ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco segunda-feira 09 11 2020

-AVIÕES E NAVIOS CHEGAM AO AMAPÁ PARA AUXILIAR ESTADO EM MEIO A APAGÃO

-CIDADES CATARINENSES TÊM ATOS PEDINDO JUSTIÇA SOBRE CASO MARIANA FERRER -QUASE 100 MIL LITROS DE ÁGUA SÃO TRANSPORTADOS DIARIAMENTE EM SMOESTE

-CHANCE DE CURA DO CÂNCER DE PRÓSTATA É DE 95 POR CENTO COM DIAGNÓSTICO PRECOCE

-PEPERI PREPARA PROGRAMA ESPECIAL PARA VÉSPERA DAS ELEIÇÕES 2020

-AO MENOS QUATRO INCÊNDIOS SÃO REGISTRADOS NESTE FINAL DE SEMANA

-POLÍCIA FLAGRA RINHA DE GALO E MULTA ULTRAPASSA OS 145 MIL REAIS

O tempo na região Extremo Oeste é instável com chuva. A previsão para as próximas horas é de tempo instável com chuvas ao longo do dia. A máxima das últimas horas foi de 23 graus e a mínima deve ser de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 48 centavos. O euro está valendo seis reais e 50 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

O presidente eleito na Bolívia, LUIS ARCE, tomou posse neste domingo ao lado do vice DAVID CHOQUEHUANCA. Em seu discurso o novo presidente pregou a união, exaltou a democracia e afirmou que este é o início de uma nova etapa na história do país. ARCE foi ministro no governo do ex-presidente EVO MORALES e é considerado o cérebro das reformas econômicas. Ele obteve 55 vírgula um por cento dos votos válidos. Seu principal rival na disputa, o ex-presidente CARLOS MESA, atingiu 29 por cento dos votos, e se recusou a reconhecer a derrota. A cerimônia de posse ocorreu um ano após a renúncia de EVO MORALES, que ficou quase 14 anos no poder.

JOE BIDEN foi eleito neste sábado o quadragésimo sexto presidente dos Estados Unidos. A vitória foi anunciada após projeções de institutos e meios de comunicação indicarem a vitória do democrata na Pensilvânia.

Com isso, BIDEN ultrapassou os 270 delegados no colégio eleitoral. O presidente DONALD TRUMP não reconheceu o resultado e disse que vai recorrer a Justiça.

Sem apresentar provas, TRUMP reclama de uma suposta fraude na apuração de alguns estados em que perdeu. Até agora, nenhuma autoridade reportou qualquer irregularidade na contagem dos votos. TRUMP é o primeiro presidente a perder uma reeleição em quase 30 anos.

A equipe de transição do presidente eleito dos Estados Unidos, JOE BIDEN lançou neste domingo um site para fornecer informações sobre a transferência de poder para a nova administração. A plataforma descreve quatro prioridades imediatas para o novo governo, sendo a pandemia do coronavírus, a recessão econômica, as mudanças climáticas e o racismo sistêmico. Além do site, também foram criadas contas no Facebook, Twitter e Instagram com o nome @Transition46. Ao fazer do combate ao coronavírus sua prioridade imediata, o presidente eleito dos Estados Unidos, JOE BIDEN, anunciará hoje uma força-tarefa de 12 integrantes para lidar com a pandemia.

O Ministério Público do Rio de Janeiro afirmou neste final de semana que o patrimônio ilícito acumulado pelo senador FLÁVIO BOLSONARO entre 2010 e 2014 por meio de rachadinhas somou quase um milhão de reais. O valor consta na denuncia apresentada na última semana ao Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio e se refere à diferença entre as despesas da família do Senador e a renda declarada pelo casal durante o período. Para o Ministério Público, FLÁVIO não teria como explicar gastos que somam 977 vírgula seis mil no intervalo de cinco anos. A defesa do senador nega as acusações.

Foi divulgado na tarde de ontem ainda o cronograma de rodízio de fornecimento de energia elétrica nas 13 cidades do Amapá atingidas pelo apagão da noite da última terça-feira. A alternância no serviço acontece até a conclusão do restabelecimento total no estado, previsto pelo Ministério de Minas e Energia para o próximo final de semana. A divisão foi feita pela Companhia de Eletricidade do Amapá e o sistema funciona com duração de pelo menos seis horas para cada região, porque, segundo a CEA, só cerca de 65 por cento da capacidade do sistema elétrico foi restabelecido. Em alguns locais, a luz sequer retornou.

