-CÂMARA APROVA PROJETO QUE ALTERA CONTROLE DE AGROTÓXICOS NO PAÍS
-SINE TEM SETE MIL E 800 VAGAS DE EMPREGO ABERTAS EM SANTA CATARINA
-ITAPIRANGA TEM NOVIDADES NAS AULAS DE CULTURA
-EFACITUS É ADIADA PARA SETEMBRO
-FALTA DE VOLUNTÁRIOS AFETA ATIVIDADES DOS ESCOTEIROS DE ITAPIRANGA
-NOVA REDUÇÃO NO PREÇO DO SUÍNO AUMENTA PREOCUPAÇÃO NO SETOR
-IDOSOS SOFREM ATAQUE DE ABELHAS EM TUNÁPOLIS
-EMBARCAÇÕES VIRAM NO RIO URUGUAI E TRÊS PESSOAS SÃO RESGATADAS
O Tempo em Itapiranga apresenta-se ensolarado. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 34 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 22 centavos. O euro está valendo cinco reais e 97 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.
Pelo menos 80 pessoas morreram em Madagascar, após a passagem do ciclone Batsirai. Os dados estão no novo balanço divulgado nesta quarta-feira pelas autoridades locais. Destes, 60 óbitos foram no distrito de Ikongo. O Escritório Nacional de Gestão de Riscos e Desastres informou ainda que mais de 94 mil pessoas foram afetadas e quase 60 mil deslocadas no país do Oceano Índico, onde várias ONGs e agências da ONU começam a mobilizar recursos e equipes. O ciclone tropical atingiu Madagascar na madrugada de sábado para domingo provocando o temor de uma crise humanitária.
A Casa Branca pressionou publicamente o Irã nesta quarta-feira a retomar rapidamente o acordo nuclear firmado em 2015. O Governo americano diz que será impossível retornar ao pacto se um acerto não for confirmado em semanas. Recentemente, o enviado especial dos para o Irã, ROB MALLEY, retornou a Viena para negociações indiretas com o Irã. Sob o tratado, o Irã restringiu seu programa nuclear para dificultar a obtenção de material físsil para fazer uma bomba. Em troca, os Estados Unidos e outras nações aliviaram as sanções que prejudicam a economia iraniana. No entanto, em 2018, o ex-presidente DONALD TRUMP abandonou o acordo.
O Equador vai estender a vacinação contra a Covid-19 a menores de três anos. O anúncio foi feito nesta quarta-feira pela ministra da Saúde, XIMENA GARZÓN. A imunização em massa, que começava a partir dos cinco anos, vai ser estendida a partir da próxima terça. O Equador foi o primeiro país latino-americano a estabelecer a vacinação contra a Covid-19 obrigatória incluindo crianças a partir dos cinco anos. No entanto, o ministério da Saúde não tinha informado ainda se será mantido o caráter obrigatório para a nova faixa etária, de menores de três anos, anunciada nesta quarta-feira.
O Supremo Tribunal Federal decidiu, nesta quarta-feira, por 10 votos a 1, manter a validade da lei que prevê as chamadas federações partidárias, união de partidos para atuar de maneira unificada por um período mínimo de quatro anos. O STF julgou uma ação apresentada pelo PTB que discute o tema. O partido argumenta que as federações são uma reedição das coligações, que acabaram por decisão do Congresso. O julgamento teve início na quinta-feira e foi retomado ontem para o voto dos ministros. Na mesma ação, o PT fez um pedido para que o prazo para a formação das federações vá até 5 de agosto. Os ministros decidiram, por 6 votos a 4, o prazo de 31 de maio para que as federações sejam formadas pelos partidos – excepcionalmente em 2022. Nas próximas eleições, o prazo será de 6 meses antes do pleito.
A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira o texto-base de uma medida provisória que cria um programa habitacional específico para profissionais de segurança pública e dá subsídios para que eles comprem ou construam a casa própria. A matéria foi editada pelo governo em setembro de 2021 e enviada ao Congresso Nacional. Para concluir a votação, os deputados ainda precisam analisar os destaques, sugestões pontuais de mudança no texto. Essa votação deve acontecer na sessão de hoje. Em seguida, o texto seguirá para o Senado./A Caixa Econômica Federal será a operadora e informou que terão direito a aderir ao programa profissionais com renda máxima de sete mil reais mensais.
