-FRENTE PARLAMENTAR PROPÕE INCLUIR ATUAIS SERVIDORES NA REFORMA ADMINISTRATIVA
-PRODUÇÃO INDUSTRIAL DE SANTA CATARINA CRESCE SEIS POR CENTO EM AGOSTO
-NÚCLEOS DE ALIMENTOS BUSCAM MEDIDAS PARA REDUZIR PERDAS
-CÂNCER DE MAMA É O CAMPEÃO EM INCIDÊNCIA MUNDIAL
-SÃO JOÃO DO OESTE ORGANIZA ATRAÇÕES CULTURAIS VIRTUAIS
-AMEOSC TERÁ 39 MILHÕES DE REAIS EXTRAS NO MOVIMENTO ECONÔMICO
-SUSPEITO DE FURTOS EM DESCANSO É PRESO EM PRINCESA
-AUTOR DE HOMICÍDIO SE ENTREGA NA DELEGACIA
O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado e instável. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 26 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 54 centavos. O euro está valendo seis reais e 64 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
O prêmio Nobel da Paz de 2020 foi concedido ao Programa Mundial de Alimentos da ONU, que combate a fome no mundo. Segundo a Academia Sueca, o programa foi premiado "pelos seus esforços para combater a fome, pela sua contribuição para melhorar as condições para a paz em áreas afetadas por conflitos e por atuar como força motriz nos esforços para prevenir o uso da fome como arma de guerra e conflito". O vencedor do Nobel é decidido por um comitê eleito pelo parlamento da Noruega.
Armênia e Azerbaijão confirmaram a presença de seus chanceleres em Moscou, nesta sexta-feira, para negociarem o fim do conflito na região separatista de Nagorno-Karabakh. O presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, convidou os chanceleres da Armênia e do Azerbaijão a irem a Moscou para negociações de paz e pediu a suspensão dos combates na região separatista. No começo da semana, o presidente do Azerbaijão condicionou qualquer cessar-fogo à retirada das forças armênias da região. A Armênia disse que está disposta a trabalhar com o grupo de mediação liderado por Estados Unidos, Rússia e França.
Com menos de quatro semanas para o dia da eleição, mais de seis milhões e 600 mil norte-americanos já votaram nos Estados Unidos. O número é dez vezes maior do que a mesma época em 2016, de acordo com o Projeto de Eleições dos Estados Unidos, que compila dados de votações antecipadas. A mudança tem sido empurrada por uma expansão nos votos antecipados por correspondência em muitos estados como uma maneira segura de votar durante a pandemia do coronavírus. As eleições entre DONALD TRUMP e JOE BIDEN estão marcadas para o dia três de novembro.
O Brasil registrou 466 mil 255 pedidos de seguro-desemprego em setembro, informou nesta quinta-feira a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. Segundo a secretaria, o número é 10 vírgula seis por cento menor do que o registrado no mesmo mês de 2019, quando houve 521 mil 572 requerimentos do benefício. Porém, no acumulado do ano, o número de pedidos aumentou. De janeiro a setembro de 2020 foram cinco milhões 451 mil 312 pedidos. O número representa um aumento de cinco vírgula sete por cento na comparação com o mesmo período de 2019. De acordo com a secretaria, a pandemia do coronavírus é a principal causa do aumento.
Associações médicas criticaram nesta quinta-feira o protocolo do INSS que propôs o uso de telemedicina para perícias médicas em casos de auxílio por incapacidade temporária para o trabalho, o auxílio-doença. O protocolo, enviado ao Tribunal de Contas da União na quarta-feira, é uma resposta à medida cautelar do ministro Bruno Dantas, do TCU, que deu cinco dias para que o INSS elaborasse um protocolo a fim de realizar perícias médicas com o uso de telemedicina. O quadro de peritos do INSS é de três mil 340. A fila do INSS para perícia médica é de mais de 700 mil pessoas.
