De acordo com o Banco Central, o dólar começou a semana cotado em cinco reais e 65 centavos. O euro está valendo seis reais e 39 centavos. Já o peso argentino está cotado em cinco centavos.
A oposição venezuelana venceu mais uma vez a eleição para governador em Barinas, estado onde nasceu o ex-presidente, HUGO CHÁVEZ, em uma derrota do partido governista em um reduto histórico do chavismo. SERGIO GARRIDO obteve 55 vírgula quatro por cento dos votos e superou o ex-chanceler, JORGE ARREAZA, candidato governista que substituiu um irmão de CHÁVEZ e era apoiado pelo presidente NICOLÁS MADURO. A família CHÁVEZ governava Barinas, que fica nas planícies do Oeste da Venezuela, havia duas décadas.
A cidade portuária chinesa de Tianjin pretende testar seus 14 milhões de moradores nas próximas 48 horas após a descoberta de um novo foco de Covid-19. As pessoas que vivem na cidade foram aconselhadas a ficar em casa até obter o resultado do teste. Elas devem apresentar um laudo negativo para poder acessar alguns serviços, como o transporte público. Dos 20 casos descobertos, dois são da variante Omicron, altamente transmissível. A China está buscando uma política de Covid zero, que visa erradicar a doença na comunidade. Essa política sanitária provavelmente ficará sob pressão por conta do Ano Novo Lunar em primeiro de fevereiro, quando milhões de pessoas normalmente viajam para visitar amigos e familiares.
Um incêndio em um prédio residencial no Bronx, em Nova York, causou a morte de ao menos 19 pessoas, entre elas, nove crianças, neste domingo. Segundo o Corpo de Bombeiros, 63 pessoas estão feridas e 32 delas correndo risco de vida, principalmente por terem inalado muita fumaça. Entre os feridos também estão outras crianças. O fogo começou pouco antes das 11 horas em um apartamento duplex no segundo e terceiro andar de em um edifício de 19 andares. Segundo o comissário do Departamento de Bombeiros da cidade, DANIEL NIGRO, um aquecedor foi a causa do incêndio.
O tema da redação da reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio realizada neste domingo foi “Reconhecimento da Contribuição das Mulheres nas Ciências da Saúde no Brasil". Mais de 340 mil candidatos tiveram neste domingo a reaplicação das provas, destinada a quem estava inscrito no teste regular, mas teve a aplicação prejudicada de alguma forma, e às pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade. O segundo dia da avaliação ocorre no próximo domingo. Nesta edição, participaram também da reaplicação os candidatos inscritos no Enem 2020 que tiveram direito à isenção da taxa de inscrição e não compareceram às provas daquele ano.
O aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos, na Grande São Paulo, registrou na manhã de hoje ao menos cinco voos nacionais e um internacional, com destino a Buenos Aires cancelados. O problema também ocorre no aeroporto de Congonhas, na Zona Sul da capital. No local, 19 voos da Latam previstos precisarão ser remarcados. No total, somente da Latam, são 52 voos cancelados nos aeroportos de São Paulo, sendo 19 internacionais. O problema ocorre em função do aumento de número de casos de Covid-19 e influenza, que têm atingido funcionários das companhias e afetado voos em diversas aéreas no Brasil. Ao todo, até o dia 16 de janeiro, serão 120 voos cancelados. A empresa Azul também registrou cancelamento. Já a Gol, informou que segue trabalhando normalmente.
A Polícia Civil de Minas Gerais identificou na madrugada desta segunda-feira outras três vítimas do acidente que deixou dez mortos em Capitólio. Os identificados foram pai, filho e primo e estavam na mesma lancha. Conforme a Polícia Civil, a primeira vítima foi identificada na manhã de ontem ainda e outras quatro foram identificadas durante a noite, além das três dessa madrugada. A Polícia informou ainda que já há informações sobre as outras pessoas que morreram, mas são aguardados ainda as respostas dos laudos e dos testes de DNA para ter a comprovação oficial da identificação. O porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais disse que as buscam não têm previsão para serem encerradas.
