Riscos e Desastres informou ainda que mais de 94 mil pessoas foram afetadas e quase 60 mil deslocadas no país do Oceano Índico, onde várias ONGs e agências da ONU começam a mobilizar recursos e equipes. O ciclone tropical atingiu Madagascar na madrugada de sábado para domingo provocando o temor de uma crise humanitária.
A Casa Branca pressionou publicamente o Irã nesta quarta-feira a retomar rapidamente o acordo nuclear firmado em 2015. O Governo americano diz que será impossível retornar ao pacto se um acerto não for confirmado em semanas. Recentemente, o enviado especial dos para o Irã, ROB MALLEY, retornou a Viena para negociações indiretas com o Irã. Sob o tratado, o Irã restringiu seu programa nuclear para dificultar a obtenção de material físsil para fazer uma bomba. Em troca, os Estados Unidos e outras nações aliviaram as sanções que prejudicam a economia iraniana. No entanto, em 2018, o ex-presidente DONALD TRUMP abandonou o acordo.
O Equador vai estender a vacinação contra a Covid-19 a menores de três anos. O anúncio foi feito nesta quarta-feira pela ministra da Saúde, XIMENA GARZÓN. A imunização em massa, que começava a partir dos cinco anos, vai ser estendida a partir da próxima terça. O Equador foi o primeiro país latino-americano a estabelecer a vacinação contra a Covid-19 obrigatória incluindo crianças a partir dos cinco anos. No entanto, o ministério da Saúde não tinha informado ainda se será mantido o caráter obrigatório para a nova faixa etária, de menores de três anos, anunciada nesta quarta-feira.
O Supremo Tribunal Federal decidiu, nesta quarta-feira, por 10 votos a 1, manter a validade da lei que prevê as chamadas federações partidárias, união de partidos para atuar de maneira unificada por um período mínimo de quatro anos. O STF julgou uma ação apresentada pelo PTB que discute o tema. O partido argumenta que as federações são uma reedição das coligações, que acabaram por decisão do Congresso. O julgamento teve início na quinta-feira e foi retomado ontem para o voto dos ministros. Na mesma ação, o PT fez um pedido para que o prazo para a formação das federações vá até 5 de agosto. Os ministros decidiram, por 6 votos a 4, o prazo de 31 de maio para que as federações sejam formadas pelos partidos – excepcionalmente em 2022. Nas próximas eleições, o prazo será de 6 meses antes do pleito.
A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira o texto-base de uma medida provisória que cria um programa habitacional específico para profissionais de segurança pública e dá subsídios para que eles comprem ou construam a casa própria. A matéria foi editada pelo governo em setembro de 2021 e enviada ao Congresso Nacional.Para concluir a votação, os deputados ainda precisam analisar os destaques, sugestões pontuais de mudança no texto. Essa votação deve acontecer na sessão de hoje. Em seguida, o texto seguirá para o Senado.A Caixa Econômica Federal será a operadora e informou que terão direito a aderir ao programa profissionais com renda máxima de sete mil reais mensais.
A Câmara dos Deputados aprovou em regime de urgência o texto que tramitava há 20 anos no Congresso e que revoga a lei dos agrotóxicos, de 1989. A matéria, que flexibiliza o controle e a aprovação de agrotóxicos no país, teve 301 votos a favor e 150 contrários, além de duas abstenções. O texto já tinha sido aprovado pelo Senado, mas voltará à análise dos senadores porque foi alterado pela Câmara. O projeto, que muda as regras de aprovação e comercialização de agrotóxicos, é alvo de críticas de ambientalistas e organizações ligadas à saúde, que acreditam que as mudanças podem trazer riscos à saúde e ao meio ambiente. Para o agronegócio, a nova lei moderniza e dá mais transparência ao processo de aprovação das substâncias, que é considerado demorado e caro pelo setor.
