-TSE PUBLICA NORMAS DE CONDUTA PARA OS ELEITORES NO DIA DA VOTAÇÃO
-DEFESA DE MOISÉS DIZ NOVO PEDIDO DE IMPEACHMENT ATENDE PROJETOS POLÍTICOS
-JESUÍTAS RETORNAM PARA A REGIÃO DAS MISSÕES NO RIO GRANDE DO SUL
-DIRETOR CITA DESAFIOS DO ENSINO A DISTÂNCIA PARA ESCOLA DO CAMPO
-COOPERDES DEMONSTRA PREOCUPAÇÃO COM AUMENTO BRUSCO NO PREÇO DO LEITE
-IPORÃ DO OESTE TERÁ BAZAR BENEFICENTE NESTE FINAL DE SEMANA EM PROL DA SOFIA HELENA
-EXCESSO DE VELOCIDADE, IMPRUDÊNCIA E CONDIÇÕES DO CLIMA AGRAVAM ACIDENTES NAS RODOVIAS ESTADUAIS
-MULHER PERDE O CONTROLE E COLIDE EM POSTE DE ENERGIA
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 31 centavos. O euro está valendo seis reais e 27 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
O vice-presidente do Afeganistão, AMRULLAH SALEH, escapou ileso de um ataque à bomba nesta quarta-feira em Cabul. Nenhum grupo assumiu o atentado, que deixou dois mortos e outros 12 feridos. O ataque ocorreu em uma praça da capital afegã. A explosão ocorreu enquanto o comboio do vice-presidente passava pela área.Imagens após a explosão mostraram danos significativos à área, juntamente com fachadas destruídas e peças de veículos carbonizadas.
A Comissão Europeia anunciou nesta quarta-feira um acordo para reservar 200 milhões de doses da potencial vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela aliança Biontech-Pfizer, grupos alemão e americano, com uma opção de 100 milhões de doses adicionais. A presidente da comissão, URSULA VON DER LEYEN, afirmou em uma nota que "as possibilidades de desenvolver uma vacina segura e eficiente nunca foram tão elevadas". Este é o sexto acordo do tipo anunciado pela União Europeia.
Os testes da vacina contra a Covid-19 desenvolvida em conjunto pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica Astra Zeneca foram suspensos temporariamente, conforme anunciou a empresa nesta terça-feira. A farmacêutica esclareceu que o protocolo de segurança foi acionado após um dos voluntários no Reino Unido apresentar reação adversa que pode estar vinculada à vacina. Segundo a Astra Zeneca, o "procedimento padrão de revisão" dos estudos foi acionado e a vacinação foi pausada "voluntariamente para permitir a revisão dos dados de segurança por um comitê independente".
O Tribunal Superior Eleitoral divulgou nesta terça-feira as regras de conduta para as eleições municipais em novembro, em meio à pandemia do novo coronavírus. O uso de máscaras será obrigatório, e quem chegar ao local de votação com o rosto descoberto poderá ser impedido de entrar. Também será obrigatória a higienização das mãos com álcool em gel antes e depois do uso da urna. O equipamento eletrônico em si não será limpo a cada votação e, por isso, caberá a cada eleitor cuidar da própria proteção. O tribunal recomendou, ainda, que cada eleitor leve a própria caneta para registrar a assinatura no local de votação. A ideia é evitar ao máximo o compartilhamento de itens e, com isso, reduzir o risco de contágio.
O presidente JAIR BOLSONARO afirmou na tarde desta terça-feira que fez um "apelo" a donos de supermercados para conter a alta do preço do arroz. Mais cedo, durante reunião do governo, a ministra da Agricultura, TEREZA CRISTINA, disse que o produto não faltará no país. As falas de BOLSONARO e da ministra foram publicadas em vídeos nas redes sociais do presidente. Os dois abordaram a alta de preço de um dos produtos considerados essenciais no cardápio dos brasileiros. BOLSONARO disse que tem conversado com donos de redes de supermercados e que fez um "apelo" para que as margens de lucro de produtos como o arroz fiquem "próximas de zero". O presidente acrescentou que não pretende tabelar preços.