Ao menos 252 municípios de Santa Catarina têm casos ativos da Covid-19, segundo dados do Painel do Coronavírus deste domingo. O número representa 85 vírgula 42 por cento dos municípios catarinenses. Ao todo, 19 mil 685 pacientes seguem em tratamento da doença. Florianópolis lidera a lista com três mil 839 casos ativos. O número é mais do que o dobro de casos de Joinville, que tem a segunda maior quantidade no estado, com um mil 515 pessoas que ainda podem transmitir o vírus. O município de Criciúma, aparece em terceiro lugar com um mil 084 casos ativos. O índice de casos diários também subiu e está em dois mil 766.
Em meio à alta de casos da Covid-19 em Santa Catarina e em outros estados no país, o governo federal não vai mais pagar pela reserva de leitos de UTI na rede pública de saúde. A nova regra passou a valer a partir da virada de ano, e é consequência do fim do recurso extraordinário do Ministério da Saúde para o enfrentamento da pandemia. A medida injetou verbas extras na Saúde em 2020 e 2021. Em janeiro, o governo federal só vai pagar pelos leitos de UTI Covid-19 que estiverem ocupados. Isso significa que o Ministério da Saúde não vai arcar com a manutenção de equipes que operam os leitos excedentes. Em Santa Catarina, o Governo do Estado decidiu arcar com os custos dos leitos de reserva, para não reduzir a oferta.
O governo de Santa Catarina divulgou no último sábado, a matriz de Risco da Covid-19. Conforme o Mapa, das 17 regiões catarinenses, 15 estão em cor azul e apenas duas em amarelo, que representa risco alto de contágio. Em um comparativo com o relatório divulgado na semana anterior, houve piora na Região da Grande Florianópolis e na Região Carbonífera, que antes estavam em risco moderado e agora estão em alto risco. As Regiões Meio Oeste e Nordeste, porém, melhoraram nos indicadores. Na dimensão de gravidade, que contempla os indicadores de mortalidade e tendência de internação por Síndrome Respiratória Aguda Grave, todas as Regiões da Saúde foram classificadas no alto risco, com exceção de Xanxerê. Diferente da matriz divulgada na semana passada, nenhuma região se encontra no nível grave.
Inscrições para o censo demográfico 2022 são prorrogadas. De acordo com o coordenador do IBGE para São Lourenço do Oeste - VILMAR DREY, o período para se candidatar a uma vaga temporária era para ter encerrado no dia 29. Porém, como o número de pessoas cadastradas não foi suficiente para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística realizar a pesquisa, o fim das inscrições foi adiado para o dia 21. A data da prova também mudou, e agora vai acontecer no dia 14 de abril. Conforme o coordenador, a população tem três opções de cargo para se inscrever: agente censitário municipal, supervisor ou recenseador.
Censo demográfico era para ter acontecido em 2020. Organizada para ser feita a cada dez anos, a pesquisa foi adiada devido a pandemia, e não pode ser feita no ano passado por falta de recurso. O coordenador do IBGE em São Lourenço do Oeste - VILMAR DREY, informa que as inscrições podem ser feitas diretamente no site do IBGE, na aba censo. Acrescenta que para se candidatar a vaga de recenseador, com contrato de até três meses, a taxa é de 57 reais e 50 centavos. As vagas para agente censitário municipal ou supervisor são de cinco meses, com taxa de inscrição de 60 reais e 50 centavos. Lembra que no momento de fazer o cadastro, o candidato deve escolher em que cidade gostaria de trabalhar e onde pretende fazer a prova.
É cada vez mais necessário economizar água em Campo erê. O gerente da Casan para o município – ARENOR WAGNER, informa que a poucos dias foi assinado o decreto de emergência devido à estiagem. Explica que em dezembro a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento teve dificuldades no abastecimento, causado pelo alto consumo no município. Na época ele pediu para que os moradores fizessem um esforço para economizar, pois os reservatórios estavam praticamente zerados. ARENOR informa que o pedido foi atendido, mas não foi o suficiente para resolver o problema da falta de água.
Apesar do decreto de emergência, gerente da Casan não prevê racionamento de água em Campo Erê. Conforme ARENOR WAGNER, no momento não deve chegar a faltar, pois o manancial que abastece a cidade é muito bom. No interior o problema permanece, mas foi amenizado com as últimas chuvas que ocorreram. Caso algum produtor necessite de água para consumo humano, o gerente para Campo Erê lembra que a Casan pode vender cargas para quem precisa, e a prefeitura faz o transporte. ARENOR adverte que a população precisa evitar gastar muita água com piscinas e lavagem de calçadas, principalmente em momentos críticos como esse.