O programa InvestSC completa um ano neste mês com um saldo de mais de dois bilhões de reais em investimentos e geração de mais de dois mil empregos diretos.A iniciativa viabilizou 40 atendimentos sob o comando da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável. O Programa para Atração de Investimentos e Incentivos a Novos Negócios para o Estado de Santa Catarina possui como atribuições propor políticas para o desenvolvimento econômico regional, com ações que atraiam e facilitem investidores, nacionais e estrangeiros. O programa ainda informa sobre as possibilidades oferecidas pelo Estado, além de propor diretrizes para atração de investimentos e incentivos a novos negócios em Santa Catarina.
O prefeito de Orleans, JORGE LUIZ KOCH, tomou posse oficialmente nesta semana como novo presidente da Fecam, a federação catarinense dos municípios. A posse ocorre em ato solene na Assembleia Legislativa. KOCH afirmou que o seu principal objetivo nos próximos dois anos é fortalecer a entidade junto aos municípios, por meio de medidas tomadas em conjunto com os demais membros da diretoria executiva e conselheiros. Na ocasião, ele anunciou as duas primeiras ações planejadas. Uma delas é uma plataforma de informática para os municípios. No segundo semestre, a entidade também vai voltar a realizar seminários que aconteciam até 2018 com a participação de prefeitos e secretários municipais.
O Sistema Nacional de Empego está com sete mil 888 vagas de emprego disponíveis em Santa Catarina. As oportunidades são para os mais variados cargos e níveis de escolaridade, destinadas a quem deseja entrar ou voltar ao mercado de trabalho. Do total de empregos ofertados, 175 são para pessoas com deficiência. As oportunidades estão divididas em 70 municípios. Os interessados em concorrer a uma das vagas devem procurar uma das mais de 130 unidades do Sine, estaduais e municipais, em funcionamento. O posto do Sine com maior número de vagas no estado é o de São Miguel do Oeste com 619 ofertas de emprego. O Sine alerta que as vagas são anunciadas toda segunda-feira e, por isso, algumas podem já ter sido preenchidas no decorrer da semana.
- PRESIDENTE DA CÂMARA DE TUNÁPOLIS DESTACA DOIS PROJETOS ENCAMINHADOS PELO EXECUTIVO
-ESCOLA INFANTIL DE IPORÃ DO OESTE RETOMA AS ATIVIDADES EM 2022
-CORPO DE BOMBEIROS ORIENTA SOBRE EMISSÃO E RENOVAÇÃO DE ALVARÁS
-EFACITUS É ADIADA PARA SETEMBRO POR CAUSA DA ESTIAGEM
-MUNICÍPIO RECEBE NOVO LOTE DE VACINAS E AMPLIA IMUNIZAÇÃO NO DIA DE HOJE
Nova queda no preço do suíno vivo gera preocupação no setor. ACCS projeta dificuldades em muitos suinocultores permanecerem na atividade em virtude de estarem acumulando prejuízos. Ontem foi anunciado nova redução no preço do suíno vivo. A informação causou grande preocupação no setor em virtude dos prejuízos que estão em constante aumento desde o início do ano. O presidente da ACCS, afirma que os produtores não podem arcar com novas perdas. LOSIVANIO DE LORENZI aponta o excesso de produção como uma das principais causas pela crise na suinocultura, pois a oferta é maior que a demanda. Ele lembra que a Associação Catarinense dos Criadores de Suínos foi radicalmente contra a mobilização de cooperativas e agroindústrias para ampliação das granjas e aumento considerável no número de animais.
A empolgação na suinocultura surgiu há mais de dois anos em virtude das doenças que causaram grande impacto no número de animais na China. O país asiático representa 48 por cento da produção mundial de suínos e passou a importar em grande escala do Brasil. A China sofreu com a Peste Suína Africana e abriu disputa mundial de vários países em busca de comercialização. O Brasil ganhou com isso, pois aumento de forma significativa sua exportação. LOSIVANIO DE LORENZI, afirma que a concorrência aumentou e os chineses reduziram o valor pago pela carne suína. Ressalta que em 2021 dois fatores foram muito positivos para a suinocultura brasileira: o aumento considerável do consumo per capita da população e o aumento das exportações que alcançaram novos recordes.
