-AVIÕES E NAVIOS CHEGAM AO AMAPÁ PARA AUXILIAR ESTADO EM MEIO A APAGÃO
-CIDADES CATARINENSES TÊM ATOS PEDINDO JUSTIÇA SOBRE CASO MARIANA FERRER-
-CARTÓRIO ELEITORAL DIVULGA ALTERAÇÕES EM LOCAIS DE VOTAÇÃO NA COMARCA DE ITAPIRANGA
-CIDASC REGULAMENTA ALIMENTOS COLONIAIS PARA PRODUÇÃO EM ESTABELECIMENTOS COM INSPEÇÃO ESTADUAL
-CONHEÇA AS PROPOSTAS APRESENTADAS PELOS CANDIDATOS DE IPORÃ DO OESTE EM DEBATE NA RÁDIO OESTE
-AUMENTO NO CONSUMO DE ÁGUA QUEBRA RODÍZIO DE ABASTECIMENTO DA CASAN
-ADOLESCENTE MORRE EM ACIDENTE ENTRE MOTO E CAMINHÃO
-COMUNIDADE SE MOBILIZA PARA AUXILIAR FAMÍLIA QUE PERDEU CASA E BENS EM INCÊNDIO
O tempo na região Extremo Oeste é instável com pancadas isoladas de chuva. A previsão para as próximas horas é de tempo instável com chuvas isoladas. A máxima das últimas horas foi de 23 graus e a mínima deve ser de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ...graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 48 centavos. O euro está valendo seis reais e 50 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
O presidente eleito na Bolívia, LUIS ARCE, tomou posse neste domingo ao lado do vice DAVID CHOQUEHUANCA. Em seu discurso o novo presidente pregou a união, exaltou a democracia e afirmou que este é o início de uma nova etapa na história do país. ARCE foi ministro no governo do ex-presidente EVO MORALES e é considerado o cérebro das reformas econômicas. Ele obteve 55 vírgula um por cento dos votos válidos. Seu principal rival na disputa, o ex-presidente CARLOS MESA, atingiu 29 por cento dos votos, e se recusou a reconhecer a derrota. A cerimônia de posse ocorreu um ano após a renúncia de EVO MORALES, que ficou quase 14 anos no poder.
JOE BIDEN foi eleito neste sábado o quadragésimo sexto presidente dos Estados Unidos. A vitória foi anunciada após projeções de institutos e meios de comunicação indicarem a vitória do democrata na Pensilvânia. Com isso, BIDEN ultrapassou os 270 delegados no colégio eleitoral. / O presidente DONALD TRUMP não reconheceu o resultado e disse que vai recorrer a Justiça. Sem apresentar provas, TRUMP reclama de uma suposta fraude na apuração de alguns estados em que perdeu. Até agora, nenhuma autoridade reportou qualquer irregularidade na contagem dos votos. TRUMP é o primeiro presidente a perder uma reeleição em quase 30 anos.
A equipe de transição do presidente eleito dos Estados Unidos, JOE BIDEN lançou neste domingo um site para fornecer informações sobre a transferência de poder para a nova administração. A plataforma descreve quatro prioridades imediatas para o novo governo, sendo a pandemia do coronavírus, a recessão econômica, as mudanças climáticas e o racismo sistêmico. Além do site, também foram criadas contas no Facebook, Twitter e Instagram com o nome @Transition46. Ao fazer do combate ao coronavírus sua prioridade imediata, o presidente eleito dos Estados Unidos, JOE BIDEN, anunciará hoje uma força-tarefa de 12 integrantes para lidar com a pandemia.
O Ministério Público do Rio de Janeiro afirmou neste final de semana que o patrimônio ilícito acumulado pelo senador FLÁVIO BOLSONARO entre 2010 e 2014 por meio de rachadinhas somou quase um milhão de reais. O valor consta na denuncia apresentada na última semana ao Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio e se refere à diferença entre as despesas da família do Senador e a renda declarada pelo casal durante o período. Para o Ministério Público, FLÁVIO não teria como explicar gastos que somam 977 vírgula seis mil no intervalo de cinco anos. A defesa do senador nega as acusações.
Foi divulgado na tarde de ontem ainda o cronograma de rodízio de fornecimento de energia elétrica nas 13 cidades do Amapá atingidas pelo apagão da noite da última terça-feira. A alternância no serviço acontece até a conclusão do restabelecimento total no estado, previsto pelo Ministério de Minas e Energia para o próximo final de semana. A divisão foi feita pela Companhia de Eletricidade do Amapá e o sistema funciona com duração de pelo menos seis horas para cada região, porque, segundo a CEA, só cerca de 65 por cento da capacidade do sistema elétrico foi restabelecido. Em alguns locais, a luz sequer retornou.
