ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 09-10-2021 Sábado

-GUEDES DIZ QUE NÃO HÁ CONFLITO DE INTERESSES SOBRE EMPRESA EM PARAÍSO FISCAL

-MESMO COM AS CHUVAS, 58 CIDADES ESTÃO EM ESTADO DE ATENÇÃO DEVIDO À ESTIAGEM

-MAIORIA DOS MUNICÍPIOS NÃO TERÁ PONTO FACULTATIVO NA SEGUNDA; IPORÃ ORGANIZA CORRIDA DO BEM EM PROL DE MENINA COM AME

-EX-MORADOR DA REGIÃO CAMINHA MAIS DE 200 QUILÔMETROS EM DEVOÇÃO À NOSSA SENHORA APARECIDA

-IPORÃ DO OESTE É O MUNICÍPIO QUE MAIS APLICOU RECURSOS HÍDRICOS DA EPAGRI

-CIDASC REALIZA AUDITORIAS PARA VALIDAR SISTEMA DE PRODUÇÃO SEGREGADA DE SUÍNOS

-DOIS HOMENS E UMA MULHER SÃO PRESOS POR TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO

-POLÍCIA AMBIENTAL APREENDE MIL E 700 METROS DE REDE DE PESCA NO RIO URUGUAI


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 51centavos. O euro está valendo seis reais e 38centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.


Mais de 100 pessoas morreram ou ficaram feridas nesta sexta-feira em uma explosão em uma mesquita xiita na cidade de Kunduz, no nordeste do Afeganistão. O Estado Islâmico assumiu a responsabilidade pelo ataque suicida, que segundo a agência de notícias estatal Bakhtar deixou 46 mortos e 143 feridos. Duas autoridades de saúde afegãs disseram à Reuters que entre 70 e 80 pessoas morreram no atentado. A missão da ONU no Afeganistão classificou o ataque como "parte de um padrão perturbador de violência", que ocorre após outros atentados nos últimos dias.


O governo dos Estados Unidos afirmou nesta sexta-feira que vai aceitar a entrada de visitantes internacionais que tenham tomado vacinas contra a Covid-19 aprovadas pela Organização Mundial da Saúde ou pela FDA, autoridade reguladora americana equivalente à Anvisa. Isso incluiria a CoronaVac, imunizante da farmacêutica chinesa Sinovac produzido no Brasil com o Instituto Butantan que teve o uso emergencial autorizado pela OMS em junho. Os Estados Unidos não adotam essa vacina. As autoridades americanas afirmam que "seis vacinas autorizadas por FDA ou OMS" serão aceitas.


Um total de 136 países acordaram nesta sexta-feira um imposto sobre sociedades de 15 por cento em nível mundial a partir de 2023, um marco que visa a limitar a otimização fiscal das grandes multinacionais e a rivalidade dos países por seus impostos. A medida está estruturada em torno de dois pilares: um imposto corporativo mínimo de 15 por cento para as empresas que faturam mais de 750 milhões de euros por ano e a definição que os rendimentos pagos pelas grandes empresas cheguem aos países onde obtêm seus lucros e não onde têm sua sede social, limitando as práticas controversas de otimização fiscal. Esta última medida será aplicada às multinacionais com faturamento global superior a 20 bilhões de euros.



O ministro da Economia, PAULO GUEDES, afirmou nesta sexta-feira que a empresa que possui nas Ilhas Virgens Britânicas, um paraíso fiscal, está dentro da legalidade. A existência da offshore de Guedes foi revelada dentro de uma série de reportagens chamada de Pandora Papers, conduzida pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos. Também nesta sexta, advogados do ministro divulgaram um documento que informa que GUEDES deixou o controle da empresa em dezembro de 2018, antes de assumir o cargo de ministro da Economia. O ministro afirmou ainda que não há conflito de interesses porque deixou a empresa antes de ingressar no governo. De acordo com ele, os recursos depositados no exterior estão sob a responsabilidade de administradores independentes "em jurisdições nas quais as ações no cargo que ocupa não tem influência de jeito nenhum".