O preço do suíno vivo está com queda acentuada desde o mês passado, uma situação que aliada à valorização do milho e do farelo de soja, principais insumos para a alimentação dos planteis, vem pressionando os custos do suinocultor. Segundo LOSIVANIO DE LORENZI, a redução de 10 centavos por quilo surpreendeu e inviabiliza para os produtores independentes. O presidente da ACCS, lamenta que a curto prazo não existe solução para a crise na suinocultura e Santa Catarina tem um grande impacto negativo. Para o presidente da ACCS é preciso garantias de preços no momento de realizar altos investimentos em granjas. Ele considera que as agroindústrias não estão agindo de forma correta com os suinocultores.
Deputados federais das bancadas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais debatem com a Ministra da Agricultura, TEREZA CRISTINA, medidas de apoio aos produtores rurais. O presidente da ACCS lamenta que os parlamentares aprovaram quase seis bilhões de reais para o fundo eleitoral, porém não reconhecem a importância do setor produtivo que necessita de ajuda com urgência. LOSIVANIO DE LORENZI, diz que é preciso abertura de crédito emergencial no valor de até um bilhão para atender os agricultores mais vulneráveis, com o rebate das dívidas vinculadas ao Pronaf. Os recursos também atenderiam as parcelas de investimento que não dispõem de Proagro. Segundo DE LORENZI a suinocultura precisa de ajuda e políticas adequadas para garantir preço justo que viabilize a permanência na atividade.
Legislativo de Tunápolis recebe novos Projetos do Executivo. A presidente da Câmara, ELIZABETH SCHERER, destaca que em 2022 já foram realizadas duas sessões, sendo que a primeira foi extraordinária e teve a discussão e aprovação de um Projeto do Executivo, que autorizou o reajuste do subsídio dado pela prefeitura para o transporte de água não tratada para consumo animal nas propriedades rurais do município. Já na última segunda-feira, aconteceu a primeira sessão ordinária de 2022, com entrada de dois novos Projetos de Lei do Executivo. Uma das propostas institui o Programa de Incentivos ao Desenvolvimento do Turismo de Tunápolis e a outra concede reajuste no vale alimentação dos servidores públicos municipais. De acordo com ELISABETH, ambos os Projetos foram baixados para as comissões e nas próximas sessões irão para votação.
A Presidente do Legislativo de Tunápolis, ELISABETH SCHERER, destaca que as reuniões acontecem sempre nas segundas-feiras às 19h e são abertas ao público, respeitando as normas sanitárias de prevenção à Covid-19. A vereadora espera fazer um trabalho harmonioso frente ao cargo, assim como vinha sendo feito nos anos anteriores, com capacitações aos integrantes da casa e adequações no regimento interno. Ela enfatiza que existe uma boa relação com o Executivo e que a meta é estreitar ainda mais o diálogo entre os poderes. ELISABETH SCHERER, também elogiou a reunião que foi realizada antes da primeira sessão ordinária do ano na segunda-feira, da qual participaram todos os vereadores, juntamente com o prefeito, vice-prefeito, assessor jurídico e os secretários municipais, que esclareceram dúvidas sobre os Projetos encaminhados e também se colocaram à disposição para questionamentos ao longo do ano.
Escola Infantil de Iporã do Oeste retoma as atividades em 2022. Inicialmente houve reunião com os pais no dia de ontem, onde foram repassadas informações sobre a organização e funcionamento da escola e as regras de convivência. Nesta quinta e sexta-feira ocorre o período de adaptação das crianças ao ambiente escolar, no período matutino e vespertino. A diretora da escola Os Peixinhos, SANDRA ENGLER, enaltece que o objetivo é receber bem as crianças e passar segurança para os pais. De acordo com ela, houve boa participação das famílias nesse momento especial. Em relação a estrutura do educandário, SANDRA destaca que o ambiente está muito bonito e que recebeu melhorias recentemente, contando com amplo espaço para as crianças se divertirem e desenvolverem a sua aprendizagem. A diretora avalia que novas reformas precisam ser feitas aos poucos, pois a construção onde a escola está instalada é bastante antiga.
