ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 09-10-2023 Segunda-Feira

-SEGUNDA ETAPA DO PROGRAMA DESENROLA BRASIL COMEÇA NESTA SEGUNDA-FEIRA

-SC TEM MAIS DE 60 CIDADES EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA POR CAUSA DAS CHUVAS

-SETOR DE OBRAS TRABALHA NA MELHORIA DE ESTRADAS EM IPORÃ DO OESTE

-ABERTO PRAZO DE INSCRIÇÃO SUPLEMENTAR PARA VAGAS NO CONSELHO TUTELAR

-EDUCAÇÃO DE DESCANSO TEM ATIVIDADES ESPECIAIS NA SEMANA DAS CRIANÇAS

-MOBILIZAÇÃO CONTRA PREÇO DO LEITE ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABAIXO DO ESPERADO

-MOTOCICLISTA É LEVADO AO HOSPITAL APÓS SOFRER QUEDA NO INTERIOR

-MÃE E FILHA VÍTIMAS DE ACIDENTE PERMANECEM NA UTI DO HOSPITAL REGIONAL


O tempo é de sol entre muitas nuvens em Iporã do Oeste. A previsão para as próximas é de sol entre nuvens. A mínima das últimas horas foi de 14 graus e a máxima pode chegar a 24 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, 20 graus. Umidade relativa do ar 68 por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar começou a semana cotado em cinco reais e 16 centavos. O euro está valendo cinco reais e 43 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.

Israel afirmou nesta segunda-feira que restabeleceu o controle das comunidades ao redor da Faixa de Gaza. Há dois dias, o grupo armado Hamas lançou um ataque contra o território israelense. Nesta manhã, o porta-voz das forças militares de Israel afirmou que as tropas batalhavam em sete ou oito pontos nos arredores da Faixa de Gaza. O conflito, que chega ao terceiro dia nesta segunda-feira, provocou a morte de ao menos mil e 200 pessoas, sendo 700 em Israel, 493 na Faixa de Gaza e sete na Cisjordânia, segundo o balanço mais recente.

Cerca de 123 mil pessoas foram internamente deslocadas dentro da Faixa de Gaza, de acordo com levantamento da Organização das Nações Unidas divulgado nesta segunda-feira. Isso significa que os moradores precisaram deixar suas casas. Os dados levam em conta todas as pessoas que precisaram ser deslocadas desde o início do conflito entre o grupo armado Hamas e Israel, no sábado. A agência da ONU para palestinos refugiados informou que está abrigando milhares de pessoas em escolas na Faixa de Gaza. A organização afirmou ainda que existem relatos de escassez de alimentos na região.

A reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas sobre o conflito em Israel terminou sem declaração final. O encontro a portas fechadas foi presidido pelo Brasil na tarde deste domingo em Nova York, nos Estados Unidos. A previsão era de que não haveria consenso entre os embaixadores sobre as medidas que a organização deveria tomar neste momento. O grupo poderá se reunir mais vezes se os membros-integrantes pedirem. A ideia é que pelo menos um comunicado oficial do Conselho de Segurança com críticas aos atentados do Hamas, mas não necessariamente em defesa de Israel, seja emitido em um eventual segundo encontro para discutir o conflito.

O Ministério da Saúde informou neste sábado que afastou e iniciou o processo de exoneração do servidor responsável por um evento marcado por uma apresentação de dança considerada "inadmissível" pela pasta. O fato, que provocou a reação de parte da classe política, aconteceu durante o Encontro de Mobilização da Promoção da Saúde no Brasil. O evento foi realizado em Brasília na última semana. Um vídeo gravado por participantes do encontro mostra uma mulher rebolando, virada de costas para a plateia. A pasta informou ainda que criou uma curadoria de eventos, vinculada ao gabinete da ministra para avaliar "se as participações propostas estão adequadas com a conduta e com a missão institucional do Ministério da Saúde".