Os governos do Brasil e da Argentina entraram em acordo para reduzir em 10 por cento a Tarifa Externa Comum do Mercosul, bloco econômico que também inclui os vizinhos Paraguai e Uruguai. O anúncio foi feito em conjunto pelo chanceler brasileiro, CARLOS FRANÇA, e pelo ministro das Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto da Argentina, SANTIAGO ANDRÉS CAFIERO, em pronunciamento no Palácio do Itamaraty nesta sexta-feira.A Tarifa Externa Comum é uma alíquota de importação unificada entre os países do bloco. O governo brasileiro vem defendendo a redução da TEC porque o ministro da Economia, PAULO GUEDES, pretende incentivar a abertura comercial do Brasil entendendo que essa é uma forma de ajudar a controlar a inflação no país.


O Ministério da Saúde afirmou, em resposta enviada à Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19, que tem previsão de 134 milhões de doses de vacinas contra Covid-19 para 2022. Essas doses serão remanescentes de 2021, conforme avaliação da pasta. O ministério ainda disse que há uma negociação em andamento com a Pfizer para um novo contrato de aquisição de 100 milhões de doses e opção de compra de mais 50 milhões. O ministério enviou à CPI uma versão preliminar do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 de 2022 após cobranças da comissão. O ministério informou que a previsão é de necessidade de mais 73 milhões de doses para completar a vacinação em 2021. Segundo a pasta, os fabricantes ainda precisam entregar 207 milhões de vacinas neste ano.



O Governo do Estado lançou nesta sexta-feira, o SC Mais Mobilidade, um programa integrado de ações para resolver gargalos, facilitar conexões, encurtar distâncias e integrar as regiões. O planejamento inclui iniciativas em diferentes estágios e em todos os modais de transporte. De acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura, THIAGO VIEIRA, o SC Mais Mobilidade se baseia em pilares como a intermodalidade, acessibilidade universal, a segurança no deslocamento das pessoas, a responsabilidade ambiental e a humanização do transporte. O órgão também lançou ontem a licitação para a primeira contratação de empresa de engenharia especializada para a construção do novo prédio da Fundação Catarinense de Educação Especial, em São José, orçada em 26 milhões e 600 mil reais.


A chuva dos últimos dias reduziu em 34 por cento o número de municípios de Santa Catarina em estado de atenção em razão da estiagem. Segundo a Defesa Civil, 88 cidades estavam nesta situação em setembro. Atualmente são 55. Contudo, o número de municípios em estado crítico saltou de quatro para sete municípios. Os dados foram divulgados no Boletim Hidrometeorológico Integrado desta semana. As regiões do Oeste e Meio-Oeste permanecem sendo as regiões mais impactadas pelos efeitos da estiagem. Segundo a Defesa Civil, 87 municípios estão com o decreto de situação de emergência ativo em razão do baixo volume de chuvas. Atualmente, 58 municípios estão em estado de atenção, 11 em alerta e sete em estado crítico para o abastecimento urbano.


Das 178 cidades que não registraram mortes em setembro por Covid-19, 120 vacinaram mais de 50 por cento da população com as duas doses da vacina.Setembro trouxe dados favoráveis no combate à Covid-19 no estado. No período, Santa Catarina registrou 518 mortes em 117 cidades, sendo o mês com o menor número de vítimas da Covid-19 em 2021. Se comparado com agosto, houve uma queda de 25 por cento, foram 691 óbitos. Também há 17 cidades em que mais de 70 por cento das pessoas completaram o esquema vacinal. Com a redução no número de casos e mortes, o governo de Santa Catarina já estuda novas flexibilizações. Entre elas, a liberação do uso de máscara em ambientes abertos para novembro, caso o Estado atinja 70 por cento da população totalmente imunizada contra o vírus.


