-TSE PUBLICA NORMAS DE CONDUTA PARA OS ELEITORES NO DIA DA VOTAÇÃO
-DEFESA DE MOISÉS DIZ NOVO PEDIDO DE IMPEACHMENT ATENDE PROJETOS POLÍTICOS
-UNOESC VAI REALIZAR EXAMES GRATUITOS PARA DIAGNÓSTICO DE HEPATITE C
-VEREADORES PEDEM LIBERAÇÃO TOTAL DE BARES E RESTAURANTES
-DECRETO MUNICIPAL VAI AUTORIZAR FUTEBOL RECREATIVO EM SÃO MIGUEL
-OPERAÇÃO INDEPENDENCIA TERMINA COM 10 ACIDENTES NAS SCs DA REGIÃO
-PAI É CONDENADO À 46 ANOS DE PRISÃO POR ESTUPRO DAS DUS FILHAS MENORES
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 31 centavos. O euro está valendo seis reais e 27 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
O vice-presidente do Afeganistão, AMRULLAH SALEH, escapou ileso de um ataque a bomba nesta quarta-feira em Cabul. Nenhum grupo assumiu o atentado, que deixou dois mortos e outros 12 feridos. O ataque ocorreu em uma praça da capital afegã. A explosão ocorreu enquanto o comboio do vice-presidente passava pela área. Imagens após a explosão mostraram danos significativos à área, juntamente com fachadas destruídas e peças de veículos carbonizadas.
A Comissão Europeia anunciou nesta quarta-feira um acordo para reservar 200 milhões de doses da potencial vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela aliança Biontech-Pfizer, grupos alemão e americano, com uma opção de 100 milhões de doses adicionais. A presidente da comissão, URSULA VON DER LEYEN, afirmou em uma nota que "as possibilidades de desenvolver uma vacina segura e eficiente nunca foram tão elevadas". Este é o sexto acordo do tipo anunciado pela União Europeia.
Os testes da vacina contra a Covid-19 desenvolvida em conjunto pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca foram suspensos temporariamente, conforme anunciou a empresa nesta terça-feira. A farmacêutica esclareceu que o protocolo de segurança foi acionado após um dos voluntários no Reino Unido apresentar reação adversa que pode estar vinculada à vacina. Segundo a AstraZeneca, o "procedimento padrão de revisão" dos estudos foi acionado e a vacinação foi pausada "voluntariamente para permitir a revisão dos dados de segurança por um comitê independente".
O Tribunal Superior Eleitoral divulgou nesta terça-feira as regras de conduta para as eleições municipais em novembro, em meio à pandemia do novo coronavírus. O uso de máscaras será obrigatório, e quem chegar ao local de votação com o rosto descoberto poderá ser impedido de entrar. Também será obrigatória a higienização das mãos com álcool em gel antes e depois do uso da urna. O equipamento eletrônico em si não será limpo a cada votação e, por isso, caberá a cada eleitor cuidar da própria proteção. O tribunal recomendou, ainda, que cada eleitor leve a própria caneta para registrar a assinatura no local de votação. A ideia é evitar ao máximo o compartilhamento de itens e, com isso, reduzir o risco de contágio.
O presidente JAIR BOLSONARO afirmou na tarde desta terça-feira que fez um "apelo" a donos de supermercados para conter a alta do preço do arroz. Mais cedo, durante reunião do governo, a ministra da Agricultura, TEREZA CRISTINA, disse que o produto não faltará no país. As falas de BOLSONARO e da ministra foram publicadas em vídeos nas redes sociais do presidente. Os dois abordaram a alta de preço de um dos produtos considerados essenciais no cardápio dos brasileiros. BOLSONARO disse que tem conversado com donos de redes de supermercados e que fez um "apelo" para que as margens de lucro de produtos como o arroz fiquem "próximas de zero". O presidente acrescentou que não pretende tabelar preços.
