-DEPÓSITOS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DEVEM INICIAR EM MARÇO
-FILIPE MELLO DIZ QUE NÃO PRECISA DE EMPREGO E DESISTE DA CASA CIVIL EM SC
-NOVA MÉDICA INICIA ATENDIMENTOS NA UNIDADE DE SAÚDE DE IPORÃ DO OESTE
-ENCONTRO DE EX-ESTAGIÁRIOS SERÁ REALIZADO NESTE SÁBADO EM TUNÁPOLIS
-MAIS DE 70 ISENÇÕES DE IPTU FORAM CONCEDIDAS EM DESCANSO NO ANO PASSADO
-OPERAÇÃO PIRACEMA SEGUE EM ANDAMENTO NA REGIÃO EXTREMO-OESTE
-HOMEM É PRESO APÓS FURTAR PRODUTOS EM MERCADO NA REGIÃO
-MOTOCICLISTA FOGE DA POLÍCIA, MAS É ABORDADO E PRESO COM DROGA
O tempo apresenta-se encoberto. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e possibilidade de pancadas de chuva. A mínima nas últimas horas foi de 18 graus e a máxima hoje pode chegar a 33 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, 27 graus. Umidade relativa do ar 80 por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 88 centavos. O euro está valendo cinco reais e 34 centavos. O peso está cotado em 0,006 centavos.
Uma enorme tempestade de inverno que se deslocava pelo leste dos Estados Unidos nesta terça-feira derrubou a energia de mais de 302 mil residências e empresas em nove estados, antes de um frio brutal previsto para este fim de semana. Os estados mais atingidos até o momento foram a Geórgia, com mais de 65 mil interrupções de energia, a Flórida, com mais de 62 mil e o Alabama, com mais de 58 consumidores sem energia. Cerca de 20 milhões de pessoas estão sob alertas de tempestade de inverno desde o meio do Atlântico até os Apalaches e sul do Maine no Estados Unidos.
O presidente do Equador, DANIEL NOBOA, decretou na terça-feira a existência de um “conflito armado interno” no país, após a escalada de violência com grupos do crime organizado. NOBOA publicou o decreto em sua conta X, antigo Twitter, momentos depois de homens armados e encapuzados invadirem um estúdio do canal de notícias TC Televisión em Guayaquil. A polícia equatoriana foi acionada e conseguiu prender todos os invasores. Segundo as autoridades, 13 pessoas foram detidas. Armas e explosivos foram apreendidos. Durante o dia, 70 pessoas foram detidas. Nas últimas horas, cidades do país registraram invasões, explosões e sequestros. A imprensa equatoriana fala em oito pessoas mortas e duas feridas na cidade de Guayaquil.
O Peru declarou na terça-feira estado de emergência na fronteira com o Equador, país que vive crise na segurança pública e luta contra o crime organizado. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro ALBERTO OTÁROLA, que também informou que os ministros do Interior e da Defesa irão a uma cidade da fronteira para coordenar a segurança na região. Além disso, o Ministério do Interior do Peru anunciou também nesta terça-feira que enviará um contingente da Diretoria de Operações Especiais da polícia para a fronteira com o Equador. Mais cedo, o presidente equatoriano, DANIEL NOBOA, decretou Conflito Armado Interno e classificou 22 grupos do crime organizado como organizações terroristas.
O ministro da Educação, CAMILO SANTANA, disse nesta terça-feira que o governo deve começar em março a fazer os pagamentos do Pé de Meia, programa que prevê uma poupança para incentivar alunos de baixa renda a finalizarem o ensino médio. O ministro ponderou, no entanto, que a confirmação da data de início dos depósitos ainda depende de ações da Caixa Econômica Federal e dos governos estaduais. O pagamento do benefício começará a ser feito no primeiro ano do ensino médio. Os recursos serão depositados mensalmente e o resgate poderá ser feito na conclusão do terceiro ano mediante alguns critérios como frequência escolar, aprovação ao fim do ano letivo e matrícula na série subsequente, quando for o caso. O texto não estabelece valores, nem formas de pagamento e saque, que devem ser definidas posteriormente por regulamento.