A segunda etapa do Programa Desenrola Brasil começa nesta segunda-feira, com a expectativa de beneficiar 32 milhões de brasileiros por meio da renegociação de 60 milhões de dívidas. De acordo com o Ministério da Fazenda, atualmente há 51 milhões de dívidas de pessoas físicas de até cinco mil reais e nove milhões que ultrapassam esse valor. O total de descontos chega a 126 bilhões de reais. O único meio que o cidadão tem para consultar as propostas de renegociação de cada credor, e aceitar ou não o desconto oferecido, é a plataforma do programa, no endereço desenrola.gov.br. O Programa Emergencial de Renegociação de Dívidas de Pessoas Físicas Inadimplentes terá duração até 31 de dezembro de 2023.

Os economistas do mercado financeiro elevaram marginalmente a expectativa de inflação em 2024, que passou de três vírgula 87 por cento para três vírgula 88. Para 2023, a estimativa de inflação ficou estável em quatro vírgula 86. As informações consta no relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. O levantamento ouviu mais de 100 instituições financeiras, na semana passada, sobre as projeções para a economia. Sobre o resultado do Produto Interno Bruto de 2023, o mercado financeiro manteve a previsão de crescimento estável, em dois vírgula 92 por cento. Já para 2024, a previsão de crescimento da economia do mercado financeiro permaneceu inalterada em um e meio por cento.

O governador JORGINHO MELLO solicitou ajuda a estados vizinhos em meio aos riscos de novos estragos causados pela chuva em Santa Catarina. Ele esteve em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, neste domingo acompanhando as ações da Defesa Civil. MELLO informou que entrou em contato neste sábado com o governador RATINHO JÚNIOR do Paraná solicitando dois helicópteros. Neste domingo, o governador paranaense confirmou nas redes sociais que um já foi enviado para auxiliar Santa Catarina. O governador salientou, ainda, que deve analisar as áreas afetadas após as chuvas para solicitar reparos nos danos. Ele também já abriu conversas com o governo federal para obtenção dos recursos.

O Instituto de Meio Ambiente prorrogou temporariamente o prazo de vencimento de licenças ambientais e processos administrativos de empreendimentos localizados em municípios declarados em situação de emergência pelas fortes chuvas que afetam Santa Catarina. Segundo Portaria publicada neste domingo no Diário Oficial, ficam suspensos, pelo prazo de 90 dias os prazos para o licenciamento ambiental e de processos administrativos de Auto de Infração Ambiental, defesa, recurso, juntadas de documentos, relatórios, condicionantes e exigências junto ao IMA, independente da fase que se encontrarem, desde que não afetem a condição ou possam prejudicar o meio ambiente. As ruas de vários municípios catarinenses amanheceram cobertas de água nesta segunda-feira, por conta do alto nível dos rios. A chuva forte que castiga Santa Catarina desde a última quarta, provocou alagamentos, deslizamentos, cancelamento de aulas e o bloqueio de rodovias.

O número de cidades atingidas por ocorrências relacionadas às chuvas passou para 131 em Santa Catarina. A informação foi divulgada no último relatório da Defesa Civil estadual, no fim da tarde deste domingo. A semana começa com 120 municípios com registros de estragos em razão do mau tempo. Santa Catarina ainda tem 60 municípios que decretaram situação de emergência. 517 ocorrências foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar desde terça-feira. Além disso, são 121 abrigos abertos em 52 municípios. A Defesa Civil também contabiliza duas mortes em Palmeira e Rio do Oeste e um menino de um ano sofreu ferimentos em um deslizamento de casa em Timbó. 35 trechos de rodovias foram afetados no Estado.

