ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sábado 09 10 2021

-GUEDES DIZ QUE NÃO HÁ CONFLITO DE INTERESSES SOBRE EMPRESA EM PARAÍSO FISCAL

-MESMO COM AS CHUVAS, 58 CIDADES ESTÃO EM ESTADO DE ATENÇÃO DEVIDO A ESTIAGEM

-PROCON REGISTRA AUMENTO DE RECLAMAÇÕES CONTRA SERVIÇOS DE TELEFONIA

-SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DIVULGA EDITAL DE INSCRIÇÕES PARA CRECHES

-MP PEDE INQUÉRITO SOBRE ACIDENTES QUE PODEM TER SIDO PROVOCADOS PARA SAQUEAR CARGAS

-COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO DEIXA UMA PESSOA FERIDA NO BAIRRO AGOSTINI

-TRÊS PESSOAS SÃO PRESAS POR ENVOLVIMENTO COM O TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 51 centavos. O euro está valendo seis reais e 38 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

Mais de 100 pessoas morreram ou ficaram feridas nesta sexta-feira em uma explosão em uma mesquita xiita na cidade de Kunduz, no nordeste do Afeganistão. O Estado Islâmico assumiu a responsabilidade pelo ataque suicida, que segundo a agência de notícias estatal Bakhtar deixou 46 mortos e 143 feridos. Duas autoridades de saúde afegãs disseram à Reuters que entre 70 e 80 pessoas morreram no atentado. A missão da ONU no Afeganistão classificou o ataque como "parte de um padrão perturbador de violência", que ocorre após outros atentados nos últimos dias.

O governo dos Estados Unidos afirmou nesta sexta-feira que vai aceitar a entrada de visitantes internacionais que tenham tomado vacinas contra a Covid-19 aprovadas pela Organização Mundial da Saúde ou pela FDA, autoridade reguladora americana equivalente à Anvisa. Isso incluiria a CoronaVac, imunizante da farmacêutica chinesa Sinovac produzido no Brasil com o Instituto Butantan que teve o uso emergencial autorizado pela OMS em junho. Os Estados Unidos não adotam essa vacina. As autoridades americanas afirmam que "seis vacinas autorizadas por FDA ou OMS" serão aceitas.

Um total de 136 países acordaram nesta sexta-feira um imposto sobre sociedades de 15 por cento em nível mundial a partir de 2023, um marco que visa a limitar a otimização fiscal das grandes multinacionais e a rivalidade dos países por seus impostos. A medida está estruturada em torno de dois pilares: um imposto corporativo mínimo de 15 por cento para as empresas que faturam mais de 750 milhões de euros por ano e a definição que os rendimentos pagos pelas grandes empresas cheguem aos países onde obtêm seus lucros e não onde têm sua sede social, limitando as práticas controversas de otimização fiscal. Esta última medida será aplicada às multinacionais com faturamento global superior a 20 bilhões de euros.

O ministro da Economia, PAULO GUEDES, afirmou nesta sexta-feira que a empresa que possui nas Ilhas Virgens Britânicas, um paraíso fiscal, está dentro da legalidade. A existência da offshore de Guedes foi revelada dentro de uma série de reportagens chamada de Pandora Papers, conduzida pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos. Também nesta sexta, advogados do ministro divulgaram um documento que informa que GUEDES deixou o controle da empresa em dezembro de 2018, antes de assumir o cargo de ministro da Economia. O ministro afirmou ainda que não há conflito de interesses porque deixou a empresa antes de ingressar no governo. De acordo com ele, os recursos depositados no exterior estão sob a responsabilidade de administradores independentes "em jurisdições nas quais as ações no cargo que ocupa não tem influência de jeito nenhum".

