ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 10/02/2021

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 41 centavos. O euro está valendo seis reais e 56 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

O Reino Unido endureceu as restrições contra a Covid-19, e anunciou, nesta terça-feira, que poderá prender viajantes que omitirem passagem pelo Brasil e mais 30 países considerados de risco. A medida visa conter a infecção por novas variantes do coronavírus. Segundo o governo britânico, qualquer pessoa que mentir sobre seu trajeto no formulário de imigração e tentar omitir que esteve em um país da 'lista vermelha' nos 10 dias anteriores à chegada, vai enfrentar uma sentença de prisão de até 10 anos. O Reino Unido é o país mais atingido pela pandemia na Europa e já registrou mais de 113 mil mortes por complicações da Covid-19.

Opositores do governo de El Salvador pediram nesta terça-feira que uma comissão do Congresso estude impedir o presidente NAYIB BUKELE por "incapacidade mental" por "se sentir acima da lei". O mandatário, em resposta, disse que partidos de direita do país querem dar um golpe parlamentar. O pedido foi anunciado pelo deputado RICARDO VELÁSQUEZ com base em um artigo na Constituição. O parlamentar, que pertence à sigla direitista Aliança Nacionalista Republicana, disse que presidente deu sinais "notórios" de "sua incapacidade mental" por meio de um discurso "de ódio, não tolerância, agressões". O pedido será analisado por uma comissão composta por 13 membros, 10 deles opositores.

O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, e a secretária do Tesouro, JANET YELLEN, se reuniram com executivos de grandes empresas nesta terça-feira para discutir a iniciativa de aumentar o salário mínimo. Em seu plano de ajuda financeira de um trilhão e 900 bilhões de dólares, atualmente em debate no Congresso, o presidente democrata incluiu uma proposta para dobrar o valor do salário mínimo federal para 15 dólares por hora até 2025. Esta proposta foi recebida por executivos que, principalmente no caso das pequenas empresas, se opõem aos custos adicionais em um período de baixa atividade por causa da pandemia.

Apesar da pandemia do novo coronavírus, estados e municípios fecharam 2020 com quase o dobro de dinheiro em caixa em relação ao ano anterior, segundo dados do Tesouro Nacional e do Banco Central. De acordo com as duas instituições, o saldo de estados e municípios passou de 42 bilhões e 700 milhões em 2019 para 82 bilhões e 800 milhões, no fim do ano passado, uma alta de 94 por cento. Trata-se da maior disponibilidade de caixa para prefeitos e governadores desde 2001. Ao todo, estados e municípios receberam 60 bilhões do governo federal em quatro parcelas, pagas entre junho e setembro, segundo os dados do Tesouro e do BC. Como contrapartida, os entes da federação ficaram proibidos de conceder reajustes salariais aos servidores até o fim de 2021.

O diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANTÔNIO BARRA TORRES, disse nesta quarta-feira, que vai pedir ao presidente JAIR BOLSONARO que vete trecho da medida provisória que prevê um prazo de cinco dias para aprovação de uso emergencial de vacinas contra a Covid-19. BARRA TORRES e o presidente têm uma reunião marcada ainda nesta quarta. A medida foi aprovada pelo Senado no dia quatro e também já passou pela Câmara. Agora, só precisa de sanção presidencial para entrar em vigor. O prazo previsto no texto não é para análise, mas, sim, para autorização do uso pela Anvisa se o imunizante já tiver sido aprovado por uma de outras nove agências regulatórias.

O presidente do Congresso, senador RODRIGO PACHECO, afirmou nesta terça-feira que a Comissão Mista de Orçamento será instalada na manhã desta quarta. A informação foi confirmada pelo presidente da Câmara, ARTHUR LIRA. PACHECO esclareceu, em nota, que a comissão terá duas formações: uma para votar o projeto de Orçamento deste ano, e outra para analisar a proposta referente a 2022. O objetivo do presidente do senado é votar o Orçamento de 2021 até março. Antes de ir a plenário, a Lei Orçamentária Anual precisa de um parecer da Comissão Mista de Orçamento, que não chegou a ser instalada em 2020.