Produção de silagem começa mais cedo devido à estiagem. De acordo com o secretário de agricultura de São Lourenço do Oeste - DASIO FRANZ, esse adiantamento deve ser notado em todos os municípios da região, causado pela falta de água. Salienta que o departamento agrícola está com todas as máquinas empenhadas na silagem, assim como as associações de agricultores. Porém, mesmo com todos os esforços, a qualidade do alimento animal deve ser abaixo da média por causa da falta de chuva. O produtor já havia sido prejudicado na safra passada, mas depende da silagem para manter o gado durante o inverno. DASIO esclarece que a expectativa depois do plantio era de boa produção, mas foi mudando com a seca.
Programa das patrulhas agrícolas recebe investimentos em São Lourenço. O responsável pelo departamento - DASIO FRANZ, anuncia que a prefeitura está trabalhando para renovar a frota dos grupos, que estão tendo um ótimo resultado no município. Algumas retroescavadeiras que foram compradas ainda no ano passado devem ser entregues aos produtores na metade de fevereiro. Conforme o secretário, São Lourenço vai receber em breve também uma escavadeira hidráulica, três retros e um rolo compactador, maquinário que seja utilizado principalmente em melhorias nas estradas do interior.
Administração de São Bernardino cria duas novas associações de agricultores. A formação dos grupos foi oficializada numa reunião que envolveu executivo, presidentes das patrulhas já existentes e Secretária de Agricultura. O responsável pela pasta - ALCIONE RIBEIRO, informa que as duas associações já iniciam os trabalhos bem equipadas para a silagem, com trator, carretão e ensiladeira novos para cada uma. Acrescenta que os implementos foram comprados através de emenda parlamentar, e a partir de agora, embora pertençam a prefeitura, ficas sob a responsabilidade de cada grupo.
São Bernardino estuda formas de fortalecer associações de agricultores. O chefe do departamento – ALCIONE RIBEIRO, destaca a importância desses grupos para o município. Uma maneira pensada para ajudar as patrulhas, principalmente as duas formadas agora, é a doação de óleo diesel. Segundo ele, a administração deve comprar 500 litros de combustível para cada um dos sete grupos de agricultores de São Bernardino. RIBEIRO informa que cada uma das novas associações pega uma área do município. Uma vai trabalhar nas linhas Manjolinho, Fátima e Coxilha Rica, e a outra atende comunidade São Francisco, Alfa Dois e Alfa Três.
Comunidades de Campo Erê terão poço artesiano. O vereador VILMAR BOMBIERI informa que será perfurado um poço na Linha Belo Horizonte, para beneficiar também moradores de Sul Brasil. Através do deputado ISMAEL SANTOS foram liberados 100 mil reais para a perfuração, que terá 300 metros. Um geólogo já definiu o local e agora falta a licitação da prefeitura, o que deve acontecer na primeira semana de fevereiro. Vereador TOCO comenta que é histórico o problema da falta de água naquelas comunidades. Em torno de 40 famílias serão beneficiadas com água de qualidade para beber. A verba do deputado já está na conta e o que faltar será inteirado com contrapartida da prefeitura.
Vereador VILMAR BOMBIERI acredita em asfaltamento no interior. A bastante tempo ele vem reivindicando pavimentação entre Linha Dal Piva e a comunidade 12 de novembro. Quando o governador CARLOS MOISÉS esteve com sua comitiva em Campo Erê, TOCO, juntamente com uma comitiva, entregou um ofício ao Secretário de Estado TIAGO VIEIRA, reforçando o pedido do asfalto. O trecho tem 6 quilômetros e deve custar em torno de 7 milhões de reais. Quando TOCO e seus colegas estiveram em Florianópolis comentaram que o asfalto iria beneficiar, inclusive, os acessos aos municípios de Saltinho e Santa Terezinha do Progresso. Deputado MAURÍCIO ESCUDLARK está intermediando as tratativas.