-DESCANSO TERÁ PONTO FACULTATIVO NA SEGUNDA-FEIRA; IPORÃ ORGANIZA CORRIDA DO BEM EM PROL DE MENINA COM AME

-APAE DE SJO RECEBE RECURSOS DE 650 MIL; ELES SERÃO USADOS NA CONSTRUÇÃO DA SEDE PRÓPRIA

-EX-MORADOR DA REGIÃO CAMINHA MAIS DE 200 QUILÔMETROS EM DEVOÇÃO À NOSSA SENHORA APARECIDA

-IPORÃ DO OESTE É O MUNICÍPIO QUE MAIS APLICOU RECURSOS HÍDRICOS DA EPAGRI

-CIDASC REALIZA AUDITORIAS PARA VALIDAR SISTEMA DE PRODUÇÃO SEGREGADA DE SUÍNOS


A Câmara dos Deputados aprovou nesta semana a proposta de emenda constitucional que aumenta em um por cento o repasse do FPM para os municípios no mês de setembro. O aumento será gradativo a partir de 2022. A proposta determina um acréscimo escalonado, começando em zero vírgula 25 por cento em 2022 e chegando a um por cento a partir de 2025. A estimativa da Câmara dos Deputados é que o aumento do FPM em setembro vai injetar cerca de 80 bilhões adicionais nos cofres municipais em 2025. O presidente do consórcio de desenvolvimento da Ameosc, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER afirma que a aprovação da PEC é uma vitória para os municípios da região.


São João do Oeste amplia atendimento especializado com recursos extras. A informação é do secretário de Saúde, MAURO BARELLA. De acordo com ele, várias especialidades tiveram fila de espera zerada após trabalho especial para atendimento de pacientes que aguardavam até dois anos. O secretário diz que no momento são necessários menos de 30 dias para consultas e exames de ressonância, ultrassom e tomografia. Ele avalia que o diagnóstico mais rápido visa dar melhor condição de tratamento aos pacientes e maior eficiência no combate a diversas doenças. Segundo BARELLA, em nove meses de trabalho já são mil e 900 pessoas atendidas com consultas, exames e procedimentos cirúrgicos, com uso de recursos próprios. São serviços comprados pela Secretaria de Saúde, sem aguardar filas dos hospitais de referência.


O secretário da Saúde diz que isso é possível com alto valor de receitas próprias, além de recursos extras obtidos em Florianópolis e principalmente em Brasília. Já foram liberados para o município mais de 700 mil reais do Governo Federal, por meio de emendas parlamentares. Na semana passada teve a confirmação do empenho de mais 150 mil reais extras. MAURO BARELLA lembra que saúde é prioridade no primeiro ano de mandato em São João do Oeste. Dos 15 por cento inicialmente previstos do orçamento do município, deve chegar a 17 por cento. Ressalta que o dinheiro público bem empregado nos serviços básicos e especialidades resulta em melhor atendimento para a população. O secretário reforça que trabalha com margem de segurança de verba e fará investimentos ainda mais significativos nos últimos meses do ano para atendimento em neurologia, cardiologia, dermatologia,colonoscopia e endoscopia.


A Armeria Tiro de Fogo está promovendo um evento neste sábado. Segundo o presidente da associação “Tiro de Fogo”, de Iporã do Oeste, ADRIANO DO NASCIMENTO a programação iniciou às nove horas de hoje, com abertura da pista balística. Devido à chuva, a programação que estava prevista teve alterações. Neste momento acontece o almoço. ADRIANO frisa que os interessados precisaram estar dentro do regramento estabelecido para participar, por exemplo, sem ingerir bebida alcoólica. O público associado ao tiro é diversificado, com iniciantes de 20 anos, uma faixa etária maior entre quarenta e cinquenta, além das mulheres que também participam.