Navios da Marinha e aviões da Força Aérea começaram a chegar ao Amapá trazendo geradores, combustíveis, profissionais de saúde e alimentos, em meio à crise que deixou o Estado sem energia elétrica desde a última terça-feira. Segundo o Ministério da Defesa, neste domingo dois aviões da Força Aérea transportaram seis geradores para capital do Estado, Macapá. No sábado, as aeronaves já haviam levado outros dois geradores, além de uma carreta e um trator para transportá-los. No total, os aviões da Força Aérea já entregaram em Macapá cerca de 29 toneladas de material. A Operação também conta com 360 militares do Exército e 12 viaturas atendendo a região. Dois navios da Marinha também estão a caminho do Amapá e transportam profissionais da Saúde, além de gêneros alimentícios, medicamentos e combustíveis.
O governo do Estado divulgou na noite de ontem que Santa Catarina tem 274 mil 621 casos confirmados de coronavírus, com três mil 211 mortes. Apesar da divulgação, a Secretaria de Estado da Saúde avisou em nota que os dados são parciais, já que ainda há dificuldades de acesso aos sistemas do Ministério da Saúde por causa de um ataque hacker. Os dados da base do Sistema Único de Saúde ainda não foram normalizados, conforme a secretaria.Atualmente o Estado contabiliza 257 mil 953 pessoas recuperadas e 13 mil 457 seguem em tratamento. A taxa de ocupação de leitos da UTI na rede pública é de 67 vírgula 39 por cento.
O Governo do Estado publicou na última sexta-feira uma portaria que permite a realização de eventos e competições esportivas de todas as modalidades. De acordo com o documento, a autorização é válida a partir do nível de risco Grave, cor laranja, da classificação da Matriz de Avaliação de Risco Potencial Regional. Para a realização dos eventos é preciso atender todas as exigências descritas, principalmente com relação à proibição de público e a permanência e circulação de torcedores nas áreas externas ou contíguas aos locais do evento e competição. Entre as medidas, está previsto o preenchimento de questionário dos atletas e inquérito epidemiológico. As modalidades com contato direto e as coletivas devem realizar teste rápido com pesquisa de antígeno Covid-19 em até 24 horas antes das partidas. Caso um ou mais membros da equipe testem positivo, a qualquer momento, a equipe não poderá participar da competição e deve ser orientada a procurar o serviço de saúde.
Pelo menos três municípios de Santa Catarina tiveram atos neste sábado pedindo o fim da violência contra a mulher e justiça no caso MARIANA FERRER. Dezenas de pessoas, principalmente mulheres, foram às ruas em Joinville, Criciúma e Florianópolis. Na última quarta-feira também ocorreram protestos em Florianópolis e Chapecó. MARIANA FERRER acusa o empresário ANDRÉ DE CAMARGO ARANHA de tê-la estuprado em dezembro de 2018, durante uma festa em um beachclub de Florianópolis. Ele foi absolvido pela Justiça. O vídeo da audiência foi divulgado na semana passada e o tratamento dado à jovem provocou indignação em boa parte da população.
-CARTÓRIO ELEITORAL DIVULGA ALTERAÇÕES EM LOCAIS DE VOTAÇÃO NA COMARCA DE ITAPIRANGA
-CIDASC REGULAMENTA ALIMENTOS COLONIAIS PARA PRODUÇÃO EM ESTABELECIMENTOS COM INSPEÇÃO ESTADUAL
-CONHEÇA AS PROPOSTAS APRESENTADAS PELOS CANDIDATOS DE IPORÃ DO OESTE EM DEBATE NA RÁDIO OESTE
-AUMENTO NO CONSUMO DE ÁGUA QUEBRA RODÍZIO DE ABASTECIMENTO DA CASAN
Cartório Eleitoral divulga alterações em locais de votação na comarca de Itapiranga. Ocorreu redução de urnas nos quatro municípios de abrangência da Comarca e com isso também terá menor número de mesários. O chefe do Cartório Eleitoral BRUNO MARRONI destaca que Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis e Iporã do Oeste possuíam juntos 108 seções com atuação de 432 mesários. Este ano serão apenas 82 seções e 328 mesários. As maiores reduções ocorreram nas escolas Padre Vendelino Seidel de Iporã do Oeste e São Vicente de Itapiranga, as duas terão quatro seções a menos nesta eleição. Já nas escolas Madre Benvenuta de São João do Oeste, Porto Novo de Itapiranga e Padre Balduíno Rambo de Tunápolis serão duas seções a menos. O município de Iporã do Oeste ainda teve redução para apenas uma seção na comunidade de São Lourenço. São João do Oeste reduziu seções em Ervalzinho, Beato Roque e Cristo Rei.