Navios da Marinha e aviões da Força Aérea começaram a chegar ao Amapá trazendo geradores, combustíveis, profissionais de saúde e alimentos, em meio à crise que deixou o Estado sem energia elétrica desde a última terça-feira. Segundo o Ministério da Defesa, neste domingo dois aviões da Força Aérea transportaram seis geradores para capital do Estado, Macapá. No sábado, as aeronaves já haviam levado outros dois geradores, além de uma carreta e um trator para transportá-los. No total, os aviões da Força Aérea já entregaram em Macapá cerca de 29 toneladas de material. A Operação também conta com 360 militares do Exército e 12 viaturas atendendo a região. Dois navios da Marinha também estão a caminho do Amapá e transportam profissionais da Saúde, além de gêneros alimentícios, medicamentos e combustíveis.

O governo do Estado divulgou na noite de ontem que Santa Catarina tem 274 mil 621 casos confirmados de coronavírus, com três mil 211 mortes. Apesar da divulgação, a Secretaria de Estado da Saúde avisou em nota que os dados são parciais, já que ainda há dificuldades de acesso aos sistemas do Ministério da Saúde por causa de um ataque hacker. Os dados da base do Sistema Único de Saúde ainda não foram normalizados, conforme a secretaria. Atualmente o Estado contabiliza 257 mil 953 pessoas recuperadas e 13 mil 457 seguem em tratamento. A taxa de ocupação de leitos da UTI na rede pública é de 67 vírgula 39 por cento.

O Governo do Estado publicou na última sexta-feira uma portaria que permite a realização de eventos e competições esportivas de todas as modalidades. De acordo com o documento, a autorização é válida a partir do nível de risco Grave, cor laranja, da classificação da Matriz de Avaliação de Risco Potencial Regional. Para a realização dos eventos é preciso atender todas as exigências descritas, principalmente com relação à proibição de público e a permanência e circulação de torcedores nas áreas externas ou contíguas aos locais do evento e competição. Entre as medidas, está previsto o preenchimento de questionário dos atletas e inquérito epidemiológico. As modalidades com contato direto e as coletivas devem realizar teste rápido com pesquisa de antígeno Covid-19 em até 24 horas antes das partidas. Caso um ou mais membros da equipe testem positivo, a qualquer momento, a equipe não poderá participar da competição e deve ser orientada a procurar o serviço de saúde.

Pelo menos três municípios de Santa Catarina tiveram atos neste sábado pedindo o fim da violência contra a mulher e justiça no caso MARIANA FERRER. Dezenas de pessoas, principalmente mulheres, foram às ruas em Joinville, Criciúma e Florianópolis. Na última quarta-feira também ocorreram protestos em Florianópolis e Chapecó. MARIANA FERRER acusa o empresário ANDRÉ DE CAMARGO ARANHA de tê-la estuprado em dezembro de 2018, durante uma festa em um beach club de Florianópolis. Ele foi absolvido pela Justiça. O vídeo da audiência foi divulgado na semana passada e o tratamento dado à jovem provocou indignação em boa parte da população.

A estiagem que atinge os municípios da região Extremo Oeste de Santa Catarina é cada vez pior. A afirmação é da engenheira agrônoma e Extensionista Rural da Epagri de São Miguel do Oeste, SIMONE BIACHINI. De acordo com ela, o momento é crítico e por isso a Epagri está acompanhando semanalmente a estimativa de perda nas propriedades do interior. Conforme ela, a perda nas lavouras de grãos é bastante variável visto que algumas ainda estão em desenvolvimento. Segundo SIMONE, nas safras de milho as perdas já variam entre 10 à 20 por cento.

As plantações de sojas também foram afetadas e na pecuária leiteira as perdas são significativas. A avaliação é da engenheira agrônoma e Extensionista Rural da Epagri de São Miguel do Oeste, SIMONE BIACHINI. Ela destacou que as pastagens estão debilitadas e a falta de água boa para os animais pode afetar a saúde do rebanho. Ela informou que até a última semana o município transportava água para abastecer entre 60 e 70 famílias do interior. SIMONE ressaltou que são levados diariamente entre 80 e 100 mil litros de água para o interior tanto para consumo animal quanto humano.