A Câmara dos Deputados aprovou em regime de urgência o texto que tramitava há 20 anos no Congresso e que revoga a lei dos agrotóxicos, de 1989. A matéria, que flexibiliza o controle e a aprovação de agrotóxicos no país, teve 301 votos a favor e 150 contrários, além de duas abstenções. O texto já tinha sido aprovado pelo Senado, mas voltará à análise dos senadores porque foi alterado pela Câmara. O projeto, que muda as regras de aprovação e comercialização de agrotóxicos, é alvo de críticas de ambientalistas e organizações ligadas à saúde, que acreditam que as mudanças podem trazer riscos à saúde e ao meio ambiente. Para o agronegócio, a nova lei moderniza e dá mais transparência ao processo de aprovação das substâncias, que é considerado demorado e caro pelo setor.
O programa InvestSC completa um ano neste mês com um saldo de mais de dois bilhões de reais em investimentos e geração de mais de dois mil empregos diretos. A iniciativa viabilizou 40 atendimentos sob o comando da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável. O Programa para Atração de Investimentos e Incentivos a Novos Negócios para o Estado de Santa Catarina possui como atribuições propor políticas para o desenvolvimento econômico regional, com ações que atraiam e facilitem investidores, nacionais e estrangeiros. O programa ainda informa sobre as possibilidades oferecidas pelo Estado, além de propor diretrizes para atração de investimentos e incentivos a novos negócios em Santa Catarina.
O prefeito de Orleans, JORGE LUIZ KOCH, tomou posse oficialmente nesta semana como novo presidente da Fecam, a federação catarinense dos municípios. A posse ocorre em ato solene na Assembleia Legislativa. KOCH afirmou que o seu principal objetivo nos próximos dois anos é fortalecer a entidade junto aos municípios, por meio de medidas tomadas em conjunto com os demais membros da diretoria executiva e conselheiros. Na ocasião, ele anunciou as duas primeiras ações planejadas. Uma delas é uma plataforma de informática para os municípios. No segundo semestre, a entidade também vai voltar a realizarseminários que aconteciam até 2018 com a participação de prefeitos e secretários municipais.
O Sistema Nacional de Empego está com sete mil 888 vagas de emprego disponíveis em Santa Catarina. As oportunidades são para os mais variados cargos e níveis de escolaridade, destinadas a quem deseja entrar ou voltar ao mercado de trabalho. Do total de empregos ofertados, 175 são para pessoas com deficiência. As oportunidades estão divididas em 70 municípios. Os interessados em concorrer a uma das vagas devem procurar uma das mais de 130 unidades do Sine, estaduais e municipais, em funcionamento. O posto do Sine com maior número de vagas no estado é o de São Miguel do Oeste com 619 ofertas de emprego. O Sine alerta que as vagas são anunciadas toda segunda-feira e, por isso, algumas podem já ter sido preenchidas no decorrer da semana.
Exposição Feira de Itapiranga será realizada em abril de 2023. A informação foi confirmada na manhã de hoje pelo presidente da Assemit, LUCIR GUARESCHI. Segundo ele, a Associação Empresarial já iniciou os preparativos para a décima primeira edição da Exposição Feira Agropecuária Comercial e Industrial de Itapiranga. A projeção é de promover a Efrait nos dias 28, 29 e 30 de abril de 2023. De acordo com GUARESCHI o evento é organizado em parceria com a prefeitura e visa proporcionar opções de negócios aos comércio local e ainda apresentar novas tecnologias em máquinas e equipamentos, principalmente no setor agropecuário.
Efacitus é adiada para setembro. O prefeito de Tunápolis, MARINO FREY, destaca que a decisão de adiar a realização da décima quarta edição da tradicional feira do município, a Efacitus, foi tomada em virtude do decreto de emergência em vigor desde dezembro do ano passado, com registro de elevados prejuízos, principalmente na área agrícola e indiretamente no comércio e na indústria. FREY destaca que desde a semana passada, houve conversas com diversas repartições, órgãos e entidades do setor produtivo, do comércio, da indústria e com os produtores e expositores para que todos pudessem expor sua opinião e chegar num senso comum. O prefeito de Tunápolis enfatiza que a data provável para a realização da Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial é em setembro, após uma avaliação que será feita no calendário de eventos da Ameosc, para não interferir em feiras de outros municípios.
MARINO FREY acredita que até junho haja uma definição oficial sobre a nova data. Segundo ele, a organização de uma feira de grande porte demanda por planejamento e licitações com até três meses de antecedência. Sobre as atrações da Efacitus, FREY destaca que ainda não há negociação com bandas e artistas e que esse trabalho será feito somente após uma definição oficial. O prefeito de Tunápolis destaca também que é preciso preparação do agronegócio. De acordo com MARINO FREY, os expositores de gado leiteiro e de novilhas, precisam de no mínimo três meses de antecedência para fazer o confinamento dos animais, para que eles possam estar numa qualidade elevada para serem apresentados ao público. FREY destaca que caso não haja melhora da situação da estiagem no decorrer dos próximos meses, pode ser decidido pelo cancelamento da Efacitus, que nesse caso, voltaria a ser realizada somente em 2024.