Os governos do Brasil e da Argentina entraram em acordo para reduzir em 10 por cento a Tarifa Externa Comum do Mercosul, bloco econômico que também inclui os vizinhos Paraguai e Uruguai. O anúncio foi feito em conjunto pelo chanceler brasileiro, CARLOS FRANÇA, e pelo ministro das Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto da Argentina, SANTIAGO ANDRÉS CAFIERO, em pronunciamento no Palácio do Itamaraty nesta sexta-feira. A Tarifa Externa Comum é uma alíquota de importação unificada entre os países do bloco. O governo brasileiro vem defendendo a redução da TEC porque o ministro da Economia, PAULO GUEDES, pretende incentivar a abertura comercial do Brasil entendendo que essa é uma forma de ajudar a controlar a inflação no país.

O Ministério da Saúde afirmou, em resposta enviada à Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19, que tem previsão de 134 milhões de doses de vacinas contra Covid-19 para 2022. Essas doses serão remanescentes de 2021, conforme avaliação da pasta. O ministério ainda disse que há uma negociação em andamento com a Pfizer para um novo contrato de aquisição de 100 milhões de doses e opção de compra de mais 50 milhões. O ministério enviou à CPI uma versão preliminar do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 de 2022 após cobranças da comissão. O ministério informou que a previsão é de necessidade de mais 73 milhões de doses para completar a vacinação em 2021. Segundo a pasta, os fabricantes ainda precisam entregar 207 milhões de vacinas neste ano.

O Governo do Estado lançou nesta sexta-feira, o SC Mais Mobilidade, um programa integrado de ações para resolver gargalos, facilitar conexões, encurtar distâncias e integrar as regiões. O planejamento inclui iniciativas em diferentes estágios e em todos os modais de transporte. De acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura, THIAGO VIEIRA, o SC Mais Mobilidade se baseia em pilares como a intermodalidade, acessibilidade universal, a segurança no deslocamento das pessoas, a responsabilidade ambiental e a humanização do transporte. O órgão também lançou ontem a licitação para a primeira contratação de empresa de engenharia especializada para a construção do novo prédio da Fundação Catarinense de Educação Especial, em São José, orçada em 26 milhões e 600 mil reais.

A chuva dos últimos dias reduziu em 34 por cento o número de municípios de Santa Catarina em estado de atenção em razão da estiagem. Segundo a Defesa Civil, 88 cidades estavam nesta situação em setembro. Atualmente são 55. Contudo, o número de municípios em estado crítico saltou de quatro para sete municípios. Os dados foram divulgados no Boletim Hidrometeorológico Integrado desta semana. As regiões do Oeste e Meio-Oeste permanecem sendo as regiões mais impactadas pelos efeitos da estiagem. Segundo a Defesa Civil, 87 municípios estão com o decreto de situação de emergência ativo em razão do baixo volume de chuvas. Atualmente, 58 municípios estão em estado de atenção, 11 em alerta e sete em estado crítico para o abastecimento urbano.

Das 178 cidades que não registraram mortes em setembro por Covid-19, 120 vacinaram mais de 50 por cento da população com as duas doses da vacina. Setembro trouxe dados favoráveis no combate à Covid-19 no estado. No período, Santa Catarina registrou 518 mortes em 117 cidades, sendo o mês com o menor número de vítimas da Covid-19 em 2021. Se comparado com agosto, houve uma queda de 25 por cento, foram 691 óbitos. Também há 17 cidades em que mais de 70 por cento das pessoas completaram o esquema vacinal. Com a redução no número de casos e mortes, o governo de Santa Catarina já estuda novas flexibilizações. Entre elas, a liberação do uso de máscara em ambientes abertos para novembro, caso o Estado atinja 70 por cento da população totalmente imunizada contra o vírus.

O Peperi Debates deste sábado discutiu o contexto que envolve crianças e adolescentes no município. O programa de hoje analisou o tema pelas perspectivas do acesso e das violações de direitos. O debate contou com a participação da presidente do conselho municipal dos direitos da criança e adolescente, CLAUDIA VIZENTIN, da coordenadora do conselho tutelar, GENI DE OLIVEIRA e oficial de justiça da infância e juventude, JOCIELE SCARIOT. As fotos e aúdios do programa estão disponíveis no portal da Peperi na internet.