Em Tunápolis o corte de locais de votação ocorreu ainda na comunidade de São Pedro. A maior redução de seções foi em Itapiranga, que além das escolas São Vicente e Porto Novo, na cidade, terá menor número de urnas em Conceição, Santo Antônio, Sede Capela, Soledade, Dourado, Santa Fé Alta e Popí. O chefe do Cartório Eleitoral, BRUNO MARRONI, lembra que Itapiranga é o maior colégio eleitoral com 12 mil 143 aptos a votarem. Iporã do Oeste aparece logo em seguida com sete mil 130 eleitores. São João do Oeste tem cinco mil e 99 eleitores. Já Tunápolis contabilizatrês mil 945 eleitores. A Comarca possui um total de 28 mil 315 eleitores, sendo que 22 mil 625 realizaram a biometria. MARRONI explica que nenhum eleitor será impedido de votar por questões de biometria.
Morcela branca e queijo de porco são regulamentados para produção em estabelecimentos com inspeção estadual. De acordo com o responsável pelo serviço de inspeção estadual na regional da Cidasc de Chapecó e integrante da comissão fixa do projeto Identidade e Qualidade dos Produtos de Origem Animal, Pique POA, JAMIL CORREIA DA SILVA JUNIOR, a regulamentação do queijo de porco ocorre após sete anos de estudos. Ele afirma que é também uma reivindicação dos produtores para valorizar um produto local, herdado dos antepassados. O responsável pelo serviço de inspeção estadual explica que as empresas com autorização para venda municipal ou estadual já vinham comercializando os produtos, que apesar de registrados, ainda não tinham uma norma padronizadora. A regulamentação se aplica as indústrias com inspeção estadual, mas as normas de produção podem ser seguidas também na inspeção municipal.
A partir de agora, a morcela branca e o queijo de porco possuem uma regulamentação microbiológica e físico química. O responsável pelo serviço de inspeção estadual na regional da Cidasc de Chapecó exemplifica que com a regulamentação fica especificado que a morcela terá no máximo 45% de gordura, no mínimo 12% de proteína, no máximo 70% de umidade e 0,3% de cálcio. JAMIL CORREIA DA SILVA JUNIOR explica que estes fatores vão regulamentar a análise do produto para identificar se atende os parâmetros de qualidade e se representa a sua identidade. Ele lembra que o que a Cidasc e o serviço de inspeção determinam são os parâmetros mínimos que a empresa deve seguir na produção, considerando que cada processo de produção possui um diferencial no uso dos ingredientes e que vão determinar o resultado final no sabor do alimento.
Candidatos a prefeito de Iporã do Oeste apresentam propostas no último debate eleitoral da Rádio Oeste FM. No sábado, estiveram nos estúdios da emissora NEREU BARTH, que tem como candidato a vice MAURO BARELLA, ambos do MDB, e ADÉLIO MARX do PSD, que tem como candidato a vice VALMOR REIS do PP. ADÉLIO é casado, pai de dois filhos, ingressou na polícia em 1996, quando foi eleito vereador, em 2000 vice-prefeito e em 2008 foi prefeito. Afirma que quer ser prefeito novamente para contribuir com o desenvolvimento de Iporã do Oeste, fazer um governo de diálogo e diz ter experiência e preparo para isso. NEREU é casado, pai de três filhos, foi eleito duas vezes como vereador e assumiu por várias vezes como secretário municipal, a exemplo da atual gestão nos setores da administração e educação. Afirma que quer ser prefeito para melhorar a condição de vida das pessoas por meio da política, com ações de desenvolvimento nos vários setores dando sequencia e ampliando programas já existentes.
No setor da saúde, ADÉLIO MARX cita como propostas atendimento igualitário desde a gestação até a terceira idade, manter as equipes de ESF com prioridade em ações promotoras e preventivas da saúde, implantar a equipe de atenção primaria com médico e enfermeira para visitas domiciliares e palestras, buscar recursos para compra de equipamentos, aprimorar o diagnóstico e agilizar o tratamento clínico, manter e ampliar as parcerias com o hospital como o auxílio financeiro para o plantão, a continuidade das cirurgias eletivas e partos pelo SUS, contratação de serviços da saúde para exames de laboratório, raio X, ultrassom e ressonâncias, viabilizar profissionais para consultas especializadas no município, exames clínicos e médicos e ampliar o investimento na farmácia básica do Centro Municipal de Saúde, transporte de pacientes para atendimento em outras cidades.
ADÉLIO MARX cita também programas de auxílios e equipamentos para pacientes doentes e com necessidades especiais, reativar programas de grupo como Vida Ativa, Bem Viver, Tabagismo, Alcoolismo, dores crônicas entre outros, criar ações estratégicas pós-pandemia e voltadas a saúde mental, implantar praticas integrativas e complementares de saúde para prevenção de doenças como depressão, ansiedade compulsão e hipertensão, implantar o programa Academia de Saúde com acompanhamento de fisioterapeuta e educador físico, manter parceria com o CAPS de Mondaí, além de melhorar e ampliar programas já existentes.