Apesar da chuva de hoje a situação ainda é preocupante e as previsões são instáveis e nada animadoras. A engenheira agrônoma e Extensionista Rural da Epagri de São Miguel do Oeste, SIMONE BIACHINI lembrou que nos próximos meses as precipitações de chuvas são baixas visto o fenômeno La Niña. Ela comentou que é preciso um bom volume de chuvas para normalizar a situação na região. A profissional alertou que as pessoas que residem no interior e que contam com redes de água a situação para consumo humano está tranquila, porém, ressaltou que mesmo assim o gasto de água deve ser moderado.

O munícipio de São Miguel do Oeste registrou neste final de semana mais três casos de Covid-19. No sábado, dois homens foram diagnosticados com a doença e neste domingo outro homem também contraiu o Coronavírus. Dessa forma, o município já contabiliza desde o início da pandemia 825 pessoas com a doença. Desse total, 749 já estão recuperadas e 70 seguem o vírus ativo, sendo que 68 estão em isolamento domiciliar e dois pacientes estão internados. Até o momento, três mil e oito casos da doença foram descartados em São Miguel do Oeste.

Está em tramitação na Assembleia Legislativa um projeto que prevê a alteração na lei para criação de um regime especial de atendimento para fins de renda e emprego as mulheres vítimas de violência doméstica. A proposta é da deputada estadual MARLENE FENGLER. Em entrevista para a Peperi, a parlamentar explicou que o objetivo da proposição é alterar uma lei de 2007 que prevê o benefício do governo estadual para mulheres vítimas de violência apenas por parte do companheiro. MARLENE pretende incluir na lei o benefício às mulheres vítimas de toda forma de violência doméstica, praticada por qualquer pessoa além do marido ou companheiro. Dessa forma, as vítimas de violência terão prioridade em programas sociais do governo.

O projeto que prevê a ampliação do regime especial de atendimento para fins de renda e emprego as mulheres vítimas de violência doméstica já passou pela Comissão de Direitos Humanos na última semana. O texto também foi aprovado pelas comissões de Constituição e Justiça e de Trabalho, Administração e Serviço Público. Agora, a matéria pode seguir a tramitação para ser apreciada e votada em plenários. A deputada MARLENE FENGLER reforçou que a intenção é garantir uma proteção a mais para as mulheres que sofrem qualquer tipo de violência, seja ela cometida pelo companheiro ou por qualquer outro homem. Ela disse na Peperi que a mudança que ela está propondo vai atender um número maior de vítimas de violência doméstica.

Além de analisar as principais notícias da semana, a edição do último sábado do Peperi Rádio Repórter contou com a presença do médico urologista, ALEXANDRE COSTA LIMA. O assunto foi o Novembro Azul, mês dedicado à saúde do homem. Conforme o médico, o mês de novembro é de extrema importância, porém, lembrou que os homens devem ter o cuidado com a saúde em todos os meses do ano. Segundo ALEXANDRE, no Brasil são 65 mil novos casos de câncer todos os anos, sendo que a média é de 62 vírgula nove novos casos por cada cem mil habitantes.

Outro dado trazido pelo médico ALEXANDRE COSTA LIMA é que um em cada nove homens terão câncer de próstata. Ele disse que com base nas estimativas é possível afirmar que seis em cada 10 homens acima dos 50 anos terão câncer. Ele comentou que a idade média dos pacientes com a doença é de 66 anos. Outra informação é que a cada 41 homens, pelo menos um vai morrer com essa doença, sendo a segunda causa de morte mais comum para os homens brasileiros. Ele finalizou os dados dizendo que o país registra uma morte a cada 45 minutos e um diagnóstico de câncer de próstata a cada sete minutos. O médico ALEXANDRE COSTA LIMA ressaltou que se o diagnostico foi feito no início da doença, a chance de cura é de 95 por cento.

Os números apresentados no último sábado no Peperi Rádio Repórter demonstram que o assunto é extremamente preocupante e por isso merece atenção devida dos homens. O urologista ALEXANDRE COSTA LIMA revelou que nos últimos anos a doença aumentou, porém, lembrou que a procura dos homens por tratamentos também aumentou, demostrando assim um cuidado maior por parte dos homens. Sobre o tratamento em casos de câncer de próstata, ele ressaltou que depende de diversos setores, entre eles, o estágio avançado da doença, a idade do paciente e o estado clínico do homem que procura atendimento médico.