Os advogados FREDERICK WASSEF, que representou a família BOLSONARO, CRISTIANO ZANIN que defendeu LULA e ANA TEREZA BASÍLIO que representou o governador do Rio de Janeiro, WILSON WITZEL são alvos de nova fase da Operação Lava Jato, nesta quarta-feira. BOLSONARO, LULA e WITZEL não são investigados nesta operação. A Operação Esquema S investiga desvios de pelo menos 150 milhões do Sistema S do Rio de Janeiro por escritórios de advocacia no Rio e em São Paulo, para propinas a agentes públicos. A operação é baseada em uma delação premiada de ORLANDO DINIZ, ex-presidente da seção fluminense do Sistema S - que engloba Fecomércio, Sesc e Senac. O juiz federal MARCELO BRETAS expediu 50 mandados de buscas e apreensões, mas não há mandados de prisão.
Nos últimos cinco anos, a cobertura vacinal obrigatória para crianças caiu em Santa Catarina, segundo dados do Ministério da Saúde. As doses que precisam ser aplicadas são: BGC, pentavalente, rotavírus humano, meningite, pneumonia, poliomielite, hepatite A, tríplice viral, tetra viral e febre amarela. Especialistas alertam para os perigos de deixar de imunizar as crianças e garantem que as vacinas são seguras. As vacinas em questão, com exceção da febre amarela, que foi incluída recentemente no calendário, tiveram queda na cobertura vacinal entre 2015 e 2019. A maior baixa foi a da imunização contra a tuberculose, que tinha cobertura vacinal de 110 por cento e, em cinco anos, passou para 81 por cento.
A CPI dos Respiradores da Assembleia Legislativa entregou na tarde desta terça-feira um novo pedido de impeachment contra o governador CARLOS MOISÉS. A solicitação foi apresentada com o relatório final da investigação da compra de 200 respiradores feita pelo governo catarinense por 33 milhões com dispensa de licitação. Dois processos de impeachment já tramitam no legislativo. Esta é a oitava representação por crime de responsabilidade apresentada contra o governador.
O pedido tem como base o relatório final da CPI, que apontou a responsabilidade de 14 pessoas, entre elas o governador. Para os deputados, houve omissão e ineficiência por parte do chefe do Poder Executivo em relação à compra, porque ignorou alertas feitos pelo Tribunal de Contas a respeito das medidas que deveriam ser tomadas para evitar compras fraudulentas em casos de pagamento antecipado.
A defesa do governador CARLOS MOISÉS emitiu nota em que comenta o novo pedido de impeachment protocolado na Assembleia Legislativa, desta vez, pelos deputados que integraram a CPI dos Respiradores. O advogado MARCOS FEY PROBST afirmou que a ação serve "apenas para satisfazer projetos político-partidários contrários ao regime democrático e ao interesse do povo catarinense". O comunicado reitera a convicção da defesa de que o governador não praticou irregularidades, e afirma que se trata de "mera etapa protocolar, que não acrescenta novos fatos em relação às ações anteriormente já anunciadas". Ele reforçou que MOISÉS não cometeu nada de irregular ou ilegal no processo de compra dos respiradores.
A Ameosc assinou, nesta terça-feira, o contrato da segunda etapa de construção da nova sede da entidade. A assinatura ocorreu no gabinete do prefeito de São José do Cedro e presidente da Ameosc, PLÍNIO DE CASTRO e os responsáveis pela empresa Sigma Construtora, de Francisco Beltrão do Paraná. O prazo de execução da segunda etapa da obra é de quatro meses, conforme cronograma financeiro. Já o prazo de vigência contratual é de seis meses, contados a partir da data de assinatura do contrato. O orçamento inicial para as obras da nova sede era de 504 mil reais. Quatro empresas participaram do processo licitatório e a Sigma Construtora apresentou o menor valor: 370 mil. Com isso, a associação vai economizar 134 mil reais nessa etapa do projeto.