Os advogados FREDERICK WASSEF, que representou a família BOLSONARO,CRISTIANO ZANIN que defendeu LULA e ANA TEREZA BASÍLIO que representou o governador do Rio de Janeiro, WILSON WITZEL são alvos de nova fase da Operação Lava Jato, nesta quarta-feira.BOLSONARO, LULA e WITZEL não são investigados nesta operação. A Operação Esquema S investiga desvios de pelo menos 150 milhões do Sistema S do Rio de Janeiro por escritórios de advocacia no Rio e em São Paulo, para propinas a agentes públicos. A operação é baseada em uma delação premiada de ORLANDO DINIZ, ex-presidente da seção fluminense do Sistema S - que engloba Fecomércio, Sesc e Senac. O juiz federal MARCELO BRETAS expediu 50 mandados de buscas e apreensões, mas não há mandados de prisão.
Nos últimos cinco anos, a cobertura vacinal obrigatória para crianças caiu em Santa Catarina, segundo dados do Ministério da Saúde. As doses que precisam ser aplicadas são: BGC, pentavalente, rotavírus humano, meningite, pneumonia, poliomielite, hepatite A, tríplice viral, tetra viral e febre amarela. Especialistas alertam para os perigos de deixar de imunizar as crianças e garantem que as vacinas são seguras. As vacinas em questão, com exceção da febre amarela, que foi incluída recentemente no calendário, tiveram queda na cobertura vacinal entre 2015 e 2019. A maior baixa foi a da imunização contra a tuberculose, que tinha cobertura vacinal de 110 por cento e, em cinco anos, passou para 81 por cento.
A CPI dos Respiradores da Assembleia Legislativa entregou na tarde desta terça-feira um novo pedido de impeachment contra o governador CARLOS MOISÉS. A solicitação foi apresentada com o relatório final da investigação da compra de 200 respiradores feita pelo governo catarinense por 33 milhões com dispensa de licitação. Dois processos de impeachment já tramitam no legislativo. Esta é a oitava representação por crime de responsabilidade apresentada contra o governador. O pedido tem como base o relatório final da CPI, que apontou a responsabilidade de 14 pessoas, entre elas o governador. Para os deputados, houve omissão e ineficiência por parte do chefe do Poder Executivo em relação à compra, porque ignorou alertas feitos pelo Tribunal de Contas a respeito das medidas que deveriam ser tomadas para evitar compras fraudulentas em casos de pagamento antecipado.
A defesa do governador CARLOS MOISÉS emitiu nota em que comenta o novo pedido de impeachment protocolado na Assembleia Legislativa, desta vez, pelos deputados que integraram a CPI dos Respiradores. O advogado MARCOS FEY PROBST afirmou que a ação serve "apenas para satisfazer projetos político-partidários contrários ao regime democrático e ao interesse do povo catarinense". O comunicado reitera a convicção da defesa de que o governador não praticou irregularidades, e afirma que se trata de "mera etapa protocolar, que não acrescenta novos fatos em relação às ações anteriormente já anunciadas". Ele reforçou que MOISÉS não cometeu nada de irregular ou ilegal no processo de compra dos respiradores.
-JESUÍTAS RETORNAM PARA A REGIÃO DAS MISSÕES NO RIO GRANDE DO SUL
-DIRETOR CITA DESAFIOS DO ENSINO A DISTÂNCIA PARA ESCOLA DO CAMPO
-COOPERDES DEMONSTRA PREOCUPAÇÃO COM AUMENTO BRUSCO NO PREÇO DO LEITE
-IPORÃ DO OESTE TERÁ BAZAR BENEFICENTE NESTE FINAL DE SEMANA EM PROL DA SOFIA HELENA
Reunião online orienta sobre critérios que escolas devem adotar para retomada das aulas presenciais. A diretora do CAESP Doce Esperança de Tunápolis e Santa Helena, LORENI ALBAN, explica que na manhã desta quarta-feira foi realizada uma web conferência pelo Governo do Estado e as entidades que compõe o comitê estratégico de retomada das aulas presenciais, para apresentação do plano de contingência da educação. A diretora esclarece que o objetivo foi orientar os profissionais sobre critérios que devem ser adotados caso as aulas presenciais sejam retomadas, bem como, avaliar se os educandários terão condições cumprir o que estabelece este plano de contingência, considerando ainda que muitos alunos são do grupo de risco.LORENI lembra que os profissionais da equipe técnica estão realizando os atendimentos a distância, por telefone, já que não há sala específica para cada profissional receber os alunos presencialmente.