SANDRA ENGLER frisa que durante as férias houve a pintura de três novas amarelinhas coloridas no pátio da escola e que as crianças também contam com quadra de areia, espaço com grama sintética e área coberta.As salas de aula também passaram por adaptações, realizadas pela própria equipe de professores, com o objetivo de deixar os espaços ainda mais aconchegantes. O número de alunos matriculados cresceu de 167 no ano passado para 205 nesse ano, um aumento de 23%. A diretora da escola Os Peixinhos, SANDRA ENGLER, enfatiza que as turmas estão divididas com no máximo 22 alunos cada uma por turno. Somente da Linha São Lourenço, segundo ela, serão recebidos 29 alunos todas as tardes. As crianças dessa localidade contam com transporte especial da prefeitura, com apoio de estagiários durante o trajeto até a escola na cidade de Iporã do Oeste.
Prefeito em exercício de Santa Helena acompanha trabalhos no interior. JOÃO ROBERTO PALUDO, atual chefe do executivo, destaca que nesta semana os trabalhos do Departamento de Transportes e Obras estão concentrados na recuperação das estradas do interior que estavam em péssimas condições por causa da estiagem. Ele tem acompanhado o trabalho e ressalta que o objetivo é dar maiores condições de trafegabilidade e segurança, levando em conta a volta às aulas. Sobre o trabalho nas estradas, PALUDO enfatiza que várias comunidades já foram patroladas nos últimos dias, e agora as máquinas trabalham na Linha Aparecida. Nos próximos dias, quando houver mais umidade, também será feita a compactação com o rolo.
Outra demanda que segue no município, de acordo com PALUDO, é o transporte de água. Ele destaca que são cerca de 12h de trabalho por dia para abastecer as estações de tratamento. O município de Santa Helena não contratou empresas terceirizadas, sendo o único responsável pelo serviço, com estrutura e recursos próprios. O prefeito em exercício, ROBERTO PALUDO, frisa que alguns produtores integrados receberam ajuda das empresas, como por exemplo, a JBS, para o transporte e abastecimento de água nas propriedades.
Volta às aulas alavanca vendas da Associação do Artesanato Novo Amanhã. De acordo com a atendente, TEREZINHA SASSO, a principal demanda nesse início de ano está relacionada aos pedidos de toalhas personalizadas com o nome do aluno. A solicitação das toalhas é feita pelas escolas e os pais procuram a associação do artesanato para fazer os pedidos. O material é confeccionado pela empresa Artes e Bordados Pinhal e vendido na associação. TEREZINHA avalia que o movimento no local é bom e destaca a grande variedade de produtos disponíveis. Outro item bastante procurado são as máscaras de proteção ao coronavírus. Em relação à tradicional feirinha, a atendente da Associação do Artesanato de Iporã do Oeste, TEREZINHA SASSO, destaca que caso o tempo esteja bom, ela será retomada no centro da cidade nesta sexta-feira e também no sábado pela manhã, ao lado da Farmácia Santa Inês. Já o atendimento junto à associação do artesanato segue sendo feito somente na parte da tarde.
Corpo de Bombeiros orienta sobre renovação de alvarás. De acordo com o cabo em exercício do Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste, BERTILO BOURSCHEIDT, a procura tem aumentado bastante nos últimos dias. O documento emitido pelos Bombeiros é necessário para a renovação dos alvarás municipais, da polícia e alvarás sanitários. BERTILO destaca que a principal orientação é de que os interessados procurem os escritórios de contabilidade para fazer essa solicitação. De acordo com ele, nada impede que as pessoas façam por conta própria, mas como é um sistema novo, recomenda que seja procurado um escritório para facilitar o pedido e emissão do documento.