O projeto de lei que busca acabar com as “saidinhas” de presos em datas comemorativas está entre as prioridades da Comissão de Segurança Pública do Senado a partir de fevereiro. A informação é do presidente do Colegiado, SÉRGIO PETECÃO. Mesmo assim, ele defendeu ajustes ao texto atual, relatado pelo senador FLÁVIO BOLSONARO. O projeto foi aprovado em agosto de 2022 na Câmara dos Deputados e está na comissão de segurança do Senado desde março do ano passado. Além de revogar totalmente o benefício da “saidinha”, o projeto trata do monitoramento de condenados por meio de equipamentos de geolocalização, como tornozeleiras eletrônicas, e da previsão de que a progressão de regime dependa do resultado de exame criminológico.
O ministro de Portos e Aeroportos, SILVIO COSTA FILHO, anunciou, nesta terça-feira, que o programa “Voa Brasil” deve ter sua vigência iniciada na segunda quinzena de fevereiro. O “Voa Brasil” visa oferecer passagens aéreas com o valor máximo de 200 reais quem não tenha viajado nos 12 últimos meses. Segundo SILVIO COSTA, neste primeiro momento, estarão aptos a aderir ao programa cerca de 20 milhões e 800 mil aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social e 600 mil de estudantes do Programa Universidade para Todos. Desse total, o governo calcula que cerca de dois milhões e 500 mil pessoas nunca tenham viajado de avião. De acordo com o ministro, o teto para que aposentados do INSS tenham acesso ao programa será de até dois salários mínimos.
Os dados de dezembro do índice FipeZap, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, seguem confirmando a valorização imobiliária de Santa Catarina. O estado concentra três das quatro cidades com o preço do metro quadrado mais alto do Brasil para a venda de imóveis residenciais. O estudo da Fipe é feito com dados das 50 maiores cidades brasileiras. No ranking do custo para venda, a liderança segue com Balneário Camboriú, no Litoral Norte, ao custo de 12 mil 624 reais por metro quadrado. O boom imobiliário no Litoral Norte catarinense abrangeu também a vizinha Itapema, colada em Balneário Camboriú, e que ficou em segundo lugar na lista, ao custo do 12 mil 498 reais no preço médio do metro quadrado.
Santa Catarina já registra 30 mortes por afogamento na temporada de verão 20232024. Os dados do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina foram atualizados nesta terça-feira e somam números desde 16 de dezembro de 2023, quando começou a Operação Veraneio. Do total, oito mortes foram registradas em áreas privativas, como piscinas; 11 em água salgada e 11 em água doce como rios, lagos e açudes, por exemplo. O número já é maior que o registrado na temporada 20222023, quando foram 25 mortes, com oito em áreas privadas, 13 em água salgada e nove em água doce, um aumento de 20 por cento. Segundo o bombeiro, a média de idade das vítimas é 29 anos e a maioria é homem.
O advogado FILIPE MELLO, filho do governador JORGINHO MELLO, anunciou, em publicação no Instagram nesta terça-feira, abrir mão da indicação feita pelo pai para ocupar o cargo de secretário da Casa Civil em Santa Catarina. No dia anterior, a Justiça havia derrubado uma liminar que impedia a nomeação. FILIPI relatou que, mesmo entendendo ser absolutamente legal a indicação, seguirá ajudando o pai fora do governo. Ele acrescentou não precisar de emprego por ter uma carreira solidificada na advocacia. Um novo nome definitivo ainda não foi anunciado. Interinamente, a Casa Civil é chefiada pela secretária-adjunta MARIA TERESINHA DEBATIN. Com experiência em outros cargos públicos, ela é servidora aposentada do Besc.
Polícia Militar Ambiental alerta para desmatamento ilegal no Extremo-Oeste. A maioria dos desmatamentos fora das reservas legais poderiam ser regularizados. A constatação é do comandante do segundo pelotão da Polícia Ambiental, tenente ALCENIR MINUSCULI. Ele se disse entristecido pela forma como acontece o suprimento das árvores, tanto em áreas de preservação permanentes, o que é totalmente proibido, como em áreas livres, onde seria possível um encaminhamento legal. O caminho é o CONDER – Consórcio de Desenvolvimento dos municípios. Os responsáveis respondem civil e criminalmente. As infrações geram multa administrativa ambiental, processo criminal e ainda obrigação de recuperar o dano ambiental.
