-SEGUNDA ETAPA DO PROGRAMA DESENROLA BRASIL COMEÇA NESTA SEGUNDA-FEIRA
-SC TEM MAIS DE 60 CIDADES EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA POR CAUSA DAS CHUVAS
-BARCA RETOMA TRAVESSIA DO RIO URUGUAI EM ITAPIRANGA
-SARGENTO DESTACA IMPORTÂNCIA DE AÇÕES PLANEJADAS NA ENCHENTE
-PLANO BUSCA SOLUÇÃO PARA FALTA DE ESTACIONAMENTO EM ITAPIRANGA
-SJO POSSUI EM PROGRAMA DE INCENTIVO AO SANEAMENTO BÁSICO
-POLÍCIA INVESTIGA DUAS MORTES PROVOCADAS POR FACADAS
-CASAL MORRE EM ACIDENTE DE TRÂNSITO
O Tempo em Itapiranga apresenta-se. A previsão para as próximas é de sol entre nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 14 graus e a máxima pode chegar a 23 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 16 centavos. O euro está valendo cinco reais e 43 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.
Israel afirmou nesta segunda-feira que restabeleceu o controle das comunidades ao redor da Faixa de Gaza. Há dois dias, o grupo armado Hamas lançou um ataque contra o território israelense. Nesta manhã, o porta-voz das forças militares de Israel afirmou que as tropas batalhavam em sete ou oito pontos nos arredores da Faixa de Gaza. O conflito, que chega ao terceiro dia nesta segunda-feira, provocou a morte de ao menos mil e 200 pessoas, sendo 700 em Israel, 493 na Faixa de Gaza e sete na Cisjordânia, segundo o balanço mais recente.
Cerca de 123 mil pessoas foram internamente deslocadas dentro da Faixa de Gaza, de acordo com levantamento da Organização das Nações Unidas divulgado nesta segunda-feira. Isso significa que os moradores precisaram deixar suas casas. Os dados levam em conta todas as pessoas que precisaram ser deslocadas desde o início do conflito entre o grupo armado Hamas e Israel, no sábado. A agência da ONU para palestinos refugiados informou que está abrigando milhares de pessoas em escolas na Faixa de Gaza. A organização afirmou ainda que existem relatos de escassez de alimentos na região.
A reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas sobre o conflito em Israel terminou sem declaração final. O encontro a portas fechadas foi presidido pelo Brasil na tarde deste domingo em Nova York, nos Estados Unidos. A previsão era de que não haveria consenso entre os embaixadores sobre as medidas que a organização deveria tomar neste momento. O grupo poderá se reunir mais vezes se os membros-integrantes pedirem. A ideia é que pelo menos um comunicado oficial do Conselho de Segurança com críticas aos atentados do Hamas, mas não necessariamente em defesa de Israel, seja emitido em um eventual segundo encontro para discutir o conflito.
O Ministério da Saúde informou neste sábado que afastou e iniciou o processo de exoneração do servidor responsável por um evento marcado por uma apresentação de dança considerada "inadmissível" pela pasta. O fato, que provocou a reação de parte da classe política, aconteceu durante o Encontro de Mobilização da Promoção da Saúde no Brasil. O evento foi realizado em Brasília na última semana. Um vídeo gravado por participantes do encontro mostra uma mulher rebolando, virada de costas para a plateia. A pasta informou ainda que criou uma curadoria de eventos, vinculada ao gabinete da ministra para avaliar "se as participações propostas estão adequadas com a conduta e com a missão institucional do Ministério da Saúde".
A segunda etapa do Programa Desenrola Brasil começa nesta segunda-feira, com a expectativa de beneficiar 32 milhões de brasileiros por meio da renegociação de 60 milhões de dívidas. De acordo com o Ministério da Fazenda, atualmente há 51 milhões de dívidas de pessoas físicas de até cinco mil reais e nove milhões que ultrapassam esse valor. O total de descontos chega a 126 bilhões de reais. O único meio que o cidadão tem para consultar as propostas de renegociação de cada credor, e aceitar ou não o desconto oferecido, é a plataforma do programa, no endereço desenrola.gov.br. O Programa Emergencial de Renegociação de Dívidas de Pessoas Físicas Inadimplentes terá duração até 31 de dezembro de 2023.