O exame do toque retal é fundamental para a descoberta precoce do câncer de próstata. A afirmação é do médico urologista, ALEXANDRE COSTA LIMA. De acordo com ele, o exame de PSA também é importante, além de um acompanhamento continuo com um profissional da área. Ele destacou que no início o câncer de próstata não apresenta nenhum sintoma e quando paciente começa a apresentar, o estágio da doença já é avançado. Ele frisou que homens com idades acima de 50 anos devem realizar o exame anualmente e reforçou que a doença diagnosticada precocemente tem chance de cura de 95 por cento.

O último debate do projeto Eleições 2020 da Peperi teve grande repercussão nas redes sociais. A live do programa no Facebook do Portal da Peperi teve mais de dois mil comentários. O debate de sábado teve duas horas de duração e reuniu os candidatos ADILSON PANDOLFO do PT, JOÃO GRANDO do MDB e WILSON TREVISAN do PSD. No primeiro bloco, eles responderam às perguntas formuladas pelo Conselho das Entidades Empresariais, Sindicatos Rurais e Coletivo Sindical. Ao longo do programa, cada candidato fez duas perguntas ao oponente com tema livre. Entre os assuntos abordados apareceram questões como turismo, cultura, asfalto, saúde e financiamentos públicos. O debate na íntegra está disponível no Youtube e no Facebook do Portal da Peperi.

Os candidatos a prefeito de São Miguel do Oeste apresentaram uma visão muito parecida sobre o questionamento do Coletivo Sindical a respeito da mobilidade urbana e do transporte coletivo. O candidato do MDB, JOÃO GRANDO, disse que a grande questão é a necessidade de formação de uma consciência e cultura para utilizar o transporte coletivo. Ele comentou que o município deve fazer a construção de um terminal urbano e ampliar os horários e as rotas, inclusive com veículos menores para os passageiros. GRANDO também pretende dar subsídio para as passagens a fim de incrementar o transporte coletivo e ampliar os eixos cicloviários para estimular a bicicleta como meio de transporte. Outro ponto que ele defendeu foi o fim das vias de mão única.

O candidato do PT, ADILSON PANDOLFO do PT afirmou no debate de sábado que o sistema de transporte coletivo deve ser abrangente e ter roteiros além das ruas principais. Ele disse que é preciso ampliar os horários dos ônibus e sensibilizar a população para o uso do transporte coletivo. PANDOLFO também defende a implantação de um terminal urbano para integrar bairros e centro. O candidato do PT comentou que o município tem potencial para melhorar o sistema de transporte público, mas que isso depende das ações do poder público. Ele também disse que também vai trabalhar para incentivar outras formas alternativa de transporte na cidade, como a bicicleta.

O candidato do PSD, WILSON TREVISAN disse no debate de sábado que o atual governo municipal criou o maior programa de mobilidade da história São Miguel. Ele afirmou isso foi possível com muito planejamento e começou com a implantação do estacionamento rotativo. TREVISAN também citou o projeto de ligação interbairros e bairro centro com a pavimentação asfáltica de cerca de 220 quadras na cidade. O candidato do PSD disse ainda que foi lançada uma nova licitação para o transporte coletivo que prevê, também, a criação do terminal urbano. Ele citou que pretende trabalhar para melhorar o sistema, mas ponderou que é preciso criar o hábito de usar o transporte coletivo.

A Peperi vai apresentar um programa especial no próximo sábado sobre as eleições do dia 15 de novembro. O Especial terá entrevistas com representantes do Tribunal Regional Eleitoral, do Ministério Público, chefes de cartórios eleitorais da região, mesários e eleitores. O programa vai trazer todas as informações sobre a votação de domingo, os cuidados e protocolos sanitários e a organização da justiça eleitoral. O Especial Eleições 2020 começa ás oito horas da manhã de sábado e também será veiculados nas emissoras da Peperi no extremo-oeste.

