-GOVERNO EDITA MP COM NOVOS VALORES PARA BENEFICIOS DO AUXÍLIO BRASIL
-ESTADO CONFIRMA PROVAS DOS PROFESSORES TEMPORÁRIOS PARA DEZEMBRO
-PREFEITO ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA ASFALTAMENTO DE 47 QUADRAS
-MOTOGRUPO CÃES DO ASFALTO INICIA DISCUSSÃO SOBRE FORMATO DO MOTOCÃO DE 2022
-DECORAÇÃO NATALINA COMEÇA A SER INSTALADA NO CENTRO DA CIDADE
-POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM SUSPEITO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO MUNICÍPIO
-PROBLEMA DA FALTA DE DELEGADOS AUMENTA NAS COMARCAS DO EXTREMO-OESTE
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 52 centavos. O euro está valendo seis reais e 39 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
Uma cidade na China, na fronteira com a Rússia, está oferecendo quase 90 mil reais a quem apresentar pistas que ajudem a detectar a origem do mais recente surto local de Covid-19, como parte de uma "guerra popular" contra o coronavírus. O governo chinês diz ter registrado 43 casos locais nesta terça-feira, em 20 províncias e regiões, em um pequeno foco da doença provocado pela variante delta. Enquanto diversos países flexibilizam as medidas restritivas com o avanço da vacinação, a China mantém sua estratégia de "Covid zero", que confina cidades inteiras e testa milhões de pessoas após o registro de novos casos.
A Venezuela começou a vacinar crianças de idades entre dois e 11 anos contra a Covid-19 com a vacina cubana Soberana Dois. O anunciou foi feito nesta segunda-feira pela vice-presidente DELCY RODRÍGUEZ nesta segunda-feira. Cuba, uma aliada próxima do governo de NICOLÁS MADURO, diz que suas vacinas Abdala, Soberana Dois e Soberana Plus têm eficácia maior do que 90 por cento. Embora autoridades cubanas digam que os resultados iniciais sejam semelhantes aos de outras vacinas que reduzem significativamente a transmissão, quadros graves da doença e mortes, especialistas reclamam que os resultados ainda não foram revisados por pares.
O presidente da Nicarágua, DANIEL ORTEGA, confirmou nesta segunda-feira o quarto mandato consecutivo, ao receber 75 por cento dos votos. As eleições não tiveram uma real concorrência: sete pré-candidatos da oposição foram detidos para que não pudessem concorrer. Após a apuração de metade das urnas, a presidente do Conselho Supremo Eleitoral, Brenda Rocha, anunciou que o candidato liberal WALTER ESPINOZA aparece em segundo lugar, com 14 por cento. Depois de chegar ao poder pelas urnas em 2007, Ortega, que completará 76 anos na quinta-feira, terá outros cinco anos como presidente do país.
A ministra ROSA WEBER, do Supremo Tribunal Federal, negou nesta terça-feira o pedido de parlamentares para suspender a tramitação da proposta de emenda à Constituição dos Precatórios. A PEC o texto-base aprovado em votação de primeiro turno na Câmara na última quinta-feira. A expectativa de aliados do Palácio do Planalto é conseguir fazer a votação em segundo turno nesta terça. ROSA WEBER é relatora de três ações que questionam a tramitação da proposta na Câmara. Os autores das ações alegam que houve irregularidades na tramitação da proposta, o que contrariou a Constituição. As argumentações não foram aceitas pela ministra do Supremo.
O presidente JAIR BOLSONARO afirmou, nesta segunda-feira, que deve se filiar ao Partido Liberal, cujo dirigente é o ex-deputado VALDEMAR COSTA NETO.
Ao ser questionado sobre quando irá bater o martelo, BOLSONARO disse que vai depender de uma reunião na próxima quarta-feira com representantes do PL. Ele afirmou que ainda terá uma última conversa com a sigla, mas que o ingresso no PL está 99 por cento certo e que falta marcar a data do “casamento”. BOLSONARO também afirmou que o objetivo, ao escolher o Partido Liberal, é focar, em 2022, em candidaturas de senadores e deputados federais, além da candidatura para a reeleição para a presidência.