As reclamações sobre telefonia e empréstimos bancários não reconhecidos tiveram um aumento expressivo neste ano de 2021 em São Miguel do Oeste. A informação é da diretora do Procon, ANALU VALANDRO. De acordo com ela, os consumidores procuram a unidade relatando ao menos duas situações. Alguns deles destacam quereceberam valores que não foram contratados ou que existem descontos mensais na sua aposentadoria que também não foram autorizados. Conforme ela, em ambos os casos a orientação principal é que os prejudicados verifiquem as informações junto a instituição financeira visando descobrir quem contratou e autorizou tais procedimentos.

Após a verificação junto a instituição financeira e caso o problema não seja resolvido o consumidor deve procurar o Procon mais próximo. A afirmação é da diretora da unidade de São Miguel do Oeste, ANALU VALANDRO. Segundo ela, a partir desse momento os profissionais formalizam uma reclamação e a organização será notificada pelos valores não reconhecidos pelo consumidor. Ela destacou que a instituição deve apresentar elementos que comprovem que o consumidor contratou de fato os valores. Caso isso não seja possível, os valores devem ser devolvidos às vítimas de forma dobrada e atualizados monetariamente.

O índice de resoluções desses procedimentos via Procon caiu nesse ano. O comentário é da diretora da unidade de São Miguel do Oeste, ANALU VALANDRO. Ela disse que existe uma dificuldade do órgão receber esclarecimentos por parte desses fornecedores, tornando o procedimento demorado. Ela citou que em muitos casos, o consumidor precisa acionar o Poder Judiciário para conseguir reverter a situação. Já sobre as reclamações envolvendo telefonia móvel, ela pontuou que essas ainda lideram o ranking de descontentamento dos clientes. Entre as situações comuns, ANALU lembrou dos valores cobrados indevidamente por linhas e planos, afetando pessoas físicas e jurídicas da mesma forma.

A unidade local do Procon atende pessoas que residem no município e consumidores de outras cidades com problemas envolvendo empresas de São Miguel do Oeste. O lembrete é da diretora, ANALU VALANDRO. Ela frisou que o atendimento ocorre entre oito e 10 e meia da manhã e entre uma e meia e quatro horas da tarde. Nos demais casos, os consumidores devem acessar o site www.consumidor.gov.br ou ainda o ajuizado especial, que depende do Fórum de cada Comarca e também atende essas demandas. ANALU mencionou que dúvidas também podem ser sanadas através do telefone 3631-2093 e pelo e-mail, [email protected].

A CDL de São Miguel do Oeste vai promover no dia 21 de outubro mais uma edição do Encontro de Damas. A atividade está confirmada para o clube Comercial a partir das sete horas da noite. O evento, que neste ano chega a décima sexta edição, terá como atração principal o sorteio de brindes que são doados pelas empresas parceiras da CDL. Neste ano, serão sorteados mil e 500 reais em dinheiros para as mulheres, além de 100 brindes de diversos tipos. A programação do evento conta ainda com um coquetel diversificado de pratos salgados e sobremesas. Os ingressos para o Encontro de Damas no dia 21 deste mês já estão à venda na sede da CDL e a previsão é de uma grande procura pelos convites.

O Encontro de Damas que não foi realizado no ano passado foi retomado nesse momento porque a situação da pandemia melhorou a ponto das autoridades de saúde permitirem a volta dos eventos. A afirmação é da presidente da CDL, GLEICE KOOP. Ela explicou que o evento é importante porque também significa a volta das atividades normais e isso ajuda o comércio local. As mulheres interessadas em participar do encontro devem entrar em contato com a CDL com antecedência. Os ingressos estão sendo comercializados no valor de 55 reais para associadas e 70 reais para a população em geral. Junto ao ingresso vem uma cartela do bingo gratuita e um número da sorte para os sorteios. GLEICE lembrou que o uso de máscara será obrigatório durante todo o evento, assim como outras medidas preventivas.

