O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 31 centavos. O euro está valendo seis reais e 27 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
O vice-presidente do Afeganistão, AMRULLAH SALEH, escapou ileso de um ataque a bomba nesta quarta-feira em Cabul. Nenhum grupo assumiu o atentado, que deixou dois mortos e outros 12 feridos. O ataque ocorreu em uma praça da capital afegã. A explosão ocorreu enquanto o comboio do vice-presidente passava pela área. Imagens após a explosão mostraram danos significativos à área, juntamente com fachadas destruídas e peças de veículos carbonizadas.
A Comissão Europeia anunciou nesta quarta-feira um acordo para reservar 200 milhões de doses da potencial vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela aliança Biontech-Pfizer, grupos alemão e americano, com uma opção de 100 milhões de doses adicionais. A presidente da comissão, URSULA VON DER LEYEN, afirmou em uma nota que "as possibilidades de desenvolver uma vacina segura e eficiente nunca foram tão elevadas". Este é o sexto acordo do tipo anunciado pela União Europeia.
Os testes da vacina contra a Covid-19 desenvolvida em conjunto pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca foram suspensos temporariamente, conforme anunciou a empresa nesta terça-feira. A farmacêutica esclareceu que o protocolo de segurança foi acionado após um dos voluntários no Reino Unido apresentar reação adversa que pode estar vinculada à vacina. Segundo a AstraZeneca, o "procedimento padrão de revisão" dos estudos foi acionado e a vacinação foi pausada "voluntariamente para permitir a revisão dos dados de segurança por um comitê independente".
O Tribunal Superior Eleitoral divulgou nesta terça-feira as regras de conduta para as eleições municipais em novembro, em meio à pandemia do novo coronavírus. O uso de máscaras será obrigatório, e quem chegar ao local de votação com o rosto descoberto poderá ser impedido de entrar. Também será obrigatória a higienização das mãos com álcool em gel antes e depois do uso da urna. O equipamento eletrônico em si não será limpo a cada votação e, por isso, caberá a cada eleitor cuidar da própria proteção. O tribunal recomendou, ainda, que cada eleitor leve a própria caneta para registrar a assinatura no local de votação. A ideia é evitar ao máximo o compartilhamento de itens e, com isso, reduzir o risco de contágio.
O presidente JAIR BOLSONARO afirmou na tarde desta terça-feira que fez um "apelo" a donos de supermercados para conter a alta do preço do arroz. Mais cedo, durante reunião do governo, a ministra da Agricultura, TEREZA CRISTINA, disse que o produto não faltará no país. As falas de BOLSONARO e da ministra foram publicadas em vídeos nas redes sociais do presidente. Os dois abordaram a alta de preço de um dos produtos considerados essenciais no cardápio dos brasileiros. BOLSONARO disse que tem conversado com donos de redes de supermercados e que fez um "apelo" para que as margens de lucro de produtos como o arroz fiquem "próximas de zero". O presidente acrescentou que não pretende tabelar preços.
Os advogados FREDERICK WASSEF, que representou a família BOLSONARO, CRISTIANO ZANIN que defendeu LULA e ANA TEREZA BASÍLIO que representou o governador do Rio de Janeiro, WILSON WITZEL são alvos de nova fase da Operação Lava Jato, nesta quarta-feira. BOLSONARO, LULA e WITZEL não são investigados nesta operação. A Operação Esquema S investiga desvios de pelo menos 150 milhões do Sistema S do Rio de Janeiro por escritórios de advocacia no Rio e em São Paulo, para propinas a agentes públicos. A operação é baseada em uma delação premiada de ORLANDO DINIZ, ex-presidente da seção fluminense do Sistema S - que engloba Fecomércio, Sesc e Senac. O juiz federal MARCELO BRETAS expediu 50 mandados de buscas e apreensões, mas não há mandados de prisão.