O presidente JAIR BOLSONARO editou nesta segunda-feira o decreto que regulamenta o Auxílio Brasil, programa social anunciado pelo governo para suceder o Bolsa Família. O ato foi publicado em edição extra do "Diário Oficial da União". O decreto publicado nesta segunda regulamenta a medida. Entre as regras estabelecidas, está a definição dos valores que serão pagos aos beneficiários. Há nove modalidades diferentes de benefícios dentro do Auxílio Brasil. Três benefícios formam o "núcleo básico". O Benefício Primeira Infância é para famílias com crianças de até três anos incompletos no valor de 130 reais por criança nessa faixa etária. O Benefício Composição Familiar para famílias que tenham gestantes, ou pessoas de três a 17 anos de idade, ou de 18 a 21 anos matriculados na educação básica. O valor do benefício será de 65 reais por pessoa nas condições citadas. O Benefício de Superação da Extrema Pobrezaé concedido se, mesmo após o cálculo dos outros benefícios do "núcleo básico", a renda mensal per capita da família ainda estiver abaixo da linha de extrema pobreza.
O Governo do Estado, por meio do Instituto Geral de Perícias, lançou oficialmente nesta segunda-feira, o início das operações de emissão do novo documento de identidade com número único em todo o estado. A partir de agora, as carteiras de identidade produzidas em território catarinense apresentam o número do CPF do cidadão também como número do RG. O projeto é pioneiro no Brasil e contou com a parceria do Ciasc e da Receita Federal. O lançamento da nova identidade não tira a validade dos documentos atuais. Por isso, não há necessidade de correr para solicitar um novo RG. No futuro, a tendência é que seja adotado exclusivamente um documento unificado.
A Secretaria de Estado da Educação anunciou que a aplicação das provas para o processo seletivo de professores admitidos em caráter temporário, que irão atuar na rede estadual de Santa Catarina, acontecerá no próximo dia 19 de dezembro. O processo seletivo será organizado pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais, a Acafe. Um edital retificado com o cronograma atualizado e outros detalhes será publicado no site, mídias sociais e demais canais oficiais da secretaria nos próximos dias, junto com informações sobre pedidos de reembolso dos candidatos que não puderem realizar a prova na nova data. Segundo o governo, os professores com curso superior selecionados para as disciplinas em que forem habilitados terão a garantia da remuneração mínima de cinco mil reais para 40 horas semanais, ou valor proporcional conforme a carga horária estabelecida.
O governo de Santa Catarina preparou um novo decreto para eventos de grande porte. O documento deve ser publicado no Diário Oficial nesta terça-feira. Mas a portaria da Secretaria de Estado da Saúde com os detalhes já foi divulgada. A principal novidade passa pelo acesso do público, com exigências sanitárias divididas por faixa etária, exatamente como aconteceu no fim da semana anterior com os estádios de futebol. Crianças estão liberadas sem comprovantes de vacinação. Máscaras seguem obrigatórias para todos. Para o público com 18 anos ou mais de idade será exigido comprovante de vacinação completa ou apresentação de laudo de exame RT-qPCR realizado nas últimas 72 horas ou de Pesquisa de Antígeno. Para o público de 12 a 17 anos de idade a exigência é de comprovante de vacinação com registro de pelo menos uma dose de vacina contra a Covid-19.
A Polícia Militar realiza, nesta terça-feira, o "Encontro Técnico de Rádio-Patrulha" da nona Região de Polícia Militar de Fronteira. O evento foi aberto pelo Sub Comandante Geral da PM de Santa Catarina SC, coronel MARCELO PONTES. O objetivo é atualizar os policiais militares que realizam a atividade de radio-patrulhamento nas cidades da região. Uma das palestras da manhã de hoje foi sobre improbidade administrativa proferida pela promotora de Justiça MARCELA FERNANDES. O evento está acontecendo no Clube Comercial durante todo o dia e conta com a participação de em torno de cem policiais militares da região.