Vídeos que circularam nas redes sociais nesta sexta-feira mostram uma creche da cidade alagada em razão das fortes chuvas que atingiram o município. As imagens foram feitas na creche Sonho Infantil do bairro São Luiz. Os vídeos mostram as goteiras e servidores tentando a retirar a água que se acumula no local. Em nota, a secretaria de Educação informou que tem conhecimento da situação da unidade que apresenta um defeito na cobertura. Segundo a pasta, o projeto para resolução do problema está concluído, faltando somente algumas adequações de orçamento para executar as melhorias. A nota ressalta ainda que o acumulo de água como aparece no vídeo não costuma acontecer e que o problema de ontem foi uma exceção por causa da chuva torrencial que atingiu a cidade.

A Secretaria de Educação de São Miguel do Oeste divulgou nesta sexta-feira, o edital para inscrições na educação infantil da rede municipal de ensino. Os pais ou responsáveis poderão efetuar a inscrição entre os dias 18 e 28 de outubro, nas próprias unidades, durante horário comercial. De acordo com a secretária SISSE VELOZO, a educação infantil é a primeira etapa da educação básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Nesta etapa estão contempladas crianças de 4 meses até 3 anos e 11 meses, ou a completar 4 anos após 31 de março de 2022. SISSE ressaltou que as crianças entre quatro e seis meses terão vaga mediante comprovação da mãe que tenha licença maternidade de apenas quatro meses. A relação completa dos documentos que devem ser apresentados estão no edital que pode ser acessado no site da prefeitura.

Oito pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta sexta-feira. Outras 17 pessoas entraram para a lista de recuperados. No total, 76 moradores ainda estão com o vírus ativo. Dois estão internados no Hospital e 74 estão em isolamento domiciliar. No Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, a ocupação está em 32 por cento com oito pacientes confirmados. Na enfermaria, apenas uma pessoa está internada com Covid-19 e a taxa de ocupação dos leitos simples é de apenas seis por cento.

O Município de São Miguel do Oeste divulgou o calendário de vacinação contra a Covid para a semana que vem. Na segunda-feira, será aplicada a segunda dose da vacina OxfordAstrazeneca para os vacinados no dia três de agosto. Na terça-feira, será aplicada a primeira dose da vacina Pfizer para adolescentes de 15, 16 e 17 anos. Nesse dia, serão ofertadas 348 doses disponíveis e mais 90 doses para adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades. O Ministério da Saúde estabelece 10 doenças que aumentam os riscos em caso de Covid-19, entre elas diabetes, doenças pulmonares crônicas, cardiopatias congênita, doença renal crônica, doenças neurológicas, obesidade grave e síndrome de down. A vacinação será na praça Walnir Botaro Daniel.

A imunização contra a Covid continua na quarta-feira com a aplicação da segunda dose da OxfordAstrazeneca para as pessoas vacinadas em quatro de agosto. Também na quarta-feira, serão aplicadas doses de reforço para profissionais da saúde que receberam a primeira dose até o dia 10 de março. Na segunda e na quarta, o atendimento será das oito da manhã as quatro da tarde na terça, das oito a uma ou enquanto houver doses disponíveis. Para receber a segunda dose é preciso apresentar o Cartão SUS, Carteira de Vacinação, RG e CPF. Para a primeira dose, também é necessário um Comprovante de Residência e, no caso dos adolescentes, estar acompanhado do pai, mãe ou responsável.

O Ministério Público de Anchieta instaurou uma Notícia de Fato Criminal e requisitou a abertura de um inquérito policial para averiguar a suposta atuação de um grupo que estaria furtando placas de sinalização de trânsito para provocar acidentes e saquear as cargas dos caminhões na SC 161. Nos últimos meses, vários caminhões tombaram no local conhecido como "curva da morte", no perímetro da cidade de Romelândia. A notícia de fato foi instaurada a partir de relatos do Comando da Polícia Militar Rodoviária que teria recebido informações sobre a atuação de um grupo "dedicado a furtar placas de sinalização" na rodovia. O objetivo final era causar acidentes para saquear as cargas de caminhões tombados no local.