A enchente do Rio Uruguai causou diversos transtornos neste final de semana na região. Em Mondaí, o pico foi registrado na manhã deste domingo, quando o nível da água chegou a 11 metros e 50 centímetros acima do normal. Diversas estradas foram interditadas no município devido ao represamento dos afluentes do Rio Uruguai, principalmente na SC-283, a estrada beira rio, até Itapiranga. Cerca de dez moradores ribeirinhos e várias casas de camping precisaram ser evacuadas devido ao risco de inundação. Apesar da elevação considerável do nível de água, o coordenador da defesa civil de Mondaí, JULIANO DE OLIVEIRA, destacou que não foram registrados danos expressivos no município. Nesta manhã, o nível da água estava sete metros e meio acima do normal. A empresa Navegação Porto Feliz ainda não retomou a travessia da barca, que está interrompida desde o início da noite da última quarta-feira. O serviço deve ser retomado na tarde de hoje.

Comitê de crise de Itapiranga teve ampla atuação em virtude das chuvas registradas na bacia do Rio Uruguai. A mobilização início na última quarta-feira com o monitoramento e as ações de resposta a uma possível cheia. Conforme o comandante do corpo de bombeiros de Itapiranga, sargento ANDRÉ RAUBER, foi levado em consideração o volume de água registrado no afluente da barragem Foz do Chapecó. Com acionamento do plano de contingência, ocorreu o monitoramento e registro de hora em hora do nível do rio e o contato com todos os proprietários de edificações comerciais e residenciais do município, até a cota de 12 metros. Com acúmulo de chuvas na bacia do Rio Uruguai e estimativa de uma vazão máxima em Foz do Chapecó na casa dos 27 mil metros cúbicos de água por segundo, o comitê de crise aumentou a mobilização a partir de sábado.

O sargento ANDRÉ RAUBER destacou que a sede do quartel dos bombeiros de Itapiranga recebeu a Coordenadoria Regional da Defesa Civil, Polícia Militar, Administração Municipal e representantes de entidades do município. Teve ainda o apoio de quatro integrantes da Força Tarefa do Batalhão dos Bombeiros e uma equipe de apoio do Exército Brasileiro de São Miguel do Oeste. O Comandante dos Bombeiros de Itapiranga relatou operações ligadas à enchente, onde foram intensificadas as ações de controle e monitoramento do nível do rio e mobilização de equipes que percorreram as Avenidas Beira Rio e Uruguai, além da Vila São Pedro São Paulo, informando moradores ribeirinhos e proprietários de estabelecimentos comerciais sobre a necessidade de organizarem a retirada de seus pertences.

Redução do nível de água do Rio Uruguai traz tranquilidade para Itapiranga. As empresas que foram atingidas pela cheia registrada no fim de semana estão retomando atividades normais. A tarde de domingo e a manhã de hoje foram de muito trabalho para recolocar mercadorias nos estabelecimentos comerciais. Alguns estabelecimentos afetados já possuem condições para o funcionamento, após o recuo no nível de água do Rio Uruguai. Em algumas empresas, o momento ainda é de montagem de estruturas que foram retidas no fim de semana. A enchente também causou transtornos em residências e áreas de camping. A ponte sobre o Rio Macaco Branco, na ITG 070, em Linha Laranjeira, já foi liberada para o trânsito. A balsa retomou a travessia do rio, entre Itapiranga e Barra do Guarita, ao meio dia desta segunda-feira. Ainda seguem interditadas para o trânsito, pontes na estrada Beira Rio, no acesso a comunidade de Sede Capela.

O nível máximo de elevação do Rio Uruguai ocorreu neste domingo, às 15 horas, com 11 metros e 70 centímetros, em Itapiranga. Foram atingidas 10 edificações comerciais e 11 edificações residenciais. Além das ações de prevenção, as guarnições dos bombeiros auxiliaram uma família na retirada de bens móveis de residência na Avenida Beira Rio e realizaram a entrega de lonas e materiais para proteção de bens móveis de uma família residente na Linha Dourado, a qual teve a residência atingida pela água. Para o sargento, ANDRÉ RAUBER, a prevenção foi fundamental para evitar maiores problemas com a cheia do Rio Uruguai. Às 11h desta segunda-feira, o nível do Rio Uruguai ainda estava oito metros e 26 centímetros acima do normal, em Itapiranga.