Descanso terá ponto facultativo na segunda-feira, em decorrência do feriado de Nossa Aparecida e o Dia das Crianças, que é na terça. Já os municípios de Iporã do Oeste, SJO, Tunápolis, Santa Helena, Belmonte e Mondaí terão atividades normais na segunda. Em Iporã do Oeste haverá evento beneficente, a Corrida do Bem, no feriado de terça-feira, em prol da menina MANUELA CARVALHO STANDT, diagnosticada com Atrofia Muscular Espinhal (AME), uma doença degenerativa. A Corrida do Bem será realizada na área coberta em frente à Casa de Música e praça central de Iporã do Oeste, com início às 8h. Serão três modalidades de competição. Corrida de cinco km, caminhada de 2,5 km, ambas com inscrição ao valor de 20 reais, e corrida kids, com inscrição a 10 reais. A inscrição é confirmada mediante o envio do comprovante de depósito do valor, com o nome, data de nascimento e cidade do atleta inscrito. Haverá premiação por categoria de idade. Todo valor arrecadado será destinado para o tratamento da MANUELA.


O prefeito de São João do Oeste, GENÉSIO ANTON, comemorou a destinação de 650 mil reais para a APAE do município. O recurso foi destinado pelo governo do estado, por meio da Fundação Catarinense de Educação Especial. Segundo ANTON, os 650 mil para construção da sede própria da APAE Renascer poderiam ter sido um valor bem maior. Bastava ter pedido mais. Ele reconhece que faltou ousadia na solicitação de maior volume de recursos por parte do governo municipal e direção da Escola Especial. O prefeito cita como exemplo da facilidade em obter recursos do governo do estado, o fato da APAE de Caibi ter recebido dois milhões de reais para o projeto de sede própria. ANTON considera que o momento é ideal para ter grande volume de verbas em diferentes setores.


O prefeito lamenta que o município não pode repassar recursos de forma direta para a APAE por força da legislação vigente. GENÉSIO ANTON afirma que a prefeitura vai contribuir para a construção da sede própria da APAE, com escavação, terraplenagem e outros serviços que são possíveis de serem feitos em prol da construção da sede própria. ANTON destaca que está usando a capacidade de negociação política para solicitar aos deputados a indicação de verbas extras para a APAE. Neste sentido já foi obtida emenda parlamentar de 400 mil reais do deputado ONIR MUSELLIN, destinado para a construção da Escola especial Renascer. ANTON pede apoio também dos vereadores para se empenharem na busca de recursos no governo estadual.

Ex-morador da região caminha mais de 200 quilômetros em devoção à Nossa Senhora Aparecida. A peregrinação em honra à Nossa Senhora Aparecida acontece nessa semana em São Paulo. Conforme o ex-morador de Iporã do Oeste, MOACIR DALCERO, é a sétima vez que ele participa da romaria e enaltece que a chegada a Aparecida do Norte, o local do destino, no litoral norte paulista, está sendo muito esperada. O devoto afirma que inúmeros grupos se formam e decidem fazer a peregrinação. O número de participantes em cada grupo varia, sendo que o de MOACIR é formado por aproximadamente 200 devotos. Segundo ele, o trajeto é de 220 quilômetros e demanda em torno de oito dias. DALCERO cita ainda que existem centros de apoio e órgãos de segurança durante todo o percurso.


A peregrinação em honra à Nossa Senhora Aparecida é vista como a retomada de um grande evento, já que no ano passado não foi possível, por conta da pandemia. DALCERO relatou à reportagem da Rádio Oeste que não é possível quantificar o número de romeiros participantes de todo o evento, mas salienta que vários fatos inusitados aconteceram durante as peregrinações. Cada um carrega uma simbologia e até mesmo a imagem da Nossa Senhora, cumprindo promessas. Ele relembrou que recebeu uma graça, pois lutava contra uma doença durante cinco anos e após a primeira peregrinação a enfermidade desapareceu por completo. A partir de então, ele se tornou devoto de Nossa Senhora Aparecida e participa dos eventos.