16 placas de sinalização de trânsito foram depredadas ou furtadas no trecho da SC 161 nas proximidades da chamada curva da morte. O levantamento foi realizado em conjunto com a Coordenadoria Regional do Extremo Oeste. Segundo o Ministério Público, a suspeita de que o aumento recente dos acidentes, coincidindo com o "sumiço" das placas de trânsito e os saques de carga na região, podem ter alguma relação. No início de setembro, em um dos acidentes, o motorista de um caminhão acabou morrendo. O Ministério Público requisitou a instauração do inquérito policial no prazo de 20 dias. O inquérito vai apurar as causas dos acidentes e se eles podem ter sido provocados intencionalmente por uma associação criminosa interessada no saque das cargas.

A guarnição da Polícia Militar Ambiental realizou nesta quinta-feira mais uma fiscalização relacionada à Piracema. O objetivo é coibir a prática da pesca predatória durante o período de defeso. Durante patrulhamento no Rio Uruguai, na região de Mondaí, a PMA apreendeu diversos materiais de uso proibido neste período, entre eles, três espinheis, totalizando 170 metros, e 35 redes de malhas diversas, totalizando mil 720 metros de redes. Além disso, foram realizadas barreiras policiais, com o apoio da Polícia Militar de Mondaí, onde foram abordados 35 veículos. A PMA orienta que neste período da Piracema, a pesca tem uma série de restrições no rio da região.

Um caminhão furgão carregado com 159 caixas de vinho argentino foi abordado pela Polícia Militar na tarde desta sexta-feira nas proximidades do trevo de acesso ao município de Palma Sola, na SC 161. Segundo a Polícia Militar de Dionísio Cerqueira, o veículo de transporte estava com uma carga de 742 garrafas de vinhos argentinos avaliada em 271 mil reais. O produto estava entre caixas de brinquedos. O motorista e passageiro foram presos e levados para a Receita Federal de Dionísio. A carga, que não tinha documentação, também foi levada para a Receita Federal.

Um entregador ficou ferido em um acidente na noite desta sexta-feira no bairro Agostini. A colisão aconteceu na rua Eduardo João Agostini. Testemunhas contaram à Polícia Militar que o condutor de um Pálio vermelho atingiu uma motocicleta e saiu do local sem prestar socorro. O Corpo de Bombeiros foi acionado e encaminhou o motociclista ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. As fotos e vídeos estão disponíveis no portal da Peperi na internet.

A Polícia Civil e a Polícia Militar de Dionísio Cerqueira cumpriram quatro mandados de busca e apreensão no município nesta sexta-feira em uma operação conjunta contra o tráfico de drogas e receptação de objetos. 30 agentes de segurança participaram da ação. Durante as buscas foi localizada na residência do principal investigado uma significativa quantidade de maconha, dinheiro e um aparelho de televisão de 55 polegadas provenientes do crime. Na residência de outro investigado foi encontrada pequena porção de maconha. Uma pessoa foi presa em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. A TV encontrada com o suspeito foi devolvida a proprietário.

Três pessoas foram presas por envolvimento com o tráfico de drogas e associação para o tráfico em Princesa nesta sexta-feira. A Polícia Civil, com o apoio do canil setorial da Polícia Militar, realizou buscas em duas residências onde foram localizadas e apreendidas maconha e cocaína. Segundo a Polícia Civil, os investigados eram responsáveis pelo comércio de entorpecentes. A investigação teve a participação da população, que informou sobre as atividades criminosas. Dois homens e uma mulher foram presos em flagrante e conduzidos para a Unidade Prisional Avançada de São José do Cedro.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.