Começou hoje em São João do Oeste, mais uma edição da Feira do Livro, no Clube Aliança. A programação ocorre até quarta-feira, das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Hoje e amanhã também terá atendimento à noite, das 18 às 22h. A novidade deste ano é a participação de escritores que publicaram obras relacionadas a região da Ameosc. O Secretário de Educação de São João do Oeste, CLAUNEI WEBER, destacou que a Feira disponibiliza uma grande quantidade de livros de vários gêneros e faixas etárias para venda, a preços acessíveis. Ele salientou que é uma ótima oportunidade de interação entre escritores, leitores e toda a comunidade. WEBER observou ainda que a Secretaria de Educação elaborou um cronograma para que todos os alunos do município tenham a oportunidade de visitar a Feira do Livro nesta semana.

A Feira do Livro de São João do Oeste, além de educativa, também é um importante momento cultural. O Secretário de Educação do Município, CLAUNEI WEBER, destacou que hoje, durante o dia, terá várias apresentações dos alunos das escolinhas de música e durante a noite, será feita uma homenagem pelo Instituto Histórico Geográfico de Chapecó, com entrega de comenda ao reitor do Centro Universitário Uceff, LEANDRO SORGATTO. Terá ainda uma apresentação com o professor, DOUGLAS FRANZEN, juntamente com as escritoras, sobre os livros que contam a história das igrejas da região. Já amanhã à noite será promovida uma atividade cultural com a Banda Municipal, que fará a animação da Feira do Livro com boa música. Durante toda a programação terá venda de lanches e bebidas.

São João do Oeste se prepara para mais uma edição do Festival da Canção Estudantil. Evento tradicional vai acontecer na noite da próxima quinta-feira, 19 de outubro, no Clube Aliança. Conforme o Secretário de Educação, CLAUNEI WEBER, o festival é uma oportunidade para todos os alunos da rede municipal e estadual de ensino mostrarem o seu talento. Ele mencionou que já ocorreu a fase classificatória dentro de cada escola e agora os escolhidos de cada educandário vão participar da fase municipal. Serão 28 apresentações de alunos, que terão acompanhamento de uma banda especializada. Após as apresentações, terá música ao vivo. WEBER salientou que o Festival da Canção Estudantil é uma programação especial para incentivar e valorizar o gosto pela música, um forte aspecto cultural de São João do Oeste.

Começa amanhã, o quarto Congresso da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Santa Catarina. O evento segue até quarta-feira, na localidade de Colônia Bacia, no interior de Chapecó. O Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Mondaí vai participar do evento e será representado pelo coordenador geral, FLÁVIO ZANG. Em entrevista para a Rádio Oeste, ele destacou que será um momento importante de reunião entre as lideranças sindicais e os delegados representantes dos agricultores, que junto com a FETRAF-SC, vão planejar e discutir as políticas públicas a nível de Brasil. Na oportunidade serão definidas as ações a serem realizadas pelos sindicatos associados na próxima legislatura da Federação, nos próximos quatro anos. ZANG citou que todo o planejamento começa nos próprios municípios, ouvindo o que os agricultores precisam para se manter no campo, desenvolvendo as atividades agrícolas.

Presença na mobilização dos produtores de leite deve ser confirmada até a tarde de hoje. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste prepara comitiva para participar da mobilização nacional contra a queda no valor do leite com o lema: “Salvando a atividade de leite e valorizando os agricultores familiares”. Conforme o presidente do Sindicato, NESTOR HAMMERSCHMITT, o evento ocorre nesta quarta-feira, em Dionísio Cerqueira, envolvendo manifestantes de Santa Catarina e Paraná. HAMMERSCHMITT destacou que a confirmação deve ser feita até esta segunda-feira. A programação em Dionísio Cerqueira terá início às nove horas e prosseguirá até as 16 horas.