Uma colisão frontal deixou ao menos duas pessoas feridas no sábado à noite em São Miguel do Oeste. O acidente foi na SC-492 na Linha Caxias. Segundo apurado no local pela reportagem da Peperi um Gol de Mondaí seguia sentindo á São Miguel do Oeste quando precisou desviar de um animal que atravessava a pista e colidiu frontalmente contra um Pálio, conduzido por uma mulher que seguia sentido á Bandeirante. Com o impacto, os veículos tiveram danos de grande monta e ficaram sobre a pista. As vítimas, o homem e uma mulher, apesar da gravidade do impacto tiveram ferimentos considerados leves. Os moradores aproveitando a presença da Peperi fizeram uma cobrança aos órgãos responsáveis para implantar uma lombada no local, a fim de evitar futuros acidentes. As fotos e um vídeo estão no Portal da Peperi na internet.

Uma residência foi completamente destruída pelas chamas neste final de semana. O fato foi registrado sábado à tarde no bairro Vila Nova em Iporã do Oeste. No local, havia uma casa de madeira onde residia um casal e uma idosa de 96 anos. No momento do incêndio o casal não estava em casa, e a idosa estava acompanhada de uma cuidadora. As duas conseguiram sair a tempo do local assim que perceberam o fogo. Conforme a cuidadora, as chamas teriam começado na sala. Os bombeiros e a Polícia Militar foram acionados e utilizaram 12 mil litros de água no combate ao incêndio. As fotos estão disponíveis no Portal da Peperi na internet.

Um homem foi preso no final da tarde de ontem por tráfico de drogas no bairro Andreatta em São Miguel do Oeste. O local é conhecido por ser ponto de venda e consumo de drogas. Conforme os policiais, em rondas eles suspeitaram da movimentação. O proprietário passou mal e precisou ser atendido pelo Corpo de Bombeiros. No interior da residência os policiais encontraram parte de um tijolo de maconha de cor marrom, além de 650 reais em espécie e quatro facas de cozinha com restos de maconha. Em um móvel, parte da droga já estava separada para a venda. Uma bucha de maconha e 109 reais em dinheiro também foram localizados durante a ocorrência.

Outras seis pessoas foram presas neste final de semana nos municípios da região. Os fatos foram em São Miguel do Oeste, Belmonte e Guaraciaba. Em São Miguel do Oeste foram ao menos três prisões, sendo pelos crimes de furto, descumprimento de medida cautelar e crimes de trânsito. Já em Belmonte a prisão ocorreu, pois um homem estava com mandado de prisão em aberto. Em Guaraciaba a prisão ocorreu devido à posse ilegal de armas de fogo, além de ameaça e lesão corporal. O proprietário da residência foi preso e outro homem que estava no local também foi preso. Todos foram encaminhados para a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.

Ao menos quatro incêndios foram registrados neste final de semana na região. Os fatos foram em São José do Cedro, Campo Erê e em uma mata da Argentina que fica na divisa com o município de Guaraciaba. Em São José do Cedro o incêndio foi em uma área de reflorestamento de eucalipto. No mesmo local, o Corpo de Bombeiros já havia atuado no inicio da semana passada no combate as chamas. Na ocorrência deste final de semana, foram destruídos quatro mil metros quadrados de vegetação. Já em Campo Erê, um incêndio de grandes proporções atingiu uma lavoura de trigo de aproximadamente seis mil metros quadrados. Ainda em Campo Erê, outro incêndio foi registrado em uma reserva de mata nativa. As chamas estavam se alastrando para uma lavoura de trigo e para uma área de pastagem. O fogo atingiu cerca de três alqueires de terra. Já na mata da Argentina que fica próximo a Linha Ouro Verde um incêndio de grandes proporções atingiu uma reserva florestal. O tamanho das perdas não foi divulgado.

A Polícia Militar Ambiental flagrou neste final de semana em São Miguel do Oeste uma rinha de galo no interior do município. Durante a fiscalização, os Policiais constataram que o ato se realizava no interior de um galpão em uma propriedade rural, com a presença de diversas pessoas. Ao avistar os policiais, algumas acabaram fugindo em direção a uma mata. O proprietário da propriedade também fugiu. Apesar da fuga, a Polícia coletou informações para identificação dos envolvidos. No local, diversos animais apresentavam lesões leves, sendo que 10 pessoas foram identificadas e autuadas. Os animais e materiais utilizados na prática e anotações referentes aos embates foram apreendidos. A multa ultrapassa os 145 mil reais

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.