-MEC DESCUMPRE PRAZO E SÓ VAI ENVIAR NOVO PLANO DE EDUCAÇAO AO CONGRESSO EM 2024
-DEPUTADOS SUGEREM CPI PARA INVESTIGAR ROMPIMENTO DE RESERVATÓRIO DA CASAN
-DÉCIMA FAIC TEVE GRANDE MOVIMENTAÇÃO NO SEGUNDO DIA EM IPORÃ DO OESTE
-PROGRAMAÇÃO SEGUE NESTE SÁBADO COM DIVERSAS ATRAÇÕES AOS VISITANTES
-EPAGRI DISPONIBILIZA CAPACITAÇÃO GRATUITA AOS AGRICULTORES NA FAIC 2023
-ZÉ GOTINHA PARTICIPA DA FAIC E INCENTIVA MAIOR VACINAÇÃO DAS CRIANÇAS
-HOMEM COM MAIS DE 60 BOLETINS DE OCORRÊNCIA É PRESO NA REGIÃO
-ACUSADO DE TENTATIVA DE FEMINICÍDIO É CONDENADO POR LESÃO CORPORAL
O tempo apresenta-se encoberto em Iporã do Oeste. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável. A mínima das últimas horas foi de 16 graus e a máxima para hoje deve ser de 23 graus. Agora, no parque de exposições da 10ª FAIC, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 98 centavos. O euro está valendo cinco reais e 32 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.
Um forte terremoto atingiu o Marrocos na noite desta sexta-feira e deixou pelo menos 632 mortos e 329 feridos, de acordo com um balanço divulgado pelo Ministério do Interior para a TV estatal. O número de vítimas, porém, não é definitivo e pode aumentar, segundo as mesmas autoridades. O tremor, de cerca de 15 segundos, danificou desde aldeias nas montanhas do Atlas, até a cidade histórica de Marrakesh. O terremoto ocorreu por volta das sete e meia da noite, horário de Brasília, atingiu magnitude seis vírgula oito e aconteceu a uma profundidade de 18 quilômetros, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
A União Africana tornou-se membro permanente do G20, que compreende os países mais ricos e poderosos do mundo. O anúncio foi feito neste sábado pelo primeiro-ministro indiano, NARENDRA MODI, na cúpula do bloco em Nova Délhi. A União Africana, bloco composto por 55 Estados-membros, tem agora o mesmo estatuto que a União Europeia – o único bloco regional com membros de pleno direito. Outras questões a serem decididas na cúpula incluem mais empréstimos às nações em desenvolvimento por parte de instituições multilaterais, a reforma da dívida internacional, as regulamentações sobre as criptomoedas e o impacto da geopolítica na segurança alimentar e energética.
O agente penitenciário que estava em serviço quando o brasileiro DANILO CAVALCANTE escapou da prisão na Pensilvânia, nos Estados Unidos, foi demitido na tarde de quinta-feira. O guarda aparentemente não percebeu Cavalcante, 34 anos, apoiando os pés e as mãos contra as paredes e subindo em direção ao teto para fugir, em 31 de agosto. O carcereiro, que não foi identificado, trabalhava na Prisão Estadual do Condado de Chester há 18 anos. A caçada a CAVALCANTE, envolvendo centenas de policiais, está na segunda semana. Ele já foi avistado oito vezes desde sua fuga, mas continua conseguindo fugir das autoridades.
O Ministério da Educação descumpriu o prazo previsto em lei para enviar ao Congresso Nacional, a proposta que atualiza o Plano Nacional de Educação, lei que define metas e diretrizes para o setor. Sancionado em 2014, o plano prevê metas que o país precisa atingir até 2024 e define que, até o primeiro semestre deste ano, o Executivo deveria ter enviado ao Legislativo, uma nova versão para planejar os dez anos seguintes, o que não aconteceu. O Ministério informou que criou um grupo de trabalho sobre o tema e que só deve enviar o projeto ao Congresso no primeiro semestre de 2024, com um ano de atraso. De acordo com o MEC, o novo plano está sendo montado em debate com entidades como os conselhos de secretários estaduais e municipais de educação.
O Ministério Público, junto ao Tribunal de Contas da União, pediu nesta sexta-feira, que a Corte identifique e anule todas as punições aplicadas a empresas com base em processos da Lava Jato, que tenham sido invalidados. O objetivo é reabilitar companhias eventualmente punidas para que elas possam voltar a participar de licitações públicas do governo. A representação, assinada pelo subprocurador-geral do MPTCU, LUCAS ROCHA FURTADO, se baseia em decisão de quarta-feira do ministro DIAS TOFFOLI, do Supremo Tribunal Federal. O magistrado anulou todas as provas oriundas do acordo de leniência da construtora Odebrecht e dos sistemas usados para controle de propinas. Também declarou imprestáveis o uso dessas provas em qualquer processo, em todas as esferas da Justiça.