A região Extremo Oeste já aplicou mais de 30 milhões em programas de resiliência hídrica. Conforme o gerente regional da Epagri, SIDINEI SIMON, assim que o estado disponibilizou os recursos, as equipes municipais da entidade se mobilizaram para que os agricultores pudessem elaborar seus projetos. Segundo o gerente, os projetos são variados, e muitos envolvem a questão da água, seja ela na canalização ou em cisternas. Os projetos desenvolvidos foram grandes e alguns chegaram perto dos cem mil reais. SIMON detalha que os próximos passos são a execução dos projetos por parte dos agricultores. Os técnicos vão acompanhar os produtores na realização de cada uma das obras, como na reabilitação de cisternas ou canalização de água, entre outras. A Epagri também vai fiscalizar a aplicação dos recursos, já que a maior parte deles é subsidiada pelo estado para os agricultores, e variam de 50 a 75 por cento do valor.


As principais regiões contempladas com os recursos são o Oeste, Extremo Oeste e Meio Oeste catarinense. Segundo o gerente da Epagri, nessas três regiões cerca de 62 milhões foram disponibilizados neste ano, e cerca de 85 por cento foi aplicado em recursos. SIDINEI SIMON enfatiza que já havia expectativa de um ano com previsão de chuva abaixo da média climatológica, então os agricultores procuraram os escritórios da Epagri e a adesão foi muito além daquilo que era esperado. A quantificação de projetos é por município, e o de Iporã do Oeste foi o que mais aplicou os recursos na região. Sobre os trabalhos de prevenção para uma próxima estiagem, SIMON explica que a expectativa do governo do estado é que isso possa ser debatido de uma maneira forte e enfática. Ele cita que é inconcebível viver com problemas de falta de água, com chuvas anuais oscilando entre mil e 500 a dois mil milímetros.


O médico veterinário responsável pelo programa de sanidade da Cidasc, MATEUS GIRARDELO, enfatiza que o órgão estadual está realizando auditorias para validar o sistema de produção segregada de suínos. Ele explica que esse sistema é diferenciado e habilita as empresas interessadas a exportar suínos para a chamada União Aduaneira, formada pela Rússia, Bielorrússia e Cazaquistão, na região entre Europa e Ásia. O médico veterinário da Cidasc salienta que para vender a carne para esses países, é preciso atender aos requisitos que exigem. Entre eles, tem a questão da rastreabilidade animal, alimentação que só pode ser fornecida por fábricas de rações autorizadas, medicação e ainda a parte ambiental e o bem estar animal. GIRARDELO frisa que um check-list avaliando todos esses itens será aplicado, para comprovar documentalmente e também no dia da fiscalização na granja. Assim será possível confrontar a parte documental com a da granja, para verificar como os trabalhos estão sendo executados e então definir se essa empresa será habilitada ou não para exportação.


O sistema segregado da suinocultura, de acordo com MATEUS GIRARDELO, começa com a definição das propriedades que serão usadas para aplicação do check-list. No departamento regional de SMO, por exemplo, os veterinários já receberam treinamento teórico para aplicação do check-list e também serão acompanhados na parte prática. O médico veterinário da Cidasc também manda um recado para o produtor, dizendo que todos os escritórios do órgão foram colocados à disposição, caso tenha dúvida, e solicita para o suinocultor redobrar a atenção. Um motivo é que agora há incidência da peste suína africana na República Dominicana, na América Central. No Brasil ainda não existe nenhum caso registrado, mas a orientação é para o produtor não deixar pessoas estranhas entrarem na granja, e notificar a Cidasc caso algum animal apresente suspeita. GIRARDELO cita que a produção de suínos pode ser considerada vital para a economia do estado, pois gera muitos empregos e renda. Ele lembra ainda que SC é o maior produtor e exportador de suínos do Brasil, e a produção diferenciada permite agregar mais valor ao produto.