Número de inscritos para a mobilização está abaixo do esperado. Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, NESTOR HAMMERSCHMITT, o interesse também deve partir dos secretários da agricultura, vereadores e comerciantes, pois o agronegócio já registra queda de 30 por cento do faturamento. Ele alertou que isso vai refletir no retorno de impostos aos municípios e no movimento do comércio. A confirmação deve ser até o final da tarde de hoje, conforme expediente do sindicato. De acordo com HAMMERSCHMITT, a mobilização do sindicato para o protesto nacional em Dionísio Cerqueira vai reunir agricultores de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste. A meta é completar número de inscritos para lotar um ônibus nos três municípios de abrangência. Em Iporã do Oeste, o Sindicato também está lotando um ônibus para a mobilização, com reserva de passagens gratuitas até a tarde de hoje.

Foi aberto na manhã de hoje, o prazo para inscrições no processo suplementar de escolha dos conselheiros tutelares de Iporã do Oeste, que poderão ser feitas pelo site da AMEOSC, até 20 de outubro. Estão abertas três vagas para membro titular do Conselho Tutelar, em mandato de quatro anos, no período de 10 de janeiro de 2024 a 09 de janeiro de 2028. Os três candidatos que obtiverem maior número de votos na Eleição Suplementar assumirão o cargo de membro titular e os demais serão considerados suplentes. O processo de escolha é realizado em várias etapas. Inicialmente ocorre as inscrições, depois é feita a capacitação e aplicação de prova de conhecimentos específicos de caráter eliminatório, apresentação dos candidatos habilitados em sessão pública, seguida de votação direta pela comunidade, em data a ser definida e divulgada.

A Secretária Municipal de Obras e Agricultura de Iporã do Oeste segue realizando diversos trabalhos nas comunidade do interior. De acordo com o Secretário de Agricultura e Diretor de Obras do município, JAIR MEOTTI, nas últimas semana foram iniciados os serviços de cascalhamento nas estradas da comunidade de Linha São Luiz. Em virtude das fortes chuvas, os trabalhos foram interrompidos e devem ter sequencia nessa semana, caso ocorra tempo bom. MEOTTI explicou que nesse trajeto é necessário fazer a colocação de tubulações para facilitar o escoamento da água das chuvas, além do cascalhamento de alguns acessos às propriedades.

JAIR MEOTTI frisou que também tiveram início recentemente os trabalhos de patrolamento do trecho que liga a comunidade de Linha São Lourenço a Macucozinho. Em relação ao parque de máquinas, ele salientou que todas estão em pleno funcionamento e que as manutenções nas escavadeiras, patrolas e veículos de deslocamento dos servidores é feito em dias de chuva, quando não é possível realizar trabalhos ao ar livre. MEOTTI lembrou também que os incentivos oferecidos pela prefeitura de Iporã do Oeste como o melhoramento genético, construções e certificações de propriedades seguem até o dia 30 de novembro. Ele pediu para que quem ainda não finalizou a assinatura das notas ou a medição das estruturas construídas nas propriedades, para que procurem o setor de agricultura e finalizem o processo, a fim de viabilizar o pagamento do incentivo.

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria de Cultura do município de Descanso, está realizando uma programação especial alusiva ao dia das crianças, comemorado em 12 de outubro. As atividades tiveram início na última quarta-feira, com a apresentação de um teatro referente à valorização e incentivo do uso de livros, possibilitando aos estudantes novas imaginações. De acordo com o Secretário de Educação de Descanso, MAICON ROSIN, a programação da semana da criança nas escolas tem por objetivo oferecer atividades diferenciadas e ao mesmo tempo, pedagógicas, a fim de contribuir na qualidade de ensino e aprendizado dos estudantes.

MAICON ROSIN destacou que em um primeiro momento, as atividades alusivas ao dia das crianças foram desenvolvidas de forma coletiva e durante essa semana, cada escola terá a liberdade de escolher uma data para realizar a programação com os seus alunos. Enfatizou que em comemoração à data, serão disponibilizados para os alunos da rede municipal de ensino, brinquedões e piqueniques ao ar livre nesta semana. ROSIN frisou que a Secretária de Educação do município de Descanso dará suporte durante a realização das atividades dessa semana, disponibilizando transporte aos estudantes. O Secretário de Educação enalteceu que a programação segue até o dia 12 de outubro nas escolas de educação infantil e fundamental do município de Descanso.