Santa Catarina vacinou 96 mil 985 mil pessoas contra o coronavírus, desde a chegada do primeiro lote de imunizantes ao Estado, segundo balanço divulgado nesta terça-feira pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina. Até agora, a vacinação contemplou os trabalhadores da saúde, pessoas idosas ou com deficiênciainstitucionalizadas e população indígena. O próximo grupo prioritário, que inicia nesta quarta-feira, é o de idosos com 90 anos ou mais. Desse total, 85 mil 885 foram em trabalhadores da saúde, o que corresponde a uma cobertura de 51 vírgula três por cento do grupo. No entanto, entre as mais de 96 mil aplicações, apenas 494 pessoas são consideradas 100 por cento imunizadas, porque receberam duas doses da vacina.

No ano de 2020, considerado o pior da história em função da pandemia do novo coronavírus, Santa Catarina obteve superávit orçamentário recorde de um bilhão 860 milhões de reais. Esse resultado contábil da diferença entre receita de 29 bilhões 950 milhões e despesa de 28 bilhões e 80 milhões foi possível graças à ajuda do governo federal que postergou dívidas estaduais, assumiu despesas com saúde, proibiu reajustes salariais e executou outras medidas que permitiram a estados e municípios fechar 2020 no azul.

Santa Catarina encerrou o primeiro ano da pandemia com crescimento de dois vírgula três por cento na receita total. De acordo com o secretário PAULO ELI, a receita de 2020 permitiu ao Estado cumprir seus compromissos constitucionais e ainda ampliar os investimentos.

A juíza JANAINA CASSOL MACHADO, da 1ª Vara da Justiça Federal em Florianópolis, tornou mais sete envolvidos na Operação Alcatraz réus por crimes de fraudes em licitações no governo de Santa Catarina. O despacho publicado nesta terça-feira à noite cita supostos crimes que teriam ocorrido em 2016, em um processo de Dispensa de Licitação e outro Pregão Presencial.

Todos os sete acusados integram o que a investigação da Alcatraz chama de "núcleo privado" do esquema, envolvendo empresários que supostamente eram envolvidos com fraudes em processos da Secretaria de Estado de Administração de Santa Catarina. Os fatos, de acordo com o Ministério Público Federal, tratavam da contratação de serviços de tecnologia de informação. Na ação, o MP cita prejuízos de 15 milhões aos cofres públicos.

Secretaria de Saúde terá processo seletivo para enfermeiro e técnico em enfermagem. A prefeitura de São Lourenço do Oeste, abre inscrições para seleção de profissionais da área da saúde, em caráter temporário e excepcional, para atuação no combate à pandemia de Covid-19. Segundo CAMILA LORENZET – secretária de saúde, o processo seletivo destina-se à formação de cadastro de reserva para os cargos de enfermeiro e técnico em enfermagem. Para enfermeiro, o candidato precisa ter ensino superior específico na área de atuação, com registro vigente no órgão fiscalizador da profissão no Estado de Santa Catarina e Carteira Nacional de Habilitação categoria B. A vaga é para 40 horas e a remuneração é de três 538 reais.

Para técnico em enfermagem, o candidato precisa ter ensino médio completo e curso técnico profissionalizante, específico na área de atuação. Precisa ainda, Carteira Nacional de Habilitação categoria B. A vaga é para 40 horas e a remuneração é de mil 816 reais. Vale ressaltar que será acrescido ao valor do vencimento dos cargos mencionados o vale-alimentação, no valor de até 395 reais e 44 mensais, proporcional à carga horária. Os interessados podem se inscrever gratuitamente e exclusivamente entre os dias 12 e 18, agora de fevereiro. O edital está disponível no site da prefeitura.