-MOTOCICLISTA SOFRE ACIDENTE E CONDUTOR DO CARRO FOGE SEM PRESTAR SOCORRO

-POLÍCIA AMBIENTAL APREENDE MIL E 700 METROS DE REDE DE PESCA NO RIO URUGUAI

-DOIS HOMENS E UMA MULHER SÃO PRESOS POR TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO


O feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida terá policiamento reforçado nas estradas federais de Santa Catarina. O objetivo principal da Polícia Rodoviária Federal é prevenir condutas que aumentam o risco de ocorrências graves ou que piorem as lesões das vítimas, como ultrapassagens indevidas, consumo de álcool e falta de equipamentos de segurança. Entre os trechos de maior preocupação, está a BR-163 entre São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira. O Inspetor da Polícia Rodoviária Federal, ADRIANO FIAMONCINI, chama a atenção dos condutores para que se conscientizem e pratiquem a direção defensiva. FIAMONCINI destaca que andando em baixa velocidade, o condutor tem condições de desviar dos buracos e também consegue se ater a sinalização na rodovia. Em virtude da chuva neste sábado, o alerta se estende para todas as rodovias e estradas da região.


Em duas ocorrências dos últimos dias, a polícia apreendeu mais de mil garrafas de vinho argentino. Na primeira ocorrência, a Polícia Militar Rodoviária Estadual apreendeu 64 caixas de vinho e champanhe da Argentina. Foram aproximadamente 390 garrafas. As caixas foram encontradas em uma caminhonete Toro em Palma Sola. A carga e o veículo foram apreendidos pela PMRv. Em outra operação, um caminhão carregado com 159 caixas de vinho argentino foi abordado pela Polícia Militar, também em Palma Sola, desta vez nas proximidades do trevo de acesso ao município. O veículo estava com uma carga de 742 garrafas de vinhos argentinos, avaliada em 271 mil reais. O motorista e o passageiro foram presos, assim como o veículo com a carga foram apreendidos, e entregues à Receita Federal de Dionísio Cerqueira. A fronteira do Brasil com a Argentina continua fechada e, por isso, segundo a Receita Federal, não é permitido importar nenhum tipo de produto do país vizinho.


Um entregador que pilotava uma moto ficou ferido na noite desta sexta-feira, após se envolver em acidente de trânsito no Bairro Agostini, em São Miguel do Oeste. Testemunhas contaram à Polícia Militar que o condutor de um Pálio cortou a frente do entregador, causou a colisão e fugiu sem prestar socorro. O Corpo de Bombeiros encaminhou o trabalhador ao Hospital Regional. A Polícia Militar realizou rondas a fim de localizar o veículo e o condutor envolvido no acidente.


Três pessoas foram presas por tráfico de drogas na tarde desta sexta-feira, na cidade de Princesa. A Polícia Civil de São José do Cedro, com a participação do Canil da Polícia Militar, prendeu na tarde desta sexta-feira três pessoas por tráfico de drogas. Os policiais realizaram buscas em duas residências, onde foram localizadas porções de maconha e cocaína. Segundo apurado pela Polícia Civil, os investigados eram responsáveis pelo comércio de entorpecentes. A investigação teve a participação da população, que informou sobre as atividades criminosas. Em uma das residências, ao ver a chegada da Polícia, um dos investigados entregou uma porção de maconha para sua companheira. Em revista pessoal à mulher, os policiais civis encontraram a droga. Dois homens e uma mulher foram presos em flagrante e conduzidos para a Unidade Prisional Avançada de São José do Cedro.


A Polícia Militar Ambiental apreendeu diversos materiais de uso proibido no Rio Uruguai, na região de Mondaí. Entre eles, três espinheis, totalizando 170 metros, e 35 redes de malhas diversas, totalizando mil 720 metros de redes, devolvendo ao rio inúmeros peixes que estavam emalhados nas redes. A apreensão ocorreu na quinta-feira, por meio da unidade da PMA de São Miguel do Oeste, na Operação Hórus. Esta fiscalização é relacionada à Piracema 2021/22, com o propósito de coibir a prática da pesca predatória durante o período de defeso. Ainda em continuidade à operação foram realizadas barreiras policiais, com apoio da Polícia Militar de Mondaí, onde foram abordados 35 veículos, sendo constatadas algumas irregularidades de trânsito e assim lavrados os autos de infração competentes. A PMA orienta que neste período da Piracema, determinados materiais estão proibidos, bem como em alguns locais a prática da pesca torna-se proibida. Havendo qualquer dúvida, a PMA está à disposição da população.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.