A Cidasc promoveu, na manhã de hoje, o quarto Fórum sobre a prevenção de Febre Aftosa em Santa Catarina. O encontro ocorreu de forma virtual em todas as plataformas da empresa. De acordo com o coordenador estadual de vigilância para febre aftosa da Cidasc, ODY GONÇALVES, serão abordadas as ações que Santa Catarina tem feito para a manutenção o certificado de área livre da doença sem vacinação e o novo cenário com a obtenção desse status por outros estados. O evento também discutiu a possibilidade do ingresso em Santa Catarina de bovinos oriundos do Paraná e Rio Grande do Sul que também obtiveram reconhecimento internacional. Outro tema do encontro é a peste suína. O fórum on line terminou agora à pouco.
A Secretaria de Saúde de Belmonte vai realizar, nesta semana, a Quinta Conferência de Saúde Mental. Organizado em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, o evento vai discutir propostas de ação nesse setor nos próximos anos. A plenária será na próxima quinta-feira na Câmara de Vereadores, a partir das duras horas da tarde e será aberta ao público. O evento vai contar com a participação de autoridades locais, profissionais da saúde e população. A Comissão Regional de saúde mental vai participar remotamente para abordagem dos temas. Depois, ocorre a elaboração e apresentação das propostas, plenária final e eleição dos delegados. Em razão da conferencia de saúde mental, o posto de saúde estará fechado na quinta-feira.
A secretaria de Cultura de São Miguel do Oeste já iniciou a colocação dos enfeites natalinos em pontos da cidade. A informação é do secretário, ELIAS ARAUJO. De acordo com ele, o trabalho iniciou na Avenida Getúlio Vargas e deve seguir em breve para as principais rótulas do centro. Conforme ele, a ação iria iniciar apenas a partir da próxima semana, porém, houve um adiantamento nos trabalho e por isso a instalação começou a ocorrer 15 dias antes do projetado. Segundo ELIAS, a área coberta e a praça Walnir Bottaro Daniel serão os últimos locais que receberão a ornamentação de Natal desse ano.
Os enfeites natalinos que estão sendo instalados na Avenida Getúlio Vargas segue os padrões, porém, com algumas novidades. A afirmação é do secretário de Cultura de São Miguel do Oeste, ELIAS ARAUJO. Ele destacou que neste ano, os adereços são maiores e mais coloridos, promovendo um destaque maior. Já nas rótulas, haverá alteração nas árvores, além da instalação de novos ornamentos. Ele lembrou que está confirmada a praça de alimentação na área coberta, e a instalação de enfeites ao longo de toda a praça Walnir Bottaro Daniel. ELIAS salientou que neste ano os moradores podem esperar uma decoração diferente, mais iluminada e mais organizada que em edições anteriores.
A instalação dos enfeites natalinos deve ser finalizada no final deste mês. A projeção é do secretário de Cultura de São Miguel do Oeste, ELIAS ARAUJO. Ele frisou que a equipe está trabalhando de forma intensa para cumprir o cronograma do setor. Ele aproveitou e pediu ajuda da população no cuidado com a ornamentação e ao visualizar qualquer ato de depredação os moradores devem avisar as autoridades. Questionado sobre os investimentos no Natal desse ano, ELIAS ARAUJO pontuou que a cifra gira em torno de 400 mil reais devido ao aumento expressivo dos materiais usados na decoração.
O alto investimento na decoração natalina de São Miguel do Oeste se justifica visto o município ser referência para toda a região Extremo Oeste de Santa Catarina. O comentário é do secretário de Cultura, ELIAS ARAUJO. Ele disse que o acendimento das luzes está marcado para o dia quatro de dezembro e deve permanecer até o dia oito de janeiro de 2022. Ele citou a parceria existente neste ano com a CDL, Acismo e empresas privadas, sendo que no dia oito de janeiro haverá o sorteio da Acismo, finalizando dessa forma o Natal 2021. ELIAS ARAUJO esclareceu que a retirada de toda a ornamentação deve ocorrer a partir do dia nove de janeiro do ano que vem.
A empresa Aerosul baixou os preços das passagens aéreas entre São Miguel do Oeste e Florianópolis. De acordo com a direção da empresa, o valor para o voo de quinta-feira é de 399 reais. Nesta semana, são três voos para Florianópolis: terça, quarta e quinta. Na quarta-feira o horário da decolagem é as 11 e 10 da manhã e na quinta-feira ao meio-dia e 15. O objetivo da queda dos valores é atrair passageiros para a aeronave. Uma das reclamações dos moradores da região é que a Aerosul está liberando a venda das passagens com poucos dias de antecedência e isso dificuldade o planejamento das pessoas. A programação dos voos para a semana que vem, por exemplo, ainda não está disponível no site da empresa na internet.