Secretaria de Saúde e bombeiros usam drone no combate ao mosquito da dengue. A informação é da gerente da vigilância epidemiológica de São Lourenço do Oeste CÁTIA SCHAEFFER. De acordo com ela, a Secretaria de Saúde, fez, ontem, uma ação contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus utilizando o drone do Corpo de Bombeiros como apoio. Ação aconteceu na cidade e no interior e o drone sobrevoou áreas onde há armadilhas positivando com maior frequência.

Agentes de combate a endemias fazem a inspeção, em sua maior parte, a nível de solo, então o drone vem para suprir a parte aérea. Quem explica é a coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Ambiental, CÁTIA SCHAFER. Segundo ela, São Lourenço, inicia 2021 com alerta total, pois houve muitas suspeitas de dengue no ano passado. O drone usado pelos bombeiros teve investimento de 49 mil e 600 reais, recursos provenientes da Vigilância Epidemiológica e Ambiental de São Lourenço do Oeste.

Agricultores que não regularizam bloco perdem benefícios. Como conta LAURI ECKER - diretor da agricultura de São Lourenço do Oeste, a prefeitura municipal disponibiliza incentivos de acordo com o movimento econômico do bloco. Cita o programa do Cheque do Leite, e comenta que a administração planeja criar o Cheque do Campo, benefício que antes era recebido em horas máquina, e agora deve ser pago em dinheiro para que o agricultor terceirize o serviço. O diretor explica que quanto maior o valor movimentado pelo produtor, o recebido nesses programas também aumenta.

Muitos produtores não renovaram o bloco em 2021. O diretor da agricultura de São Lourenço percebeu uma diminuição na quantidade de agricultores regularizando o bloco. Inicialmente o prazo máximo para isso era 31 de janeiro. A data foi prorrogada para a primeira semana de fevereiro, mas agora está encerrada. LAURI ECKER explica que, para o município receber o ICMS correspondente ao movimento agrícola, deve lançar as notas até 31 de março, por isso não é possível estender mais o prazo. Quem não retirou um bloco novo agora deve esperar o setor voltar a atender. Não havendo prestação, perde os benefícios e provavelmente terá que esclarecer o porquê não regularizou.

Produtores não precisam pressa para regularizar bloco em Renascença. A afirmação é do secretário de agricultura, PAULO DEOLA. Conforme ele, o mais importante é que o homem do campo compareça na Secretaria para regularizar suas notas. Os próximos blocos emitidos tem vencimento somente final de 2022. Destaca que é de grande importância que o agricultor retire um novo bloco, pois garante vários benefícios. PAULO salienta que agora é época de safra, e as transportadoras exigem uma nota por carga de grãos.

Além das vantagens, bloco de produtor é exigência das empresas. O secretário de agricultura de Renascença comenta que, sem emitir nota, os agricultores não podem comprar nem vender seus produtos. O bloco de produtor, além de dar benefícios para quem emite, é também vantajoso para o município, que recebe o ICMS de acordo com o movimento econômico agrícola. PAULO DEOLA comenta que em seu município a maioria dos produtores leva o bloco a sério, com somente algumas propriedades não fazendo tudo corretamente.

Vários chiqueirões de porco e aviários devem ser construídos esse ano em Saltinho. Para ROBERTO ANDRETA – Secretário de Agricultura e Infraestrutura do município, essa estatística aumenta o compromisso do DMER em cuidar das estradas para o trânsito dos caminhões. Ele acredita que tem trecho que vai precisar ficar mais largo. São desafios que tem que ser superados, salienta BETO. Essa semana os funcionários do setor vão trabalhar firme na Linha Nova e na Marafon.

Fetraf planeja ações para 2021. O Coordenador estadual JANDIR SELZNER está em Florianópolis onde se reúne com secretários para discutir as necessidades da agricultura familiar esse ano. Semana passada o dirigente esteve em Joaçaba tratando de planejamento estratégico junto aos sindicatos da categoria. Ontem SELZNER esteve com PAULO ELI – Secretário estadual da Fazenda tratando do ICMS para agroindústrias familiares. A pauta principal foi regulamentação da lei.