Para o setor de gestão pública, NEREU BARTH destaca como propostas o trabalho com o mínimo de cargos comissionados, escolher pessoas para estes cargos com conhecimento e capacidade para desempenhar suas funções, dar oportunidade aos servidores de carreira que já possuem conhecimento na gestão pública, agilizar os processos para abertura de empresas, e outros serviços, ter atenção com os recursos públicos em todos os setores com um bom planejamento, não tolerar corrupção, otimizar os recursos públicos, manter a transparência dos atos públicos, aumentar a eficiência e a agilidade no atendimento aos munícipes, ser parceiro do PRODELI, zelar pelo interesse público, fazer um governo sem privilégios, garantir atendimento igualitário e observar o princípio da legalidade.
Como propostas para a educação, ADÉLIO MARX cita atenção e apoio a todas as redes de ensino, investimentos para a rede municipal continue sendo destaque nos índices e na qualidade, valorizar os professores, oferta de formação continuada, assegurar plano de carreira, planejamento coletivo, implantação de uma equipe multidisciplinar com acompanhamento de classe para alunos especiais, ampliação das vagas na creche com a instalação de mais uma unidade escolar, aprimorar e readequar o transporte escolar, assegurar merenda escolar de qualidade para todos, incentivar os adolescentes, jovens e adultos na busca pela qualificação profissional, manter o convenio e apoiar o curso técnico em agricultura da Casa Familiar Rural, incentivar as atividades do CAESP e manter o convênio e buscar recursos com os governos para construção do centro de educação e cultura.
Em relação a obras e estradas, NEREU BARTH ressalta que se eleito dará continuidade a modernização e melhoria das estradas, com alargamento, atenção a pontes e bueiros, análise criteriosa quando houver necessidade de detonação, montar uma equipe especial para acessos e cascalhamentos nas propriedades o que será criado em lei por meio de projeto que deve ser enviado ainda este ano ao legislativo, continuidade dos serviços de horas máquina terceirizadas e dar continuidade a obras já encaminhadas como o asfalto em direção ao Frigorífico Europa e empresa Jantsch que está com o contrato assinado.
No bloco de perguntas entre os candidatos, ADÉLIO MARX questionou quais foram os encaminhamentos do atual governo no asfaltamento de ruas pelo Avançar Cidades. NEREU BARTH respondeu que Iporã do Oeste foi o primeiro município do país a assinar este projeto, e considera importante este financiamento para as obras. Ele entende que faltou dialogo com as famílias em relação às obras, e cita que as parcelas referentes à contribuição de melhorias podem ser de 36 meses ou mais, a valores de até no mínimo 50 UMRF. 12 ruas foram asfaltadas. NEREU comenta que foram investidos mais de quatro milhões e 650 mil reais no asfaltamento das ruas, foi feita toda a preparação das ruas, o município irá pagar em torno de 20% do custo, 250 mil reais, e o restante que será pago pelos munícipes irá depender da valorização de cada lote, sendo que o valor ainda não foi definido, mas não deverá ser alto. ADELIO disse na réplica que o diálogo e a transparência com os municípios deveria ter sido pensado logo, e considera que as obras geraram insatisfação e preocupação aos moradores. Disse que o asfaltamento se estende por dois anos, terá que ser pago em 20 anos, gerou transtornos e apresenta irregularidades.
NEREU BARTH questionou ADÉLIO MARX qual a sua razão de voltar à política, já que por várias vezes disse não querer mais ser prefeito. Na resposta, ADÉLIO diz que se lançou candidato novamente por cobranças da população, de amigos, do antigo PMDB hoje MDB, por se sentir melhor preparado e avalia que não se juntou com inimigos, porque não os possui, mas trabalhou em conjunto para um bom projeto em prol do município. NEREU afirma que fez a pergunta porque as pessoas não conseguem entender como ADÉLIO se juntou com seus antigos adversários, inclusive foi condenado a prestar serviço voluntário por questões políticas, e há questionamentos de pessoas ligadas a partidos de sua coligação se é possível confiar no candidato oponente.
ADÉLIO MARX perguntou ao oponente, para que, como secretário de administração e chefe de gabinete do atual governo, explique quais eram os critérios para alargamento e detonações nas estradas municipais e se os proprietários das terras foram consultados para as obras, considerando que agricultores ficaram sem o serviço de acesso e cascalhamento em suas propriedades. NEREU BARTH respondeu que o DTO foi o responsável pela avaliação das obras, e produtores e transportadores estão felizes com o resultado do trabalho nas estradas. Ele diz que se eleito prefeito terá critérios diferentes adotando o diálogo com as famílias e análise mais criteriosa para as detonações, para a continuidade destes investimentos. Na réplica, ADELIO considera que NEREU poderia ter se imposto mais caso não concordasse com definições do atual governo. Diz que foram gastos mais de dois milhões de reais em detonações, e mais de um milhão em serviços de máquina terceirizado, e considera que faltou bom senso na aplicação do dinheiro público.