ALCENIR MINUSCULI destacou que o pelotão tem atuação em 33 municípios. Durante os processos, os 11 ministérios públicos da região solicitam esclarecimentos sobre os fatos junto à Policia Ambiental. Ele salientou que o objetivo é de conscientizar a população e prevenir os crimes ambientais. Outro caso é a pesca predatória, cuja fiscalização será redobrada nos próximos dias, até o final da vigência do defeso em 31 de janeiro, para garantir o repovoamento dos rios. O comandante lembrou que em outubro, em conjunto com a Brigada Militar gaúcha, foram realizadas diversas incursões e patrulhamentos aquáticos, principalmente no Rio Uruguai. Os infratores responderão nas esferas administrativa e penal, além de perderem os materiais apreendidos.
A Operação Piracema segue em andamento na região Extremo-Oeste catarinense. O lembrete é do comandante da Polícia Militar Ambiental, ALCENIR MINUSCOLI. Conforme ele, a ação iniciou no dia primeiro de outubro do ano passado e segue até o dia 31 deste mês, como de praxe. Segundo ele, o período é importante e marcado pelas restrições de pesca nos rios da região. De acordo com MINUSCOLI, até o começo desta semana, os policiais já haviam apreendido mais de seis mil metros de redes, uma embarcação, além de materiais de pesca, bem como a realização de três auto de infrações. Ele pontuou que no ano passado, a Operação foi prejudicada, visto o excesso de chuvas que acabou inviabilizando os trabalhos, porém, neste ano, a situação é diferente a as ações estão sendo executadas pelos profissionais.
O comandante explicou que, dessa forma, o saldo até o momento é positivo, sendo que a corporação também percebeu uma conscientização maior por parte da população sobre as restrições e respeito às leis vigentes, oportunizando o repovoamento dos rios no Extremo-Oeste. ALCENIR MINUSCOLI comentou que o endurecimento da fiscalização, com responsabilização dos infratores nos últimos anos, aliado a conscientização e o trabalho de divulgação e prevenção da Polícia Militar Ambiental sobre a Operação Piracema, estão sendo fundamentais para uma redução no número de crimes ambientais no período entre outubro e janeiro. Ele disse que nas próximas três semanas a fiscalização será intensificada, com a realização de patrulhamento aquático, visando coibir qualquer crime.
ALCENIR MINUSCOLI falou ainda sobre a Operação Veraneio à nível estadual, onde as guarnições estão realizando fiscalizações e atuações de forma preventiva onde existe aglomeração de pessoas, além do tradicional patrulhamento aquático. O comandante da Polícia Militar Ambiental frisou que o objetivo dos policiais não é a realização das apreensões, porém, salientou que caso alguma irregularidade seja constatada, as situações serão averiguadas e as medidas cabíveis serão tomadas, visando a diminuição drástica de ações dessa natureza. Questionado sobre o ano de 2023 para a PMA, ele citou que foram mais de mil e 40 ocorrências atendidas, sendo que a grande maioria esteve ligada ao desmatamento dentro e fora das áreas de preservação permanentes. Ele também mencionou sobre o trabalho voltado à Educação Ambiental, com a formação de duas turmas, sendo nos municípios de São Miguel do Oeste e Flor do Sertão.
Mais dois contratos de doação onerosas de lotes pertencentes à Área Industrial de Descanso foram assinados nesta semana. Os dois empresários vencedores do edital de concorrência pública formalizaram a assinatura de contratos que envolvem a doação onerosa de lotes pertencentes à Área Industrial do município. Essa iniciativa consiste em uma parceria em que parte do valor dos imóveis é destinada como incentivo, enquanto o restante é oferecido como doação onerosa. Os atos de assinatura ocorreram em dois momentos distintos e contaram com a presença do prefeito, SADI BONAMIGO. Ele disse que esse é um passo decisivo para consolidar o desenvolvimento econômico local.
Será realizado neste sábado, no Eventos Park, em Tunápolis, o sexto encontro dos ex-estagiários que fizeram intercâmbio na Alemanha, Suíça ou Dinamarca. De acordo com um dos ex-estagiários e organizador do encontro, MÁRCIO ROHDEN, a recepção dos participantes será a partir das oito horas da manhã e às 10h terá protocolo de abertura oficial. Ao meio-dia será servido almoço e durante a tarde terá apresentação do grupo de danças folclóricas de Tunápolis e música ao vivo. ROHDEN frisou que os valores arrecadados no evento serão destinados para o pagamento das despesas. O encontro deste sábado terá a participação especial do ex-estagiário, JOSÉ RABUSKE, morador de Tunápolis, que realizou o intercâmbio na Europa na década de 1970. A viagem dele foi realizada de navio e todo o relato das experiências será apresentado aos participantes do evento.