CTG Sentinela do Uruguai de Mondaí lamenta cancelamento de eventos tradicionalistas no mês de setembro. Segundo o patrão do CTG, DIEGO HAMMES, se não fosse à pandemia, neste final de semana Mondaí iria sediar o décimo quinto Rodeio Crioulo Interestadual, e que iria abranger tradicionalistas de toda região e vários estados do país. O patrão destaca que também estão cancelados outros eventos tradicionalistas do mês de setembro como o acendimento da chama crioula, o acampamento farroupilha, o gaitaço e à hora do mate na praça central com comidas típicas gaúchas alusivo ao dia do Gaúcho, comemorado em 20 de setembro. DIEGO HAMMES ressalta que além do prejuízo que a pandemia traz para a realização dos eventos, também afeta financeiramente o CTG considerando que com as atividades a entidade arrecadava valores para sua manutenção.
Jesuítas retornam para a região das Missões no Rio Grande do Sul. Foram mais de 30 anos ausentes em uma região que possui raízes históricas ligadas a atuação dos Jesuítas no Brasil. A volta dos padres jesuítas para as missões está confirmada para o dia 24 de outubro. O padre DIONÍSIO KÖRBES vai assumir a paróquia São Miguel, no município de São Miguel das Missões. Ele terá apoio do Irmão CELSO SCHNEIDER, que já está realizando trabalho de resgate das raízes jesuíticas no local. O padre DIONÍSIO, que está atuando na Paróquia São Pedro Canísio de Itapiranga, disse que será preciso ter muita calma para fazer um resgate do espírito missionário na região. O padre também conclui trabalho na Paróquia de Cascavel, no Paraná e se diz determinado para a nova missão.
DIONÍSIO KÖRBES, tem 64 anos e foi ordenado padre em 1985. Em 2018, assumiu o cargo de Superior do Núcleo Apostólico Oeste Catarinense e Oeste Paranaense. Durante oito anos o padre atuou como pároco da Paróquia de São Pedro Canísio, de Itapiranga. Ele reforça a importância do retorno dos Jesuítas na Diocese de Santo Ângelo que inclui a região das Ruínas de São Miguel. A Companhia está ausente no local deste a década de 1980 e reassume a paróquia a partir do próximo mês. DIONÍSIO KÖRBES informa que inicialmente sua missão será até o final de 2021. Ele afirma que não vai se distanciar de Itapiranga e pretende fazer parte das comemorações dos 100 anos da paróquia São Pedro Canísio em 2026.
Profissional veterinário possui boa colocação no mercado de trabalho. Hoje, dia nove de setembro, é comemorado o Dia do Veterinário. De acordo com o veterinário e coordenador do curso de medicina veterinária da UCEFF de Itapiranga, RAMIRO BONOTTO, além de cuidar dos animais, o profissional também cuida da saúde dos humanos, pois auxilia na prevenção de doenças que podem ser transmitidas as pessoas. BONOTTO ressalta que a área de atuação do veterinário é bastante ampla, e são cinco anos de formação acadêmica. O coordenador enfatiza que o mercado de trabalho disponibiliza de muitas vagas para o profissional da área, tanto para atuação como autônomo como em clínicas ou agroindústria. Ele lembra que a Uceff disponibiliza de Núcleo de Práticas Veterinárias, em que são feitos atendimentos ao público.
Após um período fechado devido à pandemia, os atendimentos clínicos, cirúrgicos e exames no Núcleo de Práticas Veterinárias da Uceff foram retomados no final de agosto. O coordenador do curso de veterinária cita que para agendar atendimentos como castrações de cães e gatos os interessados podem entrar em contato pelo número 3678-8731. RAMIRO BONOTTO lembra que anualmente o curso de veterinária realiza as campanhas de vacinação contra a raiva, a exemplo de Iporã do Oeste em que o trabalho é feito em parceria com a ONG ASANIO. Como este ano a campanha não será possível nos municípios, o coordenador lembra que as vacinações, a baixo custo, podem ser agendadas de forma individual no Núcleo. O horário de atendimento é das oito as 12, e das 13 e 30 às 17 horas e 30 minutos.
Escola especial de São João do Oeste registra boa adesão no retorno das atividades pelas apaianos. A diretora do Caesp Renascer, VANESSA SCHWENGBER, destaca que durante o período de pandemia diversas formas de atendimento são mantidas com os alunos e suas famílias. Entre elas, cita a impressão de apostilas e entrega mensal as famílias, o envio de vídeos explicativos sobre os conteúdos pelos grupos de WatsApp e o atendimento presencial aos alunos pelos profissionais da saúde. O CAESP de São João do Oeste atende 54 alunos. Destes, a diretora cita que cerca de 30 famílias optaram pelo atendimento presencial, para o qual, é seguido o protocolo da saúde respeitando somente metade da capacidade diária.