Nos últimos cinco anos, a cobertura vacinal obrigatória para crianças caiu em Santa Catarina, segundo dados do Ministério da Saúde. As doses que precisam ser aplicadas são: BGC, pentavalente, rotavírus humano, meningite, pneumonia, poliomielite, hepatite A, tríplice viral, tetra viral e febre amarela. Especialistas alertam para os perigos de deixar de imunizar as crianças e garantem que as vacinas são seguras. As vacinas em questão, com exceção da febre amarela, que foi incluída recentemente no calendário, tiveram queda na cobertura vacinal entre 2015 e 2019. A maior baixa foi a da imunização contra a tuberculose, que tinha cobertura vacinal de 110 por cento e, em cinco anos, passou para 81 por cento.
A CPI dos Respiradores da Assembleia Legislativa entregou na tarde desta terça-feira um novo pedido de impeachment contra o governador CARLOS MOISÉS. A solicitação foi apresentada com o relatório final da investigação da compra de 200 respiradores feita pelo governo catarinense por 33 milhões com dispensa de licitação. Dois processos de impeachment já tramitam no legislativo. Esta é a oitava representação por crime de responsabilidade apresentada contra o governador. O pedido tem como base o relatório final da CPI, que apontou a responsabilidade de 14 pessoas, entre elas o governador. Para os deputados, houve omissão e ineficiência por parte do chefe do Poder Executivo em relação à compra, porque ignorou alertas feitos pelo Tribunal de Contas a respeito das medidas que deveriam ser tomadas para evitar compras fraudulentas em casos de pagamento antecipado.
A defesa do governador CARLOS MOISÉS emitiu nota em que comenta o novo pedido de impeachment protocolado na Assembleia Legislativa, desta vez, pelos deputados que integraram a CPI dos Respiradores. O advogado MARCOS FEY PROBST afirmou que a ação serve "apenas para satisfazer projetos político-partidários contrários ao regime democrático e ao interesse do povo catarinense". O comunicado reitera a convicção da defesa de que o governador não praticou irregularidades, e afirma que se trata de "mera etapa protocolar, que não acrescenta novos fatos em relação às ações anteriormente já anunciadas". Ele reforçou que MOISÉS não cometeu nada de irregular ou ilegal no processo de compra dos respiradores.
Mobilizações por melhorias na SC-305 não param. A informação é de JAQUELINE OZELAME, uma das organizadoras do movimento. Ela frisa que, principalmente no trecho entre Campo Erê e São Lourenço do Oeste, a rodovia continua representando perigo. Comenta que nada foi falado em relação à revitalização, porém percebeu algumas melhorias após a visita do governador do Estado a região. Ela informa que na data não conseguiu falar diretamente com ele, embora tenha conversado com o secretário da Infraestrutura, que prometeu atenção ao trecho.
JAQUELINE OZELAME comenta que, após entregar o abaixo-assinado feito por melhorias na rodovia ao governador CARLOS MOISÉS, foi aberto um processo licitatório para fazer o projeto de revitalização da estrada. Ela comemora o avanço, e salienta que já percebeu uma maior regularidade em trabalhos como tapa-buracos e limpeza das sarjetas e nas beiras das pistas. Entretanto, ela defende que o importante mesmo, seria a revitalização total do trecho e não ficar em medidas paliativas.
Pandemia do coronavírus traz prejuízos ao ensino agrícola. A informação é de ANTONIO DA SILVA – presidente do Sintagri, Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Santa Catarina. Conforme ele, os Cedups seguem suas aulas na modalidade à distância. Frisa, porém, que para os futuros técnicos a pandemia causou mais problemas em sua formação. Por conta da Covid-19, que fez com que as aulas presenciais fossem paralisadas, os estudantes então sem aulas práticas, parte importante na formação para os que desejam ingressar logo no mercado de trabalho.
Alunos no último ano são os mais afetados no ensino agrícola. ANTONIO frisa que acompanha a situação com bastante preocupação, pois além das aulas práticas, esses estudantes são prejudicados pela ausência de palestras, explicativas sobre a importância da profissão e o mercado de trabalho. Comenta a possibilidade de repassar pelo menos o básico via videoconferência. Quanto a prova do Conea, que avalia o aprendizado dos estudantes em todo o estado, salienta que está sendo formulada independente da pandemia, porém se não houver o retorno das atividades presenciais em 2020, não deve acontecer.