Os economistas do mercado financeiro elevaram marginalmente a expectativa de inflação em 2024, que passou de três vírgula 87 por cento para três vírgula 88. Para 2023, a estimativa de inflação ficou estável em quatro vírgula 86. As informações consta no relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. O levantamento ouviu mais de 100 instituições financeiras, na semana passada, sobre as projeções para a economia. Sobre o resultado do Produto Interno Bruto de 2023, o mercado financeiro manteve a previsão de crescimento estável, em dois vírgula 92 por cento. Já para 2024, a previsão de crescimento da economia do mercado financeiro permaneceu inalterada em um e meio por cento.
O governador JORGINHO MELLO solicitou ajuda a estados vizinhos em meio aos riscos de novos estragos causados pela chuva em Santa Catarina. Ele esteve em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, neste domingo acompanhando as ações da Defesa Civil. MELLO informou que entrou em contato neste sábado com o governador RATINHO JÚNIOR do Paraná solicitando dois helicópteros. Neste domingo, o governador paranaense confirmou nas redes sociais que um já foi enviado para auxiliar Santa Catarina. O governador salientou, ainda, que deve analisar as áreas afetadas após as chuvas para solicitar reparos nos danos. Ele também já abriu conversas com o governo federal para obtenção dos recursos.
O Instituto de Meio Ambiente prorrogou temporariamente o prazo de vencimento de licenças ambientais e processos administrativos de empreendimentos localizados em municípios declarados em situação de emergência pelas fortes chuvas que afetam Santa Catarina. Segundo Portaria publicada neste domingo no Diário Oficial, ficam suspensos, pelo prazo de 90 dias os prazos para o licenciamento ambiental e de processos administrativos de Auto de Infração Ambiental, defesa, recurso, juntadas de documentos, relatórios, condicionantes e exigências junto ao IMA, independente da fase que se encontrarem, desde que não afetem a condição ou possam prejudicar o meio ambiente. As ruas de vários municípios catarinenses amanheceram cobertas de água nesta segunda-feira, por conta do alto nível dos rios. A chuva forte que castiga Santa Catarina desde a última quarta, provocou alagamentos, deslizamentos, cancelamento de aulas e o bloqueio de rodovias.
O número de cidades atingidas por ocorrências relacionadas às chuvas passou para 131 em Santa Catarina. A informação foi divulgada no último relatório da Defesa Civil estadual, no fim da tarde deste domingo. A semana começa com 120 municípios com registros de estragos em razão do mau tempo. Santa Catarina ainda tem 60 municípios que decretaram situação de emergência. 517 ocorrências foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar desde terça-feira. Além disso, são 121 abrigos abertos em 52 municípios. A Defesa Civil também contabiliza duas mortes em Palmeira e Rio do Oeste e um menino de um ano sofreu ferimentos em um deslizamento de casa em Timbó. 35 trechos de rodovias foram afetados no Estado.
Presença na mobilização dos produtores de leite deve ser confirmada até a tarde de hoje. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste prepara comitiva para participar de mobilização nacional contra a queda no valor do leite. Com o lema, Salvando a atividade de leite e valorizando os agricultores familiares. Conforme o presidente do Sindicato, NESTOR HAMMERSCHMITT, o evento ocorre nesta quarta-feira, em Dionísio Cerqueira, envolvendo manifestantes de Santa Catarina e Paraná. HAMMERSCHMITT destaca que a confirmação deve ser feita até esta segunda-feira. A programação em Dionísio Cerqueira, terá início às nove e prossegue até as 16 horas.
Número de inscritos para mobilização está abaixo do esperado. Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, NESTOR HAMMERSCHMITT, o interesse também deve partir dos secretários da agricultura, vereadores e comerciantes, pois o agronegócio já registra queda de 30 por cento do faturamento. Ele alerta que isso vai refletir no retorno de impostos ao município e no movimento do comércio. A confirmação deve ser até o final da tarde de hoje, conforme expediente do sindicato. De acordo com HAMMERSCHMITT, a mobilização do sindicato para o protesto nacional em Dionísio Cerqueira vai reunir agricultores de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste. A meta é completar número de inscritos para lotar ônibus nos três municípios de abrangência.