Para o envio dos vídeos VANESSA SCHWENGBER explica que é seguido um cronograma e um roteiro alternando os professores das diferentes áreas. Toda segunda, quarta e sexta-feira um professor é responsável pelo envio do material na sua disciplina. A diretora do CAESP Renascer de São João do Oeste enfatiza que a retirada do material impresso tem uma adesão de 99% das famílias, e a participação no retorno das atividades tem sido muito positiva. Os professores também tem realizado reuniões semanais para preparar o material e discutir estratégias de atividades para o ensino, bem como, conforme a necessidade, avaliar situações específicas dos alunos.
Cooperdes demonstra preocupação com aumento brusco no preço do leite. Conforme o presidente da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Descanso, DAVI BELAN, o aumento brusco no preço do leite, apesar de ser um fator positivo, preocupa os produtores pelo receio de que da mesma forma que subiu o valor caia muito rápido. Ele lembra que o preço aumentou, mas em conseqüência, os insumos também. BELAN ressalta que as condições de preço favorável animam os produtores maiores para investimentos na propriedade, mas para produtores menores melhorias com custo mais alto se tornam inviáveis devido à incerteza do preço. O presidente da Cooperdes lembra que o leite da cooperativa é destinado para seis empresas da região, e é o próprio produtor que negocia o preço com a indústria. A Cooperdes está com 380 associados, e disponibiliza de agropecuária e mercado.
Diretor cita desafios do ensino a distância para escola do campo. Segundo o diretor da escola de Educação Básica de São Lourenço de Iporã do Oeste, WAGNER FERRARI, desde o dia 19 de março são realizadas diversas atividades para contemplar os alunos do primeiro ano do ensino fundamental ao ensino médio das 11 comunidades atendidas pelo educandário. Analisando os seis meses de atividades à distância, o diretor afirma que são muitos avanços, com o aperfeiçoamento pelas famílias através de investimentos em tecnologias e acesso a internet, bem como, capacitações frequentes pela equipe de profissionais. Também ocorre à entrega de material impresso com a manutenção do atendimento diário na escola.
WAGNER FERRARI cita que foram realizadas visitas as famílias para conversar sobre dificuldades e ouvir suas opiniões quanto ao novo processo de ensino aprendizagem. O diretor lembra que o empenho de todos tem sido significativo, principalmente para o auxílio dos alunos menores que precisam de maior atenção. FERRARI comenta que 95% das famílias de abrangência da escola de São Lourenço vivem da agricultura, e se percebeu que os alunos maiores reduziram as horas de estudo para se dedicar mais a propriedade, o que causou atraso no envio das atividades e foi necessária intervenção da escola.
Iporã do Oeste terá bazar beneficente neste final de semana em prol da SOFIA HELENA. A menina, de um ano de idade, natural de Saudades, é portadora da doença AME tipo UM, Atrofia Muscular Espinhal. Para o tratamento da doença, SOFIA precisa arrecadar cerca de 12 milhões de reais, valor do medicamento importado zolgensma. Em função disso, ações em prol da menina estão sendo realizadas em toda região. Conforme uma das voluntárias das ações promovidas em prol da SOFIA HELENA, a mondaiense, DANIA FLACH, a Anvisa aprovou recentemente a vinda do medicamento zolgensma para o Brasil, sendo que anteriormente, famílias que tem crianças com AME precisavam se deslocar aos Estados Unidos para fazer a aplicação. DANIA lembra que isso reduz os custos e transtornos as famílias, mas o medicamento não será fornecido pelo SUS e continua sendo pago a um valor muito alto, pelo menos dez milhões de reais.
Até esta terça-feira, a família da SOFIA HELENA havia arrecadado quatro milhões 680 mil reais. O valor total para o tratamento precisa ser arrecadado até que a menina complete dois anos. A voluntária DANIA FLACH ressalta que madrinhas voluntárias estão realizando ações em toda região para arrecadar o valor. Em Mondaí ações beneficentes estão sendo realizadas todos os meses. Em Iporã do Oeste o bazar será realizado no pavilhão evangélico nestes dias 10, 11 e 12. Na quinta e sexta-feira o horário será das oito às 19 horas, sem fechar ao meio dia. No sábado, dia 12, o atendimento será das oito às 17 horas. Foram recebidas várias doações de roupas, calçados, acessórios, utensílios, eletrodomésticos e móveis. Os itens serão vendidos a valores de um a no máximo 30 reais. Nos três dias do bazar haverá também uma barraquinha com os produtos personalizados da SOFIA HELENA em que todo valor arrecadado será destinado para o tratamento.