MÁRCIO ROHDEN destacou que o sexto encontro de ex-estagiários será um momento especial de confraternização, trocas de experiências e principalmente, para relembrar os momentos vividos nos países europeus. ROHDEN lembrou que realizou o seu estágio no Sul da Alemanha entre os meses de agosto de 2005 e agosto de 2006, ou seja, há quase 20 anos. Ele disse que a sua principal atividade esteve ligada à agricultura, porém, as mulheres geralmente realizam o estágio na casa das famílias, onde são responsáveis pelos afazeres domésticos e por cuidar das crianças. MÁRCIO ROHDEN salientou que o que mais marcou o seu intercâmbio naquela época foi a grande evolução tecnológica existente na Alemanha, visto que cada propriedade já possuía três ou quatro tratores trabalhando, enquanto no Brasil, a maioria das propriedades ainda trabalhava com bois e carroças.
O mês de janeiro acabou de começar e com ele teve início mais uma Campanha Janeiro Branco, que visa alertar para os cuidados com a saúde mental. De acordo com o psicólogo do Centro Municipal de Saúde de Iporã do Oeste, MOACIR FRANCISCO PIRES, existe grande procura por atendimento médico e psicológico de pacientes com quadros de depressão ou ansiedade. Ele salientou que a grande demanda ocorre devido aos problemas e dificuldades que as pessoas enfrentam em suas relações e convívios diários, seja no trabalho ou na família. PIRES observou que quando essas relações não são satisfatórias e saudáveis, as pessoas sofrem e padecem, desencadeando quadros depressivos ou de ansiedade. O psicólogo destacou a importância de buscar ajuda profissional, diante de qualquer sofrimento que prejudique a qualidade de vida.
MOACIR PIRES salientou que todo o sofrimento pode ser amenizado com ajuda profissional, apesar dele geralmente ser causado pelo ritmo desenfreado do mundo atual, principalmente nos ambientes de trabalho. O psicólogo apontou os momentos de lazer, relaxamento, descanso e convívio com pessoas especiais, como uma maneira eficaz de manter a saúde mental. Além disso, a prática esportiva regular também é indicada para amenizar o padecimento e dar forças para encarar a origem das dificuldades. PIRES destacou que não se trata de uma escolha, pois as pessoas precisam se adaptar ao ritmo de trabalho do mundo atual para terem condições de viver com dignidade e conforto, apesar de isso causar sofrimento. Ele salientou que o Centro de Saúde de Iporã do Oeste conta com uma equipe de profissionais para dar suporte aos pacientes, porém, devido à alta demanda, ocorre formação de lista de espera.
Uma nova médica foi contratada pela Secretaria de Saúde de Iporã do Oeste para o preenchimento de vaga no quadro de profissionais do Centro Municipal de Saúde. Ela será a responsável pelo atendimento dos pacientes na área 01 da Estratégia de Saúde da Família. Conforme a Secretária de Saúde de Iporã do Oeste, ELISE WALKER, a médica DAIANE VIVAN assinou o contrato na manhã desta segunda-feira e já está realizando as atividades pertinentes ao cargo. ELISE destacou que a médica foi aprovada em concurso público e vai substituir a profissional temporária, doutora TAINÁ, que atendia na área 01 da Estratégia de Saúde da Família.
ELISE WALKER destacou que o Centro Municipal de Saúde de Iporã do Oeste conta atualmente com quatro médicos em atendimento e uma vaga de 20 horas a ser preenchida, devido ao pedido de exoneração apresentado pelo doutor, RODRIGO WERLANG, no fim do ano passado. A secretária de Saúde frisou que a expectativa é finalizar a contratação no mês de fevereiro e que até lá, os atendimentos estão sendo prestados de temporária pela doutora TAINÁ, que também está cobrindo as férias dos demais médicos. A secretária de Saúde, ELISE WALKER, lembrou que no mês de janeiro estão sendo prestados apenas atendimentos de urgência e emergência. As consultas de rotina e demais encaminhamentos serão retomados somente em fevereiro.