Nova queda no preço do suíno vivo gera preocupação no setor. ACCS projeta dificuldades em muitos suinocultores permanecerem na atividade em virtude de estarem acumulando prejuízos. Ontem foi anunciado nova redução no preço do suíno vivo. A informação causou grande preocupação no setor em virtude dos prejuízos que estão em constante aumento desde o início do ano. O presidente da ACCS, afirma que os produtores não podem arcar com novas perdas. LOSIVANIO DE LORENZI aponta o excesso de produção como uma das principais causas pela crise na suinocultura, pois a oferta é maior que a demanda. Ele lembra que a Associação Catarinense dos Criadores de Suínos foi radicalmente contra a mobilização de cooperativas e agroindústrias para ampliação das granjas e aumento considerável no número de animais.
A empolgação na suinocultura surgiu há mais de dois anos em virtude das doenças que causaram grande impacto no número de animais na China. O país asiático representa 48 por cento da produção mundial de suínos e passou a importar em grande escala do Brasil. A China sofreu com a Peste Suína Africana e abriu disputa mundial de vários países em busca de comercialização. O Brasil ganhou com isso, pois aumento de forma significativa sua exportação. LOSIVANIO DE LORENZI, afirma que a concorrência aumentou e os chineses reduziram o valor pago pela carne suína. Ressalta que em 2021 dois fatores foram muito positivos para a suinocultura brasileira: o aumento considerável do consumo per capita da população e o aumento das exportações que alcançaram novos recordes.
O preço do suíno vivo está com queda acentuada desde o mês passado, uma situação que aliada à valorização do milho e do farelo de soja, principais insumos para a alimentação dos planteis, vem pressionando os custos do suinocultor. Segundo LOSIVANIO DE LORENZI, a redução de 10 centavos por quilo surpreendeu e inviabiliza para os produtores independentes. O presidente da ACCS, lamenta que a curto prazo não existe solução para a crise na suinocultura e Santa Catarina tem um grande impacto negativo. Para o presidente da ACCS é preciso garantias de preços no momento de realizar altos investimentos em granjas. Ele considera que as agroindústrias não estão agindo de forma correta com os suinocultores.
Deputados federais das bancadas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais debatem com a Ministra da Agricultura, TEREZA CRISTINA, medidas de apoio aos produtores rurais. O presidente da ACCS lamenta que os parlamentares aprovam quase seis bilhões de reais para o fundo eleitoral, porém não reconhecem a importância do setor produtivo que necessita de ajuda com urgência. LOSIVANIO DE LORENZI, diz que é preciso abertura de crédito emergencial no valor de até um bilhão para atender os agricultores mais vulneráveis, com o rebate das dívidas vinculadas ao Pronaf. Os recursos também atenderiam /as parcelas de investimento que não dispõem de Proagro. Segundo DE LORENZI a suinocultura precisa de ajuda e políticas adequadas para garantir preço justo que viabilize a permanência na atividade.
A carência de voluntários afeta diversos grupos e o movimento escoteiro não está fora desta situação. Por falta de chefes em diferentes grupos foi alterada a programação do escotismo deste ano em Itapiranga com redução dos encontros. Atividades passam a ser quinzenais para permitir folga aos voluntários que ainda permanecem a disposição para acompanhar crianças e adolescentes. Conforme o presidente do Grupo de Escoteiros Pedra Vermelha de Itapiranga, JONAS VAN RIEL, as ações serão mais extensas e mais elaboradas para aproveitar os momentos que os escoteiros estiverem reunidos. O presidente destaca que já foi realizado a assembleia com os pais para explicar a nova metodologia de trabalho e também discutir os eventos do ano.
O início está programado para o dia 19 de fevereiro na Associação JBS, com os Lobinhos e Tropa Sênior. JONAS VAN RIEL diz que os critérios para exercer a função de chefe são simples com foco principal na boa vontade do voluntário em uma tarefa nobre em prol das crianças e adolescentes. Segundo JONAS VAN RIEL, O Grupo Pedra vermelha possui 100 integrantes, a partir de seis anos em diferentes grupos na formação dos escoteiros. Destaca ainda que todos contribuem com mensalidade de 60 reais, além da contribuição para a União dos Escoteiros do Brasil,com 70 reais de anuidade, incluindo seguro de vida.