A Frente Parlamentar Mista da Reforma Administrativa no Congresso Nacional lançou nesta quinta-feira uma agenda prioritária em que defende a inclusão dos atuais servidores públicos e dos chamados "membros de poderes", como magistrados e parlamentares, na reforma administrativa./O presidente da Câmara, RODRIGO MAIA e o ministro da Economia, PAULO GUEDES, participaram do evento. A proposta do governo enviada em setembro ao Congresso não atinge os atuais servidores nem quem vier a ser admitido no serviço público antes da promulgação das regras. A PEC também não mexe na estabilidade ou nos vencimentos desses funcionários públicos. A Frente Parlamentar Mista da Reforma Administrativa quer rever esses pontos do projeto original.
Santa Catarina tem 12 regiões com risco grave para Covid-19 e quatro em alto risco. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pela Secretaria de Estado de Saúde. Estão em risco alto as regiões de saúde do Médio Vale do Itajaí, Serra, Xanxerê e Oeste. Em relação ao mapa do risco da semana passada, a única mudança foi na região da Foz do Rio Itajaí, que passou de risco alto para grave. O extremo-oeste permanece com a bandeira laranja que representa risco grave de contágio da doença. Das 16 regiões de Santa Catarina, apenas quatro estão com ocupação acima de 60 por cento nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva.
Apesar da pandemia, a indústria catarinense segueem retomada. No mês de agosto, a produção do setor registrou crescimento de seis por cento frente ao mês anterior, a segunda maior alta do Brasil, de acordo com pesquisa do IBGE. Na comparação com o mesmo mês do ano passado teve recuo de um vírgula três por cento. Na média do ano o desempenho ainda é negativo e ficou em menos 11 vírgula nove por cento. Segundo o IBGE, o crescimento no estado em agosto foi puxado pelo setor de máquinas e equipamentos com alta de 23 por cento, seguido por têxteis que cresceu 11 vírgula nove e de máquinas, aparelhos e materiais elétricos com alta de 11 por cento. A maior queda ocorreu na metalurgia, com retração de 15 por cento.
O presidente do tribunal de julgamento do processo de impeachment contra o governador CARLOS MOISÉS e a vice-governadora DANIELA REINEHR marcou para 23 de outubro a sessão para discutir e votar o relatório da denúncia, entregue na quarta-feira. Na data, a reunião começará às nove horas no plenário da Assembleia Legislativa. Se o relatório com a denúncia for aceito neste dia, os dois serão afastados dos cargos por até 180 dias. Caso a denúncia não seja aceita, o processo de impeachment é arquivado. A solicitação de afastamento do governador e da vice foi oficializada em julho e aponta suspeita de crime de responsabilidade em aumento salarial dado aos procuradores do estado em 2019. As defesas de MOISÉS e DANIELA negam que tenha havido crime de responsabilidade fiscal.
Comerciantes estão otimistas para a venda de presentes para o dia das crianças deste ano. Esse é o principal resultado da pesquisa feita pela FCDL com empresários de todo o estado. O levantamento apontou que 78 por cento dos comerciantes espera repetir ou aumentar o volume de vendas na comparação com o dia das crianças do ano passado. Dentro desse percentual, 41 por cento aposta em crescimento de até três por cento. O presidente da federação, IVAN TAUFFER, salienta que essa é a primeira data comemorativa do ano que pode ter aumento de vendas em relação a 2019. Além disso, o brinquedo deve ser o presente mais procurado para o dia das crianças deste ano. TAUFFER comentou que o Natal deve ter um resultado ainda melhor. O empresário espera que se não houver um aumento de casos de Covid a data teve ter um crescimento de vendas na comparação com o Natal do ano passado.