O Município de Descanso vai conceder o benefício de isenção de pagamento do IPTU 2024 – Imposto Predial e Territorial Urbano para todas as pessoas que cumpriram os requisitos estabelecidos na Lei Municipal. De acordo com o secretário de Administração do município, MAIKO BONAMIGO, a lei só beneficia as pessoas que realmente necessitam da isenção. Ele observou que no ano passado foram recebidos 93 pedidos de isenção, dos quais 72 foram deferidos. Para o exercício de 2024, os pedidos de isenção já foram encerrados e de maio a novembro, serão recebidos os pedidos de isenção para o exercício de 2025. BONAMIGO lembrou que uma comissão especial foi designada para fazer a análise dos pedidos, com verificação da documentação apresentada pelos requerentes.
MAIKO BONAMIGO explicou que para ter direito ao benefício da isenção de pagamento do IPTU, é preciso abrir um protocolo junto ao setor de tributos da prefeitura e ser uma pessoa idosa que receba o Benefício de Prestação Continuada, que possua um único imóvel urbano e nele resida, que receba proventos de até dois salários mínimos se residir sozinho ou até dois salários mínimos e meio se residirem duas pessoas. No caso de residirem mais de duas pessoas no imóvel, a renda máxima é de um salário mínimo per capita para cada integrante do conjunto familiar. Portadores de deficiência, doenças graves ou terminais, assim como os que possuem parentes de primeiro grau nessas condições, também podem ser beneficiados, desde que comprovem o preenchimento dos requisitos. O secretário de Administração, MAIKO BONAMIGO, esclareceu que a lei dá isenção somente ao IPTU, não abrangendo a taxa de coleta de lixo.
Uma família teve a casa destruída pelo fogo no interior de Campo Erê. O Corpo de Bombeiros foi acionado na tarde desta terça-feira, por volta das quatro e meia, para atender a ocorrência na Linha Santa Lúcia. Ao chegar no local, a guarnição se deparou com o incêndio já na fase de diminuição. A casa foi totalmente consumida pelas chamas e foram utilizados cerca de mil e 500 litros de água para o combate e rescaldo. Não houve feridos e segundo vizinhos próximos, na casa moravam seis pessoas, sendo um casal e quatro filhos.
Um homem foi preso por furto em São Miguel do Oeste, nesta terça-feira, por volta das sete e meia da noite. A guarnição da Polícia Militar foi acionada para se deslocar até um mercado na Rua Waldemar Rangrab, para averiguar um homem em atitude suspeita, o qual teria sido visto colocando alguns itens em uma mochila e saindo do mercado sem pagar. Os policiais localizaram e abordaram o homem e durante a busca pessoal, encontraram com ele, os itens furtados no estabelecimento comercial. O homem, de 24 anos, foi preso pelo crime de furto, conduzido e entregue na Delegacia de Polícia Civil.
Um motociclista fugiu da polícia, mas foi abordado e preso com droga. Por volta das 11 horas e 50 minutos da noite de ontem, a Polícia Militar de Itapiranga realizava policiamento ostensivo em Linha Santa Fé Alta, quando os policiais avistaram uma motocicleta com escapamento inoperante e com a iluminação traseira toda apagada, impossibilitando a identificação, além de comprometer a segurança do condutor e dos demais usuários da via. Os policiais tentaram abordar o condutor, mas ele não acatou a ordem de parada, aumentou a velocidade e fugiu pela rodovia SC-163, no sentido a São João do Oeste. O condutor portava consigo uma mochila nas costas e por várias vezes, utilizava as mãos para mexer nos bolsos.
Durante o deslocamento, o condutor cometeu diversas infrações, inclusive ultrapassagem pela direita, colocando pelo menos outros três condutores em risco. Na sequência da fuga, o condutor se deslocou até a comunidade de Cristo Rei, adentrou na estrada de chão, seguiu até a cidade de São João do Oeste e depois para a rua Santa Catarina, onde acabou caindo. Mesmo após a queda, ele tentou fugir de novo com a moto. O condutor teve que ser contido com uso de força policial, pois estava exaltado. Durante busca pessoal, foi encontrada uma bucha de cocaína. Além disso, foi constatado que ele não era habilitado e o condutor ainda recusou fazer o teste do bafômetro. O homem, de 20 anos, foi preso, conduzido e entregue na Delegacia de Polícia Civil.