Município cria programa para regularização de saneamento básico. A prefeitura de São João do Oeste trabalha para o ajustes ao novo marco do saneamento básico. Desafio é a regularização do sistema de esgoto domiciliar no perímetro urbano. Conforme a Engenheira Sanitarista da Prefeitura de São João do Oeste, GIOVANA GARLET, o município possui um TAC, o Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público para a regularizações do hidro sanitário. Até o fim do ano será preciso notificar todos os moradores da cidade para que façam a regularização. A engenheira considera que as pessoas estão conscientes da importância destas adequações e encaminham os projetos necessários.
A Engenheira Sanitarista informa que a prefeitura criou em setembro o Programa Municipal de Incentivo a Adequação e Regularização do Sistema de tratamento Individual de esgoto Domiciliar para as famílias carentes. As inscrições foram abertas na semana passada e já ocorreu grande número de cadastramento para receber o incentivo. Os critérios incluem ter renda familiar de até dois salários mínimos, não possuir mais que um imóvel e a família deve residir na área urbana. Para o interior será criado outro programa, pois no momento o foco é para as residências na cidade. De acordo com GIOVANA GARLET, pelo programa de incentivo, a prefeitura paga o projeto, materiais e instalação do sistema de esgoto.
Começou hoje em São João do Oeste, mais uma edição da Feira do Livro, no Clube Aliança. A programação ocorre até quarta-feira, das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Hoje e amanhã também terá atendimento à noite, das 18 às 22h. A novidade deste ano é a participação de escritores que publicaram obras relacionadas a região da Ameosc. O Secretário de Educação de São João do Oeste, CLAUNEI WEBER, destacou que a Feira disponibiliza uma grande quantidade de livros de vários gêneros e faixas etárias para venda, a preços acessíveis. Ele salientou que é uma ótima oportunidade de interação entre escritores, leitores e toda a comunidade. WEBER observou ainda que a Secretaria de Educação elaborou um cronograma para que todos os alunos do município tenham a oportunidade de visitar a Feira do Livro nesta semana.
A Feira do Livro de São João do Oeste, além de educativa, também é um importante momento cultural. O Secretário de Educação do Município, CLAUNEI WEBER, destacou que hoje, durante o dia, terá várias apresentações dos alunos das escolinhas de música e durante a noite, será feita uma homenagem pelo Instituto Histórico Geográfico de Chapecó, com entrega de comenda ao reitor do Centro Universitário Uceff, LEANDRO SORGATTO. Terá ainda uma apresentação com o professor, DOUGLAS FRANZEN, juntamente com as escritoras, sobre os livros que contam a história das igrejas da região. Já amanhã a noite será promovida uma atividade cultural com a Banda Municipal, que fará a animação da Feira do Livro com boa música. Durante toda a programação terá venda de lanches e bebidas.
Grande quantidade de veículos gera debate para estudos sobre mobilidade urbana em Itapiranga. Maior preocupação é com a falta de vagas para estacionamento no centro da cidade. O vereador VALDAIR DAHMER acompanha a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana e demonstra preocupação com a necessidade de solução em alguns problemas críticos que geram transtornos na rotina dos itapiranguenses. Itapiranga realizou audiência pública na sexta-feira, no auditório do Legislativo. O município realizou por licitação, a contratação de empresa para a realização de estudos e levantamento das necessidades do centro da cidade e bairros. O vereador lembra que o maior problema é a falta de vagas de estacionamento no centro da cidade Segundo ele, isso é causado pelo grande número de veículos em comparação com o número de moradores.
VALDAIR DAHMER, destaca que há 10 anos, Itapiranga possuía em média um veículo para cada dois moradores e atualmente está próximo de um veículo para cada habitante. Com ruas estreitas e poucos locais para estacionamento, a disputa por vagas costuma ser acirrada. O vereador destaca que são 16 mil e 800 habitantes e 15 mil veículos. Devido ao surgimento de novas demandas, pode ocorrer atraso na conclusão do estudo em busca de soluções na mobilidade urbana de Itapiranga. VALDAIR DAHMER informa que o estudo aponta que 80 por cento da população utiliza veículo para ir ao trabalho em Itapiranga. A preocupação está com as consequências que isso gera, incluindo o aumento de acidentes de trânsito.