-EXCESSO DE VELOCIDADE, IMPRUDÊNCIA E CONDIÇÕES DO CLIMA AGRAVAM ACIDENTES NAS RODOVIAS ESTADUAIS
-MULHER PERDE O CONTROLE E COLIDE EM POSTE DE ENERGIA
Homem encontra celular e PMR auxilia na identificação e devolução ao proprietário. O fato ocorreu na tarde de ontem, por volta das 16 horas, na SC 157 em São Lourenço do Oeste. A guarnição da Polícia Militar Rodoviária do Posto 17 recebeu de um homem um celular que ele disse ter encontrado na segunda-feira na linha Lajeado Raul, no interior do município. A guarnição verificou que o aparelho estava sem bateria, e foi colocado para carregar. O proprietário do celular foi identificado através de sua conta do Instagram. Os policiais conseguiram contato com a namorada do proprietário, e ela confirmou que ele havia perdido o celular no feriado do dia sete de setembro. Além de agradecer ao homem que encontrou e devolveu o aparelho, o proprietário do celular também deixou uma gratificação para ele.
Carro capota sobre a rodovia na BR 282. O acidente ocorreu por volta das 18 horas desta terça-feira na BR 282, próximo do acesso da linha São Paulo em Maravilha. No local, um veículo Lifan de Chapecó havia capotado sobre a rodovia. O motorista de 48 anos estava fora do carro e não tinha nenhum ferimento. Mesmo assim ele foi atendido pelo Corpo de Bombeiros e Samu de Maravilha e liberado na ocorrência. O motorista contou que seguia sentido Maravilha a SMOeste, quando tentou desviar de uma pedra sobre a BR mas perdeu o controle, saiu da pista, colidiu em pedras e capotou.
Mulher perde o controle e colide em poste de energia na cidade de Itapiranga. O acidente ocorreu por volta das 17 horas de ontem na Rua da Matriz, subida do Bairro Floresta em Itapiranga. No local uma mulher de 30 anos, condutora de um Focus de Itapiranga, perdeu o controle e bateu em um poste de energia elétrica que caiu sobre a via. Dentro do carro ainda estava seu filho de um ano e quatro meses. A motorista e seu filho não se feriram. O veículo encontrava-se sobre a fiação elétrica. Bombeiros isolaram o local e acionaram a equipe da Celesc para realizar o corte da fiação elétrica. Após o corte da fiação elétrica pela Celesc os ocupantes do carro puderam sair com segurança. A Polícia Militar também esteve no local. O caminhão do Corpo de Bombeiros removeu o poste de luz e realizou a limpeza da via para circulação.
Excesso de velocidade, imprudência e condições climáticas agravam acidentes nas rodovias estaduais. A Polícia Militar Rodoviária realizou desde a sexta-feira até esta terça-feira a Operação Independência 2020. A operação teve por finalidade proporcionar conforto, fluidez e segurança aos usuários das rodovias estaduais catarinenses durante o período prolongado do feriado da Independência. Mesmo com as restrições de convívio social vigentes, a PMR percebeu um fluxo intenso de veículos, da mesma forma como ocorria antes da pandemia. O trabalho realizado pela polícia teve como foco a conscientização dos usuários, com o objetivo de prevenir ao máximo a ocorrência de acidentes de trânsito, bem como, possíveis infrações.
Na operação Independência de 2018 ocorreram nas rodovias estaduais 72 acidentes, sendo 32 acidentes com vítimas e 40 acidentes sem vítimas, envolvendo 125 veículos, causando ferimentos em 58 pessoas e nenhuma morte no período da operação. Em 2019 não houve feriado prolongado. Na operação de 2020 foram registrados 73 acidentes nas rodovias estaduais, destes, 34 com vítimas e 39 sem vítimas, envolvendo 110 veículos e causando ferimentos em 41 pessoas e seis mortes. Neste ano houve um aumento no número de mortes que pode ser atribuído às condições climáticas de neblina e chuva que aumentam o perigo de acidentes e a sua gravidade. De acordo com a PMR, em razão da velocidade e imprudência dos motoristas, aliado às condições climáticas, os acidentes se tornaram mais graves, resultando em mais mortes. E por isso a polícia orienta os motoristas a terem consciência de que em tempos chuvosos a atenção deve ser redobrada.