Prova do Conea está suspensa em todo o Estado. LAURI MARCONATO – presidente do Conselho Estadual de Ensino Agrícola informa que a entidade avalia o aprendizado dos alunos em todas as escolas que formam técnicos em agropecuária no Estado. Ele comenta que a pandemia do coronavírus mudou a forma de ensino para online, e devido a isso algumas escolas estão atrasadas no conteúdo. Esclarece que dessa maneira não é possível fazer uma avaliação concreta do aprendizado desses estudantes. Agora aguarda novas decisões, para que caso as aulas retornem e o conteúdo seja colocado em dia, possa aplicar a prova.
Prova do Conea não pode acontecer online. LAURI explica que a avaliação é tradicionalmente realizada ao mesmo tempo em todas as escolas agrícolas de Santa Catarina. Devido a sua importância e padronização, MARCONATO frisa que não é possível ser aplicada via internet. O presidente reconhece que técnicos formados em 2020 podem ser prejudicados principalmente pela ausência de aulas práticas, porém, como a grande maioria dos estudantes tem origem no meio rural, no período sem aula o aprendizado não para.
Mercado de trabalho tem grande demanda por técnicos agrícolas. LAURI MARCONATO comenta que, na prática deve ocorrer um atraso dos profissionais no ingresso a profissão, porém destaca que percebeu que mesmo com as aulas presenciais suspensas, os estudantes do curso técnico correm atrás do conhecimento. Salienta que isso se justifica pois a área agrícola não parou, nem diminuiu suas atividades, mas está aumentando em algumas áreas, na opinião do presidente.
Santa Catarina tem mais 60 milhões de reais destinados a bolsas de estudo. Quem informa é LUCIANE CARMINATTI – deputada estadual e presidente da Comissão de Educação na Assembleia Legislativa. Ela comemora o aumento destinado aos estudantes das universidades comunitárias do Estado, porém está preocupada com aqueles que já recebem bolsa de menor valor. Comenta que esses alunos foram excluídos no novo aumento na última normativa do Governo do Estado, que impediu que cursos com mensalidades mais altas tivessem um percentual proporcional ao valor da mensalidade. Conforme ela, a maioria desses alunos acabou buscando bolsas de pesquisa para baixar seu custo mensal.
Estudantes com bolsa de pesquisa não podem concorrer a novas bolsas. CARMINATTI frisa que, com a procura por esse benefício principalmente por aqueles que pagam mais mensalmente, os estudantes de cursos com valor mais elevado acabam excluídos do novo aumento. LUCIANE esclarece que não está pedindo que os estudantes possam acessar duas bolsas de estudo ao mesmo tempo, mas considera injusto que sejam prejudicados pelo teto anunciado nas normativas anteriores.
Dificultar acesso à bolsa em cursos com mensalidades altas exclui estudantes de baixa-renda dessas profissões. Na opinião da deputada estadual, essa exclusão é uma grande injustiça com essas pessoas. Ela vê a medida como um fator que dificulta que alunos mais pobres sigam seus sonhos e desejos em relação a sua profissão. Salienta que eles têm direito de estudar no curso que desejarem, e por isso fez um oficio solicitando que o aluno possa tentar uma nova bolsa, e se conseguir, optar por qual das duas vai seguir.
Eleições 2020. Justiça Eleitoral está tomando todas as medidas para preservar a saúde das pessoas. Conforme ANDRÉIA ROLIM DE MOURA – Chefe do Cartório Eleitoral de Marmeleiro, quem abrange Renascença e Flor da Serra do Sul, isso vale para toda população, inclusive voluntários, que vão trabalhar para a democracia. Uma medida importante será adiantar a votação em uma hora. Esse ano as urnas vão começar a receber os votos com uma hora de antecedência, as 7 horas da manhã.