Fetraf quer que a Epagri amplie seus serviços. Conforme o coordenador JANDIR SELZNER, da Federação dos Trabalhadores Familiares do Estado, não é em todos os municípios que o órgão atua. Tem regiões, observa o dirigente, que não tem técnicos para dar acompanhamento na agricultura familiar em tempo integral. Ele entende que o Estado deve fomentar o pequeno produtor, incentivando para permanecer no campo.

Legislação ambiental. Esse é outro assunto de debate com o coordenador da Fetraf, em Florianópolis. Para JANDIR SELZNER, a burocracia atrapalha muito os agricultores. Outro grande problema são os altos custos. Ele dá um exemplo: a renovação de uma licença de uma pequena unidade de panificação, no interior, não custa menos de 9 mil reais. Nos últimos dias a Fetraf promoveu reuniões com a Cresol dos 3 Estados do sul para debater crédito para agricultura.

Prefeitura de Campo Erê vai enviar projeto de lei a Câmara de Vereadores pedindo aprovação de orçamento. De acordo com a prefeita, é para recuperar o portal da cidade, na saída para Saltinho. A estrutura não tem identificação da cidade e nem pintura. ROSANE MOREIRA considera que isso causa má impressa para quem visita a cidade.

Policiais Militares recebem novos equipamentos. Em parceria com o Poder Judiciário e o Conselho da Comunidade, Destacamentos da PM de São Bernardino e de Santa Terezinha do Progresso, ambos pertencentes à segunda Companhia de Dionísio Cerqueira. O recurso é através do Conselho da Comunidade da Comarca de Campo Erê, armamento coletivo e armas não letais para utilização no serviço diário. Cada Destacamento recebeu uma carabina Taurus .40, um kit Elite do Dispositivo Elétrico Incapacitante Spark Z2.0 e um espagirdor Spray agente de pimenta Gl108E Max Condor.O custo do equipamento foi de 22 mil 625 reais e 66 centavos.

Rapaz de 21 anos é preso por tráfico de droga. A equipe da Polícia Militar de Renascença abordou o motorista de um Uno em atitude suspeita nas proximidades do trevo de acesso a cidade na noite de ontem. Em revista, os policiais localizaram dentro do tênis do abordado um pacote contendo maconha e ao lado do banco do motorista um cigarro da mesma droga. Ele disse à polícia que iria entregar a droga para um morador de Renascença.

Relatou também que em sua residência em Marmeleiro teria mais droga. A equipe de Marmeleiro foi até a casa dele e encontrou embaixo do roupeiro algumas porções de maconha que totalizaram 30 gramas. O rapaz de 21 anos foi preso e levado para delegacia e vai responder pelo crime de tráfico de droga.

Gaeco cumpre mandados de prisão a suspeitos que agiam em presídio. O Ministério Público do Paraná, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, núcleo de Francisco Beltrão, deflagrou na manhã de ontem, a Operação Colete. Ação investiga possíveis organizações criminosas com atuação na Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão.

Estão sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva. São nas cidades de Francisco Beltrão, Pato Branco, Mariópolis e num município paulista. As ordens de prisão foram cumpridas contra dois detentos, que estavam em regime semiaberto com uso de tornozeleira eletrônica, e dois agentes penitenciários.

Pintor morre ao sofrer choque elétrico. Um homem de 39 anos morreu vítima de uma descarga elétrica por volta das oito horas da manhã de hoje no centro comunitário, ao lado da igreja do bairro Vila Nova, em Francisco Beltrão. Ele estava com uma equipe finalizando a pintura do local quando acabou encostando o equipamento na rede de alta tensão. O pintor sofreu ferimentos graves e não resistiu. Um adolescente de 17 anos sofreu ferimentos leves e foi levado para atendimento médico. O Corpo de Bombeiros e o Samu foram acionados para prestar atendimento às vítimas.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.