A nova sede da Ameosc está em construção no Bairro Agostini, nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento em saúde 24 horas. A estrutura vai abrigar todo o sistema Ameosc, incluindo o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional e o Consórcio de Saúde. O prédio está sendo erguido com recursos da venda da antiga sede, arrematada em leilão na metade do ano passado. Desde julho de 2019, o atendimento da entidade ocorre no mesmo prédio onde funciona a Casan, em São Miguel do Oeste. O novo espaço contará com uma área total de 746 metros quadrados. O terreno, de cerca de mil e 700 metros quadrados, foi doado pelo município de São Miguel do Oeste.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural vai realizar neste mês de setembro uma série de treinamentos gratuitos aos produtores rurais de Santa Catarina. A informação é da supervisora regional do SENAR, GRAZIELE BITENCOURT VIEIRA. Conforme ela, no estado serão cerca de 150 capacitações sem custos aos interessados. De acordo com ela, na região Extremo Oeste são ao menos 24 cursos que serão desenvolvidos em 10 municípios. Segundo GRAZIELE, entre as opções disponíveis estão os treinamentos voltados a soldador, emissão de guia de trânsito animal, popularmente conhecido como GTA e doma de equídeos.
Além desses cursos, o SENAR também vai disponibilizar na região Extremo Oeste catarinense capacitações voltadas á confeitaria, derivados de leite, emissão de nota fiscal eletrônica, inclusão digital e aumento na produção de mel. A afirmação é da supervisora regional do SENAR, GRAZIELE BITENCOURT VIEIRA. Ela destacou que todos esses cursos vão ocorrer através do Sindicato dos Produtores Rurais. Ela revelou que as pessoas interessadas em participar desses treinamentos devem procurar o Sindicato ou acessar o site do SENAR. O endereço é o ead.senar.org.br.
O objetivo principal das capacitações promovidas pelo SENAR é capacitar o produtor e o trabalhador rural. O comentário é da supervisora regional do órgão, GRAZIELE BITENCOURT VIEIRA. Ela disse que a intenção é oferecer maior qualidade de vida, além de proporcionar maior produtividade tanto nos treinamentos de formação profissional rural quanto de promoção social. A profissional lembrou que o SENAR possui em andamento os cursos de assistência técnica e gerencial. GRAZIELE VIEIRA frisou que na região Extremo Oeste de Santa Catarina o foco principal é relacionado á atividade de bovinocultura, tanto de leite quanto de corte.
Os cursos ofertados pelo Senar são exclusivos para produtores e trabalhadores rurais, bem como, suas famílias. A declaração é da supervisora regional do órgão, GRAZIELE BITENCOURT VIEIRA. Ela acrescentou que os treinamentos acabam reforçando o complemento na renda dos participantes. Questionada sobre a procura por treinamentos nesse período de pandemia da Covid-19, GRAZIELE destacou que os cursos retomaram apenas em junho e desde então todos os cuidados estão sendo tomados a fim de evitar um possível contágio da doença durante as capacitações.
A Câmara de vereadores de São Miguel do Oeste aprovou, em sessão por videoconferência, uma série de moções. Uma delas pede que o município e os hospitais públicos e privados instalados na cidade cumpram a lei estadual que dispõe sobre a permissão para a visitação de animais domésticos aos pacientes. O autor destaca que o contato com os animais se confirma como estratégia eficiente na recuperação de pessoas hospitalizadas e que o poder terapêutico dos animais tem sido usado para proporcionar momentos de descontração, alegria e conforto a pacientes internados. Outra moção aprovada em plenário pede a liberação total de bares e restaurantes. Atualmente, esses estabelecimentos só podem funcionar até as dez horas da noite.