Estiagem que atinge os municípios do Extremo Oeste foi uma das pautas da assembleia geral dos prefeitos da Ameosc. Os prefeitos se reuniram ontem e avaliaram as perdas e ações para enfrentar a falta de chuvas. O presidente da entidade, PLINIO DE CASTRO, disse que a seca está provocando muitos prejuízos na agropecuária, especialmente nas lavouras de milho plantadas recentemente. Além disso, a falta de água para os animais já é grande. Entre as ações das prefeituras estão a abertura de bebedouros e transporte de água para as famílias. A recomendação da Ameosc é que os municípios façam o levantamento das perdas e, dentro do possível, decretem situação de emergência a exemplo de Barra Bonita e São Miguel do Oeste.
Outro assunto debatido pelos prefeitos da Ameosc foi a demora para iniciar as obras de revitalização da BR- 163. De acordo com o presidente da entidade, PLINIO DE CASTRO, as perspectivas não são boas, levando em consideração que entre projeto e execução estão previstos apenas 17 milhões reais e o orçamento total é de 210 milhões de reais. Segundo CASTRO, o projeto está em discussão em Brasília em razão de uma diferença de um centímetro de asfalto no documento. Durante a assembleia de ontem, os prefeitos definiram por intensificar os contatos junto ao Governo Federal para agilizar a aprovação do projeto técnico e iniciar as obras imediatamente.
Dupla sertaneja TEODORO E SAMPAIO fará live em prol da menina SOFIA HELENA. A apresentação será no dia cinco de novembro, com o objetivo de arrecadar dinheiro para o tratamento da menina de um ano de idade, portadora da AME, Atrofia Muscular Espinhal. A AME é doença genética neuromuscular, com degeneração e perda de neurônios motores da medula espinhal e do tronco cerebral. O resultado é fraqueza muscular progressiva e atrofia, que afeta diretamente a parte motora e respiratória, responsáveis por movimentos vitais, como respirar, engolir e se movimentar. Diariamente SOFIA HELENA, de Saudades, faz sessões de fisioterapia e se trata com o medicamento Spiranza, fornecido pelo SUS. É o único tratamento existente no Brasil até o momento, porém, não apresenta possibilidade de cura, apenas retarda os avanços do mal.
Em Mondaí, será realizado neste sábado, o ‘Dia do Doce’ em prol da SOFIA HELENA. As vendas iniciam ás nove horas e se estendem até as 17 horas, sem fechar ao meio dia, na escola Arthur Deiss. Serão comercializados diversos tipos de doces, como maça do amor, brigadeiro, bolo no pote, algodão doce, trufa, cone trufado, tortas, pão de mel recheado, cachorro quente e sorvete. Todo o valor arrecadado será destinado para o tratamento da menina. O tratamento para a doença custa cerca de 12 milhões de reais. Em Mondaí diversos eventos de arrecadação de recursos em prol de Sofia Helena já foram realizados, bem como, em Iporã do Oeste e toda região.
Setor de eventos e artistas realizam manifestação pedindo a retomada. Aconteceu no começo da tarde de ontem, em São Miguel do Oeste, uma Manifestação Pública pedindo a retomada do setor de eventos. Segundo um dos organizadores e cantor na cidade, EDUARDO GUSTTAVO, a classe musical e de eventos precisa voltar aos trabalhos e por isso a ação foi realizada, na praça central, percorrendo algumas ruas até a prefeitura da cidade. Ele destacou que a situação está complicada, porque eles precisam colocar comida na mesa e sobreviver. O artista destacou que são vários os segmentos que precisam voltar a trabalhar e que as autoridades estão negligenciando os profissionais. No ato que ocorreu ontem, muitas pessoas participaram, com camisetas de cor preta e com cartazes e faixas.
São João do Oeste organiza atrações culturais virtuais para o Natal 2020. O maestro da orquestra Clave de Sol de São João do Oeste, HENRIQUE DREBEL, ressalta que assim como os demais setores, a cultura precisou se reinventar para atender os alunos com aulas em novo formato. Ele faz uma avaliação previa positiva do novo sistema de aulas à distância porque houve boa adaptação dos alunos ao uso das tecnologias. Segundo o maestro, São João do Oeste continua com as aulas culturais desde o início da pandemia em março, mas de forma virtual. Técnicos de informática do município criaram uma plataforma digital para que os professores realizassem as atividades à distância. DREBEL cita que a partir de julho uma portaria liberou as atividades presenciais para adolescentes maiores de 14 anos. Ele diz que a orquestra Clave de Sol está com as atividades em andamento, só não está podendo realizar apresentações presenciais.