No caso das igrejas, BERTILO orienta para que as diretorias procurem as casas paroquiais, pois geralmente são elas que fazem o pedido para a corporação, pelo fato de utilizarem o mesmo CNPJ em muitos casos. O cabo do Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste enfatiza que não existe prazo estipulado para fazer a solicitação e orienta para que as pessoas se atentem ao prazo de validade dos alvarás, que geralmente é de um ano. Empresas, entidades ou associações que deixaram de renovar os alvarás por causa da pandemia também devem ficar atentos ao vencimento e solicitar a renovação. O aumento na procura pela emissão de alvarás nessa época se deve ao fato de que muitas pessoas organizam essa atividade para os meses de janeiro e fevereiro. No entanto, BERTILO BOURSCHEIDT frisa que a emissão segue sendo feita durante todo o ano, de acordo com o mês de vencimento, bastando apenas que seja feita a solicitação.
Efacitus é adiada para setembro. O prefeito de Tunápolis, MARINO FREY, destaca que a decisão de adiar a realização da décima quarta edição da tradicional feira do município, a Efacitus, foi tomada em vista do decreto de emergência em vigor desde dezembro do ano passado, com registro de elevados prejuízos, principalmente na área agrícola e indiretamente no comércio e na indústria. FREY destaca que desde a semana passada, houve conversas com diversas repartições, órgãos e entidades do setor produtivo, do comércio, da indústria e com os produtores e expositores para que todos pudessem expor sua opinião e chegar num senso comum. O prefeito de Tunápolis enfatiza que a data provável para a realização da Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial é em setembro, após uma avaliação que será feita no calendário de eventos da região, para não interferir em feiras de outros municípios.
MARINO FREY acredita que até junho haja uma definição oficial sobre a nova data. Segundo ele, a organização de uma feira de grande porte demanda por planejamento e licitações com até três meses de antecedência. Sobre as atrações da Efacitus, FREY destaca que ainda não há negociação com bandas e artistas e que esse trabalho será feito somente após uma definição oficial. O prefeito de Tunápolis destaca também que é preciso preparação do agronegócio. De acordo com MARINO FREY, os expositores de gado leiteiro e de novilhas, precisam de no mínimo três meses de antecedência para fazer o confinamento dos animais, para que eles possam estar numa qualidade elevada para serem apresentados ao público. FREY destaca que caso não haja melhora da situação da estiagem no decorrer dos próximos meses, pode ser decidido pelo cancelamento da Efacitus, que nesse caso, voltaria a ser realizada somente em 2024.
Secretaria de Saúde de Iporã do Oeste recebeu lote de reforço de doses de vacinas contra Covid-19. Com esse lote a mais, a Secretaria amplia a vacinação de terceira dose que está ocorrendo desde as 08h30 de hoje no Centro de Convivência dos Idosos. Inicialmente seriam atendidos somente aqueles que receberam a última dose até o dia 29 de setembro, no entanto, com essa remessa nova, a vacinação foi estendida também para quem fez a segunda dose até o dia 05 de outubro do ano passado. A vacinação segue ocorrendo agora à tarde das 13h30 às 16h00 no Centro de Convivência e é solicitado que os interessados venham munidos da caderneta de vacinas e do CPF.
-IDOSOS SOFREM ATAQUE DE ABELHAS EM TUNÁPOLIS
-AVENTUREIROS SÃO SOCORRIDOS APÓS EMBARCAÇÕES VIRAREM NO MEIO DO RIO URUGUAI
Idosos sofrem ataque de abelhas em Tunápolis. A ocorrência foi logo no início da manhã desta quarta-feira na saída da cidade em direção à Linha Raigão. O local onde ocorreu o ataque é uma área de potreiro. De acordo com ARCÁDIO ORTH, filho de uma das vítimas, foi um fato inusitado envolvendo seu pai e um vizinho no momento em que eles planejavam serrar uma árvore que estava caída há bastante tempo no local. ARCÁDIO destaca que os idosos de 80 e 81 anos foram surpreendidos e atacados violentamente pelos insetos e que os médicos identificaram como abelhas da espécie africana.