NEREU BARTH questionou ADÉLIO MARX se conhece o funcionamento e quais os programas criados na atual gestão, já que tem citado que pretende manter as ações já em andamento caso eleito. ADELIO diz que no setor da saúde, por exemplo, possui envolvimento desde jovem, e cita que uma das obras mais importantes do seu governo foi a construção do centro municipal de saúde, além 636 cirurgias eletivas, mais de dois mil exames, mais de mil 600 mamografias e ampliação da equipe do ESF. Ele reconhece que muito foi feito pela saúde na atual gestão, mas ainda mais pode ser feito para a redução das filas de espera por procedimentos.
Na réplica NEREU BARTH comentou que foram realizadas na atual gestão dez mutirões de catarata, que beneficiaram 700 munícipes, e mais de sete mil e 300 pessoas da região, tornando o hospital uma referencia estadual nestes procedimentos, foram realizadas mais de 300 cirurgias de ortopedia, referenciadas cirurgias de otorino, vascular, cirurgias gerais, totalizando mais de mil e 400 procedimentos em três anos, ações realizadas com recursos próprios. Ressalta que também aumentou de 34 para 97 o número de exames fornecidos pelo posto de saúde, e os partos voltaram a serem realizados em Iporã do Oeste. NEREU enfatiza ainda que haviam mais de 800 pessoas na lista de espera por ressonância, e devido a economia de recursos, o processo foi agilizado e em dois meses o paciente é atendido.
NEREU BARTH questionou o candidato ADÉLIO MARX se realmente irá pagar o bônus já a partir de primeiro de janeiro, como está anunciando, mesmo considerando as dificuldades financeiras impostas pela pandemia. ADÉLIO diz que o bônus é uma das principais reivindicações que tem ouvido durante a campanha, mas a principal questão é a reclamação de abandono de agricultores que foram deixados sem acesso e serviço de máquina na propriedade. Ainda sobre o bônus, cita que o plano de governo prevê que este programa será pago durante o ano e avaliado com o conselho municipal de agricultura, que neste mandato esteve poucas vezes reunido. ADELIO comenta que dos mil e 300 agricultores com bloco, apenas 570 tiveram acesso a algum incentivo ou subsídio do município, já os demais não foram beneficiados. NEREU diz que o pagamento do bônus é um questionamento feito porque estavam sendo beneficiadas pessoas que não eram agricultoras, e por isso em torno de 500 blocos não foram renovados. Ele considera que da forma antiga o bônus não deve ser pago, pois existem outros incentivos agrícolas importantes.
ADELIO MARX cita que somente o seu partido, PSD, destinou quase 800 mil reais em emendas para a saúde, incluindo o hospital. Ele questiona qual o motivo da secretaria de saúde não ter repassado parte deste recurso para o hospital. NEREU BARTH explicou que foi encaminhado um projeto de lei ao legislativo para o repasse, mas por ser período eleitoral, não foi possível no momento. Ele garante que nunca o hospital esteve tão bem financeiramente como agora, em função da parceria com a secretaria de saúde e administração. NEREU comenta que pelo MDB, somente pelo deputado CELSO MALDANER, foram três milhões e 800 mil para o município. ADELIO recorda que quando ainda pertencia ao MDB, conquistou uma emenda de 700 mil do deputado CELSO para o hospital. Cita ainda outras emendas conquistadas para a instituição, e algumas que não foram devidamente repassadas.
No plano de governo de ADÉLIO e VALMOR, NEREU BARTH cita que está prevista a construção de uma nova creche, e questiona o oponente se ele sabe o quanto isso representa em investimentos. ADÉLIO MARX diz que sabe dos custos, mas não irá deixar de construir uma creche pela preocupação com folha de pagamento ou estrutura, pois é preciso buscar recursos e ampliar o número de vagas para a educação infantil. Ele recorda que na sua gestão quando da construção da creche foi implantado também o turno integral, e é preciso pensar na demanda futura. NEREU destaca que na atual gestão foram concluídas mais duas salas de aula na creche, ampliando em mais 50 vagas, em que seria possível atender a demanda, mas devido a pandemia não foi possível. Ele complementa que o atendimento integral foi reduzido devido ao alto custo e para garantir maior qualidade. NEREU questiona que com mais uma creche os gastos na educação irão aumentar muito, e é preciso pensar também nos outros setores.