Diretora de Cultura de Itapiranga, FERNANDA STHAL, anuncia novidades para escolas de música na cidade e interior. O Conservatório de Música abriu hoje as inscrições com prazo limite até dia 15 para alunos confirmarem presença. Crianças, a partir de cinco anos e até adultos precisam da inscrição online por meio site do município. Entres as opções estão musicalização, violão, teclado, percussão, bateria, canto e técnica vocal, violino, violão selo e instrumentos de sopro. As aulas serão na sede do Conservatório, na antiga escola São Vicente e no Alto Bairro Santa Tereza. A Diretora de Cultura também destaca a volta do teatro para iniciantes e alunos que já frequentavam em anos anteriores.
FERNANDA STHAL informa que vários professores vão atuar com base em efetivos do município e também por meio de convênio com a Orquestra de Itapiranga. Ainda terá a contratação de professores para aulas de teatro. As ações de fomentos e incentivo do município proporcionam aulas gratuitas e muitas turmas lotam nos primeiros dias de inscrições. A disponibilidade é somente para residentes em Itapiranga. FERNANDA STHAL também lembra que serão mantidos polos no interior com aulas a partir de março. As turmas serão formadas conforme a demanda. Já tem solicitação para as comunidades de linha Becker, Santo Antônio, Cordilheira, Sede Capela e linha Popi. Outra novidade neste ano no interior será de aulas de coral infantil.
Idosos sofrem ataque de abelhas em Tunápolis. A ocorrência foi logo no início da manhã desta quarta-feira na saída da cidade em direção à Linha Raigão. O local onde ocorreu o ataque é uma área de potreiro. De acordo com ARCÁDIO ORTH, filho de uma das vítimas, foi um fato inusitado envolvendo seu pai e um vizinho no momento em que eles planejavam serrar uma árvore que estava caída há bastante tempo no local. ARCÁDIO destaca que os idosos de 80 e 81 anos foram surpreendidos e atacados violentamente pelos insetos e que os médicos identificaram como abelhas da espécie africana.
Uma moradora presenciou o ataque de abelhas e acionou os demais vizinhos para ajudar. Segundo o relato, havia um açude nas proximidades, e os idosos aproveitaram o local como proteção, ficando submersos, apenas com a cabeça de fora da água. Quando ARCÁDIO ORTH, filho de um dos idosos chegou ao local, encontrou ambos já bastante debilitados e com quadro de hipotermia, por causa da temperatura da água, que estava muito fria no momento da ocorrência.
Ajuda de vizinhos foi fundamental para o imediato socorro às duas vítimas. Ambos foram retiradas da água e encaminhadas ao Hospital pela ambulância da saúde. Após o atendimento, os idosos ficaram em observação, pois corriam o risco de apresentar alguma reação. O quadro clínico deles era estável. O número de picadas que cada um levou não foi informado, mas de acordo com ARCÁDIO ORTH, os profissionais de saúde trabalharam por um bom tempo no atendimento das vítimas, para retirada dos ferrões, para que eles se recuperassem o mais rápido possível. O último boletim médico dá conta de que eles se recuperam bem e a previsão de alta é para hoje. As famílias agradecem a solidariedade e colaboração dos amigos e vizinhos.
Três pessoas são socorridas no meio do rio Uruguai após embarcações viraram durante descida em corredeiras no início da noite desta quarta-feira. O local é considerado perigoso pela força da água e muitas pedras. Os bombeiros foram acionados por volta das 21 horas para socorrer três pessoas que estavam em caiaques à deriva no Rio Uruguai, em linha laranjeira, interior de Itapiranga. As três pessoas estavam com caiaques no meio do rio sobre pedras aguardando por resgate após suas embarcações virarem e eles perderem seus remos. Eles relataram que entraram no rio com as embarcações pelo porto da AARUI, na Praça dos Pioneiros, no centro da cidade por volta das 18 horas a uma distância de oito quilômetros do local que foram resgatados as 21 horas e 35 minutos a cerca de 500 metros acima da Área de Lazer Barra do Macaco em Linha Laranjeira.
Após ficarem ilhados, um homem pegou seu caiaque, sem os remos e conseguiu chegar a margem do Rio e pedir ajuda para moradores ribeirinhos. Dois homens que conhecem bem as corredeiras do Rio Uruguai fizeram o resgate usando um caico de madeira e rabeta. Na chegada dos bombeiros as outras duas pessoas já haviam sido resgatadas. Foram identificados e avaliados dois homens de 49 anos e outro de 51 anos, além da filha de um deles, uma jovem de 20 anos. Todos estavam sem lesões aparentes com sinais vitais dentro da normalidade. Eles recusaram condução ao hospital e todos foram liberados no local.