ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sábado 09 12 2023

-CASOS DE DENGUE AUMENTAM QUASE 20 POR CENTO NO BRASIL NESTE ANO

-EXPORTAÇÃO CATARINENSE DE CARNE SUÍNA TEM ALTA DE 21% EM NOVEMBRO

-MUNICÍPIO JÁ INSTALOU SEIS MIL LUMINÁRIA NO PROJETO CEM POR CENTO LED

-CÂMARA DERRUBA VETO A PROJETO QUE PROÍBE USO DA LINGUAGEM NEUTRA

-MDB LANÇA PRÉ CANDIDATURA DO VEREADOR CARLOS AGOSTINI A PREFEITO

-IDOSO DE 75 ANOS SOFRE FERIMENTOS AO CAI DE TELHADO DE RESIDENCIA

-TRABALHADORES ENCONTRAM DROGAS DURANTE LIMPEZA DE TERRENO NO VILA NOVA

O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima nas últimas horas foi de 14 graus e a máxima pode chegar a 30 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 91 centavos. O euro está valendo cinco reais e 29 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula três centavos.

O atual presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, disse nesta sexta-feira que tentará a reeleição nas eleições de 2024. Na quinta-feira, o Parlamento definiu a data para o dia 17 de março de 2024. O anúncio foi feito durante uma cerimônia de condecoração a soldados no Kremlin. O porta-voz do governo confirmou a candidatura. De acordo com as reformas constitucionais, que ele próprio orquestrou, PUTIN está apto a concorrer a mais dois mandatos de seis anos, podendo permanecer no poder até 2036. Duas pessoas anunciaram planos de concorrer: o ex-deputado BORIS NADEZHDIN, vereador na região de Moscou, e YEKATERINA DUNTSOVA, jornalista e advogada da região norte de Moscou, que já foi vereadora local.

Durante uma reunião do Conselho de Segurança da ONU, os Estados Unidos vetaram, nesta sexta-feira, uma resolução que pedia por um cessar-fogo imediato no conflito entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza. O país é um dos cinco membros permanentes do grupo e tem o poder de veto. Treze membros do Conselho de Segurança, incluindo o Brasil, votaram a favor do texto apresentado pelos Emirados Árabes Unidos. A Grã-Bretanha se absteve. Na quarta-feira, o secretário-geral da ONU, ANTONIO GUTERRES, invocou pela primeira vez o artigo 99 da Carta da ONU para provocar a reunião extraordinária do Conselho desta sexta. Seu objetivo era tentar forçar uma ação para evitar uma catástrofe humanitária na Faixa de Gaza.

A posse de JAVIER MILEI como novo presidente da Argentina, será neste domingo e contará com a presença de diversos chefes de estado. A cerimônia começa às 11 horas da manhã, horário de Brasília, em Buenos Aires. MILEI foi eleito em 19 de novembro, depois de vencer SERGIO MASSA, candidato do governo no segundo turno. Ele governará a Argentina por quatro anos. Adversário político de MILEI, o presidente LULA não comparecerá à posse. O representante brasileiro será MAURO VIEIRA, ministro das Relações Exteriores. O ex-presidente JAIR Bolsonaro foi convidado e já está em Buenos Aires para a posse. Ele chegou na quinta à Argentina.

O Supremo Tribunal Federal retomou, nesta sexta-feira, o julgamento de ações que questionam a reforma da Previdência aprovada pelo Congresso em 2019. A reforma promoveu alterações nas regras de aposentadorias de trabalhadores do serviço público e da iniciativa privada. O conjunto de processos voltou à pauta no plenário virtual, formato de deliberação em que os ministros apresentam seus votos em um sistema eletrônico na página da Corte. Nesta forma de votação, não há necessidade de sessão presencial de julgamentos. A deliberação está prevista para terminar no dia 18 de dezembro, se não houver pedido de vista que suspende a análise ou de destaque que leva o caso para julgamento presencial.

O deputado SÓSTENES CAVALCANTE encaminhou nesta quinta-feira o pedido de cassação do deputado federal ANDRÉ JANONES do Avante de Minas Gerais para o Conselho de Ética da Câmara. O pedido foi protocolado pelo PL. CAVALCANTE preside interinamente a Casa enquanto ARTHUR LIRA viaja para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, COP-28, em Dubai, nos Emirados Árabes. JANONES é acusado por ex-assessores de seu gabinete de praticar "rachadinha". Ele foi gravado pedindo que funcionários arcassem com suas despesas pessoais. O deputado diz que vai provar que a fala dele foi retirada de contexto. A apreciação do texto ficará para 2024, pelo curto prazo até o recesso parlamentar.