Os vereadores rejeitaram uma moção de apelo apresentada na sessão de ontem. A proposta era de que os governos garantam emprego para todos os presidiários quando eles saírem da cadeia depois do cumprimento da pena. Mais do que disso, o autor da moção pediu que os governo garantam, além da oportunidade de trabalho, carteira assinada e salário digno. Ele destacou que é difícil reintegrar um ex-presidiário na sociedade, já que quando este sai à procura de emprego, os proprietários de estabelecimentos e a população em geral ficam com receio e não lhe dão emprego. Os demais vereadores não concordaram com a proposta e a moção foi rejeitada.
A Unoesc vai realizar exames gratuitos para diagnóstico de Hepatite C na população a partir desta terça-feira. As pessoas interessadas em fazer os testes rápidos deverão agendar um horário pelo telefone 3631-1087. Os testes serão realizados no hall de entrada da Clínica de Psicologia e do Núcleo Jurídico. Para fazer o exame não é necessário estar em jejum. Segundo o coordenador do curso de Farmácia, professor EVERTON BOFF, qualquer pessoa poderá fazer o exame. Ele explicou que o resultado fica pronto entre cinco e 20 minutos e, neste período, as pessoas também poderão sanar dúvidas com acadêmicos e professores de Psicologia sobre saúde mental.
O Ministério da Saúde orienta que as pessoas acima de 40 anos realizem pelo menos uma testagem de Hepatite C. A informação é do coordenador do curso de Farmácia, EVERTON BOFF. Ele explicou que a Hepatite C é uma doença silenciosa, que pode levar de 20 a 30 anos para começar a se manifestar. Pessoas com a doença apresentam sintomas como náuseas, vômitos, mal estar e pela amarelada. A transmissão ocorre, principalmente, por objetos perfurocortantes, cuticuladores não esterilizados, compartilhamentos de seringa, aparelho de barbear e outros. A testagem, de acordo com o professor EVERTON, é importante para o diagnóstico precoce da doença.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Alesc não fará as audiências públicas do orçamento regionalizado. Até 2017, os deputados promoviam encontros regionais para a definição de demandas para inclusão no orçamento do estado. Três por cento do total de investimentos do governo estadual seriam destinados para esses pedidos. Em 2018, o sistema deixou de ser usado e Alesc começou a trabalhar com as emendas impositivas apresentadas individualmente pelos deputados. O Peperi Entrevista de ontem conversou com o presidente da comissão de finanças e orçamento da Assembleia, MARCOS VIEIRA e ele disse que os deputados deixaram o orçamento regionalizado de lado porque o estado simplesmente não executava as prioridades apontadas pelas regiões.
A Alesc gastava recursos públicos para promover as audiências públicas do orçamento regionalizado, as comunidades se reuniam, discutiam e as demandas não saiam do papel. O comentário é do presidente da comissão de finanças e orçamento da Assembleia, MARCOS VIEIRA. Ele disse que por isso, os deputados passaram para o sistema de emendas impositivas que permite a definição de ações em até um por cento da receita corrente líquida do estado. VIEIRA citou que o governo é obrigado aatender os pedidos e isso de fato está acontecendo. O parlamentar explicou que o modelo, embora possa enfraquecer um pouco as questões regionais coletiva, garante recursos importantes para os municípios.
Neste ano, todos os municípios de Santa Catarina receberam valores das emendas impositivas. A informação é do presidente da comissão de finanças e orçamento da Assembleia, MARCOS VIEIRA. Ele disse que os deputados costumam fazer contato direto com prefeituras e entidades para definir os setores que vão ser beneficiados com as emendas. VIEIRA comentou que se não fosse dessa forma, dificilmente os municípios receberiam esses valores.
O município de São Miguel do Oeste deve publicar um decreto nesta semana liberando o futebol recreativo na cidade. A decisão foi tomada na reunião do comitê de crise do coronavírus realizada nesta terça-feira. De acordo com o coordenador do comitê, MAURICIO PIACENTINI, o município vai seguir a diretrizes dispostas no decreto estadual e permitir a volta do futebol com os amigos com regras específicas para reduzir o risco do contágio do coronavírus. Entre as normas do decreto estadual estão a proibição de aglomerações antes e depois das partidas. Somente os jogadores podem participar, sem acompanhantes, sem contato nas atividades de preparação e com a proibição do uso de vestiários. O decreto municipal deve ser publicado nos próximos dias.