A orquestra Clave de Sol de São João do Oeste contempla 36 alunos a partir dos oito anos de idade até os 17 anos. Segundo HENRIQUE DREBEL, por meio da Associação Cultural Alemã são disponibilizadas aulas de violino, violão, canto, técnica vocal e percussão. As aulas contemplam mais de 150 pessoas, desde crianças até a faixa etária adulta. O maestro enfatiza que para o Natal, está sendo organizada uma apresentação, em forma de live, com músicas natalinas, já que os eventos tradicionais possivelmente não serão possíveis. A orquestra também realizou nas últimas semanas uma live alusiva a Semana Alemã, que segundo o maestro, teve boa participação e agradou o público. HENRIQUE DREBEL considera, com base na sua experiência profissional, a região possui muitos talentos, tanto de canto como de instrumentos musicais, o que é uma herança dos antepassados.
Empresário LUCIANO HANG volta a criticar a dificuldade implantar uma loja da empresa em SMOeste. Ele quer colocar uma filial da loja Havan em um terreno nas proximidades do trevo da BR 282. O detalhe é que parte desse imóvel é composta por uma área de mata e o empresário quer a supressão total da vegetação para a construção do prédio. HANG disse que está há cinco anos tentando resolver esse problema e não consegue. Ele disse que o dono do imóvel ofereceu uma compensação ambiental para derrubar a mata que existe no local, mas a proposta não foi aceita.
Questão que impede o projeto de instalação da Havan em um terreno nas proximidades do trevo da BR 282 é de ordem legal. De acordo com o gerente do Instituto do Meio Ambiente, MARCELO FIORIO, o terreno que LUCIANO HANG escolheu é composto por uma parte de mata Atlântica. A legislação é bastante clara ao proibir a supressão total da mata. Além disso, a lei não permite a compensação ambiental, ou seja, a derrubada da vegetação, como quer o empresário, em troca do plantio de outra área verde, ainda que maior. O Instituto do Meio Ambiente negou o pedido para derrubar a mata na área escolhida pelo empresário LUCIANO HANG porque o órgão precisa seguir o que prevê a lei. FIÓRIO destaca que existem três alternativas para resolver esse impasse. Uma delas é a mudança da legislação ambiental. Outra possibilidade é um acordo entre o dono do imóvel, o empresário e o Ministério Público. A terceira seria a escolha de outro imóvel.
Câncer de mama é o campeão em incidência mundial. A informação é da médica MILENA BORDIN. Ela justifica que a campanha do outubro rosa é extremamente importante porque visa, principalmente, o diagnóstico precoce do câncer de mama que é o mais comum, e o câncer do colo de útero que aparece como terceiro em todo mundo. Ela explica que a doença é grave e perigosa, mas, existem formas de prevenção ou de tratamento antecipado visando a cura no caso da confirmação. A médica afirma que a coleta dos exames preventivos é indicada para mulheres a partir da primeira relação sexual. O exame é indicado ser feito uma vez por ano. Já para mamografia a orientação é mulheres acima dos 40 anos, exceto aquelas com fatores de risco ou casos na família, a partir dos 30 anos. MILENA percebe que muitas mulheres buscam o atendimento nesta época. Ela destaca que em nível regional a maior incidência também é o câncer de mama.