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira revelam que os casos de dengue no Brasil passaram de um milhão e 300 mil em 2022 para um milhão e 600 mil neste ano, um aumento de 15 vírgula oito por cento nas ocorrências da doença. Já a taxa de letalidade ficou em zero vírgula zero sete por cento nos dois anos, somando mil e 53 mortes confirmadas em 2023 e 999 no ano passado. Os estados com maior incidência de dengue são Espírito Santo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Goiás. Em relação à Chikungunya, até dezembro de 2023, foram notificados 145 mil e 300 casos da doença no país, com taxa de incidência de 71 vírgula seis casos por 100 mil habitantes.

O relatório de balneabilidade de Santa Catarina divulgado nesta sexta aponta que 65 vírgula 82 por cento das praias do Estado estão próprias para banho. A análise do Instituto do Meio Ambiente é a primeira da temporada e considerou as coletas das últimas cinco semanas. No total, 237 pontos foram analisados, dos quais 156 tiveram resultados próprios para banho. Há uma melhora em relação ao último relatório, divulgado na semana passada, quando apenas 59 virgula 92 por cento dos pontos foram considerados próprios para banho. Em Florianópolis, dos 87 pontos, 67 estão adequados para banho, o que equivale a 77 por cento. A cidade teve nove locais que foram de impróprios para próprios. O Programa de Monitoramento da Balneabilidade do IMA contempla 28 municípios litorâneos e mais de 100 praias eou balneários do Sul ao Norte de Santa Catarina.

A Síntese de Indicadores Sociais divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística que aponta que Santa Catarina tem o menor percentual de pessoas em pobreza extrema no Brasil. Apenas um vírgula oito por cento da população está nesta faixa. O percentual representa cerca de 136 mil pessoas na faixa da extrema pobreza e está bem abaixo da média nacional que é cinco vírgula nove por cento. Os dados do IBGE dizem respeito ao ano de 2022 e apontam ainda uma queda em relação a 2021 quando o percentual de pessoas em extrema pobreza era de dois vírgula quatro por cento. O IBGE considerou, nesta análise, os parâmetros do Banco Mundial de dois dólares e 15 centavos por dia para extrema pobreza.

Santa Catarina exportou 56 mil e 800 toneladas de carne suína in natura, industrializada e miúdos em novembro desse ano. Isso significa uma alta de 21 vírgula um por cento em relação aos embarques do mês anterior e de 12 vírgula um por cento na comparação com novembro de 2022. Os números são divulgados pelo Ministério da Economia e sistematizados pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola. As receitas de novembro foram de 127 milhões de dólares, crescimento de 21 por cento na comparação com as do mês anterior. No acumulado de janeiro a novembro, Santa Catarina exportou 595 mil e 500 toneladas, com receitas de um bilhão 430 milhões de dólares, altas de oito virgula seis e 10 vírgula seis por cento, respectivamente, em relação às exportações do mesmo período do ano anterior.

As fiscais de Vigilância Sanitária do município de Romelândia participaram, na última semana, do Primeiro Seminário da Gesam, Gerência de saúde Ambiental que aconteceu em Florianópolis. O evento reuniu mais de 60 fiscais entre Regionais de Saúde e Municípios. Vários profissionais da região da Ameosc e Amerios também participaram. O Seminário abordou diversos assuntos como conceitos primordiais referentes ao risco em desastres ambientais e tecnológicos e outros assuntos de interesse à saúde ambiental, como as ações da vigilância sanitária frente ao mosquito Aedes aegypti. As fiscais avaliampositivamente o evento como um momento muito importante para o aprimoramento do conhecimento necessário para a execução do trabalho.

O Peperi Debates deste sábado analisou o ano de 2023 para o setor produtivo. O programa de hoje avaliou os avanços e as dificuldades enfrentadas durante o ano na economia na visão dos representantes do setor empresarial e dos trabalhadores. Neste sábado, o Peperi Debates discutiu os aspectos positivos e negativos na geração de emprego, na movimentação econômica, além de avaliar a ação dos governos federal e estadual para o setor. O debate reuniu o vice-presidente da Acismo, GIOVANI GOBBI, o presidente da CDL, JUARES DOS SANTOS JUNIOR e a representante do coletivo sindical, LUCILENE BISNFELD. As fotos e o áudio do debate de hoje estão no portal da Peperi na internet.