Uma moradora presenciou o ataque de abelhas e acionou os demais vizinhos para ajudar. Segundo o relato, havia um açude nas proximidades, e os idosos aproveitaram o local como proteção, ficando submersos, apenas com a cabeça de fora da água. Quando ARCÁDIO ORTH, filho de um dos idosos chegou ao local, encontrou ambos já bastante debilitados e com quadro de hipotermia, por causa da temperatura da água, que estava muito fria no momento da ocorrência.
Ajuda de vizinhos foi fundamental para o imediato socorro às duas vítimas. Ambos foram retiradas da água e encaminhadas ao Hospital pela ambulância da saúde. Após o atendimento, os idosos ficaram em observação, pois corriam o risco de apresentar alguma reação. O quadro clínico deles era estável. O número de picadas que cada um levou não foi informado, mas de acordo com ARCÁDIO ORTH, os profissionais de saúde trabalharam por um bom tempo no atendimento das vítimas, para retirada dos ferrões, para que eles se recuperassem o mais rápido possível. O último boletim médico dá conta de que eles se recuperam bem e a previsão de alta é para hoje. As famílias agradecem a solidariedade e colaboração dos amigos e vizinhos.
A Polícia Militar cumpriu um Mandado de Prisão por volta das 14h de ontem no município de Descanso. A ocorrência contou com apoio da guarnição de Belmonte. Após levantamento de informações, foi encontrado um homem em uma obra na Rua Martin Piaseski, no centro da cidade. Ele possuía um mandado de prisão em aberto por falta de pagamento de pensão alimentícia e foi encaminhado a Unidade Prisional Avançada em São Miguel do Oeste, onde está à disposição da Justiça.
A Polícia Militar flagrou uma ocorrência de tráfico de drogas e perturbação do trabalho e sossego. O fato ocorreu na noite de ontem, por volta das 22 horas na Rua Barão do Rio Branco no centro de São Miguel do Oeste. Em rondas, a guarnição abordou um homem que usava tornozeleira eletrônica, após perceber que um adolescente entregou a ele uma embalagem. Dentro da embalagem tinha uma quantidade de crack que o adolescente de 15 anos estava vendendo. Durante a abordagem outro adolescente perturbou o trabalho da guarnição, influenciando populares a vir para cima das autoridades, sendo então dado voz de prisão a ele, que tentou fugir da abordagem policial, entrou em um bar e escondeu o seu celular na câmara fria, sendo apreendido. Os dois envolvidos foram conduzidos para a delegacia de Polícia.
Aventureiros são socorridos no meio do rio Uruguai após embarcações viraram durante descida em corredeiras no início da noite desta quarta-feira. O local é considerado perigoso pela força da água e muitas pedras. Os bombeiros foram acionados por volta das 21 horas para socorrer três pessoas que estavam em caiaques à deriva no Rio Uruguai, em linha laranjeira, interior de Itapiranga. As três pessoas estavam com caiaques no meio do rio sobre pedras aguardando por resgate após suas embarcações virarem e eles perderem seus remos. Eles relataram que entraram no rio com as embarcações pelo porto da AARUI, na Praça dos Pioneiros, no centro da cidade por volta das 18 horas a uma distância de oito quilômetros do local que foram resgatados às 21 horas e 35 minutos a cerca de 500 metros acima da Área de Lazer Barra do Macaco em Linha Laranjeira.
Após ficarem ilhados, um homem pegou seu caiaque, sem os remos e conseguiu chegar a margem do Rio e pedir ajuda para moradores ribeirinhos. Dois homens que conhecem bem as corredeiras do Rio Uruguai fizeram o resgate usando um caico de madeira e rabeta.Na chegada dos bombeiros as outras duas pessoas já haviam sido resgatadas. Foram identificados e avaliados dois homens de 49 anos e outro de 51 anos, além da filha de um deles, uma jovem de 20 anos. Todos estavam sem lesões aparentes com sinais vitais dentro da normalidade. Eles recusaram condução ao hospital e todos foram liberados no local.