O governador do Rio Grande do Sul, EDUARDO LEITE, anunciou, em coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira, um pacote de medidas que chegam a um bilhão de reais para auxiliar as pessoas afetadas pelo ciclone que devastou o Estado e causou 41 mortes. Outras 46 estão desaparecidas e mais de 11 mil estão desalojadas, segundo o balanço mais recente da Defesa Civil estadual. De acordo com o chefe do Executivo gaúcho, os valores serão disponibilizados pelo Banrisul e serão destinados à reconstrução das cidades. Também ontem, o presidente em exercício, GERALDO ALCKMIN, anunciou o repasse de recursos da União para as prefeituras do Rio Grande do Sul com as situações de calamidade e de emergência devidamente reconhecidas pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional. Para cálculo do repasse, o governo vai considerar o valor de 800 por pessoa afetada pelas consequências da passagem do ciclone extratropical nestas localidades.
Santa Catarina enviou, nesta sexta-feira, novas equipes especializadas para reforçar o atendimento à população atingida pelas cheias, após passagem de um ciclone no estado vizinho, Rio Grande do Sul. Na quarta-feira, outras equipes já haviam sido enviadas, após o pedido de ajuda feito pelo Corpo de Bombeiros Militar gaúcho. Os militares se apresentaram na cidade de Lajeado, porém, estão em atuação nas cidades de Muçum, Cruzeiro do Sul, Venâncio Aires e Encantado. Foram empenhados bombeiros militares das equipes de Força-Tarefa de Itajaí, São José, Rio do Sul, Xanxerê e Tubarão, além da aeronave Arcanjo 01, do Batalhão de Operações Aéreas.
Em reunião extraordinária, a Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia da Assembleia Legislativa, aprovou requerimento com convite para o presidente da Casan, EDSON MORITZ, participar de reunião do colegiado. O objetivo é ouvir o dirigente sobre o rompimento de um reservatório de água da companhia, ocorrido na madrugada desta quarta, na região continental de Florianópolis. A data da vinda de MORITZ ainda será confirmada. Na última sessão da semana, os deputados abordaram o tema em plenário e cogitaram a possiblidade de uma CPI para investigar o que aconteceu. ANTIDIO LUNELLI do MDB e MARQUITO do PSOL afirmaram que é preciso abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar as responsabilidades pelo incidente.
O prefeito de Ibirama, ADRIANO POFFO, recebeu o salário de agosto normalmente, apesar de estar preso pela Operação Mensageiro desde abril. A informação consta no Portal de Transparência da prefeitura, que mostra que o chefe do Executivo municipal ganha 20 mil por mês. POFFO foi detido preventivamente na quarta fase da Operação Mensageiro, que apura fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro no setor de coleta e destinação de lixo em diversas regiões de Santa Catarina. Em nota, a prefeitura explicou que o pagamento só é interrompido em “casos de condenação judicial com afastamento do cargo, pedido de afastamento temporário ou renúncia”.
A Ameosc – Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina, em parceria com os municípios da região, está promovendo uma campanha de arrecadação de donativos para ajudar as famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Estão sendo aceitas doações de alimentos não perecíveis, materiais escolares, produtos de higiene e limpeza, colchões, travesseiros, roupas de cama e cobertores. Os pontos de coleta dos donativos estão localizados nas prefeituras, que devem divulgar maiores informações à população na segunda-feira, sobre os horários de recebimento das doações. Em Descanso, a arrecadação terá início na segunda-feira e seguirá até ao meio dia da próxima quinta-feira, dia 14. O ponto de coleta será o Centro Cultural Coluna Prestes, no horário das 7h30 às 11h30 e das 13h às 19h.
A usina de biogás no interior de Itapiranga deve ser inaugurada ainda neste ano. O projeto que se arrasta há mais de 10 anos está em fase de conclusão. A empresa anunciou o início da geração de energia ainda em 2023. Segundo o Coordenador do MAB, PEDRO MELCHIORS, o Projeto de Biogás de Itapiranga entra em funcionamento esse ano. Ele lembra que o projeto inovador prospecta a inserção sustentável do biogás proveniente de dejetos suínos e bovinos na Matriz Energética Brasileira. A iniciativa tem como objetivo a construção de uma planta geradora de energia elétrica, a partir de resíduos orgânicos de 11 propriedades rurais com um sistema interligado de biogás, na busca por soluções ambiental e economicamente sustentáveis para aproveitamento dos resíduos.