A enchente do Rio Uruguai causou diversos transtornos neste final de semana na região. Em Mondaí, o pico foi registrado neste domingo, quando o nível da água chegou a 11 metros e 50 centímetros acima do normal. Diversas estradas foram interditadas no município devido ao represamento dos afluentes do Rio Uruguai, principalmente na SC-283, a estrada beira rio, até Itapiranga. Moradores ribeirinhos e casas de camping precisaram ser evacuadas devido ao risco de inundação. Apesar da elevação considerável do nível de água, o coordenador da defesa civil de Mondaí, JULIANO DE OLIVEIRA, destacou que não foram registrados danos expressivos no município. Nesta manhã, o nível da água estava sete metros e meio acima do normal. A empresa Navegação Porto Feliz ainda não retomou a travessia da barca, que está interrompida desde o início da noite da última quarta-feira, entre Mondaí e Vicente Dutra.
Comitê de crise de Itapiranga teve ampla atuação em virtude de chuvas registradas na bacia do Rio Uruguai. A mobilização inicio na última quarta feira com o monitoramento e as ações de resposta a uma possível cheia. Conforme o comandante do corpo de bombeiros de Itapiranga, Sargento ANDRÉ RAUBER, foi levado em consideração o volume de água registrado no afluente da barragem da Foz de Chapecó. Com acionamento do plano de contingência, ocorreu o monitoramento e registro de hora em hora do nível do rio e o contato com todos os proprietários de edificações comerciais e residenciais do município até a cota de 12 metros. Com acúmulo de chuvas na bacia do Rio Uruguai e estimativa de uma vazão máxima em Foz do Chapecó na casa dos 27 mil metros cúbicos de água por segundo, o comitê de crise aumentou a mobilização a partir de sábado.
O Sargento ANDRÉ RAUBER destaca que a sede do quartel dos bombeiros de Itapiranga recebeu a Coordenadoria Regional da Defesa Civil, Polícia Militar, Administração Municipal e representantes de entidades do município. Teve ainda o apoio de quatro integrantes da Força Tarefa do Batalhão dos Bombeiros e uma equipe de apoio do Exército Brasileiro de São Miguel do Oeste. O Comandante dos Bombeiros de Itapiranga relata operações ligadas a enchente onde foram intensificadas as ações de controle e monitoramento do nível do rio e mobilização de equipes que percorreram as Avenidas Beira Rio e Uruguai e Vila São Pedro São Paulo, informando moradores ribeirinhos e proprietários de estabelecimentos comerciais até a cota dos 12 metros sobre a necessidade de organizarem a retirada de seus pertences.
Redução do nível de água do Rio Uruguai traz tranquilidade para Itapiranga. As empresas que foram atingidas pela cheia registrada no fim de semana, estão retomando atividades normais. A tarde de domingo e a manhã de segunda-feira foi de muito trabalho para recolocar mercadorias nos estabelecimentos comerciais. Alguns estabelecimentos afetados, já possuem condições normais para o funcionamento, após o recuo no nível de água do Rio Uruguai. Em algumas empresas, o momento ainda é de montagem de estruturas que foram retidas no fim de semana, A enchente também causou transtornos em residências e áreas de camping. A ponte sobre o Rio Macaco Branco, na ITG 070, em linha Laranjeira, já foi liberada para o trânsito. A balsa retomou travessia do rio, entre Itapiranga e Barra do Guarita na manhã desta segunda-feira. Ainda seguem interditadas para o trânsito, pontes na estrada Beira Rio, no acesso a comunidade de Sede Capela.
O nível máximo de elevação do Rio Uruguai ocorreu neste domingo, às 15 horas, com 11 metros e 70 centímetros. Foram atingidas 10 edificações comerciais e 11 edificações residenciais. Além das ações de prevenção as guarnições dos bombeiros auxiliaram uma família na retirada de bens móveis de em residência na Avenida Beira Rio e realizaram a entrega de lonas e materiais para proteção de bens móveis de uma família residente na Linha Dourado a qual teve a residência atingida pela água. Para ANDRÉ RAUBER, a prevenção foi fundamental para evitar maiores problemas com a cheia do Rio Uruguai. Ao meio dia desta segunda-feira, o nível do Rio Uruguai apresentava
Um carro ficou parcialmente submerso em uma ponte alagada no interior de Mondaí. A guarnição do Corpo de Bombeiros foi comunicada sobre a situação por um popular, que compareceu no quartel por volta das 21 horas de sábado. Após receber a informação, uma equipe de socorristas se deslocou até a Linha Barra do Lajú, na divisa com a Linha Antas, para verificar a situação. No local, os bombeiros se certificaram de que não haviam vítimas no interior do carro. Como ninguém foi encontrado no local, não há maiores detalhes sobre o caso, mas a suspeita é que o motorista tentou atravessar a ponte encoberta pela água. A situação foi repassada e ficou aos cuidados da Polícia Militar de Mondaí, que adotou as devidas providências para retirar o carro do local.