Voluntários da Justiça Eleitoral terão que começar a trabalhar mais cedo. Todos os convocados precisarão estar na sua sessão as 6 e meia. As sessões já estarão montadas e prontas no dia anterior. Isso porque, antes das 7 horas, é preciso tirar a zerézima, trabalho feito anates da votação para mostrar que dentro das urnas não tem nenhum voto. Por isso se chama zerézima. Uma mudança importante esse ano se dará das 7 às 10 da manhã; São convocados para votar nesse horário, todos os eleitores do grupo de risco como idosos e quem tem doenças crônicas ou outra comorbidade.
Ninguém precisa se precipitar para votar em novembro. A Chefe do Cartório de Marmeleiro salienta que haverá antecipação de uma hora para o início dos trabalhos, justamente para evitar aglomeração nas urnas. Dessa vez não será usada a biometria. Ninguém vai colocar o dedo na urna para evitar possível contágio do coronavírus. Na entrada das sessões haverá álcool em gel. O eleitor vota e quando sai faz a higienização de suas mãos. Não dá para passar álcool na entrada porque a urna é sensível e pode danificar. Cada eleitor precisa levar sua própria caneta para assinar o caderno de votação.
PATRIOTAS de Campo Erê lançam nomes para Câmara e Prefeitura. A informação vem do diretório do partido. A convenção, na avaliação da sigla foi boa e contou com a participação de 12 membros. O PATRIOTAS não se coliga com nenhum partido, saindo com chapa pura. Concorrem a vaga no executivo CRISTINA ROMAN para prefeita e ROMEUZITO SERAFINI para vice. Para o legislativo a agremiação traz oito nomes. A escolha foi unanime.
A nominata do PATRIOTAS para a Câmara Municipal de Campo Erê. Conforme o diretório do partido concorrem a vaga no legislativo as seguintes pessoas: DERLI ESCOVAL; CAROLINI SERAFINI; EDSON MOCELLINI; JONES PAGLIOCHI; EDENILSON DE LIMA; MARIZA COBALCHINI; JUAREZ DOS PASSOS e MARCELO BRUNETTO.
Cães são resgatados após denúncia de maus-tratos. O resgate foi de dois cachorros, na linha Bela Vista, interior de São Lourenço do Oeste. De acordo com a PM, uma integrante dos Protetores Independentes de Animais foi quem recebeu as denúncias. Ela solicitou auxílio para fazer o resgate desses animais. No local, um homem de 33 anos foi identificado como proprietário dos cães. Eles estavam amarrados, sem comida e com aparência debilitada. O dono dos cães deixou que eles ficassem com o grupo PIA. Ainda segundo a PM, foi realizado o Boletim de Ocorrência e o dono dos animais terá que comparecer em audiência.
Motorista capota veículo em Maravilha. Por volta das 18 horas de ontem, equipes do Corpo de Bombeiros e Samu foram acionados para atender a um capotamento na BR-282. Chegando no local, as guarnições se depararam com uma Lifan de Chapecó capotada sobre a rodovia. O motorista de 48 anos, estava fora do carro e não tinha nenhum ferimento. Ele contou que seguia sentido Maravilha a São Miguel do Oeste, quando tentou desviar de uma pedra sobre a BR, mas perdeu o controle, saiu da pista, colidiu nas pedras e capotou.
Carro capota na SC-157. Conforme a Polícia Militar Rodoviária, o acidente foi ontem, em Novo Horizonte, sendo uma saída de pista de um Gol de São Lourenço do Oeste, dirigido por um homem de 77 anos. O motorista não se feriu e no veículo foram registrados danos de grande monta. Havia neblina no momento do acidente.
Veículo sai da pista na SC-305 em Campo Erê. Por volta das 8 horas e 20 minutos de hoje, a guarnição do Corpo de Bombeiros Militar de Campo Erê, foi acionada para atender a uma saída de pista na SC-305. Ao chegar ao local os bombeiros se depararam com um Renault Sandero, placas de Campo Erê, com três pessoas já fora do carro. Elas não apresentavam ferimentos e recusaram encaminhamento ao hospital após avaliação.
O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.