Ameosc tem audiência virtual com Amuceleiro e DNIT sobre construção de ponte na divisa entre RS e SC. O presidente da Associação dos Municípios do Extremo Oeste PLÍNIO DE CASTRO, participou de uma audiência regional nesta quarta-feira a convite do senador JOSÉ HEINZEN, do Rio Grande do Sul. O objetivo foi de discutir sobre a federalização da BR-163, no trecho que compreende o Rio Grande do Sul, de Barra do Guarita até Tenente Portela. CASTRO explica que essa discussão já é antiga e o que se busca a partir da federalização, tanto no trecho catarinense como o do Rio Grande do Sul, é a construção de uma ponte sobre o Rio Uruguai. Ainda segundo o presidente, o trecho rodoviário do Rio Grande do Sul está mais atrasado, precisando inclusive que o governo gaúcho faça o levantamento e depois encaminhe para a Assembleia Legislativa um projeto de lei pedindo autorização para fazer a doação. Durante as discussões, CASTRO aproveitou para questionar o DNIT sobre a ordem de serviço para a recuperação da BR-163.
Núcleos de Alimentos buscam medidas para reduzir perdas em supermercados. Setor tem sua margem de lucro achatada com o passar dos anos. Algumas práticas podem melhorar o lucro dos estabelecimentos comerciais. Muitas vezes os empresários não conseguem aumentar o preço das mercadorias e volume de venda necessitando de outras formas para melhorar o faturamento. De acordo com o vice-presidente regional da Facisc, MAIKEL FREY, é preciso buscar perder menos. Ele cita ações dos Núcleos de Alimentos que trabalham neste tema de redução de perdas de mercadorias. FREY destaca a maior preocupação com três setores, açougue, hortifrutigranjeiros, que são as frutas, verduras e legumes e ainda padaria, que registram as maiores perdas. No açougue a operação é bem complexa com desmembramento de cortes visando reduzir perdas com descartes de ossos e controle rigoroso de temperatura de armazenamento.
O vice-presidente chama atenção que nos hortifrutigranjeiro é preciso comprar só o necessário e no momento de receber conferir com cuidado a qualidade dos produtos entregues. Segundo MAIKEL FREY, o trabalho ocorre com a sensibilização de gestores e equipes, sobre boas práticas para reduzir perdas nos supermercados. Serão feitas visitas nos estabelecimentos para orientações sobre procedimentos adequado. FREY também diz que existe uma preocupação gigantesca com o prazo de validade das mercadorias com foco na saúde e segurança do consumidor. São adotadas metodologias específicas para reduzir erros e não prejudicar o consumidor.
Municípios da região conquistam 39 milhões de reais extras contestando valores registrados no ano passado. O Movimento Econômico da Região da Ameosc teve um importante acréscimo com os valores contestados na Secretaria de Estado da Fazenda. Foram 39 milhões de reais que os 19 municípios do extremo oeste catarinense registraram após correção dos cálculos. Este Movimento Econômico, está relacionado com as operações ocorridas nos municípios como vendas das empresas e da produção agropecuária, consumo de energia elétrica e serviços de telecomunicação. O Diretor do movimento econômico da Ameosc, JACSON SONAGLIO, explica que este montante serve como base de cálculo para o rateio do ICMS. Os valores contestados são referentes ao movimento de 2019. Com o acréscimo, o total do ano passado fechou em cinco bilhões 615 milhões de reais na região da Ameosc. Comparado com 2018, registrou aumento de 7,70 por cento.
São José do Cedro é recordista em valores somados no processo de impugnação, com mais de nove milhões de reais, Iporã do Oeste registra acréscimo superior a seis milhões, Dionísio Cerqueira e Anchieta somaram três milhões de reais cada. Já São Miguel do Oeste teve acréscimo de 455 mil reais. De acordo com JACSON SONAGLIO, a Ameosc encaminhou 15 processos. Ele salienta que muitos municípios não fizeram encaminhamento de protesto de valores e isso pode ser indicativo que durante o ano foi feito o acompanhamento criterioso do movimento econômico. O diretor do movimento econômico também chama atenção que a Secretaria Estadual da Fazenda exige valor mínimo de 205 mil reais para correções de cálculos . Alguns municípios não atingem este montante e por isso não solicitam correção de valores. SONAGLIO observa que são feitas as impugnações após a conclusão dos dados da Secretaria de Estado da Fazenda.