ADÉLIO MARX ressalta que a ampliação do centro dos idosos já estava em andamento no final da gestão anterior, com parte de recursos de emenda, e questiona o oponente quais foram os motivos da demora na conclusão da obra. NEREU BARTH afirma que o espaço não foi construído para ser um centro de idosos, pois a finalidade eram oficinas do CRAS, e foi necessário adequar o espaço conforme a necessidade dos idosos. Ele diz que as pessoas da terceira idade foram ouvidas, e a obra demorou para que tudo ficasse de acordo com as necessidades. ADÉLIO enfatiza que quando foi vice-prefeito em sua gestão conseguiu 100 mil reais para a construção do centro, e obras em vários municípios serviram de base para implantação deste espaço. Ele considera que a demora na conclusão da ampliação na atual gestão prejudicou as atividades da terceira idade, e idosos tem reclamado que perderam a autonomia para usar o espaço.
ADÉLIO MARX recorda que nas eleições de 2016 a atual gestão prometeu resolver o problema do abastecimento de água na cidade, já a partir de janeiro de 2017, e questiona o oponente sobre como vê esta questão tanto na cidade como no interior e porque o problema não foi resolvido. NEREU BARTH enfatiza que todos os candidatos das eleições anteriores tinham esta proposta em seus planos de governo, mas o problema não é tão simples de resolver. Ele afirma que foram feitas reuniões na tratativa de buscar recursos com o estado para resolver a questão, e considera que é necessária maior colaboração da população no uso consciente da água. NEREU aponta como soluções o abastecimento com água dos rios Macaco Branco ou Antas para abastecer a estação de Pirapó. ADÉLIO diz que quando prefeito, a perda de água que vinha do Rio Pirapó era de mais de 40%, e com os vazamentos eliminados, a perda reduziu para menos de 20%. Na atual gestão, ADÉLIO afirma que não ocorreu mais o empréstimo de máquinas da prefeitura para a Casan, e por desacordos um investimento de mais de três milhões pelo órgão não ocorreu. Considera que é preciso maior incentivo para que os moradores invistam em reservatórios de água.
NEREU BARTH destaca que o oponente está respondendo a um processo, em que já foi condenado em primeira instância, com mais de 200 mil bloqueados. Comenta que o candidato oponente a vice-prefeito ingressou com uma ação contra a prefeitura para cobrar décimo terceiro e adicional de férias, mesmo sabendo que não teria direito a estes benefícios quando assumiu. NEREU questiona se é dessa forma que o candidato oponente se preocupa com dinheiro público. ADÉLIO MARX diz que o processo que responde é um ato de improbidade administrativa, em que já foi feito o recurso, e se trata de um funcionário da prefeitura que estava em situação irregular, trabalhando em local que não era público, e que foi contratado na primeira administração e havia trabalhado com todos os prefeitos até a gestão anterior a sua.
ADÉLIO MARX ressalta que até então não havia sido disponibilizados os equipamentos para o trabalho deste funcionário, apenas era feita a cedencia para que continuasse trabalhando. ADÉLIO justifica que houve uma denúncia no final do seu mandato, e não era possível pelo concurso uma realocação do funcionário. Ele afirma que o oponente também já entrou com ações contra o município reivindicando direitos, e na atual gestão são mais de 40 processos de munícipes contra a prefeitura. NEREU afirma que entrou com processo porque era um direito, relacionado ao piso do magistério, que foi negado na gestão anterior, mas concedido pela justiça. No encerramento de sua fala garante que NEREU e MAURO são ficha limpa, e farão bom uso do recurso público. Após um roteiro de cinco debates, no próximo sábado, dia 14, que antecede o dia da votação, será realizado o programa Especial Eleições 2020 pelas emissoras afiliadas da Rede Peperi.
Aumento no consumo de água quebra rodízio de abastecimento da Casan em Iporã do Oeste. Na última quarta-feira a Casan iniciou um rodízio no abastecimento de água, em que um dia seria abastecida a parte alta e no outro dia a parte baixa da cidade. Conforme o gerente da unidade local, LUIZ MICKA, a demanda diária, que era de cerca de 300 metros cúbicos, aumentou para 500, considerando que os reservatórios já estão muito baixos e o Rio Pirapó, que abastece a Estação de Tratamento de Água da Casan, está sem água em vários pontos. Ele cita que nos dias de maior consumo, sexta e sábado últimos, a demanda que era em média de 600 metros cúbicos, passou dos mil metros cúbicos nestes dois dias. MICKNA comenta que isso se deve ao fato da preocupação com a falta de água, em que os moradores providenciaram reservatórios para garantir o armazenamento em mais dias.