A movimentação econômica de 2023, mais uma vez, teve o agronegócio como destaque. A afirmação é do vice-presidente da Acismo, GIOVANI GOBBI. Ele comentou que em Santa Catarina isso ficou ainda mais evidente. No caso do estado, também houve um aumento do consumo das famílias, o que impulsionou a indústria e o comércio. Ele disse ainda que Santa Catarina está em pleno emprego, com índices muito melhores do que os indicadores nacionais. GOBBI frisou ainda que um dos principais problemas do ano foi a dificuldade em preencher as vagas abertas nas empresas. Na visão do empresário, muitos trabalhadores não se interessam em buscar a qualificação necessária para ocupar os espaços e as oportunidades. Para 2024, ele projetou a necessidade de mais politicas de incentivos fiscais e a reforma tributária para estimular o segmento produtivo.

2023 foi um ano de acomodação e ajustes em razão das mudanças políticas nos governos federal e estadual. O comentário é do presidente da CDL, JUARES DOS SANTOS JUNIOR. Ele destacou que Santa Catarina manteve a condição de estado diferenciado, com a menor taxa de desemprego do país. Ela também citou que a dificuldade de preenchimento das vagas por falta de trabalhadores interessados e qualificados. JUARES destacou que as entidades, como a CDL, vem desenvolvendo ações e parcerias para oferecer cursos de qualificação para os trabalhadores. O presidente da Câmara de dirigentes lojistas também frisou a importância do trabalho desenvolvido pelas entidades empresariais na defesa dos objetivos e interesses da região. Na visão do empresário, o ano foi desafiador, mas positivo para o setor produtivo.

O ano foi marcado por uma guinada na política de investimentos, com o foco passando para recursos em obras do Programa de Aceleração do Crescimento que resultam em novos empregos e movimentam a economia. A avaliação é da representante do Coletivo Sindical, LUCILENE BINSFELD. Ela disse que as empresas precisam se desenvolver, mas é preciso dar mais atenção aos trabalhadores. LUCILENE citou que a importância de melhorar a renda dos trabalhadores. Na visão dela, melhores salários vão movimentar a economia local. Ela disse que essa distribuição de renda é fundamental para impactar a economia das própria empresas. LUCILENE também citou que a falta de trabalhadores para preencher as vagas abertas na cidade é um problema que deve ser enfrentada conjuntamente por empresas e pela pessoas. Ela disse que o trabalhadores devem buscar as oportunidades, mas é preciso entender os motivos que impedem as pessoas de acessar os cursos que são ofertados.

A Secretaria de Assistência Social realizou na tarde de quinta-feira, no espaço Coworking da Acismo, um encontro de apresentação do Programa de Apadrinhamento. O evento contou com a presença de madrinhas e padrinhos, servidores, representantes de entidades, associações, clubes de serviço, órgãos públicos e a comunidade em geral. De acordo com a secretária ANDREIA REBELATO, a atividade teve por objetivo apresentar o programa que visa estabelecer e proporcionar vínculos aos acolhidos para fins de convivência familiar e comunitária e colaborar com o desenvolvimento de crianças, adolescentes, pessoas idosas ou com deficiências, em todos os aspectos. Outra intenção foi incentivar outras pessoas e famílias a fazerem parte do Programa de Apadrinhamento.

A explanação sobre o programa de apadrinhamento desta semana foi conduzida por profissionais que atuam junto ao Serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade e Abrigo Institucional. Durante o evento também foram contemplados depoimentos de padrinhos e madrinhas que já vivenciaram a experiência do acolhimento. No final do encontro, foram homenageados os padrinhos e madrinhas afetivos e também as entidades que fazem o trabalho de padrinhos e madrinhas de prestação de serviços. De acordo com a secretária ANDREIA REBELATTO, o papel dos padrinhos e madrinhas, sejam afetivos ou de prestação de serviços, é fundamental para os acolhidos. Ela citou que o afeto, o auxílio material e prestacional têm feito a diferença na vida dessas pessoas.