Onze pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta segunda-feira. Outras 17 pessoas entraram para a lista de recuperados. No total, sete mil e 89 pessoas foram confirmadas com a doença no município, das quais seis mil 956 já se recuperaram. 58 moradores ainda estão com o vírus ativo. No Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste tem 12 pacientes confirmados na UTI e taxa de ocupação em 60 por cento. Na enfermaria, são nove casos confirmados de Covid-19 e ocupação em 56 por centeo.
A Secretaria Municipal de Saúde retomou, na manhã de hoje, o cronograma de vacinação contra covid. Hoje, está sendo aplicada a dose de reforço para as pessoas com 63 anos vacinadas até o dia 10 de junho receber a terceira dose. Também hoje, será aplicada a segunda dose da Pfizer para pessoas em atraso. Na quarta-feira, será aplicada a primeira dose para quem ainda não se vacinou e a segunda dose da CoronavacButantan para vacinados em 13 de outubro e demais pessoas em atraso com a vacinação desse laboratório. Na quinta, será aplicada a segunda dose da Pfizer para adolescentes vacinados no dia 16 de setembro. Para receber a vacina é necessário apresentar o Cartão SUS, Carteira de Vacinação e CPF. Para a primeira dose também é necessário um comprovante de residência.
O prefeito de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, acompanhado do secretário de Agricultura, ANTONIO ORSO, secretário de Obras, JOSÉ CLAUDIR XAVIER, e do diretor de Serviços e Obras Rurais, ANTONIO DARIFF, vistoriou, ainda na sexta-feira, os locais em que serão instalados novos empreendimentos no interior. Os investimentos contam com incentivos municipais, por meio de materiais ou serviços. Na linha Sete de Setembro, que também receberá acesso asfaltado, foi visitada a propriedade de VIVIANE BOCALON SIMON, onde será instalado um aviário. Na linha Vista Alta, o prefeito e a equipe acompanharam os trabalhos para instalação de uma granja de suínos, de propriedade de JOSÉ LEONIR MÜLLER. Somente estes dois empreendimentos, somam um investimento superior a 11 milhões de reais.Em diversos pontos do interior foi realizado o alargamento e britagem, a fim de melhorar a mobilidade e proporcionar boas condições de acesso e escoamento da produção agrícola.
O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, assinou na manhã desta segunda-feira, a Ordem de Serviço para asfaltamento de 47 quadras, distribuídas em 21 ruas. O investimento é de quatro milhões e meio de reais. Na mesma ocasião, TREVISAN, também assinou o lançamento da licitação para pavimentação de outras 21 quadras de nove ruas, onde deve ser investido um valor estimado de dois milhões e meio de reais. O ato foi acompanhado das empresas vencedoras licitação, a Gaia e Pavimax. Os valores para custeio destas obras são oriundos de recursos próprios do Município e de emendas parlamentares.
Segundo o prefeito WILSON TREVISAN, os investimentos anunciados ontem fazem parte do programa “Asfalto 100 por cento”. Ele afirmou que até o fim da gestão em 2024 nenhum morador do centro ou dos bairros residirá a mais de meia quadra do asfalto. O prefeito destacou que esse trabalho vai resultar em melhor mobilidade e qualidade de vida para a população. Outro projeto de infraestrutura que segue em andamento diz respeito ao asfalto no interior. O município já assinou as ordens de serviço para os acessos à linha Fátima e Sete de Setembro, com recursos do Governo do Estado. A próxima comunidade beneficiada será a linha Caxias, e outras ainda poderão ser incluídas.