PEDRO MELCHIORS cita que o Movimento dos Atingidos por Barragens defende esse tipo de alternativa para a geração de energia. Itapiranga possui um Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento da CGT Eletrosul, de empresa contratada, além de produtores rurais e Prefeitura Municipal. O investimento no projeto é superior a 10 milhões de reais e inclui os remanescentes de obras de dois projetos de pesquisa, aprovados, pela Aneel em 2010 e 2012. No momento estão sendo concluídas as estruturas de um gasoduto com 11 quilômetros para o biogás canalizado até uma Mini Central Termoelétrica, com subestação para conexão ao Sistema Interligado Nacional.
O projeto propõe destinação alternativa a um rejeito da produção agropecuária altamente poluente e produzido em grande volume. O objetivo é proporcionar benefícios na redução do impacto ambiental e à saúde humana. Desde a instalação dos primeiros biodigestores, o nível de poluição do Rio Uruguai, que contorna a cidade de Itapiranga, foi reduzido. O coordenador do MAB, PEDRO MELCHIORS, lembra que em 2006 teve inicio a implantação do Projeto Alto Uruguai, precursor do Projeto do Biogás de Itapiranga. O projeto de Pesquisa e Desenvolvimento serviu de referência ao Marco Legal do Biogás em Santa Catarina. No ano de 2015, foram apresentados à Aneel os resultados parciais, incluindo os projetos básicos e executivos para implementação de biodigestores, subestação e gasoduto. A conclusão das obras e o seu funcionamento devem ocorrer até o fim de 2023.
O Município de Mondaí está realizando mais uma etapa da campanha “Penso, Logo Destino”. A iniciativa é uma colaboração entre a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional. Conforme o secretário de agricultura e meio ambiente de Mondaí, SIDINEI BASSORICI, o objetivo é a conscientização e a mudança de hábitos em relação ao destino dos materiais recicláveis. Ele destaca que estão sendo recolhidos materiais recicláveis abrangidos pela Lei da Logística Reversa como pilhas, lâmpadas, baterias exceto automotivas e eletroeletrônicos, com exceção de ares-condicionados e geladeiras. Os materiais podem ser entregues no ponto de coleta, localizado na Garagem da Prefeitura, até o dia 26 de setembro.
SIDINEI BASSORICI salienta que através do programa “Penso, Logo Destino”, os resíduos coletados recebem o tratamento adequado, sendo que muitos deles são transformados em novos produtos ou reutilizados para outros fins recicláveis. O secretário enaltece que a campanha desempenha um papel fundamental na sensibilização da população sobre a importância da destinação responsável dos resíduos, contribuindo assim para a preservação e sustentabilidade do meio ambiente. BASSORICI convida todos os mondaienses a se envolverem ativamente nesta campanha, adotando práticas mais conscientes e realizando o descarte de resíduos sólidos de forma correta.
Apesar do tempo chuvoso, o segundo dia da décima FAIC – Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Iporã do Oeste teve boa movimentação de visitantes no parque de exposições durante a sexta-feira. A exposição multissetorial segue até domingo. Cerca de 160 empresas estão expondo seus produtos e serviços em 210 espaços distribuídos no parque de exposições. São dois pavilhões dedicados ao comércio e indústria, um pavilhão exclusivo para os setores do turismo e artesanato, além da nova estrutura construída neste ano especialmente para o setor agrícola e agropecuário. Os expositores de vários segmentos já demonstram satisfação com a feira. A expectativa é que a movimentação de visitantes seja ainda mais intensa neste sábado e domingo. A Comissão Central Organizadora estima que cerca de 30 mil pessoas visitem a feira nos quatro dias do evento.
O penúltimo dia da Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Iporã do Oeste neste sábado iniciou às 09h da manhã, com abertura dos pavilhões para visitação aos estandes. Também já teve shows com artistas locais e regionais no palco central. Durante a tarde, várias atrações serão disponibilizadas aos visitantes. Dentre elas está o desfile e julgamento de bovinos Jersey e Holandês, a partir das 13h30, no pavilhão do setor agrícola e agropecuário. Também terá show infantil e apresentações musicais no palco central. A partir das 20h, iniciam as atrações no palco arena com DJ Chéva, seguido de show com Léo Bauer, Cleiton e Camargo e DJ Chris no Beat. No domingo, último dia da FAIC 2023, os destaques serão as apresentações com artistas locais, desfile e concurso de cães e a tarde Pré-Kerbfest, com bandinhas típicas. O encerramento será às 18h com animação do Musical Monte Carlo.
A Epagri está participando da décima Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Iporã do Oeste, com estande instalado junto ao espaço da Secretaria Municipal de Agricultura. O local é utilizado também por outros órgãos como a Cidasc, Associação dos Apicultores, Sindicato e alguns produtores de hortifrútis. Conforme o Engenheiro Agrônomo e Extensionista Rural, ALEISSON LUEDKE, a Epagri está disponibilizando uma ótima oportunidade de capacitação aos agricultores, com foco no manejo conservacionista do solo. Ele explica que estão sendo feitas abordagens sobre as práticas corretas que devem ser adotadas para evitar erosões e prejuízos futuros nas propriedades.