A conseqüência foi à quebra no rodízio final de semana porque com maior consumo em algumas casas, outras próximas acabaram não recebendo água. Com a chuva de hoje, o gerente local da Casan afirma que a expectativa é que a situação seja amenizada, mas mesmo assim, é fundamental a contribuição de todos com o uso consciente da água, priorizando as necessidades básicas, como higiene e consumo. LUIZ MICKNA destaca que no momento a água está sendo captada apenas do rio Pirapó, mas estão sendo feitas as tratativas para captação também do Rio Macaco, que da mesma forma, está com o nível baixo. Ele lembra que a dificuldade também tem sido a disponibilidade de veículos para o transporte, principalmente da água tratada, pois são várias exigências a serem cumpridas. Nesta segunda-feira a Casan pretende normalizar o rodízio, sendo que a região beneficiada é a parte alta da cidade, intercalando amanhã com a parte baixa.
-ADOLESCENTE MORRE EM ACIDENTE ENTRE MOTO E CAMINHÃO
-COMUNIDADE SE MOBILIZA PARA AUXILIAR FAMÍLIA QUE PERDEU CASA E BENS EM INCÊNDIO
Incêndio em lavoura de trigo atinge seis mil metros quadrados. Por volta das 14 horas de sábado a guarnição dos bombeiros de Campo Erê foi acionada para atender uma ocorrência de incêndio em vegetação. O sinistro ocorreu em uma lavoura de trigo nas margens da SC 160, próximo a CTG. Edificações vizinhas também apresentavam risco com o incêndio, porém os moradores conseguiram conter o avanço das chamas. A guarnição utilizou as técnicas de combate direto com sopradores e aceiro mecânico realizado com maquinário agrícola da propriedade. O incêndio atingiu cerca de seis mil metros quadrados, sendo controlado em aproximadamente uma hora. Durante os procedimentos a guarnição foi informada por funcionários da fazenda que uma colheitadeira apresentava princípio de incêndio. A provável causa do início do fogo na lavoura esteja associado a vegetação em chamas devido ao contato com a colheitadeira.
Bombeiros trabalham três horas e meia em incêndio no interior. O fato ocorreu na Linha São João da Taborda, interior de Campo Erê. Por volta das 17 horas de ontem Bombeiros de Campo Erê foram acionados para combater um incêndio florestal em uma reserva de mata nativa que se alastrava para uma lavoura de trigo já colhido e também para uma área de pasto. No local, para combater o incêndio, a guarnição utilizou técnicas de combate direto, com uso de sopradores, bombas costais e abafadores. O trabalho durou três horas e meia. O local afetado pelas chamas, segundo os bombeiros, era de difícil acesso por ser uma região muito íngreme. O fogo atingiu cerca de três alqueires de terra, sendo de dois proprietários. Conforme os bombeiros, informações colhidas no local indicam que o incêndio tenha origem por ação humana direta devido à queima para a limpeza de uma pequena lavoura.
PMA flagra rinha de galo no interior de SMOeste. O fato ocorria no interior de um galpão, com a presença de diversas pessoas. Algumas fugiram em direção à mata ao avistar os policiais, inclusive o proprietário do local, porém, foram coletadas informações para posterior identificação destas. Diversos animais apresentavam lesões em virtude dos embates, motivo pelo qual foram autuadas 10 pessoas que participavam, além das demais que serão identificadas, sendo expedidos autos de infração ambiental que totalizaram mais de 145 mil reais em multa. Além dos animais, também foram apreendidos materiais utilizados na prática como biqueiras e esporas artificiais, além de anotações referentes aos embates. Os responsáveis responderão a processo administrativo e a processo criminal junto à Comarca. Todo ato que possa causar lesão, abuso ou sofrimento aos animais se caracteriza crime ambiental de maus tratos.
PM prende homem por tráfico de drogas em São Miguel do Oeste. A Polícia Militar prendeu um homem por volta das cinco e meia da tarde de ontem no bairro Andreatta. De acordo com informações obtidas pela reportagem do Portal Peperi, o local é conhecido por ser ponto de venda e consumo de drogas. Em rondas os PMs suspeitaram da movimentação e o proprietário da residência tentou fugir e dispensar um torrão de maconha. Dentro da residência os militares encontraram aproximadamente 200 gramas de maconha, além de aproximadamente 770 reais. O homem foi detido e encaminhado ao plantão policial para a lavratura do flagrante.
Colisão frontal deixa feridos em SMOeste. O acidente foi registrado por volta das 22 horas de sábado, na SC 492 em linha Caxias. Segundo apurado no local pela reportagem, o Gol com placas de Mondaí seguia sentindo a São Miguel quando precisou desviar de um animal que atravessava a pista e colidiu frontalmente contra um Palio, conduzido por uma mulher que seguia sentido a Bandeirante. Com o impacto, os veículos tiveram danos de grande monta e ficaram sobre a pista. As vítimas, o homem e uma mulher, apesar da gravidade do impacto tiveram ferimentos considerados leves. O corpo do bombeiros conduziu as vítimas para o hospital. A polícia militar também foi acionada e fez o controle do trânsito até a chegada da PMR. Os moradores fizeram uma cobrança aos órgãos responsáveis para implantar uma lombada no local, afim de evitar futuros acidentes.