A Ordem de Serviço assinada nesta segunda-feira prevê o asfaltamento de 21 ruas na cidade. Os locais beneficiados são as ruas Caçanjurê, Osvaldo Cruz, Marechal Floriano
General Osório, Anacleto Agostini, Eduardo João Agostini, Pedro Julian, Lázaro da Costa, Feliz Maggioni, Olinda Vidor, 1º de Janeiro, Ernesto Lazarotto, Eugênio Gruber, Gerson Becker, 31 de Março, Felinto Müller, Clóvis Beviláquia, Marquês do Herval, Guanabara, 22 de Abril e Hélio dos Anjos Ortiz. A licitação lançada ontem prevê dois milhões e meio de reais para o asfalto em mais nove ruas: Duque de Caxias, rua dos Bandeirantes, Padre Aurélio Canzi, Santo Molin, Salgado Filho, acesso à Linha Filomena, Virgílio de Ross, João Maria Matheus e Vitorino Alba.
O Motogrupo Cães do Asfalto começa agora a discutir o formato do evento de 2022. A informação é do presidente da entidade, JAIR CORÁ. Ele disse que o motogrupo ainda não definiu detalhes da programação, eventuais shows e como serão os espaços para expositores e para venda de bebidas e alimentação. CORÁ destacou que a única definição é em relação a data do encontro de motociclistas: 11, 12 e 13 de março na praça Walnir Botaro Daniel. O Motocão é um dos maiores encontros de motociclistas do Sul do Brasil e volta a ser realizado no centro da cidade depois de uma edição no parque de exposições Rineu Gransotto. CORÁ disse que a realização do evento no parque em 2022 chegou a ser analisada, mas ele disse que o Motocão nasceu na praça e esse é o local de maior aceitação por parte da população.
O Motogrupo Cães do Asfalto ainda não tem o orçamento da festa confirmada para o ano que vem e o custo para bancar o evento é a principal preocupação neste momento. De acordo com o presidente do grupo de motociclistas, JAIR CORÁ, a entidade não deverá contar com recursos públicos como aconteceu em edições anteriores. Uma das possibilidade é terceirar a organização da parte dos expositores e da venda de bebidas e alimentos durante os três dias do Motocão. CORÁ citou mesmo diante das dificuldades, especialmente em relação aos recursos para o evento, o encontro está confirmado para o mês de março do ano que vem.
A Polícia Militar de São Miguel do Oeste atendeu na última semana uma ocorrência de violência doméstica. O fato foi registrado na Rua Pernambuco, no bairro Andreatta. A guarnição foi acionada por uma mulher que informou que uma amiga estaria sendo agredida pelo namorado. Ela disse, porém, que não sabia o endereço, mas afirmou ser no bairro Andreatta. A guarnição foi até o local e localizou o homem que saiu da residência com a mulher que estava chorando. Ela relatou que o namorado teve uma crise de ciúmes e lhe ameaçou, além de a ter segurado pelo pescoço. Ela contou ainda que foi agredida com socos e precisou se trancar no quarto para ligar para uma amiga. O homem foi preso em flagrante.
O Delegado JOÃO WESTPHAL deixou o comando da Divisão de Investigação Criminal de São Miguel do Oeste. Ele vai atuar da DEIC, a Diretoria Estadual de Investigações Criminais, em Florianópolis. Em outubro a Delegacia Geral da Polícia Civil já havia reforçado a equipe da DEIC com três novos delegados. O delegado-geral, MARCOS GHIZONI tem objetivo de fortalecer os trabalhos de investigação criminal na diretoria, que tem atribuição estadual. Conforme o delegado regional, WESLEY ANDRADE, ainda não foi definido o substituto de JOÃO WESTPHAL. O delegado da DIC permanece no cargo até o dia 15 de novembro. Ele ocupou a função por exatos dois anos, após ter atuado na delegacia de Itapiranga.
A carência de delegados vem crescendo no Extremo Oeste. A delegacia da Comarca de Itapiranga, por exemplo, segue sem um delegado titular, desde a saída de JOÃO WESTPHAL, em novembro de 2019. WESTPHAL foi designado para atuar como titular da Coordenadoria Estadual de Combate à Corrupção, na Diretoria Estadual de Investigações Criminais da Polícia Civil de Santa Catarina. O delegado JOÃO WESTPHAL foi servidor do Tribunal de Justiça de Santa Catarina por sete anos, ingressou na Polícia Civil em 2017, é professor da Academia da Polícia Civil. Ele também atuou nas delegacias de Joinville, Garuva, Itapoá e Itapiranga.