Tunápolis e Itapiranga não fizeram solicitação para Impugnação. São João do Oeste obteve acréscimo de um milhão e 400 mil reais. JACSON SONAGLIO explica que os 19 municípios do Extremo Oeste possuem unidade conveniada para monitorar o Movimento Econômico, contudo, para impugnar os valores e apresentar os processos, apenas São João do Oeste e Itapiranga estão habilitados e possuem responsáveis para este encaminhamento. Os demais municípios fazem solicitação pela AMEOSC. O diretor do Movimento Econômico faz avaliação positiva do crescimento registrado na região atingindo cinco bilhões 615 milhões de reais de movimentação financeira.
Suspeito de furtos em Descanso é preso em Princesa. Na tarde desta quinta-feira, Policiais Civis cumpriram mandado de prisão preventiva expedido no último dia seis, pelo Poder Judiciário da Comarca de Descanso. Durante a instrução de Inquérito Policial que apura a prática de crimes de furtos ocorridos nas últimas semanas na cidade de Descanso, foi possível identificar o autor, um homem de 41 anos. Ele é réu em outras ações penais que apuram crimes da mesma espécie. Além disso, foi possível comprovar que ele descumpriu medidas cautelares impostas. Diante da prova colhida, a Polícia Civil representou pela prisão preventiva e, com manifestação favorável do Ministério Público, foi deferida. O preso foi capturado na cidade de Princesa e será encaminhado à Unidade Prisional. O inquérito continua a fim de apurar eventual envolvimento de outras pessoas.
PRF em SC inicia Operação Nossa Senhora Aparecida 2020. A ação estaria dentro de um planejamento de pelo menos três semanas, chamado “Operação Festas de Outubro”. No entanto, devido à pandemia, estes eventos turísticos típicos do período não se realizarão. Ainda assim, espera-se um aumento significativo no fluxo de veículos em todas as rodovias federais. Considerando a previsão de tempo bom para o feriado prolongado, muitos motoristas devem usar a BR 101 e as BRs 282, 470 e 280 nos trechos que dão acesso às praias. O objetivo principal da PRF é prevenir condutas que aumentam o risco de ocorrências graves ou que agravem as lesões das vítimas, como ultrapassagens indevidas, consumo de álcool e falta de equipamentos de segurança. Para isso, o órgão vai aumentar a presença em trechos considerados mais críticos de acidentes graves.
Autor de homicídio e tentativa de homicídio se entrega na delegacia. Nesta quinta-feira a Polícia Civil de Campo Erê cumpriu mandado de prisão de um homem de 35 anos, acusado de ter praticado homicídio contra NADIR DE OLIVEIRA e tentativa de homicídio contra DORIVALDO PRIBBNOW. O fato ocorreu na Linha São Luiz, interior de Santa Terezinha do Progresso, no dia 13 de setembro. O acusado foi apresentado por seu advogado. Após ter sido interrogado, foi conduzido a Unidade Prisional Avançada de São José do Cedro, onde aguardará a decisão da Justiça. Segundo o advogado de defesa, MARCELO FURTADO, os envolvidos tiveram uma discussão devido a dividas entre as partes. Ainda no depoimento, o suspeito disse que quando esteve na casa das vítimas tentando um acordo para acertar o débito, foi agredido e ameaçado.
Com o decorrer dos fatos acabou fazendo os disparos de arma de fogo contra Nadir que não resistiu e morreu no local, e ainda acertou um tiro no braço de Dorivaldo. Devido a um mandado de prisão preventiva, o investigado vai permanecer preso. O advogado explica que como o crime ocorreu ainda no dia 13 de setembro e ele não havia se apresentado foi feito pedido da prisão e concedido pela justiça. O advogado, afirma que vai entrar com liberdade para revogar a prisão do acusado. Ele defende que o acusado não apresenta nenhum risco para o andamento do processo, bem como para a sociedade.