A secretaria estadual de saúde divulgou a nova classificação de risco para o contágio por coronavírus e o extremo-oeste voltou a ser considerada uma região com alto risco de transmissão. Até ontem, a região era enquadrada como grave risco de contágio da doença. O extremo-oeste passou a ser a única região em amarelo no mapa. Subiram para o nível gravíssimo, em vermelho, o Alto Vale do Rio do Peixe e a região de Laguna. A região Nordeste, que já estava nessa classificação na última semana, permanece. Baixaram de nível gravíssimo para grave, em comparação com a semana anterior, o Oeste,Alto Vale do Itajaí, região Carbonífera e Meio Oeste. A classificação de risco considera o isolamento social, o índice de testagem, a ampliação de leitos e o fluxo de assistência.
Quase todos os partidos de São Miguel do Oeste já definiram as datas para as convenções partidárias. O PSL foi o primeiro a realizar o encontro no último sábado. Para o próximo sábado, dia 12, estão agendas as convenções de quatro partidos: PDT, PSB, PSD e DEM. Domingo, dia 13, é a vez do PT. Para o dia 15 estão marcadas as convenções do MDB e do PL. O PP vai se reunir no dia 16. O PSOL também terá convenção no dia 16. O PSDB ainda não marcou a data, mas a tendência é de realizar a convenção no dia 16, última data prevista pela legislação eleitoral. O PRB vai se reunir hoje para definir a data da convenção.
Um motorista saiu ileso de um grave acidente nesta terça-feira na BR 282 em Maravilha. As equipes do Corpo de Bombeiros e o Samu de Maravilha foram acionados para atender um capotamento na rodovia por volta das seis horas da tarde. Chegando no local, as guarnições se depararam com uma Lifan de Chapecó capotada sobre a rodovia. O motorista de 48 anos, estava fora do carro e não tinha nenhum ferimento. Mesmo assim ele foi avaliado pela equipe de resgate. Ele contou que seguia no sentido de Maravilha a São Miguel do Oeste quando tentou desviar de uma pedra na pista, perdeu o controle, saiu da estrada e capotou.
A Polícia Rodoviária Estadual divulgou o resultado da operação Independencia na tarde de ontem. De acordo com o comandante da PRE na região, DEIBER HAEFLIGER, foram registrados 10 acidentes entre sexta-feira e ontem. Cinco pessoas ficaram feridas, duas delas em estado grave. A PRE também registrou um óbito na SC 480 na região de São Domingo e São Lourenço do Oeste. Ele ressaltou que os dois feridos graves eram motociclistas que se envolveram em acidentes do tipo queda na rodovia. No estado, foram 73 acidentes causando ferimentos em 41 pessoas e seis mortes.
Um homem denunciado pelo Ministério Público em Dionísio Cerqueira por estuprar as duas filhas ainda crianças foi condenado a 46 anos e oito meses de prisão em regime fechado. O réu ainda teve decretada a perda do poder familiar sobre as meninas e deverá indenizá-las por danos morais. Na denúncia, o Promotor relatou que as vítimas foram estupradas por um número elevado e indeterminado de vezes, durante anos. Para silenciar as filhas, o pai as ameaçava dizendo que se contassem os fatos a alguém as mataria e mataria também sua mãe. O réu foi condenado a 23 anos e quatro meses de prisão pelos crimes praticados contra cada uma das vítimas. Foi estipulada ainda uma indenização por danos morais para as vítimas: 50 mil reais para a filha mais velha e 10 mil para a outra. A decisão é passível de recurso, mas o réu, preso preventivamente no curso das investigações, não poderá fazê-lo em liberdade.