Um carro ficou parcialmente submerso em uma ponte alagada no interior de Mondaí. A guarnição do Corpo de Bombeiros foi comunicada sobre a situação por um popular, que compareceu no quartel por volta das 21h deste sábado. Após receber a informação, uma equipe de socorristas se deslocou até a Linha Barra do Lajú, na divisa com a Linha Antas, para verificar a situação. No local, os bombeiros se certificaram de que não haviam vítimas no interior do carro. Como ninguém foi encontrado no local, não há maiores detalhes sobre o caso, mas a suspeita é que o motorista tentou atravessar a ponte encoberta pela água. A situação foi repassada e ficou aos cuidados da Polícia Militar de Mondaí, que adotou as devidas providências para retirar o carro do local.

Um homem ficou ferido em uma saída de pista, seguida de capotamento, no interior de Santa Helena. O acidente foi atendido pela guarnição do Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste por volta das 20h30 deste domingo, na Linha Liberdade. No local, os socorristas atenderam o condutor de um GM Astra, com placas Mercosul, que se encontrava sentado fora do carro e amparado por populares. O homem estava consciente e confuso, com sinais vitais normais, apresentando suspeita de fratura na mandíbula e suspeita de fratura fechada no ombro esquerdo, além de ferimento com hemorragia na região frontal da cabeça. Ele relatou que não estava usando o cinto de segurança no momento do acidente. Após ser avaliado e colocado em maca rígida, o condutor foi levado ao Hospital para avaliação médica.

Um motociclista, de 29 anos, ficou ferido ao sofrer uma queda no interior de Iporã do Oeste. O acidente aconteceu por volta da meia noite e 15 minutos desta segunda-feira, na SC-386, em Linha São Lourenço. O homem sofreu escoriações pelo corpo com suspeita de fratura. Após ser inicialmente atendido no local, ele foi levado ao Hospital Nossa Senhora das Mercês pelo Corpo de Bombeiros. A Polícia Militar Rodoviária esteve no local para registrar a ocorrência. A moto, uma Honda CG 150 emplacada em Iporã do Oeste, teve apenas pequenos danos na queda.

Uma das vítimas do grave acidente da tarde deste sábado na rodovia municipal Leolino Baldissera, em São Miguel do Oeste, morreu no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. MELACIA MATANA estava no Uno que saiu da pista e caiu em uma valeta às margens da estrada, na Linha Barra do Guamerim. Ela foi socorrida pelas equipes do Corpo de Bombeiro e do Samu, mas não resistiu aos ferimentos. O esposo dela, ODIL MATANA, morreu na hora. De acordo com um morador que prestou socorro às vítimas, o casal estava no banco de trás do carro. O acidente aconteceu por volta das 15 horas. Cinco pessoas estavam no veículo que saiu da pista e capotou. Chovia na hora do acidente. Moradores da Linha Barra do Guamerim informaram que o grupo estava voltando de um evento religioso em Descanso, quando o acidente aconteceu.

Duas das três pessoas feridas no grave acidente deste sábado na Linha barra do Guamerim permanecem internadas na UTI do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. SANDRA SENTER DE MOURA e CLARI MADALENA SENTER sofreram ferimentos graves e estão na unidade de tratamento intensivo. Mãe e filha estavam no Uno que saiu da pista e caiu em uma valeta por volta das 15 horas deste sábado, às margens da rodovia municipal Leolino Baldissera. A terceira mulher ferida, CAMILA FELTES, está internada em estado estável em quarto simples do hospital. Os outros dois ocupantes do Uno morreram. ODIL MATANA, de 63 anos, morreu no local do acidente. A esposa dele, MELACIA MATANA, também de 63 anos, foi levada para o Hospital Regional, mas faleceu logo depois.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.