O Programa LED 100 cento está sendo realizado em seis redes que, historicamente, enfrentavam problemas pela baixa luminosidade em locais públicos durante a noite. Os trechos contemplados nesta etapa ficam localizados nos bairros Morada do Sol, Agostini, São Sebastião, Centro e Loteamento Refúgio dos Piratas. De acordo com o secretário de Urbanismo, JEFERSON DIAS, o município contratou uma empresa especializada para elaborar os projetos elétricos, os quais, depois de aprovados pela Celesc, tiveram a execução licitada. Ele explicou que somente nesta ação foram investidos mais de 160 mil, oriundos da COSIP, que é uma contribuição paga pelo consumidor junto com a fatura de energia elétrica. O secretário destaca, ainda, que São Miguel do Oeste já possui seis mil luminárias de LED instaladas. Até o final de 2024, o objetivo é de que o Programa cubra todo o perímetro urbano do município.

A câmara aprovou, nesta semana, uma moção de apelo para que a administração de São Miguel do Oeste, juntamente com os demais municípios da Ameosc, estudem a viabilidade de instalar uma comunidade terapêutica, em regime de residência, em São Miguel. O objetivo é o tratamento extra-hospitalar de pessoas com dependência química. Conforme o vereador autor do pedido, VANIRTO CONRAD, com a instalação de uma comunidade terapêutica os municípios poderão oferecer tratamento aos dependentes químicos que necessitam de reabilitação. Ele disse que trata-se de um sistema de atendimento intermediário, de baixa complexidade, mas com condições de dar tratamento e suporte aos usuários dependentes de substâncias psicoativas através de terapias ocupacionais. A moção será destinada ao prefeito e ao secretário de Saúde.

Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram em primeiro turno, por unanimidade, o Projeto de Lei que institui o Manual de Manutenção de Obra Pública no âmbito do município. O texto foi apreciado na sessão de quinta-feira e ainda passará por segunda votação antes de ser enviado ao prefeito para sanção. A proposta é de autoria do presidente da casa, vereador PAULO DRUMM. O projeto prevê que o edital de licitação de obra pública deverá prever a elaboração e a entrega do Manual de que trata a Lei, no qual deverão constar, no mínimo informações técnicas necessárias à manutenção da obra e de materiais utilizados; informações relativas à sua utilização, conservação e segurança; periodicidade de vistoria e de manutenção e rotinas de manutenção periódica.

O projeto aprovado nesta semana pelos vereadores prevê que a construção obras públicas fica condicionada à execução das manutenções periódicas. A explicação é do vereador PAULO DRUMM. O texto ainda prevê que os poderes e órgãos municipais publicarão, anualmente, nos respectivos portais de transparência, as manutenções programadas para o próximo exercício, no prazo até 31 de dezembro, além das manutenções realizadas no exercício anterior, até 31 de janeiro. O vereador disse que frequentemente são expostos casos dando conta de edifícios e outros tipos de obras públicas mal conservadas, desprovidas total ou parcialmente de manutenção. Segundo DRUMM, isso faz com que o Poder Público caia em descrédito, com consequências negativas em vários aspectos. O texto foi aprovado em primeiro turno, nesta semana, por unanimidade.

Os vereadores de São Miguel do Oeste rejeitaram, por maioria, o veto do prefeito WILSON TREVISAN ao Projeto de Lei que dispõe sobre a proibição de uso de linguagem neutra na rede de ensino pública municipal e privada. O projeto, proposto pela vereadora ISLONA MEDEIROS, havia sido aprovado em novembro pela Câmara. O prefeito vetou a matéria e o veto foi submetido a análise pelo plenário nesta quinta-feira quando foi rejeitado. Na mensagem de veto, o prefeito ressalta que "compete privativamente à União legislar sobre diretrizes e bases da educação nacional, conforme disposto da Constituição Federal". TREVISAN justificou o veto afirmando que as questões que dizem respeito ao ensino da língua portuguesa, de caráter obrigatório em todo território nacional e submetidas à base nacional comum curricular, estão inseridas no espaço normativo da União e não do município.

Na visão da administração, o projeto que dispõe sobre a proibição de uso de linguagem neutra na rede de ensino pública municipal e privada é inconstitucional. Nas razões do veto do prefeito WILSON TREVISAN ao projeto aprovado pelos vereadores, essa é a principal justificativa. Não há uma análise do executivo ao conteúdo do projeto. O veto foi derrubado por sete votos a quatro. Foram contra o veto os vereadores ISLONA MEDEIROS, GILMAR BALDISSERA, MARLI DA ROSA, NINI SCHARNOSKI, RAVIER CENTENARO, VANIRTO CONRAD e VILMAR BONORA. Votaram pela manutenção do veto os vereadores CARLOS AGOSTINI, CRIS ZANATTA, ELIAS ARAÚJO e MARIA TEREZA CAPRA. Com a rejeição do veto, o texto deve ser promulgado pelo presidente da Câmara.