Buraco na SC 163 causa queda de moto. Por volta das 16 horas de sábado o Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionado para atender uma queda de moto na rodovia. No local foram encontrados dois ocupantes na motocicleta Yamaha Fazer, sentados ao lado da via, amparados por populares já sem o capacete de proteção. Os ocupantes estavam conscientes e orientados apresentando ferimentos causados pelo contato com a camada asfáltica. O homem teve escoriações nos braços e pernas, região abdominal e tórax. Já a mulher teve escoriações na perna e braço esquerdos. Os dois foram atendidos e encaminhados ao Hospital. Segundo relatos do condutor, ao entrar na curva e passar por buracos na rodovia ele perdeu o controle da moto e sofreu a queda.
Acidente deixa motorista ferido no interior. Uma saída de pista deixou uma pessoa ferida por volta das 17 horas deste domingo, na Linha Barra do Veado, interior de Descanso. O Corpo de Bombeiros atendeu o motorista, que apresentava ferimentos leves. Ele foi encaminhado ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste. A Polícia Militar foi empenhada para registrar os fatos e realizar os procedimentos de trânsito.
Polícia prende idoso condenado por estupro no interior de Itapiranga. A guarnição da Polícia Militar de Itapiranga cumpriu mandado de prisão na tarde de sábado, em linha Aparecida, interior do município. A prisão ocorreu após sentença definitiva pelo crime de estupro. O homem de 67 anos foi preso em casa e encaminhado para a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.
Adolescente morre em acidente entre moto e caminhão. Um menino, de 13 anos, morreu após um acidente entre uma motocicleta e um caminhão, na manhã de sábado na Linha Santo Antão, em Palmitos. Uma outra vítima ficou ferida. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Samu, foi acionado para atender a ocorrência. Ao chegar no local os socorristas constataram que o menino estava sem os sinais vitais. Ele estava na carona da motocicleta, que era conduzida por um jovem de 20 anos. O motociclista ficou ferido e precisou ser atendido pelo Samu. Ele foi conduzido ao hospital. De acordo com informações, tanto o adolescente quanto o jovem que conduzia a moto eram moradores de Águas de Chapecó. Não há detalhes de como aconteceu o acidente.
Comunidade se mobiliza para auxiliar família de Iporã do Oeste que perdeu casa e bens em incêndio. Na tarde de sábado, a família de LORI e JACI DILL teve a residência onde morava destruída pelo fogo, e praticamente todos os bens foram perdidos. Na casa de madeira, na rua Leandro Rodrigues, bairro Vila Nova, em Iporã do Oeste, morava além do casal, uma idosa de 93 anos. Uma imagem chamou a atenção de todos, em que no canto da casa ficou intacto o local em que havia a estátua de Nossa Senhora Aparecida. Após o ocorrido, várias pessoas e entidades se mobilizaram para contribuir com doações. A Rádio Oeste FM, por meio do comunicador CLAUDIR HECK e dos programas Misturadão e Domingo Alegre, lançou uma campanha de arrecadação de prêmios para uma rifa. Somente no final de semana, já foram várias doações em material de construção, serviço de pedreiro, o projeto arquitetônico para a casa nova, serviços de preparação do terreno para a construção, prêmios em geral e voluntários diversos que se disponibilizaram em ajudar no que for preciso.
Para doações da rifa, os interessados podem entrar em contato com o comunicador CLAUDIR, pelo número 9.9127-2152, de preferência fora do horário de expediente. E também com a Rádio Oeste pelo 3634 1714. Todos os prêmios estão sendo organizados, com o nome do doador, para futuramente deixar todas estas informações registradas. Assim que houver uma certa quantia em prêmios, será definido o início da venda e posteriormente o sorteio. Segundo a família, a maior necessidade no momento são doações em dinheiro ou material de construção, com a finalidade de construir a nova casa. Várias doações em móveis já foram recebidos, mas não há espaço para guardá-los pois a família está morando na casa de conhecidos. Também foi lançada uma vaquinha online para doações em dinheiro, em que a meta é arrecadar 150 mil reais. A Paróquia Nossa Senhora das Mercês também lançou uma campanha para receber doações em dinheiro, em que os interessados devem entrar em contato com a secretaria paroquial ou pelo número 3634 1135. Outra rifa está sendo organizada pela Armeria Pau de Fogo, em que a venda dos números está sendo feita na loja, ao valor de 10 reais. Todas as doações serão destinadas a família Dill.