ALEISSON LUEDKE salienta que a Epagri já realiza o trabalho de conservação do solo em suas atividades diárias no município, porém, a capacitação oferecida no estande junto à Feira FAIC é importante para chamar atenção sobre as práticas conjuntas que devem ser adotadas nas propriedades rurais. O Engenheiro Agrônomo pontua que somente a cobertura verde não basta e que os agricultores precisam alinhar várias técnicas de trabalho para melhorar a condição do solo, ter boa produtividade e prevenir perdas erosivas. Todas essas técnicas estão sendo repassadas aos agricultores no estande da Epagri na décima FAIC de Iporã do Oeste.
A Secretaria de Saúde de Iporã do Oeste também está presente na décima Feira FAIC, que segue até este domingo. Conforme a secretária, ELISE WALKER, foi criado um espaço especial junto ao estande da Prefeitura, logo na entrada do ginásio poliesportivo, onde está sendo disponibilizado um espaço adequado para as mamães amamentarem seus bebês, além de uma equipe com técnicos de enfermagem e enfermeiros para auxiliar os visitantes em caso de necessidade. ELISE salienta que o personagem “Zé Gotinha” está presente na feira, interagindo com as crianças e chamando a atenção sobre a importância da vacinação, já que nos últimos anos, houveram muitos questionamentos sobre as vacinas, que deixaram a população com receio e consequentemente, refletiram na queda das coberturas vacinais não só contra a Covid-19, mas das demais vacinas de rotina.
Já a coordenadora das atividades em grupos da Secretaria de Saúde, ÁGDA ANDRES, salienta que o público está sendo bem recebido pela equipe multidisciplinar presente na exposição. Ela lembra que neste mês, através do Programa Saúde na Escola, está sendo feita a atualização das cadernetas de vacinas das crianças e por isso, a presença do “Zé Gotinha” na feira é importante para incentivar as famílias a completarem o calendário vacinal das crianças. A atividade da Secretaria da Saúde de Iporã do Oeste na FAIC 2023 segue até amanhã, no encerramento da Feira.
Um homem foi preso nesta sexta-feira por violência doméstica e por estar portando uma arma de fogo com posse irregular, no interior de Maravilha. Segundo informações, uma mulher teria contatado a Polícia Militar para denunciar que estava sofrendo ameaças de seu marido. Ao chegar no local, a guarnição, em um primeiro momento, não encontrou o indivíduo. Em conversa com a vítima, os policiais encontraram uma espingarda calibre 36 e oito munições intactas sem o devido registro. Em seguida, o autor dos fatos foi localizado e preso por ameaçar a companheira e pela posse irregular da arma de fogo. Ele foi conduzido para a delegacia da Polícia Civil.
Um homem de 30 anos foi preso nesta sexta-feira, na linha Humaitá, no interior de Cunha Porã, por supostamente estar traficando drogas. Segundo informações, a Polícia Militar de Maravilha realizavas rondas na BR-282, quando avistaram um veículo não sinalizando sua entrada para o interior do município, infração que culminou em uma abordagem por parte da guarnição. Ao tentar abordar o veículo, o condutor não acatou às ordens e seguiu o trajeto, sendo que após uma breve perseguição, os policiais conseguiram realizar a abordagem. Durante o procedimento, foram encontradas cerca de dez gramas de cocaína. Questionado se a droga era para uso pessoal ou para venda, o homem apresentou sinais de nervosismo e não soube explicar. A guarnição constatou ainda que ele possuía 66 boletins de ocorrência em seu nome. Com isso, a droga foi apreendida e o homem preso por tráfico.
Foi realizado nesta sexta-feira, no Fórum de São Miguel do Oeste, o júri de um homem acusado de tentativa de feminicídio no município. O crime foi registrado em abril de 2022, no bairro São Luiz, onde o homem foi preso após desferir um golpe de facão na cabeça de uma mulher e desde então, o acusado estava preso no presídio regional. No júri, o Ministério Público de Santa Catarina, sendo representado pela Promotora de Justiça, MARCELA DE JESUS BOLDORI FERNANDES, defendeu a tese de tentativa de feminicídio, com duas qualificadoras: o motivo torpe ou meios que dificultaram a defesa da vítima. O Conselho de Sentença aceitou a tese da defesa e assim, a tentativa de feminicídio foi desqualificada. O homem foi condenado a uma pena que passa de dois anos, pelo crime de lesão corporal e foi colocado em liberdade.