Os vereadores também aprovaram, nesta semana, o projeto que reajusta os valores pagos aos servidores municipais a titulo de auxilio alimentação. O projeto tramitou em regime de urgência e teve votação única. O texto altera o parágrafo único do artigo segundo da lei, prevendo que o valor do auxílio será de 550 reais por mês, descontados os dias de faltas injustificadas. Atualmente, o valor é de 400 reais mensais. O projeto foi aprovado por unanimidade dos vereadores presentes e segue para sanção do prefeito. Também nesta semana foi aprovado o projeto que instituiu o Programa Melhor Amigo. A lei trata sobre o controle populacional e de bem-estar de cães e gatos no âmbito do Município de São Miguel do Oeste.

O MDB anunciou oficialmente, na manhã desta sexta-feira, o nome do vereador CARLOS AGOSTINI, o TATU, como pré candidato a prefeito do município. O lançamento da pré candidatura ocorreu no salão do Barriga Verde no centro da cidade. O evento contou com a presença de filiados e lideranças partidárias, como o presidente estadual da sigla, CARLOS CHIODINI, o presidente da Alesc, MAURO DE NADAL e o deputado federal, VALDIR COBALCHINI. O encontro também reuniu os presidentes dos diretórios municipais do MDB no extremo-oeste. TATU é vereador do MDB na cidade e foi eleito em 2020 com 491 votos. Ele foi o décimo vereador eleito com maior número de votos e ficou com a segunda vaga do partido no legislativo.

O presidente do MDB de Santa Catarina, CARLOS CHIODINI afirmou, durante o evento desta sexta, que o partido está organizando a estrutura nos municípios para 2024. A meta da sigla é eleger 100 prefeitos no ano que vem no estado. CHIODINI ressaltou que a próxima eleição tem uma importância maior para o MDB em São Miguel do Oeste já que o partido está fora da administração municipal há oito anos. Ele disse ainda que a sigla vai buscar aliados para o pleito. O presidente do Republicanos, JOSÉ DRESCH, e o vereador do PL, NINI SCHARNÓSKI, estiveram no evento do MDB. Sobre uma possível aliança com o PL, que tem como pré candidato o vice-prefeito EDENILSON ZANARDI, CHIODINI comentou que o MDB ainda pode compor uma aliança com o PL, inclusive com o partido liberal tendo o candidato a vice com AGOSTINI na cabeça de chapa.

O vereador CARLOS AGOSTINI, que foi confirmado nesta sexta-feira como pré candidato a prefeito, disputou a eleição para vereador em 2016 e em 2020, quando foi eleito para o legislativo. No evento de ontem, AGOSTINI, que é empresário do setor industrial, citou que decidiu ingressar na política para contribuir com o desenvolvimento da cidade. Ele comentou que o MDB está conversando com todos os partidos da cidade, com exceção do PT. O vereador não descartou a possibilidade de chapa pura, com candidato e vice da sigla, para a disputa eleitoral de 2024.

Um idoso ficou ferido ao cair de um telhado na manha desta sexta-feira no município de Princesa. O fato foi registrado na Avenida Santo Cristo. Segundo informações do Corpo de Bombeiros de São José do Cedro, um idoso de 75 anos, caiu de uma altura aproximada de três metros. O homem estava trabalhando na manutenção do telhado quando aconteceu a queda. Segundo os bombeiros, o idoso foi atendido com suspeita de fratura de tórax e clavícula. Após atendimento realizado no local, a vítima foi encaminhada para o Pronto Socorro do Centro Municipal de Saúde.

Uma equipe que estavam trabalhando na limpeza dos fundos de um prédio público na Vila Nova Um encontraram uma quantidade de maconha na manhã desta sexta-feira. Segundo a Polícia, o responsável pelo serviço disse que visualizou, dentro de um cano, uma meia com alguma coisa dentro. Ele avisou a PM que foi até o local. Na meia, dentro do cano, foram encontradas 66 gramas de maconha já embalada para a venda. Nas proximidades, no meio de algumas pedras, foi localizado um recipiente com oito gramas de cocaína fracionadas em 13 buchas, oito gramas de crack também separados para a comercialização e 25 pedras de crack. A droga foi apreendida, mas os responsáveis pelo produto não foram identificados.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.