Um homem ficou ferido em uma saída de pista, seguida de capotamento, no interior de Santa Helena. O acidente foi atendido pela guarnição do Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste por volta das 20 horas e 30 minutos deste domingo, na Linha Liberdade. No local, os socorristas atenderam o condutor de um GM Astra, com placas Mercosul, que se encontrava sentado fora do carro e amparado por populares. O homem estava consciente e confuso, com sinais vitais normais, apresentando suspeita de fratura na mandíbula e suspeita de fratura fechada no ombro esquerdo, além de ferimento com hemorragia na região frontal da cabeça. Ele relatou que não estava usando o cinto de segurança no momento do acidente. Após ser avaliado e colocado em maca rígida, o condutor foi levado ao Hospital para avaliação médica.
Um motociclista, de 29 anos, ficou ferido ao sofrer uma queda no interior de Iporã do Oeste. O acidente aconteceu por volta da meia noite e 15 minutos desta segunda-feira, na SC-386, em Linha São Lourenço. O homem sofreu escoriações pelo corpo com suspeita de fratura. Após ser inicialmente atendido no local, ele foi levado ao Hospital Nossa Senhora das Mercês pelo Corpo de Bombeiros. A Polícia Militar Rodoviária esteve no local para registrar a ocorrência. A moto, uma Honda CG 150 emplacada em Iporã do Oeste, teve apenas pequenos danos na queda.
Duas pessoas são encontradas mortas no centro de São Bernardino. O Corpo de Bombeiros de Campo Erê foi chamado na manhã desta segunda-feira, para atender vítimas de uma ocorrência de ferimento por arma branca, em São Bernardino. A guarnição encontrou uma mulher de 40 anos já sem os sinais vitais e um homem de 41 anos que segundo familiares seria o ex-companheiro da vítima, também em óbito, ambos com ferimentos de faca. A Polícia Civil foi acionada juntamente com o IGP para apurar as causas das mortes.
Uma das vítimas do grave acidente da tarde deste sábado na rodovia municipal Leolino Baldissera, em São Miguel do Oeste morreu no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. MELACIA MATANA estava no Uno que saiu da pista e caiu em uma valeta as margens da estrada na Linha Barra do Guamerim. Ela foi socorrida pelas equipes do Corpo de Bombeiro e do Samu, mas não resistiu aos ferimentos. O esposo do dela, ODIL MATANA, morreu na hora. De acordo com um morador que prestou socorro às vítimas, o casal estava no banco de trás do carro. O acidente aconteceu por volta das 15 horas. Cinco pessoas estavam no veículo que saiu da pista e capotou. Chovia na hora do acidente. Moradores da Linha Barra do Guamerim informaram que o grupo estava voltando de um evento religioso em Descanso quando o acidente aconteceu.
Mãe e filha vítimas de acidente na Barra do Guamerim permanecem na UTI do Regional. Duas das três pessoas feridas no grave acidente deste sábado na linha barra do Guamerim permanecem internadas na UTI do hospital Regional Terezinha Gaio Basso. SANDRA SENTER DE MOURA e CLARI MADALENA SENTER sofreram ferimentos graves e estão na unidade de tratamento intensivo. Mãe e filha estavam no Uno que saiu da pista e caiu em uma valeta por volta das 15 horas deste sábado as margens da rodovia municipal Leolino Baldissera. A terceira mulher ferida, CAMILA FELTES, está internada em estado estável em quarto simples do hospital. Os outros dois ocupantes do Uno morreram. ODIL MATANA, de 63 anos, morreu no local do acidente. A esposa dele, MELACIA MATANA, também de 63 anos, foi levada para o Hospital Regional, mas faleceu logo depois.