Ladrão pede dinheiro para devolver carro roubado. A Polícia Militar de Guaraciaba foi chamada por volta das nove horas e 40 minutos de ontem, devido ao roubo do veículo que estava na Rua Neri Pagliosa, Bairro Xavantes, em Anchieta. Depois de subtrair o carro, o criminosos ainda ligou para o filho da vítima, pedindo que depositasse três mil reais para devolver o bem. Depois da denúncia, a PM recebeu informações que o veículo estava escondido próximo ao posto de combustíveis na saída da cidade. Os policiais foram ao local averiguar, encontraram o carro abandonado próximo a uma estrada de chão, e o levaram ao pátio. A Polícia Militar não informou se o autor foi preso.
Duas pessoas ficam feridas em queda de moto. O acidente aconteceu por volta das duas e meia da madrugada de ontem, na Linha Bela Vista, interior de Marmeleiro. Quando o Corpo de Bombeiros de Campo Erê chegou ao local da ocorrência encontrou as duas vítimas conscientes e orientadas, sentadas ao lado da estrada. O condutor, de 30 anos, havia se ferido numa das pernas, assim como a passageira, de 20 anos, que também tinha suspeita de fratura no tornozelo. Os dois receberam os primeiros atendimentos no local e em seguida foram encaminhados ao hospital.
Dois homens e uma criança sofrem ferimentos em acidente de carro. Foi na tarde deste sábado, por volta das 19 horas e 30 minutos, na PR-566, em Francisco Beltrão. A colisão foi entre um Gol e uma Duster, ambos emplacados no município. Com o impacto, a Duster tombou, deixando o motorista de 41 anos e uma criança de seis com ferimentos. O condutor do Gol, de 27 anos, também ficou ferido. Todos foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e SAMU, e encaminhados para receber atendimento médico. Uma equipe da Polícia Militar prestou auxilio a Polícia Rodoviária Estadual no atendimento da ocorrência.
Casa é completamente destruída em incêndio. A residência localizada no cruzamento da rua Maringá com a Elias Scalco, no bairro Vila Nova em Francisco Beltrão, ficou inteiramente queimada na noite de ontem. O Corpo de Bombeiros foi chamado para apagar as chamas, e quando chegou ao local da ocorrência, o fogo já havia tomado conta do imóvel. Ninguém ficou ferido e a guarnição conseguiu tirar alguns pertences da família antes que tudo fosse perdido no incêndio. A origem das chamas está sendo investigada.
Dois homens são presos por estupro de vulnerável. As prisões aconteceram através de mandados, que foram cumpridos neste sábado. De acordo com a PM, o primeiro caso aconteceu no bairro Perpétuo Socorro em São Lourenço do Oeste, onde um homem de 52 anos recebeu a voz de prisão em sua residência, sendo levado para o Presídio de Xanxerê. No retorno para São Lourenço, em Jupiá, os policiais identificaram outro homem, de 57 anos, também com mandado pelo mesmo crime. Ele estava em frente a sua casa quando foi abordado, e também foi levado ao Presídio de Xanxerê. Ambos os crimes foram contra crianças. O primeiro preso deve cumprir 20 anos de pena, enquanto o segundo deve permanecer por 14 anos na cadeia.
Homem é encontrado morto em pedreira de Francisco Beltrão. O corpo foi visto na tarde de ontem, pelo funcionário público, EDIMAR STADLER, que mora na pedreira Mãe Natureza, onde funciona o Centro de Zoonozes do município. No momento que tratava os animais, viu o corpo de um homem em meio a pedras e vegetação, já e estado avançado de decomposição. Segundo EDIMAR, percebeu os cães bastante agitados, e resolver averiguar. Primeiro ele viu algo parecido com uma calça, e ao se aproximar encontrou o corpo.
Investigações vão apurar se homem encontrado em pedreira morreu com a queda ou foi jogado já sem vida. As Polícias Militar e Civil, Criminalística e Instituto Médico Legal foram chamados para fazer os procedimentos no local. O morto estava vestindo calça jeans, camisa azul e botina preta, e não tinha nenhum documento de identificação. Conforme o que foi repassado aos policiais, no dia dois de janeiro havia movimentação de pessoas na Rua Paula Freitas, que passa no alto da pedreira, e possivelmente o homem deve ter caído ou sido arremessado do alto do penhasco. A necropsia vai apurar a causa da morte. A Polícia Civil investiga o caso.